Menu

O estranho “acordo internacional” de Janot para detonar a Odebrecht

Segundo o Miami Herald, importante jornal da Flórida (mais para o conservador), “o escândalo Odebrecht já se tornou a maior ameaça à estabilidade política e econômica da América Latina”. *** Abaixo, um texto do Miola que aborda o tema. Acordo do Janot ameaça a soberania e os interesses do Brasil Por Jeferson Miola, em seu […]

36 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Segundo o Miami Herald, importante jornal da Flórida (mais para o conservador), “o escândalo Odebrecht já se tornou a maior ameaça à estabilidade política e econômica da América Latina”.

***

Abaixo, um texto do Miola que aborda o tema.

Acordo do Janot ameaça a soberania e os interesses do Brasil

Por Jeferson Miola, em seu Facebook

O encontro promovido pelo ministério público com procuradores de 10 países onde a Odebrecht atua, indica um ativismo internacional questionável da força-tarefa da Lava Jato – fato verificável também na cooperação descabida com o Departamento de Justiça dos EUA.

Na “Declaração de Brasília sobre a cooperação jurídica internacional contra a corrupção” [16/02/2017], os procuradores assumiram o compromisso “com a mais ampla, célere e eficaz cooperação jurídica internacional no caso Odebrecht e no caso Lava Jato, em geral”.

O acordo assinado por Rodrigo Janot deve ser analisado e acompanhado com rigor máximo pelo Congresso Nacional e pelo Conselho de Defesa Nacional, uma vez que envolve razões de Estado, proteção da soberania nacional e a defesa dos interesses do Brasil.
A Odebrecht, única empreiteira citada nominalmente na “Declaração de Brasília”, não é, todavia, a única implicada na Lava Jato; e tampouco é a única empresa brasileira competitiva no mercado internacional de obras, serviços, engenharia e tecnologia.

Além disso, os procedimentos e estratégias adotados pela Odebrecht para corromper o sistema político, em nada diferem daqueles empregados pelas poderosas empresas dos EUA, da Alemanha, França, Inglaterra, Japão para abocanhar mercados no exterior.

A Odebrecht era, antes de começar a ser detonada pela Lava Jato, a principal empresa de engenharia de ponta do Brasil, e também aquela com maior conhecimento, domínio tecnológico e competitividade capaz de disputar os mercados de áreas mais avançadas com as companhias estrangeiras, sobretudo as norte-americanas.

O desenvolvimento desta multinacional brasileira a habilitou a atuar em áreas sensíveis e de altíssimo interesse estratégico para o Brasil, como o enriquecimento de urânio, construção de tecnologia de submarino nuclear, projetos militares, associação na fabricação dos caças Gripen, extração de petróleo de águas profundas [pré-sal], setor petroquímico, de óleo e gás; geração energética, mega-obras de infra-estrutura etc etc.

Com a guerra de ocupação de George W. Bush para roubar o petróleo do Iraque, a Odebrecht foi uma das principais perdedoras de contratos de obras de infra-estrutura e de exploração de petróleo naquele país. O cartel da máfia liderada pela família Bush e o então vice-presidente Dick Cheney se apoderou da “reconstrução” do país que eles próprios tinham arrasado.

É muito estranho, em vista disso tudo, o acordo assinado pelo procurador-geral – que poderá implodir a Odebrecht e, em conseqüência, afetar projetos estratégicos e o desenvolvimento do país. Se tivesse um mínimo de patriotismo, Janot buscaria auxílio internacional para combater a corrupção que multinacionais como a Alstom e a Siemens promovem no Brasil através dos governos tucanos.

Ao assinar um acordo que ameaça a soberania nacional e contraria os interesses do Brasil, Janot rasga a Constituição. No inciso I do artigo 21, está definida como competência da União [do Poder Executivo] “manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações internacionais”. E no artigo 84, a Carta Magna define como competência privativa do Presidente da República:

“VII – manter relações com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos”;
“VIII – celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional”.

A representação do Estado brasileiro, como se vê, nem de longe é atribuição do chefe do ministério público. Mesmo sob a vigência do regime de exceção e com o país comandado por um presidente ilegítimo, cabe ao usurpador que ocupa de fato o Poder de Estado responder formalmente pelo país perante outras nações e organismos internacionais.

É dever constitucional do usurpador Michel Temer convocar com urgência o Conselho de Defesa Nacional para evitar o desfecho desta que poderá ser a jogada terminal da Lava Jato para satisfazer interesses estrangeiros e escusos, que não os do Brasil e do povo brasileiro.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

BENEDITO EDISON MENDES SILVA

20/02/2017 - 11h39

Será que tudo foi de graça ou quanto rolou de propina?

Marcos Antônio

20/02/2017 - 06h23

DE UMA COISA DEVE SE DESCONFIAR OU DESCOBRIRAM ALGUMA COISA DO J…. OU DEVE TER SIDO COMPRADO COM MUITO ” FAZ ME RIR” É COISA DE NEGÓCIO EMPRESARIAL.

Alan romero

19/02/2017 - 13h57

Nunca na história o Brasil foi comandado por tantos bandidos lesa pátria! Esse Janot , Moro e os procuradores, o STF,TJ , Globo, mídia tem que pagar! Esse ataque contra a soberania nacional tem dedo de fora, não tem dúvidas!

    WKunde

    19/02/2017 - 23h34

    Eles não têm como PAGAR esses erros.
    O que se pode. e deve, pela lógica, é impedi-los de os cometer.

Francisco Agenor

19/02/2017 - 08h12

Tambem nao consigo assimilar esse empenho em destruir uma empresa que empregava milhares de trabalhadores que hoje estao desempregados. Acho que esse é o objetivo acabar com os sonhos dos menos favorecidos

Anônimo

18/02/2017 - 19h02

Se o Acordo for contra o LULA/PT/DILMA/Stédile/ … o exército está adorando, o ex-BRASIL é um mero detalhe e não vai caso. Viva o çERjIO mO(U)RO!!! Fodam-se os 12P’s, contanto que o P$$$DB/DEM/PMDB continuem soltos e roubando, tá tudo bem obrigado. O leitinho da tropa/aposentadoria/benefícios estão assegurados, o resto morram!!!! O __braziUSA__= brasil™ em 2018 começarão a exportar DESGRAÇADOS para a eUSropa, junto com os africanos/árabes no Mediterrâneo, pois já vão com o selinho/carimbo/marca a fogo na bunda, “””MADE in brasil™ ””. Gostaram?!?

tonhio

18/02/2017 - 18h20

A solução para toda essa matança humana, LULA PRESIDENTE 2018.

C.Poivre

17/02/2017 - 23h14

Procuradores querem esconder seus super-salários:

http://justificando.cartacapital.com.br/2017/02/17/mp-sp-propoe-manobra-para-evitar-publicizacao-de-supersalarios/

Edison de Queiroz Albuquerque

17/02/2017 - 23h04

Depois que vi, na Netflix, o documentáriio ZeitGeist – Addendum, compreendi melhor o que está acontecendo aqui.
É a mesma tática americana de desestabilizar governos de países que não se agacham para os interesses deles.
Táticas de perseguição, humilhação, mentiras nos principais meios de comunicação (que se vendem a qualquer preço, como prostitutas – me perdoem as prostitutas).
Primeiro tentam corromper. Se não funcionar, partem para desestabilizar o governo visando derrubá-lo. Se não der certo, também, chamam a CIA para assassinatos.
Lula que se cuide!

    Victor

    18/02/2017 - 04h32

    O mundo está tão estranho que o Trump vem passando pelo mesmo problema da Dilma. A mídia monopolista internacional, legítima representante do 0,001%, vem batendo forte a ponto de ter derrubado o general Flynn. Isso foi enorme e com uso da CIA (que forneceu informação ultra secreta para a mídia) do próprio governo para derrubar gente do governo.

    Janot, Moro deverão ser julgados por alta traição.

    E o Brasil, que nunca foi levado a sério (só com Lula a coisa estava mudando), passa a ser agora piada mundial graças a um juizeco de 1ª instância e a um mineirinho que quer governar.

Jaci Caetano

17/02/2017 - 22h36

O objetivo do Janot-PSDB é triturar de tal forma a Odebrecht (por pura vingança) que as suas delaçoes contra toda a pilantrada deles não surta nenhum efeito.

Nailza Ramos

17/02/2017 - 22h24

É O ETERNO COMPLEXO DE VIRA LATAS, COLONIZADO E ENTREGUISTA… “O QUE É BOM PARA OS E.U.A.. É BOM PARA O BRASIL”. (General Juracy Magalhães)..

Massimo Sangermano

17/02/2017 - 23h12

parabens coxinhas/pato via rede globo/psdb, conseguiram o Brasil esta uma maravilha

Carlos Rocha

17/02/2017 - 22h16

Nome de todos os senadores que apoiaram o golpe. Importante seria essa mensagem ser replicada com o nome de cada senador de sua região no top da lista, pessoas de MG põem o nome dos senadores de MG no topo, pessoas do RJ, por os nomes dos sendores do RJ no top, esses nomes tem que ser replicado até as eleições de 2018. Obs: retirei as siglas partidárias pq, pessoalmente, não tenho nada contra qualquer partido, diferentes idéias não pode ser confundido com pessoas que querem impor a força suas idéias.
Aécio Neves – MG
Aécio Neves – MG
Antonio Anastasia – MG

Alvaro Dias – PR

Ciro Nogueira – PI

Davi Alcolumbre – AP

Fernando Bezerra Coelho – PE

Benedito de Lira – AL
Fernando Collor de Mello – AL

Flexa Ribeiro – PA

Garibaldi Alves Filho – RN
José Agripino – RN

Blairo Maggi – MT
José Medeiros – MT

Ana Amélia – RS
Lasier Martins – RS

Antonio Carlos Valadares – SE
Eduardo Amorim – SE
Maria do Carmo Alves -SE

Aloysio Nunes – SP
José Serra – SP
Marta Suplicy – SP

Omar Aziz – AM

Dalirio Beber – SC
Dário Berger – SC
Paulo Bauer -SC

Cássio Cunha Lima – PB
José Maranhão – PB
Raimundo Lira – PB

Hélio José – DF
Cristovam Buarque – DF
Reguffe – DF

Edison Lobão – MA
Roberto Rocha – MA

Romário – RJ
Marcelo Crivella – RJ

Romero Jucá – RR

Ronaldo Caiado – GO
Lúcia Vânia – GO

Magno Malta – ES
Rose de Freitas – ES
Ricardo Ferraço – ES

Gladson Cameli – AC
Sérgio Petecão – AC

Eunício Oliveira – CE
Tasso Jereissati – CE

Acir Gurgacz – RO
Ivo Cassol – RO
Valdir Raupp – RO

Vicentinho Alves – TO
Ataídes Oliveira – TO

Simone Tebet – MS
Waldemir Moka – MS

Maria Suely Lourenço

17/02/2017 - 21h44

Canalhas milhões de vezes !!!

Eduardo Silva

17/02/2017 - 19h28

Crime de lesa pátria.
Não há “mãos limpas” na lava jato.
Rasgaram a Constituição, daí prá frente, tudo pode.
Inclusive procurador dá república, assumir as vezes de chefe de Estado.
Afinal, um golpista – marionete – cheio de crimes a serem investigados, é apenas um trapo dá politicagem.,

Hélio Speziali Aroeira

17/02/2017 - 21h24

golpista filhodaputa! entreguista! bandido!

Sadi Ribeiro de Deus

17/02/2017 - 21h23

QQUANTO SERA QUE VAI RECEBER ESSE IDIOTA BANDIDO………………KKKKKKKKKKKKKKKK

Sheila Nunes

17/02/2017 - 21h20

Pois é! A história o julgará como inconsequente! !

Martinha Lima

17/02/2017 - 21h19

VELOSO RECUSA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
“não preciso de “Moro” privilegiado” kkkkkkkkk

Joce Lan

17/02/2017 - 21h07

Engracado que aqui em Qatar li que sao 15 paises por ai estao dizendo 10/11??? Nao entendi mas soa muito estranho mesmo.

Gerson Rocha Silva

17/02/2017 - 20h43

Parece que a Odebrecht esqueceu de pagar a alguém.

LUIZ TAVE

17/02/2017 - 18h29

Veloso , seria o fim dos caras de pau ! aecio ja esta` dando o golpe no golpista , inf da Cia e propineiro da Globo ! Loteando os pontos estrategicos com os TUCANALHAS ! O POVO QUER SABER DE QUEM E` O AVIAO E OS 430 KG DE COCAINA ! O HELICOCA TODO MUNDO JA SABE ! VAI SER O PRIMEIRO A SER COMIDO ! A MIDIA ta´ SILENCIOSA ! Ae`sim e`pra desconfiar

Wake up

17/02/2017 - 18h25

Nada mais se falou acerca do acidente morte do Teori que revelaria aquilo que o Janot divergiu com o falecido por ser contra sua transparencia culminando com o providencial desfecho facilitando a vida dos golpistas.

Sylvio Saboya Ramos Filho

17/02/2017 - 20h25

Janot,Gilmar Mendes,Moro,Dallagnol,Cunha,Temer,Aécio,Jucá,Padilha,Agripino,Bolsonaro,Malafaia,Caiado,Serra,Dória, desejo tudo de pior para essas porcarias.

Leonardo Koppes

17/02/2017 - 18h24

Poderia ser se o traira não estivesse sendo chantageado desde sempre por cunhas, geddeis e ultimamente pelo filhote de mussolini que pediu a cadeira do STF (para advogar para o PCC, não se esqueçam). Em outras palavras, estamos sem governo, sem justiça e com um congresso legítimo, por ser eleito, mas corrupto até o talo. O Sr. janota faz o que bem entende sem dar satisfação a ninguém e sem nenhuma lei que o impeça. “Tenho vontade de recomendar aos jovens: saiam desse país”.

LUIZ TAVE

17/02/2017 - 18h17

ganhar diarias em dolares com palestras mentirosas ! sera` que isso nao constitui desvio de finalidade ? JANOT E GILMAR MENDES ESTAO MANDANDO NO STF !

João Bertoldo Oliveira

17/02/2017 - 20h10

Parece que não tem um cara lá do andar de cima que pense grande no Brasil. Brasil, nosso país. É um tal de entregar de bandeja isto e mais aquilo e o Brasil que exploda. Nada a favor dos corruptos da Odebrech, tudo com a firma e milhares de empregados da Odebrecht.

Mari Gomes

17/02/2017 - 19h59

Rodrigo Jardim Rombauer

17/02/2017 - 19h43

NSA MAN

C.Poivre

17/02/2017 - 17h42

É um caso típico de CRIME DE TRAIÇÃO ao país. Nenhum dos países mais avançados chegou onde chegou sem proteger ferrenhamente suas mais estratégicas empresas públicas e privadas, mas não só isso, exerceram (e exercem) um protecionismo nacionalista em seu comércio exterior a ferro e fogo:

CRIME DE TRAIÇÃO À PÁTRIA:
“Art. 13 da Lei 7.170/83 – Comunicar, entregar ou permitir a comunicação ou a entrega, a governo ou grupo estrangeiro, ou a organização ou grupo de existência ilegal, de dados, documentos ou cópias de documentos, planos, códigos, cifras ou assuntos que, no interesse do Estado brasileiro, são classificados como sigilosos.
Pena: reclusão, de 3 a 15 anos.”

Jorge Nascimento

17/02/2017 - 19h42

A perversidade dos poderosos do Brasil dá muito nojo, gente egoísta e nada patriota, os mesmos e o mesmo lema, a irmandade quase secreta acima de tudo.

Carlos Augusto

17/02/2017 - 19h41

Miami Herald não é tão conservador assim não, não foram a favor de Trump, por exemplo.

    Miguel do Rosário

    17/02/2017 - 18h32

    Valeu, Carlos. Bom saber. Vou tirar o “ultra”. É que eu conhecia apenas sua linha muito agressiva contra Venezuela e Cuba, etc


Leia mais

Recentes

Recentes