Menu

A esquerda estava certa

(O mais novo defensor dos direitos humanos) Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho Eu sei que é chato dizer “eu avisei” depois de algum “acidente pavoroso”, como diria Michel Temer. Mas quando se trata da questão das chacinas nos presídios é inevitável: os esquerdistas, que lutam por direitos humanos para todos – não só para […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(O mais novo defensor dos direitos humanos)

Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho

Eu sei que é chato dizer “eu avisei” depois de algum “acidente pavoroso”, como diria Michel Temer.

Mas quando se trata da questão das chacinas nos presídios é inevitável: os esquerdistas, que lutam por direitos humanos para todos – não só para humanos direitos (o preconceito contra canhotos aparentemente voltou à moda) – têm todo o direito, ou melhor, o dever, de olhar para os direitistas e dizer: nós avisamos.

Os alertas são feitos há muito tempo:

  • Colocar pessoas que cometeram crimes não violentos junto com integrantes de grandes organizações criminosas, em presídios superlotados e com condições sub-humanas é evidentemente estúpido;
  • Com os presídios dominados pelas facções a única opção do preso para sobreviver dentro da cadeia é submeter-se a elas;
  • Sair prendendo indiscriminadamente apenas fornece mais material humano para o crime organizado.

A direita sempre ignorou solenemente a lógica cristalina dos argumentos acima e o resultado é o caos (e aqui temos mais uma área fundamental em que os governos do PT não promoveram mudanças significativas, capitulando ao populismo penal da direita).

Tudo começa com a mídia familiar, sempre ela: espalha o medo através de programas policialescos; não faz a crítica à PM e dá suporte às suas ações truculentas em matérias tendenciosas; faz sensacionalismo com crimes cometidos por menores de idade para depois seus comentaristas defenderem a redução da maioridade penal; etc.

A população, massacrada pelo controle da informação quase total que o oligopólio midiático possui, concorda com as soluções fáceis e furadas e o “bandido bom é bandido morto” se alastra como praga.

Os políticos à destra aderem alegremente ao populismo penal midiático e fazem projetos para aumentar penas, diminuir a maioridade penal, endurecer a repressão ao tráfico. Ou seja, colocam mais lenha na fogueira.

Está pronta a receita para o desastre.

A aplicação de penas alternativas para criminosos não violentos é o primeiro óbvio passo para diminuir a superlotação dos presídios e cortar o fornecimento de mão de obra para as organizações criminosas.

Uma lei que diferencie objetivamente o traficante do usuário seria um bom começo, já que pensar em legalização das drogas com este Congresso ultra reacionário é utopia.

A luta por prisões mais humanas e leis penais mais inteligentes vem ganhando novas adesões depois das chacinas. Leiam o que disse o ministro da Justiça Alexandre de Moraes, em entrevista à Folha:

O Brasil prende muito, mas mal. Se alguém pula o muro e subtrai um botijão de gás, é acusado de furto qualificado mediante empreitada com pena privativa de liberdade. E alguém que rouba com fuzil e faz parte de organização criminosa, recebe também pena privativa de liberdade. Os dois vão para a penitenciária. Na hora que são presos milhares de pequenos traficantes que não fazem parte de organizações criminosas, você coloca soldados nas mãos das lideranças dos presídios.

Depois da tragédia até o rei da repressão dos tempos de secretário de segurança pública de São Paulo – e que quer acabar com a maconha na América do Sul (!) – teve um surto de bom senso.

O eterno duelo entre esquerda e direita pode ser resumido grosseiramente em quem oferece as melhores soluções para os problemas da sociedade.

Por isso é mais que nosso direito, é nosso dever informar às pessoas qual lado está certo na questão dos presídios e das leis penais. Nós avisamos.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Carlos P. Oliveira

13/01/2017 - 14h33

RODRIGO R: você está esquecendo que 90% dos presídios do Brasil são dos Estados. Como pode imputar ao PT a mistura de presos? É raro misturar presos de alta periculosidade com presos que cometeram crimes comuns, como furtos. Acho que sua análise do problema foi equivocado.

RodrigoR

13/01/2017 - 09h09

Caros e Caras,

Mas esse sistema de não separar presos de alta periculosidade daqueles que apresentam menor potencial ofensivo foi feito mesmo com o PT no governo.

Isso pq durante o governo popular, tivemos o relatório da CPI do Sistema Penal, os Ataques do PCC em 2006 em SP, a guerra entre as Policias em SP, o primeiro CONSEG (a criação da polícia penal era a diretriz mais votada) tivemos a guerra PM X PCC em SP, a rebelião de Pedrinhas, ..enfim, o próprio PT fez um grande seminário de Seg. Publica em SP (2014) ..mas parece que qdo alguns “companheiros” estão no poder preferem se fazer de surdos ….

Deste modo, acabou-se repetindo o mote da direita………..a única mudança no quadro operacional foi o destaque da GCM assumindo status de polícia municipal, e os vigilantes (privados) conseguirem o seu adicional de periculosidade.

O PT tão pouco lutou para desmilitarizar a PM, descriminalizar as drogas, mudar o sistema penal (humanizar) ou mesmo dar um suporte aos TRABALHADORES da segurança pública.

Ah sim …sou de esquerda tá…isso é apenas uma autocritica …que nós lutamos pelos Direitos Humanos isso é fato, mas precisamos de ação de gestão em políticas de segurança pública realmente cidadã para que possamos tirar esse modelo ultrapassado de segurança que a direitona impôs no golpe de 64, e que por conseguinte, nem a constituinte de 88 e nem o PT ousou mudar…

Simbora p luta pq o moedor de carne quer mais vítimas…

Severino Alves

13/01/2017 - 09h58

Esse Alexandre Morais foi incompetente como delegado de polícia e está se revelando ainda mais incompetente na função de Ministro. A prepotência que se observa nas atitudes dele são para encobrir os atos de incompetência.

    RodrigoR

    13/01/2017 - 10h16

    Severino, Alexandre de Morais foi secretário de seg. pública de SP, ..ele é advogado e não delegado.

    Eis o legado que o Tucanistão deu ao Brasil como Minstro de Justiça, uma pessoa acusada de envolvimento para co o PCC e que foi Secretario de SSP do Coxinhistão.

Marcia Campelo de Oliveira

12/01/2017 - 16h24

Fora Bandidagem

maria vicência de lima bonolo

12/01/2017 - 12h52

TEMER QUIZ AO LADO DELE AS PESSOAS MAIS QUESTIONADAS…SOB..ESPÚRIA CONDUTA…
OS MAIS PODRES….E DEVEDORES…SEM NENHUMA CREDIBILIDADE PESSOAL…
CHANGANDO ATÉ O POVO PERGUNTAR PORQUE? ELE QUIZ TAIS PESSOAS AO LADO DELE.

Rosangela Talib

12/01/2017 - 14h33

Nós avisamos!!

Rita Candeu

12/01/2017 - 14h24

quando até o Sinistro da Injustiça tem surtos de coerência é porque a coisa tá feia mesmo rsrsr

    Rita Candeu

    12/01/2017 - 23h53

    Corleotone Dogfather le o texto – está em destaque

Lili Brown

12/01/2017 - 14h18

Diretas ja!!

Rogério Tomaz Jr.

12/01/2017 - 11h58

Excelente! E o pior é o que não pode ser publicado, mas eu digo: a direita (cujos vínculos com o crime organizado é histórica e amplamente reconhecido) só se fortaleceu com a expansão das facções criminosas nos presídios. Tem muita coisa por trás disso e infelizmente nunca vamos conhecer a extensão completa do problema…

    Cadêosguerrilheiroscubanos?

    13/01/2017 - 02h49

    Se ninguém fez a ligação entre um político militarista populista de direita e a milícia no RJ quem sou eu para dizer.


Leia mais

Recentes

Recentes