Menu

Lawfare contra Lula é confirmado por coordenador da Lava-Jato

Postado em rede social, A Verdade sobre Lula Entrevista de coordenador da Lava Jato na PF confirma lawfare contra Lula Por Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira Sobre a entrevista concedida pelo Delegado Federal Mauricio Moscardi Grillo, coordenador da Lava Jato na Polícia Federal, à revista Veja (“Da prisão do Lula”, 14/01/2017), fazemos os seguintes […]

29 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Postado em rede social, A Verdade sobre Lula

Entrevista de coordenador da Lava Jato na PF confirma lawfare contra Lula

Por Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira

Sobre a entrevista concedida pelo Delegado Federal Mauricio Moscardi Grillo, coordenador da Lava Jato na Polícia Federal, à revista Veja (“Da prisão do Lula”, 14/01/2017), fazemos os seguintes registros, na condição de advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

1- A divulgação pela imprensa de fatos ocorridos na repartição configura transgressão disciplinar segundo a lei que disciplina o regime jurídico dos policiais da União (Lei no. 4.878/65, art. 43, II) e, afora isso, a forma como o Delegado Federal Mauricio Moscardi Grillo se dirige ao ex-Presidente Lula é incompatível com o Código de Ética aprovado pela Polícia Federal (Resolução no. 004-SCP/DPF, de 26/03/2015, art. 6o, II) e com a proteção à honra, à imagem e à reputação dos cidadãos em geral assegurada pela Constituição Federal e pela legislação infra-constitucional e, por isso, será objeto das providências jurídicas adequadas.

2- Por outro lado, a entrevista é luminosa ao reconhecer que a Lava Jato trabalha com “timing” ou sentido de oportunidade em relação a Lula, evidenciando a natureza eminentemente política da operação no que diz respeito ao ex-Presidente.

É o “lawfare”, como uso da lei e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política, exposto reiteradamente pela defesa de Lula, agora afirmado, de modo indireto, pelo próprio coordenador da Lava Jato na Policia Federal.

3 – Se Lula tivesse praticado um crime, a Polícia Federal, depois de submetê-lo a uma devassa sem precedentes, teria provas concretas e robustas para demonstrar o ilícito e para sustentar as consequências jurídicas decorrentes.
Os mesmos áudios e elementos que a Lava Jato dispunha em março de 2016 estão disponíveis na data de hoje e não revelam nenhum crime. Mas a Lava Jato, segundo o próprio Delegado Federal Mauricio Moscardi Grillo trabalha com “timing” ou sentido de oportunidade em relação a Lula.

4- A interceptação da conversa entre os ex-Presidentes Lula e Dilma no dia 16/03/2016 pela Operação Lava Jato foi julgada inconstitucional e ilegal pelo Supremo Tribunal Federal. O Delegado Federal Mauricio Moscardi Grillo e a Lava Jato afrontam a Suprema Corte e revelam desprezo pelo Estado Democrático de Direito ao fazer afirmações sobre esse material sem esse registro. Ademais, é preciso, isto sim, que o Delegado Federal coordenador da Lava Jato esclareça o motivo da realização da gravação dessa conversa telefônica após haver determinação judicial para a paralização das interceptações e, ainda, a tecnologia utilizada que permitiu a divulgação do conteúdo desse material menos de duas horas após a captação, tendo em vista notícias de colaboração informal – e, portanto, ilegal – de agentes de outros países no Brasil. A divulgação dessa conversa telefônica em menos de duas horas após a sua captação, além de afrontar a lei (Lei n. 9.296/96, art. 8o. c.c. art. 10), está fora dos padrões técnicos brasileiros verificados em situações similares.

5- A condução coercitiva de Lula para prestar depoimento no Aeroporto de Congonhas foi ato de abuso de autoridade (Lei no. 4.898/65, art. 3o., “a”) porque promoveu um atentado contra a liberdade de locomoção do ex-Presidente e de sua liberdade fora das hipóteses autorizadas em lei. Por isso mesmo, fizemos uma representação à Procuradoria Geral da República para as providencias cabíveis e, diante da inércia, documentada em ata notarial, promovemos queixa-crime subsidiária, que está em trâmite perante o Tribunal Regional Federal da 4a. Região. O tema também é objeto do Comunicado que fizemos em julho ao Comitê de Direitos Humanos da ONU. Portanto, o Delegado Federal Mauricio Moscardi Grillo deveria repensar não só o local da condução coercitiva de Lula, mas, sobretudo, a inconstitucionalidade e a ilegalidade do ato. Merece registro, adicionalmente, que o local do Aeroporto de Congonhas para onde Lula foi levado tem paredes de vidro e segurança precária, tendo colocado em risco a integridade física do ex-Presidente, de seus colaboradores, advogados e até mesmo dos agentes públicos que participaram do ato, sendo injustificável sob qualquer perspectiva.

6- Ao classificar as ações e providencias da defesa de Lula como atos para “tumultuar a Lava Jato” o Delegado Federal Mauricio Moscardi Grillo e a Lava Jato mostram, de um lado, desprezo pelo direito de defesa e, de outro lado, colocam-se acima da lei, como se estivessem insusceptíveis de responder pelos abusos e ilegalidades que estão sendo praticadas no curso da operação em relação ao ex-Presidente. Deve ser objeto de apuração, ademais, se pessoas que praticaram atos estranhos às suas funções públicas ou com abuso de autoridade estão sendo assistidas por “advogados da União” – pagos pela sociedade – como revela o Mauricio Moscardi Grillo em sua entrevista.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

giseuda

17/01/2017 - 19h34

“Lula um líder que revolucionou os sindicatos que fundou o partido dos trabalhadores que mudou a história Brasil…..”
Merece respeito! RESPEITEM LULA!!!!!

Celso Peixoto

17/01/2017 - 11h37

Ainda guardo alguma esperança que os golpistas e o poder judiciário caiam na graça de renderem-se à honestidade comprovada de LULA e de DILMA ROUSSEFF e que o Brasil, que é uma grande naçao volte a normalidade e a entrega do patrimônio e perdões de dividas milionárias aos “amigos do rei” cesse. Assim, “acabaria a sangria”.
#AnulaSTF

Virgilio

17/01/2017 - 11h20

Tudo que espero é o dia em que esses bandidos que controlam a PF, o MP e a justiça em geral sejam devidamente punidos por tantas e graves transgressões. Há de chegar este dia!

André L. Carvalho

17/01/2017 - 09h32

Prepotência, abuso de autoridade, ações ilegais… alguns dos lugares comuns das instituições policiais desse país. No mais, fazem parte do núcleo duro da SUPERESTRUTURA DO GOLPE!

Aécio Carvalho

17/01/2017 - 09h57

Absurdo. O cinismo não tem limites.

Edem

17/01/2017 - 01h40

Esse timing é muito claro, pelo menos para quem gosta um pouquinho de história. Em momentos que líderes políticos foram substituídos pela força ou em desrespeito à constituição tudo se torna permissivo. A função de um delegado (acreditem) não é essa. Primeiro ele toma conhecimento de um crime para depois apurar autoria e materialidade. E não o inverso.
Eu não quero que neoliberais sejam presos pq acreditam nessa perversão. Quero que paguem apenas por tudo que for típico, antijuridico e culpável. E ainda assim tenham seus direitos constitucionais preservados.

Edem

17/01/2017 - 01h19

Nossa estou deveras estupefato com o nível de educação da nossa amiga Elisa coisa muito rara entre as pessoas que criticam as opiniões aqui postadas. São pessoas como vc que enriquecem o discurso. Está de parabéns apesar de não concordar com a maioria de suas colocações. Quanto às conversas divulgadas ficou evidente que o Dr. Moro agiu politicamente pq o momento reclamou a manipulação através da mídia. Quanto a comparação da presidente com meliantes. Pelo amor de Deus chega a ser desrespeitoso de sua parte. É sabido que um juiz de primeiro grau não tem competência para gravar um presidente, e se o fez fortuitamente deveria descartar. E caso achasse que tinha algo que merecesse persecução penal que encaminhasse a quem de direito. Quanto ao fato do presidente Lula buscar outras formas de comunicação eu pergunto a nossa amiga Elisa. E SE FOSSE VC? Gostaria de ver conversas de foro íntimo na mídia? Como ocorreu com o presidente e sua família. E só buscar na rede. Agora eu te pergunto quantas dessas conversas revelam a prática de algum crime?
Quanto a idolatria a um juiz é algo que me causa estranheza pq penso que se a lei é uma só e apenas um se destaca. E pq todos os outros estão errados (inclusive o supremo )e só ele tá certo? Ou será que os outros estão certos e tem alguém agindo à margem da lei?

    Roberto Rossetti

    17/01/2017 - 12h53

    Edema
    Acho que não se deve perder tempo enviando para o Zanin as perguntas da Elisa, tuas explicações estão pra lá de suficientes.

Juliano Marcos Simitan

17/01/2017 - 02h24

Lene

17/01/2017 - 00h06

Muito bem!! Espero que esse pessoal dessa farsa lava jato, que não prende psdb porque Moro é amigo do partido e porque Moro e lava jato fazem parte do golpe paguem muito caro pelos seus erros e a destruição de um país.

Elisa Duarte

16/01/2017 - 23h13

Eu gostaria imensamente que minha mensagem fosse endereçada diretamente ao Dr Cristiano Zanin Martins, e espero que leia de fato.
Dr, como provisão estabelecida na lei, os áudios da conversa dos presidentes não são ilegais constando como atos de interesse público, como por exemplo dois meliantes planejando um assalto a uma vítima cega. É preciso salientar que a defesa do ex-presidente Lula tem sido de fato fenomenal, causando grande irritação aos agentes públicos no cumprimento da lei, assim como diga-se de passagem a população brasileira. Assim como o Sr salientou, ninguém está acima da lei, portanto as condições das paredes de vidro do aeroporto de Conhonhas não é de grande importância já que como e de conhecimento popular, e o Sr me perdoe pela informalidade pois além de não concordar com este assalto causado a toda a população brasileira, é dito que “quem não deve não teme”…Não seria tentar proteger de maneira obsessiva o ex-presidente Lula, uma forma de colocá-lo também acima da lei? Respeito muitíssimo as instituições brasileiras assim como as normas judiciais, logo reconheço o papel obstinado da defesa que o Sr coordena. Não obstante gostaria de saber, caso o Sr não se coloque em objeção a resposta, como seria possível para as instituições de investigação e polícias, captar provas necessárias que existem, quando o ex-Presidente se utiliza de maneira obscura de instrumentos de comunicação, falando com terceiros via rádio comunitário para evitar grampos da Polícia Federal? O que há de tão secreto que não possa ser trazido à luz já que dadas as comoções do momento, são de grande importância para a sociedade e de interesse público, mais uma vez explicitando? Seria o uso da presunção de inocência abusivo por parte da defesa? Enfim, espero que não se sinta ofendido com minhas indagações e reitero a admiração pela obstinação e empenho incansável da defesa, assim como espero que o Sr possa encontrar um tempo em sua agenda para sanar minhas perguntas, ato que me deixaria honrada. Aproveito a oportunidade para convidar o Dr a participar da comunidade @sergiomoroironico no Instagram, e descontrair em um ato de FairPlay. Atenciosamente, Elisa D.

    SERGEI BORONOV

    17/01/2017 - 10h47

    PITACO DO BORÔ: LEGAL. AGORA, SEJA BRILHANTE NA ARGUMENTAÇÃO CONTRA OS TUCANOS.
    VAMOS LÁ: SERRA, O CARECA – 22 MILHÕES; AÉCIO – PROPINA, COCAÍNA, HELICÓPTERO, AEROPORTO; ALCKMIN, O SANTO – TRENSALÃO, MENSALÃO, MATANÇA, PCC … E POR AÍ VAI.

Célio

16/01/2017 - 21h46

Estamos em estado de exceção democrática, a ditadura da mídia golpista, vulgo rede globo! Quantas milhões de vezes teremos que exclamar para que alguém entenda onde está a raiz do mal nesse país?

Arlindo Camargo de Campos

16/01/2017 - 21h37

Basta de quererem tirar o lula de sena,eles sabem se o lula for candidato leva 80 por cento dos votos e vai ser outra vês o melhor Presidente do Brasil.

Gilberto Florio

16/01/2017 - 22h26

O Presidente Lula continua intacto . A parte podre da sociedade é que está desesperada para tirar o Povo do poder.

LUIZ TAVE

16/01/2017 - 19h54

RAYSSA , VC TEM RAZAO , ESSE VOMITO DESSE DELEGADO TEM DESTINO ; RECONHECER A ILEGALIDADE DAS ACUSAÇOES A LULA, POREM , ABRIR ESPAÇOS PARA TORNAR NULO A LAVA JATO, ATE` PORQUE ELES TOMARAM CONSCIENCIA QUE OS BANDIDOS GOLPISTAS ESTAO DO OUTRO LADO ! E TEM PROVAS ROBUSTAS , DO TEMER , DO CAJU , DO SERRA , DO AECIO , DO GEDDEL DO CUNHA DO EUNICIO DO PADILHA DO RENAN ,,,,,,,

Joel Miranda

16/01/2017 - 19h45

Trabalho monumental desses advogados de Lula, em defesa do estado democrático de direito e dos direitos humanos!
Vale prêmio Nobel da Paz!

LUIZ TAVE

16/01/2017 - 19h37

PORQUE A CONDUÇAO DO DO AECIO ( vagabundo ) NAO FOI NOS MESMOS MOLDES DO LULA ? EU SABIA QUE AS MASCARAS DO MORO , DALLAGNOL , DEL MARCIO ANSELMO , RODRIGO JANOT E OUTROS NAO SE SUSTENTARIA POR MTO TEMPO ! QUERO VER O MORO E SUA CORJA GOLPISTA , IR INVESTIGAR OS ALGOZES DA CAIXA ECONOMICA ; GEDDEL , CUNHA E TEMER ? NA SEMANA DE ALELUIA ; OS TRES JUDAS DA PRAÇA E` NOSSA , TERAO OS SEGUINTES NOMES PERPETUADOS POR 7 ANOS ; MORO , DALLAGNOL E AECIO NEVES

Cacilda Galiotto

16/01/2017 - 18h53

Já passou da hora de acabar com essa perseguição desenfreada; o ponto culminante desse malfadado e esquisito ódio pode acabar em mortes, e não é da oposição, pois eles estão assegurados pelo juiz escabroso Sergio Moro!

Antonio

16/01/2017 - 18h37

Os advogados tem mais é que defender mesmo o ex presidente. O que os do contra não querem que esse direito seja exercido.

mauro antonio holz

16/01/2017 - 18h12

NO BRASIL JA HOUVE VARIOS GOLPES , 1930 , 1954 , 1964 , 1989 COLLOR COM A GLOBO E AGORA COM TEMER . A IMPRENSA SEMPRE APOIANDO ESSES GOLPES PARA BENEFICIAR AS ELITES . pRECISAMOS LUTAR PARA LEVAR AS INFORMAÇOES AO POVO DE FORMA CLARA .

mauro antonio holz

16/01/2017 - 18h11

NO BRASIL JA HOUVE VARIOS GOLPES , 1930 , 1954 , 1964 , 1989 COLLOR COM A GLOBO E AGORA COM TEMER . A IMPRENSA SEMPRE APOIANDO ESSES GOLPES PARA BENEFICIAR AS ELITES .

Gloria L. Xavier Pedro

16/01/2017 - 19h34

O que é mais estarrecedor é um cidadão, um ex-presidente, ter que apelar para organismos internacionais para defendê-lo, porque em seu país não existe um Judiciário confiável…

Rui Natália

16/01/2017 - 19h33

TRAIDORES GOLPISTAS USURPADORES CORRUPTOS

Rayssa Butsev

16/01/2017 - 18h21

Articuladores, articulações….AI AI AI …….Vamos prestar atenção, nesses homens, se candidatando ….. Hei…vamos prestar atenção nessa falação sobre lula…pois é somente um jeito de cegar nossos olhares enquanto os metralhas agem contra nos o POVO legislando em beneficio proprio…Parece que tudo ficou sem sentido algum.., Breve teremos todos os criminosos do mundo buscando esse Brasil sem LEIS, aqui bandido tem os direitos que é negado ao cidadão de bem, aqui os criminosos tem acesso ao GOVERNO e la estão fazendo e desfazendo de todos os VALORES que um dia meus pais me ensinaram…Sinto o LUTO em meu coração …..A Esperança se desfaz a cada dia, e ver o POVO de cerveja na mão em frente ao futibol ou Carnaval enquanto o nosso futuro e dos nossos filhos e netos é emporcalhado pela CORRUPÇÃO…..Muita gozação pela internet….e pouco trabalho real por nossas vidas ….Vivemos no País da IMPUNIDADE VERDADEIRA E REAL…..aqui tudo e negociado e dado um jeitinho….Ética não existe e Respeito ja esta em extinção….Sinto tanta vergonha!!

Alex

16/01/2017 - 15h37

As eleições p/ prefeito deveriam ser anuladas pelo uso indevido do poder midiático que se utilizou dessas manchetes tortas para prejudicar as candidaturas das esquerdas. Proibindo a veiculação de noticias falsa nos processos eleitorais, casso o povo não se atentar para este abuso as próximas eleições também serão fraudadas.

BARUHAÇO
Durante o Jornal “Nazional”
PELO FIM DO MOROGOLPISMO MIDIÁTICO QUE DESTRUIU O BRASIL.

Luiz Carlos P. Oliveira

16/01/2017 - 15h12

Amanhã teremos vídeos no youtube dizendo que os advogados de Lula estão loucos. Da mesma maneira que dissersm que Moro humilhou os mesmos.
Que idiotice. O Moro tem apanhado, e muito, dos advogados do presidente.

Robercil R. Parreira

16/01/2017 - 17h09

Mas, Não Era Só Tirar o PT?!

    Cacilda Galiotto

    16/01/2017 - 18h56

    Pois é, era, mas o tiro saiu pela culatra!


Leia mais

Recentes

Recentes