(Foto: Arquivo pessoal)
Cristiano Zanin, líder por osmose ou a nova cara da esquerda brasileira?
Por Wellington Calasans, correspondente internacional do Cafezinho
“A luta por justiça vai unir a esquerda no Brasil”. Voltei para Estocolmo com esta certeza na cabeça, após participar do “Primeiro Encontro Internacional Pela Democracia e Contra o Golpe”, realizado em Amsterdã, entre 27 e 29 deste mês, do qual fui um dos organizadores.
É unânime, graças ao empenho de Dr. Zanin e sua equipe, a consciência de que o “combate à corrupção” tão propalado pela mídia do golpe foi uma campanha de corruptos contra uma mulher honesta, Dilma Rousseff, mas que tinha Lula como o alvo principal.
No sentido oposto da parcialidade está o verdadeiro desafio, incorporado pelo jovem advogado de 41 anos de idade, de lutar por um tratamento igual perante a lei para todos os cidadãos. Proposta imediatamente acolhida pelos brasileiros no encontro em terras holandesas.
Cristiano Zanin é a quebra do estereótipo imposto pela elite à ala progressista brasileira de que somos “pão com mortadela” ou que somos desprovidos de gostos próprios. Com uma voz clerical consegue convencer mais do que o grito do ativista tradicional.
Dr. Cristiano Zanin precisa ser visto hoje por todos os esquerdistas, praticantes ou não, como a cara moderna da esquerda brasileira, uma esquerda que erradicou a fome e que clama por justiça. É assim a esquerda nos países mais ricos, como aqui na Suécia, outros nórdicos e na própria Holanda, onde o encontrei pessoalmente após inúmeros contatos via redes sociais.
Bem vestido, cabelo impecável, com uma postura visivelmente apaziguadora, este advogado parece receber por osmose do seu cliente, Lula, a capacidade de exercer a liderança e de conversar e convencer. Mas pode ser algo além disso, como ficou claro na sua fala, transmitida aqui no Cafezinho, onde a exposição que fez sobre o “lawfare” encantou a todos.
Dr. Zanin é a cara da elite de um país que se respeita. Uma elite que respeita e reconhece os valores humanos e zela por eles. A cara do Brasil que foi construído a partir do seu cliente, onde o rico ficou mais rico, mas o pobre passou a ser visto como gente e não apenas como dados estatísticos.
A elite brasileira é incapaz de perceber que luta contra ela mesma. Prefere a vida artificial dentro dos gigantes muros e cercas elétricas e ignora a simples realidade de que a redução da desigualdade é a mais eficiente ferramenta de construção de uma sociedade sadia.
Dr. Zanin é na mesma pessoa a justiça e a elite que o Brasil merece. Respeita as leis, respeita o ser humano e luta por um Brasil mais justo para todos. Na brilhante apresentação que fez em Amsterdã, deixou os cem participantes do evento atentos a cada palavra, do início ao fim da sua fala.
O momento é de lutarmos por justiça. Os ataques sucessivos a Lula, mesmo que gere neste momento um efeito eleitoral contrário, devem ser denunciados como abusos. Se um ex-presidente é massacrado desta forma, com o apoio da mídia, como será tratado você, um cidadão comum?
Se o ódio de classes cresceu com o suporte da palavra “corrupção”, nada melhor do que falarmos em “justiça” para que possamos enfrentar com seriedade a verdadeira corrupção e iniciarmos juntos a reconstrução do Brasil e o resgate democrático.
Longe de ser janota, Cristiano Zanin é um convite a um banquete generoso para todos, como símbolo de que a redução das desigualdades passa também pelo respeito entre as classes ricas e pobres e que todos são dignos de uma justiça imparcial.
creuza rosa
01/02/2017 - 18h48
Amei esse cara, quero conhece-lo mais e mais. Obrigado por defender Lula e o nosso Brasil.
Thiago Raphael
01/02/2017 - 17h33
O Dr. Cristiano Zanin é muito melhor que moro, não tem nem comparação.
Ricardo
01/02/2017 - 11h01
Não tenho medo do novo!!! Se Lula apoiar eu tô dentro.
Maria Luiza Cordeiro Calcagno
01/02/2017 - 01h13
Muito bem Wellington, Dr. Zanin é o exemplo sereno e contundente de que há pessoas de valor inestimável para democracia! Unidade por justiça igual para todos, há de nos levar novamente à vitória, que foi golpeada, por despeito é pouco, maior foi a ganância de se perpetuarem no poder, sem pagar pelos crimes cometidos!
Francisco
31/01/2017 - 20h39
Zanin (é esse o nome?) pode ser branco, usar paletó e cortar o cabelo escovinha. Usar óculos também ajuda, faz lembrar que sabe ler e escrever. Que bom!
O problema é onde ele vai conseguir abrir a boca para falar.
As últimas três eleições presidenciais no Brasil pareciam bate boca em porta de delegacia: quem roubou quem e quem roubou mais.
As últimas eleições para presidente no Brasil não se discutiu política de Defesa Nacional, nem de energia, nem de saúde, nem de educação, nem de combate à seca – não se discutiu nada em que o PT fosse bem.
Isso no horário político – fora do horário político…
Quem é o jovem esquerdista que quer entrar para a política hoje para ser chamado amanhã de ladrão como Dilma e ter a vida destroçada como Genuíno?
Quem pode entrar na política hoje sem as costas quentes de Aécio?
Como fazer política sem ter o STF no bolso do paletó?
Dilma está dando entrevista na Europa – que bom!
Aqui no Brasil a ex-presidente que teve recorde de popularidade e tirou o Brasil da miséria, não consegue “pelo amor de Deus” dar entrevista nem em rádio AM do interior…
Sim amigo, o controle do capital é selvagem…
Se apresentação pessoal resolver a parada ótimo, torço por isso – é só dar um banho de loja nos “barbudões”.
PS 1: Saiu hoje a noticia: quem tinha ascendido para as classes C e D, Temer acabou de meter na m&#%@ novamente. O banho de loja é para parecer o que o proletariado seria ou para parecer o que voltou a ser (e nunca deixou de ser porque proletário é proletário e “classe média” é conversa para boi dormir)?
PS 2: Esses 13 anos de esquerda no Poder serviram para que mesmo? O proletariado foi empoderado? Como????
Josealdo
01/02/2017 - 01h44
Amigo vou ser bem direto. Tudo que você falou me encorajou eu vou entrar na política suas palavras me ergueram à essa decisão. Sou brasileiro patriota e odeio a desigualdade criada por uma sociedade falida. Hoje me levanto contra a hipocrisia ao favorecimento de incapaz e a corrupção nos gabinetes.
LUIZ TAVE
31/01/2017 - 16h59
Dr Daniel , Teu politico e o temer golpista mulher de marido traido , X-9 DA CIA CORRUPTO , Ate` pra casar tem que da o golpe ! delatado 58 vezes , veja hoje no jornal da band , e o Aecio Nariz de Fornalha! O STF DEVERIA NA SUA MAIORIA , SER CONSTITUIDO POR HOMENS COMO O Dr zanin , pelo Dep Waldir Damous , dep pimenta ; esses fazem a diferença ! – agora Veja ; SENADOR Eunicio de Oliveira delatado 105 vezes e` o candidato do vagaba TEME Para presidente do Senado ! o povo tem Que Empunhar Baioneta contra essa FACÇAO
Atreio
31/01/2017 - 16h50
Justiça.
Os bravos permanecem ao lado dos justos, aos canalhas restarão apenas os covardes.
Brasil, re-DILMA-se!
sem crime, sem impeachment!
Trazibulo Meireles
31/01/2017 - 16h33
Dr. Cristiano Zanin Martins pode-se dizer que foi o homem do ano verdadeiramente, ao contrário do que foi mentirosamente classificado o vigarista Temer pela revista QuantoÉ.
Nando Barros
31/01/2017 - 16h09
Parabéns Dr Cristiano Zanin!!!!
Um brasileiro
31/01/2017 - 15h32
DU-VI-DO. Infelizmente temos a esquerda mais DESunida DO MUNDO…
Nilson Cardoso de Souza
31/01/2017 - 15h26
Creio que podemos voltar a acreditar que uma justiça imparcial possa surgir no ambiente de nosso país. Zanin e sua equipe representam esse sonho. Faça nos sonhar de novo Zanin! É o pedido de um velho.
Corruptos deram o Brasil para estrangeiros – É preciso reagir
31/01/2017 - 14h57
Apoiadíssimo.
Luciana Colao
31/01/2017 - 14h39
Parabéns Cristiano Zanin por seu excelente trabalho e postura ética!
Profissionais como você me fazem manter a crença que podemos voltar a ser o melhor país do Mundo.