Muito bom o desabafo da internauta Maria Eduarda, em seu facebook, sobre a mais recente manifestação fascistóide do “iluminista do Projac”, o ministro Luis Barroso, que anda por aí pregando mais prisão, num país que já tem a quarta população carcerária do planeta.
***
Desabafo:
O ministro Barroso, mais uma vez, fazendo politicagem da toga para os futuros “operados pelo Direito”, em suas viagens pelas universidades do Brasil…
O “Iluminista do Projac” fez um discurso marcadamente corporativista e ideológico, como lhe é de costume.
Os argumentos não são novos…Em todo período de fascistização, recorre-se ao discurso MENTIROSO e FALACIOSO de que o direito penal irá acabar com a deliqûencia, como forma de justificar o Vale-Tudo punitivo, com a violação das garantias e direitos fundamentais daqueles que são eleitos “inimigos”.
O discurso populista penal é caracterizado por uma simplificação da linguagem, que retira toda a complexidade dos fenômenos e toda a compreensibilidade da realidade, mas que parecem intuitivos para os intelectos empobrecidos do senso comum.
Por isso, o discurso fascista de Barroso é débil e amplamente disperso, ele “cola” nas mentalidades carentes de subjetividade e dessa forma encontra espaço para manipular à vontade com o imaginário do público, produzindo consensos. E são esses consensos que gritam “bandido bom é bandido morto”, porque o vazio reflexivo não é silencioso, mas barulhento, repleto de imagens bélico binárias, clichês e frases prontas.
Ele diz:
“Um direito penal absolutamente ineficiente, incapaz de atingir qualquer pessoa que ganhe mais do que cinco salários mínimos, fez com que nós construíssemos um país de ricos delinquentes, um país em que as pessoas vivem de fraudes”.
“Direito penal ineficiente”: O Brasil é a quarta maior população carcerária do planeta, com um contingente de mais de 600 mil humanos enjaulados, se incluir aqueles em regime domiciliar iremos para o terceiro lugar. (Em que planeta Barroso vive?). Barroso MENTE, vende a imagem de impunidade, e de que o poder penal é a solução para os problemas sociais e distorce inteiramente a realidade que escancara exatamente o contrário. O poder penal não serve para absolutamente nada, NÃO ressocializa, NÃO previne e NÃO reduz a criminalidade, ao contrário, só aumenta. A sociedade fica pior com a interferência do poder penal que nós temos. E mais, ele defende o direto penal como medida de vingança, ao bradar por mais punição, com o horror carcerário do nosso país.
“Incapaz de atingir qualquer pessoa que ganhe mais do que 5 salários mínimos, fez com que nós construíssemos um país de ricos deliquentes, uma país em que as pessoas vivem de fraudes”: (A começar, então, pela fraude que é este discurso). Oi??? Em vez de investir na defensoria pública e na advocacia pro bono, para levar aos despossuídos, um direito de defesa justo, em vez de ampliar o direito destes, Barroso solapa o direito de todos. É como se o Estado para igualar o (NÃO) acesso à saúde, proíbe o cidadão que tem dinheiro de contratar médicos, ou seja, agora todos tem seus direitos e garantias individuais violadas, para demonizar “ricos” (e, claro, prender os políticos que ele não gosta) e debitar no cidadão toda a ineficiência e inoperância do acesso à justiça. E não há duplo twist carpado hermenêutico capaz de convencer ao contrário.
É inadmissível alguém que tem tanto poder, se comportar de forma tão grotesca, leviana, e hipócrita. Como diz Nietzsche “O Poder imbeciliza”, não respeita alteridade e é necessariamente mentiroso (Heidegger).
À quem Barroso pretende enganar??? “Com frequência a lama se acha no trono – e, também com frequência, o trono se acha na lama” (Nietzsche).
Lucio de Souza
28/03/2018 - 15h38
Maria Eduarda Freire gostaria de compartilhar seu comentarios no meu twitter e no G+ como eu faço e se pode compartilhar,me mande um email ou me responda,ok uma otima tarde ….
Dulcea
22/03/2017 - 18h00
Excelente MARIA Eduarda! Os ministros do STF, do governo, os políticos em geral precisam passar por uma formação cidadã, democrática, social e filosófica para então tomar decisões em nome da sociedade.
Rodrigo Santos
20/03/2017 - 17h26
APENAS MAIS UMA PAGINA DOS IMBECIS DA ESQUERDA POLUINDO MINHA TIME LINE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Atreio
20/03/2017 - 17h17
tu é laerte, luiz, kim ou holliday?
tás tolinho, tás?
Carla P. Bergamo
20/03/2017 - 17h16
Tu quoque, Barroso?
Anônimo
20/03/2017 - 13h48
Parabéns!!!
Marcus Padilha
20/03/2017 - 12h52
E pensar que ainda vem por aí o Xandoca! Gisuis!!!!
Maria Cecilia Ferrarez Bouzada
20/03/2017 - 14h40
Ele acha que convence quem?
Laercio Ferreira
20/03/2017 - 14h01
PESSOAL , POVO OLHE BEM O FUNDO DA IMAGEM E A REVISTA MILITAR VEJA / SENDO PAITROCINADORA DE MAIS UMA MENTIRA NACIONAL, NÃO ME INTERESSA O TEMA DA REPORTAGEM ,POIS JÁ É CONTRA AS MASSAS , ESTÁ REVISTA, SE COLOCADA, NOS BANHEIROS DO POVO , ATACA ATÉ AS HOMORRÓIDAS DOS POBRES , GOLPISTA DE PRIMEIRA LINHA?? FORA DO PAÍS ,COM ESTÁS MÍDIAS RECALCADAS? SEM VERGONHAS??
Maga Antunes
20/03/2017 - 12h56
Pobre país!
Guilherme Raimundo Nascimento
20/03/2017 - 11h47
http://oglobo.globo.com/brasil/temer-suspende-patrocinio-de-11-milhoes-para-blogs-politicos-19533547
Jorge Biazoto da Costa
20/03/2017 - 11h16
Sem perda de tempo. ….? VOCÊS VIRAM seus direitos individuais acabarem por meia dúzia de nefastos cidadãos da República.
kerson alexandre
20/03/2017 - 08h00
ai ai ai .. uma maconhera .;. fuma fica doidona e fala merda na internet..
rss.. miguel tava junto ..
quer dizer .. uma internauta tem o mesmo nivel instrucional intelectual e politico do que um magistrado .. seja ele quem for ..
bom isso que dá o lula achar q pode se impor p cima da lei e da justiça.. todo mortadela acha que pode tbem..
mais o seguinte.. esse mortadela tem que ganhar de 5 a 90 mil por mes (como o lula).. ou entao como vai ser ?? defensoria publica so faz o basico.. uma defesa custa caro.. e levar processos a instacias superiores é inimaginavel p um pobre..
nao sei onde o ilustre MINISTRO DA SUPREMA CORTE falou bobagem .. ou mentiu..
mais .. bla bla bla.. loco sou eu de ler esse lixo..
so venho aqui p rir .. e ver o dia que saira do ar..
em breve.. lula na cadeia .. dilma na cadeia .
extinção do pt nas urnas..
Luís Ribeiro
20/03/2017 - 11h16
Extinção do PT nas urnas? Talvez, mas que tal deixar isso por conta do povo soberano? O senhor não me parece credenciado para falar em seu nome (dele, do povo). Aliás, seja qual for a decisão soberana do povo, espero que desta vez ela seja respeitada e que o eleito possa chegar ao fim do mandato.
Lula na cadeia? Eu até acho que a esta altura do campeonato não tem mesmo como ele não ser condenado. O senhor já imaginou o sapo barbudo em cima de um palanque dizendo: “o doutor Moro revirou minha vida do avesso por três anos a fio e ao final concluiu que sou inocente”? Menor chance. Vai na base de triplex, pedalinho, qualquer coisa. Agora, ser preso quando o Estado de Direito funciona é feio, mas quando não, não.
Quanto à Dilma, não é preciso prendê-la, não é ela a ameaça eleitoral. Aliás, se ela tivesse roubado um bombom nas Lojas Americanas, não precisariam recorrer às pedaladas fiscais para impichá-la, não é mesmo?
Mas mesmo que prendam o Lula e a Dilma, fique tranquilo (ou intranquilo), pois a esquerda não vai acabar nunca (a aspiração por igualdade é arquetípica na alma humana). Outros nomes surgirão. O senhor consegue imaginar um debate de 2º turno com Ciro Gomes versus Dória ou Bolsonaro?
Se forem dois de direita para o 2º turno? A gente não é Aécio, a gente se prepara para as eleições seguintes, e dificilmente o povão embarcará uma segunda vez em uma agenda regressiva. Por cálculo pragmático, não por ideologia.
Quanto ao “lixo” do Cafezinho, não creio que saia do ar em nenhuma hipótese (salvo ditadura à moda antiga, possibilidade remota diante da eficácia dos novos modelos). Alternativa à nossa imprensa corporativa, que infelizmente é muito ruim, é artigo que tende à valorização no mercado. Até o senhor vem aqui. Para rir, que seja, mas vem. Vem, fala o que quer, xinga o blogue e nem é censurado, veja que beleza (eu não tenho a mesma sorte nos blogues de direita).
Mas, claro, posso estar errado em tudo. O senhor também, aliás, embora eu saiba disso e o senhor pareça não sabê-lo.
Banguelli
20/03/2017 - 12h00
Sensacional!
Mariana Teixeira
20/03/2017 - 10h16
Luana Amorim que que voce acha disso
Mariana Teixeira
20/03/2017 - 10h16
bom dia amiga kkk
Luana Amorim
20/03/2017 - 11h09
bom dia mozao hahahaha
então, eu concordo com tudo que ta escrito a respeito do Direito penal, mas não parece que estamos falando da mesma pessoa… o Barroso é um dos maiores defensores da despenalização e diminuição da população carcerária… o discurso dele é totalmente garantista.
Acho que o colunista errou de ministro hehe.
(Inclusive a umas semanas atrás ele deu uma decisão super polémica. Condenou o estado do Maranhão a pagar indenização a um ex detento por violação aos direitos humanos dele – foi a primeira vez que isso rolou no Brasil).
Lucia Emilia
20/03/2017 - 09h07
Esperar o que deste babaca?
Sandra
20/03/2017 - 04h30
Ricos que ganham $4.000,00 por mês? Será que o ministro sabe o valor do salário mínimo?
Felipe Capra
20/03/2017 - 04h16
Patrick Cacicedo
Patrick Cacicedo
20/03/2017 - 11h31
Pilantra!
Elcio Rabello
20/03/2017 - 04h13
Bravo
Norma L Mmdiniz
20/03/2017 - 03h54
Essa fala mole dele é pra lá de hipócrita, essa sociedade por ele citada, são a dos apaniguados do judiciário, quem cria os tipos por ele descrito são seus iguais, que criam uma lei para os inimigos é outra para os protegidos.Onde fica os milhões de brasileiros, presos que não tiveram sequer uma audiência.Tenho que confessar a Dilma mirou o dedo e escolheu só titica, quem foi o infeliz que fez a indicação.