(A troça com os direitos humanos de repente perdeu a graça)
Por Pedro Breier, colunista político do Cafezinho
A onda de chacinas nos presídios brasileiros que abriu tragicamente 2017 transformou, não mais que de repente, os maiores representantes da direita brasileira em defensores dos direitos humanos.
Globo e Folha, em editoriais (aqui e aqui), e Aécio Neves, em sua coluna na Folha (aqui), deram um espetáculo de hipocrisia ao proporem soluções para que os massacres de presos não se repitam.
A Globo informa que “Dos mais de 600 mil condôminos das penitenciárias, 40% deles são presos provisórios, pessoas que, antes mesmo de serem julgadas, já amargam o cumprimento de penas que sequer se sabe se serão confirmadas em juízo.”
Só depois de tragédias horríveis como essas os Marinho perceberam o quão absurdo é o número de presos provisórios no país?
Na hora de fazer populismo penal para destruir os adversários políticos, como acontece desde 2014 na Lava Jato, as prisões provisórias são justas?
Sérgio Moro, provavelmente o juiz que mais manda prender provisoriamente no país, foi transformado em herói exatamente pela Globo, auxiliada, é claro, pelos demais integrantes do cartel midiático nacional, entre eles a Folha.
O jornal dos Frias citou relatórios que apontaram a precariedade das instalações, as péssimas condições para ressocialização e a falta de assistência jurídica e de saúde aos detentos no presídio de Manaus onde ocorreram 56 mortes. E defendeu penas alternativas e mudanças no enfoque prisional:
Esta Folha há mais de 15 anos defende a segunda via. Entende que a lei deveria evoluir no sentido de reservar a prisão a criminosos que recorrem a violência ou grave ameaça; os demais, cuja liberdade não representa perigo à sociedade, poderiam cumprir pena alternativa, desde que suficientemente dura e proporcional ao delito.
É uma ironia macabra.
Para derrubar o governo escolhido pelas urnas em 2014, o oligopólio midiático alimentou como nunca o pensamento de extrema direita da população.
As sugestões da Folha para evitar novos massacres, se propostas no meio de uma das micaretas coxinhas que foram convocadas pela mídia familiar e usadas para justificar o golpe, certamente provocariam reações iradas e violentas. Afinal, penas alternativas e condições dignas para presos é coisa de “defensor de bandido” para a esmagadora maioria do exército de zumbis midiáticos.
Aécio Neves, que já foi acusado de provocar a prisão arbitrária de jornalistas desafetos, também cita, em seu artigo, a proporção de presos provisórios e diz que “prisão deve ser lugar de justiça, não de vingança da sociedade”.
Aécio nem precisou defender isso para ser escorraçado da última marcha coxinha da qual tentou participar.
O sensacionalismo penal, as prisões midiáticas, a transformação de justiceiros em heróis, a ridicularização dos ativistas dos direitos humanos, a farsa do “país da impunidade”, a ausência de debate e reportagens sobre as condições desumanas das prisões e até mesmo a falta de moderação dos comentários abertamente fascistas nos portais geraram uma horda de defensores do “bandido bom é bandido morto” (dependendo do bandido, é claro).
Chamar de hipócrita quem vira defensor dos direitos humanos só depois do desastre consumado é pegar leve demais. É canalhice mesmo.
Luiz Carlos P. Oliveira
12/01/2017 - 20h00
Defender o Moro? Ganhou prêmios? De quem? Da Veja, da Globo e de seus chefes americanos. Vá catar coquinho no asfalto, rapaz. Se o Moro fosse imparcial, teria todo o meu apoio. Assista o video abaixo e me prove que os oatetas de Curitiba são imparciais. Ele tem moticos de sobra para prender o Temer, o Aécio, o Jucá, o Renan, o FHC, o filho do FHC e outros fdp. E por que não prende? Por que?
https://youtu.be/dWFU6-BmqDo
Elias Soares da Silva
11/01/2017 - 10h42
Enquanto o judiciário de primeira a mais alta corte for corrúpta e nos livrarmos de todos os Gilmar PSDB Neves Mendes o nosso Brasil vai de mau a pior . Estes homens dá mais alta corte é que estão dissiminando o ódio e fazendo todas estas barbárie nos presídios por falta de Justiça.
Justiça covarde, Justiça nojenta, justiça corrúpta,
Eles querem que se faça uma guerra civil.
Para eles quanto pior é melhor.
Édna Lazarotti
11/01/2017 - 07h03
País racista, justiça seletiva e parcial. corrupção no judiciário também igual ou maior do que nos demais setores. Umas gramas de cocaína é considerada tráfico, um helicóptero de cocaína não é nada. Depende de quem!!! Vamos dar nomes aos trucidados dentro dos presídios para ver quem são: Pobres, descendentes de negros e indígenas, favelados, sem sobrenome importante, sem nada… sem justiça. Lamentável!
Alarico Junior F Nascto
11/01/2017 - 10h43
Só sei que essa cambada de políticos , estão de sacanagem com esse povo brasileirinhos,humaninhos, cordeirinhos. Quando esse povo acordar, rede q faz o povo de bobo, políticos q acha q o povo é sub raça chorarão sangue, essas rebeliões serão fichinha!
Rosalete Baldessarini
11/01/2017 - 04h25
Se bandido bom é bandido morto…bora lá no STF,Câmara…limpeza geral!
Carlos Moreira
11/01/2017 - 00h10
Faltou falar também da redução da maioridade penal que os facistas brigaram com unhas e dentes e também das 10 medidas contra a corrupção proposta pela turma da república de curitiba, que só agravam o problema da superlotação das penitenciárias, não resolve em nada o problema da impunidade e não cumpre o papel da pena que é recuperar o cidadão.
MAURO SOUZA
11/01/2017 - 06h47
Qual a solução para recuperar o cidadão? Até hoje não vi nenhum governo tomar essa medida?
Quanto a proposta contra a corrupção, só as temem quem pratica a mesma. Cidadão de bem, bom caráter e cumpridor do seus deveres não tem nada a temer com essas medidas.
Guilherme Miguel de Oliveira
10/01/2017 - 23h39
Aecio, opinando !!! Até quando perdurará essa gozação !!! Um péssimo paradigma, em recente pesquisa perderia para Dilma, gostaria que as investigações acerca de denúncias que envolve seu partido, até mesmo o próprio, tivessem a gana que tiveram para com Lula e seu partido.
Sidney
10/01/2017 - 22h59
Eu sou Aécio e acabou o melhor governador q Minas ja teve, infelizmente a maioria dos mineiros são desinformados e facilmente manipulados por conversinhas
John Janhes
10/01/2017 - 22h58
Justiça? Com Aécio solto, no cargo e ainda com direito a escrever na Folha? QUE BALELA É ESSA?
edson flavio cardoso
10/01/2017 - 22h24
Sergio Moro é nosso herói. Se algum abuso possa ter existido, ele se admite, mesmo porque além de que a ninguém é dado ser perfeito, o interesse da nação prevalece sobre o individual.
Hannibal de Sousa
11/01/2017 - 00h13
Brasil = terceiro (i)mundo.
Andre Massao Noce
11/01/2017 - 00h04
KKKKKKKKK… mas paulista adora apoiar corrupto mesmo…
Andre Massao Noce
11/01/2017 - 00h04
KKKKKKKKK… mas vc não diz nada dos riquinhos que são assassinos, estupradores de mulheres, sonegadores de impostos, corruptos, etc., que nunca vão presos…
Arenaldo
10/01/2017 - 20h36
essa emissora gopista juntos com os pilantras do PSDB vem querendo de qualquer maneira colocar essa corja de ladrões no poder p q ela possa se sentir dona do Brasil como foi no governo de FHC agora os zumbis acham q moro é o salvador do mundo ele é igual áridos farinha do msm saco
valtevi
10/01/2017 - 19h45
Eu também só acredito na justiça qdo levarem Aécio Neves
Jorge Climaco
10/01/2017 - 19h24
Concordo plenamente os deputados e senadores sao reponsaveis.
Jorge Climaco
10/01/2017 - 19h22
Concordo plenamente
Enylce Mattos
10/01/2017 - 19h21
Com Aécio bem cotado nas pesquisas,as empreiteiras inundaram o PSDB de doações,mas aí reside o mistério: para o PT o dinheiro é propina,prende o tesoureiro. Para PSDB é dinheiro limpo, ninguém é sequer indiciado. Justiça tem lado.
Anônimo
10/01/2017 - 19h21
estes pulitocos sao uma verrgonha a nacao e pelo nosso brasil todas nos deixa de vota para esta corjas
Lili Brown
10/01/2017 - 20h21
Diretas ja! Por um pais DEMOCRATICO E SOBERANO!
Aparecido Osvaldo de Lima
10/01/2017 - 17h39
Eu estou desacorçoado com as coisas que acontecem no nosso país. Um país onde um pé de feijão, tomate ou qualquer outra coisa nascem num fresta ou rachadura de uma calçada. Um país que tem petróleo, nióbio, ouro, uma riqueza enorme da natureza, rios florestas, água em abundância, pontos turísticos maravilhosos, enfim, do Oiapoque ao Chuí, terras para ser um verdadeiro celeiro do mundo… Infelizmente, é isso que vemos aí no nosso dia a dia… Um país nas mãos de desgraçados, corruptos, apátridas que não se contentam com nada, sendo que a cada dia querem mais privilégios dignos de reis e marajás da antiguidade! Esses que vivem como parasitas sanguessugas da nação vivem na Bras…Ilha da fantasia, de costas para o Brasil e o seu povo. Vivem se acusando uns aos outros, mas, na verdade são todos farinha do mesmo saco. Se gritar pega ladrão não fica um… A nossa mídia interesseira e também apátrida certamente entra nesse jogo SUJO e isto é vergonhoso. Somos um país sem JUSTIÇA e todos os dias ouvimos blá blá blá aqui e ali mas, não temos gente séria que se possa confiar. Cada um pensa em defender somente seus próprios interesses e os interesses da nação ficam num segundo plano. Parece que o nosso país não tem homens e mulheres patriotas que pudessem resolver os assuntos políticos, sociais e econômicos de forma justa, coerente e satisfatória em benefício de todos nós que: queiram ou não queiram ESTAMOS NO MESMO BARCO… E o barco está afundando!
Luiz
10/01/2017 - 13h49
SÓ ACREDITO NA JUSTIÇA, DEPOIS QUE AÉCIO E SUA QUADRILHA DO PSDB ESTIVEREM ENJAULADOS. ENQUANTO ISSO, É TUDO TEATRO.
Fábio
10/01/2017 - 18h22
Depois dá prisão de Dirceu, Palocci, Vacari e André Vargas, passei a acreditar na justiça !
Alexandre
10/01/2017 - 20h23
Seu senso de justiça e totalmente parcial é político. Por isso, vivemos em um país assim, corrupto. Tem que prender sim lula e seus comparsas, mas também a corja de bandidos que começa com Aécio é adiante. Brasil livre já!
MAURO SOUZA
11/01/2017 - 06h50
Parcial ou não, até o momento, nenhum inocente foi preso.
Miguel do Rosário
11/01/2017 - 10h14
Existe inocente no Brasil? Se usar essa lógica, tem que prender todo mundo, até você.
Alexandre
10/01/2017 - 21h37
Que pena, vc não ter citado os demais.
Anônimo
10/01/2017 - 19h19
Concordo plenamente.
Ester
10/01/2017 - 19h56
Isto mesmo
Concordo totalmente
Ralfo B.Penteado
10/01/2017 - 13h21
Sobre paternidade responsável, planejamento familiar….Sobre a fábrica de bandidos…. Sobre a exclusão…Sobre um estado inexistente em um país abandonado… Sobre marginais governando os cidadãos comuns, trabalhadores e gente do bem. Alguém lembra-se da narcolatroclepto Colombia ? Pois é, somos nós e estamos cada vez pagando um pato mais caro. Houve mesmo o caso do cocaco’ptero ? O presidente atual era você de quem ?
Jorge Climaco
10/01/2017 - 19h21
Concordo plenamente
Mello
10/01/2017 - 12h39
Midia podre + eterno netinho = Zero
João Valente
10/01/2017 - 13h28
HIPOCRISIA.