Menu

Sergio Moro, o sabujo fundamental, elogia Fachin, o subalterno

Reproduzimos abaixo artigo de Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça e sub-procurador geral da República. A capa da revista Claudia para a mulher de Moro, no mesmo dia em que Marisa Letícia está sendo velada, é uma ironia macabra que revela bastante sobre as artimanhas diabólicas dos golpistas. Querem neutralizar os impactos políticos da morte de […]

53 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Reproduzimos abaixo artigo de Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça e sub-procurador geral da República.

A capa da revista Claudia para a mulher de Moro, no mesmo dia em que Marisa Letícia está sendo velada, é uma ironia macabra que revela bastante sobre as artimanhas diabólicas dos golpistas.

Querem neutralizar os impactos políticos da morte de Marisa, cuja responsabilidade deve cair sobre Sergio Moro, procuradores irresponsáveis da Lava Jato, e sobre toda a malta de cínicos e cúmplices das instâncias superiores, fazendo merchandising da mulher de um juiz.

A midiatização de Sergio Moro descambou para o ridículo e o patético.

O que falta mais? Posar nu? Participar de um big brother?

Sobre o elogio a Fachin, me pareceu não um elogio, mas uma ameaça, de um justiceiro midiático contra um empregado subalterno do golpe, como se tornaram todos os ministros do STF.

Aragão comenta também sobre essa estranha rotina de Moro, que parece agora ter todo o tempo do mundo para viver recebendo prêmios da Casa Grande, no Brasil e nos EUA. Enquanto isso, suas decisões sobre condenações e indiciamentos acontecem em 24 ou 48 horas. Ele nem lê os processos. Ele condena automaticamente. Talvez leia apenas os editoriais de seus patrões, no dia seguinte.

A sabujice de Moro não está em elogiar Fachin, pois Fachin é, ele mesmo, um sabujo do golpe. A sabujice de Moro é orgânica.

Parodiando Nelson Rodrigues, Moro é o sabujo fundamental. Ele não tem noção de quanto é sabujo.

***

Via Conversa Afiada

Sobre (auto) elogios de um brioso magistrado de piso

Li hoje que o Sr. Sérgio Moro, juiz federal de piso no Estado do Paraná, fez distribuir nota com um elogio público do sorteio do Ministro Edson Fachin para a relatoria dos feitos relacionados com a chamada “Operação Lava-Jato”.

Eis o teor da nota, chocante pelo estilo burocrático e canhestro, indigno de um magistrado e surpreendente num professor com doutorado:

“Diante do sorteio do eminente Ministro Edson Fachin como Relator dos processos no Supremo Tribunal Federal da assim chamada Operação Lava Jato e diante de solicitações da imprensa para manifestação, tomo a liberdade, diante do contexto e com humildade, de expressar que o Ministro Edson Fachin é um jurista de elevada qualidade e, como magistrado, tem se destacado por sua atuação eficiente e independente. Curitiba, 02 de fevereiro de 2017. Sérgio Fernando Moro, Juiz Federal”.

O juiz de piso escreveu uma carta de recomendação. Como o destinatário declarado, o Ministro Fachin, dela não carece, conclui-se que o verdadeiro destinatário é o próprio Sérgio Moro. Tal impressão não é desfeita pelas referências às “solicitações da imprensa” ou ao autoproclamado caráter “humilde” da iniciativa, desculpas esfarrapadas para seu autor aparecer. Nem é preciso dizer que o juiz desconhece seu lugar. Inebriou-o a celebridade construída às custas da presunção de inocência dos seus arguidos e da demonstração pública de justiceirismo populista.

Com a simplicidade e sabedoria do sertanejo do Pajeú, meu pai, de saudosa memória, ensinou-me que não se elogia um superior na hierarquia funcional. Fazê-lo pode parecer sabujice ou soberba. Elogio se faz a subalterno ou, quando muito, a colega. Um elogio do Sr. Sérgio Moro ao Ministro Fachin nada acrescenta à condição dest’último, que é, ou não, um “jurista de elevada qualidade” independentemente da opinião do juiz singular, pois o Sr. Moro não é igual nem superior ao Ministro por ele elogiado.

Quanto às “solicitações da imprensa”, melhor seria que o juiz singular não as tornasse públicas, pois se já é feio um juiz receber tais solicitações – tecer juízos sobre ministros do STF -, muito mais feia é a sua avidez em atendê-las. Um magistrado de piso não existe para julgar, para a mídia, os magistrados de instância superior. Ainda que lhe perguntem, não convém que responda. Suponhamos, só para argumentar, que o Sr. Moro considere o Ministro Fachin um desqualificado; será que “toma a liberdade” e dirá isso à imprensa? Claro que não, a não ser que seja doido varrido. Logo, dizer que o Ministro Fachin é qualificado sempre levantará a dúvida sobre a sinceridade do juízo, carente de alternativa assertiva. Por isso, dizem os antigos: em boca fechada não entra mosca!

Quanto à humildade, quem deve qualificar nossas atitudes como tais são os outros. Autoqualificá-las é, por excelência, uma autoexaltação e, portanto, a negação da humildade.

Segundo disseminada sabedoria popular, conselho bom é para ser vendido, não dado. Mas este ofereço de graça ao Sr. Moro: fale menos e trabalhe mais discretamente. Fale nos autos. Evite notinhas. Não jogue para a platéia. Não faça má política, mas administre a boa e cabal justiça. Defenda a autonomia do Judiciário e não aceite ser pautado pela imprensa, que não o ama, apenas o usa e o descartará quando não for mais útil. Se não acreditar em mim, pergunte ao colega Luiz Francisco Fernandes de Souza, aquele procurador tão assíduo nas páginas de jornais durante o governo FHC, hoje relegado ao ostracismo de um parecerista em instância de apelação.

Um juiz não deve ser um pop star. Na esteira do velho Foucault, o Judiciário deve cultivar a timidez e o recato atribuídos pela revista VEJA à Sra. Marcela Temer. Isso vale a fortiori para a justiça penal. Seu objetivo pós-iluminista não é a exposição de um bife humano esquartejável em praça pública, mas a suposta “recuperação” do cidadão que cai em sua malha. No Brasil, mui distante da Noruega, isso é uma quimera, mas é também a meta, sem a qual nunca poderemos sonhar com a redução do elevado grau de criminalidade. O imputado exposto é um imputado destruído, sem nada a perder e, portanto, de difícil reacolhimento social, com ou sem culpa. Conduzido “de baraço e pregão pelas ruas da vila”, exposto à execração pública no pelourinho, é mais provável que se considere injustiçado e não consiga ver legitimidade na atuação do seu juiz. Dê-se o respeito, Sr. Moro, para que todos possam respeitá-lo (e não apenas os membros do seu fã-clube, com a cachola detonada pelo ódio persecutório). Juízos ostensivos sobre magistrados de instâncias superiores não contribuem para tanto.

É bom lembrar, por último, ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que sobra tempo ao juiz Moro. Dedica-se o magistrado de piso a tertúlias com a imprensa, redação de notinhas, palestras no Brasil e no exterior, verdadeiras tournées de um artista buscando aplauso. Para tudo isso, recebeu, afora passagens e, quiçá, cachês ou diárias, o direito reconhecido pela corte regional, de funcionar, com exclusividade, nos processos da “Lava-Jato”, sem qualquer outra distribuição. Em outras palavras, nós contribuintes estamos pagando por esse exibicionismo, sem que sejamos compensados com serviço em monta equivalente. No mais, fere-se, com essa prática de privilégio, o princípio do juízo natural, ao dispensar-se, esse juiz, da distribuição geral da matéria de competência de seu ofício. O excesso de trabalho, com certeza, não é motivo crível para tratamento tão excepcional. Antes pelo contrário: como, a todo tempo, parece se confirmar, no seu caso, o aforismo “cabeça vazia é oficina do Diabo”, melhor seria devolver-lhe urgentemente a jurisdição plena por distribuição aleatória, para que se abstenha de notinhas tão degradantes para a magistratura.

Eugenio Aragão

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Atreio

06/02/2017 - 15h00

Aragão….grande homem, dando aula pro leitinho com pÊra da dona odete.
tu volta em breve aragão. estaremos esperando debraços abertos!
Não vai levar 21 anos de novo.

BRASIL, corrija seus erros: re-DILMA-se!

enganado

06/02/2017 - 11h39

Qual dos três é o pior? A mãe / Filho / juiz-ladrão-condecorado. O artigo 142 é quem deveria responder, pois não são os Guardiões da Constituição que dizem responder como “patriotas”? Patriotas são a última coisa, mas . . . . . .

    Juana Inês

    06/02/2017 - 15h55

    Alias, essa palavra “patriota” esta ligada a outra palavra….fascista !

Odeon Victor Do Carmo

05/02/2017 - 17h20

Moro não é um juiz e um canalha

Deuzelia Garrido

05/02/2017 - 15h28

FORA MORO!!!!!

Jose Aparecido Alvares De C Aparecido

05/02/2017 - 15h27

Vote outra vez nesses imbecis ladrões isso é o que sao

Jose Aparecido Alvares De C Aparecido

05/02/2017 - 15h25

K?k

Osorio Marques

05/02/2017 - 13h44

…OLHEM AS COMPANHIAS! QUEREM QUE DESENHE?…

Celso da Costa Pereira

05/02/2017 - 09h44

Não esquecer do cidadão comum esposto pela midia em programas sensacionalistas antes de qualquer julgamento justo presos sem advogados para defende lo
sem reparação para injustiças cometidas.

Rosileide Santos

05/02/2017 - 09h55

Vagabundos

Zeneto GuaranyKayoá Leao

05/02/2017 - 05h43

Essa CALHORDInA a rola bosta

Alexandre Barthonelli

05/02/2017 - 03h56

Tenho NOJO de tudo q envolve essa gente, nojo.

Edson Neto

05/02/2017 - 03h09

FACHIN foi escolhido por Dilma, outro erro dessa anta, por mais que avisássemos ela não ouvia; entregou o Brasil de bandeja para esses canalhas. Agora vamos ter que começar a luta de novo para retormarmos o que por direito sempre foi do povo brasileiro.

    O Cafezinho

    05/02/2017 - 11h58

    O ‘erro’ da Dilma é ser honesta no País dos desonestos. O tempo dirá.

Antonio Vieira

05/02/2017 - 02h57

Ladeado de fantoche do PIG.

Regina Lós Reis

05/02/2017 - 02h22

ABAIXO OS TRÊS PODRES PODERES!

Nereide Lopes Fiaschi

05/02/2017 - 02h10

M dá náusea de olhar

ALTAMIR GOMES PINHEIRO

04/02/2017 - 23h49

O Moro não é a ave que pensavamos. Não é tucano e sim um pavão. Mas um pavão bajulador e serviçal de interesses superiores…. Superiores?

Zildo Noh

05/02/2017 - 01h14

Pensa que é gente.

Darlan Henrique Fantinatti

05/02/2017 - 01h09

Moro me faz ter vergonha de ser paranaense, mais precisamente de Maringá !!!

Rui Natália

05/02/2017 - 00h47

Juiz partidário do PSDB PMDB

Marlene Maria Moysés Marques da Silva

05/02/2017 - 00h19

Oi Miriam, vc adorou essa foto?

L’Amie

04/02/2017 - 22h04

Pena que isto seja da lavra de Sr.Dr.Aragão, que por vínculo ao Governo da Presidenta Dilma Rousseff será considerado mais uma lamuria petista. Interessante que 54 M de votos foram dados a Ela, mas os derrotados é que ocupam e estão mandando no pedaço. Ideal teria sido ser escrito por Alguém bem distante do pt , mas tão ou mais respeitado que o Sr.Dr.Aragão.

Bruno Vernaglia Zólio

05/02/2017 - 00h00

se tivesse que definir o moro em uma palavra: escroto.

André Oliveira

04/02/2017 - 23h56

Ummmmm, morodostucanos com a família pig. Mais isento impossível!

Jaime Pereira

04/02/2017 - 23h46

Só a rede esgoto de TV não percebeu o tamanho do buraco que estão cavando ….É muita merda …..

Maria Do Rosário Alves Santos

04/02/2017 - 22h43

Já tivemos outro pop star no Brasil , quem não se recorda do”caçador de marajas”? Assim como o moro “caçador seletivo de corruptos” o primeiro foi criado e destruído pela mídia, o mesmo acontecerá com o segundo se ele ousar investigar a patrocinadora .

Ermeneghildo Ghil

04/02/2017 - 21h56

Dois notórios entreguistas do Brasil! Se isso aqui fosse sério, estavam atrás das grades, no mínimo.

João Batista

04/02/2017 - 20h54

Interessante, quantos Sérgio Moro, já vimos neste país. Quantos salvadores da pátria, já enterraram este país. Mesmo assim a mídia continua criando estas tristes figuras, e o povo continua acreditando.

Cleide Almeida Sampaio

04/02/2017 - 20h51

Ahhh nojooooo…..

Serginho Amphilóquio RC

04/02/2017 - 20h30

de rir muito, até selfie.

tonhio

04/02/2017 - 18h15

manda esse tal de moro aqui para alcaçuz pra ele mor…. de medo.

tonhio

04/02/2017 - 18h10

só existe um juiz, esse nos todos teremos que ser julgado por ele., mas mesmo assim e tal de moro, morr… de medo dele:

Luiz Carlos P. Oliveira

04/02/2017 - 17h59

DR. DANIEL: com esse português horroroso, você é doutor em que? Não sei se conseguistes terminar o ensino básico, acredito que não. Então és mais um coxinha sem noção, que pensa que é aquilo que não é, nunca foi e nunca será: DOUTOR.
Mas eu vou te dar um título de doutor: DOUTOR MERDÁLIS. PhD em cocô de cavalo de bandido.
Certo, Doutor?

Luiz Carlos P. Oliveira

04/02/2017 - 17h45

Moro não falar para a plateia? Impossível. Se agir assim, ficará longe dos holofotes. Pedir para um narcisista não se olhar no espelho é o mesmo que pedir para um megalomaníaco levar uma vida de ermitão. E o justiceiro de Curitiba é ambas as coisas. Que desgraça.

Antonio Valadão

04/02/2017 - 19h36

Falta para o Moro subir num palco e cantar com Dinho ou com Lobão, e virar um roqueiro brasileiro.

    Alexandre Barthonelli

    05/02/2017 - 04h00

    Com o Dinho não, que é uma pessoa coerente. Acho que o Sr. quis dizer Roger, aquele outro pseudo roqueiro, igual ao lobinho. Desculpe, não quero polemizar, mas é que fui num show do Capital e o discurso do Dinho não foi esse. Saudações.

BENEDITO

04/02/2017 - 17h35

É normal que a necessária operação lava jato incomode muita gente!

Flavio N. Esteves

04/02/2017 - 19h29

Juntos , o juizeco de bosta e os bosta da Globo.

Maria Suely Lourenço

04/02/2017 - 19h28

Só faltou o Moro recomendar que o ministro Fachin aprendesse com ele como desenvolver seu trabalho … a humildade aí passou longe …puro estrelismo barato … oras Moro ! Cai na real !!! Menos… muito menos … abaixa tua bola …

Jacilene Carvalho

04/02/2017 - 19h07

olha a turma do demonio ate essa bruxa envolvida

Caio Polkstow

04/02/2017 - 19h04

“Quero que os facínoras que fizeram isso com ela tenham um dia a humildade de pedir desculpas.”(Lula)

Andreia Schaeffer

04/02/2017 - 19h03

Como se diz popularmente?O poste fazendo xixi no cachorro kkkkkkklk…….o estrela cadente nao se aguenta,ele realmente acredita que e um idolo…aff…que nojeira!

Bruno Ceron

04/02/2017 - 19h01

Farofa de bosta

Tio Vina

04/02/2017 - 18h57

Se trata de respeito, coisa que “o cafezinho” nao parece entender muito bem.

Nilton Maciel

04/02/2017 - 18h57

Ivair Dalpizzol

04/02/2017 - 18h56

Olha a Leitoa pau mandado e o ladrão do Paraná juntos

Pedro Xavier Gama

04/02/2017 - 18h49

Não basta curtir!
Por favor cliquem na imagem/link e continuem assinando e compartilhando a petição
Contra o Gilmar Mendes::
https://secure.avaaz.org/po/petition/SENADO_FEDERAL_DO_BRASIL_Processar_o_Ministro_Gilmar_Mendes_por_quebra_de_decorogm/

Vir Muniz

04/02/2017 - 18h47

escroto com escroto


Leia mais

Recentes

Recentes