(Foto: Carlos Humberto/SCO/STF)
Kakay sobre ameaça a Lula: ‘É a desmoralização completa das investigações’
Para advogado, fala de delegado que prevê prazo para prender Lula é “inacreditável”. “A polícia não pode tudo, ninguém pode tudo, nem o Supremo Tribunal Federal pode tudo”, diz criminalista
por Eduardo Maretti, da RBA publicado 27/01/2017 18h05
Kakay: “Contra o abuso, nós temos que resistir de todas as formas”
São Paulo – A entrevista do delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula, ao portal Uol, nesta sexta-feira (27), na qual o policial prevê que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser preso num prazo entre 30 e 60 dias, é “tão desqualificada” que nem mereceria comentário. “Ninguém fala de prisão em forma de ameaça. É a própria desqualificação do instituto da prisão. Estou em Lisboa, trabalhando aqui, mas vi e achei inacreditável. Prefiro não acreditar que seja verdade aquilo que foi dito, prefiro acreditar que seja falso”, diz o advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.
“É a desmoralização completa das investigações, ao se utilizar a hipótese da prisão como instrumento de intimidação”, acrescenta. “Tem que se discutir isso, esses abusos não podem acontecer. Temos que ter uma sociedade de pesos e contrapesos. A polícia não pode tudo, ninguém pode tudo, nem o Supremo Tribunal Federal pode tudo. Vindo de um delegado, é gravíssimo.”
O delegado federal previu que o “timing” para prender Lula pode surgir em “30 ou 60 dias”. Kakay concorda com a defesa de Lula, que, em nota, voltou a denunciar que o ex-presidente é vítima de “perseguição, mesmo sem existir evidências de delitos ou provas de qualquer tipo contra Lula”.
“Não tenho nenhuma dúvida de que as prisões estão sendo feitas de formas ilegais e arbitrárias. A prisão preventiva virou uma regra, quando tem que ser uma exceção. Uma declaração como essa (do delegado Igor Romário de Paula) fortalece imensamente a hipótese de uma perseguição, sem dúvida”, avalia Kakay. A defesa de Lula afirma que o delegado “será objeto das providências jurídicas adequadas”.
Além de desmoralizar a própria investigação, Kakay diz que a fala desmoraliza o próprio policial, apesar de fazer efeito na mídia. “A sociedade ávida por espetacularização vai achar bom, mas temos que manter uma sociedade que pensa. Aqueles que pensam, que têm visão crítica, precisam ver que os limites têm que ser preservados.”
Kakay afirma que a parcela crítica da sociedade precisa resistir. “Contra o abuso, nós temos que resistir de todas as formas, seja através da palavra, seja através das ações, seja através da tristeza. Nós temos que resistir, porque o Brasil hoje virou uma sociedade punitiva, onde só tem vez e voz, principalmente na imprensa, quem trabalha pela punição.”
Na nota, o advogado de Lula Cristiano Zanin Martins afirma que “a forma como o delegado Federal Igor Romário de Paula se dirige ao ex-presidente Lula é incompatível com o Código de Ética aprovado pela Polícia Federal”.
Segundo Zanin Martins, ao abordar a “hipotética privação da liberdade” de Lula, o delegado “deixa escancarada a natureza eminentemente política da operação no que diz respeito a Lula”. Os defensores de Lula voltam a dizer no comunicado que “há pré-julgamento, parcialidade, vazamentos e comportamentos que violam a ética e a conduta profissional por parte de diversas autoridades envolvidas nas investigações e processos referentes ao ex-presidente”.
Zanin Martins voltou a citar o termo lawfare para se referir aos métodos utilizados nas investigações contra Lula. “É o ‘lawfare’, como uso da lei e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política.”
Carlos Alberto
31/01/2017 - 23h40
Esse delegado sempre se manifestou publicamente contra a ex-presidenta Dilma, inclusive, apoiando Aécio Neves. Constam postagens de policial federal se utilizando sua foto como tiro ao alvo e muito mais. Afinal, quem comandava a PF e permaneceu caladinho? Não seria um ministro indicado pelo PSDB?
Guilhermina Oliveira
30/01/2017 - 10h16
O que nos falta é a união das esquerdas, receber todos esse textos e enviar por toda mídia social que existe, para que possamos divulgar; sou analfa digital mas tenho face, zap e e-mail , esses três instrumentos pode chegar a uma porção de gente que farão chegar a outra porção de gente. Porém fica díficil agente ir a cada blog ou site, para verificar todas essas importantes matérias, (falta tempo e acesso a alguns dêles) . vou tentar compartilhar
L’Amie
29/01/2017 - 16h41
Primeiro: Lamentável a perda do que escrevi antes. Bem, pra começar falemos de PMs. Um País que tem no Século XXI uma policia com hierarquia militar, complemento das Forças Armadas, comandadas por coronéis, fica difícil que ela possa ser corretamente intitulada de Policia. O Império com seus barões continua determinando os rumos da Segurança e da Ordem, assim é da conveniência destes que antes de serem Policiais, sejam Militares. Esse ranço subsiste para sustentar os eternos e programados golpes já pré-definidos em calendários dos Modernos Cruzados da manutenção da Miséria. O fato de serem fede… tais tem por acréscimo o de serem treinados e orientados pelo homônimo estadunidense. Nisto e por si mesmo demonstra as razões de como se portam e se comportam. São quase uma filial em Território Brasileiro a tratar de assuntos que a matriz Prioriza. Nossa Policia deveria ser treinada e orientada por uma Escola Internacional de Policias, localizada na Europa e que tivesse sua Direção pelo Sistema de Rodízio, em período Trienal, onde todas nações Associadas realizariam treinamentos conjuntos, e assim estruturadas civilmente. Há um exemplo embrionário a seguir: A Interpol. Ponto alto das policias seria a Investigação e a Prevenção. A PM teria sua vida encerrada e haveria uma só Policia Estadual.
Maria Aparecida Lacerda Jubé
29/01/2017 - 11h12
Como o judiciário mais infame do mundo pode tudo e mais um pouco.
Wagner Pinheiro
28/01/2017 - 19h21
E a filhota sócia do mais rico do BRASIl….com uma sorveteria…..NADA… ou não vem ao CASO…..
Àlvares de Souza
28/01/2017 - 13h01
São uns degenerados, psicopatas. Só agem assim porque contam com o apoio de uma mídia bandida, calhorda, que irá repercutir a fala desse delegado imbecil, despreparado, desqualificado, que deveria ser punido se a Lei fosse cumprida no Brasil.
LUIZ TAVE
28/01/2017 - 10h28
QUEM TEM QUE TOMAR CUIDADO E` O MORO , O MIN DA JUST QUE NUM PAIS SERIO JA` ESTARIAM PRESOS !
LUIZ TAVE
28/01/2017 - 10h24
ministra Carmen Lucia, sou militar da FAB 35 ANOS de disciplina e hierarquia. confesso que diante das barbaridades impetrada hoje no brasil , onde a falta de patriotismo , respeito e o odio passaram a ser elementos basicos dos tres poderes . onde dois senarores do psdb pagam agitadores do MBL para hostilizar uma ex primeira dama do BRASIL , que esta`precisando de cuidados medicos ! isso configura a´ meu ver um brutal terrorismo ! acabamos de ver o comportamento do del Romario da pf , inacreditavel ! ! ! o temer puxa o saco do Moro em resposta a ONU dizendo que o referido juiz e` justo e imparcial . um terrorismo explicito sob o Lula nom momento totalmente adverso ! amanha podera` ser a senhora encima dum leito hospitalar ; E` justo isso ?
Luciano Carvalho
28/01/2017 - 12h11
Acho que que existem pessoas que querem hierarquizar a corrupção. Corruptos são corruptos em qualquer lugar.
Alexandre Albuquerque
28/01/2017 - 11h02
No país dos açoites as pessoas têm orgulho da grosseria. As oportunidades para exercitar a violência estão se multiplicando à medida da desmoralização das instituições responsáveis pela segurança pública. Que a mídia defenda o interesse das empresas estrangeiras, patrocinadoras, é compreensível; que os caipiras do interior tenham raiva dos operários que os ultrapassaram economicamente tb é perdoável, mas o fato que autoridades concursadas cedam a pressões políticas tem que ser respondido de forma compatível com os danos ao Estado e a Nação que provocam.
Ednilson Petriu
28/01/2017 - 10h50
Acredito que se faz necessário urgente nesse país, um melhor critério para se contratar pessoas para trabalhar com a justiça, principalmente em relação a PF, porque toda semana é uma papagaiada!!
Rinaldo
28/01/2017 - 08h48
A Lava Jato virou propaganada do PSDB.
Atreio
30/01/2017 - 10h49
desde o inicio…e de quebra tb levou as empresas nacionais pro buraco.
destruição a jato.
mas não vai durar 21 anos de novo.
BRASIL re-DILMA-se!
Marildo Proner
28/01/2017 - 10h20
Marina Sandrini Proner.Esse fala alto inclusive com os do STF. Bons dias.