Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa
Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho
A questão sobre o sistema carcerário brasileiro continua sendo noticiada pela grande imprensa. O que fica claro, tomando o principal telejornal do país como exemplo, o JN, é que querem convencer aos telespectadores de que a saída para o problema é privatizar.
Até amanhã.
- JN
BC faz terceiro corte seguido e baixa taxa básica de juros para 13% ao ano
Tempo da matéria: 3:18 min
JN mostrou-se favorável à redução da taxa de juro real. Usou uma mulher dona de um carro antigo para ilustrar o conteúdo da matéria. Não esclareceu à população os detalhes sobre taxa de juros, SELIC, inflação, apenas expuseram o assunto de maneira superficial.
Justiça manda bloquear R$ 4 milhões do ministro Blairo Maggi
Tempo da matéria: 3:12 min
JN detalhou supostas negociações para compra da vaga no Tribunal de Contas do Estado em 2009, do qual Blairo é acusado. Mesmo sendo ele ministro do atual governo, não houve estardalhaço por parte do jornal.
Cármen Lúcia se reunirá com presidentes de TJs para tratar de presídios
Tempo da matéria: 21 seg
A presidente do Supremo terá reunião com 27 presidentes dos TJs de todos os Estados e Distrito Federal. A pauta será sobre a situação dos presídios.
Parecer da ONU de 2015 cita presídio de Manaus: ‘exemplo de descontrole’
Tempo da matéria: 3:24 min
Os cinco comissários da ONU visitaram prisões, centros de detenção, delegacias e penitenciárias no Rio de Janeiro, Brasília, Pernambuco e Amazonas de 19 a 30 de outubro de 2015.
JN levantando a bola para a privatização dos presídios.
- TV UOL
[vídeo] – Em evento na Bahia, Lula diz que será candidato outra vez “se necessário”
[vídeo] – PT e PMDB podem assumir novamente a presidência do Senado
[vídeo] – Donald Trump bate boca com repórter da CNN
- Folha de São Paulo
Janio de Freitas – Planos antiquados ou que empacam e gafes marcam governo de trapalhões
Janio desqualifica, entre outras coisas, três medidas do governo Temer: Plano Nacional de Segurança Pública; Plano de socorro aos Estados em crise financeira; Plano de recuperação do Estado do Rio. O texto argumenta dizendo que os planos emergenciais foram escolhidos pelo governo para mostrar-se vivo, embora esteja em coma.
Laura Carvalho – Economistas não cansam de errar suas projeções de crescimento
Separo trecho que ajuda a compreender a questão fiscal e tributária brasileira: “A alternativa de acabar com as desonerações tributárias pouco criteriosas e com a jabuticaba da isenção de impostos sobre lucros e dividendos distribuídos a acionistas de empresas –que vigora no Brasil desde 1995 e é responsável por uma perda de mais de R$ 40 bilhões anuais de arrecadação e por grande parte da injusta tributária brasileira– é muito mais promissora”.
- DW
Lei de drogas é uma das causas da crise em prisões, diz HRW
O encarceramento em massa e a legislação sobre drogas de 2006, considerada vaga, deixa brechas para a prisão de usuários e não apenas de traficantes. Ela substitui a pena de prisão para usuários de drogas por medidas alternativas, como o serviço comunitário, mas uma linguagem vaga possibilita que usuários sejam condenados como traficantes.
- Reuters
Senado dos EUA aprova primeira medida para derrubar Obamacare
A votação foi aprovada por 51 votos a 48. A resolução agora vai para a Câmara dos Deputados, que deve votar a questão nesta semana. Se os deputados aprovarem, cerca de 20 milhões de norte-americanos ficarão sem acesso à saúde.
- Senado
Crimes cometidos pela internet podem ter punição mais severa
Entre os projetos está o PLS 436/2015, do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que altera o Código Penal para punir com maior rigor aqueles que praticarem o crime de vilipêndio a cadáver pela internet. Hoje esse tipo penal prevê detenção de um a três anos. O texto propõe que a pessoa que compartilhar ou publicar imagem, foto ou vídeo por meio da internet (inclusive aplicativos que permitam troca de dados, como por exemplo, WhatsApp) terá a pena aumentada em um a dois terços.
- STF
Ministério da Educação doa 40 bibliotecas a presídios
O ministros da educação, Mendonça Filho, disse que é preciso humanizar a vida do preso no interior das cadeias. Por isso a doação de 40 bibliotecas.
- El País
Secretário Segurança do Rio: “Aqui as facções se matam nas ruas. É a minha preocupação”
Entrevista com o novo secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Roberto Sá.
Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com