Menu

Lutadores contra a ditadura militar denunciam: a Lava Jato mata

A LAVA JATO MATA Por Francisco Celso Calmon As ditaduras, invariavelmente, produzem vítimas. Vítimas de encarceramentos ilegais, vítimas de tortura, vítimas de difamação e calúnia, vítimas de acidentes e assassinatos. A ditadura militar, instaurada com o golpe de 1964, ocasionou muitas vítimas, inclusive aquelas cujos corpos até hoje não foram encontrados. A ditadura a que […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A LAVA JATO MATA

Por Francisco Celso Calmon

As ditaduras, invariavelmente, produzem vítimas. Vítimas de encarceramentos ilegais, vítimas de tortura, vítimas de difamação e calúnia, vítimas de acidentes e assassinatos.

A ditadura militar, instaurada com o golpe de 1964, ocasionou muitas vítimas, inclusive aquelas cujos corpos até hoje não foram encontrados. A ditadura a que estamos subjugados, sob domínio jurídico-policial-midiático, é uma ditadura de novo tipo, mas perversa e raivosa como as suas antecessoras.

Seus instrumentos de tortura e extermínio são mais sofisticados e fazem efeito de médio e longo prazo. Não é como uma bala de pistola ou de fuzil, não é como choques elétricos e afogamentos intermináveis, que produzem mortes imediatas. Seus instrumentos vão minando as defesas físicas, psicológicas e a dignidade humana até o insuportável, que, em alguns, gera a delação, a deslealdade e a traição, e a outros gera sequelas perenes e até a morte mediata. É como um veneno de efeito prolongado, mas cujo resultado final pode ser a incapacidade parcial ou total – morte – de uma pessoa. É o pau-de-arara do século 21.

Nos períodos de ditadura também surgem mártires. Em 28 de março de 1968 a ditadura fez a sua primeira vítima escancarada, o jovem secundarista Edson Luís. Tal crime acelerou a indignação e a revolta crescente dos que se insurgiam à ditadura.

O Estado policial em vigor produziu de forma escancarada a sua primeira vítima: uma mulher, trabalhadora, de origem pobre, fundadora do Partido dos Trabalhadores, cuja dignidade na militância e na institucionalidade, no papel de primeira dama, incomodou as elites oligárquicas brasileiras.

Sua lembrança certamente irá figurar na história e continuará a incomodar a essas elites.
O Fórum Memória, Verdade e Justiça do ES, afiliado à Rede Brasil Memória, Verdade e Justiça, homenageia a militante Marisa Letícia, parceira de luta e de amor do guerreiro do povo brasileiro, Luís Ignácio Lula da Silva.

Nós, antigos combatentes da ditadura de 64 e familiares, prestamos a nossa penúltima homenagem a ela, continuando presentes na luta contra esse golpismo, que vem sequestrando os direitos conquistados pelo povo trabalhador, agredindo à Constituição Federal e esquartejando a democracia.
Compreendemos que sua libertação dessa vida, marcada nesta sinistra conjuntura pela perseguição odienta da mídia e da toga fascista, ambas a serviço de interesses antinacionais e antipovo, será mais um combustível à luta perene por uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Marisa viverá eternamente no coração do povo brasileiro.

Apóiam esse texto:

1. Denise Santana Fon
2. Pe. Geraldo Marcos Labarrère Nascimento
3. Betti Almeida
4. Ivete Maria Caribé da Rocha
5. Lúcia de Fátima Guerra Ferreira
6. Chico Bezerra
7. Marcelo Santa Cruz
8. João Ricardo Wanderley Dornelles
9. Wilson Ramos filho (Xixo)
10. Anivaldo Padilha
11. Vera Vital Brasil
12. Zora Motta
13. Stella Bruna Santo
14. João Francisco Esvael
15. Maria Luiza QuaresmaTonelli
16. Rose Nogueira
17. Lívia Sampaio
18. Carlos Fayal
19. Cândido L.S. Malta
20. Rômulo de Andrade Moreira
21. Luis Vinicius Aragão
22. Maria Luiza Flores da Cunha Bierrenbach
23. Adriano Diogo
24. Cristina Moura
25. Fabiane Lopes de Oliveira
26. Laurenice Nono Noleto Alves (Nonô)
27. Paulo de Tarso Carneiro
28. Ariadne Jacques Fernandes
29. Meire Cavalcante
30. Denise Assis
31. José Carlos Moreira da Silva Filho
32. Rômulo de Andrade Moreira
33. Cleiton Leite Coutinho
34. Arnobio Lopes Rocha
35. Luís Vinícius Aragão
36. João Vicente A. Neves
37. Adriano Diogo
38. André Rota Sena
39. Leda Rejane Queiroz
40. Zilda Marcia Gricoli Iokoi
41. Waldiney Ferreira Guimarães
42. Yuri Caralejescov
43. Luciano Rollo Duarte
44. Cleiton Leite Coutinho
45. Marília Kairuz Baracat
46. Ivete Caribé da Rocha
47. Daniel Godoy
48. Norton Nohama
49. Betinho Duarte
50. Gisele Cittadino
51. Yolanda Nogueira
52. Mariana de Lima e Silva
53. Nasser Ahmad Allan
54. Tânia Gerbi Veiga
55. Cesar Augusto Vilela Rezende
56. Sara Mercês dos Santos
57. Francisca Lucileide de Carvalho
58. José Luiz Baeta
59. Daniel Torres de Cerqueira
60. Denise Assis

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Buhzim

08/02/2017 - 22h08

Inacreditável que vocês vão usar a morte natural dela como argumento contra a Lava-Jato mas ironizam quem desconfia do Teori Zavascki morrendo num (((acidente))) misterioso no dia em que voltou pra analisar os processos do Lula.

Angélica

08/02/2017 - 13h07

Eu não me espanto Enem tão pouco fico surpresa, não há novidade nos acontecimentos somente nas formas em que estamos sendo apresentado os fatos . Estamos andando em círculo e por isto está novamente acontecendo por que é preciso haver mudança de consciência e de atitude, precisamos deixar de sermos egoístas acomodados e irmos para rua exigirmos mudanças. Quem está errado nós sabemos ,precisamos agir e exigir que seja devolvido tudo o que roubaram para que assim não seja tão compensador roubar

José Lopez Feijoo

08/02/2017 - 12h00

favor revisar a lista de assinaturas, existem nomes publicadas em duplicata

Sebastião

08/02/2017 - 11h39

Eu também apoio esse texto e concordo com tudo que está escrito.ja mais vou mim esquecer que uma mulher pobre honesta foi acusada injustamente de climes q nunca cometeu, tudo isso por perseguição de um juiz fascista racista e parcial.ja mais vou esquecer das acusações infundadas de um juiz parcial e de um MPF q agem a favor da elite da direita contra um homem onrado como o Lula, isso tudo por preconceito pq ele é nordestino não tem curso superior e mesmo assim foi o melhor presidente q esse país já teve.

Diego

08/02/2017 - 11h04

É pra rir ou pra chorar?

Nem vou debater esse assunto… VC é digno de pena.

Claudia Barbosa da Silva

08/02/2017 - 11h01

É repudiante vê no que o Brasil está se tornando, uma cambada de ratos a toda hora falando que estão fazendo o melhor para o povo, cambada de ladrões, como se não bastasse só roubar os nossos votos,nossas riquezas, agora também querem tirar nossa dignidade, não podemos aceitar mais essa afronta temos que volta pra ruas e dizer BASTA.

jose custodio rangel

08/02/2017 - 09h58

Apoio este texto

Margarete Dionísio da Silva

08/02/2017 - 09h51

A desumanidade que estão fazendo contra o Lula é inaceitável e absurda, as pessoas não estão raciocinando, o que esta imperando é só ódio, e as pessoas não sabem nem o porquê, espero que ele consiga superar, pois o Brasil precisa dele

Rudi Borges

08/02/2017 - 09h12

Guil, acredito que seu comentário está incompleto. Você acha realmente que ninguém dá a mínima?
Sei que é uma crítica sua e um desabafo, mas tenha mais cautela nas acusações, por favor.

INDIGNADO – Fora Golpistas

07/02/2017 - 23h37

A MAIOR APOIADORA E INCENTIVADORA DESTA DESTRUIÇÃO E ENTREGA DESTE PAÍS, CHAMA-SE “MIDIA”, LIDERADA PRINCIPALMENTE, PELA “rede esgoto de televisão”. ESTA MESMA REDE MALDITA E DEMONÍACA, QUE NASCEU DO GOLPE DE 64, AO QUAL APOIOU E SE TORNOU O SEU MAIOR PORTA VOZ, ACUSANDO, DELATANDO FALSAMENTE E MANDANDO PARA AS PRISÕES E ATÉ PARA A MORTE, VÁRIAS PESSOAS INOCENTES, QUE APENAS DEFENDIAM A SOBERANIA DESTE PAÍS.
HOJE, INFELIZMENTE ESTA MIDIA DESGRAÇADA, MANIPULADORA, DISSIMULADA, MENTIROSA, SELETIVA E HIPÓCRITA, CONTINUA COM MAIS PODER AINDA, APOIANDO ABERTA E DESAVERGONHADAMENTE AOS GOLPISTAS MAFIOSOS, ENTREGUISTAS, LADRÕES E ASSASSINOS. A EXEMPLO DO PASSADO CONTINUAM SIM, CALUNIANDO, PERSEGUINDO E PROVOCANDO A MORTE MORAL E FÍSICA DE PESSOAS INOCENTES E VERDADEIRAMENTE PATRIOTAS, COM ERA O CASO DA NOSSA ESTIMADA DONA MARISA.

Assine o Abaixo Assinado contra a indicação do ADVOGADO DO PCC, ALEXANDRE DE MORAES AO STF: —- ACESSE E ASSINE EM https://www.change.org/p/senado-federal-contra-a-indica%C3%A7%C3%A3o-de-alexandre-de-moares-para-o-stf
DIVULGUE TAMBÉM NO DCM, TIJOLAÇO, VIOMUNDO, GGN, O CAFEZINHO, CONTEXTO LIVRE E OUTROS DOS NOSSOS SITES DE LUTA

INDIGNADO – Fora Golpistas

07/02/2017 - 23h33

ELES NÃO SÓ AMEAÇAM. MATAM MESMO.
E eles matam mesmo. Haja visto, o que fizeram recentemente com o policial cívil, Lucas Arcanjo, que foi ‘’suicidado’’ pela Máfia do Aécio, numa autêntica queima de arquivos. A estudante Andréa Paula Pedroso Wonsoski, sequestrada, estuprada e morta pelos capangas do Juíz Coronelão Gilmar Mendes, em Diamantino, MT. Modelo Cristiana Aparecida Ferreira, “Mula” da corrupção tucana, no “Mensalão Mineiro”, assassinada, em agosto de 2000, também como queima de arquivos (Máfia do Aécio). Paulinho Pavesi, assassinado, teve seus órgãos retirados, quando ainda estava vivo, pela Máfia do Tráfico de Órgãos Humanos, comandados pelo médico deputado DO PSDB mineiro, Carlos Mosconni (Máfia do Aécio) . Como podemos ver, eles não só ameaçam. EXECUTAM MESMO E AGORA ESTÃO AI MATANDO E ENTREGANDO SUBMISSA E GRACIOSAMENTE TODA ESTA NAÇÃO.
Carta Capital traz uma assustadora história da família de Gilmar Mendes; terra do ministro não tem Justiça
http://cartacampinas.com.br/2014/02/carta-capital-traz-uma-assustadora-historia-da-familia-de-gilmar-mendes-terra-do-ministro-nao-tem-justica/
Advogado diz que morte de modelo tem ligação com mensalão tucano –
http://www.viomundo.com.br/denuncias/advogado-contesta-versao-oficial-e-diz-que-morte-de-modelo-tem-ligacao-com-mensalao-tucano-em-minas.html
Lucas Arcanjo, policial que denunciou Aécio, é encontrado morto em BH; a versão oficial é de suicídio, mas não se descarta retaliação
http://www.viomundo.com.br/denuncias/policial-que-denunciou-aecio-e-encontrado-morto-a-versao-oficial-e-de-suicidio-mas-nao-se-descarta-retaliacao.html
A dor de Paulo Pavesi –
http://www.viomundo.com.br/denuncias/policial-que-denunciou-aecio-e-encontrado-morto-a-versao-oficial-e-de-suicidio-mas-nao-se-descarta-retaliacao.html
E HOJE, OS ASSASSINOS MAFIOSOS QUE ASSALTARAM O PODER, JÁ MATARAM EDUARDO CAMPOS, TEORI ZAVASCKI E TAMBÉM CONTRIBUIRAM PARA MAIS ESTA MORTE DE DONA MARISA. E O QUE É PIOR, ESTAS PESTES, ESTÃO MATANDO O BRASIL.

Assine o Abaixo Assinado contra a indicação do ADVOGADO DO PCC, ALEXANDRE DE MORAES AO STF: —- ACESSE E ASSINE EM https://www.change.org/p/senado-federal-contra-a-indica%C3%A7%C3%A3o-de-alexandre-de-moares-para-o-stf
DIVULGUE TAMBÉM NO DCM, TIJOLAÇO, VIOMUNDO, GGN, O CAFEZINHO, CONTEXTO LIVRE E OUTROS DOS NOSSOS SITES DE LUTA

    INDIGNADO – Fora Golpistas

    08/02/2017 - 00h02

    PODEM LIBERAR ESTE COMENTÁRIO TRANQUILAMENTE. AFINAL ESTÁ TUDO NA INTERNET E NADA SAIU DA MINHA IMAGINAÇÃO.
    A VERDADE DÓI. ESTAMOS VIVENDO UMA DITADURA DE MAFIOSOS IMPIEDOSOS E INCONSEQUENTES, QUE ESTÃO DISPOSTOS A TUDO PARA SE LIVRAREM DA CADEIA E AS VÍTIMAS SOMOS TODOS NÓS DO POVÃO E O NOSSO PAÍS QUE ESTÁ SENDO DILACERADO E ASSASSINADO.

Messias Franca de Macedo

07/02/2017 - 23h19

Cunha dá um nó em Moro. E diz que Temer era o árbitro de nomeações na Petrobras. Veja

Por eminente e impávido jornalista Fernando Brito
07/02/2017

(…)
E no final do post coloco o trecho que reputo mais importante, onde ele responsabiliza diretamente Michel Temer pela aprovação dos diretores da Petrobras que seriam os operadores do PMDB na empresa.
(…)
Impressionante como, apesar do asco que a figura do ex-presidente da Câmara, ele se expressa com muito mais segurança que seu inquisidor, Sérgio Moro, que fica, praticamente, naquilo que está noticiado na mídia.
(…)
Moro se baseava, volta e meia, em entrevistas dadas à imprensa, que Cunha rebarbava, com toda a razão jurídica, dizendo que estava ali para discutir depoimentos e não notícias que possam ter sido veiculadas apenas em parte.
O mais importante nem sequer mereceu perguntas ou aprofundamento: Cunha disse que Michel Temer foi o grande árbitro da nomeação de diretores da Petrobras.
É, no mínimo, estranho que numa instrução criminal isso não chame a atenção, nem do juiz, nem da imprensa.
A impressão que fica, mesmo com todo o nojo que se possa ter de uma figura como Eduardo Cunha, é que não há a menor preocupação de apurar a verdade, mas a de fazer apenas o papel de moralizador.
E, acima de tudo, como mesmo ainda não descendo aos fatos mais crus, Cunha faz questão de mostrar que Temer está em suas mãos, embora a mídia não o queira ver.

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.tijolaco.com.br/blog/cunha-da-um-no-em-moro-o-despreparo-e-gritante-tudo-se-move-delacao/#comment-347499

Messias Franca de Macedo

07/02/2017 - 22h56

O (PEN)ÚLTIMO ESCÂNDALO DO SUPREMO PROJAC!

‘Décimo segundo ‘miniSTRO’ do STFede, MERDAL pereira acaba de antecipar o seguinte laudo médico:
“SIM, eduardo CUnha está acometido de aneurisma cerebral!”
E *o médico assistente – e responsável pela realização da tomografia do CUnha – diagnosticou:
“a causa do aneurisma do CUnha foi a pressão que o paciente sofreu durante a gestão à frente da Câmara dos Deputados!”
*gerson Cama(ar)rotti ‘O Arrotador da Máfia dos Marín(ho)’

NOTA FÚNEBRE:
o comunicado oficial do boletim médico foi levado à público agora há pouco na patifaria pra lá de surreal do tal ‘Jornal das Dez’ [RouboNews – perdão, ato falho -, GloboNews]

BENEDITO

07/02/2017 - 22h22

Só é contra a operação lava jato quem é a favor da corrupção

    Nelson

    08/02/2017 - 00h32

    Engano seu Benedito, é contra a lava jato quem ama o País e não quer velo destruído como esta sendo feito. É contra a lava jato quem consegue enxergar que é uma grande armação feita para destruir um partido e não para moralizar um País como vulgarmente é divulgado. É contra a lava jato quem percebeu que querem acabar com uma filosofia, e não estão nem ai para a corrupção pois os verdadeiros corruptos hoje ocupam o poder, estão enraizados nos três poderes, no Legislativo, no Executivo e no Judiciário. Abra o seus olhos e sua mente e veja o que de fato acontece no País.

Marcelo

07/02/2017 - 21h54

Não estou certo de qual foi a primeira vítima e quais todas as vítimas deste golpe de 2016, mas lembro do primeiro caso em minha lista, Lucas Gomes Arcanjo, um policial mineiro que investigou e denunciou políticos bandidos ou bandidos políticos de Minas Gerais, golpistas. Uma morte suspeita de quem já recebia ameaças e atentados à sua vida, não foi divulgada, ou melhor, quase ocultada pela mídia. Que saiba, não houve perícia por ordem superior. Sendo assim, admitem indiretamente que foi “suicidado”, mesmo com relatos da mídia e documentos indicarem suicídio.
Segundo caso em minha lista, Ministro do STF Teori Albino Zavascki, um acidente envolvendo uma pessoa que carregava um extenso processo de denúncias contra muitos golpistas, em uma data estranha (faltavam horas para expor denúncias contra muitos golpistas). Apuração da aeronave muito superficial, não permitiram resgate de sobrevivente e logo depois não preservaram a aeronave para perícia detalhada. Nem vou suspeitar que demoras e descasos foram intencionais para esconder algum indício de algo estranho a um acidente. E quem assumiu o lugar deste ministro “acidentado”, o ministro da justiça pertencente ao mesmo partido envolvido na primeira morte do policial acima. Alguém consegue provar que “foi acidente”?
Em minhas contas, Marisa Letícia foi a terceira vítima, talvez a que mais sofreu tortura porque não era uma ameaça para os golpistas, mas o marido é o alvo que os golpistas não conseguem derrotar no voto direto via Democracia (aquela democracia que tínhamos até 2015).

Jeova Nina

07/02/2017 - 21h31

Lula voltará mais forte do que antes. Esperamos que ele esteja bem firme para as próximas oportunidades. Com certeza, ele vai superar esses momentos difíceis, e se tornará mais guerreiro do antes. Marisa será uma guerreira mais forte, mais atuante, firme na sua atuação dentro do partido.
A Lula e familiares os nossos sentimentos

    Bruno

    07/02/2017 - 21h41

    Esse retorno só será válido se ele construir uma maioria parlamentar capaz de fazer uma CPI para investigar a lava jato e por a limpo essa estória, caso contrário esse pessoal do judiciário vai realizar taís atos em outro momento no país.


Leia mais

Recentes

Recentes