Espiando o poder: análise diária da grande imprensa
Foto: Dida Sampaio/Estadão
Por Luis Edmundo Araujo, colunista do Cafezinho
O sujeito aí de cima, Geddel Vieira Lima, é a bola da vez nas edições deste sábado da mídia corporativa familiar. As manchetes do Estado e da Folha de São Paulo mostram mais uma das denúncias contra ele conhecidas desde muito antes, durante e, agora, depois de sua participação no governo Temer. A notícia também ganha a capa do Globo, que na manchete, porém, prefere gritar o avante às hostes da privatização. Colunistas dão graças por Geddel não fazer mais parte do governo, outros sugerem que é hora de acelerar a “tucanização” do Planalto onde o PMDB permanece acuado pelo arsenal que Eduardo Cunha, preso desde outubro, começa a mostrar. E se os ex-aliados trapalhões da grande mídia começam a ser descartados (como o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, exposto hoje na capa da Época), no editorial o Globo ataca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as generalidades de sempre.
“Lula se defende na Justiça com ataque político”, diz o título do editorial que o Globo publica menos de 24 horas depois de o Portal Metrópoles dar a notícia de que “setores do PT articulam o lançamento da candidatura” do líder petista à “Presidência da República na próxima sexta-feira”. A plataforma de campanha para o terceiro mandato de Lula no comando do País prevê que ele, caso eleito, revogue imediatamente “todos os feitos do governo Michel Temer”.
Inclui-se nesse pacote a PEC do Teto nos gastos públicos, as reformas trabalhista e da Previdência e todo o ajuste fiscal defendido pelo jornal e pela grande mídia em geral. Para evitar tamanha “tragédia” aos seus interesses, o Globo parece confiar ainda na tropa de choque do Judiciário, mais precisamente em um “herói” específico, mesmo que aliados seus nessa guerra, como a Veja, deem sinais de que o objetivo final não está mais tão perto assim.
No site da revista da editoria Abril, o coordenador da Operação Lava Jato na Polícia Federal, o delegado Maurício Moscardi Grillo, afirma que hoje “os elementos que justificariam um pedido de prisão preventiva não são tão evidentes”. O delegado diz ainda que “foi um erro ter levado o petista para depor no Aeroporto de Congonhas porque acabou permitindo a ele passar uma imagem de vítima”. O Globo não quer saber de nada disso e sem criticar nem condução coercitiva nem divulgação ilegal de conversas gravadas também ilegalmente, apenas confia em Moro e cia.
“Se considerarmos a relativa rapidez com que o juiz Sérgio Moro, de Curitiba, emite sentenças, quase sempre confirmadas, também com presteza, pelo Tribunal de Porto Alegre, os prognósticos são negativos para o ex-presidente”, diz o Globo, em seu editorial que não cita, por óbvio, o apoio internacional que Lula recebeu na seção de cartas do jornal britânico The Guardian, de parlamentares, sindicalistas e acadêmicos do Reino Unido.
“Depois do processo não democrático e ilegal no qual a presidente Dilma Rousseff foi removida por 62 senadores, revertendo o voto de 54 milhões de cidadãos, há uma campanha sem precedentes para difamar a figura do ex-presidente Lula”. Assim começa a carta em que o grupo No Coup in Brazil, formado por vários membros da esquerda britânica e de forte participação do sindicalismo, denuncia a “tentativa de ‘julgamento pela mídia’ para que o ex-presidente não participe do processo político”.
A carta publicada ontem pelo Guardian afirma ainda que “durante as investigações os promotores não conseguiram encontrar nada contra Lula” e que “apesar disso, ele continua sendo sujeitado a arbitrariedades, o que levou a investigações por parte da ONU devido a preocupações sobre a restrição de seus direitos”. Entre as diversas, repetidas derivações da palavra lulopetismo, talvez a mais presente em seus editoriais, o Globo ignora isso, assim como passa ao largo, assoviando para o alto, de qualquer referência às últimas pesquisas que mostram a liderança e o crescimento constante de Lula numa eventual corrida presidencial.
“Desde o início, os advogados partiram para uma defesa política do ex-presidente” começa dizendo o editorial do jornal carioca para em seguida contar que ele, o “lulopetismo”, “começou a esculpir a farsa da perseguição política que Judiciário e Ministério Público moveriam contra Lula. Claro, com apoio das ‘elites’, refletido na cobertura da imprensa profissional”. O Globo cita também os “textos supostamente técnicos para tentar provar a tese da ‘perseguição’” e responde a tudo de maneira bem sucinta, dizendo que toda essa argumentação, de tanta gente no Brasil e pelo mundo, tudo isso não passa de “enorme balela”. E pronto.
Pode até ser essa, quem sabe, a tese a ser considerada pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF-4), que corrobora 99,9% das decisões de Moro, ao analisarem a ação movida pelo ex-presidente Lula contra o juiz, por abuso de autoridade. “Moro contrata sua mulher para defendê-lo em ação de Lula”, diz o título da página interna do jornal carioca, sobre a matéria mostrando que Rosângela Maria Wolff de Quadros Moro “é quem consta como advogada” do caso. Em cima, na mesma página o Globo diz, na matéria ilustrada pela foto ao lado, que o procurador-geral da República Rodrigo “Janot quer terceiro mandato e causa reação entre procuradores”.
Sobre o caso entre Moro e Lula, a matéria fala que “os advogados de Lula pediram a condenação do juiz a uma pena de dez dias a seis meses de detenção”, e que entre os motivos para isso foram citados “a condução coercitiva do ex-presidente, a busca e apreensão de bens de Lula e a interceptação de ligações realizadas, além da divulgação do conteúdo dos diálogos.” Mas a ação só irá a julgamento se for aceita pelo desembargador Sebastião Ogê Muniz, do TRF-4.
Por falar em escutas, clandestinas ou não, elas ressurgem no caso em que “Cunha e Geddel lideravam desvios na Caixa”, como afirma a PF e o Estadão na manchete, que é a mesma na Folha de São Paulo e só não é no Globo por conta do avanço das privatizações. “Oito estados começam a privatizar o saneamento”, afirma o jornal carioca em tom de mãos sendo esfregadas, para embaixo, numa quase manchete, dar a notícia sobre Geddel.
O texto começa dizendo que “o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que teve o sigilo bancário, fiscal e telefônico quebrado pela Justiça, é suspeito de integrar ‘uma verdadeira organização criminosa’ para facilitar a liberação de empréstimos da Caixa a empresas em troca de propina”. Mais adiante vêm os diálogos, as trocas de mensagens que continuam a fazer a festa da grande mídia, quando, “em uma conversa, Geddel brinca com Cunha, quando questionado por ele sobre um negócio relativo à empresa J&F Investimentos, holding que controla a JBS/Friboi”
“‘Ta resolvido Ta na pauta do CD (Conselho Deliberativo) de terça. Vc tá pensando que eu sou esses Ministros q vc indicou? Abs (sic)’ escreveu Geddel, em 29 de agosto de 2012.” E “Cunha respondeu a mensagem com “Ok. rsrsrs”. O Estadão destaca em vermelho o valor de R$ 4,3 bilhões. “liberado no período em que Geddel foi vice-presidente da Caixa às 4 maiores empresas investigadas pela PF – JBS e a holding J&F, Bertim e Marfrig.”
Também com chamada na capa, a “Coluna do Estadão” anuncia que “preso desde outubro, Eduardo Cunha começou a mandar recados a antigos aliados”, e que “se constatar que foi ‘abandonado’, pode aceitar discutir a delação premiada”. E a coluna Painel, assinada por Paulo Gama na Folha, conta na nota “Novo queridinho”, que “há no Planalto quem queira pedir ao chanceler José Serra uma premiação ao diplomata e ex-titular da Cultora, Marcelo Calero, por ter feito as denúncias que apearam o então ministro Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo”.
Na nota seguinte, “Cara a cara”, a coluna afirma que “se o peemedebista ainda estivesse no Planalto, a operação da PF desta sexta (13) teria mandado a crise de volta para o palácio.” Para Jorge Bastos Moreno, do Globo, porém, não muitos motivos para comemorações no Planalto, porque “as ações do ex-ministro Geddel Vieira Lima são apenas uma das pontas de um novelo que pode, pela extensão, enrolar algumas importantes personalidades da República”.
“Um governo devagar, quase…” é o título da nota que abre a coluna de Moreno, na qual ele acredita que as denúncias podem “transformar a demorada substituição do personagem em questão pelo tucano Antonio Imbassahy no início de uma reforma ministerial mais ampla”. O colunista continua revelando que “conversas aqui e acolá, nenhuma delas republicanas, mantidas entre um ex-assessor do presidente e um dos inquilinos do Planalto, ameaçam vir à tona e derrubar mais gente”.
E o próximo alvo pode ser Alexandre de Moraes, a julgar pela capa da revista Época, do grupo Globo, que mostra a foto do ministro da Justiça, no cargo ainda mesmo depois de tantas trapalhadas, em cima da inscrição: “o homem errado no lugar errado”.
José Ferreira
16/01/2017 - 12h21
A Globo, manipula seus pupilos como laranjas, pra depois jogar no lixo.
Luiz Carlos P. Oliveira
16/01/2017 - 12h20
FILIPE COSTA: A Dilma formou-se em 1977 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Talvez algum militar da época tenha vendido o diploma para ela. Vai no Comando do Exército e denuncia isso. Eles vão gostar de saber isso.
Luiz Carlos P. Oliveira
16/01/2017 - 12h15
FILIPE COSTA:
In which school did you learn English?
In which university did you study engineering?
Or are you a joke?
En el que la escuela ha aprendido a hablar español?
En el que la universidad a estudiar ingeniería?
O usted es una broma?
Luiz Carlos P. Oliveira
16/01/2017 - 11h55
SONIA GOMES diz: ” Este Cafezinho tem treta com o Lula”.
Sonia, fale mais à respeito dessa afirmação. Mas, antes, deite no divã.
Luiz Carlos P. Oliveira
16/01/2017 - 11h53
“LULA se defende na justiça com ataque político”.
Mas, se as acusações contra ele são políticas, como é que ele deve se defender? Ou será que se ele apresentar um powerpoint ele é inocentado? O Groubo só escreve essas barbaridades por que ainda tem quem leia esse lixo e não pensa, aceitando tudo sem um mínimo de análise lógica. É de doer a burrice dessa gente.
Hilário Sousa
16/01/2017 - 09h12
Eu me pergunto, as vezes, o que é que está faltando para o povo brasileiro sair desse transe. Gente, acorde, a história urge a necessidade se repetir.
Cynthia
15/01/2017 - 14h08
Uai, mas gente, a Friboi não é do Lulinha?!?
Edem
15/01/2017 - 13h51
Esse blog é de esquerda sim e lê quem quiser. Agora a pig é que fica tentando disfarçar que é de direita. Ou melhor acho que nem disfarça mais.
Katia Waldemarin
15/01/2017 - 12h58
E tem gente que ainda nao entendeu…
Sonia Gomes
15/01/2017 - 11h44
Esse cafezinho, tem treta com Lula.
Laura Barros
15/01/2017 - 13h57
E VC COM OS GOLPISTAS… Nojooooooooooo
Miguel do Rosário
15/01/2017 - 12h02
hã?
Marcelo Vieira
16/01/2017 - 08h53
E qual seria esta “treta”?
Edson Valadares
15/01/2017 - 10h55
Vamos quebrar a Globo…
paulo tasso motta
15/01/2017 - 07h55
Esses mercenários sacripantas e da mídia sabuja devem ser detidos e punidos literalmente
Erga Omnes
15/01/2017 - 06h22
Reformas e mais reformas que geram redução do poder aquisitivo do povo, para suprir valores inestimáveis roubados do povo para o enriquecimento dos políticos e seus familiares . Vergonha e revolta do povo que não aceita esta realidade: o dinheiro do seus esforços no trabalho enriquece ilicitamente milhares, e você morrerá trabalhando em busca de sonhos inatingíveis, porque lhe roubam .
Lilian Cristina Guimarães
15/01/2017 - 01h45
#RedeGloboGolpista
Davi Junior
15/01/2017 - 01h36
Não é preciso mais nada dizer!!!
Silmar Alcarria MArtins
15/01/2017 - 01h29
Todas as vezes que no cerco aperta na quadrilha dos golpistas, o Pig sai com alguma notícia pra desviar as atenções. Tá muito manjado isso!Arranja outra que essa não tá colando mais!
Renato
14/01/2017 - 22h10
Mischell deveria se tocar e jogar a toalha enquanto dá tempo. Todo mundo está vendo que a merda vai chegar nele a qualquer momento, é só um da quadrilha perceber que vai mofar na cadeia, por anos a fio, que vai abrir o bico em troco da “famosa delação premiada que vocPes sempre aplaudiram”. Vaza Mischell, a fossa entupiu e a merda tá subindo, o fedor já está insuportável. Pára com essa nova decoração no Palácio do Planalto e volta para o Alto de Pinheiros em São Paulo, e se encastela, porque a sua hora está chegando. OBS: Vossa Excelência é o topo da cadeia, e se for preso não vai ter quem delatar. Se delatar o STF, quem irá homologar a delação? É, amigão da onça, o negócio para o seu lado não é animador e nem favorável.
Kleber Pimentel
15/01/2017 - 00h05
Estão caindo um a um…
Claudio Alves
14/01/2017 - 23h20
Engraçado que quando aparece algum delito deles volta o foco no lula o corruptos sem moral.
João Marcelo Brazão Protázio
14/01/2017 - 22h56
Reza safado … tua hora vem a galope !!!
Paulo Cesar Alvarez
14/01/2017 - 22h17
Pq espancam e prendem o trombadinha e o pichador? E ele não? É só uma dúvida…
Camilo França
14/01/2017 - 18h41
Não há frase mais incisiva que a proferida pelo senhor Eugênio Aragão ao sentenciar que quem tem juízo faz com a cabeça e quem não o tem faz com os punhos. Ao cunhar tal expressão, ele esvaziou toda e qualquer possibilidade de se esperar desse cidadão, Alexandre, algo mais consistente…
Hugo Hermida
14/01/2017 - 20h25
“No site da revista da editoria Abril, o coordenador da Operação Lava Jato na Polícia Federal, o delegado Maurício Moscardi Grillo, afirma que hoje “os elementos que justificariam um pedido de prisão preventiva não são tão evidentes”. O delegado diz ainda que “foi um erro ter levado o petista para depor no Aeroporto de Congonhas”
Bruno Hirsch
14/01/2017 - 20h18
Tem que prender logo… Brasil ta cansado já
Miguel do Rosário
15/01/2017 - 12h12
prende porque o brasil “tá cansado”…
Álvaro Campos
14/01/2017 - 20h08
Rapaz a criatividade do ocafezinho é uma coisa inacreditável. Teria emprego fácil na Disney.
Ariel Duran Outes
14/01/2017 - 20h41
criatividade ou verdades?
Miguel do Rosário
15/01/2017 - 12h13
Obrigado. Para dizer a verdade e combater a mentira é preciso muita criatividade.
Maurilio Costa
14/01/2017 - 19h55
Ixiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, mais um processo contra Lula..
Carmizeth Carmi Ferreira Marinho
14/01/2017 - 19h36
É sempre alternado, quando falam de corrupção de outro, lá vem o caso Lula e assim os crimes do PSDB vai passando.
Hannibal de Sousa
14/01/2017 - 19h28
Filipe Costa (foto do analfabeto funcional abaixo). Certamente é um milagre que você ao menos consiga ler a página do Cafezinho, uma vez que escrever não sabe. Afinal, você foi incapaz de redigir corretamente um texto de cinco linhas sem destruir o belo idioma de Manuel da Nóbrega – algo que se exige lá pelo sexto ano do ensino fundamental. Volte para a escola e termine o primário antes de passar vergonha na internet. :)
Genaina Venancio
14/01/2017 - 19h27
Obrigado
Laerson da Silva
14/01/2017 - 19h11
esse safado participou de todos os governos!!!! lula, dilma e tmer… È melhor o cafezinho fechar de vez
André Anlub
14/01/2017 - 19h22
Ele também é fã da Starbucks
Hannibal de Sousa
14/01/2017 - 19h31
E você não participou de nenhuma aula de português no ensino fundamental, afinal, foi incapaz de escrever duas linhas. :)
Laerson da Silva
14/01/2017 - 20h28
Melhor do q ser bandido otário!!!! É melhor vc ficar do lado dos saqueadores dá nação.
Miguel do Rosário
15/01/2017 - 12h12
saqueadores? tá falando do temer, não?
Orlando Pereira C Filho
14/01/2017 - 21h08
Analfa político e funcional tadinho
Laerson da Silva
14/01/2017 - 21h57
Kkkkk
Miguel do Rosário
15/01/2017 - 12h14
coxinha agora quer “fechar” o cafezinho. são tão democráticos!
Filipe Costa
14/01/2017 - 18h45
Tem q começar por aí né manin … n tem político bom, infelizmente n temos… mas essa página aqui é a representação deles. Só querem por lenha na fogueira para colocarem no poder dnovo o outro lado, que tirando Lula, não fizeram porcaria nenhum, mas mesmo Lula, deixou o partido abusar do poder.. e disso meu amigo, não precisamos
Filipe Costa
14/01/2017 - 18h43
Por favor, excluam essa página… só representa interesses próprios … de tipos como esse o governo está cheio! N perco nem meu tempo lendo as matérias pq já sei q se trata de uma tentativa de lavagem cerebral, maaas ainda sigo porque uma ooou outra serve para alguma coisa, mas outros 99% é … os outros representam beeem o governo Brasileiro
Hannibal de Sousa
14/01/2017 - 19h29
Filipe Costa (foto do analfabeto funcional acima). Certamente é um milagre que você ao menos consiga ler a página do Cafezinho, uma vez que escrever não sabe. Afinal, você foi incapaz de redigir corretamente um texto de cinco linhas sem destruir o belo idioma de Manuel da Nóbrega – algo que se exige lá pelo sexto ano do ensino fundamental. Volte para a escola e termine o primário antes de passar vergonha na internet. :)
Orlando Pereira C Filho
14/01/2017 - 21h06
Ela está de costa para a forma correta da escrita. É a cara do golpe
Marco Aurélio Novaes
15/01/2017 - 01h04
Foda-se. Alienado. Se quer compartilhar sua idiotice, escolha outro lugar.
Filipe Costa
15/01/2017 - 02h51
Foram 13 anos desse governo q apoiam q me educaram
Miguel do Rosário
15/01/2017 - 12h03
ahahahaahahaahah coxinha culpando Lula por sua burrice
Filipe Costa
15/01/2017 - 02h59
Hannibal de Sousa desculpe! Vc entendeu oq foi escrito? Então ótimo, esse foi o meu recado senhor da língua. Admito q meu português n é dos melhores, assim como meu inglês e espanhol. Talvez eu deveria ter dedicado mais no estudo desta ao invés das outras, quem sabe!? Mas vem pensa melhor comigo, vc votou na Dilma… Quem é vc para criticar o meu português? Por um acaso lembra dos discursos com cálculos dela?? Haha às vezes oq eu me dediquei a matemática para virar engenheiro, ela se dedicou ao português para virar presidente, pq o diploma de economia ela deve ter comprado …
Filipe Costa
15/01/2017 - 03h01
Marco Aurélio Novaes vc leu? Obrigado por sua pobre observação, dignas de meu mais nobre desprezo
Gil
16/01/2017 - 10h33
EU QUERO LULA PRESIDENTE DE NOVO, esta mídia direitista, com este bando de corruptos que estão no poder, jã passou da hora de tomar seu rumoo.