Menu

As novas ofensivas do golpe

(Foto: Lula Marques) Eu gostaria de comentar duas notícias, relacionadas ao mesmo tema: a nova ofensiva do golpe. No Estadão O ministro Herman Benjamin, relator da ação que investiga a chapa presidencial de 2014 formada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo presidente Michel Temer (PMDB) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu incluir a delação […]

39 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
  • (Foto: Lula Marques)

Eu gostaria de comentar duas notícias, relacionadas ao mesmo tema: a nova ofensiva do golpe.

No Estadão

O ministro Herman Benjamin, relator da ação que investiga a chapa presidencial de 2014 formada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo presidente Michel Temer (PMDB) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu incluir a delação da Odebrecht no processo e ouvir executivos da empreiteira que firmaram o acordo de colaboração com o Ministério Público Federal (MPF), segundo fontes informaram ao Estado. A ação que tramita no TSE foi proposta pelo PSDB e pode gerar a cassação do mandato de Temer e a inelegibilidade de Dilma. Benjamin pretende ouvir delatores da empresa a partir do mês de março.

Para advogados com acesso ao caso, a inclusão das declarações da Odebrecht no processo do TSE tem dois efeitos: as revelações da empreiteira podem atingir o presidente Michel Temer e a inclusão dos depoimentos deve adiar ainda mais o julgamento do caso na Corte Eleitoral.

(…)

No Jota

***

A cassação via TSE era o plano B do golpe. Se o impeachment se revelasse muito complicado, seria uma alternativa.

O impeachment, liderado por Eduardo Cunha, deu certo. Então os golpistas ficaram, por um tempo, sem saber o que fazer com o plano B. Gilmar Mendes já era o presidente do TSE e, enquanto não se decidia, foi empurrando o processo com a barriga.

Mas eles são espertos e rapidamente descobriram uma maneira de usar o processo no TSE: “esquentar” a Lava Jato, e produzir factoides midiáticos, que desviam a atenção da sociedade dos desmandos do governo.

Tudo é muito calculado. No dia seguinte à constrangedora aprovação de Alexandre de Moraes para o STF, com direito a fotos antológicas, cheia de piscadelas e gargalhadas dos senadores, o que faz um TSE já devidamente dominado pelo golpismo?

Lança, naturalmente, factoides contra o PT.

A decisão de Herman Benjamin de incluir as delações da Odebrecht no processo pedido pelo PSDB tem uma função dupla: a primeira delas é prorrogar o processo por tempo indeterminado, o que beneficia Michel Temer e o consórcio golpista; o segundo é produzir mais factoides contra o PT.

Não é preciso muita lógica. o fato da Odebrecht, assim como outras grandes empreiteiras, ser grande doadora do PSDB, além de, evidentemente, ser impossível saber quem seria o ganhador das eleições, não importa.

O que importa é fixar no pensamento coletivo a ideia de que qualquer doação para o PT, de que qualquer despesa de campanha do PT, é corrupção.

Não foi para isso que prenderam o “marketeiro de Dilma”? Para gerar exatamente uma manchete com a expressão “marketeiro de Dilma”?

Temer governará o Brasil por pouco mais de dois anos. Mas, a bem da verdade, quem já está no poder é o PSDB. O PSDB indicou o novo ministro do STF, indicará o novo PGR, terá o ministério da Justiça, coordena o Senado e a Câmara (a primeira pessoa a quem Rodrigo Maia visitou, após sua vitória, foi Aécio Neves) e, sobretudo, goza de uma espetacular blindagem da mídia e do sistema golpista de justiça – privilégios que o PMDB sonharia ter, mas não tem. O PMDB, para não ser inteiramente posto na prisão, terá que pagar o preço de um dia ter se aliado ao PT. O preço é fazer o serviço sujo de cortar direitos sociais, implementar mais arrocho e destruir empresas. Houve um tempo em que o PMDB era um partido de centro, que se posicionava de maneira moderada em relação às privatizações e iniciativas neoliberais mais radicais. Hoje não. Hoje o PMDB se tornou um entusiasta neoliberal, porque sabe que esta é a única maneira de sobreviver politicamente – pois tem apoio da grande mídia e, com ela, do judiciário. A proteção do STF à Moreira Franco e à Sarney é a prova disso. Tudo que não deram a Lula e ao PT eles dão ao PMDB – enquanto o partido se comportar.

A notícia de que um cidadão entregava dinheiro a membros do PT no ano de 2014 me fez pensar também em duas coisas: 1) o oportunismo de mais um vazamento seletivo, e 2) a futilidade da denúncia.

Se o TSE investigasse qualquer outra campanha presidencial, encontraria, naturalmente, pessoas responsáveis pelo pagamento da campanha.

Por que esses vazamentos do TSE contra o PT, antes de haver qualquer denúncia ou acusação?

As campanhas políticas no Brasil envolvem dinheiro, gráficas e pagamento de trabalhadores.

Entretanto, nessa era de pós-verdade, mais uma vez teremos uma jabuticaba: a campanha do PT será a única criminalizada.

O pagamento às gráficas vira crime – se imprimirem material de campanha do PT.

O pagamento de trabalhadores de campanha é crime – se for campanha do PT.

Os donos das gráficas são criminosos – caso tenham prestado serviços ao PT.

No fundo, é tudo um teatro. Se o TSE cassar a chapa, Temer tentará a separação. Provavelmente conseguirá, porque já terá tido tempo de nomear outros ministros para o TSE e ganhar maioria. Se acaso não conseguir, tudo termina no STF, onde já conta com seu fiel escudeiro Alexandre de Moraes.

Naturalmente, tanto o TSE quanto o STF só tomarão alguma decisão após lerem atentamente as instruções emanadas pela Globo. Se a ordem for derrubar Temer, para, mais uma vez, desviar a atenção da opinião pública, então eles o farão. Acho mais provável, contudo, que mantenham Temer até 2018. O objetivo agora é continuar moendo o PT na mais poderosa máquina de aniquilar reputação já vista na história, quiçá só comparável aos esquemas de Stálin. Sistema de justiça e mídia trabalhando juntos, para criminalizar um partido, esgotá-lo, aterrorizá-lo, cercá-lo de uma aura radioativa, que contamine todos que cheguem perto. Ao mesmo tempo, blindar e apoiar o PSDB, a legenda do neoliberalismo, dos rentistas e da mídia.

As instituições, como diria Toffoli, continuam funcionando normalmente.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

C.Poivre

27/02/2017 - 19h47

Até quando a submissa população brasileira suportará uma quadrilha de bandidos da pior espécie no Palácio do Planalto, onde chegaram por meios ilegais e sem voto?

ANTONIO PAULO da COSTA CARVALHO

27/02/2017 - 15h28

Não consigo comentar. Sempre diz que já comentei. Censura?

ANTONIO PAULO da COSTA CARVALHO

27/02/2017 - 15h25

Conscientização disso tudo é a única saída. A Mídia global dita ao STF, que dita aos juízes, que ditam as manchetes, que ditam ao povo, que não dita a ninguém. E agora José? Você que não tem nome, que goza dos outros, que perde os empregos…,aposentadoria não terás mais. E agora José? Quer ir para a rua, rua não pode mais. E agora José? Se bateu panela, se não gosta dela, Dilma não há mais. E agora Jose? e Você que é sem nome e goza dos outros…

ANTONIO PAULO COSTA CARVALHO

27/02/2017 - 15h23

Conscientização disso tudo é a única saída. A Mídia global dita ao STF, que dita aos juízes, que ditam as manchetes, que ditam ao povo, que não dita a ninguém. E agora José? Você que não tem nome, que goza dos outros, que perde os empregos…,aposentadoria não terás mais. E agora José? Quer ir para a rua, rua não pode mais. E agora José? Se bateu panela, se não gosta dela, Dilma não há mais. E agora Jose? e Você que é sem nome e goza dos outros…

RenattodSousa

23/02/2017 - 20h43

Ë de dar engulhos !

Dielson Venancio de Oliveira

23/02/2017 - 19h33

Surubeiros

Dielson Venancio de Oliveira

23/02/2017 - 19h33

Surubeiros

Sebastião Amaro

23/02/2017 - 14h32

Vergonha …

Eleonora Mascolo

23/02/2017 - 12h47

Que figuras sinistras! Só de olhar já se sabe o que estão tramando.

    Morvan

    27/02/2017 - 20h03

    Boa noite.

    Eleonora Mascolo (23/02/2017 – 12:47:44):

    “Que figuras sinistras! Só de olhar já se sabe o que estão tramando.”

    Eleonora Mascolo, das três, por incrível que possa parecer, a mais estranha é a “Bento Carneiro”. Ela está ali para receber instruções. Completamente sem noção. Meo Deos. O Brasil é tão rico de mulheres inteligentes. A Ela Wiecko dá de cem a zero, em conhecimento jurídico, nesta sra. Aquela que presidiu a Caixa, não me lembro do seu nome, idem.
    É dila!

Odethe da Silva

23/02/2017 - 02h28

“Não vai ficar pedra sobre pedra.
Doa a quem doer” Presidenta Dilma Rousseff.

LUIZ TAVE

22/02/2017 - 23h05

essa historia desse motorista, e´ MUITO estranha ! tem alguem por traz disso ! que ponto vergonhoso chegou o brasil , e o povo nao pode contar com quem deveria de fato ser imparcial ! o psdb se aliou ao sabotador temer e agora tem que cumprir as ordens do nariz de fornalha , Rei do neobio , rei de furnas , rei da Cidade administrativa e outros que o brasil ja ` sabe ! o policial civil de MG LUCAS ARCANJO QUE MORREU ENFORCADO , LA` ATRAZ denunciava o Rei da babilonia de MG ! NINGUEM INVESTIGA ! QUER SER PRESIDENTE DO BRASIL ! CANALHA FILHO DA PUTA !

Roberta Figueiredo

23/02/2017 - 01h48

SERÁ QUE É A JUSTIÇA ENTRE DOIS BANDIDOS?

LUIZ TAVE

22/02/2017 - 22h24

ministra Carmen Lucia , a facçao satanica do aecio neves esta` fadando politicos , min Publico , tse em fim , todos nao escondem o partidarismo e a cara de pau de acusar e condenar inocentes , perpetuando assim nas lacunas da desonestidade , na sabotagem , na mentira midiatica ! o povo nao e` bobo ! a blindagem do segundo golpe ja esta` desenhada , so falta o tse cumprir o papel sujo contra a dilma ! mulher honesta que nao compactuou com os sabotadores ! se isso acontecer o brasil vai virar o carandiru` Ambulante ! mini stra volto a dizer o STF deve atuar para nao acontecer ! o psdb nao esta` pensando no brasil ! A G O R D A M I N I S T R A ! a cara se pau ta grande ,

Anônimo

22/02/2017 - 21h08

Esse enredo deixa de fora qualquer reação popular, isso fortalece o imaginário da inação. A retirada de direitos, todo o ataque neoliberal, o desemprego, tudo isso aumentará a pressão na sociedade que sem perspectiva reagirá violentamente.

Roger Nascente Silveira

22/02/2017 - 22h35

Roger Nascente Silveira

22/02/2017 - 22h34

golpista miseravel…..

Itamar Santos Nascimento

22/02/2017 - 22h26

O Brasil dos que se julgam acima de todos nós? Mas um dia isso acabará?

Erik Ribamar Dos Santos

22/02/2017 - 22h18

Maria Zoraya

22/02/2017 - 21h59

Esses políticos golpistas podem se despedirem de seus cargos nas próximas Eleições.

Rogeria Cristina Lima

22/02/2017 - 21h33

Nessas alturas do campeonato chamar a esquerda de petralhada corrupta é ser muito cego.

    Liliana Lima

    23/02/2017 - 10h41

    E bota cegueira nessa história. Analfabetos funcionais de dá com o pé e uma classe média interesseira e estúpida!

Andre Luiz

22/02/2017 - 18h21

Justiça caolha e mídia golpista vergonha para o Brasil!

Alexandre Guimarães Andrade

22/02/2017 - 21h20

Chora petralhada corrupta e incompetente.
Esqueceram que o Lula quer uma boquinha no governo?
Se foi golpe lança a Dilma para presidente ano que vem. Kkkkkkk
Com slogan no governo do PT o preço da energia elétrica vai baixar e não a corrupção

    jose carlos lima

    22/02/2017 - 20h04

    Suponha que vc seja um industrial da FIESP, neste caso entendo seu apoio ao golpe de Estado.

    Se fores pequeno burgues fica esperto, pois muitos de vcs coxinhas jactiveram que trocar o aeroporto pela rodoviaria, tirar o filho da escola particular, devolver o apto de 300 mil…

    Valéria Regina Dallegrave

    22/02/2017 - 23h06

    Leia e argumente. É um tanto infantil – para não falar em falta de caráter – entrar aqui apenas para ofender quem vc nem conhece. Sim, foi golpe, pois ela não cometeu nenhum crime de responsabilidade. Mas é claro que você nem tentou se informar sobre isso, teve o cérebro aspirado pela mídia do ódio ao PT.

    Carlos Alberto Meneghini

    23/02/2017 - 02h55

    Seu idiota TUCANALHA…..o Lula não quer uma boquinha e nem precisa disso…….o Lula só quer ser o presidente novamente pra tirar o Brasil das mãos dessa quadrilha de ladrões, bandidos, entreguistas e canalhas que vc apoia e lhes representam…….. #ForaCorjaDeLadrõesEgolpistas PSDB…ladrão, PMDB..Ladrão, DEM,…Ladrão, PP,…ladrão, PPS,…ladrão, PSC…ladrão e demais PQP…ladrões e golpistas…..kkkkkkkkkkkkkkkkk

Emmanuel Andrade

22/02/2017 - 21h11

É muito nojento o golpe…. são muito escrotos os golpistas… apesar disso, tão certo como o sol nascerá amanhã, haverá o retorno… o dia da caça… e que o aprendizado tenha sido profundo na consciência dos que estão sendo momentaneamente derrotados pela barbárie!!!

WG

22/02/2017 - 17h48

Exato, é um teatro, em que a peça é escrita e reescrita de acordo com os desígnios do alto comando dos golpistas.

Atreio

22/02/2017 - 17h44

O povo é a chave.
Conversar, esclarecer e propor.
Temos propostas, eles tem armas – temos maior alcance.

Sem crime, sem impeachment. vamos corrigir os erros ocorridos em nossa nação.
VOLTA DILMA!

Bruno Campos

22/02/2017 - 20h40

Psdb manda no Brasil agora

Seu Creysom

22/02/2017 - 17h35

Por mais que eles armem contra o PT tudo isso só é possível porque o povo é burro! Tá pra nascer um povo tão estúpido como o brasileiro!

Fatima Santos

22/02/2017 - 20h29

SAFADOS! Moralistas sem Moral!

Martinha Lima

22/02/2017 - 20h22

CRIOU O CU!/ para deixar o país na bosta

    Fatima Santos

    22/02/2017 - 20h32

    Você vai também pagar o pato da Fiesp?

    Martinha Lima

    22/02/2017 - 20h33

    Fatima Santos EU NÃO, TODOS OS BRASILEIROS, ALIÁS JÁ ESTAMOS PAGANDO COM SEMPRE

Luiz

22/02/2017 - 16h54

NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE. AÉCIO FOI BLINDADO EM MINAS ENQUANTO GOVERNOU E ENQUANTO SEU MENINO DE RECADOS TAMBÉM GOVERNOU (ANASTASIA). FORAM 16 ANOS INTOCADOS. BASTOU ROMPER AS FRONTEIRAS DE MINAS QUE O BRASIL CONHECEU O MOLEQUE IRRESPONSÁVEL QUE É, E O BANDIDO QUE SE ESCONDE ATRÁS DAQUELE SORRISO DEBOCHADO. QUANDO O POVO DESCOBRIR QUE FOI ENGANADO, A REVOLTA VAI SER GERAL E NÃO VAI PERDOAR NINGUÉM. OS ÚNICOS QUE AINDA GOZAVAM DE CERTO RESPEITO, ATÉ ENTÃO, ERAM OS MINISTROS DO stf. AGORA, QUE ADERIRAM DESCARADAMENTE AO GOLPE, NÃO SERÃO PERDOADOS DO MESMO MODO. A MÁQUINA DE MOER GENTE VAI SER LIGADA E NÃO VAI SOBRAR PEDRA SOBRE PEDRA. DILMA TINHA RAZÃO.

Robercil R. Parreira

22/02/2017 - 19h42

A Melhor Aliança é Com o Povo.
“Tirar #Dilma, colocar #MT com #STF, com Tudo, para #EstancarASangriadaLavaJato.” “#Caju” segundo a Lista da #Odebrecht.
“Não Vai Ficar Pedra Sobre Pedra. Doa a Quem Doer.” Presidenta Dilma Rousseff.
Lula Presidente, Já!

    Atreio

    22/02/2017 - 17h41

    presidente segue eleita e inocente. Dilma Vana deve voltar.
    lula virá em 2018, sem dificuldades.

    pra corrigir erros : reDILMA-se!
    hj e pelos proximos 22meses, a luta será essa.

    até a vitória, sempre!


Leia mais

Recentes

Recentes