Menu

Desembargador do Rio sugere cautela contra denuncismo e delações

(Fotos: Jornal do Brasil) O desembargador Siro Darlan, sempre coerente com seus princípios de juiz garantista e respeitador dos direitos humanos, alerta para essa nova onda de denuncismo levantada pela Procuradoria Geral da República, sob o nome de Lista 2.0 do Janot. Darlan lembra que pedidos de inquérito ou indícios não significam que os nomes […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Fotos: Jornal do Brasil)

O desembargador Siro Darlan, sempre coerente com seus princípios de juiz garantista e respeitador dos direitos humanos, alerta para essa nova onda de denuncismo levantada pela Procuradoria Geral da República, sob o nome de Lista 2.0 do Janot.

Darlan lembra que pedidos de inquérito ou indícios não significam que os nomes citados tenham cometido crimes.

E adverte para o descontrole das máquinas de acusação do Estado brasileiro. Ele conta que ele mesmo quase foi vítima dessa “máquina de moer gente”, ao ser acusado de ter “recebido dois milhões de reais e meio para soltar a esposa do chefe do crime organizado da cidade de Arraial do Cabo”.

A sindicância contra Darlan foi arquivada, mas o desembargador revelou ter ficado “assustado” com o nível de manipulação do sistema, visto que ele não tinha sido o julgador do caso da mulher, nem ela tinha sido solta, e sim mantida presa.

Os instrumentos de pós-verdade chegaram também ao judiciário e estão a serviço de vinditas políticas contra aqueles que não tem a simpatia da máquina.

Lula que o diga!

Colaboração premiada

Por Siro Darlan, no JB online
A sociedade do espetáculo está em festa. Foram 320 pedidos enviados pela Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal, com 83 pedidos de abertura de inquérito contra parlamentares e ministros de Estado e 211 indícios de irregularidade atribuídos a pessoas sem direito ao foro privilegiado. Embora todo cuidado dos órgãos de perseguição criminal seja necessário para deter a sangria dos cofres públicos, é preciso dizer que não há nesse rol nenhum criminoso que mereça antecipadamente esse título. São apenas investigações que estão sendo iniciadas se os indícios forem suficientes para que a autoridade judiciária autorize o início do inquérito.

Portanto é preciso ter muita cautela para que conduzidos por esse espetáculo midiático já sejam considerados culpados antes de julgados. Eu era juiz criminal em Bangu, e ao ouvir um preso que havia confessado na fase policial o crime que lhe fora atribuído, negar a autoria, indaguei a razão dessa negativa. Informou que na Delegacia Policial de Bangu fora torturado no então conhecido como “pau de arara”. No mesmo instante, dirigi-me à sede da delegacia e constatei a existência do aparato de tortura.

Modernamente esse aparato tem outro nome e não mais é praticado apenas pela polícia, mas em concurso com a autoridade judicial que decreta a prisão até que o preso confesse ou delate para receber prêmios por sua torpeza. Ora se houver interesse na incriminação de determinada pessoa, os agentes possuem ferramentas poderosas para apontar o dedo nessa direção com a colaboração prestativa daquele que, sob coação, está disposto a “colaborar” para receber suas “trinta moedas de ouro”.

Recentemente, recebi um comunicado da Procuradoria Geral da República informando que havia sido arquivada uma Sindicância onde se apurava que eu teria feito “um acerto no valor de dois milhões e meio de reais, para soltar a esposa de um chefe do crime organizado da cidade de Arraial do Cabo, presa recentemente em operação da Polícia Federal”. A princípio fiquei feliz com o arquivamento, mas muito assustado e apreensivo com a capacidade dessa máquina de moer gente de apontar o dedo com calúnias as mais graves contra pessoas que não lhe são caras.

Embora seja previsível que um juiz comprometido com os direitos e garantias constitucionais, diante de um ato arbitrário conceda a liberdade, quando a lei assim o exigir, nesse caso em comento, sequer havia atuado, pois o processo havia sido distribuído a outro julgador que havia mantido a prisão e não concedido a liberdade, como a notícia caluniosa afirmara. Esse fato até então desconhecido, só tomei conhecimento do arquivamento, me deixou muito apreensivo com o que pode estar acontecendo no campo da vindita política nessas “delações premiadas” e, mais grave ainda no dedo oportunamente apontado para aqueles que desejam eliminar por razões de meras divergências de opiniões políticas ou doutrinárias. Acautelai-vos!

* desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Membro da Associação Juízes para a democracia.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

vitor f

17/03/2017 - 07h51

Luiz nota10

LUIZ TAVE

17/03/2017 - 01h24

desembargador SIRO DARLAN , sou militar da Força Aerea 35 anos de disciplina e hierarquia , confesso que estou perplexo com os dias que o judiciario tem reservado para o povo brasileiro sofrido e desprotegido das instancias que a constituiçao nos confere , onde um T R F DIZ PARA UM JUIZ, MIDIATICO QUE VEM COMETENDO CRIMES E QUE A LAVA JATO , ESTA` Acima da constituiçao , QUE um procurador atua praticamente como um justiceiro , que uma policia federal tem partido politico , como alguns que foram caboeleitoral do aecio neves , intensifica perseguiçao politica sem o minimo de provas e sim com convicçoes . que invade a privacidade , que grampea e divulga para midia bandida conversas de um presidente . que um ministro do STF partidario vive nos jantares dioturnamente com seus protegidos , antecipando assuntos sigilosos , que um delator ,ja sabe o que falar para o juiz com a certeza da diminuiçao da pena , , , ( DELATAR O LULA , A DILMA E O PT ) QUANDO UM helicoptero com 450 kg de coca e` absolvido ! mais o lula tem que ser perseguido ate` a morte ! como A DONA MARIZA ! O BRASIL TA SENDO VENDIDO PELOS SABOTADORES DE SEMPRE ! O PROXIMO PASSO SERA` VENDIDO NOSSAS TERRAS PARA OS E U A . eu pergunto qual e` a funçao do stf que me parece fazer parte do golpe ! o JANOT disse que o impeachment da dilma foi legal ! sera` que o povo vai ter que fazer justiça com as proprias maos ? os moços estao brigando pra ver quem vai receber o trofeu de HEROI ! O OUTRO DIZ QUE O TEMER TORNANDO INELEGIVEL PELA SEGUNDA VEZ PODE SE TORNAR CANDIDATO PARA 2018 ! O BRASIL TA` A CULHA ! VEGONHA !

Berlande Aragao

17/03/2017 - 01h39

BOLSONARO EM 2018 P ACABAR COM ESSA PATIFARIA QUE VIROU O BRASIL!!!!

    Fernando Saraiva Ferreira Sobrinho

    17/03/2017 - 02h43

    Porra já não está ruim o suficiente ?

    Theo Ventura

    17/03/2017 - 03h39

    Em que esse senhor está se posicionando contra esse governo? Ele é cumplice de tudo isso. Ele continuaria a patifaria e aprofundaria, isso sim. Acompanho as votações. Acompanho o que esses deputados fazem com a nossa nação.

    Berlande Aragao

    17/03/2017 - 10h10

    Ñ esqueçam esse governo é parte do anterior. Esse escroto do temer so esta ai por causa do safado do lula e da jumanta da dilma que sealiaram aos piores entre os piores

Berlande Aragao

17/03/2017 - 01h36

Cafezinho que acho que virou um pingado e seus bandidinhos de estimação

José L. M. Pierini

16/03/2017 - 19h46

O desembargador Siro Darlan faz um importante alerta sobre as investigações preliminares ao processo, que apontam suspeitos, cujas culpas serão confirmadas, ou não, somente após o transcurso do devido processo legal, apanágio do Estado de Direito. Afinal, é a própria Constituição Federal que garante a presunção de inocência, até trânsito em julgado de eventual sentença condenatória. O dr. Sito foi ponderado e, sobretudo, nesses tempos de delações, oportuno.

Graça Melo

16/03/2017 - 18h30

Todo este aparato das delações premiadas, denuncismo, juiz que ora é Juiz, ora é advogado, etc., assusta a sociedade. A Justiça tomou rumos diferentes, a Constituição, mãe das leis é completamente ignorada, os Códigos jogaram no lixo e o que prevalece é a convicção. Ficou difícil a situação judiciária brasileira. O que se observa no MP e no Judiciário são julgamentos apaixonados. A paixão tomou conta dá razão e o cidadão está entregue ao descontrole emocional em suas demandas. Que triste!

Artur Fleck

16/03/2017 - 16h49

Agora???!!! A dinamica política e economica do país submetida por vazamentos criminosos, denuncismo, e manipulações a quase 3 anos, e agora o Dr manifesta preocupação?

Jorge Rodrigues

16/03/2017 - 16h15

Só agora ele fala isso? Errado é o Cafezinho que põe um oportunista inexpresivo desse pra falar. Não tem o que postar melhor ficar quieto O Cafezinho.

    Daniel Moura Mattos

    16/03/2017 - 22h25

    Siro Darlan é bem conhecido de longa data. Queriam aposenta-lo por distoar ideologicamente da classe.

    Andre Massao Noce

    17/03/2017 - 01h31

    KKKKKKK… o Cafezinho, esta colocando a imbecilidade dos golpistas para todo mundo ver… mas falta interpretação de texto de alguns…


Leia mais

Recentes

Recentes