Menu

Odebrecht, maior empresa brasileira de engenharia, foi destruída pela Lava Jato

A destruição por Moro da maior empresa brasileira de construção Por J. Carlos de Assis Tive notícias trágicas a respeito do processo de virtual dilapidação do patrimônio empresarial da Odebrecht no Brasil e no mundo. A maior empresa brasileira de construção, vítima da incompetência de um judiciário obcecado pela idéia de vingança e simplesmente ignorada […]

127 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A destruição por Moro da maior empresa brasileira de construção

Por J. Carlos de Assis

Tive notícias trágicas a respeito do processo de virtual dilapidação do patrimônio empresarial da Odebrecht no Brasil e no mundo. A maior empresa brasileira de construção, vítima da incompetência de um judiciário obcecado pela idéia de vingança e simplesmente ignorada em suas dificuldades pelo Governo brasileiro, perde sucessivos contratos no exterior, enfrenta tremendas dificuldades de crédito aqui e lá fora, suporta discriminações políticas e perde as condições mais elementares para estabelecer uma estratégia de superação da crise.

O número de trabalhadores, grande parte em postos de qualidade e com bons salários, vai-se reduzindo celeremente, enquanto os executivos intermediários, com diferentes áreas de especialização, e que representavam no passado a alma da criatividade empresarial da empresa, estão totalmente desorientados e sem iniciativa. A Odebrecht aos poucos vai-se esvaindo num processo de degradação inexorável. Trata-se do maior desastre da Engenharia Nacional de todos os tempos. E um desastre sem igual para a economia brasileira.

Trata-se de uma das maiores vitórias mundiais do capital financeiro especulativo. A destruição de um parque industrial do porte da Odebrecht abre amplos espaços para o capital vadio que lucra sem passar pelo sistema produtivo. Para o especulador profissional, a produção de bens e serviços é um embaraço, inclusive porque depende do trabalho humano. Bom mesmo é ficar num teclado de computador fazendo saltar dinheiro de um ponto a outro do mundo, e invariavelmente pousando-o no Brasil para sugar os maiores juros do planeta.

O juiz Moro e seus procuradores medíocres não sabem o que é economia nacional, que estão simplesmente destruindo. Na sua luta contra a corrupção poderiam ter visado a pessoas, empresários e executivos, mas preferiram atacar empresas, como se pessoas jurídicas tivessem a qualidade humana da virtude e do pecado. Fizeram o que nenhum sistema jurídico do mundo fez, ou seja, destruir um conjunto de empresas responsáveis pela geração de centenas de milhares de empregos e pela acumulação de conhecimentos de Engenharia sem paralelo no mundo, e com alta capacidade competitiva internacional.

A Odebrecht tem 80 anos. Levaremos mais 80 para reconstruí-la ou para construir uma grande empresa de engenharia de seu porte. Infelizmente, por cima da estupidez judicial, tivemos um Executivo acovardado que ficou intimidado em criar um plano de recuperação que ajudasse a empresa a sair da crise. Na verdade, por estimativas de alguns jornais, o Governo não está omisso apenas nisso. Mesmo com a assinatura de acordos de leniência, não há retomada de obras, e o prejuízo do que ficou parado já chega a R$ 50 bilhões.

O lado mais absurdo em toda essa história é a manipulação de conceitos morais num mundo dominado por uma feroz concorrência entre empresas. Na verdade, nenhum empresa no mundo gosta de pagar propina. Só paga porque é condição para ganhar concorrência. E aí vale tudo. O patriarca Odebrecht me contou uma vez, numa rápida entrevista, que perdeu sua primeira concorrência internacional no Chile porque o presidente Reagan ligou diretamente para Pinochet e pediu a obra para uma empresa norte-americana. Simples assim.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Guilherme

29/04/2018 - 12h06

Parabéns Moro,

O país está contigo! A Odebrecht se autodestruiu, e deveria mesmo perder definitivamente a possibilidade de voltar a operar no país. Um dos raros casos que defenderia a nacionalização de uma empresa, em função dos escândalos.

    Miguel do Rosário

    29/04/2018 - 12h52

    Ué, se fosse pra nacionalizar tudo bem. Moro e Lava Jato entregaram a empresa aos abutres de outros países, muito mais corruptos e violentos que a Odebrecht.

Barbosa

29/11/2017 - 05h14

Acho bom fechar mesmo este antro de corrupção, e safadezas!

Anônimo

17/04/2017 - 18h45

Como é que a pessoa que usa o português tão corretamente pode ser tão burra, a lava jato não distruiu a Odebrecht! A Odebrecht próprio se destruiu, e junto com sua destruição destruiu milhões de brasileiros, pq todo esse dinheiro pago em propina é dinheiro público e dinheiro nosso, dinheiro que dava pra fazer escolas, melhora a segurança pública, a saúde o saneamento besico que mata tantas pessoas no Brasil… E tava pra fazer tantas outras coisas… Se vc apoia oque essa empresa e esses políticos fizeram e pq vc e da Msm laia deles…..

OCTAVIO B. LOPES

17/04/2017 - 17h45

SERGIO MORO nem a LAVA-JATO não destruiram a Odebrecht. Ele so está aplicando a LEI como deve ser, à qual os senhores não estavam “acostumados”. De uma MAIUSCULA CORRUPTORA a uma minúcula Empresa RÉ, derrentendo-se igual a gêlo. e já até virou agua a ” insignificante” Odrebrecht diluiu. Não fosse a a extrema ambição dos seus donos, HOJE a Odrebrecht estaria de pé, bradando para o mundo inteiro e dizendo bem antes das CORRUPÇÕES das quais participou, diria: SOMOS HOMENS DE BEM E NÃO E NÃO DAREMOS PROPINAS A NINGUEM!!! Acreditamos que são mais criminosos os QUE RECEBERAM PROPINAS PORQUE PEDEM, E, POLITICOS , SÃO A CLASSE MAIS REPUGNANTE QUE EXISTE, porém isto tudo constitui uma QUESTÃO DE H O N R A !!!!!!!!

Stela Maris Leinpnitz

28/03/2017 - 13h59

ODEBRECHT – A maior, a custa de muita tramóia, pra quem não conhece o termo, jogo sujo. De que adianta ser A MAIOR se só uma minoria é beneficiada, só visa lucros e vantagens ilícitas.
Chorando por prejuízos de obras paradas… Mas isso é demais; estão lamentando a falta do dinheiro fácil, obras pela metade, sem concluir nunca foi problema pra ela, agora a culpa é do Juíz? Me poupe.

Lucas Menezes de Souza

09/03/2017 - 08h53

POLYTEK
SISTEMA CONTRA INCÊNDIO, PROJETOS, INSTALAÇÕES DE SPRINKLERS, INSTALAÇÃO DE HIDRANTES E FABRICAÇÕES E MONTAGEM DE MEZANINOS,
INSTALAÇÃO DE GÁS , SISTEMA DE CO2, E ELÉTRICA
Av: Adilson Dias de Souza N°565- Mauá-SP- Cep:09321 -410
Fone: (11)4545-1470 CEL: 9 8151.14.90
e-mail:polytek_maua@hotmail.com
http://www.polytekmaua.com.br

Há mais de vinte anos atuando no ramo de montagens de estruturas Industriais e comerciais-sprinklers, hidratantes, Fabricação, e montagem de Mezanino, gás, etc.
Especializada em tubulações industriais-linha vapor, gás, água gelada, sistema de ar condicionado, etc.
Maquinários adequados para fabricação e montagem no local , normas da ABNT, local solicitado pelo cliente sempre de acordo com as Normas Técnicas.
Presto serviços em vários Shoppings.

Polytek
Profissionalismo e seriedade á disposição do cliente

Diretor:
Lucas Menezes de Souza. – cel.: 9 8151.14.90

CNPJ: 06.045.038/0001-67
INSCRIÇÃO ESTADUAL: 442229222117

Liane Saenger

09/02/2017 - 02h10

Difícil avaliar assunto, diante de tantos sujeitos “de dentro” da empresa estarem envolvidos com tanta corrupção. LIANE SAENGER, São Leopoldo/RS.

Sônia

09/02/2017 - 00h26

…e continuamos aqui do lado dos desempregados já há dois anos. Marido e mulher. Os ricos sentiram tremer o chão, nós caímos no buraco. Em duas vagas a emprego vi duas pessoas conquistado o cargo porque tinham INDICAÇÃO. Fico me perguntando o que é corrupção.

Caio Cesar

09/02/2017 - 01h19

Se alguém aqui leu o texto e não julgou somente pela capa (coisa simples entre internautas) vão entender o contexto. Caso o texto esteja correto de fato é muito complicado a situação…

Sou engenheiro civil recém- formado ( SEIS ANOS DE FACULDADE) e não arrumo emprego nem pra ganhar R$500,00 mês.

Mas tá bom , o importante é justiça né? A qualquer custo! .

Só acho que seria possível acoplar a “justiça” com a preservação da empresa e do setor. Lembrem-se : depois que o Japão foi bombardeado com armas nucleares pelos EUA a saída que eles acharam foi investir na construção civil e hoje são uma super potência com tecnologia de ponta. ..

Fábio

08/02/2017 - 22h59

“Bom mesmo é ficar num teclado de computador fazendo saltar dinheiro de um ponto a outro do mundo,”. Por falar em envestimentos produtivos alguém sabe em qual negócio produtivo Lula investiu os 27 milhões que ganhou em palestras ??

    Miguel do Rosário

    09/02/2017 - 02h56

    Advogados, para se defender da perseguição judicial.

Fábio

08/02/2017 - 22h42

Maior empresa em engenharia da corrupção, quis dizer o título !

Joel Alves Joel Alves

09/02/2017 - 00h16

E os estádio da copa do mundo pra que ta servindo….lula e Odebrecht acabou com Brasil…. E não a lava jato acabou com a Odebrecht. . se liga seus manês …

Joel Alves Joel Alves

09/02/2017 - 00h06

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e tem abestaiado que que apóia esse blog de merda que apóia essa corja de vagabundos do pt … Que só roubou nós trabalhadores… Vão pra pqp

Thiesco Somavila

08/02/2017 - 23h18

K Vergonha…

Francisco Tavares

08/02/2017 - 23h09

foi destruída pela corrupção que praticou..mas, como este tal cafezinho é um apoiador ( ou cúmplice?) de Ladões,..a culpa é sempre da Justiça..

Jose Guilherme Guedes

08/02/2017 - 20h03

Não podemos esquecer, e o artigo não cita, a péssima e irresponsável condução desta situação de crise para a empresa pelo Sr. Marcelo Odebrecht, este sim parece ter montado uma guerra contra a operação LJ, a começar pela compra de inúmeras reportagens, negando veemente o que agora delata.
Visivelmente a empresa, as pessoas que a dirigem, privilegiaram o empresário preso aos seus milhares de trabalhadores, perderam o momento de afastá-lo e por isso é chamada na imprensa de Anti-BTG.
Finalmente tudo mostra que a situação da empresa é bastante crítica e não deixa de ser situação lamentável para a engenharia brasileira, porém a isto credito unicamente a atuação do seu diretor presidente e de quem deveria ter-lo afastado em tempo (o patriarca).

Leandro Lima

08/02/2017 - 21h59

Como se diz aqui no meu interior, vai encher o cu de alpiste para ver se atrai rolinha… cambada de idiota.. uma empresa envolvida em uma dos maiores casos de corrupção do mundo, e vcs vem falar uma Merda desta ! Vou fazer feito o Dr. Pimpolho, ” ahhh.. vai se fuder porra!! ” nem eu que sou petista consigo ficar calado ao ler uma Merda desta !!

Roberto

08/02/2017 - 18h59

A lavajato quebra apenas as empresas BRASILEIRAS. Não existe relato de empresa estrangeira que foi sequer incomodada e existem muitas empresas estrangeiras que prestam serviço a petrobrás.

A lava a jato veio para quebrar o BRASIL e quem lucra são os gringos.

    Armando

    06/05/2018 - 09h25

    Enfim alguém diz algo SENSATO nesta discussão.

Roger Nascente Silveira

08/02/2017 - 20h29

VILMAR VINHAL

08/02/2017 - 17h31

maior empresa de ladroes sr quiz dizer, nao e so no brasil nao, e do mundo, realmente um legado do PT….

    João Souza

    08/02/2017 - 18h43

    Inteligente, não percebeu que estão usando a velha mídia e um judiciário corrupto para quebrar nossa maior empreiteira e ex-player mundial da construção pesada?
    E os milhares de desempregados? Nenhum parente?

      João Souza

      08/02/2017 - 20h48

      E a estratégia do ladrão gritar “pega ladrão” que vcs usam deu certo: um governo totalmente corrupto com o golpe.
      Mas existem os trouxas que trabalham de graça.

Carlos Magalhães Magalhães

08/02/2017 - 19h21

COMO UM SITE PODE SER TÃO CANALHA COMO ESSE!

João Jaime Cobalchini

08/02/2017 - 19h13

Empresa de Engenharia da propina ….corruPTção ??
Hipocrisia…desfaçatez !!!
Próprio de “especialistas” do caos…..”vermelho’$” !!!

Jesus Calixto

08/02/2017 - 19h09

Anderson Dias

Ricardo Rodrigues

08/02/2017 - 18h24

Lava Jato é uma piada!!

Alisson Souza

08/02/2017 - 15h39

A empresa é propineira e vive de dar propina. Aí vem a Lava Jato e descobre os fatos. Ou seja, é lícito roubar, o que não é lícito é descobrir o roubo.

Edson Maia

08/02/2017 - 16h31

explica esta historinha ´para os 24 milhões de desempregados…

Edson Maia

08/02/2017 - 16h31

não quer ir para a cadeia??? não rouba , não corrompe…

Lourdinha Gonçalves

08/02/2017 - 15h55

Pela roubalheira, lava jato só está investigando devia ter sido a anos atrás.

Patrício Sousa

08/02/2017 - 14h57

Esse cafezinho é um perigo para a democracia brasileira !!

Mauro Lúcio

08/02/2017 - 14h29

http://www.plantaobrasil.net/news.asp?nID=96605

Rosani Fernandes

08/02/2017 - 14h26

Quem vai dar emprego agora, para os desempregados? Tu?

Marcelo

08/02/2017 - 11h52

A culpa, na visão da esquerdalha, é da vítima e de quem a acode, jamais do meliante. Sem comentários…

Christian Wilkin

08/02/2017 - 13h25

Destruida pela lava jato um carai! Ta vitimizando a empresa pó? Ta doido!?

    O Cafezinho

    08/02/2017 - 14h22

    Foi destruída sim, e era essa intenção da lavajato. Pais nenhum quebra suas empresas por prática de corrupção. Pesquise. Eles meteram os pés pelas mãos.

    Christian Wilkin

    08/02/2017 - 14h41

    Então você considera que uma empresa que se dedica a sobornar parlamentares para modificarem as regras e leis que regulamentam duas atividades comerciais em seu favor, dps de flagrada em suas praticas deve continuar em funcionamento? Me desculpe, eu discordo, pois se eu vendo comida envenenada e mato pessoas com esta pratica, não vai ser punindo o diretivo e mudando de dono que se fará justiça, mas fechando a empresa. Afinal estamos falando de uma empresa privada e não de uma estatal como a Petrobrás.

    Christian Wilkin

    08/02/2017 - 14h56

    Claro que proibir que empresas brasileiras participem das licitações é algo negativo, fruto do entreguismo golpista, mas também precisamos resinificar o conceito de “empresa brasieira”. A Odebretch atua internacionalmente e suas praticas são, no mínimo, anti éticas não somente no Brasil, mas em quase todas as regiões onde eles atuam. São uma empresa parasita.

Milena

08/02/2017 - 10h54

Kkkkkkkkkkkkk!!!!!! Destruída????
Destruída fiicaram as famílias desempregadas meu amigo!
A. FAMÍLIA ODEBRECHT VAI CONTINUAR RICA É POUCO E SIM BILIONÁRIA

Acorda meu povo!!! A filha mora na Bahia RIQUINHA POBRE SOMOS NÓS MEU CARO
M

    Yvette Teixeira

    08/02/2017 - 11h11

    A senhora não leu o texto. Leia antes de comentar.

José de Oliveira

08/02/2017 - 10h52

Acusar o judiciário é uma estúpidez muito grande, é esconder o sol com peneira. Como não falar dos bilhões roubados por esses bandidos corruptos? Quem defende essa corja, nunca precisou de hospital público ou escola para ver o que estes ladrões roubaram do povo.

    Rudi Borges

    08/02/2017 - 11h22

    Concordo parcialmente. Responsabilizar SOMENTE o judiciário seria tampar o sol com a peneira, da mesma forma que responsabilizar SOMENTE o executivo e esquecer do legislativo e da corrupção da iniciativa privada.
    Sobre o judiciário brasileiro, o mais caro do planeta, com juízes recebendo benefícios que somados ao salário superam e muito o teto constitucional, a cota de impunidade recai sobre eles, assim como é injustificável o seu partidarismo e politicagem, ao passo que se quebram empreiteiras em investigações eternas, midiáticas, e que causam prejuízos irrecuperáveis e desemprego em massa.

Adriana Martins

08/02/2017 - 12h49

Foi destruída pela corrupção. Corruptora

Pedro Henrique Freire

08/02/2017 - 12h40

Como alguns aí já falaram, agora tem esquerdista defendendo oligopólios, e santificando empresários… A verdade é que a Odebrecht se criou na base da corrupção, principalmente na ditadura, passando por todos os governos que seguiram. É fato que politicamente há um problema com a devastação da construção civil nacional. Mas isso está longe de dar crédito a essa visão romântica de uma empresa (e todo um setor) que se valeu da corrupção para comprar governos e instalar um oligopólio em que a toda a infraestrutura nacional ficou na mão de um punhado de famílias.
O problema em si não é a morte da Odebrecht (ou da Camargo, OAS etc). Essa aí já vai tarde. Poderíamos utilizar a oportunidade para diversificar o mercado e ter várias empresas de porte moderado a fim de não deixar o país refém de uma meia dúzia. O problema é que o governo golpista se vale disso para arrendar o país para interesses do capital estrangeiro. Essa é a problematização a se fazer. Ficar rendendo homenagens a esse bando é passar vergonha.

Ademir Francisco

08/02/2017 - 12h30

Este cafezinho tá ficando cada vez mais azedo. Ei ta cafezimho ruim!!!! Sera porque so vem requentado? Tem e que quebrar mesmo e levar os sócios Petralias pra cadeia.

    O Cafezinho

    08/02/2017 - 14h08

    Se é tão ruim, que fazes aqui?

    O Cafezinho

    08/02/2017 - 14h10

    Comentários rasos, impossível competir com sua abjeção.

    Rosani Fernandes

    08/02/2017 - 14h24

    Nao sou pt! Mas o cafezinho ta certo…o q adianta qubrar a empresa se os operarios humides e q ficam sem emprego? O certo era fazer a empresa devolver o roubo…

Jefferson Costa

08/02/2017 - 12h21

coitadinha…

Daiana Souza Barboza

08/02/2017 - 12h15

A quem interessa ???

Lourival Godoy

08/02/2017 - 11h52

A lava jato e consequência do assalto que fizeram no pais. Agora querem culpar a justiça pra justificar seus roubos.Deveriam então deixar como estava para não incomodar a roubalheira. Se for pra falir o pais mas prenderem esses sem vergonhas que assim seja. A abram falências nas maos da justiça que nas maos de bandidos.

Demilson Soares

08/02/2017 - 11h47

segundo o dono da empresa era usado pra pagar propina para todos os partidos.

Jose Carlos Carvalho

08/02/2017 - 11h32

Foi destruída por esses políticos ladrões e não pela lava jato.

    O Cafezinho

    08/02/2017 - 14h24

    Empresas no mundo inteiro corrompem, mas elas não são destruídas. Pesquise amigo. Pesquise.

    Jose Carlos Carvalho

    08/02/2017 - 15h15

    Então quer dizer que os donos das empresas pagar propina é correto? Por isso esse país tá desse jeito por causa des pessoas feitos vcs. que acham isso certo.

José Carlos Cajuru

08/02/2017 - 11h29

Quem é o imbecil que solta uma nota dessas , quem quebrou está empresa foi seus diretores juntos com os ladrões de Brasília

    O Cafezinho

    08/02/2017 - 14h14

    Mais um comentário irracional. Não sabe do que tá falando, melhor calar-te. Tá nervoso ? Então lute para que divulguem a lista da Odebrecht!! Faça algo útil e pare com essa verborréia.

Lili Brown

08/02/2017 - 11h23

STF ANULEM O IMPEACHMENT QUE DESTROI O BRASIL E GARANTE PROTECAO A POLITICOS CRIMINOSOS NO PODER!

Leonel Velasco

08/02/2017 - 08h57

Não só na Odebrecht mas também na Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e outras o estrago foi desproporcional. Parece fazer parte de um plano deliberado de desmonte da engenharia nacional que me entristece não apenas como cidadão mas também como profissional que deu seus melhores esforços a algumas dessas empresas.

    Rudi Borges

    08/02/2017 - 09h04

    Leonel, sim, você tem toda razão. A quantidade de pessoas que perderam o emprego foi e é devastadora.

    VILMAR VINHAL

    08/02/2017 - 17h33

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bernardo C F Neto

08/02/2017 - 10h50

Será que é porque trabalhou direito? ???

Jefferson Bastos

08/02/2017 - 10h46

Primeira e ultima vez que vomito depois de tomar um cafezinho.

    O Cafezinho

    08/02/2017 - 14h24

    Não se esqueça de escovar os dentes depois.

    Jefferson Bastos

    08/02/2017 - 14h32

    E vcs suas idéias e desejos.

Cleverson Victhor

08/02/2017 - 10h33

Pensei que tinha sido por conta da corrupção.

Andre Demarco

08/02/2017 - 09h54

Seus merda

Luciano Marx Rabuske

08/02/2017 - 09h43

Ainda bem

Helio Paes

08/02/2017 - 09h34

Essa merda de lava jato sö serviu para prejudicar o pa?s e promover o macaco facista que vive se exibindo nos Estados unidos

Lis Lago

08/02/2017 - 09h15

Odebrecht, Petrobras, agora caminham pra atacar tb BNDES e a gigante mundial JBS (dona das marcas Friboi, Swift, Seara, Vigor, Doriana, Alpargatas, etc). Traduzindo, acabar com a construção civil, o setor de óleo e gás, bancos e as poucas holdings nacionais, ou seja, a economia nacional.

jose carlos lima

08/02/2017 - 07h06

O exato dia em que a serpente do fascismo botou seu ovo na praça o que desaguou no golpe de estado…5 ato do MPL que ocorreu ainda sob a duvida de um Datena que pergunta ao vivo: apoiamos ou nao apoiamos…claro a turma do MBL e assemelhados dizia: chegamos…

https://www.vice.com/pt_br/article/os-protestos-de-sp-em-7-atos-parte2

Ivan Luiz Colossi de Arruda

08/02/2017 - 08h59

E os corruptos pré Collor subordinados aos tucanos cleptomaniacos continuarão soltos. Enquanto isso os pavões da OAB palestram.

Cleiton Silva

08/02/2017 - 08h56

Eu ainda sigo essa pagina pra rir um pouco desses moderadores bostas q levam cada “xapuletada” pelas postagens absurdas, nem noção e tendenciosa que nao enganam mais ninguem, nem os próprios esquerdinhas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    O Cafezinho

    08/02/2017 - 14h12

    De onde aparece esses humanos abjetos? Não estamos aqui para bater boca e ficar de lenga-lenga (mimimi) nos poupe e fale algo que realmente importa. Estamos cheios de suas convicções. ?

    Joel Alves Joel Alves

    09/02/2017 - 00h12

    Vcs apóia sim esse partido Pt que estão todos os dias nos jornais e em todas as delação como ladrão e desvio de dinheiro público….. Sera que é mentira de todos que os acusaram de roubo… A me poupe de suas ladainha.. . ……

    Andre Massao Noce

    09/02/2017 - 02h38

    Joel Alves Joel Alves KKKKKKKK… Odebrecht, delatou toda a cúpula do PSDB, PMDB, DEM, PP… e golpista acha que o PT, era dono do esquema… morro de rir dessas argumentações toscas…

    Andre Massao Noce

    09/02/2017 - 02h38

    KKKKKKKKK… olha o paulista pagando mico por aqui de novo…

    Cleiton Silva

    09/02/2017 - 08h47

    Andre Massao Noce kkkkkkkkkkkkkkk quem do psdb ou pmdb vc queria q Sérgio Moro do Brasil prendesse? Aécio Neves? Ah nao esse nao pode pq tem foro privilegiado, Eduardo Cunha, esse sim ficou 3 dias na mao do Moro e ja foi pra jaula! Serra? Ixi esse tbm tem foro… entao meu caro, vamos apoiar o MP a PF e pressionar o stf pra julgar esses ladrões q tem foro pra q todos, eu disse TODOS sem exceção, sem partidarismo, vá pra cadeia, deixe de passar vergonha q ta feio

    Cleiton Silva

    09/02/2017 - 08h48

    Ah, e o partido mais corruPTo da história era sim o dono do esquema

Vitor

08/02/2017 - 06h45

Quantos dos 80 anos essa família canalha passou roubando os brasileiros? 50? Duvido q seja menos…. Tinha era q estatizar essa porra!

Rogerio O Vieira

08/02/2017 - 06h01

Obvio que isso abre caminhos pra todas estrangeiras, dos EUA

Tiago Bojarski

08/02/2017 - 05h46

Não foi pela corrupção?

Eduardo Alves

08/02/2017 - 04h59

a lava jato esta quebrando o povo brasileiro e nao resolveu nada para crescimento do pais e o povo ferado. sem emprego sem pespectiva de melhora vai passar o mandato todo sem resolver nada. nemhuma empresa quer investir no pais deste

Eduardo Diniz

08/02/2017 - 04h49

Lava jato eo caralho ..
Ela se destruiu

Aparecida Avari

08/02/2017 - 04h25

Se os corruptos não fossem atrás do dinheiro a empresa não seria corrupta. Agora milhares de pessoas vão ficar desempregadas e os corruptos golpistas com os bolsos cheios. ACORDA BRASIL.

Sônia Maria Nunes Silva

08/02/2017 - 04h00

A lava jato é posterior aos crimes cometidos e confessados pelo dono da Odebrecht. E a investigação é culpada?

    Maia Filho

    08/02/2017 - 06h23

    Acontece que os que impuseram o valor para a empresa poder trabalhar estão soltos como o temer, Aécio, Serra, porque só o pessoal dá construtora deve estar preso

      João Souza

      09/02/2017 - 15h00

      Que gracinha, vamos contar para o Guil por que será que os tucanos não são engaiolados? Guil o Janot e o Moro tem penas e bico longo!

      João Souza

      09/02/2017 - 15h00

      Que gracinha, vamos contar para o Guil por que será que os tucanos não são engaiolados? Janot e o Moro tem penas e bico longo!

    Sônia Maria Nunes Silva

    08/02/2017 - 13h36

    Maia Filho concordo. Você está certíssimo. Todos os envolvidos deveriam estar presos. O que não concordo é publicar que a lava jato quebrou a Odebrecht .

    O Cafezinho

    08/02/2017 - 14h16

    A investigação não é culpada. Culpado são os que usam um operação para fins políticos. Foi isso que aconteceu e está acontecendo. #divulguemalistadaodebrecht

Vinicius Farias

08/02/2017 - 03h38

Mas o emprego do Moro está garantido…

Amir Soares

08/02/2017 - 01h33

Eh incrível como o fanatismo político às pessoas percam a noção do que eh ou não coerente; do que eh o certo e do que eh errado. Chega-se até a inversão de valores. Eh preferivel jogar a culpa da crise brasileira e da quebradeira das empresas corruptas que lucraram às custas do dinheiro público sobre os ombros da justiça, do que encarar o fato de que um governo comandado por PT, PMDB e PP, o qual dava de mamar a outros partidos l, inclusive PSDB, foi o grande responsável pela realidade que o país vive, quase a beira da falência. Me poupem.

    H. Benoit

    08/02/2017 - 09h47

    Em primeiro lugar, corrupção é neutra de um ponto de vista da economia como um todo, ou seja, um país não vai à falência só por causa de corrupção, por mais desagradável que a corrupção possa ser. Em segundo lugar, voce está falando de empresas corruptas que lucraram às custas de dinheiro público. Isso é absurdo. Em todo mundo há empresas que fazem obras públicas e lucram com isso. Afinal, quem voce pensa que constrói estradas, que constroem prédios públicos? São empresas que lucram com dinheiro público. Qual o problema com isso? Parece que voces não sabem do que estão falando. Quanto ao fato de haver corrupução envolvida em alguns desses negócios, no ramo das construções corrupção é mesmo comum até mesmo em países dos mais ricos do mundo. E o Estado é em parte responsável por essa corrupção, afinal ele ou representantes seus, não assina contrato sem essas propinas. Aí voce deveria considerar que corrupção no Brasil existe já desde sempre em vez de dar a culpa de tudo ao PT e de acreditar na existência de partidos santinhos (Partido Santinho Democratico Brasileiro). O que está acontecendo no Brasil é que quando o PT quiz fazer alguma coisa contra a corrupção os corrupto preferiram acabar com o PT e com a economia brasileira.

      H. Benoit

      08/02/2017 - 18h16

      Corrupção não é coisa nova, é coisa muito antiga no Brasil, e não só corrupção informal, há também os setores do Estado que arranjaram privilégios injustificáveis e que custam muito caro, o que eu chamo de corrupção formal. Não adianta ficar só falando de corrupção como pretexto para acabar com o PT enquanto não se fala desses privilégios que fazem com que o Estado se transforme numa presa para os mais gananciosos sem nenhum compromisso com o país – que em geral são desvairados e um bocado ignorantes. Voce deveria também considerar que o PT criou um sistema contra a corrupção a nível local que estava dando bons resultados e que deveria ser extendida a outros níveis (A Carta Capital publicou já há tempos um artigo sobre isso). No momento a luta contra a corrupção se tranformou numa demolição da economia e todo mundo está perdendo com isso.

      João Souza

      09/02/2017 - 14h35

      Guil, a vantagem da direita em monopolizar o roubo é que controla setores do MP e judiciário e coloca a culpa na esquerda através do braço forte da velha mídia.

Keven VidAl

08/02/2017 - 03h27

Concordo com texto!

Rejane Medeiros

08/02/2017 - 03h24

Rindo dos bestas

Thomaz Pinheiro

08/02/2017 - 03h14

Ela mesmo se destruiu… Que título de materia idiota

    Eduardo Alexandre Jorge Izidoro

    08/02/2017 - 03h48

    Idiota é não entender que as empresas são ativos nacionais e que não são elas que são corruptas e sim seu dirigentes, que aliás são premiados por qualquer delação enviesada pelo lawfare em curso em nosso país, que arruinou nossa economia e podem permanecer em suas luxuosas mansões curtindo a vida enquanto milhões perdem seus empregos e o meio de sustento de suas famílias. Corrupção? Vai reclamar com o Alexandre, o novo companheiro do Gilmar. Ah, façam o favor..

      Vitor

      08/02/2017 - 14h23

      Ativo nacional com lucro privado? Não dá, né…. Ou estariza de vez ou manda essa quadrilha pra pqp….

Marcos A. P. Pecci

08/02/2017 - 02h52

Patolândia

Felipe Maia

08/02/2017 - 02h51

Foi desmascarada, e mais do que na hora, isso deveria ter acontecido a muito tempo atrás, quanta eficiência não perdemos como país porque as obras de infraestrutura estavam superfaturadas? E a culpa de tudo é a investigação? Tá de brincadeira né

    Tiago Braga Cavalcanti

    08/02/2017 - 05h42

    O que você não entendeu é que querendo ou não, corrupta ou não a Odebrecht é parte do Brasil e deveria ser “preservada”, não há necessidade de destruir empresas para cassar seus corruptos. Mas a intenção também é essa. O buraco é muito mais embaixo. Não se trata só de corrupção.

    O Cafezinho

    08/02/2017 - 08h45

    Há maneiras de investigar corrupção sem agredir a economia. Nos EUA, por exemplo, as empresas são investigadas, mas não ficam impossibilitadas de fechar contratos ou participar de licitações. Analista do Diap

    Roberto Moore

    08/02/2017 - 09h06

    Esse Felipe é burro ou ta fingindo…é cada mané nessa parada

    Lis Lago

    08/02/2017 - 09h09

    Tiago Braga Cavalcanti nunca foi só corrupção, nunca foi

    Cleverson Victhor

    08/02/2017 - 10h35

    Vc acha que mesmo com todas as provas de corrupção contra a empresa ela deveria continuar abastecendo de propina o PT?

    Felipe Maia

    08/02/2017 - 11h23

    Claro cafezinho, fazer acordo de leniencia e “perdoar” o patrimônio da família oderbrecht.. Na verdade perdoar todas as empresas de construção civil corruptas, sem dúvidas seria um OTIMO recado para todas as outras empresas.. Rapidinho iam arranjar um testa de ferro para assumir as broncas enquanto dão perpetuidade ao negócio..

    Felipe Maia

    08/02/2017 - 11h36

    Tiago Braga Cavalcanti, oderbrecht é patrimônio privado, sinto muito, por mim pode arrebentar com esses bandidos que cresceram as custas do nosso dinheiro..

    É claro que é uma pena as centenas de milhares de empregados que ficaram desempregados com essa história, mas isso é um efeito colateral do caminho que os oderbrecht escolheram, e isso tudo é únicamente responsabilidade deles.

    Não dá para o governo ajudar a TelexFree só porque o sistema ficou insustentável e milhares de brasileiros perderam grana lá, mas não dá para culpar o governo por isso.. (só um exemplo paralelo, uma situação um pouco parecida)

    O acordo de leniencia só faria algum efeito no Brasil, internacionalmente ela iria quebrar de qualquer forma, já que é uma questão de reputação..

    Outras empresas assumirão esse buraco deixado pela oderbrecht, é assim que funciona, e toda a responsabilidade dessa queda é da própria empresa.

    Felipe Maia

    08/02/2017 - 13h18

    José, onde está escrito que vai acabar? Não existe “acabar”..

    O que existe é fiscalização, é enfraquecimento dos laços entre corruptos e corruptores, o resto é utopia

    Eliel Lage

    08/02/2017 - 13h42

    Esse sistema podre que vivemos faz a pessoas acharem que uma empresa é formada apenas pelos seus executivos. Mas uma corporação é formada por milhares de trabalhadores e grande parte deles honestos e de caráter, por causa de meia dúzia de corruptos toda uma empresa é paralisada. Empresa não é os abutres acionistas e seus executivos safados.

    O Cafezinho

    08/02/2017 - 13h50

    Governo estuda perdoar dívida dos donos de terra. Devem quase R$ 1 trilhão.

    Felipe Maia

    08/02/2017 - 14h04

    Eliel Lage, então o governo deve manter sua política de resgate a toda e qualquer empresa? Vamos resgatar o grupo ebx? Que mesmo tendo grandes empresas pré operacionais, empregava milhares? Vamos continuar subsidiando a jbs? Vamos isentar de impostos a cerveja, para a ambev dar mais emprego?

    Estamos falando de abrir precedente para tudo isso com o pretexto de manter ou criar empregos.. E é loucura.. A lei está aí para proteger os desempregados justamente porque isso acontece, se não vamos proibir a demissão e pronto..

    Demissão é algo natural acontece em todos os países do mundo, não estamos falando que todos que trabalham na oderbrecht são corruptos, nesse caso seu comentário seria certeiro..

    Tenho um amigo que viu sua construtora quebrar porque não teve repasse da caixa referente ao “minha casa minha vida” e acontece, faz parte, foi decisão dele fechar esse contrato com o governo federal, e sabia dos riscos, e a culpa é só do banco? Não, parte é dele que tomou a decisão.. E por isso centenas de pessoas foram para a rua.. Acontece..

    Vamos usar dois pesos e duas medidas?

    JC Maia

    08/02/2017 - 14h05

    O Cafezinho Estou vendo que voce nunca deve ter pisado nos EUA. Blog sujo e com comentários idiotas. Fui…

    Felipe Maia

    08/02/2017 - 14h06

    O Cafezinho, é foda essa situação do Temeroso, o cara tá fazendo o que o mercado manda e do jeito que mandarem..

    Vamos nos fuder novamente como em todas as outras medidas dele..

    E ainda tem hipócrita que ainda fala que era para ter tirado a Dilma mesmo..

    Narciso L. Junior

    08/02/2017 - 15h05

    Precisam defender os chefes, custe o que custar mesmo a dignidade e o respeito próprio.

    Wagner Simones

    08/02/2017 - 20h26

    Caro Felipe, concordo com tudo que você postou exceto ao assunto Dilma. Governar é a arte da negociação e, Dilma estava completamente perdida e não conseguia se comunicar com a nação de forma clara. Mesmo, muitas vezes estando certa, devido ao seu autoritarismo foi perdendo apoio da base no Congresso e acabou sendo retirada da presidência. Infelizmente não tivemos novas eleições. Há poucos dias vimos senadores do PT votando em Eunício. Resumindo, acho que estamos indo de Mal a Pior: de Dilma a Temer, de Renan a Eunicio, de Cunha a Maia e de Teori a Alexandre. Novas eleições são necessárias.

    Andre Massao Noce

    09/02/2017 - 02h39

    JC Maia KKKKKK… golpista pagando mico por aqui…

    Andre Massao Noce

    09/02/2017 - 02h40

    Narciso L. Junior KKKKKKK… Odebrecht, delatou toda a cúpula do PSDB, PMDB, DEM, PP… e golpista acha que o PT, era dono do esquema… morro de rir dessas argumentações toscas…

Alexsandro Bezerra

08/02/2017 - 02h42

Foi destrída pela ambição da corrupção já comprovada isso sim.

    O Cafezinho

    08/02/2017 - 14h18

    Não se destrói uma empresa para acabar com a corrupção, isso não acontece em nenhum país. Várias empresas no mundo inteiro praticam corrupção, mas as operações não quebram as empresas, não bloqueiam suas obras.

    Alexsandro Bezerra

    08/02/2017 - 16h29

    O Cafezinho Concordo em parte. Mas o texto em si da a entender que a culpa é única e exclusiva da Lava Jato, como se a Lava Jato tivesse realisado os escandalos de corrupção com quase todos os partidos e principalmente o PT. o TEXTO TINHA QUE, DE FORMA DEMOCRATICA, DA A ENTENDER QUE A ODEBRECHT NÃO É NENHUMA SANTA MAIS QUE A LAVA JATO NÃO PRECISAVA PEGAR TANTO NO PÉ OU ALGO SEMELHANTE A ISSO.

    Alexsandro Bezerra

    08/02/2017 - 16h29

    CONCORDA?


Leia mais

Recentes

Recentes