Menu

Golpistas se reúnem na casa de Gilmar para conspirar contra a democracia

(O senador Aécio Neves e Gilmar Mendes, ministro do STF, durante o IV Seminário Luso-Brasileiro Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal. Foto: Armando Franca/AP) Olha aí. Bem que o professor Wanderley Guilherme avisou: vão mudar as regras do jogo para não correrem o risco de perder as eleições em 2018. Gilmar Mendes […]

40 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(O senador Aécio Neves e Gilmar Mendes, ministro do STF, durante o IV Seminário Luso-Brasileiro Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal. Foto: Armando Franca/AP)

Olha aí.

Bem que o professor Wanderley Guilherme avisou: vão mudar as regras do jogo para não correrem o risco de perder as eleições em 2018.

Gilmar Mendes e Globo já insinuaram adiamento das eleições.

Agora, num jantar na casa de Gilmar Mendes, com participação de Aécio Neves, Serra e de um ministro do governo Temer, a cúpula golpista do judiciário, do legislativo e do executivo tramaram o fim da democracia no país.

Serra, senador pelo PSDB e ex-ministro das Relações Exteriores do governo golpista, lançou a ideia de pôr fim à lei eleitoral.

Segundo a proposta, tratada com incrível eufemismo pelo Estadão, a lei eleitoral será tirada da Constituição, para que maiorias de ocasião no parlamento possam ter liberdade de alterá-la com facilidade.

O objetivo principal de Serra é exposto na própria reportagem do Estadão: implementar o voto distrital, que destrói o voto sindical (e enfraquece o voto ideológico, de maneira geral), e o parlamentarismo, que, na maioria dos casos, pressupõe o fim da eleição presidencial.

Os cidadãos votarão apenas para deputado, onde o grande capital tem mais facilidade de controlar a soberania.

A ideia é transformar o Brasil numa grande bancada de Eduardo Cunha, com parlamentares facilmente compráveis pelos lobbies privados, e que serão responsáveis pela formação do ministério.

Esse é o resultado do golpe e da Lava Jato: desemprego, menos democracia, mais corrupção.

***

Para facilitar mudanças, Serra quer tirar sistema eleitoral da Constituição

Senador deve apresentar PEC, discutida em jantar na casa de presidente do TSE, na próxima semana

Por Lu Aiko Otta e Vera Rosa, no Estado de S.Paulo

16 Março 2017 | 20h57

BRASÍLIA – Diante das turbulências provocadas pela Lava Jato, o senador José Serra (PSDB-SP) deve apresentar na próxima semana uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retira da Carta os dispositivos que regulam o sistema eleitoral. O assunto foi discutido no jantar realizado na quarta-feira, na casa do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, com a participação do presidente Michel Temer e de vários convidados do Congresso.

A ideia de criar um modelo de financiamento público de campanhas, com uma lista fechada de candidatos para as eleições de 2018, ocupou as rodas de conversa naquela noite, mas foi a proposta de Serra que chamou mais atenção.

O jantar foi oferecido por Mendes em homenagem ao senador, que completa 75 anos no próximo domingo, e ocorreu um dia após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedidos de abertura de inquérito contra vários políticos citados nas delações da Odebrecht.

Serra e alguns dos convidados de Mendes — entre eles os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), além do senador Aécio Neves (PSDB-MG) — estão na lista de Janot. O presidente do TSE, por sua vez, vai analisar o processo de cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer.

A proposta de desconstitucionalização do sistema eleitoral é considerada importante por Serra para que todas as mudanças sugeridas na reforma política possam ser feitas por projeto de lei. Ele, por exemplo, defende o voto distrital misto. Atualmente, essa alteração depende de emenda constitucional.

Uma mudança na Constituição precisa ser aprovada em duas votações na Câmara e duas no Senado, com quórum de três quintos dos parlamentares. Um projeto de lei, no entanto, pode passar por maioria simples, com apenas um turno de votação em cada Casa.

Serra também prega o parlamentarismo e pediu a Eunício que crie um grupo para discutir o sistema de governo. Embora o próprio Temer tenha ouvido com interesse a proposta do tucano, aliados do Palácio do Planalto disseram ao Estado que a ideia não é factível a curto prazo.

O novo modelo defendido pela cúpula do governo, do Congresso e do próprio TSE prevê mudanças que não precisem de PEC, como a autorização para que as legendas usem o Fundo Partidário em campanhas e as listas fechadas de candidatos. Por essa fórmula, os partidos escolhem os concorrentes que compõem a chapa e os eleitores votam apenas na legenda.

“Se quisermos aprovar qualquer alteração na lei eleitoral para 2018 é necessário que seja um projeto de lei, e não uma PEC”, afirmou Eunício. Na sua avaliação, Temer não vetará a proposta de lista fechada, caso o texto seja aprovado pelo Congresso.

Tudo indica, porém, que o Congresso pretende encaixar um “jabuti” no projeto da reforma, na tentativa de anistiar o caixa 2. A articulação para salvar políticos avançou depois que o Supremo decidiu tornar réu o senador Valdir Raupp (RO), ex-presidente do PMDB. Para a Corte, uma doação de R$ 500 mil recebida por ele da empreiteira Queiroz Galvão, apesar de declarada à Justiça Eleitoral, não passou de “propina disfarçada”. / COLABOROU JULIA LINDNER

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

leonilda martinha correa

15/04/2017 - 11h11

a união teria q financiar só o evento das eleições primando pela ordem e segurança e proibir qualquer valor pra politicos e partido. quem quiser se eleger q seja pelas propostas e ideais para lutar por uma sociedade mais justa e não usar a politica para enriquecer

gilmarlopesvieira

18/03/2017 - 22h45

QUE VERGONHA UM MINISTRO DA SUPREMA CORTE AO LADO DOS MAIORES SUSPEITOS DE ENVOLVIMENTO COM A CORRUPÇÃO NO BRASIL…

Leonilda Lucia Amoroso

18/03/2017 - 23h49

Nojo!

Ma Marocolo

18/03/2017 - 21h14

Quadrilha armada.

Sérgio de Paula

18/03/2017 - 21h14

São todos porcos se misturando na mesma lama.

Jacilene Carvalho

18/03/2017 - 17h45

que vergonha judiciario podre tem que ter um orgao p investigar corrupçao no supremo

Wilson Guerra

18/03/2017 - 16h28

E so tramoia, se fosse fazer tudo as claras nao ia sobrar um pra ficar no Congresso ou Senado.

Elisangela Ferreira

18/03/2017 - 15h10

Bando de vagabundos!!

Zeca Kalá Queiros

18/03/2017 - 12h03

Corja de canalhas

Ana Paula

18/03/2017 - 11h07

Justiça parcial imunda

Joaquim domingos Martins

18/03/2017 - 07h45

É muito triste ser enganados por um .bamda de canalhas serra Alkimim Aécio esses bandidos sábado PSDB aí vem o resto dá cúpula do PMDB PT PPS e PP todos juntos para desfalcar e saquear o povo do Brasil!?!!

Kyryno Euzebio

18/03/2017 - 02h37

Tinha que aproveitar e enjaular essas bestas humanas.

Norma Cristina Fonseca Fonseca

18/03/2017 - 02h12

CANALHAS!!!

jose luiz da silva

17/03/2017 - 22h38

e saber que o canalha do gilmar ganha a nossa custa para nos trair um pais e vergonho.nesse quisito eu tenho vergonha de dizermos que temos suprema corte.por que o stf nao toma vergonha e bota um ponto final nisso tudo,cambada de covardes.se fosse eu teria vergonho de dizer que sou minstro, mas vergonha nao e para todo mundo e para quem nasce com carater,isso nao se adiquire vem formaçao moral do pai e da mae, mesmo sendo analfabetos, na escola aprede-se a ler e escrever mais a educaçao moral vem de casa,na se aprende na escola.

jose luiz da silva

17/03/2017 - 22h30

se proibirem eleiçoes e cortarem a democracia e so ninguem votar como irao punir um pais inteiro?

Sandra Cristina

18/03/2017 - 01h00

Vergonha vergonha vergonha

Paulo César Vaz

18/03/2017 - 00h11

Suspeito em festa de juiz.nao precisa explicar. Só queria entender. O macaco está certo

Wilma Leite

18/03/2017 - 00h06

Forças armadas neles

José Soares

17/03/2017 - 23h09

Põe lama nisso meu caro … Em jantar oferecido por Gilmar Mendes, Serra propôs tirar o sistema eleitoral da constituição. Temer estava presente e gostou da ideia do Tucano. A ideia é colocar esse “jabuti” nos projetos da reforma política que seria uma forma de absolve-los de seus crimes de caixa 2 entre outros crimes eleitorais. O engraçado é que essa ideia genial só aparece depois da lista da segunda lista do Janot … (internauta Alvinegro Praiano)

Livanildo Sena

17/03/2017 - 22h57

Cambada de ladrão pilantras

Vera Lúcia Marques dos Ramos

17/03/2017 - 19h53

Gente isso é verdade? Será que não tem ninguém que possa provar e colocar no mundo? Estou me sentindo prisioneira no meu país. Prisioneira do medo, Prisioneira da insegurança, Prisioneira da incerteza!

Jorge Biazoto da Costa

17/03/2017 - 22h14

PENSO QUE A MUITO TEMPO A DEMOCRACIA SE FOI DO BRASIL. NOSSO PAÍS FOI DESTRUÍDO, PÓS ERA GETÚLIO VARGAS. O BRASIL FOI LITERALMENTE ASSASSINANDO, VEIO O GOLPE CONTRA A DEMOCRACIA, OS MILITARES CRIARAM A DESGRAÇADA FAMÍLIA MARINHO, ASSIM NASCE, O QUE EU CHAMO DE :(HERANÇA MALDITA DA DITADURA MILITAR ).

Carlos Mallet Revoredo

17/03/2017 - 21h08

Esqueceram a tarja em Aécio.

José Carlos Silva

17/03/2017 - 20h47

Teve filé mignon da friboi?

Jesus Calixto

17/03/2017 - 20h27

Anderson Dias

Aureliano Diniz

17/03/2017 - 20h25

A carne era Friboi?

Marcus Padilha

17/03/2017 - 17h06

O “João Plenário” (gilmau mendes) mais faceiro que mosca em tampa de xarope!

Atreio

17/03/2017 - 16h48

relaxa, eles tentam faz 500 anos….
‘eles tenta mas não guenta.’

ela volta ainda esse ano.
sem crime, sem impeahment.
não vai levar 21 anos de novo. e desse vez iremos ensinar. iremso escrever tudo isso nos livros de hsitoria pra scrianças aprenderem. o levante já começou. se começar foi facil, dificil vai ser parar.

DIlma irá passar a faixa pro homi em 2019 e sera lindo.
nesse fds, na beira do rio, teremos uma previa da força do povo brasileiro.

BRASIL, corrija seus erros! reDILMA-se!

Martinha Lima

17/03/2017 - 19h34

SEPARA O PRATO E PREPARA O CANUDO

Mário Alves Ferreira Jr.

17/03/2017 - 19h32

Cadê a PF e as FAs

Laercio Ferreira

17/03/2017 - 18h07

O ANIVERSARIANTE, ,JÁ ´RETIROU O PRÉ- SAL E A PETROBRAS DO JOGO , COM A PEC RETALIAÇÃO DO PRODUTO NACIONAL,,DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO DO PAÍS E ENTREGOU A EXXON, E AGORA QUER DESMEMBRAR A FRÁGIL DEMOCRACIA VIGENTE NA NEO COLÔNIA COM A PEC , QUEIMA DA CONSTITUIÇÃO ELEITORAL< AGORA SIM TEREMOS UMA NOVA DEMONIOCRACIA DAS ELITE JÁ EM VIGOR? GOLPES + GOLPES??

Maria Luisa Rosas Bassinelli

17/03/2017 - 18h06

conspiração contra a nação

Igor Jerônimo

17/03/2017 - 17h58

Eloisa Silva

17/03/2017 - 17h57

Eloisa Silva

17/03/2017 - 17h57

Eloisa Silva

17/03/2017 - 17h57

Maria Aparecida Dutra de Oliveira

17/03/2017 - 17h56

Aliomar Martins

17/03/2017 - 17h55

Quadrilha !

Ivone Assunção

17/03/2017 - 17h48

Paulo Carboni

17/03/2017 - 17h47


Leia mais

Recentes

Recentes