Menu

Governo ataca Raduan Nassar por causa de seu discurso contra o golpe durante evento literário

(Foto: Arquivo / Divulgação – tirada daqui) Nota do governo sobre protesto de Raduan faz parecer que intelectuais são trogloditas petistas Por Rodrigo Casarin, no blog Página 5 “O Ministério da Cultura lamenta, mais uma vez, a prática do Partido dos Trabalhadores em aparelhar órgãos públicos e organizar ataques para tentar desestabilizar o processo democrático. […]

62 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Arquivo / Divulgação – tirada daqui)

Nota do governo sobre protesto de Raduan faz parecer que intelectuais são trogloditas petistas

Por Rodrigo Casarin, no blog Página 5

“O Ministério da Cultura lamenta, mais uma vez, a prática do Partido dos Trabalhadores em aparelhar órgãos públicos e organizar ataques para tentar desestabilizar o processo democrático. Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Camões de Literatura, em São Paulo, o ministro da Cultura, Roberto Freire, teve sua fala interrompida por manifestantes partidários, sinal de desrespeito à premiação oficial dos governos de Brasil e Portugal”.

Essa é parte da nota que a Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura distribuiu para a imprensa no começo da tarde desta sexta, posicionando-se sobre o fato do escritor Raduan Nassar protestar contra o governo de Michel Temer ao receber o Prêmio Camões na manhã de hoje. Na sequência, na mesma cerimônia, Roberto Freire, ministro da Cultura, achou que o melhor que poderia fazer era atacar o homenageado. A notícia do ocorrido está aqui.

É fato que boa parte dos escritores têm um pensamento voltado à esquerda e que, por isso, muitos se identificam com o PT, partido que até outro dia era sinônimo de iniciativas esquerdistas no país. Hoje, esses artistas mantêm a posição ideológica, mas a maioria também se tornou, com maior ou menor afinco, crítica ao PT – que, vale lembrar, parece já ter deixado do discurso de golpe para trás para voltar às articulações políticas, vide a amigável maneira que recentemente Lula recebeu e se colocou à disposição de Temer.

Em uma cerimônia cujo homenageado é assumidamente de esquerda, em uma classe de pessoas que se identificam com a esquerda e com um público também de esquerda, não surpreende o protesto contra Temer. Fazer acreditar que essas pessoas, por criticarem o governo, são manipuladas ou orquestradas pelo Partido dos Trabalhadores é menosprezar a inteligência dos indivíduos ali presentes. Ou, para pegarmos o próprio Raduan como exemplo, alguém acha que ontem o Lula ligou pra ele e disse “companheiro, esculacha com a bagaça amanhã”? Ou alguém acha que também mandaram o Julián Fuks bradar um “Fora, Temer” quando recebeu o Prêmio Jabuti no final do ano passado?

Sim, Raduan, bem como outros artistas, tem uma história vinculada ao PT, mas essa é uma posição política que parte dele, não o contrário. Outro exemplo? O constantemente apedrejado virtualmente Chico Buarque, claro. Agora, achar que intelectuais dessa envergadora não pensam por conta própria, que são meros trogloditas que obedecem a ordens de algum partido, tal qual a nota do Ministério da Cultura insinua, é de uma burrice – ou desonestidade? – tremenda.

A nota completa do Ministério está aqui:

“O Ministério da Cultura lamenta, mais uma vez, a prática do Partido dos Trabalhadores em aparelhar órgãos públicos e organizar ataques para tentar desestabilizar o processo democrático. Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Camões de Literatura, em São Paulo, o ministro da Cultura, Roberto Freire, teve sua fala interrompida por manifestantes partidários, sinal de desrespeito à premiação oficial dos governos de Brasil e Portugal.
Considerada a mais importante distinção da Língua Portuguesa, o prêmio concedeu 100 mil euros (sendo 50 mil euros arcados pelo Ministério da Cultura) ao escritor brasileiro Raduan Nassar.
O agraciado foi respeitado por todos durante sua fala, ao contrário do que ocorreu com o ministro da Cultura, interrompido de forma agressiva. Apesar de ser um adversário político do governo, Raduan recebeu o prêmio, legitimando sua importância. Uma premiação literária com essa dimensão não merecia esse comportamento intolerante de alguns, que tentaram partidarizar o evento”.

Comunicar erro
SOBRE O AUTOR

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

SOBRE O BLOG

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

janete

07/03/2017 - 09h25

muito bom o seu artigo

vitor

19/02/2017 - 16h50

A quadrilha mais suja e corrupta esta leiloando o país, roubando , entregando e tentando nos fazer de escravos. E os coxinhas batem palmas e apoia o este governo sujo , vocês são do mesmo balaio ou melhor da mesma pocilga.

Mateus

19/02/2017 - 09h26

O governo não é capaz de dar uma resposta inteligente, como quer que as pessoas acreditem nele com justificativas baseadas em memes de facebook

    Mateus

    19/02/2017 - 09h26

    Acreditem nele, no caso, no Governo

Rubens Mendonça

19/02/2017 - 10h31

Graças à Deus que esta esquerda
Está fora do governo.O mal já foi
Debelado

Cristina Pinheiro

19/02/2017 - 02h19

E ele tá é preocupado!

Sebastião Carlos Garcia

19/02/2017 - 00h53

A múmia cuspindo no prato que come. Velho gagá, quero ver ele doar o prêmio.

Augusto Carlos Cunha Pereira

19/02/2017 - 00h32

GOLPISTAS!!!

Antonio C. Ribeiro

19/02/2017 - 00h17

Quanta honra para o nobre escritor!

Vera Lucena

18/02/2017 - 23h51

Obrigada,Raduan assino embaixo.

Renato Damati

18/02/2017 - 20h21

Governo? Correto seria DESGOVERNO. Parabéns Nassar, falou muito bem. Fora desgoverno golpista. Fora Temer e sua gang mafiosa!

Silvia Machado Machado

18/02/2017 - 20h13

Valeu Raduan.

José Cláuver Caruncho

18/02/2017 - 19h37

Não que Raduan precise, mas ataque de governo golpista é elogio.

Lucy Valentim

18/02/2017 - 19h28

Não há Governo. Há uma quadrilha no poder.

Sérgio de Paula

18/02/2017 - 18h41

Um golpe acobertado pelas elites que não se conforma como um homem sem curso superior conseguiu tirar milhões da pobreza.

Eliete Mazzeo De Sá Cavalcanti

18/02/2017 - 18h02

Raduan falou por mim e tenho certeza ,pela maioria dos brasileiros. Obrigado.

Ondina Gomes Nunes

18/02/2017 - 17h58

Foi golpe sim !!!Fora Temer golpista e leva tua corja pro inferno .

Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

18/02/2017 - 15h11

Cretinos golpistas, quem são vocês para falar em desestabilização? E logo da Democracia, que vocês desestabilizaram em grande estilo em maio de 2016???????? Ora, vão se catar!

Alan Cosme de Carvalho

18/02/2017 - 16h51

Esse gorveno gosta mesmo é de ovo quente na boca .

Sagarana Patricia Rabelo

18/02/2017 - 14h13

Maravilhoso!

Jose Felipe Ferreira

18/02/2017 - 11h44

caros amigos bom dia. Este ministro está na politica a 40 anos encanando o povo brasileiro primeiro pregou comunismo .Depois virou um camaleão ninguém sabe que este moço é. liberal ou ultra liberal ou comunista e/ou socialista mas que ele sabe fazer ser embrulhão e enroleishow. viver bem acusta da politica

Iolanda Azevedo

18/02/2017 - 13h00

Parabéns homem de coragem

Maria De Fatima Rozadas

18/02/2017 - 12h32

NASSAR! NASSAR! NASSAR!

Vera Lucia Sá Mandarino

18/02/2017 - 11h06

Perfeito adorei , que bom ter pessoas com coragem ..Fora Temer ridículo .

Sonia Gomes

18/02/2017 - 10h10

Duvido, que alguém do governo ilegítimo tenha a competência de responder as críticas de Raduan no mesmo nível intelectual. Obrigada Raduan, com sua inteligência deu voz ao povo brasileiro e calou o incompetente governo ilegítimo.

Tiago Bevilaqua

18/02/2017 - 04h41

Esse governo é de uma incompetência sem limites. Afirmar em nota oficial do Ministério da Cultura que, o Partido dos Trabalhadores tem a prática de aparelhar órgãos públicos (sic) ainda hoje???!! E o que tem isso a ver com as manifestações contrárias ao fisiológico Roberto Freire? Endoidaram é a única resposta que encontro.

    Helio Waizbort

    18/02/2017 - 17h02

    Até hoje não entendo o que os midiotizados querem dizer com “aparelhar os órgãos públicos”.
    Mas tenho certeza de que é mais uma idiotice…

    Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

    18/02/2017 - 15h16

    Que coisa mais nojenta! O que há neste país de mais aparelhado que PMDB-PSDB-DEM-Rede Grobo-Estadão-Folha-Veja-Band-IstoÉ e seus múltiplos rebentos pelos estados afora, todos monocórdios na nobre tarefa de entregar nossas riquezas aos desinteressados representantes do Capital Financeiro e de anular tantas conquistas populares. Aparelhamento, pois sim…

Raquel Wandelli Loth

18/02/2017 - 01h22

Faltou dizer que o prêmio foi proposto ao genial Raduan Nassar antes da consumação do golpe e que aceitou já na época, o que desqualifica completamente essa deplorável carta do ministério da mentira. Roberto Freire, figura pífia, melancólica, homem nulo na história do Brasil, teve a atitude que se espera de um traidor e de um canalha. Temer não podia estar melhor representado. E sim, Raduan vai muito além do PT porque a arte, a literatura, não conhece o pensamento de direita, nem o conchavo.

    Celso@vol.com.br

    18/02/2017 - 10h22

    Este é o seu pensamento, e não o meu canal na petista

      V

      18/02/2017 - 17h18

      Que tal aprender pelo menos a escrever? Até lá, deixe outros passarem vergonha, não queira ela só para você.

Denise Nunes

18/02/2017 - 02h39

Esse governo ilegítimo quer colocar a culpa no PT rsrsrsrs, vem ouvir a nossa voz, Raduan falou o que todos nós estamos falando #foratemer vcs são lixo, não representam nada, só golpistas ladrões.

Celso Leal

18/02/2017 - 01h47

Não merece nenhum prêmio esse mercenário.

    V

    18/02/2017 - 17h16

    Você sabe o significado da palavra mercenário ? Não parece.

      Alan

      18/02/2017 - 23h52

      Acho que você se confundiu. Quem recebeu o prêmio foi o R. Nassar, não o mercenário R. Freire.

Amali Hasan

18/02/2017 - 01h09

globo, temer e golpistas são todos lixo a serviço dos seus bolsos

V

17/02/2017 - 22h57

Se o ministro ilegítimo tivesse se limitado a declarar discordância em relação às declarações do homenageado, não teria sido vaiado. Levou vaia porque ofendeu o homenageado e, por isso mesmo, desrespeitou os demais presentes. É tão difícil assim entender a diferença entre ser cortês e ser mal educado ?

Margareth Bezerra

18/02/2017 - 00h27

Desonestidade pura e simples. Não há que se falar em desonestidade intelectual, pois é evidente que não é o caso.

Ilidia Silva

17/02/2017 - 23h58

O que é lamentável é esse governo golpista achar que o povo é burro. #foratemer

Sandra Francesca de Almeida

17/02/2017 - 23h51

#RaduanNassarMeRepresenta

Flávio Augusto Araújo Costa

17/02/2017 - 22h51

Primeiramente, Fora Temer! Agora, o Raduan falou tudo o que quis, sem interrupção nenhuma. A platéia deveria fazer o mesmo, e se manifestar depois. Infelizmente muitos só sabem ouvir o que não é contraditório.

Lu Rodrigues

17/02/2017 - 21h40

Amei Raduan disse tudo Golpistas nunca terão vida fácil. Fora Temer ,Fora Roberto Freire golpista traíra

Izilda Borges

17/02/2017 - 21h05

Ainda bem. Quem quer ser aplaudido por esse governo de canalhas. Esse Roberto Freire não é ninguém. Viva Raduan Nassar!!!

Mônica

17/02/2017 - 18h09

Miguel do Rosário, você tem certeza de que o Presidente Lula se colocou a disposição do golpista Temer? E, se assim foi, qual seria a interpretação, a leitura para esse posicionamento do presidente Lula? Seria a da sua insinuação, a correta?

Alex Amaz

17/02/2017 - 20h04

A Globo utiliza esta tática a todo o momento. Quando houveram manifestações a favor da presidenta e da democracia, assim como as manifestações contra este governo ilegítimo, eles dizem que é manifestação de militantes.

Eduardo Barreto Cruz

17/02/2017 - 19h03

De alma lavada. O prêmio mais que justo. Declarações de um governo golpistas não diminui em nada o merecido prêmio. Parabéns, Raduan!!!

Wilson Pagano

17/02/2017 - 18h29

Mas rapaz! Esse tal de Roberto Freire não devia nem abrir a boca ele é corrupto e golpista como todos aqueles que apoiaram o golpe e tem mais e que ser vaiado e tem sorte de não ser apedrejado.

Iara Almeida

17/02/2017 - 18h16

Perfeito Raduan

Juliana Thiesen

17/02/2017 - 18h02

Ser atacado por esse governo ilegítimo é uma grande honra!!!
Obrigada, Raduan!!! Você lavou nossas almas!!!!

    V

    17/02/2017 - 23h00

    Ou seja, levou dois prêmios.

    Iolanda Azevedo

    18/02/2017 - 12h59

    Isso mesmo

Mauricio Sanches Silva

17/02/2017 - 17h58

#ForaTemerGolpustaEntreguista
#ForaGolpistasCanalhas

Mari Gomes

17/02/2017 - 17h56

Raquel Wandelli

17/02/2017 - 17h54

Raduan é Rei!

Miriam Vieira

17/02/2017 - 15h51

A vaia tbm faz parte do espetáculo!. Viva Raduan! #ForaTemereFreire

Robercil R. Parreira

17/02/2017 - 17h49

“Tirar #Dilma, colocar #MT com #STF, com Tudo, para #EstancarASangriadaLavaJato.” “#Caju” segundo a Lista da #Odebrecht.
“Não Vai Ficar Pedra Sobre Pedra. Doa a Quem Doer.” Presidenta Dilma Rousseff.
Lula Presidente, Já!

Liliana Lima

17/02/2017 - 17h45

Não existe processo democrático a ser respeitado e sim retrocesso e esse fajuto mereceu as vaias sim e nem todo mundo q protesta contra o golpe é PT. E se for?

    Hannibal de Sousa

    18/02/2017 - 14h44

    Fajuta é você, uma analfabeta que não conseguiu escrever duas linhas sem demolir as normas cultas da língua portuguesa. Raduan Nassar é o maior escritor vivo de nosso idioma. Recolha-se à sua insignificância.

Luiz Carlos P. Oliveira

17/02/2017 - 15h42

Comentar o que? Se fosse algo relevante o que o MC publicou, ainda valeria a pena. Essa nota deles é uma alucinação de quem culpa o PT por tudo.

Raquel Kacelnikas

17/02/2017 - 17h41

Como esses golpistas são ridículos, né!!!!!!!!!!

Maurilio Francisco de Assis

17/02/2017 - 17h36

EU LAMENTO VER ROBERTO FREIRE CUIDANDO DE CULTURA PRA CHORAR .ESSES GOLPISTA NEM NO TÚMULO TERAM SOSSEGO ALGUÉM PASSARÁ E VAI OLHAR AS PLACAS COM SEUS NOMES QUE E ESSE AI :SIM GOLPISTA QUE NOS IDOS DE 2016 ACABARAM COM A DEMOCRACIA NO BRASIL. FORA LIXO

João Valente

17/02/2017 - 17h32

Roberto Freire, GOLPISTA.


Leia mais

Recentes

Recentes