Por Tadeu Porto*, colunista do Cafezinho
Posso tecer diversas críticas ao historiador Leandro Karnal, personagem da polêmica efêmera da segunda semana de Março, mas não posso deixar de reconhecer uma grande qualidade nele: a maneira de se expressar (tanto na fala, quanto na escrita).
Quem domina a linguagem tão bem como Leandro, obviamente, sabe muito bem as consequências de um conjunto de palavras bem agrupadas e posicionadas, afinal, uma vírgula pode mudar o entendimento dos leitores e leitoras de maneira a arruinar ou salvar todo um argumento.
Por exemplo, li agorinha a resposta que Karnal deu a famigerada foto como Moro e falo com tranquilidade que o professor ergueu um muro de concreto entre ele e o magistrado.
Sobre a resposta em si, já adianto que o historiador recuperou meu respeito (a minha curtida ainda não, pois vou fazer um charminho). Ele poderia ter exaltado Moro – tem a mídia tradicional para o acobertar caso escolhesse tamanha bobagem – mas não o fez e ainda reconheceu o erro admitindo, inclusive, a pitada de vaidade que o fez pagar pra ver a reação dos seus seguidores ao estar com alguém que, teoricamente, brilha mais que ele (isso é raro e, portanto, louvável).
Ademais, o melhor do conjunto da obra é que Karnal esculhambou Moro, e isso qualquer entendedor mediano – daqueles que letra é só letra do alfabeto romano – consegue enxergar.
Primeiro, pois o palestrante gastou um parágrafo inteiro para explicar que o “inteligente” da foto deletada era direcionado ao juiz Furlan, o que nos faz abstrair que Moro só apareceu no elogio por pura educação.
Em segundo lugar, pois se referiu a Moro como “personagem da história” se abstendo de qualquer juízo de valor sobre o magistrado (nem mesmo de combatente da corrupção). Karnal não quis mais se arriscar, assim fica nítido que esse silêncio é a cara do consenso sobre o papel que o juiz do Paraná tem no neofascismo brasileiro.
Por último, e sim mais importante, bom mesmo foi o quase post script que Karnal lançou em seu post, praticamente deixando para o papel de fechar com chave de ouro uma frase que resume bem o que o palestrante quis deixar claro: “eu paguei o vinho”.
[Aqui eu chamo a atenção para algo que eu poderia ter escrito nos primeiros parágrafos, mas esqueci e estou mandando aqui mesmo por preguiça de rearranjar o meu texto. A explicação foi postada no fim da tarde, ou seja, Karnal teve muito tempo para pensar com carinho o tom da resposta que ia dar e os diabos que iria escolher para habitar nos detalhes textuais.]
Leandro não escreveu: “dividimos o vinho” ou “paguei o meu vinho”, ou mesmo deixou pra lá esse detalhe e encerrou o texto sem o “por fim”. Karnal quis deixar claro para os amigos e interessados (que aqui completo com amigas e interessadas, acho legal tentar abranger todos os gêneros na escrita) que ele “pagou o vinho”.
E o quê isso quer dizer?
Bom, na cultura ocidental, pão e vinho são símbolos majoritários de partilha. Portanto, Karnal simplesmente desenhou uma linha entre ele e Moro para não deixar dúvidas do seu distanciamento desse conservadorismo ultrapassado.
Eu até aceitaria o argumento de que Leandro quis simplesmente dizer que “pagou o vinho” porque é responsável pelas suas escolhas e que os pobres do Sérgio e Furlan não tem nada a ver com isso. Mas penso, honestamente, que isso não vem ao caso pois o professor gaúcho hora nenhuma em seu texto fez alguma defesa de Moro. Pelo contrário, o silêncio de Leandro sobre qualquer característica positiva do juiz significa, claramente, que esse o abandonou em praça pública, sem escudo algum, para que este continuasse a ser apedrejado pelos seguidores de sua página.
Confesso que minha decepção ainda continua, contudo ela ganhou certa armadura de alívio. Como esse texto de desculpas, para mim, Karnal se levantou, escolheu se equilibrar novamente na corda bamba da isenção, mas sinalizou que se cair novamente, dessa vez vai escapar do aconchego fascista que está esperando seu tombo.
Espero não estar errado, mas se eu estiver, sem problemas… Vou procurar amigos e amigas para dividir alguns vinhos comigo, assim afogo minhas mágoas e fica tudo de boa.
Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense. Sigam-o no Facebook! ;)
janete freitS
01/09/2021 - 21h36
um povo partido por fanatismos, tanto de esquerda como de direita, condena um País a mediocridade e regimes ditatoriais! veneram tanto esses políticos que não conseguem
mais estabelecer uma visão realista do quadro nacional! justificam o injustificável, adoram os alfozes e regozijam com a grosseria rasteira desses ídolos de “m”! e pior , tem os que se acham inteligentes……oBrasil é um paquiderme que precisa ser esquartejado…..
Inêz da Silva
07/07/2019 - 06h48
Karnal tirou o c* da seringa, como se faz nestes momentos no quais o barco de alguem afunda, com “bons amigos” como ele, Moro nao precisa de inimigos. Nao vejo interesse nem nele nem no #Moroladrao
Janete
01/09/2021 - 21h38
Vc. precisa urgente de tratamento psiquiátrico sua visão tá tão embaralhada como seu cerébro!!
Pericles
14/06/2019 - 06h15
VC viu isso tudo…E O ISENTO AINDA PAGOU O VINHO?
Ana Paula Andrade
01/06/2019 - 00h18
Caracas, que bobagem. Foi longe… Até hoje não entendi o que os esquerdo patas entendem por neofascismo, parece que eles se referem não aos fascistas históricos, mas a algum tipo de de grupo político com a capacidade de endireitar o Brasil e torná-lo um lugar maravilhoso de se viver. Ele acha que o povo não estudou história que nem ele. Por sinal, olha a cara de quem era péssimo aluno!
Leon
26/05/2019 - 21h12
Putz que gente chata, esquerdista é um ser tão doente da cabeça que ele acredita na sua própria mentira e manipulação….ninguém nesse mundo é santo mas dá pra saber os totalmente sem
ivan leduc de lara
12/05/2019 - 13h48
Realmente, Moro é o maior criminoso da história brasileira. Merece ser condenado e preso por acobertar crimes graves que dariam 30 anos de condenação a Lula, a dezenas de deputados que, por estarem fora da cadeia, agora pressionam Bolsonaro para que este aceite o toma lá dá cá, com o objetivo de preencher todos os cargos e diretorias de ministérios e estatais, objetivando falir o Brasil.
Direita sempre!!!
30/04/2019 - 12h08
tinha q ser esquerdopata putssss….
River Batista
14/04/2019 - 08h10
E o Leviatã da Propaganda PETISTA (e, também, do Petismo)?…
“Muito engana-me, que eu compro”
E o PT®? Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta?
Eis:
Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros.
Nada espontâneo.
Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Não tem nada a ver com um projeto de Nação.
Eis aqui a superficialidade do PETISMO:
0.
“Coração Valente©”
1.
“Pátria Educadora©” [Buá; Buá; Buá].
2.
“Controle social da mídia” (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
3.
“A Copa das Copas®”
4.
“Fica Querida©”
5.
“Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
6.
“Foi Golpe®”
7.
“Fora Temer©”
8.
“Ocupa Tudo®”
9.
“Lula Livre®”
10.
“® eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
11.
“O Brasil Feliz de Novo®”
12.
“Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkkk]
13.
“Ele não®”.
14.
“Haddad agora é verde-amarelo ®” [rsrsrs].
15.
“LUZ PARA TODOS©” (KKKKK).
16. (…e agora…):
“Ninguém Solta a Mão de Ninguém ©”
17.
“SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.
PT© é vigarista e Ersatz.
Vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.
É o tal de: “me engana que eu compro”.
== A FORÇA-TAREFA DA PUBLICIDADE ININTERRUPTA DO PETISMO ==
enganado
16/04/2019 - 16h00
Pois é , e a sua Direita=Banco Itaú pagou a plateia para manda a ””Presidenta ir tomar no cx”””, esqueceu disto ???? Fina flor da educação judaico-norte americana. Parabéns!!!!!
Gilberto dos Santos
27/06/2019 - 15h14
sob o comando do coxinha luciano hulck
Gilbert
Gilberto dos Santos
27/06/2019 - 15h15
sob o comando do coxinha luciano hulck
Gilberto
Claudio Freire
14/03/2019 - 14h33
Não. Karnal não se reabilitou não.
Só o fato de se encontrar com um fascista como Moro é indesculpável.
Claudio
31/01/2019 - 22h14
Texto sofista.
Tenta dizer o que não foi dito.
O Kinder Ovo agora é historiador?
Abra aquela cabeça isenta de cabelo e não vai encontrar surpresa alguma, senão vento.
O cara é “Karnal”, não espiritual.
Acho que o tal Karnal nem sabia que tinha dito tando com tão pouco.
Obra fictícia com pitada de alucinógeno.
Talvez a droga tenha vindo do Kentucky: terra que o maçom Daniel Boone defecou e urinou não é boa para plantio de drogas; e menos da fabricação de bebidas alcoólicas.
Karnal domina apenas a hipocrisia.
Não se preocupe com as vírgulas dos textos, pois quase todos os idiomas vieram do latim rudimentar com várias palavras de outras línguas extintas.
Acentuação gráfica só tem a serventia de tornar a comunicação complexa e ineficiente.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Mateus 5:37
Cuidado com o”oblíquo”.
Karnal é apenas esterco.
No mais: encontrou ouro no cocô do cachorro que comeu as fezes do coprófago. :)
Observador
28/01/2019 - 20h29
Deu pena deste tal de Tadeu. O cara tirava um raciocínio de uma frase qualquer. Coitado. Juro que fiquei com pena do autor do artigo!
Vivas
21/03/2017 - 14h55
Karnal é bom na retórica. Não há o que se negar. No entanto, não é filósofo, mistura fatos, confunde leitores que não tem conhecimento de números e proporçoes. Faz o seu showzinho falando baixinho, palavras bonitas, citando autores… Não é filósofo, é historiador. E conta histórias. Esquerdista, comunista. Porque elogiaria alguém que vai prender o lider de toda palhaçada nesse país? Simplesmente, não passa de mais um acadêmico vaidoso e egocêntrico, que utiliza da boa retórica para convencer comunecas alienados. Aliás, os esquerdistas amam esses discursos… amam teorias, falácias…. Prática? A prática é quebrar vidraças, colocar fogo em carro, financiar comícios da CUT, do MST… enfim, todo o esquema já conhecido. É assim que a esquerda coloca em prática suas teorias maravilhosas, de filófosos de 1.800. Sérgio Moro sim, muda efetivamente a HISTÓRIA do país. Efetivamente. Não com idéias confusas de efeito, e sim com ação. Quem sabe um dia o brasileiro pára de acreditar em histórias da carochinha e comece a PENSAR como um FILÓSOFO de verdade.
Miron
25/03/2017 - 09h57
Espelho de quão é a ignorância do lumpesinato depois da cooptação ideológica da Veja/ Globo.
Moro é um Nazista legítimo ,odioso ideológico contra a esquerda.Seus métodos São,com a pena, muito mais sórdidos que os do Delegado Fleury. Ele terá que ressarcir com grilhões nos pés e maos sujas de sangue , a queima dos pressupostos do processo ,de séculos de reflexão,com suas Delaçoes do alcaguete, incinerando o Direito com IMAGENS coloridas de design criadas em parceria com os Editores Vassalos apátridas e mercenários da TV Globo .
Baron
18/02/2019 - 09h17
Você é o mais lídimo representante do lumpesinato.
Eliz
25/04/2017 - 07h39
Maravilhosa colocação, não poderia ter usado palavras melhores. Penso ainda que esse Tadeu entendeu completamente errado as palavras de Karnal, mas se ele estiver certo karnal acaba de perder uma admiradora.
Paulo Henrique Netto de Alcântara
14/02/2019 - 07h42
Sabe, senhor Vivas, o problema não são teorias de 1800 mas os que tentam implementá-las ao mesmo tempo que querem se locupletar como as tais classes políticas e econômicas que pretendem combater… E, também os que se posicionando ao centro e a direita, desde sempre optam por preferir políticos que “roubam mas fazem” ou que driblam a lei e tentam sempre corromper e angariar lucros fáceis – na maioria das vezes negando direitos mínimos aos trabalhadores e esquivando-se de seus deveres sociais. ,
Paulo Henrique Netto de Alcântara
14/02/2019 - 07h49
O problema então é o nosso próprio povo, nós, Brasileiros! Quanto as teorias… Veja quais são os países com melhor índice de qualidade de vida, igualdade e menor corrupção e baixa criminalidade? Países nórdicos que mesmo mantendo a forma monárquica externa ou sendo República como a Finlândia, passaram por profunda mudança interna de viés socialista, ou seja, de ESQUERDA… Eu desconheço, por outro lado, uma outra nação que possua uma história social de sucesso semelhante que se possa reivindicar como fruto de uma experiência específica de DIREITA…
Marieta
16/03/2017 - 10h42
Ainda não perdoei o filósofo que paga o vinho ao lado do fascista, destruidor de ideais, o morto.estou triste pois gostava muito das palestras do Sr.karnal
Anônimo
21/03/2017 - 14h45
Uma nota: ele nào é filósofo, é historiador, o que é bem diferente.
ANTONIO WASHINGTON DE ALMEIDA GONDIM
16/03/2017 - 08h41
Só podia ser de um sindicalista essa nota. Moro, queiram ou não, é personalidade reconhecida no mundo como um exemplo a ser seguido.
Karmal é de fato inteligente, mas não a ponto de me influenciar.
Luiz Felipe de Oliveira Lopes
23/01/2019 - 21h31
No mundo? Em que lugar do mundo? Moro é apedrejado em todo o mundo. Somente as pessoas ignorantes em Direito acham que esta pessoa é exemplo. Não acredito que Moro desconheça o artigo 1.228 do nosso Código Civil. Espero que ele seja preso em breve pelos crimes cometidos
Anônimo
15/03/2017 - 23h24
Texto típico sem um petista lixo
Jogou um monte de bosta no computador e publicou.
Leila Saldanha
15/03/2017 - 22h11
Tadeu.Você é que está sepultado e não sabe.Dás pena rapaz.
Zé
15/03/2017 - 18h51
O sujeito que bostejou o texto aí em cima deve estar com dor no cérebro de minhoca que tem na cabeça depois de tanta ginástica mental para torcer os fatos. O filósofo Minimi assinou embaixo do ódio que ele tanto finge ser imune nas suas conversinhas mole pra enganar incauto que ele performa na TV e em jornais. Preferiu aderir ao odio dos esquerdopatas ao tirar a foto com Moro da sua página e inventar o monte de desculpas fajutas pela sua arrogâncias e prepotência do que perder a boquinha da grana que fatura em programad e palestras one posa de isentao.
Anônimo
15/03/2017 - 17h39
Falou bonito e n ão disse nada.
Anônimo
15/03/2017 - 12h09
Não estaríamos nós sendo ingênuos demais? Dois homens extremamente inteligentes, com um poder gigante de embutir na cabeça de cada um o que eles quiserem, para ganhar mais poder, mais alcance… Será que foi mesmo “um tiro no pé”? Ou tudo pensado, afinal, não seria fácil imaginar toda essa reação dos seguidores? Eu acho que seria fácil… Mas é só uma reflexão, pra mim, pra nós… Precisamos refletir mais e subestimar menos as mentes dos outros…
paulo tadeu
15/03/2017 - 06h15
karaleo!!!!….o MORO, tá nem aí para essa turma que vive preocupada com ele….está fazendo o trabalho dele e a oposição cada vez mais o exalta….deixem ele trabalhar em paz….acabou a boquinha, PTralada !!!….KARNAL, tá desesperado com a posição superior de MORO….muda de PORTO seu TADEU…
Elen De Lima Neves
15/03/2017 - 01h22
Elizabeth Siqueira, acho que essa matéria atenua seu sofrimento/sentimento.
Concordo com o que está dito.
Ainda continuo achando que foi indevido o encontro.
Mariane
14/03/2017 - 20h27
Essa polêmica toda só comprova uma coisa: as pessoas se preocupam demais com a vida dos outros.
O que me interessa que o Leandro Karnal jantou com o Moro? Absolutamente nada. Poderia ter jantado com o Hitler, se este estivesse vivo, pra mim não faria diferença nenhuma, continuaria gostando do trabalho dele do mesmo jeito.
Bando de crianças mimadas somos nós… Mimimi, quanta decepção, professor. FODA-SE! Vá cuidar da sua vida.
Carson
15/03/2017 - 13h07
Simplesmente isso!!!!
Parabéns!!!
Leila Saldanha
15/03/2017 - 21h53
Não vi nada demais no jantar.Podem ter opiniões difetentes e manter a camaradagem.Me desculpem mas o pessoal de esquerda é ridículo mesmo.Tem mais,Karnal demonstrou ser um “ftouxo”por estar tão dependente do que falam seus seguidores.Moro é Moro gente.Se queixem com o STF,a blindagem doPSDB.
Leila Saldanha
15/03/2017 - 22h09
Tadeu,você é que está sepultado e não sabe.Você é grotesco cara.Dá pena.
Gabriel Ferreira Almada
14/03/2017 - 23h17
Eduardo Marinho
Leila Bellini Pinto
14/03/2017 - 20h46
Ridículo. Já era.
Lu Venturi
14/03/2017 - 19h35
o que não quer dizer que não bebeu.
Renato
14/03/2017 - 14h14
Será q foi um jantar coecitivo?
Glace Augusta Motta Silva
14/03/2017 - 14h05
O texto foi bem escrito. Só que infelizmente sou obrigada a desconsidera-lo pelos simples fato de: quando ele fala sobre projetos futuros com o senhor Moro na postagem da foto e depois em sua desculpa fala que esses projetos futuros seria uma palestra que ele e o Moro iria dar na PUC deixa claro que foi uma desculpa esfarrapada. Alem de arrogante no início. Inteligente ou perspicaz? Pessoas de poucas letras entenderiam? acredito que não meu caro. Outra divergência sim o Vinho e o pão são partilha como você explicou, mas em Teoria Jesus transformou água em Vinho para que a festa não perdesse o brilho num casamento. Quando o senhor Karnal diz que; pagou pelo vinho apenas quis dizer que o casamento não deixou de brilhar. Gosto do que ele fala, agora sei que ele fala o que precisa para continuar ganhando dinheiro e fazendo suas palestras. E ainda como ele numa desculpa a seu público iria realmente elogiar o Moro, sendo que ele estava se desculpando pelo ocorrido. Desculpe-me essa é minha opinião sobre o fato. Desculpe-me novamente sou de poucas letras e por isso sou ignorante.
Nádia Ventura
14/03/2017 - 13h16
Existem CAGADAS HOMÉRICAS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, poderia citar a traição de Judas ou a Campanha de Napoleão na Rússia… A de Karnal, é mais uma. Não tem como voltar atrás ou remediar… É linear e inesquecível.
Diego Pollon
14/03/2017 - 15h39
Sorry not sorry
O Velhinho in:
14/03/2017 - 11h16
Uma putaria foi detectada!
seu computador está em risco de ser infectado y kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mauro Guilherme
14/03/2017 - 13h45
NÃO TEM DESCULPAS, KARNAL. Com pessoas canalhas- como é o caso desse juizeco bandido- não se deve nem dar bom dia. Esse tipo de calhorda merece o desprezo de todo indivíduo que tenha sólidos valores morais.
Anônimo
14/03/2017 - 10h34
Karnal talvez tenha ficado apavorado com a reação do seu público. E pensando bem, ele sabe que o público que consome o que ele produz é da esquerda, assim ganhar a simpatia da direita e perder a simpatia da esquerda seria prejuízo para ele. Haja vista o insucesso do livro da “personagem da história”. Coxinha não gosta de ler ser bem informado.Daí resolveu pela retratação, mas vai ter que esperar para reconquistar a confiança do seu público, e certamente não conseguirá cem por cento.
Ana Lucia Novais
14/03/2017 - 13h31
Não me convence. Karnal ficou movido pelo ego e exposição midiática deu nisso. Bem feito!
hilton holanda
14/03/2017 - 10h28
Explica. Não justifica. Quis fazer charme e se deu mal. Lamentável e indesculpável!
João Reichert
14/03/2017 - 10h26
Com todo (um pouquinho) o respeito, que analise profunda, cheguei a me arrepiar quando li. Vai plantar batata!!!!
O Velhinho in:
14/03/2017 - 10h23
Hhahahaha, senti dorzinha de cotovelo com o Karnal, em? Se fosse jantar com o Lula queria ver se teria escrito dessa forma.
O Velhinho in:
14/03/2017 - 11h22
Quem escreveu isto com meu pseudônimo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aníbal Pedrosa
14/03/2017 - 10h23
O quê quiz o professor sinceramente ao jantar com os magistrados ???
Na minha pobre cabeça ocada!!! Queria sim ser mais crédulo nas pessoas e suas intenções mas, como bom mineiro digo : – cachorro tem medo de liquiça quando já foi mordido por cobra!!!
Paulo Figueiredo
14/03/2017 - 10h13
ALoW! Quer enganar quem meu irmão??? Segundo Karnal, após a polêmica, ele gostaria também de se encontrar com Lula e Ciro…pois é historiador (que vem se tornando midiaticamente conhecido desde meados de 2015), Moro é uma figura emblemática (conhecida) apenas à partir de meados de 2014, mas Karnal nunca se interessou em se encontrar com Lula (o maior líder político do país e o mais popular presidente da História do Brasil) e nem com o presidenciável e exgovernador e exministro o polêmico Ciro. Karnal é um EMBUSTE produto midiático à serviço da direita para enganar incautos da esquerda com um discurso alá democrata liberal do OBAMA, só que enrustido quando ao liberalismo de capital . Simples assim
Rodrigo Pulksy
14/03/2017 - 10h07
Tem que ser muito doente mental pra pensar que o Karmal dizer “Paguei o vinho” ele está desmoralizando o Moro.
Ele simplesmente diz que foi um jantar comum, sem grandes alardes, vocês são um povo muito escroto mesmo kkkkkkkk
obs: QUEM NA VIDA VAI FAZER UM POST E DIZER QUE DIVIDIRAM O VINHO? kkkk
Vocês são uma piada.
Leila Saldanha
15/03/2017 - 22h15
Piada grotesca.Gente burra meu Deus.Estou morrendo de rir dos comentários,e desse imbecil do Karnal ficar dando explicações aos “seguidores” dele.Achei wue esse senhor fosse um intelectual de forte personalidade.Qual…..É um covarde.
Lillian Silva
14/03/2017 - 12h57
Eu perdôo o Karnal. Só pode ter sido o vinho.
Thelma Maria Moura Vieira
14/03/2017 - 09h34
Para mim ele desmoronou mesmo des MORO nando.
gilson
14/03/2017 - 09h14
Era fá desse cara ,e um grande intelectual e formador de opinião, {mas tem um belo ditado de quem se mistura com porcos farelo come.}
Flora Campos
14/03/2017 - 08h57
Me decepcionei. Com Moro? Aí já foi demais. Sem perdão. Só perdoo se ele tirar foto com o MST, com os índios, com as puta, com os traveco… enfim, com as minorias. Será isso possível? Não!
Luciana Valadares
14/03/2017 - 08h34
E o post sobre os 900.000 seguidores?
Aliás, o primeiro post que ele apagou, depois repostou em um tom mais ameno?
Silvia Peres
14/03/2017 - 11h09
Eu acho que não há conserto. Ele afundou a carreira dele ( o cara está milionário com palestras) posando ao lado de pessoas que destruíram , mutilaram a Democracia em nome da soberba, do orgulho ( para dizer o mínimo).
Marcio
14/03/2017 - 08h07
Pra mim, o que ele fez foi o popular “tirar o meu da reta”.
Viu que a repercussão totalmente prejudicial a ele, pois a maior parte de seu público é composta justamente por pessoas que leem. Ao contrário do “fãs” de Moro, que são analfabetos políticos e não cultivam o hábito da leitura.
Ele perderia mais em ficar do lado de lá, do que do lado de cá. Mas não fez crítica alguma ao pseudo-juiz.
Resolveu proteger o bolso, mas ficou em cima do muro.
Anônimo
14/03/2017 - 08h01
NÃO VEM QUE NÃO TEM!!
Henrique
14/03/2017 - 07h36
A enxurrada de comentários só demonstra a impopularidade de Moro, o Deus Fake.
Luiz Castello
14/03/2017 - 04h07
Pelo visto além do vinho Karnal também anda pagando seu cafezinho…
O Velhinho in:
14/03/2017 - 10h03
E UM TACHO DE LAGEM!
Meiry Bitarelli
14/03/2017 - 04h17
O PROFESSOR FERROU-SE !!!! . MORO KKKKKKKK
Luiza Rios
14/03/2017 - 03h51
Já era, Karnal. Toma aqui os 50 reais.
O Velhinho in:
14/03/2017 - 09h58
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK BOA!!!!!!!!!!!!!
Shirley Valentin
14/03/2017 - 03h31
Pra mim, a máscara caiu. Karnal foi Karnal, tanto na postagem quanto nas desculpas. Ele ficou em cima do muro, como bom tucano que é. Sua resposta filosófica é um apanhado de frases prontas, pra justificar o injustificável. Vem falar que quer conversar com Dilma Rousseff? Vi uma única palestra dele para uma plateia de empresários, onde, com uma piadinha sutil, desrespeitava a presidente Dilma. Que ele e o juizeco se entendam e tomem bons porres juntos.
Misael Eduardo Fernandes
14/03/2017 - 03h12
Canalha!
Marcia munhoz
13/03/2017 - 23h43
Eu entendi q foi uma alegoria, algo como paguei o pato. Paguei pelo desgaste de estar próximo a alguém que encarna o que nossa justiça tem de pior: parcialidade….o lambe botas dos poderosos
Paula Trancoso
15/05/2019 - 18h26
Petismo, junto com o Partido dos Trabalhadores, conhecido como PT, é desgraça.do. Uma desgraça total. O pior partido da América. Que lixo barango!
Lou Albergaria
14/03/2017 - 02h16
Bom demais o texto! Adorei! Quanto mais Karnal mexe nessa história, mais eles fedem.
Artur Luis Barbosa
13/03/2017 - 23h11
Podem dizer o que quiserem em defesa do Karnal, mas ele sifu (merecidamente) ao mirar com ambição, a carteira dos coxinhas do curso da PUC-RS. Mestre do discurso ou não, calculou mal a distância entre o prestígio que achava ter e a canalhice na qual se afundou ao repartir o vinho com um fascista. Referir-se ao “inteligente” Furlan, como disse o articulista, não ameniza a vileza do ato, pois esse Furlan é também um canalha parcial e partidário que divulgou audios da família do Lula. Tô te estranhado Tadeu Porto. Acho que vou cancelar minha assinatura do Cafezinho.
Edna
13/03/2017 - 23h10
Acho que vc perdeu a piada. No post dele rolou uma trolagem. Música da Naiara Azevedo. Que fala sobre pagar o vinho. Chama-se 50 reais. Só procurar no google. Não teve nada profindo.
Marcial Oliveira
13/03/2017 - 22h45
Não vi ninguém ainda atentar-se a um, digamos…, pequeno detalhe que a mim, talvez por ser psicanalista, não passou despercebido: a marca de um significante-mestre brilhou no episódio: carnal (ainda que com k)!
Walterson
13/03/2017 - 22h34
Tá bonito de ver os esquerdistas rebolando para tentar justificar o injustificável. O caso é que o “filósofo” se deslumbrou com o Moro, deu uma de tiete, foi execrado pelos militontos e enfiou o rabinho entre as pernas. Agora tenta se explicar numa forma de recuperar os “likes” que perdeu.
O Velhinho in:
14/03/2017 - 10h02
kKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
riva
13/03/2017 - 22h18
o cafezinho esta querendo salvar o professor oportunista?
Chico Lobo
13/03/2017 - 21h37
Karnal deu uma escorregada na ética.
A gente precisa estar de olho
Vamos ver quais são os próximos passos do Karnal antes de arbitrar uma sentença.
Palladino Bolsonaro
14/03/2017 - 00h17
quem é Karnal?
Fazer Saber
14/03/2017 - 00h00
o triste é ” projetos futuros”…Qual o propósito? Se ele é inteligente sabia o preço que pagaria…É como ser conivente com o Golpe. Lamentável…
Flavia Raquel
13/03/2017 - 23h58
Karnal a decepção da esquerda e dos professores!!
Roberto Warken
14/03/2017 - 00h17
Karnal….da esquerda?
Rinaldo
13/03/2017 - 20h57
Karnal sou seu fã, você é o cara um grande intelectual um formador de opiniões.
Mas, estes cidadãos ainda não servem de referência para serem exaltados. Um dia eles como juristas podem tomarem ao menos uma atitude que lhes iguale ao honrado Teoria. Ainda acredito em você! É um dia quero acreditar em Sérgio moro.
Antonio Araujo
13/03/2017 - 20h57
Ou vc é amissíssimo de karnal e/ou apoia a reforma da previdência.
Zenir Campos Reis
13/03/2017 - 23h55
Não convinha.
Cilene Amujacy
13/03/2017 - 23h33
Covarde. Quem apagaria uma postagem?
Leila Saldanha
15/03/2017 - 22h21
Tadeu.Você é que está sepultado e não sabe.Dás pena rapaz.É o Moro é quem deveria aoagar a foto com o esquerdista karnal.
Henrique
13/03/2017 - 20h27
Depois do carnaval, o Karnal vale nada.
Quem se Iludia com esse cara, comprava ouro de tolo.
Colunista da Band, fazedor de frase de efeito, intelectual pos-moderno tipico. E só
Marola
13/03/2017 - 20h24
O Moro nunca será julgado. Juízes nunca foram e nunca serão. Apenas aposentados compulsoriamente. A casta das castas ! Do Moro ? ah.. adoraria uma bela explicação por que no caso em que ele foi o Juiz – Caso Banestado – Paraná – Contas CC5:
Por que quase todos os que estavam implicados lá estão na lavajato ? O doleiro era o mesmo que foi anistiado por quem ? E… então ? Como que ficou por isso mesmo ? Mandaram mais dinheiro para fora do país que havia de reservas. E Ficou por isso mesmo. Não achou ninguem Moro ? Como foi isso ? Um exercício jurídico ?
Guilherme
13/03/2017 - 20h09
Essa análise é simplesmente um lixo (estou registrando para amenizar a perda de tempo ao lê-la).
Antonio Vieirajr
13/03/2017 - 20h03
Se o elogio era pro outro juiz, então não publicasse a foto. simples e reto. tenho a sensação que ele, karnal, não acredita na capacidade intelectual do brasileiro. calculou errado. letrado como é, erudito como é e palavreado que é não é complicado para ele explicar a legenda da foto. vieirajr
Márcio Tavares
13/03/2017 - 19h57
Confesso tb minha decepção duplamente nesta semana e na passada. Karnal visitando Moro, (pergunto: esse encontro se deu na casa do Moro?) e por fim o Deputado Federal pelo RJ Chico Alencar do PSOL beijando a mão do coxinha (fazendo blague) na comemoração dos 50 anos de “jornalismo” de Ricardo Noblat colunista do Jornal O GLOBO. – Caraca, é muita coisa pra digerir num curto espaço de tempo. – Para o Mundo que eu quero descer!!!!!
Cintia Mesquita
13/03/2017 - 22h47
Lamentável,
Danilo Vieira da Silva
13/03/2017 - 22h46
Para Demetrio Quiros Bello Junior
Marco Silva
Bom sempre segui mais o Clóvis nessa linha filosófica.
Mais jamais vi o Karnal como um esquerdista,(???) como as pessoas estão colocando?
Não que o Clóvis se considera um …
Apenas as pessoas tem que entender que as vezes a “realidade apresentada” está muito além dos nossos sonhos, ideais e sentimentos.
Prisca Valéria
Fábio Gomes da Silva
Jose pedral
13/03/2017 - 19h46
Na terra de cego quem tem um olho é rei.
Giovane Cuiudo
13/03/2017 - 22h30
Não se permite adorar a dois Deus. Pisou feio na bola.
Sandra Regina Santos Paiva
13/03/2017 - 22h25
Ah se fuder
O Velhinho in:
14/03/2017 - 10h08
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O Velhinho in:
14/03/2017 - 10h09
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Maria Assunção Noronha
13/03/2017 - 22h13
Karnal… Tá batendo um cheiro de carne podre Hummmmm
Josue
13/03/2017 - 19h10
Até esse Karnal ja viu que a esquerda, o PT, acabaram no Brasil e quem defende, aceita, é retardado ou cego.
Luciene
13/03/2017 - 19h00
A foto de Karnal com o juiz assemelha-se àquela de populares com Bruno. E ilustra a sociedade da exibição em que vivemos hoje. Mas diz muito mais, diz que Moro não é unanimidade e que a mediocridade habita também os intelectuais.
Antonio Araujo
13/03/2017 - 20h58
Perfeito.
MARCIO PERY DE C COSTA
13/03/2017 - 19h00
Poxa Miguel,
eu já admirava sua inteligência, mas vc foi longe demais na utilização da mesma para tentar ‘amaciar’ para o Karnal, que como seu nome já induz gosta é das delícias da carne, e não do intelecto como gosta de apregoar, e que só o dinheiro pode proporcionar.
Para mim é simples e poucos estão conseguindo enxergar:
O patrão, a Band, mandou mais que os discursos de falso moralismo todo dia na TV. A grana mandando, como sempre!
Bem que achava estranho este cara trabalhar na empresa de latifundiários golpistas, e que receberam aumento de mais de 1.000% de verba publicitária federal depois do golpe. Estavam tentando dar alguma credibilidade, que está no chão, a um bandido de toga.
Demorou a retirar o post, um ato realmente de desmoralização a Moro, mas por perceber as reações gigantescas contra o ato, e por consequência por menos palestras, menos participantes, menos audiência e por aí vai. E obviamente porque também o patrão, a Band, viu que o tiro saiu pela culatra, e mandou literalmente apagar o post.
Quanto ao mencionar que pagou o vinho estava mostrando que o encontro foi em uma casa ou apartamento, provavelmente de um dos dois juízes e como a foto mostra muito bem, e ele como convidado, e como a boa educação manda, Karnal comprou e levou os vinhos, obviamente.
Agora que agendou e incentivou o encontro? Para mim a Band, pelos motivos já expostos.
Mais um falso que cai.
‘Careca de Saber” que era mais um hipócrita que gosta mesmo é de grana e a serviço das seculares elites.
Raffaele
13/03/2017 - 18h53
A esquerda idiota continua defendendo bandido e condenando gente de bem.
Miguel do Rosário
13/03/2017 - 19h04
O bandido neste caso seria o juiz golpista e delinquente né?
Anônimo
13/03/2017 - 18h52
A esquerda idiota continua defendendo bandido e condenando gente de bem.
sonia ferle
13/03/2017 - 18h49
Grande professor Karnal! Jesus, o Mestre por excelencia, tb tomou vinho com os pecadores, sem se contaminar.
slodiferle@gmail.com
13/03/2017 - 18h45
Grande mestre, o Karnal! Jesus, o Mestre por excenlencia, tambem comia e bebia vinho com os pecadores, sem contudo, se contaminar.
Maurício
13/03/2017 - 18h18
Neofacismo brasileiro? Nunca entrei nesse “blog”, mas.. Sério? Como você consegue pensar uma coisa tão retardada? Não tem mais o que fazer?
Eliane Ferreira
13/03/2017 - 21h13
Ainda desapontada…
Humberto Polli
13/03/2017 - 21h01
Prá mim ele continua sendo um grande engodo, midiático e só isso.
Ju Araújo
13/03/2017 - 21h01
A mim, depois dessa, não convence.
Gilda Pacheco
13/03/2017 - 20h46
Postou por vaidade! Apagou por arrependimento?Nao creio,a explicação foi longa demais.Viu o quando seria prejudicado na mídia.Mas pagar o vinho???? Foi demais ,pagou o dele e do Moro!!! Deve ter pago a conta toda!
Sidnei
13/03/2017 - 17h44
Tarde demais!
Emilly Silva
13/03/2017 - 20h38
Lívia Freitas
Lívia Freitas
13/03/2017 - 22h25
Meu pau! Ele mesmo assumiu que fez isso por vaidade, nem adianta vir com historinha e vocabulário formal agora!
Lívia Freitas
13/03/2017 - 22h25
raiai
Terezinha Barroso
13/03/2017 - 20h29
Pra mim sua análise é condescendente demais e, diria, contraditória, se a confrontamos com argumento inicisl dado sobre o status de partilhamento atribuído ao vinho. Com todo respeito, discordo.
Tarso
13/03/2017 - 17h28
Vou postar um comentário que não é meu, mas que vocês podem encontrá-lo na respostar que o professor Karnal deu no Facebook.
“Alexandre Moraes (autor da resposta) “Jantei com Moro da mesma forma que jantaria com Lula e Dilma”.
Percebe o tamanho da crise? Coloca-se um juiz sob o mesmo guarda-chuva que políticos. Já se identifica Moro como um sujeito de direita sem qualquer constrangimento. Ele permitiu que o Judiciário se descaracterizasse e já naturalizamos a possibilidade de colocar quem veste toga na dinâmica da polarização que você tanto critica. A crise está aí, e soa-me preocupante que alguém que fala dela com tanta propriedade não seja capaz de perceber. Ingenuidade é pior que ignorância.”
Fran Frassetto
13/03/2017 - 20h17
O que se fala embriagado foi pensado sóbrio. Ponto final.
Lais Porto
13/03/2017 - 20h10
Pateta
Franklin Pereira
13/03/2017 - 20h10
Desculpas coerentes com seu caráter. Na verdade é um canalha!!!
Tânia Roque
13/03/2017 - 17h00
Quem fez a foto? Foi vc Tadezinho?
José De Anchieta Martins
13/03/2017 - 19h56
VENDIDO!………………………………………………………….
Nathan O Martins
13/03/2017 - 19h51
“o vinho transforma o sábio em um tolo,..” esse.é provérbio (mais ou menos isso). Salomão era um sábio mesmo
Aurelia Madrecita
13/03/2017 - 19h40
Não tem perdão
Pedro Salgado Junior Junior
13/03/2017 - 19h35
HOMEM SEM POSTURA, É DA LINHAGEM PETYISTA
oylas pereira
13/03/2017 - 16h33
Qual interesse do Karnal, em se aproximar do Juizéco tucano, Sérgio Moro, mesmo o “abandonando” na beira da estrada? isso precisa ser esclarecido melhor…
Emerson.
13/03/2017 - 16h32
O Karnal foi “vitima” de narciso, da vaidade. Aspectos humanos que ele aborda, muito bem, em suas lucubrações midiáticas. Cometeu um equivoco como todo mundo, é humano. Creio que o erro é tentar se justificar. Vacilou meu brother, parte para outra.
Liliana Lima
13/03/2017 - 19h31
Concordo em gênero e número!
Carlos Bonan
13/03/2017 - 19h17
Nada a ver a polêmica, ruim de verdade é o juiz ir receber prêmio de revista e rir ao pé do ouvido com um investigado. Quem sabe o Karnal ensinou algo ao honorável inquisidor!?
Patricia Andrade Reis
13/03/2017 - 19h15
Caô
Betinha
13/03/2017 - 16h03
q bobagem… ele não “sepultou” Moro ao dizer q pagou o vinho. Assim como não sepultaria se pagasse o jantar todo, ou só o cafezinho… Eis a explicação q ele deu:
“Sou amigo do juiz Furlan há algum tempo. Temos chance de encontros por este país e ele, muito culto, autor de muitos livros e também autor de coluna para grande público no jornal Metro e Gazeta do Povo, ensina-me muito. Ele é próximo ao juiz Moro e sugeriu um encontro entre nós quando eu estivesse em Curitiba. Encontrei-me com o juiz Moro pela primeira vez na sexta à noite (10 de março) para jantar.”
Ou seja: o outro sugeriu, e ele aceitou a sugestão!
Por que raios não poderia alguém ser amigo de outra pessoa, só pq pensam diferente em UMA questão? Talvez pensem igual em todas as outras.. talvez não. Mas a conversa entre 2 pessoas muito diferentes é sempre proveitosa.
Moreno
13/03/2017 - 20h53
O comentário mais lúcido até agora!
Gilberto Sant Anna
13/03/2017 - 16h02
Levantou e voltou a se equilibra em cima do muro, onde sempre esteve.
Dil Mello
13/03/2017 - 18h48
Que puta boa vontade com o karnal, caramba!!!
Quase me fez chorar!!!SQN
Renato Luiz Klinger Damati
13/03/2017 - 15h41
Leandro, não adianta lamentar o leite derramado.
Tiago Mesquita
13/03/2017 - 15h37
“Tadeu Porto é diretor do Sindicato…”
Parei de ler aí. Nenhuma informação relevante foi perdida.
Marola
13/03/2017 - 19h55
Já que esse dado vem no final, presumo que vc tenha lido o texto em toda a sua inteireza.
Jorge França
13/03/2017 - 18h37
Tiro disparado , palavras pronunciada e imagem divulgada não tem volta . Vc errou feio e sua Desculpas é mais feia ainda.
Maria Da Piedade Dadinha Peixoto Santos
13/03/2017 - 18h29
CONTINUO e me MANTEREI EMBIRRADA com kARNAL E o NAIPE de seus “amigos”. E AINDA quero saber: QUEM BATEU A FOTO?
Luciana
13/03/2017 - 16h42
A Janaína kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo
13/03/2017 - 15h01
Neofascismo? Hahahaha pqp, não ferra!
Auxiliadora Machado
13/03/2017 - 18h00
Vamos continuar observando o comportamento do Karnal. Ah Santa vaidade que conseguiu capturar tantas personalidades interessantes e jogá-las na lata de lixo da história da humanidade!
marco
13/03/2017 - 14h47
Esse,com quem não concordo nem com o modo como respira,inda que não saiba nada de sua obra,somente busca, REVERÊNCIAS À NOTORIEDADE.Característica muito comum,entre PEQUENOS BURGUESES.
Tity
13/03/2017 - 14h46
que texto INOCENTE e interpretação imbecil do que aconteceu…..aff…….
Maria Aparecida Zambaldi
13/03/2017 - 17h45
Agora não adianta chorar..kkkkkkkkkk tem foto…kkkkkkk
Ricardo Carvalho Vaz
13/03/2017 - 17h42
Conservadorismo ultrapassado é um menosprezo à verdadeira má índole desse juiz.
Regina Campos Rocha
13/03/2017 - 17h38
É um grande cretino, que só quer holofotes…
Ju Sousa
13/03/2017 - 17h35
Jorn Roberto Nunes
Dayane
13/03/2017 - 14h33
Não rasgou elogios ao magistrado, mas também não o crucificou! Por que, então, a ausência de qualificações significaria que Karnal “esculhambou” Moro? Visão romântica… Mais um típico exemplo de que o entendedor entende aquilo que ele quer entender!
ELIANA BUENO RIBEIRO
13/03/2017 - 14h33
Muita (boa) vontade de interpretar…
Anônimo
13/03/2017 - 14h25
Cara, fiz questão de ler até o final, embora a primeira impressão prevaleceu: vc é um doente!
Eudes Barros
13/03/2017 - 17h22
É nós o Pato!!!!
Corvo-Jonathan
13/03/2017 - 14h18
Nunca vi tamanha face em uma nuvem, como que li. Obrigado pela diversão.
Vania Grotti
13/03/2017 - 17h13
Ops pagou?
Vania Marcia
13/03/2017 - 17h02
Gabi Chernichiarro
Adroaldo Salton
13/03/2017 - 17h00
todos iguais
Joel Miranda
13/03/2017 - 13h55
Eu sabia, que voce ia se arrepender dos seus comentarios maudosos! A esquerda brasileira não percebeu ainda, que o seu tempo acabou. Se você não estivesse no sindicato, não sobraria lugar para tal convencimento!
Anônimo
13/03/2017 - 13h49
Análise ingênua, romântica. Ora, ora era uma reunião de pessoas com interesses em comum.
Marcos Rogerio Muniz
13/03/2017 - 16h44
Vai com ele vai Karnal. Vai com ele vai Karnal. …acontece que a donzela ….
Carla P. Bergamo
13/03/2017 - 16h43
os coxinhas não estão entre seus leitores…
Maristela Newton
13/03/2017 - 16h39
Ata
Emília Lobato
13/03/2017 - 16h38
Há muito que ele foi mordido pela mosca da vaidade e vontade de fama. To fora, aliás, sempre achei que esta postura pop estar não combina com o exercício do magistério. Menos ainda da magistratura, haja visto o mOro .
Lais Miranda
13/03/2017 - 16h32
Karnal não disse que se arrependeu por ter jantado com Moro e sim por ter postado a foto e consequentemente perdido seguidores (o que explica a expressão “paguei o vinho”). Talvez ele tenha se expressado mal na legenda da foto, onde descreve os dois juízes como “amigos de longa data”, sendo que depois explica ter se encontrado pela primeira vez com Moro um dia antes do jantar da foto polêmica. Discordar de alguém em questões políticas, sociais e etc não obriga ninguém a sentir repugnância desse alguém e nem significa que não exista a possibilidade de aprender algo com essa pessoa. Acho que crucificar alguém como Karnal – que se mostra tão humano como formador de opinião – por ter trocado ideias com o ídolo dos fascistas mostra como caímos nas armadilhas do fanatismo com imensa facilidade.
Geraldo Amorim Filho
13/03/2017 - 16h32
“… A DECISÃO DE KARNAL DE REMOVER A FOTO FOI UMA BOFETADA MORAL EM MORO. E TALVEZ UM CHOQUE DE REALIDADE, SE ELE SE JULGAVA UM SEMIDEUS…”
Paulo Nogueira – do DCM
Betinha
13/03/2017 - 16h05
qual dos 2 se julgava um semideus? Não ficou claro!
Argemiro Assis Filho
13/03/2017 - 16h26
Ainda que antigo, o adágio popular “imagens falam mais que palavras” é muito válido. – Mostre a um marido a foto da esposa com um amigo num motel e o casamento está falido.
Joel Miranda
13/03/2017 - 13h22
Ah, ta…
Então, tem toda essa tradução de três períodos, e querem que a gente acate e caia nessa lorota?
Cafezinho se compromete desse jeito, que esse Karnal sempre foi em cima do muro e agora mostrou pra todos quem é.
O resto é balela.
Joel Miranda
13/03/2017 - 13h21
Ah, ta…
Então, tem toda essa tradução de três períodos, e querem que a gente acate e caia nessa lorota?
Cafezinho se compromete desse jeito, que esse Karnal sempre foi em cima do muro e agora mostrou pra todos que é.
O resto é balela.
Octavio
13/03/2017 - 13h11
Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense
Sr Tadeu, por um acaso, o Sr já ouviu falar da Sra Marta Suplicy? Ou de Cristovan Buarque? O Sr sabe da importância do petróleo para o Brasil? O Sr reconhece que os pobres estão sendo massacrados pela situação atual. E que esta situação foi criado pelo juiz Moro, com a desculpa de punir a corrupção, mas com a notória intenção de acabar com o PT? O juiz moro não se importa com pobres, com crianças, ou com qualquer tipo de ser humano. Ou pelo menos não acha que pessoas com a ideologia de esquerda sejam humanos. Então, como pode uma pessoa de caráter e possuidora de sentimentos humanos, confraternizar-se com uma pessoa que causa tantos males ao País? Para mim, a atitude de Karnal foi a mesma que a atitude do Papa Bento XVI ao benzer os canhões de Hitler.
Julio Cezar
13/03/2017 - 13h10
Como diria o Velho Chacrinha “tá tudo muito bem, tá tudo muito bom”, mas você esqueceu um detalhe, importante, os tais “projetos em comum”, sabemos, agora, que se trata de um curso de pós, “caça muito niqueis”, na PUC/RS, perfeito. Mas o “fêssor”, como tu mesmo disse, é um amante das palavras, e as usa muito bem, portanto, chamo a atenção que na foto apagada (historiador apagando fonte histórica?) ele falou em projetos no plural. Foi um erro crasso de concordância? Não acredito, portanto, quais os outros projetos que existem entre os dois?
E, por fim, não consigo imaginar alguém ter projetos em comum com quem não se comunga em ideias.
Para além do fim, por a culpa no coitado do Baco foi demais. Até porque a postagem apagada foi feita pela manhã, muito depois do jantar e do vinho.
http://www.profjuliososa.com.br/2017/03/karnal-nao-agrada-nem-gregos-nem.html
Luciano P. de Vasconcelos
13/03/2017 - 16h06
Perfeito…
Catarina Aversa
13/03/2017 - 16h03
kkkk , e apagou o post por quê? UFRS – Curso de Pós Graduação em Finanças, Investimentos e Banking presencial e Online. Estude com Sergio Moro, Leandro Karnal, Ricardo Amorim, Edgar Abreu, …
Marcelo de Castro
13/03/2017 - 12h53
Vai trabalhar chupeta puxa saco acabou a mamata sindicalista de bosta
Anônimo
13/03/2017 - 12h50
Idiota petista não sei porque perco tempo lendo essas bostas
Maria De Lourdes Oliveira Benassi
13/03/2017 - 15h46
Cheia desses filósofos metidos à donos da verdade.
Cada pessoa deve ter o discernimento de sentir e saber o certo e o errado.
Joel Miranda
13/03/2017 - 13h25
Vai aprender a escrever, coxinha
JAIR ORICHIO JUNIOR
13/03/2017 - 12h46
Discordo da desculpa….. Seria o mesmo que a Gretchen que filmou com o Alexandre Frota um mote de Filme Pornográfico e agora chegasse e dissesse:
“Quem pagou o quarto e a camisinha fui eu”
kelson frost
13/03/2017 - 12h46
Vc esta forçosamente querendo apagar o fogo… Normal. Nao dizer sobre frases citadas, como: ” O momento brasileiro é estranho e há uma vontade nacional de crucificar. “… e continua: “a política em si me interessa pouco”.
Oquei… Brasil, país de tolos.
Moema Sa Sa
13/03/2017 - 15h43
Retirar o POST foi pior que ir compartilhar com o amigo. Deveria assumir o fato. Demonstração de insegurança e falta de convicçao
Francisco
13/03/2017 - 12h43
Se me encontrar com o Karnal, tera meu desprezo. Perdeu meu respeito! Nao sei se as desculpas dele sao verdadeiras e sinceras. Ja descurti e vai demorar pra eu mudar de opiniao novamente.
Joel Miranda
13/03/2017 - 13h30
Amaral é ridículo
André Batalha
13/03/2017 - 15h37
Ah tá…
Zil Moreira
13/03/2017 - 15h35
Que Belo texto! Confusa, mas na5deixo de achar belo!
Nora Borges
13/03/2017 - 15h33
A resposta não convenceu. Pagou mais que o vinho. Perdeu credibilidade. Agora, em breve saberemos qual foi a oferta.
Kelly Braga
13/03/2017 - 15h32
Quem ele pensa que engana?
Vaneza Leva
13/03/2017 - 15h32
Meu Deus. Como no Brasil tem gente chata! Agora o Karnal não pode jantar com Moro porque possuem diferenças ideológicas? Ideologia tornou – se uma doença.
Rogério Bezerra
13/03/2017 - 12h29
Sem chance! Quem com porcos…
Quando e onde nasci o sujeito que sentava com traidores, ladrões e etc, era um também.
Com o tempo flexibilizou-se, são eufemismos e a liberalidades que geraram essa suruba geral.
Na época o Rio Grande do Sul expulsava empresas estrangeiras exploradoras do povo.
Hoje, abre as pernas para elas e deixa esse novo “patrão” dos gaúchos construir uma catedral lá Av. Assis Brasil…
Ainda bem que meu pai era baiano…
Rita Mansano
13/03/2017 - 15h27
Um escorregão não deve invalidar toda uma vida!!!
Joel Miranda
13/03/2017 - 13h28
Vida de tucano, em cima do muro, intelectual de frases de efeito
Mascalzone
13/03/2017 - 12h27
Almofadinha exibicionista de esquerda existe! É o Leandro Karnal. Sujeito culto muito articulado da inteligência ofuscada pela vaidade com um “canto de sereia” não vai além do óbvio e do politicamente correto. Não engulo essas figuras que nunca fogem do senso comum, mais preocupadas com o aplauso e em sair bem na foto e no lado “do bem”. Uma farsa total! Com ou sem Moro.
Amarílis Piza
13/03/2017 - 15h23
Carlos De Campo Luca Fernandes Marcos Mesquita olha esse texto
Marcelo de Castro
13/03/2017 - 12h20
Concordo, eu tbm aprendi a gostar de ratos Desses que entram em baanheio de mulher sem ser notados. Discurso opaco e nitidaamente tende3ncioso.
Fernanda Vitorino Gomes
13/03/2017 - 15h18
Andre Rodrigues
Chris Abreu
13/03/2017 - 15h11
A compra / venda de historiadores e golpes de estado. Faz muito sentido. Todo mundo tem seu preço. Karnal é só mais um, mas é grave. Receita básica de #GOLPE.
Malu Oliveira Rodrigues
13/03/2017 - 14h57
Mais Chico Buarque, menos filósofos de botequim.
Lucileide de Amorim
13/03/2017 - 14h57
Foratemer#forakarnal
Anônimo
13/03/2017 - 11h45
Parece que voce não leu direito o que o professor escreveu: “…encerro com um jantar com DOIS BONS AMIGOS…” Ela disse com todas as letras que o Dr. Moro é seu bom amigo e depois apaga a foto dele do site….o Dr Moro deve estar se perguntando que raios de amizade é essa que não suporta criticas…bem, eu diria que a amizade do professor deve ser como a imagem dele, meticulosamente esculpida para a televisão mas que se mostrou sem conteúdo…foi bom para sabermos que é….
Atreio
13/03/2017 - 11h40
é….o escritor viu armadura na desculpa do ilustre historiador. Bom, eu li as desculpas e tb percebi o muro q karnel quis levantar – serginho merece afastamento mesmo, de gente ruim é o melhor q podemos fazer: manter distância.
Mas cito uns sábios guerreiros da tempestade – e essa música vale ouvir. pra quem não conhece, vale ouvir esse cd inteiro:
‘There’s a problem with my armor
Cause there’s just too many chinks’
make room, make room – SOD
Affonso Moreira
13/03/2017 - 14h36
Que viagem!
Jáder Muniz
13/03/2017 - 14h33
Que texto bobo. Malabarismo desnecessário.
Marcelo de Castro
13/03/2017 - 12h47
tb achei… ” O momento brasileiro é estranho e há uma vontade nacional de crucificar. ” ahahahahahaahahahaha karnaval do karnal.. e continua: “a política em si me interessa pouco”.
Renata
13/03/2017 - 11h33
O tempo, que serve para apurar certos vinhos, pode transformá-los emvinagre. Não há mais adega climatizada para salvar essa safra de “acima dos muros”.
Renata
13/03/2017 - 11h30
O tempo, que serve para apurar certos vinhos, pode transformá-los emvinagre. Não há cave climatizada que salve essa safra de “acima dos muros” por muito tempo.
Marcelo Kpacett
13/03/2017 - 14h26
Primeiro ele postou uma foto normal com o juiz Moro, e depois se arrepende da mesma dando a desculpa e que foi por causa do vinho? E ainda disse que pagou o vinho??? ……sinceramente não entendi muito bem, ele se arrependeu de postar a foto ou por estar bebendo? Ou por ter tirado uma foto com o juiz???? Não entendi nada!!!
Marcelo Kpacett
13/03/2017 - 14h22
Regiane Castro, e agora?!?!? Como nem todo mundo é capaz de assumir seus “erros” (sei é que existiu alguma coisa errada, em postar apenas uma foto) más colocaram a culpa no vinho! Leia a matéria e entenda, acho que caiu no meu conceito!
Vanessa Eidam
13/03/2017 - 14h17
Será????? Hahaha
gloria
13/03/2017 - 11h16
você paga o vinho?
José Lins
13/03/2017 - 11h16
Tadeu, quem vai sair perdendo lambendo o saco do Karnal é vc.
Katia Mars
13/03/2017 - 11h10
desculpinha
Emilson
13/03/2017 - 11h05
Não estou comendo nem bebendo nada disso. A “babação” está feita, Karnal pisou feio na bola. Queria o que, que o pedágio cobrado das empreiteiras pagasse o vinho?
Mary Orfanidis
13/03/2017 - 14h05
As vezes há males que vem para o bem, o juiz foi posto na balança de sua própria arrogância e o veredicto não foi dos melhores.Temos que parabenizar o Prof. Karnal por isso, daqui pra frente que será maluco de tirar foto com o juiz?
Mário Gomes
13/03/2017 - 11h04
Acabo de ler a justificativa do palestrante profissional Leandro Karnal.
1- Ele começa com a vaidade modo “on”, dizendo que seu jantar eletrizou o país. Como é importante este senhor…
2- Depois diz que Moro é amigo do amigo dele.
3- Diz gostar de política, mas não a política partidária. Não importando a repercussão de seu ato. Validando a imagem à submissão da destruição da democracia. Todos sabem que o papel central de Moro é impedir Lula 2018. Depois do golpe, nada mais complicado que a volta de Lula.
4- Salienta que gosta de se encontrar com pessoas da história. Talvez, Karnal gostasse de jantar com Himmler ( comandante da SS nazista), uma vez que foi uma personalidade da época, ou com próprio Hitler. Azar do tempo….não é Karnal?
5- Culpa o vinho, por ter postado ainda sob efeito do álcool. Da filosofia, não existe mulher feia, vc que bebeu de menos.
Ou seja, o palestrante bebe demais da conta, a ponto de dizer coisas que se arrepende, pois retirou a foto de seu facebook.
6- A cereja do bolo ficou evidente no ato falho a seguir.
Comparou Moro antagonicamente a Lula, Dilma, Maria do Rosário … Disse que jantaria também com eles.
Neste momento, Karnal reconhece o partidarismo do Judiciário e faz um contra ponto que jantou com a Direita e jantaria com a esquerda. O vinho lhe traiu novamente, desnudou Moro.
7- Por último, para brindar a covardia, pagou o vinho. Provavelmente, porque ainda não há o auxílio vinho para juízes.
Quem sabe sobre dinheiro para isto após destruírem a aposentadoria dos trabalhadores.
Assim com o crânio em vânitas, a careca de Karnal mostra que a vaidade sempre perde, e, quem morre é a reputação.
Idenilza Lima de Lima
13/03/2017 - 14h00
Sobre o “Suruba Karnal” só lembro da música do Gilberto Gil : Pessoa Nefasta
José Rodrigues
13/03/2017 - 13h57
Para que tá feio.
Maria Moresco
13/03/2017 - 13h56
Este também é outro que ganharia mais se tivesse ficado quieto. O silêncio muitas vezes é uma benção e demonstra inteligência.
Roberto Bueno
13/03/2017 - 13h52
Diga me com quem tu andas que te direi quem tu és.
Sebastiao Maria
13/03/2017 - 13h52
Toda vez que aparece na TV mudo de canal. Já erra!!(
.
Mônica
13/03/2017 - 10h50
Se fosse,”eu coloquei o veneno no vinho”, estaria perdoado!
Lara Arguelho
13/03/2017 - 13h49
Assim como a foto de Aécio e Moro partilhando intimidades confirmou um nível vergonhoso de partidarismo do juizeco. A foto de Moro com Karnal revela muito mais de Karnal do que de Moro. Quanto a inteligência linguística de Karnal, não vejo conexão entre esta habilidade e os valores éticos/morais. Jack, o estripador, tinha uma excelente habilidade cirúrgica, o uso que ele fez de sua habilidade é o que mais interessa!
Francisco Rafael Oliveira Tapioca
13/03/2017 - 13h48
VINAGROU ….já é tarde
Elaine Melo
13/03/2017 - 13h45
Desculpe nao concordar com sua reflexao…a mim.me.parece q o objetivo era formar parcerias lucrativas… Nao o vejo distante do juiz da República de Curitiba
Mônica
13/03/2017 - 10h44
O Cafezinho, esquece Karnal, temos coisas mais importantes a fazer!
Cristina Garay Costa
13/03/2017 - 13h42
O karnal que “conheci”, admirava e curtia JAMAIS agiria como esse que apaga post, bloqueia pessoas e escreve cartinha se explicando , o karnal que eu conheci assumiria suas atitudes e saberia como enfrentar a polêmica causada com dignidade e inteligência
Aí me ficou a dúvida:
O karnal que eu conheci nunca existiu ou se perdeu entre a vaidade, os papos e vinhos?
Cleire Sambo
13/03/2017 - 13h41
Puxa Tadeu! !! Que remendo, hein?!? A minha avó era famosa em remendar de maneira tão perfeita, que ou parecia arte ou nada se percebia. Você conseguiu superá-la na arte do remendo na forma da retórica e da dialética. Parabéns! Só que tem um porém: filósofo é filósofo. Marqueteiro é marqueteiro. O Karnal não deveria ter se imiscuido e depreciado a este nível. Não importa qual a técnica, venda é venda. Até na Bíblia temos o claro exemplo do que se faz com os vendilhões do templo. Aqui: da ética e da Moral! Também no Brasil, a ética e a Moral não se vende! !!
naldo
13/03/2017 - 10h39
Abraçou o capeta, beijou, gostou e quando viu a repercussão negativa bandeou para trás, acredita quem quiser; esse fato me lembrou um blog na era Lula chamado inteligência estratégica, ou qualquer bobagem parecida, o autor do blog parecia isento, mas foi só jorrarem críticas ao governo tucano pelo mal funcionamento do metrô para o véu cair.
Antonio Martinez
13/03/2017 - 13h34
A internet é um festival de mentiras, deboches e, um palco para os narcisos! Kkkk
Jonas Vilar
13/03/2017 - 13h34
“que decepção, um à zero pra minha intuição…” ???
Rodrigo Alves
13/03/2017 - 13h32
Quem não tem um amigo coxinha?
Diogenes Viana
13/03/2017 - 10h30
Caro Tadeu Porto, nem se não pagasse o vinho! Contra fatos (ou fotos) não há argumentos. Já circula por aí que o tal projeto em comum que ele narrou no poste ridiculamente apagado é real e presente.
Para um homem que se apresenta culto e defensor da ética e da moral humana declarar, ou melhor, defender com ênfase por aí que mesmo diante de toda essa vergonhosa e despudorada façanha golpista as “instituições estavam funcionando” é no mínimo uma acinte!
Menos cidadão! Este farsante já era!!!!
Elizia
13/03/2017 - 10h29
Confesso q fiquei mto frustrada e agora mais aliviada pois gosto do Leandro. Qnto ao Moro acho q nao deveria dar palestra pois ele nao é politico nem professor nem empresario ele é apenas juiz e deveria agir como tal e julgar com imparcialidade e nao ficar intrometendo na politica elogiando quem o Temer indica pois isso nao é papel de um juiz
Dalton Andrei Duarte
13/03/2017 - 13h27
Algum porém este encontro teve, estamos na espera.
Adriana Justi Monti
13/03/2017 - 13h27
Karnal caiu na rede, a mesma que o fez, agora o desfaz.
Rogerio
13/03/2017 - 10h25
O Karnal dançou…!!! ” Quem dorme com cachorro acorda cheio de pulga “
M.
13/03/2017 - 10h23
A frase inteira do L.K. foi : “Encerro com um jantar com dois bons amigos”…e no dia seguinte diz que é amigo apenas de um deles: Furlan. “DOIS BONS AMIGOS”. O foco não é o vinho, mas a afirmação de laços de amizade que astuciosamente é negado no segundo texto.
Como diria La Boétie, que Karnal tão bem conhece, “A amizade é um nome sagrado, uma coisa santa: só pode existir entre pessoas de bem, nasce da mútua estima e se mantém não tanto através de benefícios como através da vida boa e costumes. O que torna um amigo seguro do outro é o conhecimento de sua integridade (…); não pode haver amizade onde se encontram a crueldade, a injustiça. Entre os maus, quando se juntam, há uma conspiração, não uma sociedade. Eles não se entreapóiam mas se entretemem. Não são amigos, são cúmplices”.
Daniel
13/03/2017 - 10h18
O Karnal, assim como muitos PANELEIROS, incluindo o Moro e seus companheiros, poderiam visitar a cidade de Rio Grande, RS, e em praça pública defender a falência das empresas brasileiras, particularmente o Polo Naval…Ate porque, o Moro, como outros PANELEIROS, recebe mensalmente proventos bem elevados, que como qualquer asno sabe, são BANCADOS pelos tributos que todos os brasileiros pagam. Incluindo aí, os desempregados produzidos pelo tal caçador de corruptos. Desde que o corrupto não atenda por Aécio, e claro!
Marcus Vinicius
13/03/2017 - 13h14
Oportunista.
paulo celso marcondes de salles
13/03/2017 - 10h14
é preciso muito cuidado para não destruir a reputação de pessoas por causa de situações fortuitas, figuras públicas normalmente se encontram e eventualmente conversam, independente do alinhamento, as vezes pega mal como no caso, mas já que estamos questionando julgamentos partidários e midiáticos, porque não olhamos melhor como estamos nós, os críticos, julgando também?
Aparecida Brasil
13/03/2017 - 13h12
Como diz minha avó: a emenda ficou pior que o soneto . Antes tivesse assumido que tira foto com quem quer e ninguém tem nada com isso !
Ceane Simões
13/03/2017 - 13h07
Agora a Inês é morta!
Nelson Settanni
13/03/2017 - 13h01
O que é pior ainda, pois por lei o agente público é obrigado a recusar presentes. Se Karnal pagou o vinho que moro (com minúscula mesmo) bebeu, moro incorreu em ato de improbidade administrativa. =P
Fernanda SeixasChagas
13/03/2017 - 13h01
Dizem que existem 4 coisas que não se recuperam:
A pedra, depois de atirada;
A palavra, depois de proferida;
A ocasião, depois de perdida;
O tempo, depois de passado.
José Maria Nascimento
13/03/2017 - 12h59
É como explicar baton no colarinho. É preciso uma enorme boa vontade da outra parte para acreditar. E eu não a tenho. Pagou o vinho e o pato. Sinto muito Karnal.
NP Noemi
13/03/2017 - 12h52
Karnal, mais uma mentira, sustentada apenas por discursos efusivos, mas que bebe um vinho e mostra o que realmente é.
Fernando Dias
13/03/2017 - 12h48
O autor vem aqui defender o Sr. Karnal com esse papo de que “pagou o vinho” e tá tudo certo?
Leandro karnal nessa foto mostrou quem é, assim como Sérgio Moro o fez quando deixou-se fotografar aos risos com Aécio Neves.
Walter Cesar Mercadante
13/03/2017 - 12h42
Sobretudo, até que ponto chegou a vaidade do professor Karnal. Márcia Rocha
Andre
13/03/2017 - 09h41
Pelo visto, lidamos com dois homens cordiais: Karnal e Tadeu Porto. Aliás, três. Ia-me esquecendo do Chico Alencar.
Maria Enid
13/03/2017 - 12h40
“A confiança uma vez perdida é como um café requentado…jamais será a mesma”!
Gesoaldo Eduardo da Silva
13/03/2017 - 12h37
Cadê a NF kkkk
Cecilia Corrêa
13/03/2017 - 12h35
E tem mais: além da foto ele tb excluiu qq comentário negativo à sua persona. É um cínico!
Maria Candida Gonçalves
13/03/2017 - 12h34
Karnal faz jogo de Moro e quer se manter na mídia golpista … Vamos esquecer Karnal …
Cecilia Corrêa
13/03/2017 - 12h33
Que papo de aruá! Sempre achei esse senhor um chato de galocha. Agora, além de chato, um mentiroso sem ética! Tô fora. Aliás, continuo fora!
Jerusa Torres
13/03/2017 - 12h32
Bruna Marques que te falei mais cedo
Pedro Rangel
13/03/2017 - 12h31
Poderia ser uma treta com a principal figura que hoje representa os descalabros do judiciário. Tipificando aos dois lados um cenário de condenação por simples presunção. Porém, pensar em futuros projetos com o diabo, é no mínimo avalizar o passado do cabrunco.
Anônimo
13/03/2017 - 09h30
Sepultou MORO??? Qual cha vcs andam bebendo? Quem ta crucificando quem? Esse bando de abestado que fala mal do Juiz não conta, é tudo petista. Aguardem que logo logo esse ladrão chamado Lula vai ser preso. E vem aí mas um discurso de Golpe, rs
samanta
13/03/2017 - 09h29
A foto ia vazar mesmo… ainda bem que
Ele mesmo vazou por si próprio!!!
Joel Araujo
13/03/2017 - 12h29
Respeito a posição do articulista, mas ainda estou escaldado…
Eloisa Elena Abreu
13/03/2017 - 12h27
Já, já, vai virar herói! É só detonar o justiceiro!
Jose Vicente Miranda
13/03/2017 - 12h26
Kkkkkk
Joao Batista
13/03/2017 - 12h24
Fez merda, agora já ta jogada no ventilador…..
Elizabete Arakilian
13/03/2017 - 12h21
Acho que KARNAL perdeu para o EGO
Oscar Mesquita Neto
13/03/2017 - 12h16
HAHAHAHA…. Santa Inocência, Batman !!!….
Rosamaria Fragoso
13/03/2017 - 12h15
Não interessa muito o valor das coisas ou do ato o que interessa é o ato em si. Já não me agrada tanto ouvir suas palestras.
Mônica Dias Rêgo
13/03/2017 - 12h15
Será preciso mais que pagar o vinho pra eu voltar a admirar esse traira.
Maurilio de Carvalho
13/03/2017 - 12h13
Confiança é igual a cristal, uma vez quebrada…
Zanália Das Graças Carneiro
13/03/2017 - 12h06
A intelectualudade dele trazendo o tom na pretensão de colocar o ponto final na discussão. Dele é o esperado….do Moro seria o estranho.
Chamonix Nic
13/03/2017 - 12h06
Para que excluir a foto? Amigos dispensam explicação e aos críticos demonstra fraqueza…
Shirlen Viana
13/03/2017 - 12h03
É Karnal… Agora é tarde..
Me remete à expressão que era utilizada na Roma antiga, qdo se referia aos espetáculos truculentos que eram propostos pelos imperadores para distrair o povo.. E assim poderiam confabular e agir à sua conveniência.. O vinho por conta de um, o circo por conta de outro…
#PanenEtCircences
José Moreira
13/03/2017 - 12h03
5ª Coluna.
Avel Alencar
13/03/2017 - 12h03
Nos meus anos de sindicalismo aprendi que tudo que precisa ser explicado, tudo que precisa ser interpretado por terceiros, tudo que está escrito mas não está claro não é bom serve para o bem e para o mal.
Fauzi Achoa
13/03/2017 - 09h02
Olho para os blogs, e me surpreende a surpresa que a’esquerda’ tem ao ver este jantar. Vamos deixar claro: a maior parte,quase totalidade da inteligência brasileira está no campo do conservadorismo do sistema e do regime. Vamos parar de babar diante do brilhantismo conservador. Gilberto Freire, Sérgio de Holanda, Rui Barbosa etc foram brilhantes conservadores e babões do colonialismo cultural. Penso que na filosofia ou historia da USP 2/3 dos professores iriam a esse jantar com muito prazer.
Cristina Santos
13/03/2017 - 12h01
Pai, afasta de mim esse cálice…
Hannibal de Sousa
13/03/2017 - 11h59
A malandragem mal dissimulada de Karnal representou bem o mundo do IFCH: fraudes para concurso de mestres e doutores, fraudes para bolsas, fraudes em seleção de docentes, etc (a USP não é muito diferente, ou você considera Janaína Pascoal uma intelectual?). Sabe por que Karnal sorri? PORQUE É VOCÊ, cidadão, QUEM PAGA COM os SEUS IMPOSTOS as bacanais históricas do professor. Enquanto isso, faltam verbas para hospitais e escolas públicas.
Leandro Orilio
13/03/2017 - 11h59
Ana Carolina Moita
Carlos Santos
13/03/2017 - 11h59
Bela tentativa.
Carrapa-VK
13/03/2017 - 08h59
Karnal elogia moro…Chico beija a pata doAécio…. Não sabe beber? Beba mijo
Erika Fagundes
13/03/2017 - 11h57
Ai miga. Mais um pra gnt ler. Sabia q viria resposta Hahahahah agora já era.. Mariana Marins
Mariana Marins
13/03/2017 - 13h20
Isso mostra quem ele eh. Falando super bem do moro e agr falando isso. Achando q as pessoas sao idiotas. Aff
Vitor
13/03/2017 - 08h56
O que importa mesmo é o sr. Karnel, o que ele é por si próprio, uma pessoa que demonstra uma certa firmeza contra as nefastas ações que ventilam nosso ar de brasileiros então só resta que caminhemos juntos nessa luta.
Vamos Karnal vamos lutar contra esse estado de extrema direita e aproveitar um pouco de sombra, se pudermos um dia é claro.
Luiz Carlos P. Oliveira
13/03/2017 - 08h54
No facebook do Karnal ele recebeu várias críticas. Para ser sincero, 90% críticas e 10% elogios. Mas uma chamou minha atencão:
“O professor ainda não entendeu, não há uma vontade nacional de crucificar. A crucificação está ocorrendo e o professor jantou com o crucificador”.
Nem tudo está perdido, ainda temos gente lúcida no país. Somos imunes à midiotização.
Anônimo
13/03/2017 - 08h47
Li um comentário interessante:”estão dando muita importância para esse karnal”. Não sou seguidora do citado professor, apenas compartilhei algumas postagens do mesmo e o assisti no programa café filosófico na TV cultura antes do golpe, mesmo a cultura antes do golpe tinha outro conteúdo e logo p discurso dos seus convidados/contratados tinha outro tom. Foi através do titi nas redes gerados pelo episódio do jantar, que soube que o referido professor esteve até no programa da Fátima Bernardes. Aí o cara já virou celebridade e já é um produto midiático e já adotou uma posição postando fotos de “jantar entre amigos”. Bem diferentes de posturas de um Wagner Moura, de Letícia Sabatela que posicionam-se veementemente contra o desgoverno golpista. Wagner inclusive negou convite de trabalho para interpretar o papel de Moro. A mídia golpista tentou desqualifica-los, porém são grandes artistas comprometidos com a ética e com a cultura e suas obras, seus trabalhos não são prejudicados por citações simplórias de uma jornalistazinha que pretendeu pegar carona no reconhecimento dos atores. Outro artista que tem enfrentado até processos o boicote midiático é Tico Santa Cruz, e segue firme e forte porque sua ética é maior que os processos golpistas e seu trabalho cultural é reconhecido. Mas o mercenário oferece seu discurso ao mercado pois não passa de um canastrão.
Rodrigo Souza
13/03/2017 - 11h45
Karnal tem um grande puxa saco rs
Ricardo Pinheiro
13/03/2017 - 11h44
Kkkkkkarnal
Edivaldo Moura
13/03/2017 - 11h42
…não dá liga, essa resposta da “karnalidade”, pois furlan( em minúscula mesmo) é revisor das textos de moro (igualamente minúsculo), logo enlameado. Aproximar-se da DESGRAÇA é ficar desgraçado.
Gleidinira Mascarenhas
13/03/2017 - 11h42
Pisou em merda. Literalmente.
Vera Maria Mainieri
13/03/2017 - 08h41
Meu amigo cronista, ilações à parte, a conclusão é obvia: nem Judas foi tanto.
Depois do feito, o refeito remete ao velho dito: “pior a emenda que o soneto”, pois não? De catacteres pusilânimes Brasília está repleta. Assim como nós, os frequentadores daquela que – espero! – tenha sido nossa última ceia com esta criatura.
Galdino Dos Santos Lima
13/03/2017 - 11h39
O texto é irônico, não?!?!?
Renato Cesar de Souza
13/03/2017 - 11h39
No próximo jantar não linear: Aécim
José Ruiz Talhari Júnior
13/03/2017 - 11h36
achei o artigo mal ajambrado, justificando o injustificável, e de forma superficial, como se bastassem umas palavrinhas mágicas para desfazer um valor.. eu pensava uma coisa, mas vi uma foto, agora penso outra.. mas espere, escreveram uma palavra, então agora eu mudo de novo.. fala sério.. o que o karnal fez foi revelar seus valores, nenhuma frasezinha bem colocada no face muda isso..
Letícia Almeida
13/03/2017 - 11h35
Foi a maior forçação de barra que já li aqui…
Emilio Vazquez
13/03/2017 - 11h35
Nunca me enganou. Sempre esteve a serviço da direita !
Daniela Sanches De Carvalho
13/03/2017 - 11h35
Já era karnal… Seu barco afundou.
Anna Maria Figueiredo
13/03/2017 - 11h34
Sempre duvidei de tantas acusações de cumplicidade entre ambos… Não é preciso ser genio para perceber a postura do Professor Karnal. Não o ‘endeuso’ como muitos por aí, mas , admiro suas reflexões e creio que é mesmo assim, que ele se comporte de modo geral. #AindaBemKarnal
Vera Marques
13/03/2017 - 11h33
Valeu! Tomara Moro se dê conta do “grande apreço” que lhe é dedicado pela população. Vade retro.
José Ruiz
13/03/2017 - 08h33
achei o artigo mal ajambrado, justificando o injustificável, e de forma superficial, como se bastassem uma palavrinhas mágicas para desfazer um valor.. eu pensava uma coisa, mas vi uma foto, agora penso outra.. mas espere, escreveram uma palavra, então agora eu mudo de novo.. fala sério.. o que o karnal fez foi revelar seus valores, nenhuma frasezinha bem colocada no face muda isso..
andre2110
13/03/2017 - 08h32
quanta bobagem petroleiro…
tentando justificar o injustificável nossos pseudo intelectuais falam ainda mais bobagens!
é cada vez mais evidente a incapacidade de nossos “filósofos” de entender o mundo real;
Lula, aquele retirante, ferrado e pobre, entende mais de filosofia do que todos os nossos filósofos juntos.
Emilio Souza
13/03/2017 - 11h31
Não adianta nada pagar o vinho e bloqueando seguidores, falso moralista
celso amorin
13/03/2017 - 08h27
SEPULTA MORO ?? OQ EU ISSO QUER DIZER ??
KKKK
ESSES ESQUERDISTAS É SEUS ALUCINOGENOS .. KKK
HOJE 13/03 O MITO MORO LHE MOSTRARA QUEM É QUE ESTA MORTO..
MEU “AMIGO”.. KKKK
DROGADOS DROGADOS DROGADOS…
Romero Junior
13/03/2017 - 11h24
OHHH
Leonidia Hermes dos Santos
13/03/2017 - 08h24
Muito bom,adorei o ttexto,de qualquer forma,ele deixou claro, que digam o que quiserem,ele não foi comprado.Enfim,veremos…espero não estar enganada.
Rodrigo Izolag
13/03/2017 - 11h22
cuzao , deve ta desesperado , achou o que Genio da Lampada?? ninguem ia reparar
Mayra Barbosa
13/03/2017 - 11h21
afff… pelamor…
Odorico Carvalho
13/03/2017 - 11h19
Não vem, Cafezinho. Não há defesa para o que ele fez.
Cleber Diego Dillenburg
13/03/2017 - 11h17
Ter uma coluna em um jornal entreguista e que pede o fim dos direitos dos trabalhadores, a janta com Moro foi quase que uma obrigação…
Nonato Luz
13/03/2017 - 08h16
Argumentação inútil.
Tentar consertar com metáforas é chover no molhado.
Apagar a foto e os comentários de pessoas indignadas é esconder uma verdade inconveniente.
Monclar Anderson Campos
13/03/2017 - 11h15
A frase futuros negócios ficará na cultura oral mesmo que o historiador apague os registros.
Anna Cavalcante
13/03/2017 - 11h12
Se beber não poste e nem faça planos….pois a ressaca moral vem a galope
Kkkkkkk
Nelson Dos Santos
13/03/2017 - 11h08
Não justifica! Eu por exemplo não queria aparecer numa foto com esse juiz venal nem por acidente….
Marco Paulo Valeriano de Brito
13/03/2017 - 08h06
Eu paguei o vinho. Pagaram o vinho. Dividimos o vinho. Dividiram o vinho… O que isso muda? Texto fajuto Tadeu Porto. Tão fajuto que nem perderei meu tempo em analisá-lo e comentá-lo. Fajuta também a imagem póstuma do Leandro Karnal, que se levantou algum muro foi para fechar seu túmulo diante da morte de sua pretensa credibilidade. O Moro tem a turma dele consolidada, e não perdeu nada. Na verdade essa direita está armando arapucas para vaidosos, e como tem vaidoso nas esquerdas. Noblat fez o mesmo com o Chico Alencar. Uma a duas taças de vinho tinto todos os dias faz bem ao coração. A mente já precisa de outros aditivos, e não está fácil encontrá-los diante de tantos radicais livres falados, escritos, filmados, fotografados… Doses diárias do Livro Eclesiastes (Bíblia) pode ajudar. “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.” O fato é que o encontro entre Moro e Leandro foi carnal, e talvez nunca saibamos com que espírito e propósito, para ambos ou para cada personagem, aconteceu.
Gilmar Miranda
13/03/2017 - 09h54
Mto interessante seu comentário. “O encontro entre Moro e Leandro foi carnal”, ótima presença de espírito. Nada mais oportuno para expressar esse encontro de vaidades. Mas a vaidade do Leandro me parece menos carnal. Embora eu não seja fã dele, apoio boa parte de suas assertivas.
No mais, não podemos perder de vista: todo mundo nunca acerta tudo em seus atos. Há sempre a possibilidade de errar, mesmo tentando acertar. Todos nós temos fragilidades. Não somos infalíveis.
Josue Coelho
13/03/2017 - 11h02
Achei ótimo o Moro ser renegado por um babaca da sua da própria classe ideológica e pior ainda comendo e bebendo literalmente na sua casa ….Acho que a lição nao poderia ser melhor…nem se encomendasse kkkkkkkk..!!!!!
Emiliano Castro de Oliveira
13/03/2017 - 11h00
Gabriella Talamo Fontaneta
Pollianny Lopes
13/03/2017 - 10h59
Mariana Nascimento
Marcia Kemil
13/03/2017 - 10h59
Falso, dissimulado. Pra mim e muitos outros acabou, não tem conserto, só está piorando a situação.
MARCO MARTINS
13/03/2017 - 07h58
DITO HÁ DOIS MIL ANOS: “DIGA COM QUEM ANDAS QUE EU TE DIREI QUEM ÉS”
VAMOS APAGAR ESSE JUDAS DAS NOSSAS PÁGINAS!
ELE DEMONSTRA QUE É FALSO OU FOI CORROMPIDO PELO PODER MIDIÁTICO!
A REFORMA DO ENSINO DOS GOLPISTAS COLOCOU NO RUMO DA EXTINÇÃO A DISCIPLINA DE HISTORIA E ASSIM, ELE JÁ ESTÁ BUSCANDO UMA CARREIRA PROFISSIONAL, JÁ COMO COLUNISTA DA BANDNEWS DESDE SET/16 E COM CERTEZA ALMEJANDO IR INTEGRAR O QUADRO DOS DEMÔNIOS DA GLOBO!
FORA OPORTUNISTA!
Jasmim Tsuruta
13/03/2017 - 10h56
Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios nem se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmo 1
Cindy Silva
13/03/2017 - 10h53
A pergunta que nos fazemos é: Seria essa a resposta do Sr. Karnal, ao lamentável fato ocorrido, se a repercussão fosse favorável a êle? Estão pensando que somos mais ingênuos do que na realidade somos!
Cláudia Flavio
13/03/2017 - 10h51
O Estrago já foi feito. Não adianta se justificar. A MÁSCARA CAIU.
Mara Rocha
13/03/2017 - 10h51
ele sabe que nas palestras vai ter um coro o chamando de fascistas…kkk amarelou….
Mariana Ladeira
13/03/2017 - 10h47
Texto tão ruim quanto o encontro em sí.
Subestima a inteligência das pessoas e quer fazer parecer que o fato do Karnal ter apagado a foto foi mais do que “puts, me dei mal, deixa eu ver se dá tempo de apagar para não piorar”, o que eu garanto que não foi.
Teresa Salton
13/03/2017 - 10h47
Não caí na lábia dele. Logo percebi a falsidade.
Cindy Silva
13/03/2017 - 07h46
O que devemos perguntar, no momento, é: Se a repersussão, do lamentável fato, fosse favorável a resposta seria essa? Nomos tão ingênuos assim!
jean
13/03/2017 - 07h45
Não perdi tempo lendo seu comentário, amigo. Karnal, para mim não representa mais nada, como se isso fizesse alguma diferença para ele…
Spinola
13/03/2017 - 07h44
Sentou com o facista e ainda pagou o vinho. Vá se f…
Edineuza Nobre de Sousa
13/03/2017 - 07h44
Dizia meu avô, um homem sábio, que quando um cristal de quebra nunca mais será o mesmo, ainda que suas emendas sejam imperceptíveis a olho nu. Pois bem, assim será meu olhar sobre o prof. Leandro Karnal,nunca mais será o mesmo, não tem como, uma relação de confiança foi quebrada. O encontro não era preciso, a foto não era necessária, o comentário no rodapé da foto era desnecessário, as muitas respostas (a meu ver indecentes/cínicas) aos seus seguidores (inclusive a mim) falam por si só. Fiquei triste, mais é assim, em tempos de de Golpe, as decepções vem de onde jamais se esperaria.
Cris
13/03/2017 - 07h43
Me pareceu muito a vontade com “os amigos”. Já deixei de ter amizade com muitas pessoas que gostava por ser fascistas, agora vc degustar um vinho com o cara que está acabando com o Brasil, com os direitos dos trabalhadores, a nossa economia, mais de vinte e quatro milhões de brasileiros desempregado, tirar presidente honesta e perseguir o Lula por vaidade, arrogância???? Se vc é amigo de um cara desses, ganhou mais um inimigo.
,
Cris
13/03/2017 - 07h43
Me pareceu muito a vontade com “os amigos”. Já deixei de ter amizade com muitas pessoas que gostava por ser fascistas, agora vc degustar um vinho com o cara que está acabando com o Brasil, com os direitos dos trabalhadores, a nossa economia, mais de vinte e quatro milhões de brasileiros desempregado, tirar presidente honesta e perseguir o Lula por vaidade, arrogância???? Se vc é amigo de um cara desses, ganhou mais um inimigo.
,
Roberto Júnior
13/03/2017 - 10h42
Vendeu a alma ao diabo
Marco Aurelio Tisi
13/03/2017 - 10h41
Tchau, ” karnal ” !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Paulo Linck
13/03/2017 - 10h41
Este é um típico exemplo de emenda ficar pior do que o soneto. Puxa-sacos, traidores e vendilhões nos templos se apresentam com as caras mais lavadas possíveis. Faz o seguinte: apaga isso também.
R Wagner C Rocha
13/03/2017 - 10h41
Foi ter com a CIA, Karnal?!
Maria Izabel Ladeira Silva
13/03/2017 - 10h37
É sério??? Além de não ter a mínima noção de quem era seu público, apagou o post como Moro ( gesto covarde) não sem antes bloquear e excluir os crítico. Num guenta 1 dia de desaprovação. Depois deu uma desculpa xula, sem pé nem cabeça … acho que o neocoxinha surtou.
Patricia Rodrigues
13/03/2017 - 10h35
Querem a redenção do Karnal, mas quem viu o post apagado sabe bem do que se trata. Eu não caio nessa mais.
Marcos Marcos Marcos
13/03/2017 - 10h34
Admiro que você o perdoa… Mas, para mim, Karnal não me decepciona, porque nunca esperei nada dele mesmo… Nunca confundi bom português e capacidade em se expressar de Leandro, com qualidade e conteúdo de suas palestras que são medíocres.
Meninices Da Claudia
13/03/2017 - 10h34
Me admiro muitíssimo! Leandro Karnal não é dessas pessoas que andam por aí justificando suas atitudes!!
Joaquim Alves
13/03/2017 - 10h33
Releituras de um porre avinagrado
A expressão “pagar o vinho” tem uma interpretação mais profunda que não se limita a se referir a quem comprou e pagou pela bebida. A conotação é outra. Segue a mesma linha de “pagar o pato”, “pagar o mico”. Karnal escolheu bem as palavras finais de seu texto de arrependimento e pedido de desculpas ao seu público particular.
Antonio Igor Soares Oliveira
13/03/2017 - 10h31
Falsa polemica.
Felipe Lacerda
13/03/2017 - 10h30
Me diverti(ou melhor diverti-me) com a forma que o autor tenta defender karnal.
Rosivaldo Pellegrini
13/03/2017 - 10h29
Me engana que eu gosto.
Rony Hergert
13/03/2017 - 10h26
#cafèrekentado
#cafèpelego
Edmilson Oliveira Quintanilha Quintanilha
13/03/2017 - 10h24
Me digas com quem andas, que direis quen eis
Dnis Angelo
13/03/2017 - 10h23
Não viajem… Karnal é banal e comercial;
Maria Da Penha Pacheco Gaspar
13/03/2017 - 10h19
Fez o que queria ,o que lhe seria favorável ,o que lhe renderia ,sabe-se lá o que é agora diante da reação negativa tenta se desculpar ,não conseguirá.
Maria Jose Nascimento
13/03/2017 - 10h19
Nao tem jeito, pratica diferente da teoria, vira desrespeito.
Ivan Alejandro Larrocha Villegas
13/03/2017 - 10h18
Vinho brasileiro ruim, diga-se por sinal.
Ademir Barros
13/03/2017 - 10h15
Não entendo a tentativa de dourar a pilula ,Karnal já demonstrava esse lado em suas palestras,por diversas vezes ele faz brincadeira com a esquerda para agradar quem paga para ouvi-lo. Assim como o compositor Richard Wagner que teve sua obra ligada ao anti semitismo,Karnal preferiu permanecer ao lado do statuo quo golpista,próximo encontro para um cafezinho será com Bolsonaro .
Fernando Paiva
13/03/2017 - 10h15
Mariana Vilanova da uma síntese pra gente aí
Ilza Pinheiro
13/03/2017 - 10h15
Q BOXSTA
Narciso L. Junior
13/03/2017 - 10h15
Que argumentinho furado.
Ilza Pinheiro
13/03/2017 - 10h14
Nossa , que pobreza de artigo!
Ronei Amorim Texugo
13/03/2017 - 10h13
Semana que vem ele janta com o Bolsonaro…
Renato Cesar de Souza
13/03/2017 - 10h13
Filosofia sem vaidade, por favor
Vivas
21/03/2017 - 14h58
nao é filosofo, é historiador
Nazário Bento
13/03/2017 - 07h13
Até gosto do Tadeu, gosto da maioria do que ele escreve, mas com este texto ele, como o carnal, pisou na bola, Não do tamanho da monumental pisada do carnal, mas se deixar engabelar pelas desculpas do careca depõe contra e inteligência do Petroleiro. Olha só, já no começo do texto ele louva a capacidade do carnal com as palavras escritas e faladas e logo depois diz que ele, carnal, teve tempo para meditar em todas as consequências da merda que fez e escolher as palavras e textos certos para se justificar. Pôrra, Petroleiro! O quê esperava de um hábil manipulador de palavras além de manipulações para tentar recuperar alguma merreca de prestígio que algum dia teve entre os progressista? Qualquer pessoa que confraterniza e elogia um fascista do calibre do sergio moro também é fascista e respalda fascistas, e não existe lorotas, por mais bem elaboradas que sejam, que irá ajudar o carnal a recuperar o prestígio e confiança que um dia teve entre pessoas que acreditam numa sociedade justa e correta. Simples assim.
Victor
13/03/2017 - 16h12
Achei o seu comentário excelente, Nazário.
Maria Mauricio
13/03/2017 - 10h09
Grande coisa! Humm!! A mim não convence!
Carlos Alberto Fediczko
13/03/2017 - 10h08
Eu paguei o vinho.
Eu paguei a conta.
Eu paguei a passagem
Eu paguei o pato
Eu paguei o salário do Moro
Eu paguei o salário do outro tbm
Eu pago se quiser assistir o Karnak
Eu não tenho voz, ninguém me escuta.
Luciano Uchôa
13/03/2017 - 10h07
Que texto estranho este do Cafezinho…meio q uma tentativa de nos induzir a uma aprovação( ou perdão) da ação do Karnal…será q o Cafezinho e Karnal conversaram pessoalmente para tratar desta reconciliação, ou desta saída para a crise? É óbvio, que para um filósofo que sustenta suas convicções pelos likes ou afagos popular, Karnal quis apenas reverter a opinião pública do seu encontro desastroso com Moro. Por favor O Cafezinho, não subestime a nossa inteligência. Deixei de curtir o filósofo e não voltarei atrás, nem q ele diga agora q pagou a sobremesa também.
Ana Paula
13/03/2017 - 10h04
Não me interesso mais pelo Karnal
Alcides Valença
13/03/2017 - 10h03
NADA DISSO O KARNAL NÃO É DÉBIL MENTAL …É MUITO sabidozinho…
Paula Pola
13/03/2017 - 10h01
Ainda nesse assunto?
Deixa esse careca pra trás. Uma pessoa com menos inteligência saberia que fazer qualquer coisas com esses juizecos teria consequências indesejáveis
Junior Soares
13/03/2017 - 10h01
Que texto fraco é esse, o cafezinho ? O autor não tem o mínimo pudor em se aprentar como um grande fã, ou seguidor pra ser mais atual, do Karnal. Só esperava um um aceno ou afago do mestre pra perdoá-lo prontamente. Lamentável !!!
Anônimo
13/03/2017 - 07h00
Você está enganado, companheiro.
Iracema Monsanto
13/03/2017 - 09h59
“In vino veritas”
Cristiano Bernardo
13/03/2017 - 09h58
O post que tinha no meu Facebook sacaneando os ptralhas usando a foto do moro com karnal foi apagado de forma sumária.
Cecilia Oliveira
13/03/2017 - 09h58
Pura manipulação desse Tadeu e do Karnal
Rosane Vasconcelos
13/03/2017 - 09h56
Fui bloqueada mesmo sem agredi-lo. Dizer que bloqueou quem o odiava não é verdade. A baidade o sucumbiu. Sinto muito mas decepcionou… principalmente, nesse contexto delicado do nosso país.
Frank Fellegger
13/03/2017 - 09h55
Será ?
Celso Ribeiro
13/03/2017 - 09h54
Pisou na bola feio.
Diego Felipe
13/03/2017 - 09h54
Karnal e a sua carnalidade facista.
Diego Felipe
13/03/2017 - 09h53
Kkkkkk e uma vergonga p esse verme
Helson Castro
13/03/2017 - 09h52
Tô pensando em descurtir o cafezinho…
Regina.
13/03/2017 - 06h46
Seu argumento não me convenceu. Estou decepcionada com o filosofo. Assim como a maioria dps brasileiros.
Romana Araujo
13/03/2017 - 09h44
Gente todo jornalista deve circular em todas as rodas. Poxa q as vzs vocês não pensam mesmo. Vamos deixar a paixão um pouco de lado e usar o raciocínio. Jantar e conversar com esse tal Juiz não quer dizer q ele deixou de defender ou mudou sua opinião sobre os coxinhas não puts
andre2110
13/03/2017 - 08h39
quando tinha 9 anos vendia jornal;
o dono do jornal, amigo de meu pai, me explicou como funciona o jornalismo;
NOJO, é o que senti depois das explicações dele.
Tudo manipulado, tudo combinado, reportagens pagas, denúncias vazias, denúncias com objetivo de fazer com que o empresário volte a “investir em propaganda”, quando na verdade muitos são chantagiados.
Profissão bem complicada esta, principalmente quando vemos nossos “principais jornalistas”, de praticamente todos os jornais deixando claro que não cheiram bem. A “opinião” muda de uma semana para outro, ao vento do interesse dos patrões, dos grandes empresários e eventualmente, até da opinião pública. São falsários.
Daí vem gente dizer que é da profissão ser canalha!
Fica complicado condenar estes políticos ladrões quando vemos o ministério público, o judiciário, os jornalistas, deixando claro que podem ser muito mais baixos.
andre2110
13/03/2017 - 08h41
quando tinha 9 anos vendia jornal;
o dono do jornal, amigo de meu pai, me explicou como funciona o jornalismo;
NOJO, é o que senti depois das explicações dele.
Tudo manipulado, tudo combinado, reportagens pagas, denúncias vazias, denúncias com objetivo de fazer com que o empresário volte a “investir em propaganda”, quando na verdade muitos são chantagiados.
Profissão bem complicada esta, principalmente quando vemos nossos “principais jornalistas”, de praticamente todos os jornais deixando claro que não cheiram bem. A “opinião” muda de uma semana para outro, ao vento do interesse dos patrões, dos grandes empresários e eventualmente, até da opinião pública. São falsários.
Daí vem gente dizer que é da profissão ser canalha!
Fica complicado condenar estes políticos ladrões quando vemos o ministério público, o judiciário, os jornalistas, deixando claro que podem ser muito mais baixos.
andre2110
13/03/2017 - 08h41
fui censurado pelo cafezinho ao criticar nossos jornalista!!!
Elisete Goncalves
13/03/2017 - 09h36
Quem se mistura aos porcos …..
Lidio Neto
13/03/2017 - 09h34
Discordo plenamente , e ainda acho pior que ele tenha, para se defender (eloquentemente seja dito) jogado debaixo do ônibus , quem até fazia muito pouco era o seu amigo inteligente. Desculpas esfarrapadas, ditas elegantemente.
Nelson Ricardo
13/03/2017 - 09h33
“Paguei o vinho e apaguei o post…”
Waldomiro Pereira da Silva
13/03/2017 - 06h29
No momento atual porque passa o Brasil, é inconcebível e imperdoável um encontro com fascista.
Walter O. Suzart
13/03/2017 - 09h23
Agora, Inês é morta…
Marisa Duarte Bittencourt
13/03/2017 - 09h23
Não me convenceu.
Agda Rossetto
13/03/2017 - 09h22
Kkkk… Quero ver a fatura do cartão!!! Kkkkk…
Daniela Kyrillos
13/03/2017 - 09h21
Mas deixou. Os Fascistas, futuro alunos, estão lá defendendo Moro com unhas e dentes.
Rachel Bort Biazotti
13/03/2017 - 09h20
Ninguém se nós vamos conseguir curtir, pois até eu que fiz uma crítica super educada fui bloqueada de curtir e comentar.
Marinalva Bahé
13/03/2017 - 09h19
Balelas!!!… Joga no outro time!!!…
Wilson de Souza, Advogado
13/03/2017 - 06h17
Será que ele foi sincero quando disse que jantaria com Lula, Dilma eu acho que não ele só quis fazer média para encobrir a besteira que fêz, outra esse negócio de muro pende para os tucanos eu acho. abraços Wilson de Souza.
Jose Alberto Soares
13/03/2017 - 09h16
A Verdade nos liberta
Alice De Paula
13/03/2017 - 09h13
Gente, vocês estão com ciumes DO KARNAL!!!ELE É AMIGO DE MORO PQ OS FAZEM PARTE DO LADO BOM DA RAÇA HUMANA.MORO É ÚMIDO PESSOA MUITO ACIMA DA POBRE CABEÇA DE VOCÊS! Que coisa ridícula
.
Jeanne Oliveira
13/03/2017 - 09h12
Tarde demais.
Telmo
13/03/2017 - 06h00
Este texto cheira mal. O resumo dele alguém escreveu acima: “Será que karnal pagou também o cafezinho?” Vou ler com mais atenção os próximos textos do autor. Ou não.
Vera Mendes
13/03/2017 - 06h18
Bingo!
Rose
13/03/2017 - 07h36
Exatamente!
Gilmar Eugenio
13/03/2017 - 08h55
Lula 2018 e que esse carnal e moro vao a Bahia relaxar um pouco e aproveitar a vida. Sao muito carrancudos os dois.
Vanessa Guazzelli Paim
13/03/2017 - 08h54
Inacreditável que vocês tenham sequer publicado esse texto, Cafezinho. O próprio tom da escrita dá uma sensação de inconsistência – talvez seja até bem intencionado.., mas muito sem noção. No mínimo, extremamente ingênuo. Posicionamento esquisito – ou de muita negação por apego a imagem do Krl, ou… critérios realmente questionáveis.
Lan
13/03/2017 - 07h32
Bem colocado. Não me convencem os argumentos desse texto.
Beto Corrêa
13/03/2017 - 08h54
Água transformada em vinho.
Celso F. Araujo
13/03/2017 - 08h51
Assim como não existe “meia grávida” esse senhor adesista perdeu toda credibilidade para mim.
Roberto Moore
13/03/2017 - 08h51
Que diferença faz quem pagou o vinho…Sabe – se que na República de Curitiba dinheiro é só um detalhe, isso todo mundo tem e muito, agora pra nós os mortais temos que esperar o natal pra degustar um tiquinho desse vinho, mas sempre em boa companhia e sem vergonha de ser fotografado com quer que seja. Portanto Karnal o problema não é o vinho é a ressaca moral que ele lhe trouxe.
Alice Mesquita de Castro
13/03/2017 - 08h50
Lucas Lobo
13/03/2017 - 08h40
Socorro alguem me ajudA???? To tentando falar com meus amigos p comecarem a ler midia alternativa e independente e eles tao lendo cafezinho revista forum e carta capital ainda…..O que eu faço????
Izabel Miquelotti
13/03/2017 - 08h32
“Pagou o vinho” ! Só faz lembrar que tudo de errado que está acontecendo neste pais é porque alguém pagou algo com algum propósito nada honesto! Ai é que mora o perigo! Quem convida paga a despesa!
Rossimar Reis
13/03/2017 - 08h30
Eu em particular peço desculpas pelos vídeos que compartilhei de Leandro Karnal.
Anônimo
13/03/2017 - 05h27
Primeiro parabéns, você é melhor que Karnal, inteligente e criativo, segundo acho que você gosta de Leandro por muita admiração, é tomado de uma paixão e se decepciona, a carne não é tão boa quanto a ideia, constrói um emaranhado e inteligente cenário e pega o vinho como uma saída mirabolante do ídolo, o que me parece uma saída do herói desejado para seu enfraquecer frente às paixões.
A pergunta é: realmente o seu mito teve essa intencionalidade oi sua narrativa tem a intencionalidade de salvar seu mito e voce do constrangimento breve da reflexão?
Ambos são interessantes, você é Leandro, todavia não param de humanos na suas paixões, ele está sendo consumido pela vaidade e a gota foi o aparecimento na TV Bandeirantes (depois escrevo sobre isso) e você humano, apaixonado pela espetacular inteligência retórica do seu ídolo. Ambos inteligentes, mas ele deu um mole! E voce inconscientemente tenta remendar o soneto. Como mulher traída que ama, diz que entende que o homem traiu mas o ama e ele é lindo e pode dar uma nova chance para os dois, embora ele não lhe pediu nada, nem lhe comece, você não está perdoando ele é sim a si mesmo por deixar ele deitar de novo em sua cama.
Eu gosto do careca mas ele ficou bobo por se imaginar sabido
Wanessa Soares Fofano Capobiango
13/03/2017 - 08h26
Agora não adianta se retratar depois daquele post infeliz. A máscara da vaidade caiu.
Eduardo Silva
13/03/2017 - 08h22
Tarde demais jovem…
Janaina Nunes
13/03/2017 - 08h22
Meia duzia de eufemismos agora não emendam mais o soneto. Já era…..bostou agora se lambuze!
Fernando Araujo
13/03/2017 - 08h05
Karnal ramelou feio, ja era, aceitem.
Maria Ap Stella
13/03/2017 - 08h01
Péssimo karnal, amiguinho de moro, sem mais,… vinho pago por ele ou não… aliás, pagou o vinho pra bajular um pouco mais o fascista.
Walter Pastori da Fonseca
13/03/2017 - 04h58
Karnal se tornar um homem publico tem suas implicaçoes, aceito suas desculpas mas minha admiração por voce nunca mas sera igual, alem do que tem tantas personalidades no pais que com certesa seria muito mas interessante jantar e tomar um bom vinho.
Railma Carvalho
13/03/2017 - 07h57
Agora é tarde porque a sua máscara caiu para sempre, a grana que virá dos seus projetos com o ” parceiro” falará mais alto do que seus discursos recheados de frases célebres dos grandes pensadores pra impressionar a platéia.
Neide Nishikawa
13/03/2017 - 07h50
Não se apaga uma verdade.
Teju Franco
13/03/2017 - 07h37
Papo furado de remendo rasgado, Karnal é o que é , um deslumbrado vaidoso, oportunista, em cima do muro mais pra Moro que pra Lula, uma fraude da esquerda.
Lourdes Bach
13/03/2017 - 07h31
LOL.Egos se degladiando…Não existe esquerda,nem direita,nem centro.O que há de real,é uma luta para deter e reter o poder.Cada um agindo de acordo com suas conveniências.O gado de manobra será sempre perdedor…Acordem!!! Quem são os DONOS DO MUNDO? Não se convenceram ainda que a ignorância é o fator principal para nos manter nessa MALDITA MATRIX???
Valquíria Capila
13/03/2017 - 07h18
O fascismo nos dividindo mais uma vez. Jogando uns contra os outros para melhor dominar. Penso que nunca saberemos as circunstâncias em que se deu o famigerado encontro.
Lourdes Bach
13/03/2017 - 07h11
Colocar Moro(que não responde por nenhum crime), no mesmo balaio que políticos corruptos,foi uma ideia muito infeliz.Bola fora sr.Karnal.
Ricardo Guerra
13/03/2017 - 05h45
Não responde a crime por causa do corporativismo e do momento de exceção pelo qual passa o país: vazamento ilegal e grampo ilegal, perseguição política, desrespeito à garantias individuais, etc…
Sade Rodrigo
13/03/2017 - 07h03
esse artigo nada tem a ver o c* com as calças….
Ilza Pinheiro
13/03/2017 - 10h15
Sempre pode piorar…Que lixo!
JF Pinheiro
13/03/2017 - 06h59
Não confio
Yuri Borgatti
13/03/2017 - 06h51
Assim como a direita está claro e evidente que a esquerda precisa de um psiquiatra ! Foram lá na página do cara e o ofenderam de todos os modos possíveis e aí depois de bloqueados chamam o cara de fascista por não respeitar o contraditório . Minha gente foram vcs que não respeitaram o contraditório desde o início quando o ataque gratuito começou pq se sentiram ofendidos de ver ele com o moro num jantar como se ele tivesse a obrigação de jantar somente com quem nós gostamos. A esquerda tá igual a direita louca e raivosa, poderiam usar essa energia toda pra invadir o congresso e parar o país não acham? O ódio que vi na página do karnal não foi diferente do ódio que vejo nas páginas de direita.
Alice Bittencourt
13/03/2017 - 06h49
Sem redenção. Se sujou irremediavelmente.
Ale Valvulado
13/03/2017 - 06h46
Pagou MIco!!!
Li Vieira
13/03/2017 - 06h43
Se acha o todo poderoso esse cara…comunista barato!!
Rogerio Joel Jeske
13/03/2017 - 06h39
Na cultura ocidental que represente o que quizer…na cultura Brasileira significa ” trocar de lado”
Simone Neves
13/03/2017 - 06h37
Decepção
Agnaldo B. Nunes
13/03/2017 - 06h36
Esse karnal me bloqueou porque comentei que era mais um coxinha saindo do armário, não aguentou a pressão, babaca.
Miguel brasiliano
13/03/2017 - 03h35
Ficou chato , confiança é igual a borracha a cada erro ela diminui e esse erro foi decepcionante , gastou toda borracha, portanto nao há mais confiança,infelizmente;sensação desagradavel em ver aquela foto,poderia ser qualquer outro , mas, Moro ? Sem mais….decepcionante!!!
Rachel Matos
13/03/2017 - 06h29
… que pena Karnal! Eu até acreditava em sua elegante falácia…!
Pedro Gomes
13/03/2017 - 06h16
Em um vídeo, empatia, Karnal elogia a prisão de Curitiba.
Iraides Staciarini
13/03/2017 - 06h16
Indiferente ….
Marcio Bressan
13/03/2017 - 06h15
Conversinha fiada bem intencionada, que não convence ninguém!
ELIANA SOUZA FURTADO
13/03/2017 - 03h12
Vaidade, vaidade, tudo é vaidade. Essa gente aí é da mesma má qualidade de sempre, uns pelos outros, no império da mediocridade que nos assola. Cultura é vivência social, não é erudição. Erudição é um apêndice da cultura, e um apêndice que nada vale se não se reverte em benefício social, em bem-estar social, inclusão social, luta por democracia e cidadania. Por isso desencantei-me desse senhor que se quer dono da verdade e acima das escolhas ideológico-partidárias, que se queria, pois agora escorregou e mostrou a face real que tem, bem diversa daquela que pontifica comportamentos e moralidade, o velho façam o que eu digo e não o que eu faço. É isso aí, quem nasceu para carnal, não pode nunca chegar a #MarciaTiburi.
Perck Sad
13/03/2017 - 06h03
https://youtu.be/NVheMPCi2AU
João Artur Nascimento
13/03/2017 - 06h03
No vinho a verdade…independente de quem o pagou!
Renata Gonçalves
13/03/2017 - 05h59
Gostei dessa crítica…
Paulo Moreira Leite
Karnal reflete miséria cultural
Apenas num país onde a vida intelectual transformou-se num cotidiano miserável é possível imaginar que imagens sorridentes do jantar de Leandro Karnal e Sérgio Moro tenham se transformado num ato de surpresa e decepção política.
A miséria do pensamento é uma consequência inevitável do regime de pensamento único, ao qual a vida intelectual brasileira encontra-se submetido por razões que, acredito, nem é preciso explicar aqui.
A carreira meteórica de Karnal como novo intelectual midiático de plantão explica-se pelo contexto em que ele apareceu, foi lavrado e deu frutos.
A experiência cultural de toda sociedades de massas ensina que a criação de um ambiente rico e diversificado não é fruto de indivíduos – gênios reais, imitações ou falsificações – mas uma construção coletiva, que necessita de espaço e estimulo para nascer, florescer e frutificar. Já vivemos ambientes assim, em outras épocas, inclusive em determinados momentos do regime militar.
No Brasil de 2017, vivemos uma situação de miséria intelectual poucas vezes vista em nossa história – tragédia que ajuda a entender o golpe de 2016 e as tentativas de avanço sem limites sobre o patrimonio do país e conquistas sociais importantes.
Sem espaço para o debate real de ideias, sem confrontos abertos entre visões de mundo e de projetos culturais e/ou políticos, basta uma pequena nota fora do tom – um ruído levemente desafinado no coro dos contentes — para se produzir uma migalha que será disputada por homens e mulheres famintos, ávidos por ideias e explicações que façam algum sentido.
…Vejam o artigo na íntegra em
http://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/284543/Karnal-reflete-mis%C3%A9ria-cultural.htm
Day Carvalho
13/03/2017 - 05h56
Depois do Karnal dizer no post que apagou ” Encerro com um jantar com DOIS BONS AMIGOS.”
Minha curtida não terá mais…
No texto de redenção chamo atenção para um moço que colocou muito bem…
“O Historiador que apagou a própria história ”
http://www.revistaforum.com.br/2017/03/11/karnal-e-criticado-e-perde-seguidores-ao-postar-foto-com-sergio-moro/
Angelita Abel Garcia Quintal
13/03/2017 - 05h48
Li um post ontem que achei maravilhoso :”Seguidores do Karnal pensam logo protestam” .
E sem querer fez uma enquete que provou que Moro é rejeitado por uma boa parte da população. Nada é por acaso. Desculpas aceita Karnal.
Stella Guerreiro
13/03/2017 - 05h48
Querendo ou não, não somos mais crianças, temos muita vida e história passada. Como negligenciar amigos de ontem?
Um encontro casual, banal, não há de destruir a imagem de Karnal e o que ele nos ensina com tudo que viveu e estudou.
Michelene Al
13/03/2017 - 05h45
Senta que lá vem historia!! Nao e a toa que e historiador, demora contar anedotas. belo, nao importa as condições nem motivo, jantar e jantar, e ninguem chama adversario politico, ou ate mesmo conhecido para jantar ao menos que nao tenham interesses e projetos em comum certo? Agora basta de lenga lenga e entre para o clube de la, atento que VC tera concorrentes loucos e forte como VC, Janaina, Neto, tudo da mesma estirpe. Bjus,tchau e vá pela sombra mudiça.
Guilherme Meirelles
13/03/2017 - 05h41
Leandro Karnal e Chico “Beija-Mão” Alencar desmascarados na mesma semana
Ás águas de março fechando o verão
Alessandra Barreto
13/03/2017 - 07h24
Melhor comentario amigo!Decepcionante!
Natalia Pereira
13/03/2017 - 05h35
Igor Araujo
Celso Carvalho
13/03/2017 - 02h31
Caro Tadeu, Discordo de você e fiz uma leitura muito diferente da sua. Para começar Karnal foi dissimulado e egocêntrico, a começar pela passagem do texto que diz “…e eu aprofunde temas sobre o jantar que eletrizou o país” . Nada mais egocêntrico e vaidoso de um personagem que é desconhecido para 99% da população brasileira e acha que “eletrizou o país”. Como perguntaria o personagem Alberto Roberto do Chico Anysio: ” Você é o famoso quem?” Por outro lado, na peroração sobre conhecer um personagem que faz história, Sérgio Moro, não portou-se como um observador, mas um tiete deslumbrado por quem tinha “uma longa amizade”. Sacou a carteirinha. Não deixa de ser curioso a misoginia ao comparar Moro e citar Dilma em mensagem subliminar como personagens antagônicas das mesmas sérias acusações que o Brasil esclarecido faz às atitudes seletivas, partidárias, autoritárias, persecutórias e prevaricadoras do todo poderoso e único juiz da nação. Se houve repulsa e demarcação de linha, ela abrange também o juiz Furlan, esse sim um homem culto e capaz de alcançar o grande público através dos jornais Metro e Gazeta do Povo (uma ironia?). Vale lembrar que Dilma é vítima do esquema golpista da qual Sérgio é um dos personagens e não é acusada de nada criminalmente pela vara de Moro onde os porcos tem grande consideração. Sobre o vinho, mera bobagem de quem paga por algo que custa mais caro no jantar e provavelmente o asceta Moro não bebeu.
Sylvia Moretzsohn
13/03/2017 - 05h27
Que texto vergonhoso.
Rejane Medeiros
13/03/2017 - 05h19
LULA É LIDER ABSOLUTO…!!!
Em qualquer pesquisa.
Sob qualquer circunstância.
Em qualquer cenário.
Ainda que seja “pego” por Moro.
Condenação de 1a. Instância.
Não teria efeito prático.
Lula teria direito de recorrer.
Condenação em 2a. instância..??
Não antes de 2024/2025…
Todo o processo teria de ser revisto.
Seriam muitos recursos.
O TERCEIRO MANDATO DE LULA!!!
Quem seria o culpado…!!????
Michel Temer, claro.
Depois de um ano no poder.
Temer se revela perdido.
Desorientado e impotente.
Já são 25.000.000 de desempregados.
E crescendo….
A crise só piora.
Temer propõe reformas absurdas.
O fim das aposentadorias.
O fim da CLT.
E tudo isso revolta o povo.
E tal revolta ressuscita Lula.
Lula Loading… 41%, 42%, 43%…
E crescendo….
NUNCA VOTEI NO PT…
Mas reconheço a realidade.
Precisamos reconhecê-la.
Se Temer insistir mas reformas.
Lula será imbatível em 2018.
Cada deputado…
Cada senador….
Quem apoiar as reformas de Temer.
SERÁ ESQUECIDO PELAS URNAS.
E tenho dito!
Que comece o MIMIMI.
Jussara Pimenta
13/03/2017 - 05h15
E as lentilhas?
Alex Prado
13/03/2017 - 05h07
Eu compreendo o professor .. Essa atitude dele eu li na GIBIBLIA, Judas fez o mesmo por um punhado de moedas.. Depois q o tal Jésa se foi, Judas aos “amigos” deu as mesmas explicação que as do Karnal …. O Luxo da casa grande encantou-o a seus olhos..
Robson Rios
13/03/2017 - 05h07
Não é só o vinho que subiu à cabeça do Karnal…
Amanda Matos Valente
13/03/2017 - 05h04
Rachel Matos
Dirce Granadeiro
13/03/2017 - 04h56
Nada mais que se diga ou se escreva vai ajudar na redenção deste “intelectual”. É o famoso ditado: diga com quem andas, que direi que és… Simples assim!
Ana Claudia Reis Aragão
13/03/2017 - 04h53
É a desculpa mais infantil que li de alguém que se elege intelectual! Como explicar um encontro de negócios com o diabo sem que esteja a colaborar para o mal a milhões de pessoas? Continuo a entender esse encontro como tomada de partido, bem como interesse individual prevalecendo o interesse comum! O vinho nada tem a ver com isso! Ele deve ter utilizado uma das “Técnicas de Manipulação de Massa” – explicadas pelo filósofo Noam Chomsky – “Dirigir-se ao público como crianças de baixa idade”.
Ronau Gomes
13/03/2017 - 03h03
Acertou na mosca . Esse não me engana, nunca me enganou. Vaidade pura, e um pouco de má fé.
Railma Carvalho
13/03/2017 - 08h08
Excelente argumento, parabéns,ABS.
Chris Abreu
13/03/2017 - 15h15
Verdade. receita básica de Golpe. Compra e venda de historiadores. A parte boa disso é que ficou claro como os golpistas agem. #Golpe
Sandra Lúcia Santos
13/03/2017 - 04h47
Discordo! Tentou se isentar pra tentar reconquistar!
Daniel Souza
13/03/2017 - 04h43
Um mero afago ao “mecenato”, ao senso comum que patrocinou o golpe. Sempre tive desconfiança da neutralidade de certas pessoas, que ao assumirem esse posicionamento sempre optam pelo lado mais forte, assim como a Suíça, sempre neutra e lavando dinheiro de criminosos. Disgusting!
Fabrício Enke Cardozo
13/03/2017 - 04h39
Para mim, a ótica do Tadeu Porto em relação às explicações do Karnal foi objetiva, e serviu de farol para o caminho rumo ao esclarecimento.
Também não gostei do Karnal ter se encontrado com o Moro (também sou um pouco passional nesse aspecto). Mas, venhamos e convenhamos, o Karnal tem uma cabeça boa a ponto de manter intacto seu ponto-de-vista sobre todas as coisas, bem como o discernimento das mesmas, diante de um personagem que NADA agrega à sociedade (mesmo do alto de sua posição junto ao Judiciário Federal).
Não sei se essa foi uma atitude maquiavélica. Mas, foi um golpe de gênio no qual só muito poucos – e bons de verdade naquilo que fazem – são capazes de fazer com maestria.
Lucas Andrade
13/03/2017 - 04h33
CARALHO Renatto
Lucas Andrade
13/03/2017 - 04h35
eu amo a esquerda
José Almeida
13/03/2017 - 01h30
O dano ja está feito, uma foto fala mais q 1milhao de palavras..
Natali Gad
13/03/2017 - 04h29
Acho que nada do que for escrito após aquela foto apagará a sua simbologia: um conhecido, prestigiado e admirado historiador senta-se à mesa, divide “pão” e o vinho, com uma das piores figuras de nossa atualidade, o golpista mor do Paraná! Digam o que quiserem, foi decepcionante demais, não há texto que salve!!!
Eduardo Barros
13/03/2017 - 04h29
O Cafezinho querendo salvar sua principal referência. #Karnal tem que para de querer aparecer e em vez de desmoralizar os convidados falar do que foi falado… #acordaBrasil
Eluiza De Andrade
13/03/2017 - 04h28
Tem erro de digitacao.
Marco Tulio Dias
13/03/2017 - 04h28
Otávio Soares Paparidis
Sobre
Robert Silva
13/03/2017 - 01h19
Está sendo chocante para alguns a grande revelação de Lenadro Karnal. Ao lado de Moro, jantando e saudando o amigo. Recapitulemos um pouco. Moro já foi chamado por Gonzaga Belluzo de um “idiot savant”, ou seja, aquele que se “especializa no seu ramo de atividade e não têm a menor noção do mundo onde vive.” Moro também é um grande oportunista, pois se valeu da Lava-Jato para colocar para fora seus monstros fascistas e reacionários de uma forma que “o leigo’ não percebe. Além disso, Sérgio Moro provou também não ser Juiz mas sim advogado de acusação, e isso muito bem. É só ver como trata testemunhas e advogados de defesa na Lava-Jato. Por isso, não soa estranha a frase de Karnal, no seu Jantar com Moro, “amo ouvir gente inteligente”. Karnal quer ajudar a pelo menos melhorar a imagem do amigo Moro no aspecto cognitivo e no de sensibilidade. Talvez tenha tomado as dores do amigo chamado de idiot savant. Karnal ainda tenta antecipar as críticas à sua revelação de que está do lado da direita e dos reacionários golpistas, mas mais uma vez é ingênuo. Pois, nós sabemos que “o mundo não é linear” e que o dinheiro e a fama são a motivação da grande maioria. Não preciso dizer que “a verdade está na última linha: “possibilidades de projetos em comum”. Vão dar aulas na PUC RS. Normal. Ganhar dinheiro, ora bolas! E quem disse que dois bicudos não se beijam? Agora, o importante mesmo e o que me espanta também é isso: Quem achou algum dia que Leandro Karnal seria um intelectual progressista, de esquerda até, com posturas que aparentemente o direcionava contra a exploração humana? Ora, que “essa saída do armário” de Leandro Karnal sirva de lição: ninguém pode ser considerado seriamente de esquerda vivendo de falar “pílulas de sabedoria” para quem paga caro por sua palestra. Pois o saber aqui no caso não transforma. Eu entendo que o conhecimento só é digno se for transformador de uma realidade seja social, cultural … Muitos dos que o ouvem nesses círculos consideram o saber e o conhecimento como um artigo que se compra num supermercado para ser simplesmente exibido como mais uma mercadoria exclusiva, de luxo. Numa certa entrevista perguntaram a Karnal: “Com quem você se alinha politicamente?” Eles respondeu: “Sempre achei que minha postura política fosse de centro, continuo com essa ideia. Mas postura política é posicional, e não absoluta. Comparado com algumas pessoas, eu me torno de esquerda. Sou alguém que acha que existe uma cultura de estupro no Brasil, que não deve haver pena de morte, que aborto deve ser uma questão discutida essencialmente por mulheres. Quando alguém me diz que não há cultura do estupro e que isso é coisa de “feminazi”, aí eu me torno de esquerda. Sou uma pessoa perfeitamente adepta da propriedade privada, gosto da ideia de eleições regulares, livres e em ambiente pluripartidário, gosto do império da lei, acho que todas as pessoas têm direito de expressar suas opiniões, inclusive as opiniões idiotas e limitadas, já que liberdade de expressão não é liberdade da minha expressão.” Postura política de centro mas dependendo da posição? Hummm… conversa estranha, hein? Alguma palavra sobre justiça social para tirar o povo de sua situação? Alguma observação sobre a exploração/opressão de classe que há no Brasil dos ricos sobre os pobres? Alguma crítica ao sistema financeiro brasileiro que fica com metade do orçamento federal? Não. Ele só indicou sua posição sobre a propriedade privada. Mas, nessa resposta, sua definição de posição política, nas entre linhas, é uma boa dica. Outra dica é sua visão da liberdade de expressão. O que ela revela? Ela revela alguém arrogante e presunçoso, pois se ele, Karnal, tivesse a liberdade de SUA expressão mão haveria ideias idiotas sendo veiculadas por aí. Não é isso? Que bom o Leandro Karnal ter se revelado em sua essência. Sobre essa palavra a filosofia tem muito a dizer. Agora, o rei está nu, o essencial foi revelado, a verdadeira face…. Muitos não a tinham visto e continuar numa certa ilusão é ruim e pode ser a pior coisa do mundo. O que ficou disso tudo foi mais uma vez uma grande lição do Professor Karnal, uma lição de hipocrisia! Pois em suas milhares de falas que ficaram públicas até agora, em sua críticas, por exemplo, nessa entrevista da qual o link está abaixo, elas são contra tudo que representa o papel de Sergio Moro no Golpe e em sua tentativa de acabar com o Estado de direito. Suas falas, Leandro Karnal, pareciam ir contra tudo o que representa Sergio Moro e seus apoiadores plutocratas. Pareciam… Mas há aspectos muito positivos nisso pois agora os reacionários têm uma figura de peso a seu lado e eu não suportava mais a ideia de ter de gladiar com um bando de gente sem uma estatura intelectual que fosse digna de respeito, coisa que a direita sempre teve. Com a grande lição de hipocrisia de Leandro Karnal sendo revelada os conservadores têm pelo menos a seu lado uma figura intelectual mais digna de batalha. Estava muito estranho olhar do outro lado e ver apenas alguém que é taxado de astrólogo, o Olavo de Carvalho. Quem diria , hein, Olavo?
Gobira
13/03/2017 - 07h54
Show. Ótima reflexão.
Ava Vilas Boas Hipolito
13/03/2017 - 04h17
Kézia Rodrigues
Kézia Rodrigues
13/03/2017 - 04h21
Muito bom!
Carolina Arteman
13/03/2017 - 04h11
Henrique Arteman
Henrique Arteman
13/03/2017 - 11h10
Karmalizando outra vez!! Kkkk Está óbvio que Karnal quer a redenção do público que lhe alçou à fama de intelectual. Ao apunhalar e expor particularidades do encontro com Moro – a quem ele fez elogios tão sinceros e planos futuros – Karnal ao querer explicar o inesperado, somente nos mostra que é uma pessoa muito pior do que imaginávamos.! Resumindo…. a foto fala por si só!! O resto é conversinha p fã clube dormir feliz!
Carolina Arteman
13/03/2017 - 13h47
kkkkkkkkkkkk
Adeildo Junior
13/03/2017 - 04h09
Discordo totalmente desse amontoado de desculpas, sem o mínimo sentido, que vocês inventaram para livrar a cara do Karnal. Ele se posicionou a favor desse juiz parcial, perseguidor e golpista. Perdeu o meu respeito como o de muitas pessoas. Ou você está do lado da democracia ou do golpe. Ele fez a escolha. Hora de assumir.
Zorilda Melo
13/03/2017 - 08h19
Concordo plenamente com você!
Silvia Peres
14/03/2017 - 11h13
Penso exatamente assim. O momento é de escolha entre golpistas e democratas. Não há meio termo.
Silvia Peres
14/03/2017 - 11h13
Penso exatamente assim. O momento é de escolha entre golpistas e democratas. Não há meio termo.
Cláudia Maas
13/03/2017 - 04h09
Não existe como perdoar. Sinto, mas jantar com um juiz que está acabando com o meu país não vou engolir nunca. Inclusive fui bloqueada no momento que atingi a idoneidade de Moro. Ele se doeu.
Maria Da Piedade Dadinha Peixoto Santos
13/03/2017 - 18h30
EU TAMBÉM, ELE ME RESPONDEU QUE “SOBREVIVERÍAMOS AMBOS AO “AFASTAMENTO””E ME BLOQUEOU KKKKK
Cláudia Maas
13/03/2017 - 21h29
Melhor para nós. Filósofo Nutella. Kkkkkkk
Rogério Maestri
13/03/2017 - 01h08
Karnal devia ser que nem um cachorro e não como um gato, um faz, deixa a evidência para advertir os passantes e vai para outra, o segundo faz e tapa, mas quando qualquer desavisado que passar por cima….
Sonia Pires Simões
13/03/2017 - 04h06
Mesquinho e exibicionista
Roseli Soares
13/03/2017 - 04h05
Jacinta Leal e Elaine Cristine Luz
Elaine Cristine Luz
13/03/2017 - 04h16
Seria mais digno se ele se posicionasse. Isso não é papel de historiador. Vergonha alheia.
José Roberto Muniz
13/03/2017 - 04h04
Vcs estão esperneando até agora sobre esse encontro??? Karnal sepulta Moro??? Sobre isso: Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…Sepultados estão vcs que com a saída do PT-JARARACA-JANETE, que acabaram com o Brasil, perderam privilégios.
Raimundo Carvalho
13/03/2017 - 04h03
PAPO FURADO,ESTE LIXO ESTAVA DELIRANDO PENSANDO QUE PODERRIA FATURAR AO LADO DE MORO UNS 15 MINUTOS A MAIS COMO “INTELECTUAL NATIVO MIDIA´TICO”,DEPOIS DEVE TER SE DADO CONTA DA MERDA QUE FEZ,ESTE TIPINHO FUNCIONÁRIO DO APARELHO FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA NÃO VALE NOT DE 7 REAIS É UM VIGARISTA ENGANADAOR,PIOR QUE TEM GENTE PRA COMPARÁ-LO A UM CIENTÍSTA LIBERAL A ALTURA DE UM ILUMINISTA.qUE MERDA.
Renato
13/03/2017 - 01h00
Aliás, uma dúvida: além de pagar o vinho, será que ele pagou também o cafezinho? :)
Telmo
13/03/2017 - 05h53
Kkkkkkkk… Matou!
Márlon Calixto
13/03/2017 - 03h58
Eu concordo com o autor em partes. Vejo no texto do Karnal sim um pedido de desculpas pelo equívoco, o que mostra que Karnal se arrependeu. E se arrependeu mesmo, pois caso contrário não teria apagado a foto e muito menos ter falado sobre. E vejo também no texto do Karnal sua acensão, pois ele deixa claro que continua com a mesma forma de pensamento (escreve isso explícito lá) e realmene em hora alguma defende ou elogia Moro. Por fim, em seu por fim, acho que o “Eu paguei o vinho” foi uma forma de dizer que mesmo o Moro sendo mais popular que ele, ele não precisa de sua imagem. Foi minha interpretação.
Sergio Lds
13/03/2017 - 04h05
Exatamente a leitura que Karnal deseja… Caiu a máscara.
Andre Lima Carvalho
13/03/2017 - 03h58
Sabe aquele amigo que a mulher separou, trocou por outro, virou a página faz tempo, mas toda vez que tá contigo no bar enche a cara e começa aquele papo de que não, que ele sabe que a ex ainda o ama e que ele está só esperando ela voltar da viagem a Paris com o novo companheiro, que ele tem certeza que ela irá procurá-lo de novo e implorar pra
eles voltarem, e eles a viverão felizes para sempre?E vc tem que aguentar aquela baboseira, porque, afinal, amigos são pra isso…
Esse texto tá parecendo o papo desse amigo.
Kunka Staudi
13/03/2017 - 03h57
Conservadorismo? Polarização? Quer dizer que se me recuso a sentar-me à mesa com pessoa cuja atuação não aprecio estarei sendo conservadora? Estarei polarizando? Não entendi…
Dominique Lima
13/03/2017 - 03h54
Andre
Andre Leonardo Estevam Vieira
13/03/2017 - 12h06
O texto de Tadeu por ter um viés explicativo foi mais esclarecedor… gostei do texto mas karnal ter chamado anti éticos de amigo de forma tão sincera e cordial , karalho, isso foi decepcionante e mina qualquer argumento explicativo .
ROBERTO Augusto Sampaio Lima
13/03/2017 - 00h54
fumou mas não tragou……
Dominique Lima
13/03/2017 - 03h54
Pollianny
Jorge Armindo Romanzini Pires Cerveira
13/03/2017 - 00h53
Esse careca cara de pau, Trabalha na empresa mais vagabunda de todas que é a band news, é mais morde e assopra do que o colega também canalha, o boechat, tá agora tirando onda de esperto…Ele tem que ir…Tomar no olho do cu dele…
Robson Cordeiro
13/03/2017 - 03h52
Triste, não tem como apagar oq foi feito
Márcia Bernal
13/03/2017 - 03h48
Maravilhoso o artigo. É simples/insuportável ter visto uma parte da esquerda se comportar como manada nesse episodio como os lixos da direita. Espero que sirva de reflexão. Fenestrar,depurar alguém para criar fato politico para dar visibilidade a rejeição a Moro foi algo total/desnecessario. E para concluir dificuldade de interpretação de texto e tosquice não é só privilégio da direita.
Renato
13/03/2017 - 00h46
Apenas um comentário a esse texto: zzzzZzzZzZzzZZZz
Não precisam pagar o Cafezinho :)
Fernando Fidelis Vasconcelos
13/03/2017 - 03h42
Particularmente eu cuspiria o vinho se um abutre se assentasse ao meu lado.
Mauro Alves da Silva
13/03/2017 - 03h42
o cara chamou de “bom amigo” ao juiz que vira pela primeira vez! Mereceu o escracho
Amanda Ioost
13/03/2017 - 03h42
Belo argumento. Mas não me convenceu (talvez pq Karnal nunca tenha me convencido). Acho que a legenda da foto da margem a outras interpretações, bem menos comprometedoras, exceto a última: “discutimos possibilidades de projetos em comum”. Essa fica difícil, mas querendo tb se ajeita. Basta cara de pau.
Luis Eduardo Pontes
13/03/2017 - 03h41
Não tenho, infelizmente, essa visão doce.
Leandro Karnal, a quem admirava desde quando não era famoso, disse em seu texto que, doravante, seus encontros seriam mantidos em segredo, o que mostra o arrependimento não pelo congraçamento com facistas, mas com a publicidade que ele mesmo deu.
Marcus Galvão
13/03/2017 - 03h39
Não botei minha arma no coldre ainda…
Edson
13/03/2017 - 00h38
Áh, da um tempo, o Karnal viu é que vai perder dinheiro, ai deu pra trás . . . . com acento e sem zê . . . . .
Marco Gomes
13/03/2017 - 03h37
ontem mesmo esse tadeu porto tava esculhambando o karnal. hoje já tá todo meigo depois do texto/desculpa/explicação. estranho…
Eduardo Murilo Cordeiro
13/03/2017 - 03h35
Matarão Teoria e colocarão um crápula “Moro” tudo a mando desse elite podre não existe judiciário=>”PIADA” nesse país o povo esta indo pro abismo..
Eduardo Gomes
13/03/2017 - 03h35
Vi esse comentário em algum lugar e ele encaixa exatamente quanto ao caso:
“Esse sujeito que estava na mesa com o Karnal é um personagem quase do naipe de Stalin ou do Hitler. Se tivesse o poder que os dois primeiros tiveram, talvez veríamos coisas inimagináveis. Vamos lembrar que ele divulgou ilegalmente escutas sigilosas (segundo as palavras do próprio Teori Zavascki), simplesmente porque é um militante político e quis interferir na questão do impeachment da Dilma. Ele grampeou o escritorio e todos os telefones dos advogados do Lula. Em que esses procedimentos se diferem dos piores momentos da temida KGB? Ele implementou um sistema de tortura estatal, por meio das prisões preventivas, em que as pessoas sao presas previamente à defesa como regra. Com isso ele forçou muitas delacoes premiadas, especialmente direcionadas contra seus alvos. Só nisso ele fez o Brasil regredir uns mil anos em termos civilizatorios. Voltamos ao padrao de “confissão” do Galileu na idade média. Algumas delações tem conteúdo verdadeiro, mas muitas delações tem conteúdo falso. Ja temos casos de indivíduos presos por ele, que tiveram a inocência comprovada depois. A vida dessas pessoas já era. Além disso, ele acha que convicções políticas pessoais podem sobrepor-se à lei. Isso é gravíssimo, tratando-se de um juiz. Acrescente-se que mediante sua falta de sensibilidade para a situação do povo (algo compreensível para alguém que chega a embolsar 102 mil reais de salário só em dezembro de 2016, em um país onde o salário mínimo é 925), é responsável pela destruição direta/indireta de 3 a 4 milhões de empregos, sejam eles do sistema Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS, Mendes Junior, Engevix, sejam eles dos estaleiros, ou sejam eles das dezenas de milhares de empresas que forneciam tubos, vigas, telhas, maquinário e outros produtos para essas empresas. E para finalizar: o resultado do trabalho desse sujeito é um Brasil mais corrupto, como vemos nos jornais diariamente. Além de, evidentemente, um país mais pobre, que já tem uma renda per capita abaixo da chinesa, mexicana, equatoriana mais baixa praticamente que todos os países da América Latina e agora, pasmem, abaixo da até da renda média tailandesa. O Brasil desde o inicio da Lava jato caminha para se tornar um dos países mais pobres do mundo.”
Waldenilson Costa
13/03/2017 - 04h01
Caramba. Peço licença para copiar seu comentário e divulga-lo. É a melhor desconstrução da imagem do herói dos coxinhas, Sergio Moro, que eu já vi.
Eduardo Gomes
13/03/2017 - 04h03
Fique a vontade Waldenilson Costa. Como eu disse,o texto não é meu,mas cada palavra parece ter sido escrita justamente para que as pessoas possam refletir o porquê de não aceitarmos o jantarzinho amigável de Karnal e Moro.
Railma Carvalho
13/03/2017 - 08h07
Eduardo, aplausos para a sua análise coerente e inteligente, culta e rica em argumentos, que pena que não podemos nos conhecer, te daria um abraço afetuoso e cordial. Sugiro que tenhas um canal no YouTube pra falar desses assuntos nevrálgicos é importantes. Obrigada, muitas alegrias, luz pra você.
Marinalva Bahé
13/03/2017 - 09h31
Valeu! Há muito o que se lembrar sobre as perseguições do Juiz aos militantes Petistas… Não entendi a do jornalista passando a mão na cabeça do vira-folha deslumbrado pela presença do juiz. Por que o jornalista não tentou limpar o maneirinho em foto tão descontraída com o juiz?!… Mistério!!!… Querendo manipular a nós, simples mortais!!… Subestimam até os seus leitores!!… Já era jornalista, caiu em meu conceito!!!…
Larissa Berlanga
13/03/2017 - 09h42
Olha esse texto Brenda Franco
Cleane Oliveira
13/03/2017 - 10h44
Comentário digno de aplausos!!!!
Gustavo Pereira
13/03/2017 - 03h35
Você deletar uma foto com alguém depois de ter deixado o assunto ganhar grandes proporções e vir a público pedir desculpas chamando o episódio de erro…Pode ter sido uma bela e perspicaz trollagem em cima do juíz. Vai saber….
Rosangela Rosangela
13/03/2017 - 03h35
PALAVRAS, PALAVRAS, DESCULPAS, DESCUPAS, ARGUMENTOS E ARGUMENTOS.”DIGA-ME COM QUEM ANDAS, QUE LHES DIREI QUEM ÉS”.
Jean Baheta
13/03/2017 - 03h34
Eu nunca vi motivos pra ser fã desse jeito, com essa então; que va pra casa do caralho.
Lucia Gonzalez
13/03/2017 - 03h27
Não me convenceu
Leonardo Betfuer
13/03/2017 - 03h27
Ele não apagou, a foto continua lá, mas ele publicou um textão explicativo. Levando em consideração que esse fato é base p argumentação, fica parecendo que vc está distorcendo os fatos.
Soraia Melo
13/03/2017 - 03h25
Mcristina Sópráverfotosecomentar, olha essa análise do ocorrido…
Nando Gaia
13/03/2017 - 03h24
Toma vergonha na cara cafézinho,para com este mí mi mi amador.
Carlo
13/03/2017 - 00h23
Imagino alguem jantar com Hitler sabendo de seu protagonismo no massacre de tantos. Moro é fantoche facista , bem pago em um golpe na democracia.
Leone Bparbosa
13/03/2017 - 00h23
Pior opiniao ja emitida nesta pagina. É claro que ele elogiou ainda que se não tivesse o elogiado de companhia inteligente, só a presença dele enquanto respeitado filósofo contemporâneo já estaria dando ibope a Moro, e ao mesmo tempo diminuindo o seu perante seu principal público que é a esquerda brasileira. Respeito muito Leandro Karnal mas ele pisou no tomate feio e acho que defende-lo nesta situação é embarcar junto neste fatídico e bisonho episódio em que karnal se meteu. Seja bem-vindo novamente ao mundo dos humanos carnais que erram Sr Leandro.
Carlos Alberto Aleixo
13/03/2017 - 03h20
Ah, tá!
Simone Ambrósio
13/03/2017 - 03h17
A tentativa de resposta e levantamento de muro reforçam o baixo nível de como ele se conduz. Rolou escada abaixo. Revelou seu caráter. Já tinha descurtido há muito tempo, ainda assim resto chocada.
Victor Oliveira
13/03/2017 - 03h17
Tem uma galera da esquerda que se comporta com um moralismo irracional e infantil de direita que beira o patetico…. Pegou mal ele escrever amigo moro? Pegou. Mas eh sempre bom entender antes seu lado antes de o cruxificar e lembrem tambem que um pouco de vinho realmente pode influenciar qq um a dizer uma besteira ou outra…
Galerinha, podemos ser melhores pessoas que os concervadores e coxinhas que criticamos….
Marina Schmidt
13/03/2017 - 19h16
Concordo com vc. O cara não se declara isento? A pergunta é : quem foi que se iludiu?
Quanto ao projeto juntos, só pode ser esse:
http://googleweblight.com/?lite_url=http://www.infomoney.com.br/conteudo-patrocinado/noticia/6003458/pucrs-lanca-pos-graduacao-com-ricardo-amorim-leandro-karnal-sergio&ei=6xzhb_ro&lc=pt-BR&s=1&m=674&host=www.google.com.br&ts=1489432419&sig=AJsQQ1CUIgzHThK9klqvmiWdgOM2xwIg2w
Shirley Valentin
14/03/2017 - 03h36
Essa pós só tem “estrelas” como professores. Ricardo Amorim? Moro? Karnak? Nem de graça eu faria esse curso.
Victor Oliveira
14/03/2017 - 03h53
de graça eu faria…. pra ao menos deixar alguns destes nomes desconcertados e sem graça com minhas perguntas…
Amilcar Junior
13/03/2017 - 03h16
O bloquear foi tão facista quanto o “amigo”
Jorima Valoz
13/03/2017 - 03h16
Simplesmente achei o texto piegas, e que subestima a nossa inteligência, mostrando que Karnal se arrependeu. Na verdade, o tempo que ele levou para responder as críticas, foi só para pensar uma resposta que poderia satisfazer seus seguidores, pois inteligente como ele é, sabe que nunca terá a admiração da direita, ainda mais sendo historiador e comentar sobre filosofia. Lembrando de um velho ditado, “tem gente que não dá ponto sem nó”.
Iracema Monsanto
13/03/2017 - 09h54
Bem piegas.
Corleotone Dogfather
13/03/2017 - 03h16
blah blah blah, paguei meu vinho blah blah blah. Crie coragem e se posicione contra, em vez de ficar com mensagens subliminares.
Leonam Veloso
13/03/2017 - 03h15
Babaca.
Cláudio Smalley
13/03/2017 - 03h14
Cassios Burns Raphael Fernando Diniz
Elder Matheus
13/03/2017 - 03h14
Erica Matheus
Vicente Balthazar
13/03/2017 - 03h14
Discordo totalmente. As interpretações do escritor são totalmente sem fundamento para mim. Isso é que é querer defender alguém sofismando. Por favor, né! Ainda dizer que “qualquer entendedor mediano” consegue enxergar a sua interpretação da resposta de Karnal é forçar muito a barra. Como se quem não concorda com a sua interpretação fosse um imbecil. Quem esse cara quer enganar com argumentos tão fracos?
Iracema Monsanto
13/03/2017 - 09h56
Ele deveria desenhar, dai talvez entendêssemos.
Alderides Madeira
13/03/2017 - 03h13
PALESTRADOR, auto ajuda de conhecimento? Será, talvez para otários. De sabedoria? Muito menos. O PALESTRADOR, é um camelô que vende porra nenhuma! É um esperto do caralho!
Geraldo Magela
13/03/2017 - 00h13
Karnal pagou o vinho e o pato
Jefferson Navarro
13/03/2017 - 03h11
Nossa, que texto magnífico!
Maria José dos Santos
13/03/2017 - 00h11
Muito bom. Você disse o que eu também achei, mas não saberia dizê -lo .Obrigada pela suas palavras.
Luiz Nunes
13/03/2017 - 03h11
vacilou na entrada e na saída. Não acho que se levantou e nem que sepultou o Moro…. ” escolheu se equilibrar novamente na corda bamba da isenção,”…. nem frio, nem quente: morno.
Simone Ambrósio
13/03/2017 - 03h20
Tentativa de restauração do prestígio e da fama. Horrendo.
Luiz Nunes
13/03/2017 - 03h23
e nessa tentativa escreveu: ” Continuo um crítico do racismo, da misoginia, da homofobia, um professor interessado de forma apaixonada na educação.”… só se reuniu com um dos pilares do golpe e que estão destruindo a já precária situação do que ele fala defender.
Simone Ambrósio
13/03/2017 - 03h28
Sentou-Se à mesa e elogiou a inteligência (haha) daquele que fomenta e surfa na ignorância necessária para os trabalhos do golpe.
Diego Sá
13/03/2017 - 03h09
Thiago Barbosa
Elisabete Alves
13/03/2017 - 03h09
A explicação de Karnal foi péssima, belo exemplo da emenda sendo pior que o soneto.
Analu Med
13/03/2017 - 03h07
Carnal…No apagar das luzes!!!
Próximo episódio.
Vilton Coelho
13/03/2017 - 03h06
este cara Karnal não merece mais credibilidade, ele faz parte do golpe, juntar com o Moro e dose para elefante.
Demetrio Alves
13/03/2017 - 03h06
o cafezinho falou outra coisa , agora vem com essa, vou me apagar da terra , não tem pra onde correr, esse povo, sei não.
Rosane S. Nascimento
13/03/2017 - 03h05
Penso que se está dando muita importância para o karnal. Considero ele um intelectual e ele tem conteúdo sim. E tem a capacidade de falar de forma acessível. Mas não consigo fazer essa leitura toda aí. Quando postou a foto, dava a entender que o inteligente e amigo com projetos futuro era o moro. Diante dá reação é da proporção, ele recua. O karnal tem conhecimento e muito…Mas conhecimento se compra, agora, sabedoria, coragem é outra história bem diferente. Ainda o considero com muito conhecimento, e suponho um bom professor, mas gosto de pessoas com posição é capazes de assumirem essas posições.
Railma Carvalho
13/03/2017 - 08h16
Se fosse tão corajoso, não bloqueava ninguém, faltou personalidade de assumir o que ele é: um parceiro dos negócios rentáveis, as palestras e livros recheados de frases célebres pra impressionar alguns não cultos.
Daniel Massa
13/03/2017 - 03h05
Se temos uma direita chucra, como diz Reinaldo Azevedo, temos também uma esquerda chucra como podemos ver nesse episódio. Simplesmente não aceitam dialogar com o oposto.
Sergio Lds
13/03/2017 - 04h03
O que considera “oposto”. A postagem de Karnal tratava o encontro de forma muito peculiar. Outro aspecto: por que excluir a postagem?
Daniel Massa
13/03/2017 - 04h05
Já leu a postagem do Karnal sobre o episódio?
Adeildo Junior
13/03/2017 - 04h14
Não aceito ficar no mesmo ambiente que um juiz golpista e, pior ainda, tirar foto elogiando-o. #ForaMoroGolpista!!!
Daniel Massa
13/03/2017 - 04h17
Está aí a diferença entre um intelectual e um chucro.
Fabio Burlá
13/03/2017 - 05h54
Concordo contigo em um ponto, nossa esquerda é bem tosca também. Porém, não concordo que esse seja o caso de negação do diálogo com o oposto. Uma coisa é aceitar conversar com o Moro, debater com ele. Outra é ter 1 milhão de seguidores e publicar foto de um encontro com essa figura nefasta, o elogiando, como se não estívéssemos vivendo um momento político grave, uma crise social galopante, e esse sujeito é responsável por muito do que está acontecendo, por ser o representante mor do movimento que arruina a legalidade no Brasil. É basicamente um braço jurídico do PSDB para destruir os adversários, e tem uma relação lesa-pátria com os EUA.
Daniel Massa
13/03/2017 - 06h10
Concordo com partes, Fabio. Não entrei no mérito do equívoco da postagem pelo fato de já estar bem nítido. Um erro movido por vaidade não deveria implodir uma reputação. Dilma, Lula e diversas figuras da esquerda já foram “flagradas” confraternizando com golpistas. A democracia é sustentada pela diplomacia também. Faltou tato na hora de passar a mensagem. Apenas.
Fabio Burlá
13/03/2017 - 16h17
Daniel, acho que realmente a reputação dele não vai ser implodida, o que aconteceu é que a esquerda rompeu com ele abertamente. Ele era admirado e tolerado por uma boa parte da esquerda pois no geral ele tem um tom progressista, porém desde o golpe ele foi cobrado de posicionamento, se absteve, e agora cometendo essa gafe com o Moro, acho que já perdemos a paciência, é mais simples admitir que ele não pode estar do nosso lado. Ele vai continuar com seu quase milhão de seguidores e ainda vai ganhar seguidores novos por ele ter debochado da cara da esquerda.
Marina Schmidt
13/03/2017 - 19h20
Concordo!
O cara se declara isento desde sempre. Quem se iludiu ???
O projeto que cita fazerem juntos só pode ser esse: http://googleweblight.com/?lite_url=http://www.infomoney.com.br/conteudo-patrocinado/noticia/6003458/pucrs-lanca-pos-graduacao-com-ricardo-amorim-leandro-karnal-sergio&ei=6xzhb_ro&lc=pt-BR&s=1&m=674&host=www.google.com.br&ts=1489432419&sig=AJsQQ1CUIgzHThK9klqvmiWdgOM2xwIg2w
Flavio R. Cavalcanti
13/03/2017 - 03h04
Interessante. Mas como não curtia antes (e sempre evitei compartilhar), vou continuar na minha.
Sandra Costa
13/03/2017 - 03h03
Na minha opinião, a foto até dava pra passar (no sentido de engolir), com a suposição do alto teor alcoólico dos “bons vinhos”. Mas a legenda da foto … difícil.
Carlos Dal
13/03/2017 - 03h03
E o pior, o texto de Karnal ainda é arrogante : “deixa eu ser explícito porquê os brutos não entenderam”. Terrível!
OneEduardo Da Silva
13/03/2017 - 03h03
Leandro karnal tem duas caras
Edna Silva
13/03/2017 - 03h00
Excelente
Gleina Barros
13/03/2017 - 03h00
Está óbvio que Karnal quer a redenção do público que lhe alçou à fama de intelectual. Ao apunhalar e expor particularidades tão mesquinhas do encontro com Moro – a quem ele fez elogios tão sinceros e planos futuros – Karnal somente nos mostra que é uma pessoa muito pior do que imaginávamos.
Rodrigo Pereira
13/03/2017 - 03h18
Esses cabeludos !
Ale Valvulado
13/03/2017 - 06h47
Lixo histórico…..bobo da corte youtuber filosófico!!!
Railma Carvalho
13/03/2017 - 07h58
Exato amigo, você matou a charada dos parceiros embusteiros.
Enia Costa
13/03/2017 - 08h51
Mostrou ter personalidade fraca.
Silvania Silva
13/03/2017 - 10h26
O post de resposta parece mais texto de alguém tentando se limpar da merda feita anteriormente. Abandonou fácil os “amigos”. Dizer que Leandro é inteligente e sabe muitíssimo bem argumentar, que mede milimetricamente cada palavra que sai da boca, isso é fato. Porém, o vinho e o ego atrapalharam a cena. O admirava muito (não idolatria, isso não), mas não consigo entender como uma pessoa tão inteligente se deixa levar pelo ego. Foto bem indigesta mesmo com o mais caro dos vinhos.
Carmem Saporetti
13/03/2017 - 11h05
Ele ainda mereceria um resquício de respeito de minha parte se tivesse sustentado sua posição.
Vera Maria Mainieri
13/03/2017 - 11h29
Com certeza, nem Judas faria uma coisa dessas. Preferiu a solução da velha figueira. Como seu antigo colega da Galileia, também se valeu dos trinta dinheiros de nossa confiança, mas, segundo seu caráter pusilânime, alega que usou para pagar o vinho. Meu amigo, foi pior a emenda que o
soneto, não foi?
Crispim Fernandes Leao
13/03/2017 - 16h50
Mostra de qual é a sua linhagem
Vera Maria Mainieri
14/03/2017 - 02h54
Na verdade, Crispim Fernandes Leao, é uma looonnGALINHAgem!
Deni Craft
13/03/2017 - 02h58
Adorei o charminho. haha Bom saber que existem certas sujeiras que nem toda perfumaria do mundo consegue disfarçar. Um brinde ao senhor Moro.
Caio
12/03/2017 - 23h57
AInda bem que vi esse texto, ótimo para minha insonia.
Como querem confiar numa esquerda que confunde auto-ajuda com filosofia e tem um ranço autoritário quando ao mesmo tempo td mundo tem um parente “fascista”?
Antonio
12/03/2017 - 23h57
Muito papo furado. Desculpa longa demais.
Amanda Moresco
13/03/2017 - 02h56
A magistratura ainda não recebe auxilio-vinho? Puxa vida!
Manoel Peres Rodrigues Junior
13/03/2017 - 04h11
???
Janaina Nunes
13/03/2017 - 08h24
Arrasou!! ??
José Silva
13/03/2017 - 10h30
Como os “auxílios” não existem para os fins pelos quais foram criados, vai ver até recebem e nós não sabemos…
Vanessa Eidam
13/03/2017 - 14h18
Melhor observação!!! Hahaha
Caio Travaglio
13/03/2017 - 02h56
Lambe mais que ele goza
Sheilla Rocha
13/03/2017 - 02h55
Nem que o cafezinho peça…já era, Karnal.
Anônimo
12/03/2017 - 23h54
Tão condescendente com o Karnal, não? Cansado desse tipo de consideração com base naquilo que se faz no próprio cotidiano! Todos egóicos e narcísicos!
Souza Josimar
13/03/2017 - 02h54
Descobrimos que o herói tabajara tem lá alguns milhares de desafetos contra ele, o queridinho dá Direita chucra , fascista golpista e ultrapassada tem milhares de vômitos contra a palhaçada deles de uso do judiciário para fins políticos…..O rei está Nú faz tempo basta não ser Idiota e cego. .
Fabio Ferraz
13/03/2017 - 02h54
Ele tá tentando se limpar da forma mais errada possível! Bastava comentar e repudiar as atrocidades jurídicas que o juizeco tucano cometeu e vai cometer…
Vicente Balthazar
13/03/2017 - 03h22
Mas ele não é contra essas atrocidades. Se ele criticasse ficaria mais claro o cinismo dele. Se ele fosse contra, ele nunca iria sair para jantar com esse fascista que está destruindo a democracia e a economia a serviço dos EUA.
Fabio Ferraz
13/03/2017 - 03h28
Eu sei que não. Quem senta numa mesa com um pilantra daquele, prova, indubitavelmente, que é da mesma laia. Salientei apenas que além de safado, tb é ingênuo, Vicente Balthazar…
Fabio Ferraz
13/03/2017 - 03h43
Se o público dele fosse de coxas, até acreditariam no Lero lero dele. Mas não é… Ele apenas se revelou.
Clovis eDos Santos
13/03/2017 - 02h52
o karnal sempre foi representante da escória elitizada, dakeles que vestem black tie a noite e de dia, apostam na aparente armadura reluzente de um moribundo decrépito que a conduz. Esperando o karnal almoçando com o marcola, alckimim, temer, serra, capez, pezão, maluf, fernandinho beira mar e o casal nardoni pra fechar 2017.. Enfim esse eh o karnal…mais um dá platéia como disse certo bebado “no brasil não tem um povo, tem uma platéia”
João Henrique de Andrade
13/03/2017 - 02h52
In vino veritas.
Dalisa Campos Miranda
13/03/2017 - 02h52
Flávio Marcelo
Luiz Specht
13/03/2017 - 02h51
Foi o que comentei quando começaram a esculachar ele depois da foto. Querendo ou não, Moro agora faz parte da história do país, vai ser lembrado como uma mancha, mas já pode ser considerado como personagem histórico. A janta foi uma boa oportunidade para o historiador conhecer pessoalmente essa figura. Não gostei das palavras “amigo” e “projetos juntos”, mas acreditei que era euforia do momento e que não poderia ser tão grave assim.
Daniel Massa
13/03/2017 - 03h02
Reflete exatamente o que pensei.
Ana Rita Barros
13/03/2017 - 03h04
Eu não, ele não é um idiota qualquer, sabe quase muito bem o que faz. Ainda vejo muito a explicar
Cicerus Silva
13/03/2017 - 03h09
Eles tem um projeto juntos da pos graduação da PUCRS.
Ana Rita Barros
13/03/2017 - 03h09
Cicerus Silva É uma explicação, por sinal, arrrgh!
Cicerus Silva
13/03/2017 - 03h10
Não que eu concorde que sergio moro deva palestrar ou ministrar aulas de como proceder…
Cicerus Silva
13/03/2017 - 03h12
https://www.google.com.br/amp/www.infomoney.com.br/conteudo-patrocinado/amp/noticia/6003458
Eduardo Gomes
13/03/2017 - 03h36
Vi esse comentário em algum lugar e ele encaixa exatamente quanto ao caso:
“Esse sujeito que estava na mesa com o Karnal é um personagem quase do naipe de Stalin ou do Hitler. Se tivesse o poder que os dois primeiros tiveram, talvez veríamos coisas inimagináveis. Vamos lembrar que ele divulgou ilegalmente escutas sigilosas (segundo as palavras do próprio Teori Zavascki), simplesmente porque é um militante político e quis interferir na questão do impeachment da Dilma. Ele grampeou o escritorio e todos os telefones dos advogados do Lula. Em que esses procedimentos se diferem dos piores momentos da temida KGB? Ele implementou um sistema de tortura estatal, por meio das prisões preventivas, em que as pessoas sao presas previamente à defesa como regra. Com isso ele forçou muitas delacoes premiadas, especialmente direcionadas contra seus alvos. Só nisso ele fez o Brasil regredir uns mil anos em termos civilizatorios. Voltamos ao padrao de “confissão” do Galileu na idade média. Algumas delações tem conteúdo verdadeiro, mas muitas delações tem conteúdo falso. Ja temos casos de indivíduos presos por ele, que tiveram a inocência comprovada depois. A vida dessas pessoas já era. Além disso, ele acha que convicções políticas pessoais podem sobrepor-se à lei. Isso é gravíssimo, tratando-se de um juiz. Acrescente-se que mediante sua falta de sensibilidade para a situação do povo (algo compreensível para alguém que chega a embolsar 102 mil reais de salário só em dezembro de 2016, em um país onde o salário mínimo é 925), é responsável pela destruição direta/indireta de 3 a 4 milhões de empregos, sejam eles do sistema Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS, Mendes Junior, Engevix, sejam eles dos estaleiros, ou sejam eles das dezenas de milhares de empresas que forneciam tubos, vigas, telhas, maquinário e outros produtos para essas empresas. E para finalizar: o resultado do trabalho desse sujeito é um Brasil mais corrupto, como vemos nos jornais diariamente. Além de, evidentemente, um país mais pobre, que já tem uma renda per capita abaixo da chinesa, mexicana, equatoriana mais baixa praticamente que todos os países da América Latina e agora, pasmem, abaixo da até da renda média tailandesa. O Brasil desde o inicio da Lava jato caminha para se tornar um dos países mais pobres do mundo.”
Souza Josimar
13/03/2017 - 04h13
Acusou a cagada… Sentiu.
Cristina Garay Costa
13/03/2017 - 13h48
Concordo contigo Luiz Specht , imagino que para um historiador estar diante do que será história deva ser mesmo algo maravilhoso, mesmo que seja o lado negativo da história, ja que vai depender do olhar de quem conta-la, mas se foi isso pq apagar o post e bloquear fãs?
Essa é a dúvida que ficou na minha cabeça.
Gabriel Garcia
13/03/2017 - 02h51
Por que tão se preocupando tanto com a opinião desse cara?!
Fernando Ramirez
13/03/2017 - 02h51
Li o texto e gostei.
Gustavo Gonzatti
13/03/2017 - 02h51
Me permita discordar. O pior ao final foi ter bloqueado e apagado centenas de comentários. Eu inclusive fui bloqueado na página do Karnal. Infelizmente ele é fascista, pois não aceita o contraditório!
João Henrique de Andrade
13/03/2017 - 02h53
In vino veritas.
Moacyr Junior
13/03/2017 - 03h01
Se deseja ser figura pública , que aceitos os bônus e os ânus opsss , os ônus
Gustavo Gonzatti
13/03/2017 - 03h02
Exatamente.
Pedro Leonardo
13/03/2017 - 03h31
Qual foi seu comentário, se me permite a curiosidade
Simone Dos Santos
13/03/2017 - 03h33
Ele me bloqueou
Gustavo Gonzatti
13/03/2017 - 03h34
Bah, foi mais ou menos assim, cuidado com as amizades, talvez alguma empresa que contrate as tuas palestras esteja envolvida em corrupção, o teu amigo pode te jogar numa cela e aguardar a tua confissão, obviamente num padrão ético aceitável
Gabriel Lacerda
13/03/2017 - 04h07
Facista é essa perseguição, são vocês que não aceitam o contrário. Dois acadêmicos sentaram pra jantar, normal. Esse extremismo de vocês é doentio.
Celso Carvalho
13/03/2017 - 02h55
…que no poste mijarei.
Gustavo Gonzatti
13/03/2017 - 04h07
Então pq ele me bloqueou e exclui meu comentário?
Gustavo Gonzatti
13/03/2017 - 04h09
Quem não aceitou o contraditório foi ele, tanto que excluiu a postagem, pois tinha perdido o controle.
Souza Josimar
13/03/2017 - 04h13
Acusou a cagada… Simples..
Simone Dos Santos
13/03/2017 - 04h19
Gabriel Lacerda dois acadêmicos? ????
Rogério Marroni
13/03/2017 - 06h18
Também tive meu comentário excluído e fui bloqueado. Baita fascista.
Nadia P de La Serna
13/03/2017 - 06h43
Gustavo Gonzatti fez isso com MUITA gente.. bem feio..
Ale Valvulado
13/03/2017 - 06h47
Lixo histórico…..bobo da corte youtuber filosófico!!!
P Anderson Silva
13/03/2017 - 10h00
Que me acontece nas páginas dos esquerdista. bloquear quando tem discordância de opinião. Estranho vc percebi isso agora. inocente kkkk
P Anderson Silva
13/03/2017 - 10h01
Rogério Marroni, vamos chorar?
Gustavo Gonzatti
13/03/2017 - 10h29
Karnal sempre se posicionou como liberal, estranho você nunca ter percebido isso.
Marco Gomes
13/03/2017 - 10h39
Kkkkk
Daniela Rosa
13/03/2017 - 10h56
Gustavo Gonzatti Percebi isso numa fala dele sobre mulheres alguns anos atrás, ele é muito prolixo e defende direitos humanos, um discurso claro e didático compartilhado pela esquerda, daí o choque de quem é contra o golpe desde o começo, ao vê-lo com o moro. ;)
Fernando D’Angelo
13/03/2017 - 11h35
Eu tb fui, Gustavo. Minha pergunta a ele tinha sido: “Professor, do ponto de vista profissional, frente ao cenário de instabilidade que passamos, com ódio e intolerância constantes, você acha necessário postar uma foto assim, dando margem a acharem algo estranho?”
Pena que ele me bloqueou, pq senao eu iria na página dele, depois dessa zona toda, e falaria: EU AVISEI!
Vaneza Leva
13/03/2017 - 15h30
Contraditório nada tem a ver com ofensas.
Maristela Newton
13/03/2017 - 16h40
Eu só comentei que me decepcionei. Ban
Tiago
13/03/2017 - 22h10
Porra nenhuma, qm escreveu isso deve ser amigo dele
Sandra Regina Santos Paiva
13/03/2017 - 22h28
Vaneza Leva eu sou testemunha,que ele nao foi ofendido ele bloqueou minha amiga e ela nao ofendeu em nenhum comentario
Nadia De Oliveira Rocha
14/03/2017 - 02h38
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!
Excelente!!!
Silvia Peres
14/03/2017 - 11h11
Para uma pessoa que se diz progressista me pareceu bem autoritário apagando os comentários .
Silvia Peres
14/03/2017 - 11h11
Para uma pessoa que se diz progressista me pareceu bem autoritário apagando os comentários .
Guilherme Rocha Loures
13/03/2017 - 02h50
Karnal morreu. Que descanse em paz.
Marlene Lazzarotto
13/03/2017 - 03h24
Amém!
Renato
13/03/2017 - 01h35
Q decepção…
Bernardo Giannetti
13/03/2017 - 02h49
Não colou, mano. Tentou apelar para o medo do leitor de se passar por burro, mas não colou.
Simone Ambrósio
13/03/2017 - 03h22
Nem todos entenderão ‘ já avisava: qualquer contraditório e nos encomenda à ignorância nossa. Sujo.
Kátia Oliva
13/03/2017 - 02h49
#karnalsubiunotelhado
Monique B Mendonça
13/03/2017 - 02h47
Esses homens públicos quando se equivocam… Colocam culpa no vinho … Apagar a foto e dizer que após algumas taças tornou pública uma imagem que qualquer um saberia que causaria paixões! Aquele que paga de isentao sempre esconde o lado que inclina seus interesses!
Fayra Batista
13/03/2017 - 02h47
Leandro Pinto
13/03/2017 - 02h47
Karnal ofereceu o que se define como explicação barata. A emenda ficou pior.
Simone Ambrósio
13/03/2017 - 03h19
Acho tb
Galdino Dos Santos Lima
13/03/2017 - 11h41
Eu acho que o texto pretende ser irônico.
Carlos Dal
13/03/2017 - 02h47
Não. O texto “de explicações ” só evidenciou a vaidade e conivência política de Karnal. Nunca mais será levado a sério.
Antonio Henrique Siqueira
13/03/2017 - 02h47
Aceitou se encontrar com Moro p ver a reação das pessoas uma ova.Foi coisa de tiete msm.
Pagou o vinho prq se apequenou frente ao Moro. Só está se retratando prq o prejuizo foi maior q o lucro.
Karnal não me engana mais.
Railma Carvalho
13/03/2017 - 08h00
Exato, dois parceiros embusteiros.
Roberto Moore
13/03/2017 - 08h55
Como se diz no nordeste “farinha do mesmo saco”
Larissa De Magalhaes Costa
13/03/2017 - 10h00
Exatamente!
Josue Coelho
13/03/2017 - 11h04
kkkk pous a mim nunca enganou kkk
Raquel Bonillo
13/03/2017 - 11h19
Um tatu cheira outro.
Emília Lobato
13/03/2017 - 16h40
agora uma coisa temos de concordar. De Frota para Karnal os coxas tiveram um puta upgrade em suas referências intelectuais! Que façam bom proveito. Karnal faz belíssimas resenhas pra quem gosta de fontes indiretas
Fayra Batista
13/03/2017 - 02h47
Não cola…e está ficando cada vez mais feio
Patric Koteski
13/03/2017 - 02h47
Karnal pagou com traição…….
Fernando Ramirez
13/03/2017 - 02h46
A maior virtude foi ter retirado da time line a foto.
Reconhece o erro. Isso é virtude.
Vicente Balthazar
13/03/2017 - 03h19
Não acredito nisso. É o mesmo que achar que o bandido condenado chora no tribunal ao ouvir a sentença porque se arrependeu de cometer o crime e não porque vai se foder na cadeia. Ele provavelmente não acha errado se encontrar com Moro para fazer sabe-se lá que projetos. Acho que ele tirou a foto simplesmente por causa da avalanche de críticas. Para mim isso não é virtude. É vício.
Fernando Ramirez
13/03/2017 - 03h26
É um ponto de vista. Respeito.
Vicente Balthazar
13/03/2017 - 03h53
Fernando Ramirez Sim, também respeito o seu!
Celia Gomes
13/03/2017 - 02h46
Análise interessante. Vamos ver o fim da história.
Gloria Teixeira
13/03/2017 - 02h45
Parabéns pelo texto Tadeu Porto!
Magno F Leite Magu
13/03/2017 - 02h43
Vacilou feio !
Pelego !!
Felipe Dutra Gonçalves
13/03/2017 - 02h43
Um brinde a nós q nunca abrimos a matéria… pq gostamos mesmo e dos comentarios
Marlus Mello
13/03/2017 - 02h47
Cara aqui quase meia noite rindo demais. . Boa.. .
Aurinha Braga
13/03/2017 - 02h42
KARNAL…ESPELHO QUEBRADO
NÃO MOSTRA A MESMA IMAGEM
NEM MESMO DEPOIS DE COLADO
JÁ FOMOS,NÃO SOMOS
Edson Chervenski Dias Jr.
13/03/2017 - 02h41
Ele não merecia nem um Sangue de Boi.