Menu

Agressão de Roberto Freire a um escritor premiado choca imprensa internacional

(Foto: Marcos Alves / Ag Globo) Leia a opinião desta colunista portuguesa, publicada no mais prestigiado jornal de Portugal, sobre a agressão de Roberto Freire, ministro da Cultura do governo ilegítimo, a Raduan Nassar e plateia. OPINIÃO O ministro que se confundiu a si mesmo com um prémio O ministro sumirá da história e a […]

358 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Marcos Alves / Ag Globo)

Leia a opinião desta colunista portuguesa, publicada no mais prestigiado jornal de Portugal, sobre a agressão de Roberto Freire, ministro da Cultura do governo ilegítimo, a Raduan Nassar e plateia.

OPINIÃO

O ministro que se confundiu a si mesmo com um prémio

O ministro sumirá da história e a obra do premiado fica, enquanto houver alguma forma de livro no planeta.

Por Alexandra Lucas Coelho, no Publico

20 de Fevereiro de 2017, 7:59 AM

1. A cerimónia de entrega do Prémio Camões, o maior da língua portuguesa, sexta-feira passada, em São Paulo, foi um retrato do que está em curso no Brasil, mas não só. Revelou a que ponto um ministro não distingue Estado e governo, confundindo-se a si mesmo com um prémio. E como querer separar cultura e política leva a uma política sem cultura.

2. O premiado desta edição era o brasileiro Raduan Nassar. A decisão, unânime, foi tomada em Maio de 2016 por um júri composto por críticos e escritores de vários países de língua portuguesa. O anúncio coincidiu com o início do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Mas não era esse governo, ou um seu sucessor, que atribuía o prémio a Raduan Nassar, e sim um júri independente. Aos governos de Portugal e Brasil que na altura da entrega estivessem em funções competiria cumprir, em nome dos Estados, o compromisso que existe desde que o prémio foi instituído, assegurando o montante em dinheiro. Os premiados do Camões não são escolhas de nenhum governo. Qualquer confusão em relação a isto será um insulto à ideia do prémio, aos júris que já o atribuíram, a cada nome que o recebe, e a quem acredita na sua independência.

3. A obra de Raduan Nassar é daquelas que muda a língua e os leitores, e mantém-se tão breve quanto única. Foi publicada sobretudo nos anos 1960 e 1970, depois o autor largou a literatura, tornou-se fazendeiro, desapareceu do espaço público. Durante décadas esse silêncio tornou-se lendário. Mas em 2016, no início do impeachment, Raduan mandou a lenda às urtigas por achar que o impeachment era um golpe. Falou, foi a Brasília ter com Dilma, protestou na imprensa. Fez isso num Brasil dividido ao extremo, o que lhe valeu ser insultado aos 80 anos pelos que acima de tudo odiavam Lula, Dilma e o PT. Não se tratava apenas de discordar de Raduan, mas de o diminuir como anacrónico. Ele, que ao fim de décadas voltara para fazer o mais difícil, aparecer. E como teria sido tentador continuar fora da mortal turba humana. Mas Raduan deixou o olimpo para os livros e arregaçou as mangas.

4. O governo que ocupou o poder pós-impeachment já vai na sua segunda tentativa de ministro da Cultura. Seja por isso, seja porque Michel Temer & Cia receavam o que Raduan pudesse dizer, a entrega do Prémio Camões só aconteceu agora. Dado que Raduan quebrara várias vezes o silêncio em 2016 era de prever que aproveitasse para um discurso político. E foi o que aconteceu. Um breve discurso contundente em relação ao actual governo brasileiro, e ao sistema que o favorece. Depois de um par de frases para o outro lado do Atlântico (“Estive em Portugal em 1976, fascinado pelo país, resplandecente desde a Revolução dos Cravos no ano anterior. Além de amigos portugueses, fui sempre carinhosamente acolhido”), Raduan estabeleceu o contraponto com o Brasil de 2017: “Vivemos tempos sombrios, muito sombrios”. Deu exemplos de invasões em sedes do PT e em escolas de vários estados; de prisões de membros dos movimentos sociais, de “violência contra a oposição democrática ao manifestar-se na rua”, da responsabilidade governamental nas “tragédias nos presídios de Manaus e Roraima”, de um “governo repressor”: “contra o trabalhador, contra aposentadorias criteriosas, contra universidades federais de ensino gratuito, contra a diplomacia ativa e altiva”. Um “governo atrelado, por sinal, ao neoliberalismo com sua escandalosa concentração da riqueza”, “amparado pelo Ministério Público e, de resto, pelo Supremo Tribunal Federal”. Um Supremo coerente “com seu passado à época do regime militar”, que “propiciou a reversão da nossa democracia: não impediu que Eduardo Cunha, então presidente da Câmara dos Deputados e réu na Corte, instaurasse o processo de impeachment de Dilma Rousseff.” Aqui Raduan concluiu: “Íntegra, eleita pelo voto popular, Dilma foi afastada definitivamente no Senado. O golpe estava consumado. Não há como ficar calado.”

5. A plateia, em pé, aplaudiu. Os três anfitriões da cerimónia permaneceram quietos: embaixador de Portugal, Jorge Cabral, directora da Biblioteca Nacional, Helena Severo, e ministro brasileiro da Cultura, Roberto Freire, que então se levantou para ir ao púlpito. Com Raduan já sentado, Freire decidiu responder-lhe de improviso, numa longa intervenção gesticulante, que foi subindo de tom. “Lamentavelmente, o Brasil de hoje assiste perplexo a algumas pessoas da nossa geração, que têm o privilégio de dar exemplos e que viveram um efetivo golpe nos anos 60 do século passado, e que dão o inverso”, disse. “Que os jovens façam isso já seria preocupante, mas não causaria esta perplexidade”. Quando falou no “momento democrático que o Brasil vive” ouviram-se as primeiras gargalhadas e vaias da plateia. A partir daí foi uma escalada, com o ministro a levantar a voz para se impôr ao bruá, martelando palavras. Este prémio, afirmou, “é dado pelo governo democrático brasileiro e não foi rejeitado”. Adiante insistiu: “É um adversário recebendo um prémio de um governo que ele considera ilegítimo, mas não é ilegítimo para o prémio que ele recebeu.” Ou: “Quem dá prémios a adversário político não é a ditadura.” Ou: “É fácil fazer protesto em momentos de governo democrático como o actual.” Ignorou quando alguém da plateia o alertou para o óbvio: “Hoje é dia do Raduan!” Quando alguém pediu “Respeito a Raduan!”, devolveu: “Ele desrespeitou todos nós!” Respondeu sarcasticamente a autores na plateia. A dada altura, o professor da USP Augusto Massi disse: “Acho que você não está à altura do evento.” Massi disse à “Folha de S. Paulo” que Freire lhe chamou idiota depois, na saída. À “Folha, Freire disse que fizera aquele discurso dada a “deselegância” de Raduan: “Se ele viesse dizer que não aceitava o prémio, a crítica que ele fez até podia ser justa.” Mais tarde declarou: “Quem assinou, convidou e pagou o prémio foi este governo.” E ainda: “Tinha tantos que não foram ali para aplaudir um escritor, foram para [me] agredir, acho que até fui brando.”

6. Ou seja, para o ministro a) este prémio é dado por este governo b) quem critica este governo dá mau exemplo c) jovens críticos já é mau mas velhos ainda é pior d) se Raduan queria criticar não aceitava o prémio e) quem vaiara o ministro tinha vindo não por Raduan mas para o agredir a ele, ministro. E com tudo isto o ministro suplantou as críticas de Raduan na repercussão mediática. Em suma, não é de espantar que o megalómano ministro venha a dizer: o prémio, fui eu.

7. Claro que o ministro sumirá da história e a obra do premiado fica, enquanto houver alguma forma de livro no planeta. Para os livros de Raduan Nassar é indiferente o que passou na sexta. Mas a nós, contemporâneos, importa, sim, que um membro do poder político abuse do cargo, confundindo, distorcendo e agredindo um criador como Raduan, protagonista único da cerimónia, que lhe devia merecer, no mínimo, silêncio. Não cabe ao ministro aprovar ou reprovar o discurso do premiado, não lhe cabe responder. Tal como não é preciso alguém estar de acordo com Raduan politicamente para entender como foi absurdo o que se passou. O prémio não é deste governo, é patrocinado por dois Estados, e atribuído por um júri. A sua aceitação nunca deverá implicar um discurso bem-agradecido. Um ministro da Cultura que veja os criadores como estando ao serviço não entendeu nada. Idem para quem sugere que se pode tirar a política da cultura, e vice-versa. De resto, o que o actual governo brasileiro está a fazer na Cultura é um desmonte do muito que veio sendo construído. Se há áreas em que os anos de Lula deram frutos fortes, a Cultura é certamente uma delas.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Norberto Chamma

28/02/2017 - 00h16

Quando vcs vão publicar o meu comentário?
Já tentei por 3 vezes e vcs afirmam que eu já tinha dito antes!
Só porque eu desqualifiquei o comunista Nassar?

Norberto Chamma

28/02/2017 - 00h10

O Sr Nassar, ao não devolver o dinheiro do prêmio que ele conspurcou, mostra a sua verdadeira face: a de um interesseiro.
Fosse eu o Ministro Roberto Freire, após a pronúncia do discurso com o qual exaltou a Academia Lusa, teria encerrado imediatamente a sessão sem dar satisfações a mais ninguém de uma plateia aparelhada por esbirros do Pt e quetais…

margarida oliveira

23/02/2017 - 17h32

excelente artigo,com o qual concordo absolutamente!!!!

Isnaldo Francisco da Silva.

22/02/2017 - 04h10

De ex-Presidente do glorioso PCB a golpista empedernido. Roberto João Pereira Freira desfigurou-se, completamente. Migrou com armas e bagagens para a direita. E virou puxa-saco das elites paulistas, xeleléu da FIESP e lacaio do imperialismo. Molusco que rasteja, apressadamente, em busca de polir as botas dos donos da Casa Grande. Quem diria !!!!
Pois é nisso em que se transformou o outrora havido como político aguerrido, batalhador pelas causas justas, socialmente desejáveis. Agora, adorna os festins diabólicos das cruéis elites brasileiras. Virou mascote da direita, assim como Gorbatchov, que se transformou em garoto-propaganda da Coca-Cola, nos Estados Unidos.

Marcos Carvalho Lima

22/02/2017 - 01h34

O que vem de baixo não atinge esse ilustre escritor…

    Wilson Dantas

    22/02/2017 - 13h15

    Matou a pau amigo . Ambos foram Revisionistas. O império agradece

Hannibal de Sousa

21/02/2017 - 19h00

Os olhos de Freire são turvos: “A gente sempre ouvia nos sermões do pai que os olhos são a candeia do corpo, e que se eles eram bons é porque o corpo tinha luz, e se os olhos não eram limpos é que eles revelavam um corpo tenebroso”. NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. São Paulo: Companhia das Letras, p. 13.

Rossana Penadez Plastina

21/02/2017 - 18h15

FdP

Jayro Neves

21/02/2017 - 14h15

Esses petistas não tem jeito. Reaprenderam a criticar governos e seus atos ilegítimos. Mas só dos outros. Quem fala o que quer, ouve o que não quer. Parabéns Roberto Freire.

    Anônimo

    21/02/2017 - 18h47

    O governo ilegítimo é seu?

    V

    21/02/2017 - 18h48

    Esse governo ilegítimo é seu ?

Elide Bernardo

21/02/2017 - 16h18

Freire vc é insignificante!

Anônimo

21/02/2017 - 13h15

Roberto Freire parece um dragão faminto. Lhe falta alimento politico, cultural, humano bom senso e tudo mais

quer fazer valer a sua insignificancia aos berros. Quem diria?

]

Roberto Candido Santos

21/02/2017 - 15h25

Ministro ridículo, de Governo ridículo. Sem qualificações para tratar de Cultura, apenas ganhou o seu espólio de guerra.

Argemiro Pertence

21/02/2017 - 10h49

Esse Roberto Freire não está à altura de ser ministro de governo algum, muito menos da cultura.

Otávio Martins Amaral

21/02/2017 - 10h12

Não se poderia esperar outra coisa do Roberto Freire. Não é culto e faz parte de um governo ilegítimo. Otávio Martins Amaral.

Valeria Lucia Juchem

21/02/2017 - 09h33

Está faltando muita ÉTICA.

Gal Dutra

21/02/2017 - 11h35

“Haverão reformas”, ministro?

Creusa Lucena

21/02/2017 - 11h34

Pura falta de respeito.

Juliana Monteiro de Andrade

21/02/2017 - 11h02

Apelou? Perdeu, playboy!

Paulo Batista

21/02/2017 - 10h48

Muito engraçado!!
Quer dizer que vocês não estão envergonhados de ouvir o “literato” se meter em assunto que não lhe diz respeito?

    Anônimo

    21/02/2017 - 09h17

    Política é assunto de qualquer cidadão

SIDNEY PASCOUTTO

21/02/2017 - 07h00

A mediocridade desse Roberto Freire senador e espantosa. Trajetoria oportunista. Comunista ate conseguir se encastelar no congresso, aproveita a crise dos Partidos Comunistas Europeus e cria o PPS, que apesar de ter algumas pessoas de boa fe, se transformou em parceiro de primeira hora das forcas mais retrogradas e conservadoras na retirada dos direitos dos trabalhadores, na retirada de direitos sociais e na entrega do Patrimônio Publico brasileiro.

Neuza Rodrigues

21/02/2017 - 06h38

Mais um triste ato de um Brasilo a caminho da caverna, da escuridão, da ignorância absoluta!

Maria Valéria Barbosa

21/02/2017 - 06h08

Excelente texto! Bravo!!!

Ivone Antonia da Silva

21/02/2017 - 08h06

Roberto Freire nunca chegará nem ao dedo mindinho de Raduan porque não vale nada. Golpista de marca maior, oportunista. Não representa a cultura desde país. Quem é ele? Um lambe botas safado

Marina Camargo Costa

21/02/2017 - 04h34

Tudo o que Roberto Freire toca, destrói. É um político de estatura baixa e ambicioso. Quer ser Presidente do Brasil. Odeia Lula porque Lula, o pernambucano humilde foi o melhor presidente da História do Brasil e ele, pernambucano burguês nunca foi e, espero, não será!

    Martha M.H.da Silva

    21/02/2017 - 14h33

    Penso como você! Esse freire roberto,politico,é um despeitado,invejoso.Execrado em PE,sabia que não seria eleito para nada,na última eleição fugiu de lá,e se homiziou em SP… terra do psdb,que lhe deu “sustentação” politica e em dinheiro,já que é vassalo dos tucanos,e conseguiu aos trancos e barrancos um mandato de dep. federal.Mais falso que uma nota de 3 reais!!

Iraides Staciarini

21/02/2017 - 06h20

Esta gagá este ministro.

janete

21/02/2017 - 03h20

Esta é a primeira vez que vejo não só um ministro da cultura, mas qualquer anfitrião criticar discursso de homenageado.Saiu na Globo? Claro que não.

Leonida Perotto

21/02/2017 - 06h18

Perdeu tudo até o respeito

Moraes

21/02/2017 - 01h07

Parabéns ao Nassar por seu comentário, merece outros prêmios!

Deuzelia Garrido

21/02/2017 - 04h04

FREIRE É BANDIDO…..

Ana Lucia Lins

21/02/2017 - 00h44

E ainda tudo pode ficar pior, a saber!

Wilhyam Tocantyns

21/02/2017 - 03h10

Escritor premiado!??
É apenas um mamador da leizinha criada pelo PT pra beneficiar vagabundos e anarquistas..

    Torquato Maia Ferreira

    21/02/2017 - 10h09

    É bom saber o que um artista pensa de outro, quando solicitarem apoio já tenho a resposta: vá trabalhar ! Rsrs. Você está distante dos trabalhos do Raduan Nassar…

    Wilhyam Tocantyns

    21/02/2017 - 13h58

    Rapá, eu não sou artista moço! Rsrs

      Anônimo

      21/02/2017 - 18h43

      Dá para ver. Está mais para um cabeça oca.

Darcy Souza

21/02/2017 - 02h31

Esse governo e’ a pior vergonha pra ser lembrada nas futuras gerações.

Antonio H. de Souza

20/02/2017 - 23h10

Como comunista disputou com o Lula a Presidência do Brasil; ganhou uns minguados votos de seu Partido e o Lula foi eleito. Qual o seu grau de escolaridade? O que faz na vida que tenha valor? De onde vem o dinheiro para se manter? Em outro Governo seria convidado para ser Ministro da Cultura? Qual o seu currículo a final?

gilmarlopesvieira

20/02/2017 - 23h09

SE EU FOSSE O MINISTRO EU TINHA TOMADO O PRÊMIO DELE PRA ELE DEIXAR DE SER OTARIO….

    Leandro Americo

    21/02/2017 - 09h46

    Ainda bem que você não é. Aliás, vc é um nada que fala merda.

    V

    21/02/2017 - 18h51

    E aí você teria se tornado um ladrão.

    V

    21/02/2017 - 18h55

    E aí você teria se tornado um ladrão por tomar o que não é seu.

José Geraldo Alves Parreira

20/02/2017 - 22h59

Esse frustado, que era do PCB, mas que nunca se identificou com as causas sociais e, bastou a ruptura da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, para “arrumar” um partido fisiologista (como ele, mesmo) para lhe dar abrigo. Vem perseguindo cargos há décadas, sempre se colocando e o partido – o insignificante PPS – a “serviço” dos interesses daqueles que estão no poder. Agora, alçado a condição de ministro de um governo tão ilegítimo quanto ele, tenta lançar dúvida sobre um escritor que não tem mais nada a provar; que tem seu valor reconhecido no mundo todo…

Leda Batista de sena

20/02/2017 - 22h53

INACREDITÀVEL!!! VERGONHA!!!

Que pena eu vivi para ler sobre esse episódio!!!

Ivo Dias

20/02/2017 - 22h28

Os comunistas adoram falar em democracia! Deviam lavar suas tirânicas bocas,um bando de hipócritas, cinicis e radicais encegueirados ideologicamente, fundo em democracia . Em qual país comunista tem democracia,o que se tem é ditadura opressora, hegemonia de um partido unico, prisões políticas e cerceamento das livres manifestações de pensamento e de expressão, fim da liberdade de imprensa, perenes perseguições políticas e ideológicas!! Comunistas e socialistas do Brasil vão pra Cuba que os pariu!!!

    Alexandre

    20/02/2017 - 23h21

    Quem você está mandando pra Cuba e chamando de comunista? o idiota do Roberto Freire virou de direita porque não tem personalidade. Nao sei se voce sabe mas esse que se diz ministro já foi candidato a presidente da República pelo partido comunista brasileiro. Mudou porque não teve chance nos governos Lula e Dilma.

    V

    21/02/2017 - 18h53

    Que tal você visitar Cuba? Quem sabe deixaria de ser tão medíocre.

Cléber Ribeiro

21/02/2017 - 01h28

Os dois errados !

Luiz Maranhão Silva

21/02/2017 - 00h50

Boechat ta velho e começa a cambar para a glolobo.

Dorcidio

20/02/2017 - 21h47

Parabéns ao Ministro, que respondeu a altura aos petralhas de plantão, que se dizem “tão democráticos” que nem deixaram o Ministro falar. Povo da mais baixa categoria, escroto da sociedade!

    Rudi Borges

    20/02/2017 - 21h59

    Eu hein. É cada maluquice que a gente lê, rsrsrs!!!
    Manda o currículo pra IstoÉ, quem sabe você não aparece na próxima capa. Talento vc tem.

José Antonio Ramalho Forni

20/02/2017 - 21h47

Fico muito feliz pelo conteúdo do artigo. Pela forma como foi escrito e por primar pela verdade dos fatos. Mas muito triste porque continuamos à merce de facínoras travestidos de intelectuais como esse traidor denominado ministro. Verdade seja dita que não serão palavras ásperas que os moverão de onde usurparam antes, elas só preparam o espírito para a luta que já se inicia. E mais uma vez só a imprensa estrangeira posiciona-se pela verdade….

    Márcia Monteiro

    20/02/2017 - 23h00

    Concordo plenamente! muito bem!!?????

Dorcidio

20/02/2017 - 21h42

Não passa de um repórter esquerdista que não sabe nada! Se o homenageado repudia tanto assim este governo que considera ilegítimo, porque recebeu o prêmio e os 100 mil euros? Seja homem, assuma suas posições, ou então cale-se!

    Marcos Fonseca

    20/02/2017 - 22h06

    O premio já havia sido definido antes do golpe, vejo legitimidade em recebe-lo, assim como de denunciar o golpe. O ministro da cultura é um paspalhão golpista e bocudo, mas, respaldou pela sua atitude infeliz as palavras do escritor.

    Marcelo

    20/02/2017 - 22h12

    Dorcidio, se vc ler o texto que vc comentou, vai notar que a jornalista fala em não confundir governo com Estado. Que o prêmio é dado pelos Estados que patrocinam o prêmio e não pelo Governo que está no poder. Leia de novo para entender o que ela escreveu, inclusive para entender natureza do prêmio, que é dado por um juri que nada tem a ver com governos. Leia de novo e se não entender, leia mais uma vez. Exerça o seu sagrado direito de se manifestar, mas pelo amor de Deus, pense antes.

Anônimo

20/02/2017 - 21h33

É isto q se dá, qdo se coloca um troglodita como ministro da cultura

Renato

20/02/2017 - 21h18

Fui ver a fala do tal Raduan, é a cara dos esquerdopatas, intelectual do pé quebrado (se me permitem a licença poética) que cita erroneamente um dito popular. O correto é um peso e duas medidas, ou seja em situações similares soluções diversas e não dois pesos e duas medidas, conforme disse o escritor chinfrim, que significaria em situações diferentes soluções diferentes.

    Darcley murta

    20/02/2017 - 21h31

    Você é quem mesmo?

      Renato

      20/02/2017 - 21h58

      Eu ninguém, apenas um semi-alfabetizado, posso escrever erradamente e não ser cobrado por isso. Agora um ganhador do premio camões deveria fazer jus ao prêmio e é correto ser cobrado.

        Rudi Borges

        20/02/2017 - 22h07

        Então… O pessoal aqui continua sem saber quem é você.
        Arrogância você tem de sobra. Humildade tá em falta. Clichê e chavões aos montes.
        Mas quem é você mesmo???

          Renato

          20/02/2017 - 22h33

          Quem é o pessoal aqui?

          Anônimo

          21/02/2017 - 18h46

          Gente que pelo menos sabe escrever.

    Victor Hugo

    20/02/2017 - 21h54

    Um esquerdopata muito rico, ao contrario de um pobretão feito tu, que doou metade de sua unica propriedade a uma universidade a outra metade aos empregados, e escreveu obras premiadas, ao contrário de um jumento feito tu, que não consegue nem encontrar o proprio fiofó, usando um espelhinho.

      Renato

      20/02/2017 - 22h03

      Eu não estou em julgamento, não sou pessoa pública, não sou “intelequitual”, nunca escrevi nem “Meu querido diário” e nunca me arvorei em escrever, quem deve explicações é o “intelequitual”

        Rudi Borges

        20/02/2017 - 22h19

        Ué? Se você mesmo não se reconhece com habilidades intelectuais suficientes para questionar o trabalho dele, que arrogância é essa?
        Em tempo: ele deve explicações a quem? A você? Por quê? Por que você quer?
        Eu hein.
        Compra um cachorro e vá dar ordens pra ele. Ninguém tem nada a ver com seus complexos.
        Um abraço!

          Renato

          20/02/2017 - 22h39

          Habilidade intelectual para questionar tenho de sobra, só não me acho escritor. Mas para cobrar sou ótimo! Pessoa pública deve explicações ao público, do qual faço parte. Já tenho sete cachorros, muito bem cuidados e muito amados.

          Gandhi Dantas

          21/02/2017 - 00h50

          Habilidade intelectual ? Essa foi ótima. Comer capim não é para todos.

          V

          21/02/2017 - 19h11

          Haja modéstia !

          V

          21/02/2017 - 19h15

          Haja modéstia!

Anônimo

20/02/2017 - 20h42

O Prêmio não é pago pelo governo Brasileiro.

    Dorcidio

    20/02/2017 - 21h44

    O premio é pago pelos governos brasileiro e português – 50% para cada.

Sebastião Braga Mabial

20/02/2017 - 20h38

Ministro golpista, de um governo ilegitimo ilegal e anti-cultura. Todos e cada im desses comportamentos desses ministros do ilegitimo e golpista Temer, revelam uma faceta da ditadura.

Anônimo

20/02/2017 - 20h18

Não só o Roberto Freire, como também o resto dos golpistas, vivem atirando no próprio pé à cada discurso. Pois qualquer apoio dado a um governo golpista,esse é e sempre será ilegítimo.

RUY ABITBOL

20/02/2017 - 20h13

Excelente! Parabéns pelo seu texto inteligente.

Mario

20/02/2017 - 19h58

Aqui pelo jeito eh site de viúvas dá corrupção….Tenham vergonha na cara e vão trabalhar…Chega de falcatruas

    Lucas Narciso

    20/02/2017 - 20h18

    O que você está fazendo Mario ?! Volte a ler sua revista Veja e siga seu caminho medíocre e inconsciênte.

    José A Cordeiro.

    20/02/2017 - 21h16

    Viúvas “dá” corrupção? Como assim?

Sonia

20/02/2017 - 19h56

Roberto Freire o macho Alfa de Pernambuco, se elegeu deputado por São Paulo, tenho vergonha do estado que nasci por acolher em seu seio político pessoas como Roberto Freire vira casaca, era PCB e ao ver que na esquerda nada aconteceria com ele mudou de lado, até aí ok, cada um procura seu espaço. Mas ofender um grande artista um escritor ímpar e um senhor de 80 anos por um discurso crítico e conciente e ficar furioso como um “Pitbull de bad Boy ” é o fim da picada. Raduan Nassar me representa de Roberto Freire sinto que foi uma existência inútil para o povo de Pernambuco e para nós de São Paulo, CULTURA NÃO TEM PARTIDO, TEM QUE SER CULTO E EDUCADO, tem que ser competente .

    Marcos Fonseca

    20/02/2017 - 22h10

    Na esquerda nada aconteceria para ele tirar proveito próprio!

    Moraes

    21/02/2017 - 00h59

    Por ser pernambucano, não se significa que Pernambuco tem orgulho dele, não nos representa!

Mario

20/02/2017 - 19h56

Foi este escritor que ninguém conhece que atacou..Levou junto dele aquela turma que morre de medo dá lava-jato pra variar e fazer as baixarias de sempre….imprensinha fajuta querendo inverter a notícia.

    Edson

    20/02/2017 - 22h06

    Ninguém conhece? kkkkk
    Fale por você cara pálida.

    Marcos Fonseca

    20/02/2017 - 22h14

    Ô cara-pálida, ele não atacou, ele disse uma verdade . Quem atacou foi o ministro golpista que recebeu um certeiro golpe de verdade em sua lata, que deve estar retumbando até agora…

PAULO PAES

20/02/2017 - 19h48

ESPERAR O QUE DE ROBERTO FREIRE? O MAIOR ABSURDO DO DESGOVERNO TEMER UM SER IGNÓBIL PARA CULTURA.

Evange Lerro

20/02/2017 - 22h38

Jamais se viu um membro da academia de Hollywood discursar após a fala dos premiados com o Oscar. Ambos representam “posições antagônicas” agora, mas constituíram pareceria ao longo dos últimos 13 anos. E que parceria! Os resultados estão aí.

LUCIA CHAVES PASSAGEM PASSAGEM

20/02/2017 - 19h25

SENTI PROFUNDA VERGONHA DESSE “MINISTRO”?.
É VERGONHOSO UMA PESSOA QUE SE DIZIA SOCIALISTA COMO ROBERTO FREIRE ESTAR A DEFENDER ESSE GOVERNO GOLPISTA E SE ACHAR MAIOR QUE UM ESCRITOR RECONHECIDO EM VÁRIOS PAÍSES.
VERGONHA DO BRASIL!

Adriano Julião Vicente

20/02/2017 - 22h11

E o senhor Roberto não deve saber que o escritor que ele ofendeu fez a doação de suas terras para uma instituição de ensino que acolhe jovens do meio rural de forma gratuita ,sem incentivo público, e sem pedir nada em troca ,só o anonimato! !!!!

Marilda Edr

20/02/2017 - 22h09

O prêmio recebido foi dado pela presidenta Dilma. E atitude do ministro deixa claro para o mundo que o escritor está correto

Maria José Jacques

20/02/2017 - 22h04

Pois, pois. Eis que um ministro da Educação não sabe a diferença entre Estado e governo. É um testemunho dos tristes tempos que vivemos! O que consola é termos a belíssima literatura do Raduan a nos encher de alegria!

Carlos Magalhães Magalhães

20/02/2017 - 21h42

como pode um escritor já idoso, se prestar a isso. Ele deveria devolver o premio recebido já que lhe foi concedido pelos golpistas.

    Anônimo

    20/02/2017 - 21h36

    Babaca, quem dá o premio não é o governo, e sim os Estados

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

20/02/2017 - 18h32

SÓ UMA OBSERVAÇÃO,O FREIRE DEVERIA ESTAR PREPARADO,PORQUE EM QUALQUER ESTADO OU EVENTO QUE ELE FOR REPRESENTAR ESTE GOVERNO GOLPISTA,IRÁ RECEBER VAIAS E FORA TEMER.SÓ PRA ENCERRAR,LULA 82%,FECHA A CONTA E PASSA A RÉGUA.

Sandra mara Soares Vieira

20/02/2017 - 18h31

Este é o melhor . Um ANALFABETO CULTURAL que este governo tem para representa -lo, e para envergonha todo o povo brasileiro.

Joao Correia Lemes Lemes

20/02/2017 - 21h28

Esta é a imagem do Brasil lá fora que estes maus governantes provoca.

José Junior

20/02/2017 - 18h20

Essa reação do escritor foi puramente de repúdio ao atual governo golpista, e não poderia ser diferente. O Sr. Roberto Freire está na contramão da história e provou isso. Nos últimos anos, tem adotado uma postura retrógrada e aliando-se até mesmo com a ala mais radical da direita brasileiram

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

20/02/2017 - 18h16

Lula 82%,fecha a conte e passa a régua.

Ailton

20/02/2017 - 18h09

Eu não preocupo com este ministro,palavras podre devemos jogar no lixo e não ? na memória !!!

Fábio

20/02/2017 - 17h56

Jornal mais prestigiado de portugal ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Miguel do Rosário e uma de suas muitas piadas de português !

    V

    21/02/2017 - 19h14

    Obviamente você não é português. Consulte a página da APCT.

Murilo Sérgio

20/02/2017 - 17h27

Olhe, não estava lá, não vi ou ouvi, mas qualquer cidadão sendo premiado ou não que diga que estamos vivendo numa ditadura ou está senil ou está provocando, Roberto Freire que tem uma formação política do velho PCB apenas respondeu e colocou um pouco de ordem nas coisas e convenhamos essa narrativa do golpe já está superada, não vingou, e a maior prova disso veio no momento da saída da Dilma em que não houve nenhuma manifestação popular relevante contra a posse de Temer e depois nas eleições municipais onde o PT, ai sim, foi duramente golpeado mas pelo povo brasileiro.

    Edson

    20/02/2017 - 22h13

    E agora o povo brasileiro está sendo duramente golpeado pelo governo né.

Ana Machado

20/02/2017 - 17h20

Ecanada com tao bela argumentacao.

Joaquim Justo

20/02/2017 - 17h09

Só a midia apoiante do golpe não publica esta denuncia feita pelo escritor galardoado. São também coniventes como o golpe alguma imprensa portuguesa com as televisões á mistura. Cito a Radio televisão portuguesa RTP, um orgão subsidiado com o dinheiro dos contribuintes cujo seu enviado especial das praias de copacabana, LUIS BAILA, se limitou a passar uma esponja sobre os golpistas, remetendo o comentário para a luta politica. Ai como aqui, os midia e os parasitas que vivem encostados ao poder, serão sempre coniventes com os golpes anti democráticos, liberais, e fascistas disfarçados. Fora Temer!

Romilda Mochiuti

20/02/2017 - 19h42

Sobrou até pro Massi, se eu fosse ele processava o “preimio freire” por calúnia.

stela Marta Jones Doria Reis

20/02/2017 - 16h42

Nunca tamanha estupidez! Realmente sem comentário diante da arrogância do “nobre” ministro que de nobre tudo a desejar..Lamentavel!!!!

Sonia Roque

20/02/2017 - 19h31

se tem uma coisa que nada tem a ver com academia é o rap….Noize= Moraes= lula = harward = raduan ?????? O golpe da globo + Trad + Roberto Freire + quem? E vão lavar na casa de ensaio de novo nas custas de quem Orelhas de circo? #SB17

    Gandhi Dantas

    21/02/2017 - 00h57

    A maconha tava estragada ? Não entendi nada

Teonila

20/02/2017 - 16h26

Há o que se curte, há o que se compartilha e há o que se joga no lixo, por exemplo, Freire.

Ana Valeria Toledo

20/02/2017 - 19h17

Esse desgoverno Temer PSDB DEM PMDB é formado por homens corruptos ladrões and que só tomam atitudes que enchem o Brasil de vergonha alheia perante a comunidade internacional no quesito comportamento….
Affff!!!

Wal Weissmann

20/02/2017 - 19h15

REPUDIO!!!!
VERGONHA!!!!

Anônimo

20/02/2017 - 16h13

FORA GOLPISTAS!

Robinson

20/02/2017 - 16h06

Se é um governo ilegítimo, é um prêmio ilegítimo. Este senhor não deveria se prestar em aceitar tal honraria!

a.ali

20/02/2017 - 16h02

O freire está à altura do governo golpista, portanto, tem de fazer a “defesa” do usurpador & cia., aliás, turminha canalha da qual, também, faz parte.

Susana Lauck

20/02/2017 - 18h56

Se não aqui, pelo menos alhures estão percebendo o total nonsense que tomou conta neste país, do qual me envergonho profundamente.

Estelina Farias

20/02/2017 - 15h50

Genial. A colunista ridicularizou e desmoralizou Roberto Freire simplesmente reproduzindo suas conduta e fala. Foi mal, ministro.

Rosimeire Gusmão

20/02/2017 - 18h49

Patético.

Ceres Valladão

20/02/2017 - 18h42

Foi uma violência o que o Freire fez , um tremendo mau caráter.

tereza

20/02/2017 - 15h41

Esse ministro – Roberto Freire – é uma das tantas vergonhas impostas aos brasileiros goela a baixo pelo golpista Michel Temer; lamentável; patético.

victor cavagnari filho

20/02/2017 - 15h32

Além do mais, confundir governo com Estado é algo tão primário que desqualifica qualquer estudante secundário. E no caso a confusão foi de alguém que se pretende Ministro da Cultura.

Sueli Broggio Giati

20/02/2017 - 18h25

Que vergonha!

Mário Ferreira

20/02/2017 - 18h13

O ministro da cultura é mal educado. Também, esperar o quê de quem aceita participar do governo postiço.

ELMO VIEIRA DE SOUZA

20/02/2017 - 14h44

FREIRE, COMUNISTA DE PATACA,IDIOTA,IDIOTA,IDIOTA,IDIOTA.QUEM DEFENDE GOLPISTA COME FARELO COM ELE,

Paulo Aguiar

20/02/2017 - 14h42

Um imperador na Roma antiga fez de um cavalo Senador. No Brasil um presidente ilegítimo distribui cargos a estrebaria toda!!!

    Anônimo

    20/02/2017 - 17h30

    Muito bom!!!!

Waldir Depois

20/02/2017 - 17h32

Este ministro foi fantasma na Sabesp, mamou lá durante anos.

Carlão

20/02/2017 - 14h30

O que me impressiona é que a ignorância e a falta de educação, em uma sala repleta de pessoas, só tenha se manifestado através desse capacho de ladrão alçado a ministro. Garanto que eu, caso lá estivesse, também manifestaria meu atraso… METERIA A MÃO NA CARA DESSE VAGABUNDO! Ao menos provaria que existe 1 macho nesse país de covardes educados cordeiros que seguem calados para o matadouro para morrerem em alto nível. Povo safado!

Silvia Regina

20/02/2017 - 17h05

Tiago Vinicius SilvaPedro Pedro Henrique Silva

Silvia Regina

20/02/2017 - 17h04

Juliana Silva Remolli Carolina SilvaCamila Silva

Sérgio Moab Amorim de Albuquerque

20/02/2017 - 13h57

Obrigado, ou agradecido, pelas considerações tão pertinentes em sua matéria. Entristece-me muito ver a que ponto chegamos nesse meu país, e onde poderemos chegar, após essa quebra democrática, patrocinada pela mídia e pelo poder judiciário nacionais. Mas, fico feliz, por perceber que o olhar estrangeiro, vindo da pátria mãe, esteja atento ao que estamos passando, e ainda certamente passaremos, até que se restitua a normalidade democrática ao Brasil.

Leandro Barbosa

20/02/2017 - 16h49

O lixo do freire vai sumir na lixeira da história, enquanto a obra de Raduan será venerada por séculos… Simples assim…

Toby Moura

20/02/2017 - 16h46

O BOB Freire é o BOBO DA CORTE usado pelos paulistas.

    Eduardo

    20/02/2017 - 15h29

    Que “paulistas” senhor Toby? O Raduan Nassar? Alguém disse que toda generalização é burra. além disso é injusta.
    Ignorar os paulistas que resistem e lutam é injusto e fruto de informação deficiente. Infelizmente o que ocorre em S. Paulo ocorre também nos outros estados. Se a maioria dos brasileiros tivessem consciência do que realmente está acontecendo não estaríamos neste caos. Pautar a luta por critérios bairristas é enfraquecê-la.

Regina Barja Fidalgo

20/02/2017 - 16h45

Mascarado por demais ele já enganou a gente antes de mostrar que é um reacionário defendendo o emprego nesse governo Temeroso

Eduarda

20/02/2017 - 13h26

fantástico…

Anônimo

20/02/2017 - 13h23

Para um ministro essa atitude Goiânia tanto deselegante e ignorante! Não senhor ministro não foi esse governo golpista que deu impreciso a tão renomado escritor. Foi sim no governo anterior, aquele mesmo que vc e seus comparsas votaram para derrubar! Lamentável, o senhor, já idoso, ter um fim de carreira tão ladtimal Sr Roberto Freire!

Cristina Lamarão

20/02/2017 - 16h17

Pobre coitado.

Zé Coxinha Monarquista

20/02/2017 - 13h11

ministério inútil que só serve pra dar dinheiro público pra artista, temer não tinha que ter voltado com esse lixo

Carlos Saraiva E Saraiva

20/02/2017 - 15h56

Mediocre decrépito putrefato ideológico

Fabiana Carniado Santos Ramos

20/02/2017 - 15h55

Esse ministro é um ignorante. O que ele menos entende é de Cultura. Assim como todo o governo golpista que está no poder. É lamentável.

getulio

20/02/2017 - 12h49

O viés autoritário se espalhou pelo planalto a dentro, a cultura de resto, sucumbiu.

Ricardo

20/02/2017 - 12h49

Este ministro de ocasião é narcisista ao ponto de querer fazer-se ministro em um governo antidemocrático, corrupto, golpista, mas Roberto Freire é mestre em golpismo e traição, tentou acabar com o Partido Comunista no qual foi líder e quase conseguiu mas seus correligionários viram a tempo que estavam lidando com um demagogo e oportunista e logo voltaram a se reagrupar na sigla felizmente expurgada de tal nefasto, está sempre de plantão para defender o indefensável e presta-se a este serviço como nenhum afinal qual governista gostaria de fazer um papel tão repugnante e entrar para a história como pária? Ninguém a não ser este sujeito a reencarnação medíocre de Lacerda, uma pena o país ter que conviver e ver este tipo de político representando o país e a cultura nacional, um cara totalmente sem noção do tempo e da hora, mas um bom exemplo deste governo para que a população reflita em que fria a mídia e o judiciário nos meteram.

Kátia Maria Dourado lesl

20/02/2017 - 12h40

Devolve o prêmio do governo golpsta

    Rutilene Rocha

    20/02/2017 - 13h13

    O prêmio não é desse governo infeliz, não leu o texto?

V. Carvalho

20/02/2017 - 12h39

CARTA ABERTA A UM VASSALO DO CAPITAL
(Em desagravo a Raduan Nassar)

Senhor Roberto Freire
A ausência do Excelência credite ao fato de excelente o senhor não ter absolutamente nada. O senhor é o meu reconhecimento à sua senilidade, à sua decrepitude.
Eu poderia abordar diversos aspectos da sua biografia e do seu comportamento, a começar pela contradição do senhor ter sido funcionário público de confiança dos generais, em plena Ditadura Militar, ao mesmo tempo em que membro do Partido Comunista e líder nas Ligas Camponesas, de Miguel Arraes.
Não é possível que o aparato de informações das Forças Armadas, que sabiam até das cores das nossas cuecas, em nossas gavetas, não soubessem disso.
Não é possível que, com toda a esquerda sabendo disso, não tivesse aparecido um traidor para denunciá-lo, um indiscreto ou leviano, para comentar, entregando-o, algum camarada que não tenha resistido à tortura, citado-o como camarada.
O que não tenho notícia é de algum militar justiçado por camponeses, com a recíproca não sendo verdadeira, com muitos camponeses morrendo por pedir reforma agrária.
Lembrei-me disso quando o ouvir gritar, em plena cólera: “esse histrionismo oposicionista está com os dias contados.”, frase perfeita na boca do General Médici, do Coronel Ustra, e de outros da escola onde o senhor se formou, travestido de comunista.
Os do seu partido, PPS, linha auxiliar do PSDB/Dem, simples puxadinho, se ufanam do senhor não estar nas delações da Lava Jato.
Verdade, de um depoente entre setenta e sete depoentes, o único do qual sabemos o teor do depoimento, faltando que saibamos dos outros setenta e seis, o senhor não aparece, mas os seus correligionários têm memória curta, o seu nome está no Mensalão do Dem, o que talvez o tenha credenciado a fazer parte desse governo.
Mas, apesar do espaço até aqui gasto, o que me motivou a escrever-lhe foi o episódio de ontem, na premiação do escritor Raduan Nassar.
O senhor reparou onde se deu a premiação, e com um número muito restrito de convidados?
Na varanda da casa do premiado, única maneira de homenageá-lo, já que avesso às pompas e circunstâncias, à exposição pública, aos holofotes da mídia, ao contrário dos políticos.
Depois, homem sensível, de intelecto apurado e afinado, Raduan fez da própria premiação um ato político, transformando o discurso de agradecimento pelo prêmio num manifesto, um libelo contra o golpe.
E o senhor falou depois, questionando o prêmio.
Lembro-lhe que não foi um júri de políticos que julgou a obra dele, mas de literatos brasileiros e portugueses, e ele venceu por unanimidade.
A mesma unanimidade que o governo do qual o senhor faz parte está quase alcançando, com mais de 80% de rejeição.
Logo, coerente com a linguagem neoliberal, para o qual tudo soa e tisne tom metálico, de moeda: vidas, destinos, pátria, moral e caráter, o senhor se referiu ao “prêmio pecuniário dado pelo governo brasileiro.”
Mais que uma demagogia barata, a sua afirmação foi hilária, típica das limitações dos que pensam com cifras.
Antes de comentar o valor alardeado, uma pequena biografia do laureado: Raduan escreve muito, tem publico cativo e poderia viver da sua obra e de atividades paralelas (palestras, tardes e noites de autógrafos, textos para jornais e revistas…) mas, sensível, decepcionou-se com a sociedade e o sistema, percebendo que há mais Robertos Freires que Paulos Freires e Gilbertos Freires, decidiu deixar de escrever e ir para o campo.
Comprou uma fazenda com terras degradadas, extremamente ácidas e tomadas por gramíneas invasoras, imprópria ao gado.
Fez seguidas calagens e adubações, por anos, tornando-as férteis e implantando diversas culturas, conseguindo produtividade acima da média nacional.
Poderia fazer o que é regra na agroburguesia, aplicar o próprio capital no mercado financeiro, contrair empréstimos subsidiados, entrar para a UDR e a SNA, apoiar a Bancada do Boi, mas, ao invés, aplicou na própria fazenda, reinvestindo, e nas pequenas propriedades vizinhas, de agricultores pobres, por doação.
Já com idade, fez convênio com uma universidade pública e transformaram a fazenda num campo avançado, para estudos de agronomia.
Agora, aos oitenta anos, pegou um pedaço da fazenda e deu para o seu funcionário mais antigo, o que começou com ele e permaneceu fiel, e o resto da fazenda ele doou para a universidade, com o compromisso dela formar agricultores familiares, produzir pesquisas para a agricultura familiar.
Sr. Roberto Freire, os que lhe cercam quando foram governo nunca construíram uma única universidade pública, e agora querem privatizar as que os outros construíram, acabando com a universidade pública no Brasil.
Os que Raduan defendeu construíram 18 universidades e 55 campi.
Vamos agora ao valor pecuniário que o governo deu, segundo as suas palavras.
Primeiro que governos não dão nada, são a ponte entre a fonte, o tesouro nacional, o erário público, o dinheiro do cidadão contribuinte, do povo brasileiro, e o destinatário, nem sempre chegando ao destinatário, como bem demonstra a lista da Odebrecht, onde os do governo ao qual o Sr. pertence são maioria.
Segundo que este dinheiro não foi dado por iniciativa do atual governo. Este prêmio, Camões, foi criado há muitos anos, por iniciativa do governo português, em parceria com o governo brasileiro, com 12 brasileiros já tendo vencido.
O governo apenas cumpriu compromisso previsto em contrato.
Finalmente o valor pecuniário, jogado na cara do premiado como se fosse uma fortuna: cem mil euros, menos de quatrocentos mil reais, insuficientes para comprar um dos tratores ou colheitadeiras guardadas nos galpões da fazenda de Raduan, vinte e cinco vezes menos que o seu chefe, Temer, recebeu da Odebrecht, cinquenta e oito vezes menos que o seu colega de ministério, José Serra, recebeu da Odebrecht, com a diferença de que o dinheiro recebido por Raduan é lícito, sem necessidade dele golpear a democracia para livrar-se da justiça.
Raduan discursou em nome de milhões de brasileiros, enquanto o Senhor… Sob vaias e gritos de fora Temer, falou pelo ditador.

Francisco Costa
Rio, 18/02/2017.

    Elisabeth Trevisan

    20/02/2017 - 13h18

    Perfeito

    Eduarda

    20/02/2017 - 13h25

    “Raduan discursou em nome de milhões de brasileiros, enquanto o Senhor… Sob vaias e gritos de fora Temer, falou pelo ditador…..”

    Eduarda

    20/02/2017 - 13h26

    fantástico…

    Celina Moraes Giudice

    20/02/2017 - 13h55

    Palmas para o Francisco Costa! Falou tudo, por ele e por todos nós. Essa carta deveria ser publicada e não estar somente aqui nos comentários, pois poucos leem.

    Renê

    20/02/2017 - 14h23

    Muito bom, Francisco Costa. Texto embasado e sólido. Obrigado.

    Anônimo

    20/02/2017 - 15h09

    Bravo!!!????

linda susan de almeida araújo

20/02/2017 - 12h36

#vergonhaalheia

vitor

20/02/2017 - 12h08

pior de tudo isso e ter que pagar salario a este ministro gaga.! O ilustríssimo Nasser tem que tomar cuidado com o Alexandre. Cuidado o plágio. Kkkkkk

Lucas

20/02/2017 - 12h08

Na boa, às vezes dá vontade de perder a razão e partir pra ignorância (com violência física) e acabar com esses golpistas, facistas e coxinhas arrombados.

    Vitor

    20/02/2017 - 17h08

    A razão vc já perdeu no “arrombados”…

      Lucas Narciso

      20/02/2017 - 20h21

      Acho que não perdi.

      Narciso

      20/02/2017 - 20h50

      Vitor , vc é culto demais para pronunciar palavras “chulas” nê?!

Miguel Ângelo

20/02/2017 - 12h05

Vergonha!
Para quem se lembra da ascensão desse sujeito na política, ela se deveu muito à subnutrição educacional estratégica como política dos saqueadores tupiniquins (Saqueadores, pois por meio da pilhagem realizada por impostos distritais e imposto de renda) criam-se pseudo-ricos, mais aristocratas que merecedores, pois se enriquecem via “establishment” pelos desvios do nosso dinheiro pilhado pelos instrumentos supracitados. Desse modo, essa modalidade de subnutrição levou a grande parcela inculta e ingênua a confundir o sobrenome Freire e daí surgiu o “Efeito Halo”, isto é, Roberto Freire passou, no pensamento transdutivo dessa população, a possuir os atributos do intelectual e pedagogo Paulo Freire. Porém esse sujeito que obteve vantagem de um sobrenome e da subnutrição educacional e raciocínio medíocre de um povo, não passava de um ignorante faminto de poder e dinheiro. Quando iremos crescer quando povo?

    Jose

    20/02/2017 - 15h48

    Voces coxinhas sao tao burros que não param para pensar um pouco. SE e somente se houvesse alguma prova concreta contra o Lula ou sua familia, certamente ele ja estaria preso pois eh uma ameaca aos golpistas na proxima eleicao. Quanto a Dilma que eu saiba nao ha uma so delacao na lava-jato, mas se vc tem provas seu otario, como ja disseram por aqui, leva-as ate o Moro e sua gang evangélica do powerpoint, bom proveito!

agnaldo celestino

20/02/2017 - 12h04

o que será dos bolgs sujos do pt quando todos os petistas do governo do pt e do pmdb forem presos ??
muita coragem fazer uma pesquisas com caras que irão para cadeia .. rss

ate da p entender se voce ver pelo lado de que esses esgotos sumiram junto com o lula..

igual o cunha .. 3 meses de cadeia ninguem mais lembra..
a vida segue as contas chegam..

dilma e lula na cadeia custe o que custas

    Miguel do Rosário

    20/02/2017 - 12h45

    Aprende a escrever direito. A pontuar os comentários, e talvez eu dê atenção às merdas que você fala, Agnaldo.

      agnaldo celestino

      20/02/2017 - 13h31

      SEMPRE ESSE MESMO MIMIMI COMO SE ESSA MERDE D BLOG NAO TIVESSE UM CORRETOR ORTOGRAFICO..
      DO CONTRARIO NENHUM “ASSINANTE” CONSEGUIRIA ESCREVER TOLINHO..
      RSS

      FICA CALMA QUE EM BREVE VOCE FICARA OBSOLET..

      A PROPRIA BANDIDILMA JA ESTA SE CANDIDATANDO A DEPUTADA E SENADORA.. E VOCE FALANDO EM GOLPE

        Miguel do Rosário

        20/02/2017 - 15h39

        aahahahaha, esse troll me diverte

    Renê

    20/02/2017 - 14h11

    1. Se você tem provas contra Dilma e Lula, o que está esperando para levá-las ao Sergio Moro? Ele está ávido por tais provas! Se não as tiver, você não passa de um caluniador, certo?; 2. Você cita somente PT e PMDB, o que me faz crer que você acha o PSDB um partido santo, acertei? ; 3. Fala do Cunha, mas há algum tempo o identificou como sendo um de seus herois. Você era um daqueles “mihões de Cunha”. ; 4. Sua redação é ruim (mesmo para os padrões da internet). Você pode melhorar isso para poder se fazer entender mais facilmente, mesmo que eu discorde do conteúdo. Obrigado.

Ismar José Primo

20/02/2017 - 12h01

Roberto Freire, reza pela cartilha dos corruptos.

SHERLOCK HOLMES

20/02/2017 - 11h59

OBVIAMENTE OS PROCURADORES E PROMOTORES DA JUSTIÇA FEDERAL JÁ ESTÃO TRABALHANDO EM CIMA DAS DELAÇÕES DA ODEBRECHT.

TROUXAS COMO VOCES PENSAM QUE NAO ..
OS CARAS TRABALHAM 12 HORAS POR DIA…

ERENICE GUERRA
DILMA
GLEISE

SERÃO PRESAS ATE O MEIO DO ANO .
EU GARANTO.

    Anônimo

    20/02/2017 - 15h48

    Garante ? Há, há, há,ha.

    Jose

    20/02/2017 - 15h49

    hahaha vc e a gangue de jumentos do powerpoint garantem hahaha

      V

      21/02/2017 - 19h03

      Hahahahaha, como dá vontade de rir desses jumentos. E você? Garante o quê? Mais risadas, claro.

      V

      21/02/2017 - 19h19

      Hahahahaha. E você garante o quê? Mais risadas.

Ana Santanna

20/02/2017 - 14h59

Que coisa feia sr ministro!

Josete Vignolle

20/02/2017 - 14h58

Grotesco!

Amali Hasan

20/02/2017 - 14h53

Ministro pilantra

Alexandre Pinheiro

20/02/2017 - 14h50

Quando começaremos a reparar na falta que faz a educação a este braZil.

Flavia Souza Leão

20/02/2017 - 14h48

#foratemer O ministro RF é um fiasco, sempre foi e faz jus ao governo que é parte!

Zezé Lagreca

20/02/2017 - 14h47

O Brasil apodreceu…

Simone Morais Villafort

20/02/2017 - 11h45

Quem conhece a história politica de Roberto Freire sabe o grande traidor que le é. Acabou com o Partido que o elegeu pela primeira vez. Muitos o apoiaram para depois ver o mesmo colocar o Partidão na ilegalidade. Traidor, Golpista, ladrão são os melhores adjetivos que ele merece. Que me perdoe Raduan… não conheço sua obra. Na minha vida li Castro Alves, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Monteiro Lobato, Victo Hugo, Dostoiévski, Platão, Sócrates, etc. alguns obra completa… mas vou corrigir o erro…obrigado por isso Roberto Freire… me mostrou um grande escritor. interessado no bem do povo brasileiro

Liara Leite

20/02/2017 - 11h45

MINISTRO (?) DE CULTURA E EDUCAÇÃO NÃO TEM NADA !!! UM GOLPISTA !!!

José Roberto Muniz

20/02/2017 - 14h45

Qual imprensa internacional??? O que chocou foi o discurso de ódio, intolerância e golpismo de Nassaivo e perfeito. Ele está certo: quem fala o que quer, ouve o que não quer.

    Valéria Regina Dallegrave

    20/02/2017 - 15h06

    Dar a sua opinião política não é discurso de ódio, é o que os cidadãos normalmente fazem em uma democracia… Leia a notícia. O texto é de uma colunista portuguesa.

    José Roberto Muniz

    20/02/2017 - 15h38

    Valéria Regina Dallegrave, miga, então eu não entendi porque essa crítica ao Roberto Freire??? Ele somente deu sua opinião, e, como vc apontou “é o que os cidadãos normalmente fazem em uma democracia.”. Bjs, miga!

    Lenice Sena

    20/02/2017 - 16h10

    Tentou inverter as coisas, mas não cola esse seu discursinho. O ódio e o golpismo são protagonizados por vocês.

    Gerson Pompeu

    20/02/2017 - 16h56

    Palhaço usando perfil falso para dizer ignorância.
    Nem deve ter lido a matéria.
    Se leu, não entendeu.

    Patricia Bari

    21/02/2017 - 04h11

    Kkkkkkkkkkkk

    José Roberto Muniz

    21/02/2017 - 15h49

    Lenice Sena, migaaaaaaaaaaaa…cuidado vc está sendo manipulada. Para de ficar lendo somente o face do O Cafezinho e os livros da Jararaca. Estuda, miga, porque conhecimento liberta. Qualquer coisa eu posso te indicar algumas leituras libertadoras. Bjs, miguxa!

    José Roberto Muniz

    21/02/2017 - 15h59

    Gerson Pompeu migo, cuidado: vc está sendo manipulado. Para de ficar lendo somente o face do O Cafezinho e os livros da Jararaca. Estuda, migo, porque conhecimento liberta. Qualquer coisa eu posso te indicar algumas leituras libertadoras. Bjs, miguxo!

    José Roberto Muniz

    21/02/2017 - 16h00

    Patricia Bari

Joseph Rommel

20/02/2017 - 11h44

Não resisti à desrespeitosa e absurda intervenção desse ministro canastrão e analfabeto na cerimônia de entrega do Prêmio Camões de Literatura a um dos maiores escritores vivos do Brasil: RADUAN NASSAR. Que vergonha para o Brasil. Inúmeras mensagens e comentários estão chegando de todas as partes do mundo condenando e repudiando a conduta deplorável e agressiva de um ministro da cultura. Devemos neste momento nos unirmos e fazermos um ato de repúdio contra este ministro mentecapto, inclusive pedindo por sua exoneração o mais rápido a bem da cultura do Brasil. FORA FREIRE.

Iolanda Rebouças dos Santos

20/02/2017 - 11h32

É o que ganhamos quando se colocam no governo pessoas sem competência e banais…Pessoas de visão baixa e que só tem o ego na barriga.

Eloi Pinheiro Sales

20/02/2017 - 14h28

Quem defende bandidos e fora dá lei é o que?
Esperar o que de gente assim?

rafael ourives

20/02/2017 - 11h26

CARAS.. OLHA QUE LOUCURA.. FOI SO COLOCAREM UMA LESBICA NA PRESIDENCIA, EO BRASIL SE ACABOU..
ACABOU TUDO .. NAO HÁ MAIS CONSENSSO EM ABSOLUTAMENTE NADA ..
O ANO DE 2018 ( ANO QUE VEM GRAÇAS A DEUS ) PODE SE DIZER SERÁ A NOVA PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA POIS O BRASIL NAO TEM MAIS COERENCIA NENHUM..

13 ANOS DE GOVERNO NAO FIZERAM NADAAAA… NEM 1 KM DE ESGOTO .. NADA .. NADA .. NEO TERMINOU NADA.. SO GEREOU EMPREGO PARA EMPREITEIRAS SAQUEAREM O BRASIL..

AINDA SE JULGAM ESPERTOS POR NAO LEREM JORNAIS DE VERDADE..
ANIMAIS.. VOCES MERECEM UMA BELA SURRA DOS CARECAS DO ABC..

CARECAS DO ABC CADE VOCE..
DEÇA O PAU NESSES NORDESTINOS VEADOS E FEMINAZIS..

POR FAVOR VOLTEM.. VAMOS LIMPAR AS RUAS..

    Iolanda Rebouças dos Santos

    20/02/2017 - 11h33

    Você não passa de um grosseiro ignorante.

    Anônimo

    20/02/2017 - 12h23

    Que medra. Lixo humano.otário. babaca.coxinha. pnc

    JWN

    20/02/2017 - 19h01

    Cara, você é analfabeto?
    Aprende o bê a ba, depois escreve seus comentários.
    Se não sabe nem o português básico fica difícil… Kkk

Nicolau Piragino

20/02/2017 - 14h24

A AGRESSÃO e covardia foi deste escritorzinho que aceitou receber o prêmio e vai XINGAR o governo.
Se fosse homem recusaria o prêmio, mas todo esquerdeopata é COVARDE.

    Valéria Regina Dallegrave

    20/02/2017 - 15h09

    O prêmio não foi dado pelo governo. Leia a notícia e informe-se melhor antes de comentar, para não passar vergonha! Afff. Vergonha alheia!

    Nicolau Piragino

    20/02/2017 - 15h12

    O prêmio foi patrocínado pelos governos português e BRASILEIRO.

      Renê

      20/02/2017 - 14h52

      Sr. Nicolau. Vamos clarear as coisas:

      1. O Prêmio foi criado pelos governos de Portugal e Brasil;
      2. Quem escolhe o vencedor é um juri composto por literatos de língua portuguesa;
      3. Raduan Nassar foi premiado em maio/2016, ainda no governo Dilma. O atual governo apenas entregou o prêmio;
      4. Chamar Raduan Nassar de “escritorzinho” já denota o seu desprezo com a literatura de alta qualidade, o que já o desqualifica seriamente a ter alguma opinião sólida e crítica sobre este, ou até sobre qualquer outro assunto;
      5. Em nenhum momento do discurso, Raduan “xingou” o governo Temer, mas o criticou severamente. São duas coisas bem diferentes. Saiba distinguí-los.
      6. Por fim, espero que nos próximos comentários, você se informe melhor e tenha algo a acrescentar. Pode discordar, claro. Dê sua opinião e, se possível, tente escrever com menos adjetivos. Esforce-se.

BENEDITO EDISON MENDES SILVA

20/02/2017 - 11h22

Esse ex-cumunista enrrustecido de nazista deveria se mancar e enfiar a cara no buraco!

SERGIO AMADO

20/02/2017 - 11h20

COMO SE FALAR EM PROGRESSO NUM PAIS QUE NAO TEM ESGOTO PARA 90% DOS SEUS CIDADÃOS.. ??
COISA DE PETISTA ..
O GOVERNO PT SERVIU PARA ROUBARREM TUDO QUE DEU TEMPO.

MAIS O BRASIL.. EO PAIS DO TARDE MAIS NAO FALHA

    yara

    20/02/2017 - 12h15

    Concordo.A intenção desses comunistas era tomar o poder através do crime organizado.Era um projeto criminoso de poder.Defendem uma ideologia que já se constatou ser genocida.Comandam assassinatos em todos os países onde conseguiram se instalar.Agora com as redes sociais mostrando a verdade que foi ocultada do povo por décadas ,pela imprensa conivente, a máscara caiu e hoje já sabemos a verdade.Deus é bradileiro como diz o povo porque todas as vezes que o comunismo ateu e genocida tentou se instalar no Brasil,acontece algo inexperado e eles são derrotados.E serão sempre derrotados.É a força do terço promessa de Nossa Senhora:rezem o terço e o comunismo será destruído.Com Maria venceremos.

Deise Cesar

20/02/2017 - 14h18

Seria, agora, a coroação do feito, o Raduan Nassar convidar toda a imprensa nacional e internacional e doar o prêmio para o MTST, no acampamento da Av. Paulista.

Sandro Andrade da Silva

20/02/2017 - 14h16

A qualidade de nossos políticos oficiais é lamentável e quando são nomeados a ministros fica evidente e latente que precisamos mudar todos. Por isso FIM AOS PARTIDOS POLÍTICOS, pois precisamos de opção e os partidos impedem as opções.

    Gerson Pompeu

    20/02/2017 - 16h53

    Seria i único país do mundo sem partidos políticos.
    Será que todos os outros estão errados?

    Sandro Andrade da Silva

    21/02/2017 - 00h35

    A resposta está aí, estamos vivendo-a!

Wilson Guerra

20/02/2017 - 14h11

Contra a ignorancia nao ha argumentos.

Carlos Lima

20/02/2017 - 11h08

NÃO PRECISA SER GÊNIO PARA CONCORDAR, BASTA SER LÚCIDO E COERENTE COM A HISTORIA!!! BOM TEXTO!!!

Monica De Fatima Bianco

20/02/2017 - 14h08

Palmas p Nassar! E vômito p Freire.

Jane Moreira

20/02/2017 - 14h07

Lamentável! Roberto Freire, vergonha!

Rodolfo Souza

20/02/2017 - 14h05

golpista em desespero !!!!

Sergio Branco

20/02/2017 - 11h03

Procurei na Wikipédia algo que cacifasse o sr. Roberto Freire a ser ministro da cultura.
Só achei seu envolvimento no mensalão do DEM.

    Iolanda Rebouças dos Santos

    20/02/2017 - 11h33

    É um desclassificado!

Lilian Freitas Yonashiro Coelho

20/02/2017 - 14h02

Bizarro

Marcos Faria

20/02/2017 - 14h00

Esse sujeito é um grande, enorme, fenomenal IMBECIL!!!!!

Antonio Cerqueira

20/02/2017 - 13h59

VERDADES QUE DOEM, E QUE OS POLÍTICOS GOLPISTAS, E OS RIQUINHOS PRECONCEITUOSOS DETESTAM OUVIR.

Marcus Vinicius

20/02/2017 - 13h57

“O ministro sumirá da história e a obra do premiado fica, enquanto houver alguma forma de livro no planeta.”

Nada mais a acrescentar!

Carlos Augusto Lima DE Brito

20/02/2017 - 13h52

Esse Roberto Freire é um corrupto em desespero por que não vai demorar muito a LAVA JATO chegar nele FORA TEMER.

Diomar Ferreira

20/02/2017 - 13h52

Lula Ladrão…
“O mais interessante é que o Brasil foi recebido por LULA, quebrado 3 vezes pelo FHC e estava com uma reserva internacional de 38 bilhões. Lula roubou tanto, mas tanto que entregou para a Dilma com uma mísera reserva de 400 bi; Lula roubou tanto, mas tanto que valorizou o real; Lula roubou tanto, mas tanto que pagou a dívida externa com o FMI; Lula roubou tanto, mas tanto que tirou 36 milhões da pobreza extrema; Lula roubou tanto, mas tanto que é reconhecido internacionalmente pelos feitos nas áreas sociais; Lula roubou tanto, mas tanto que que construiu 18 Campi Universitários.
Lula roubou tanto, mas tanto que construiu 250 cursos técnicos de formação profissional; Lula roubou tanto, mas tanto que criou 173 cursos de extensão; Lula roubou tanto, mas tanto que lançou ao mar 60 petroleiros e todos construídos no brasil gerando milhares de empregos diretos e indiretos; Lula roubou tanto, mas tanto que que a inflação saltou de 80% ao mês para 8% ao ano.
Lula roubou tanto, mas tanto que levou 800 empresas para construção do porto de Mariel, em cuba, tudo com tecnologia brasileira e 80% comandada por empresas genuinamente brasileiras; Lula roubou tanto, mas tanto que o porto de Mariel foi uma tacada de mestre nos americanos, produtos vindos da europa para os EUA, sairá mais barato aportando em santos atravessando o brasil, nas novas linhas férreas e chegando ao porto de Mariel.
Bem mais barato e mais rápido do que ter que dar a volta em toda america do sul, genial!; Lula roubou tanto, mas tanto que doou dinheiro de suas palestras e ao mesmo tempo, investiu capital na áfrica, ele enxergou mais longe do que qualquer empresário brasileiro, afinal a Africa é o próximo país da vez e quando aqueles milhões de habitantes quiserem se vestir, comprar carro, geladeira, fogão, ar condicionado, gasolina, alcool, aviao , trator, alimentos quais sao as empresas que vão fornecer tudo isso à eles? quem é o melhor parceiro da África? pergunte à um africano se ele conhece o LULA!!?
Lula roubou tanto, mas tanto que o Brasil saltou da 15a maior economia do planeta para a 6a, ameaçando desbancar a inglaterra; Lula roubou tanto, mas tanto que saiu do governo com 87% de aprovação; Lula roubou tanto, mas tanto que o povo da classe média passou a fazer 3 refeições por dia; Lula roubou tanto, mas tanto que que fizemos a copa das copas; Lula roubou tanto, mas tanto que pobre trocou o ônibus pelo avião; Lula roubou tanto, mas tanto que as indústrias multinacionais disputavam à tapa montar seus parques industriais aqui.
Lula roubou tanto, mas tanto que descobriu o pré-sal, que vale hoje nada mais do que 20 trilhões de dólares e produz 2 milhões de barris ao dia; Lula roubou tanto, mas tanto que revitalizou a insdústria naval e criou 80.000 mil empregos; Lula roubou tanto, mas tanto que viramos credores do FMI; Lula roubou tanto, mas tanto que por causa de sua influencia internacional, suas aplaudidíssimas palestras internacionais como na OIT, começou-se a formar o BRICS consolidado-se no governo de sua excelente sucessora.
Lula roubou tanto, mas tanto que já são 40 anos de perseguição política, 890 capas pejorativas na VEJA e nenhuma prova de nada do que disseram contra ele. Inclusive a PF veio à público dizer que Lula era inocente, mas inocente mesmo são pessoas de mentes preguiçosas que sentam suas bundas gordas nos sofás dos Jornais Nacionais afim de ficarem bem informados e se esquecem que por detrás de cada apresentador, existem grupos políticos poderosos interessados em fazer o país para os mais ricos e não um país justo.
Prove que o Lula roubou, Prove que o Lula é ladrão, Prove que o Lula não presta, prove!! porque falar sem provar é crime, é tão baixo quanto tirar todos os direitos conquistados, por anos a fio, de reconstrução desse país, lave sua boca quando quiser falar mal do Lula, voce que fala mal dele não representa nem um fio de cabelo do dele é tão insignificante quanto sua pouca cultura, seu pouco conhecimento, sua pouca informação do que fala, do que pensa e do que representa.
Lula roubou tanto, mas tanto que os brasileiros nem querem que ele devolva seus corações, porque Lula nos pertence, Lula pertence ao mundo. Um Mito!” (William Lima – 08 Fev 2017)

    Jose Srur

    20/02/2017 - 13h59

    ???????

      Anônimo

      20/02/2017 - 12h34

      Texto perfeito!

    Francijane C S Rangel

    20/02/2017 - 14h03

    Caramba…vc disse tudo e muito mais. Gostaria de conseguir copiar e postar todos os dias

    Maria Graça Costa

    20/02/2017 - 14h04

    ????????????????????????????

    Claudia Reis

    20/02/2017 - 14h07

    ?????????

    Osy

    20/02/2017 - 11h44

    Mandou bem cara, eu até me emocionei, devemos pregar esses textos nas paredes de bares, igrejas (tipo “cunha”), clubes, escolas, etc…..

    Angelo Brayner

    20/02/2017 - 17h03

    ?????

    Waldir Depois

    20/02/2017 - 17h34

    Roubou tanto que só aqueles pedalinhos valem bilhões.

    Danilo Alves

    20/02/2017 - 20h45

    Ladrão que não tem um tríplex de 800 mil,que ladrão pé de chinelo o Lula é!

    Ana Marcia Simões Arreguy

    21/02/2017 - 00h30

    Lula ladrão roubou meu coração!

    Ana Luiza Seles

    21/02/2017 - 01h22

    É por essas e outras #lula2018

    Cléber Ribeiro

    21/02/2017 - 01h31

    Burro, idiota ou dissimulado ? Lula foi excelente presidente sim. mas foi covarde, colocou Dilma de fantoche e saqueou o país. Roubou até não querer mais. Foi covarde ao extremo e merece acabar no fim da vida dentro de uma cela de presídio 3×3 !

    Mario Cinelli

    21/02/2017 - 02h02

    Aplausos aplausos aplausos clap clap clap, Diomar! Este é o grande ladrão que os FDP desta quadrilha querem anular. Não vão conseguir!

Henrique Loading

20/02/2017 - 13h51

SHAME
SHAME
SHAME

Luiz Antônio

20/02/2017 - 10h50

Talvez nem o Garcia Márquez , se vivo fosse, teria a acuidade necessária para traduzir o momento pelo que passa o nosso querido Brasil!
Para ilustrar o que quero dizer basta a sentença proferida pela Carmen Lúcia (Presidenta do STJ): “Um preso no Brasil custa R$ 2,4 mil por mês e um estudante do ensino médio custa R$ 2,2 mil por ano. Alguma coisa está errada na nossa Pátria amada.”
Cá comigo me pergunto: por onde andou essa pessoa até chegar à mais alta corte do País…meu Deus…meu Deus!!!!

Vera Maria Araújo Fiod

20/02/2017 - 13h49

Excelente artigo!

José Thiago Pinto Moreira

20/02/2017 - 13h49

Quem é Roberto Freire além de golpista…

Regina Marcia Duque Pinho

20/02/2017 - 13h49

Nojo….

José Thiago Pinto Moreira

20/02/2017 - 13h48

Boechat é serviçal das redes golpistas. É um tremendo fanfarrão…Coxinha enrustido.

Tassio Erlange Costa

20/02/2017 - 13h47

Sem comentário, a POSTURA fala por sí, a carapuça de um colérico serviu, dou outro lado a SERENIDADE da conduta correta….!!!

Juba

20/02/2017 - 10h45

Além de esclerosado é canalha!

ANTONIO PAULO DA COSTA CARVALHO

20/02/2017 - 10h43

A hora que o povo tomar consciência, não ficará pedra sobre pedra. O Brasil precisa parar, os sindicatos devem decretar greve geral. O povo tem de sair às ruas. As forças armadas não devem ficar caladas covardemente. Se erraram no passado, uma boa oportunidade de se resgatar, derrubar o golpe, amar o Brasil, seu patrimônio. Povo e Forças Armadas, UNI-VOS!!!

Cindy Silva

20/02/2017 - 13h42

Como se não bastasse toda a vergonha que já passamos com essa quadrilha no poder ainda arrumam mais essa! Só cavalgaduras nos ministérios, afffff…

Carlos Luciano Ubaldino Pereira

20/02/2017 - 10h42

Uns ficam velhos. Outros velhacos.
Sua excelência virou um velho decrépito e babaca.
Acho que, infelizmente, esse senhor está mais para Cabo Anselmo, do que para Capitão Lamarca.

    ANTONIO PAULO DA COSTA CARVALHO

    20/02/2017 - 10h51

    Este ministro nem sabe o que é Estado de Bem Estar Social, (Well fare Stat), nem que Neoliberalismo é o capitalismo selvagem. Não sabe o que seja um escritor.

Marilene Flores

20/02/2017 - 13h41

Muito idiota ,

José Das Couves

20/02/2017 - 13h41

Com esse governo golpista é um vexame por semana… Que vergonha! Que vergonha!

Rosangela Maria Silva Oliveira

20/02/2017 - 13h39

Não podemos esperar muito de um sanguessuga que ganha a vida sugando o povo brasileiro e ainda se coloca como autoridade diante deste povo , criticando e repreendendo qualquer um que seja contra sua política e idéias. O prêmio não é fornecido por nenhum governo específico. Aliás se este governo fosse eleger alguém para receber um prêmio não seria por competência e por ser puxa saco ou por companheirismo, como fez com todos os indicados até o momento. Um governo que reforma a educação ouvindo um ator porno realmente não tem idéia do valor de uma obra literária importante

Fernanda Camillo

20/02/2017 - 13h38

Golpista é assim mesmo, completamente sem noção!

Lina Felipe

20/02/2017 - 13h37

Roberto Freire é um babaca golpista

Ana Marcia Simões Arreguy

20/02/2017 - 13h33

Este acontecimento mexeu demais comigo! Estou perplexa e com muita raiva desse governeco golpista q como bem salientou Massi não está a altura do prêmio nem do autor

Alex

20/02/2017 - 10h31

Ah esse pavão dá midia chamado Boechat.. agora entendo a alcunha de “boechato” …

Benedito Camelo Araujo

20/02/2017 - 13h30

Golpista salafrário.

Anônimo

20/02/2017 - 10h29

Excelente artigo.

Vania Francisco

20/02/2017 - 13h28

Esse sempre foi um aproveitador

Martinha Lima

20/02/2017 - 13h28

Temer: -Jogou meu “azulino” na lama
Então não reclama!
Marcela: – “Acidente pavoroso”!
Lula: -Nem “uma” marolina! kkkkkkkkkkk

Paulo Leal

20/02/2017 - 10h24

Literatura versus ditadura.
Raduan versus quem mesmo?

Evanildo Araujo Paiva Paiva

20/02/2017 - 13h23

ESSE roberto freire, É UM B…. , ALÉM DE SER UM QUINTA COLUNA.

Marco Antônio Oliveira

20/02/2017 - 13h23

FILHO DE UMA PUTA GOLPISTA!
esse porco deveria ter vergonha de fazer parte dessa quadrilha de escroques que está em Brasília…
ORDINÁRIO, VAGABUNDO!

Neli Valverde

20/02/2017 - 13h23

A baixa estatura de mais um “ministro” desse des-governo que infelicita o país

Maria Ines Possolo

20/02/2017 - 13h22

Há controvérsias !!!

Maria Francisca Mendonça Costa

20/02/2017 - 13h21

É uma vergonha atrás da outra!

Rogério Sampaio

20/02/2017 - 13h20

Kkkkkkkkkkkkk ele ganhou o prêmio no governo anterior, só que demorou de vim receber kkkkkkkkkkkkk

Dirceu Maia

20/02/2017 - 13h20

O que esperar de um governo desse naipe?

Silmara Cintra Marques da Silva

20/02/2017 - 13h20

Sua postura reafirma a verdadeira face deste governo ilegítimo golpista.
Nenhuma novidade.

Marcos Marcos Marcos

20/02/2017 - 13h20

Não entendo como Roberto Freire, Aloysio Nunes, Miriam Leitão e Marina Silva, ex comunistas, se tornaram em vermes despóticos golpistas neoliberais… O comunismo puro, democrático e social de Marx com inspiração em Platão, foi completamente esquecido.

Martinha Lima

20/02/2017 - 13h18

Temer: -Jogou meu “azulino” na lama
Então não reclama!
Marcela: – “Acidente pavoroso”!

Tony Valença

20/02/2017 - 13h17

Esse Roberto Freire ta mamando na política desde novinho

André

20/02/2017 - 10h16

Desde os anos 1990, em que eu trabalhava no privatizado BANESPA, e em que as disputas pelo poder no Sindicato dos Bancários eram acirradas, com os filiados e simpatizantes do então PCB, apelidado de partidão, conseguiam ainda marcar posição, essa figura (então principal liderança do partidão) não me enganava.
LAMENTÁVEL O QUE ACOMPANHAMOS DIARIAMENTE NO BRASIL PÓS GOLPE!

Rodrigo M. Simões da Cunha

20/02/2017 - 13h16

Onde este escritor estava o tempo todo? Quem é este cara? Apareceu do nada! Estava quietinho e acovardado!

    Cris Albuquerque

    20/02/2017 - 14h16

    Mais um desinformado e ignorante, não sabe quem é Raduan…… comentário bem típico de quem só lê veja, isto é e assisti a “grobo”.

    Rodrigo M. Simões da Cunha

    20/02/2017 - 14h22

    Aí Criss Cris Albuquerque. Vá catar coquinho ou lavar uma penca de roupa. Política não é pra vc.

    Sônia Fávero

    20/02/2017 - 14h22

    Realmente você não conhece de literatura e muito menos sobre esse “escritor”…

    Rodrigo M. Simões da Cunha

    20/02/2017 - 14h24

    Ninguém conhece este cara! Oportunista!

    Rodrigo M. Simões da Cunha

    20/02/2017 - 14h30

    RADUAN E O MINISTRO COMUNISTA, DOIS “NADA À ESQUERDA”

    Nunca ouvi falar antes em Raduan Nassar. São 99,999% dos brasileiros os que estão igual a mim.

    De repente, Raduan recebeu um grande prêmio literário do governo. Dizem que foi 100 mil reais! Grana pra cacete!

    Na entrega do prêmio, o desconhecido escritor fez um discurso demolidor. Parece que defendeu Dilma, atacou Temer, etc. Deve ter falado mal até do Sérgio Moro.

    Onde estava este velhinho desde junho de 2013, quando o Brasil foi para as ruas pedir mudanças?

    Selemir Gomes Coelho

    20/02/2017 - 14h41

    Isso mostra mais uma vez a sua ignorância, Rodrigo, pois esse velhinho certamente não precisa do dinheiro do prêmio (alías, o Brasil não o pagou sozinho), pois DOOU uma fazenda de 643 hectares, em Buri/SP, avaliada em R$ 20 milhões, acha pouco, com a exigência de alí ver instalada uma Universidade, e para lá foi UFSCAR, transformando e influenciando a transformação de toda uma região. Não menospreze a inteligência das pessoas.

    Rodrigo M. Simões da Cunha

    20/02/2017 - 14h43

    Selenir. A senhora certamente está no lugar errado. Deveria estar na Academia Brasileira de Letras.

    Valéria Regina Dallegrave

    20/02/2017 - 15h06

    Leia a notícia que vc descobre o “mistério” de onde estava Raduan Nassar antes do golpe… hahaha

    Rodrigo M. Simões da Cunha

    20/02/2017 - 15h19

    Tenho mais o que fazer. Depois vc Valéria, me passe umas receitas da Ana Maria Braga.

    Gerson Pompeu

    20/02/2017 - 17h05

    Nem se dá ao trabalho de ler a matéria e quer dar opinião.
    Tome tenência, trouxinha mal educado!

    Rodrigo M. Simões da Cunha

    20/02/2017 - 17h10

    Silêncio…PTRALHA!

Iracema Costa

20/02/2017 - 13h16

desculpa,, grande escritor ,,,, … eles valoriza o odio ,, corrupição ganancia ,, e falta de carater…indignidade,,,,injustiça ,, e falyade respeito com a cultura

Sidney Eduardo

20/02/2017 - 13h15

PADRÃO BRASIL DE QUALIDADE.

Davi Chaves

20/02/2017 - 13h12

RF um dos tantos canalhas q se locupretam no poder já há tantos anos…fora RF!

Maria Roseli Lara

20/02/2017 - 13h12

Mais uma vez a direita raivosa e golpista envergonha o Brasil

Maria Travassos

20/02/2017 - 13h11

Ele simplesmente deu uma resposta a agressao que sofreu e continuou sendo agredido!!! Nao esta satisfeito devolve o dinheiro!!!!

    Fernando Saraiva Ferreira Sobrinho

    20/02/2017 - 13h17

    Eu gosto do Boechat é o curto sempre que posso , mas que a bandeirantes é tendenciosa isto não tenho dúvida , pois fez campanha para seu funcionário Dória durante toda a campanha e perdeu a credibilidade comigo, pois tem um mediador de debates que é torcedor do PSDB , o Sr. José Paulo de Andadre é possível isso

    Valéria Regina Dallegrave

    20/02/2017 - 15h04

    Maria Travassos, leia a notícia antes de comentar, por favor. Obrigada.

Marcia Maria Ribeiro

20/02/2017 - 13h10

Grosseria.

Maristella Vasconcelos Leite

20/02/2017 - 13h10

Deixa esse idiota pra lá!!!
Totalmente perdido!!!

Gustavo Pacheco

20/02/2017 - 13h09

Raduan tem todo o direito de expressar sua opinião, mas foi incoerente ao comparecer a um evento do governo do qual ele chamou de golpista e ainda receber o dinheiro do prêmio do mesmo governo golpista. Quem fez bem foi Marlon Brando que na década de 70 negou-se a comparecer à cerimônia do Oscar e não receber o prêmio por sua atuação em “o poderoso chefão”.

    Solange Mendes

    20/02/2017 - 13h10

    Oi? Você leu a matéria? Abra o link e Leia na íntegra. Depois opine.

    S Raquel Cursino

    20/02/2017 - 13h15

    Em que outra oportunidade ele poderia expressar a própria opinião?
    O cara é muito inteligente mesmo.

    Stefano Caputo

    20/02/2017 - 13h15

    O prêmio foi concedido no governo legítimo!
    Esse que está aí é o governo golpista……….

    Marcos Porto

    20/02/2017 - 13h27

    Leia o texto de novo.

    Vania Francisco

    20/02/2017 - 13h30

    O prêmio não é so governo isso ha foi muito bem divulgado! E pq pensa diferente tem que se esconder? Vcs estão todos loucos, uma pessoa não pode mais manifestar seu ponto de vista!

    Rosangela Maria Silva Oliveira

    20/02/2017 - 13h30

    Desinformação é perigoso

    Marcos Bezerra

    20/02/2017 - 13h44

    Eu recusaria uma premiação

    Djalma Torres

    20/02/2017 - 13h48

    O prêmio não é dado pelo governo , e sim por verba direcionada a este prêmio e ele foi eleito por pessoas do saber de Brasil e Portugal , nada a ver com política e sim cultura .

    Ricardo Almeida

    20/02/2017 - 13h52

    Ele ia ficar calado? Quem está aceita essa merda de governo é que é otário

    Rita Reis

    20/02/2017 - 14h02

    Leia o artigo. Lá explica direitinho. E para entender melhor vá a Wikipedia e veja a diferença entre Estado e governo.
    O prêmio é absolutamente independente. Dado por um júri múltiplo de países de língua portuguesa.
    E o prêmio foi decidido por esse júri em maio de 2016.
    Não tem nenhuma relação com os governos do Brasil e Portugal em si.
    Vá lá e leia com atenção.

    Maria De Lourdes Zacchi

    20/02/2017 - 14h04

    O prêmio foi construído em 2016, era outro governo, e ele foi escolhido por uma banca.

    Cris Albuquerque

    20/02/2017 - 14h14

    Cara, seu comentário só demonstra o seu total desconhecimento sobre quem é RADUAN, tudo bem não saber quem é RADUAN, muita gente não sabe. Só conhece Raduan quem lê.

    Anderson Portela

    20/02/2017 - 14h23

    Se tivesse lido o texto completo não estaria falando asneiras!

    Denis Capiroto

    20/02/2017 - 14h52

    Analfabeto opinando. .m

    Gerson Pompeu

    20/02/2017 - 16h49

    Preguiça de ler dá nisso.

Djalma Torres

20/02/2017 - 13h08

Peço lhe desculpas escritor , este imbecil não representa a democracia , estivece Dilma no poder , estaria aí lhe entregando este premio e estaria emocionada e feliz por vc .

Maria Aparecida Dutra de Oliveira

20/02/2017 - 13h08

Roberto Freire, “Idiota!”

Francisca Das Chagas

20/02/2017 - 13h07

ESSE INDIVÍDUO ANALFABETO DE CULTURA SÓ SABE MESMO E SUGAR O DINHEIRO DO POVO.

Nina Ninoca

20/02/2017 - 13h04

Freire lixo da historia

Jorge França

20/02/2017 - 13h04

Os analfabetos a impressa manipular os mais esclarecidos politicamente eles agredi sem nenhum pudor.

    Fernando Saraiva Ferreira Sobrinho

    20/02/2017 - 13h16

    Eu gosto do Boechat é o curto sempre que posso , mas que a bandeirantes é tendenciosa isto não tenho dúvida , pois fez campanha para seu funcionário Dória durante toda a campanha e perdeu a credibilidade comigo, pois tem um mediador de debates que é torcedor do PSDB , o Sr. José Paulo de Andadre é possível isso

Nadia Chater Haddad

20/02/2017 - 13h03

Quem começou foi o escritor com uma linguagem de ódio. É normal que o ministro tenha reagido à altura.

    Solange Mendes

    20/02/2017 - 13h11

    Kkkkk

    Nadia Chater Haddad

    20/02/2017 - 13h12

    Kkkkk mesmo. Sem graça!

    Carla Michele

    20/02/2017 - 13h29

    Normal mesmo, é todo mundo se calar diante desse governo golpista e se comportar feito zumbi. Direitos são conquistados através de luta, nunca de passividade.

    Theomar Lemos

    20/02/2017 - 13h35

    Roberto Freire à altura de Raduan Nassar? Risos…

    Nadia Chater Haddad

    20/02/2017 - 13h46

    Respeito a biografia desse escritor mas isso não o insenta de cometer alguns erros que é humano. Golpe foi o que todos esses políticos deram no povo incluindo Dna Dilma e Lula que tiveram todo apoio popular e poder nas mãos. Infelizmente há pessoas que defendem essas pessoas em troca de benefícios financeiros ou por confundi-lo como integrantes de uma ideologia de esquerda. Em todo caso paciência!

    Clóvis Luis

    20/02/2017 - 14h01

    A história desse suposto Ministro é vergonhosa, esteve a serviço da ditadura militar e do AI-5, onde também está citado por recepção de propina, defender um traidor desse, é ser amante dessa ideologia anti-democracia que, é próprio dos seguidores da ditadura, onde tem a bajulação da elite e da suposta elite a classe média de direita.

    Valéria Regina Dallegrave

    20/02/2017 - 15h01

    Leia novamente, veja o vídeo de Raduan fazendo sua fala. Não há tom de ódio, não há palavras desrespeitosas ou características do ódio. Manifestar a sua opinião política não é discurso de ódio. Quem ajuda a disseminar esta ideia está preparando o terreno para uma ditadura!

    Nadia Chater Haddad

    20/02/2017 - 15h36

    Ditadura já vivemos com os altos impostos que pagamos para não ter o retorno em serviços públicos enquanto isso assistimos à gastança desenfreada dessa classe política que sempre enganou o povo.

Gilmar Damasceno

20/02/2017 - 13h01

Quem fala o que quer houve que não quer. Um é de partido que afundou o país o outro é partidário de um governo que vai acabar de afundar mais o país. E a imprensa ficou chocada com o que , vão nos hospitais e verão o que é chocante.

    S Raquel Cursino

    20/02/2017 - 13h16

    Não sei se te chamo de robozinho, papagaio ou massa de manobra.

    Marcos Porto

    20/02/2017 - 13h28

    Houve diferente de ouve.

    Bal Mourao

    20/02/2017 - 13h34

    Fake

    Eliel Lage

    20/02/2017 - 13h43

    Chocante é o seu analfabetismo.

    Gilmar Damasceno

    20/02/2017 - 13h58

    Com certeza estão falando do pessoal do PT quando fala de massa de manobra e de analfabetismo. Sem mais.

    Gu Vieira

    20/02/2017 - 14h36

    Eu quase me convenci da veracidade deste comentário… Mas já que quem comenta já está convencido há muito tempo, o melhor seria não ter ele aparecido por aqui. Esse aí é “somos todos Cunha”!

    Gerson Pompeu

    20/02/2017 - 16h58

    Mais um palhaço usando perfil falso para dizer ignorância.
    Nem deve ter lido a matéria.
    Se leu, não entendeu.

Ninguém

20/02/2017 - 10h01

Mas o ministrasto arcaico já entrou para a história como mais um dos velhacos golpistas.

Elaine Maria Santos

20/02/2017 - 12h59

Roberto Freire r i d í c u l o
em manipular situação para “réplica”, teor da mesma agredindo inteligência dos não manipulados e posterior reiteração das abóboras que soltou.
Em desnível com o cargo para o qual foi premiado (por ser anti patriota), digo
nomeado.

Irma Pedrosa

20/02/2017 - 12h57

É o ministro da Cultura!!!!!!!!!!!!

Francisca Gs

20/02/2017 - 12h57

suzanne silva

20/02/2017 - 09h54

” Claro que o ministro sumirá da história e a obra do premiado fica, enquanto houver alguma forma de livro no planeta. Para os livros de Raduan Nassar é indiferente o que passou na sexta.”

Não será essa mesma a dor do Ministro? Saber que tendo tido a chance de fazer história, passará despercebido pelo cenário político e, que após sua morte, terá seu nome totalmente esquecido?

Viva a literatura!

Iraldo Nunes

20/02/2017 - 12h53

O que choca essa imprensa safada?

Alice Maria Costa Maia

20/02/2017 - 12h52

Odara

20/02/2017 - 09h52

Que vergonha do Brasil. …. :(

Alice Maria Costa Maia

20/02/2017 - 12h52

Vomitadas nesse verme golpista.

Jeane Rosa

20/02/2017 - 12h50

O pior foi ouvir Ricardão Boechat dizer que os dois estão errados.
Mas o erro de RF se concentra no bate boca e no discurso final. E ele ainda acrescentou que a economia está melhorando!!!
Cansada desta imprensa indutora e manipuladora!!!

    Irma Pedrosa

    20/02/2017 - 12h58

    Isso mesmo! Eu até que gosto do Boechat; dessa vez, ele falou merda!!!!!

    Su Freitas

    20/02/2017 - 13h04

    A bandeirantes tb recebeu verba do Temer. Está explicado

    Maria Roseli Lara

    20/02/2017 - 13h13

    Boechat só quer holofotes poi a band e ditreitosa e golpista também

    Fernando Saraiva Ferreira Sobrinho

    20/02/2017 - 13h13

    Eu gosto do Boechat é o curto sempre que posso , mas que a bandeirantes é tendenciosa isto não tenho dúvida , pois fez campanha para seu funcionário Dória durante toda a campanha e perdeu a credibilidade comigo, pois tem um mediador de debates que é torcedor do PSDB , o Sr. José Paulo de Andadre é possível isso

    Joao Benedito De Albuquerque Albuquerque

    20/02/2017 - 13h50

    A grande mídia sempre foi a favor da saída de Dilma! Tá na cara que são Tucanas!

    Nicolau Piragino

    20/02/2017 - 14h26

    Para os domesticados que não conseguem ver a REALIDADE, compartilho uma figura, Quem sabe assim param de falar BESTEIRAS

    Jeane Rosa

    20/02/2017 - 14h44

    Nicolau Piragino inflação com um aumento gigante no desemprego diminui mesmo!!!!
    Pensar nos números de forma isolada que é besteira.
    O contexto de golpe tb contribui para que as pessoas comprem menos é sejam mais precavidas. Assim como os investidores…
    Não podemos esquecer tb se um dado importantíssimo, aliás, dois:
    1) O auge da crise econômica mundial no início do governo Dilma.
    2)Todo boicote feito pelo nosso congresso mafioso comandado por Cunha que objetivou nos afundar na crise para enfraquecer o governo Dilma e o povo que se dane!

    Fernando Saraiva Ferreira Sobrinho

    20/02/2017 - 16h37

    Jeane Rosa, não adianta ele é daqueles que defendem a corrupção que está aí , esquece

    Fernando Saraiva Ferreira Sobrinho

    20/02/2017 - 16h40

    Eu duvido uma pessoa honesta ler o documentário ( livro que pode ser visto pelo Google ) dá privaria tucana é não querer a prisão urgente do Serra , Aécio , Verônica Serra, a irmã dá Mirian Dutra , ex amante do FHC ,que delatou ou esquema , do próprio FHC, a não ser que seja desonesto igual

    Fernando Saraiva Ferreira Sobrinho

    20/02/2017 - 16h41

    Mas sabe quando vão ler este livro ? O dia que o zorro prender o sargento Garcia , pois é melhor acreditar nas pregações do MBL, é FIESP , e como admitir que está errado depois ?

    Mário Ferreira

    20/02/2017 - 18h14

    O Ricardão fala que manda o patrão.

    Eliana Azambuja

    20/02/2017 - 18h32

    Concordo! Os dois estão errados.

    Ana Valeria Toledo

    20/02/2017 - 19h23

    Qdo não se pode ter opinião própria $$$$$ fica difícil, né?
    Tem q defender esse desgoverno Temer PSDB DEM PMDB aí azeda o glorioso RB para nós….

    Danilo Alves

    20/02/2017 - 20h40

    É o velho discurso tudo menos o PT o país pode chegar no fundo do poço o ódio que não acaba.O que a mídia fez com esse povo

    Andre Massao Noce

    21/02/2017 - 01h29

    Nicolau Piragino KKKKKKKKK… falou o paulista que mantem o PSDB corrupto em São Paulo, há mais de 20 anos no poder… e quase morreu de sede pela incompetência deles… e até resolveram roubar merenda escolar…

    Fernando Saraiva Ferreira Sobrinho

    21/02/2017 - 14h46

    30 anos

Regina Vasco

20/02/2017 - 12h50

cadê a educação

Julio Cesar Calaça

20/02/2017 - 12h49

Quem é Roberto Freire no jogo do bicho?


Leia mais

Recentes

Recentes