Menu

A loucura antidemocrática dos novos meganhas que assumiram o poder no Brasil

Eu queria fazer um comentário sobre essa notícia contra o governador Pezão. Leiam esse post, do 247 e do UOL. Eu volto em seguida. No Brasil 247 PF APONTA PROPINA A PEZÃO. VAI RENUNCIAR? Valter Campanato/Agência Brasil A crise do Rio de Janeiro acaba de ganhar um novo ingrediente: de acordo com a Polícia Federal, […]

26 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Eu queria fazer um comentário sobre essa notícia contra o governador Pezão. Leiam esse post, do 247 e do UOL. Eu volto em seguida.

No Brasil 247

PF APONTA PROPINA A PEZÃO. VAI RENUNCIAR?

Valter Campanato/Agência Brasil

A crise do Rio de Janeiro acaba de ganhar um novo ingrediente: de acordo com a Polícia Federal, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, do PMDB, recebeu propinas do esquema Sergio Cabral; nesta tarde, o centro do Rio virou uma praça de guerra com protestos de servidores, que estão com os salários atrasados, contra a privatização da Cedae; Pezão também está nas delações da Odebrecht e deve ser delatado por seu marqueteiro, Renato Pereira, da Agência Prole; além disso, ontem, ele teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral; diante do caos no Rio, só resta uma saída a Pezão: a renúncia

9 DE FEVEREIRO DE 2017 ÀS 18:29 // RECEBA O 247 NO TELEGRAM Telegram

Rio 247 – A crise do Rio de Janeiro acaba de ganhar um novo ingrediente: de acordo com a Polícia Federal, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, do PMDB, recebeu propinas do esquema Sergio Cabral.

Nesta tarde, o centro do Rio virou uma praça de guerra com protestos de servidores, que estão com os salários atrasados, contra a privatização da Cedae.

Pezão também está nas delações da Odebrecht e deve ser delatado por seu marqueteiro, Renato Pereira, da Agência Prole, como beneficiário de uma conta na Suíça.

Além disso, ontem, ele teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Diante do caos no Rio, só resta uma saída a Pezão: a renúncia.

Abaixo, trecho da reportagem de Ítalo Nogueira, no UOL:

A Polícia Federal afirmou nesta quinta-feira (9) à Justiça Federal ter encontrado indícios de que o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), recebeu propina do esquema do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB). Em razão disso, sugere o envio do caso ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Os indícios são seis bilhetes encontrado na casa de Luiz Carlos Bezerra, ex-assessor de Cabral apontado como operador financeiro da quadrilha, durante a deflagração da Operação Calicute, em novembro. Nele, há referência a “Pezão”.

De acordo com a interpretação dada pela PF, o escrito é uma “possível referência à propina para a Pezão”. Cinco bilhetes referem-se possivelmente ao controle de um pagamento de R$ 140 mil. O sexto indica a transferência de R$ 50 mil.

Em razão da aparição do nome de Pezão, o delegado Antônio Beaubrun Junior sugeriu o envio do caso para o STJ.

Sinceramente, eu acho tudo isso muito ridículo e bizarro. A PF encontra uns bilhetinhos na casa de Luiz Carlos Bezerra e imediatamente vaza seus conteúdos à grande mídia. Repare na construção sintática da reportagem: “de acordo com a interpretação dada pela PF”, “possível propina”, “possivelmente”.

A meganhagem judicial e policial está totalmente descontrolada: são castas que, provavelmente constrangidas pela crise fiscal que achata salários dos mortais do serviço público, e diante da atmosfera de fim de mundo imposta pelo governo e pela mídia, tentam posar de herois da “indignação popular” com todo o tipo de truculência ou mesmo armação contra a classe política.

Sei que não há santos na classe política, mas o mesmo raciocínio vale para o judiciário, a polícia, o ministério público. Seria muito interessante se houvesse uma reação da classe política, e seus agentes irrompessem na casa de todos os meganhas e encontrassem também “bilhetinhos” parecidos, aos quais fosse dada algum tipo de “interpretação”.

Na minha opinião, tudo isso é o golpe, porque esse tipo de atitude da meganhagem cumpra a função de deixar os estados acéfalos. Sem comando, os servidores e a população vão protestar contra quem?

Sem liderança, os estados são comandados então por uma burocracia não apenas muito mais corrupta do que as lideranças políticas, como também infinitamente mais descomprometidas com qualquer tipo de diálogo com a população. Os políticos precisam estabelecer um mínimo de diálogo, porque precisarão disputar eleições nos anos vindouros. Os burocratas, não. Eles só tem medo da mídia, que pode destruir suas carreiras. Então a mídia e a burocracia assumem o controle do Estado. A corrupção é maior que nunca, não há mais soberania popular. O judiciário, via TRE ou TSE, cassa o mandato de quem ele quiser, com anuência da mídia, anulando completamente o poder e a liberdade do cidadão de escolher seu governante. E assim entramos numa ditadura.

O resultado, no entanto, é mais trágico e caótico do que na ditadura militar, porque nesta ao menos havia um governo. Agora, não. O judiciário elimina os gestores públicos, provocando caos na governança. Quem assumirá responsabilidade de pagar os servidores, de pagar a conta dos hospitais, de tocar as grandes obras de infra-estrutura necessárias a todos as cidades do Brasil? Quem cobrará as dívidas fiscais? Serão os juízes, os delegados, os promotores? Não, esses não se interessam pela administração do Estado, e, portanto, não sentem qualquer responsabilidade perante a coisa pública. Tudo que eles querem é aparecer na mídia e ganhar o prêmio Faz Diferença da Globo.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Atreio

10/02/2017 - 14h36

corrigir nosso erros como nação: sem crime não há impeachment!

#VOLTADILMA!

BRASIL, reDILMA-se!

Beba Monteiro

10/02/2017 - 12h20

No Brasil do golpe tudo é possível inclusive o improvável, e o imoral virou normal, como: uma operação de combate à corrupção levar os investigados ao poder com as benção da justiça e apoio da mídia PIG, juiz confraternizar com investigados, um presidente golpista e corrupto com 43 citações na lavajato ser premiado personalidade do ano pela imprensa, uma secretária da igualdade racial ter sido presa por racismo, a reforma agrária ser comandada por latifundiário, e por aí vai. Para um país que já tem um megadelatado no planalto, um parceiro do Aécio- Mineirinho na corrupção de Furnas na presidência da Câmara Federal, um réu lavajateiro no comando do Senado, e um ministério ficha suja, que tem desde ladrão de merenda como o atual Ministro dos transportes, e mais alguns ilustres delatados estrelas da Odebrecht com status de ministro (Henrique Eduardo Alves, Raul Jungman, Bruno Araújo, Ricardo Barros, Mendonça Filho, José 23 Milhões Serra, Eliseu 4 Milhões Padilha e o braço direito do MT, o Romero 22 milhões Jucá). Logo, a pergunta que se faz é a seguinte: que diferença faz um propineiro a mais chefiando o senado ou a câmara, o Moreira Franco- vulgo angorá assumir um ministério, ou o Edson Lobão na CCJ do senado?? E não vai ser nenhuma estranheza se o Dudu Caranguejo da Odebrecht for solto, e ganhar foro privilegiado com um ministério qualquer. Afinal, todos não estão dentro do perfil corrupto e golpista??

ROGERIO

10/02/2017 - 09h20

Tem razão o Miguel. É um linchamento atrás de outro promovido pelo PIG. A população fica como barata tonta e a meganhagem se estabelece.

Orlando Rocha

10/02/2017 - 08h07

Miguel sempre coerente e com alguma razão. Vão por mim

Lili Brown

10/02/2017 - 07h05

STF ANULACAO DO IMPEACHMENT JA!!

GusVSZ

10/02/2017 - 04h28

Tem que ter ação popular contra cada réu da lava-jato, pedindo liminar para afastar do cargo.
Não foi esse o entendimento de gilmar, baseado em prova ilícita?
Que chovam ações populares contra o primeiro escalão e contra a nomeação de alexandre de moraes. Basta dizer que é réu, que é delatado e pronto, impede-se de assumir cargo público.
Estão usando isso contra a esquerda, vão usar contra lula e a esquerda vai deixar barato?! Usa contra a direita, usa os juízes progressistas,os coxinhas magoados, toca o terror e o caos com os mesmos argumentos.

Nathalie

10/02/2017 - 01h21

essa ansia d vingança d cadeia ta matando o brasil. pq não intervir pra ajudar, salvar o estado, as pessoas, e processa os culpados sem alarde? os caras tão focando nos culpados e deixando o país morrer.

Aparecida Araujo

09/02/2017 - 23h57

Luiz Carlos P. Oliveira

09/02/2017 - 21h53

Não sei bem o qie se passa. Mas parece que os golpistas precisam fazer um sacrifício por semana para tirar o foco de Brasília. Um boi de piranha por semana, mas sempre os bois menores. Quando faltarem os “bagrinhos”, vão ter que lançar peixe mais graúdo ao mar. O primeiro foi Cunha, por quebestava muito enrolado. Depois fritaram 6 ministros. Mais um mes e teremos os caciques do golpe “matando-se” um ao outro, para ver quem vai para a prancha. Não ficará pedra sobre pedra, ou melhor, ladrão sobre ladrão. Triste no que o Brasil se transformou.
Mas, ao mesmo tempo, eu posso dizerbcom orgulho: EU SABIA QUE IA DAR NISSO.

Roberto Russo

09/02/2017 - 23h37

“b” rasil…um país tupiniquim de MERDA!!!

Fábio

09/02/2017 - 20h51

Dizem que idiotice tem limites, mas não para o Miguel do Rosário. Alguém acha mesmo que Pezão, ex-secretário de obras, ex-vice governador e braço direito de Cabral ( os dois são unha e carne ) não recebeu propina ? Ora, faça-me o favor, idiotice tem limites. Só falta o Miguel , novamente posar novamente com aquela ridícula jaqueta com as cores da Venezuela e bradar apoio a Maduro !

    Nelson

    09/02/2017 - 21h33

    Meu caro. Não te faças de tanso. Tu sabes muito bem o que quer dizer o Rosário. o Pezão recebeu propina e, por isso, deve ser destituído? Não duvido. Porém, angtes disso, ele tem direito a passar por um julgamento justo onde terá o direito de se defender.

    Se o julgamento concluir pela culpa dele, que seja apeado do poder e vá responder pelo seu crime. Atropelar ainda mais os trâmites só fará consolidar esta resvalada que estamos dando em direção a uma ditadura.

    Em tempo. Não tenho apreço algum pelo Pezão, não sou do Estado dele, não votei nele e não sou filiado a qualquer partido político.

      Fábio

      09/02/2017 - 23h47

      Vá dizer isso, caro imbecil, ao povo e aos funcionários do Estado do Rio de Janeiro. Num país sério, o Rio de Janeiro já teria sofrido intervenção e Pezão, que fez parte do governo anterior já teria sido afastado, mas há imbecis como você que acham que ele só pode ser afastado após condenação (em vinte anos ) pelo Supremo. Ainda bem que não há tantos imbecis como você no judiciário !

        Miguel do Rosário

        09/02/2017 - 23h58

        Você nitidamente quer substituir as urnas pela toga. Que 20 anos? Existe eleição de 4 em 4 anos.

          Fábio

          10/02/2017 - 21h49

          Entre governantes que dilapidam o patrimônio público, levam Estados à falência e compram joias de 850 mil para a esposa com dinheiro de propina, prefiro as togas. Quanto aos vinte anos, caro fracassado jornalista, foi apenas uma ironia !

    Nelson

    09/02/2017 - 21h37

    “Só falta o Miguel , novamente posar novamente com aquela ridícula jaqueta com as cores da Venezuela e bradar apoio a Maduro !”

    Se o Rosário tivesse posado com aquelas camisetas que reproduzem a bandeira dos Estados Unidos e se pusesse a bradar apoio a Obama, Bush, Clinton, Reagan ou qualquer outro assassino que comandou o grande país do norte em décadas e décadas, você diria que ele estava vestido ridiculamente?

      Fábio

      09/02/2017 - 23h45

      Já já o Miguelito vai estar vestindo a jaqueta com as cores dos EUA , bradando apoio a Trump. Vai ser ridículo do mesmo jeito !

      Fábio

      09/02/2017 - 23h51

      Você, caro idiota, deve ter uma jaqueta dessas, do Maduro, em casa né . É a jaqueta dos fracassados !

        Nelson

        10/02/2017 - 14h38

        Meu caro. Se, para defender o povo venezuelano da investida covarde e assassina do Sistema de Poder que domina os EUA sobre o país vizinho, for necessário vestir uma camiseta em apoio ao Maduro, o farei com todo o prazer.

        Por óbvio, este apoio não significa “cheque em branco”, não significa esquecer dos erros e das barbeiragens que ele vem cometendo, não significa abdicar de criticá-lo.

        Aliás, passar “cheque em branco” é o que mais a coxinhada gosta de fazer. Adoram dizer que é só atrelar o Brasil, por completo, outra vez aos EUA, de joelhos, para que um bom futuro nos sorria.

        A coxinhada prescrevia um “cheque em branco” ao defender o golpe de Estado como o salvo conduto a nos levar a dias muito melhores e sem crise. Antes disso, na campanha de 2014, a coxinhada prescrevia um outro “cheque em branco”; deveríamos votar em qualquer um, desde que não fosse petista, se quiséssemos chegar ao Eldorado.

        Após vários “cheques em branco”, preconizados pelos coxinhas, chegamos à situação atual. Situação que você, ao que tudo indica, quer piorar ainda mais, quando propõe que eliminemos o pouco que ainda resta de democracia e de Estado de Direito em nosso país.

        Nelson

        10/02/2017 - 14h56

        A propósito de “jaqueta dos fracassados”, vamos escrever um pouco sobre os fracassos da Venezuela bolivariana de Chávez/Maduro.

        Em janeiro, o jornalista espanhol, Ignacio Ramonet, escreveu um artigo em que expõe alguns dos “fracassos” do bolivarianismo. Abaixo, reproduzo alguns trechos do artigo que traz dados que, obviamente, não foram divulgados pela nossa mídia dita de referência:

        “Outro dos problemas importantes que o governo teve de enfrentar (talvez o mais grave) – em parte consequência da guerra económica contra a Revolução Bolivariana – foi o do aprovisionamento alimentar. Lembremos que antes de 1999, 65% dos venezuelanos viviam em situação de pobreza e apenas 35 por cento poderia beneficiar de uma boa qualidade de vida. Ou seja, em cada 10 venezuelanos, apenas três se alimentavam regularmente com carne, café, milho, leite, açúcar… No decorrer dos últimos 17 anos, o consumo de alimentos (graças ao enorme investimento social da revolução) aumentou em 80%.
        Esta mudança estrutural explica por si só por que a produção nacional de alimentos, muito mais importante do que se pensa, se tornou insuficiente.”

        “Uma outra vitória não menos importante no difícil ano de 2016 foi a taxa recorde de investimento social, representando 71,4% do orçamento nacional. É um recorde mundial. Nenhum outro Estado do mundo gasta quase três quartos do seu orçamento em investimento social.
        Em matéria de saúde, por exemplo, o número de hospitais foi multiplicado por 3,5 desde 1999. E o montante dos investimentos no novo modelo da saúde pública foi multiplicado por dez.
        No quadro da Missão “Barrio Adentro”, cujo objectivo é o acesso aos cuidados de saúde nas zonas urbanas mais modestas do país, tiveram lugar quase 800 milhões de consultas salvando a vida de quase 1 400 000 pessoas. As escolas médicas formaram 27 mil médicos em 2016 e outros 30 mil deverão obter o seu diploma em 2017. Oito Estados da Venezuela estão cobertos a 100% pela Missão “Barrio Adentro”, enquanto o objetivo fixado era de seis Estados.”

        “Outra vitória social fundamental, não mencionada pelos media dominantes, diz respeito a pensões de reforma. Antes da revolução, apenas 19% das pessoas em idade de se reformarem recebiam uma pensão, os restantes subsistiam frequentemente na miséria ou dependentes de suas famílias. Em 2016, 90% das pessoas em idade da reforma recebiam uma pensão, isto mesmo que não tivessem podido contribuir para a Segurança Social durante sua vida activa. Um recorde na América do Sul.”

        “Uma vitória espectacular – mais uma vez mais não mencionada pelos media dominantes – foi a “Misión Vivienda”, cujo objectivo é construir habitação social a preços regulados para famílias mais modestas.
        Em 2016, esse programa entregou 359 mil habitações (a título de comparação, um país desenvolvido como a França apenas construiu 109 mil habitações sociais em 2015). Acrescente-se que 335 mil habitações foram renovadas como parte do maravilhoso programa “Misión Barrio Nuevo, Barrio Tricolor”. Missão que recebeu elogios do grande arquitecto Frank Gehry, criador do Museu Guggenheim em Bilbao e Museu Louis Vuitton, em Paris e que afirmou querer participar. Estamos a falar de quase 700 mil habitações sociais em 2016. Um número ímpar no mundo.
        Desde o início do seu mandato em 2013, o Presidente Maduro já entregou às famílias modestas quase 1 milhão e meio de habitações. Um recorde mundial passado em silêncio pelos meios de comunicação hostis à Revolução Bolivariana.”

        Escrevo isso para querer convencer você e muitos outros de que a Venezuela se tornou um paraíso sob o governo bolivariano? Longe disso. A Venezuela segue com muitos problemas. Porém, sem dúvidas, está muito melhor do que quando seu governo era apenas um mandalete do Sistema de Poder que domina os EUA.

        E, se este Sistema – por uma vez que seja, já que nunca respeitou outros povos – resolver deixar o povo venezuelano usufruir de seu inalienável direito à autodeterminação, à soberania e à liberdade, é certo que o futuro reservará à Pátria de Bolívar um futuro promissor.

        Para terminar, em homenagem à Venezuela, a Hugo Chávez e ao povo venezuelano, o brado dos valorosos companheiros do MST, muito odiado pelos coxinhas:
        Pátria livre! Venceremos!

        Nelson

        10/02/2017 - 15h11

        Para encerrar, por ora, o nosso debate, meu caro Fábio. A forma como expus meus argumentos só prova que, quando a gente os tem acaba prescindindo de lançar mão de adjetivos tais como ridículo, imbecil ou idiota para (des)qualificar o outro.

        Em tempo. Se quiseres dar uma olhada em todo o artigo do Ramonet, é só acessar http://resistir.info/venezuela/10_vitorias_em_2016.html.

        Procure se informar através dos meios alternativos. Você se dará conta da brutal mentiralhada que a mídia hegemônica divulga para nós como se fosse o espelho fiel da verdade.

          Fábio

          10/02/2017 - 22h57

          Eu procuro me informar através dos meios alternativos ,mas só encontro idiotices !

          Roberto

          11/02/2017 - 07h51

          Parabéns pelos posts, Nelson, e pela paciência!

    Miguel do Rosário

    09/02/2017 - 23h56

    Guil, não confunda a minha opinião com o que você acha que seja esquerda. Sou culpado pelas minhas próprias incoerências, não pela dos outros.

Robercil R. Parreira

09/02/2017 - 22h28

Mas, Não Era Só Tirar o PT?!

    Fábio

    10/02/2017 - 22h57

    O petê foi embora , mas a bosta que os petistas cagaram na sala ainda fede !


Leia mais

Recentes

Recentes