Menu

Os petroleiros avisaram: Temer joga contra indústria nacional

No site da FUP Desmonte da política de conteúdo local é mais uma conta do golpe imposta ao povo brasileiro 23 de Fevereiro de 2017 Leia a nota da FUP sobre a decisão do governo Temer de alterar as regras de conteúdo local para o setor de óleo e gás: A FUP falou, a FUP […]

27 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No site da FUP

Desmonte da política de conteúdo local é mais uma conta do golpe imposta ao povo brasileiro

23 de Fevereiro de 2017

Leia a nota da FUP sobre a decisão do governo Temer de alterar as regras de conteúdo local para o setor de óleo e gás:

A FUP falou, a FUP avisou

Mesmo com a chiadeira das Federações e associações de indústrias, que nas últimas semanas entraram em campo às pressas para tentar impedir o desmonte da política de conteúdo local, o governo Temer sacramentou o que a FUP e seus sindicatos já vinham alertando: o compromisso dos golpistas é com o capital internacional. Depois de liberarem a operação do Pré-Sal para as empresas estrangeiras, acabando com a participação mínima da Petrobrás nos blocos exploratórios, agora reduziram em 50% a exigência de conteúdo local para a contratação de equipamentos e serviços pela indústria de petróleo.

As novas regras valerão para as próximas licitações da ANP e beneficiarão diretamente as multinacionais petrolíferas que poderão contratar bens e serviços no exterior, gerando renda e emprego em seus países de origem, às custas da exploração do nosso petróleo. A Fiesp, a Firjan e outras entidades empresariais que apoiaram o golpe colhem o que plantaram. No rastro do desmonte da Petrobrás e da entrega do Pré-Sal, a indústria nacional é a maior impactada, gerando um efeito cascata sobre os trabalhadores e o povo brasileiro, que sofrem com o desemprego e a recessão imposta pelos golpistas.

Desde o início do processo de impeachment da presidente Dilma, os petroleiros afirmavam que o objetivo do golpe era escancarar todo o setor petróleo para as empresas estrangeiras. As multinacionais sempre deixaram claro que queriam se apropriar não só do Pré-Sal, como de toda a sua cadeia produtiva.

Aviso não faltou. A FUP cansou de alertar que os ataques contra a Petrobrás tinham como pano de fundo a entrega do Pré-Sal e refletiriam diretamente sobre a indústria nacional, gerando desemprego em massa e o esvaziamento tecnológico da cadeia produtiva do setor de óleo e gás.

No documento Pauta pelo Brasil, uma série de alternativas que os petroleiros apresentaram em 2015 para que a Petrobrás supere a crise sem ter que abrir mão de ativos e investimentos estratégicos, a FUP destaca a importância de uma reserva significativa de conteúdo local nos contratos firmados pela empresa.

As propostas dos trabalhadores chegaram a ser discutidas com a área estratégica da Petrobrás e a própria direção da empresa, após a greve de novembro de 2015, onde os petroleiros pararam suas atividades por mais de dez dias em protesto contra a redução de investimentos e o anúncio na época de ativos que seriam colocados à venda.

A Pauta pelo Brasil tem um capítulo inteiro dedicado ao fortalecimento da política de conteúdo local, que se mostrou positiva tanto para a indústria nacional, quanto para a própria Petrobrás, que, ao adquirir máquinas e equipamentos no Brasil, passou a ter acesso à assistência técnica local e maior segurança na garantia de fornecimento, com acompanhamento da fabricação desses bens e mais independência em relação à política externa.

No documento, são elencados os ganhos que o conteúdo local trouxe para o país, como maior geração de empregos e renda, diversificação e crescimento sustentável da economia, desenvolvimento da capacidade produtiva local, ambiente seguro para atração de investimentos e, consequentemente, aumento da arrecadação de impostos.

A FUP também propõe mudanças para aperfeiçoar a política de conteúdo local, como premiação para as iniciativas que buscam o aumento do nível de nacionalização dos equipamentos e alternativas para que as punições aplicadas às empresas que descumprem os índices exigidos não gerem uma “indústria de multas” que em nada contribui para o fortalecimento da indústria nacional. Essas e outras propostas da Pauta pelo Brasil podem ser acessadas aqui.

Os petroleiros seguirão na luta em defesa do Sistema Petrobrás e de uma política afirmativa para a indústria nacional, pois entendemos que as exigências de conteúdo local para o setor petróleo são fundamentais na geração de emprego e renda para o povo brasileiro, bem como para o desenvolvimento tecnológico do nosso país. Enquanto os empresários que hoje criticam as medidas do governo apoiavam o golpe, a FUP e seus sindicatos estavam nas ruas defendendo a democracia e a soberania nacional. Nós avisamos que a conta do pato seria alta e atingiria toda a nação brasileira.

Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2017

Federação Única dos Petroleiros

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mariza Souza

26/02/2017 - 22h52

Esse Parente tem esse projeto,desde q fez parte do governo do Entreguista FHC. Na época não deu,mas agora tá tudo favorável!

Emilson Carvalho da Silva

24/02/2017 - 08h12

Fora temer e Aécio é sua gangue!

Lili Brown

24/02/2017 - 06h39

Brasileiros, temos que nos unir e tomar as ruas aos milhoes contra estes golpistas traidores do povo e do Brasil.

    Atreio

    24/02/2017 - 09h51

    correto! proponho q sejam todos os dias, em todas as cidades nos seus locais tradicionais de protesto, às 18h.
    o poder emana do povo. o povo é a chave.

    fora temer! volta Dilma!
    Sem crime, sem impeachemnt!

Perlii Gomes Filho

24/02/2017 - 03h09

;-)

Pedro Moreira

24/02/2017 - 03h02

Foda se a porra da indústria nacional

Jose Carlos Faria

24/02/2017 - 03h01

ESSES POLITICOS ACHAM QUE PODEM TUDO. SE COBREM DE TODAS AS ESPECIES DE LEIS, COMO SE ISSO PUDESSE OS SALVAR DE ALGUMA COISA.

C.Poivre

23/02/2017 - 23h40

Avisar e soltar notinhas inúteis têm efeito ZERO sobre a ditadura dos golpistas. Os petroleiros têm que fazer uma greve geral por tempo indeterminado. Nada menos que isso.

Tetê Gomide

24/02/2017 - 01h01

Vida Canariense

24/02/2017 - 00h56

Parente é serpente!

ANTONIO PAULO DA COSTA CARVALHO

23/02/2017 - 21h48

Povo na rua para defender o nosso petróleo e usina nuclear e de navios.

Flavio Ferr

24/02/2017 - 00h05

Rodrigo Bahiense Rosa, Alexandre Paiva (Anderson Amorim to te chamando pro debate político): vcs também são contra a produção industrial de conteúdo nacional como o Temer e FHC foram????!!!!

    Alexandre Paiva

    24/02/2017 - 00h30

    Na dá para debater com algo que começa “O compromisso dos golpistas”… Matéria tendenciosa. O debate é bom quando se tem um objetivo de melhora e não de vingança.

    Flavio Ferr

    24/02/2017 - 00h31

    Ta fugindo…

    Alexandre Paiva

    24/02/2017 - 00h31

    É o Dramin! Passou o efeito.

    Flavio Ferr

    24/02/2017 - 00h33

    Esse dramin é foda!!!!!! Kkkkkkkk

    Anderson Amorim

    24/02/2017 - 00h41

    Flavio Ferr! Estou disponível para vencer você em qualquer debate, onde, quando e do jeito que você quiser. Mas, vou debater idéias ou mesmo notícias. Até posts, se você quiser. Mas, não vai ser com posts de páginas tendenciosas.Você não abre nenhuma página que não seja de sites ou rede social baba-ovo do PT. Olha o se vê nessa página. Wadih Damous o PTzinho da OAB e MST. Com esse cartão de visita, não há diálogo comigo. Você é a favor da desordem e da roubalheira de terras. Eu sou à favor de tiro no rabo de quem faz isso. Conversar o que? Mande posts isentos, não comprometidos com direita, esquerda, PT, PSDB, aí sim. Podemos dialogar.

    Alexandre Paiva

    24/02/2017 - 00h53

    Andre Massao Noce

    24/02/2017 - 04h47

    Anderson Amorim KKKKKKK… dialogar com um cara que prefere dar tiro… isso, com certeza não dá…

    Andre Massao Noce

    24/02/2017 - 04h48

    Alexandre Paiva KKKKKKKK… até parece que o capitalismo funciona a mil maravilhas…

    Andre Massao Noce

    24/02/2017 - 04h49

    Alexandre Paiva KKKKKKK… e aguente o rotulo de golpista… não são vcs que nos chamam de petralhas…

    Targino Gurgel

    24/02/2017 - 13h14

    Anderson Amorim , vc é claramente um fascista . Será que não percebe que suas ideias são as mesmas de MUSSOLINI ?

Gabriel Leandro Fosse

23/02/2017 - 23h39

Cadê os patinhos da FIESP?

Robercil R. Parreira

23/02/2017 - 23h20

“Tirar #Dilma, colocar #MT com #STF com tudo, para #EstancarASangriaDaLavaJato.” Caju, segundo a #Odebrecht.


Leia mais

Recentes

Recentes