Menu

Tratamento dado aos nossos heróis nacionais – Capítulo 2

Por Paulo Metri, enviado ao Cafezinho por e-mail Othon Luiz Pinheiro da Silva era um jovem oficial da Marinha brasileira, já formado em Engenharia Naval pela USP, quando recebeu a missão de ir aos Estados Unidos, para uma das melhores universidades da área tecnológica, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), com a incumbência de, ao voltar […]

79 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Paulo Metri, enviado ao Cafezinho por e-mail

Othon Luiz Pinheiro da Silva era um jovem oficial da Marinha brasileira, já formado em Engenharia Naval pela USP, quando recebeu a missão de ir aos Estados Unidos, para uma das melhores universidades da área tecnológica, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), com a incumbência de, ao voltar ao Brasil, desenvolver uma tecnologia importante para a defesa nacional: o enriquecimento isotópico de urânio, cujo produto resultante é utilizado nos elementos combustíveis do submarino de propulsão nuclear.

O completo entendimento do que isto significa não é tão óbvio. Segundo especialistas, os navios de guerra convencionais, não incluindo o porta-aviões, não têm o potencial defensivo de um submarino nuclear. Por isso, este submarino é uma arma imprescindível para o Brasil poder impor a soberania em seus mares costeiros. E o litoral brasileiro é extenso. São cerca de 7.500 km.

A dura realidade é que a nossa atual Marinha não dispõe de grande poder de dissuasão de indesejáveis agressões de Marinhas estrangeiras. Cabe lembrar também que, há algum tempo, as mais prováveis hipóteses de guerra, que determinam todo o reequipamento e treinamento necessários para as nossas Forças Armadas, não são mais o combate a guerrilheiros comunistas e a invasão do Rio Grande do Sul pela Argentina. Uma das atuais hipóteses de guerra são forças estrangeiras querendo se apossar de campos do Pré-Sal. Com a descoberta desta província petrolífera e dependendo da situação política internacional, a invasão militar da costa marítima brasileira pode se tornar uma realidade.

País algum do mundo vende um submarino nuclear ou urânio enriquecido em torno de 20%, que é o enriquecimento usado nos elementos combustíveis do reator do submarino. O país que quiser ter esta arma de defesa precisa desenvolvê-la. Ou pode escolher ser uma colônia de um país bem armado, opção não recomendada.

Notar que existiam, no Brasil, na época em que o jovem oficial Othon foi mandado para os Estados Unidos, mestres e doutores, inclusive formados no MIT, mas ele recebeu esta incumbência, porque se precisava de alguém de extrema confiança que iria receber uma espécie de “mensagem a Garcia”. O mensageiro que recebe uma tarefa deste tipo tem que estar disposto a dar a vida, se necessário for, para a mensagem chegar ao destino.

O jovem oficial foi ao MIT, conquistou os graus de mestre e doutor e voltou ao Brasil. Não decepcionou, pois, de forma resumida, com o auxilio da equipe que formou e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) da USP desenvolveu a ultracentrífuga para o enriquecimento de urânio, colocando o Brasil em um fechado clube de seis países que dispõem desta tecnologia.

Esta tecnologia é considerada sensível, pois, por sucessivas “passadas” pelas cascatas do enriquecimento, pode-se chegar a um urânio com o grau de enriquecimento necessário para produção de uma bomba. Não é por outra razão que, segundo a Wikipédia (portanto, ainda passível de confirmação), o Almirante Othon era vigiado por um agente da CIA, chamado Ray H. Allar, que alugou o apartamento ao lado do dele, em São Paulo.

Para desenvolver a ultracentrífuga são necessários materiais e equipamentos que estão na lista de bens e serviços proibidos pelo governo dos Estados Unidos de serem comercializados livremente. Eles foram certamente adquiridos pelo grupo do Almirante Othon, significando, para mim, que este grupo era composto por excelentes “mensageiros para Garcia”. As opções prováveis que eles se defrontaram foram: ou o Brasil fica sem a tecnologia da ultracentrifugação ou estes bens são comprados no mercado negro, enquanto uma empresa genuinamente brasileira não os produzir. E, como já foi dito, hoje, nossa Marinha detém esta tecnologia.

Assim, um juiz estrito aplicador da lei poderia concluir que este grupo cometeu um erro porque fez pagamentos não contabilizados. Os juízes sabem que as leis são criadas por seres humanos, portanto seres falíveis. Estes, até involuntariamente, podem não ter considerado situações importantes para a sociedade, ao redigirem a lei. Neste caso, cabe ao juiz perfeito identificar alguma interpretação criativa que corrija o erro congênito da lei. Cabe ao servidor público, no interesse maior da sociedade, incorrer nesta suposta infração. E, se o juiz, por deficiência cognitiva, o que é improvável, porque o concurso público já barrou quem a possuía, ou por estar movido por outros interesses, que não são os da sociedade, quiser penalizar o militar heroico, este aceita resignadamente a sentença, sem envolver a Força à qual pertence. Este gesto de intenso amor à Pátria é algo que o cidadão comum, normalmente, tem dificuldade para entender.

Por tudo isso, o Almirante Othon é certamente um herói nacional. Não preciso de mais nenhuma informação adicional, por mais relevante que digam que ela é. Já está suficientemente embasado. Ele merece ser um herói nacional.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marivaldo

26/12/2016 - 17h17

Este merda do moro é o nosso anti-herói

maria nadiê Rodrigues

25/12/2016 - 10h51

Li por aí que a mulher de Moro já foi de mala e cuia, morar nos EUA, enquanto ele, marido, juiz malandro, já sabe o dia em que irá viver como americano ao lado de sua linda esposa. Neste momento, e até final de janeiro, ele está transbordando de felicidade ao lado de seus “compatriotas”, visto que já deu mostras de amar mais os americanos que ao seus.
São muitos itens, somados, que dão a narrativa concreta de estar a justiça brasileira se intercomunicando com a de Tio Sam, com claras evidências de fazer o jogo contra a nossa Pátria, daí que um homem capacitado a formular estratégias, projetos importantes brasileiros, na contramão dos americanos, talvez por imposição da CIA, teve que ser preso, e, pelo visto será mais um que amargará seus últimos dias às sombras do cárcere de Moro.

    Carrapa-VK

    11/01/2017 - 13h05

    Vejamos se o “menestrel”, Raimundo Fagner, vai com ele ou compõe outra pelodia puxando seu saco.

Dr. Teodoro Toledo

25/12/2016 - 02h34

O Brasil está feliz com Temer!!! Não há golpe algum, apenas um país nas mãos de um governo competente.

    Regis

    10/01/2017 - 18h04

    se voce falou por convicção ou ironia, é difícil de saber. ;-)

      Carrapa-VK

      11/01/2017 - 13h06

      NA CARA que é ironia, amigo…

José Bezerra

24/12/2016 - 20h02

O Almirante Othon é um Herói!!!

Eros Alonso

24/12/2016 - 12h57

Moro não chega ao pé de Othon no que tange prestar serviços ao país… Moro presta serviços aos EUA….alta traição…ele e os agentes Temer e $erra…..

    lincoln souza lopes

    24/12/2016 - 23h34

    Estar certo, esse homem é um patriota, deveria receber uma medalha de maior honraria do brasil

Mannish Manalishi

24/12/2016 - 12h47

E o exército deu sua mais alta comanda ao fala-fino, que foi quem prendeu o almirante.

gilberto

24/12/2016 - 10h05

Ótimo texto. Quer dizer que o país que bombardeou de matou milhares de civis no Japão instala um espião para vigiar um almirante da Marinha do Brasil em nosso próprio território? Somente a hipocrisia explica essa “preocupação” dos imperialistas. Ademais, parece que aquele que se apresenta como sendo a palmatória do mundo está de mudança de Curitiba para os EEUU. Estranho….

Álvaro

24/12/2016 - 08h59

Que estorinha mal contada…o cara é corrupto e herói?
Tenha paciência…

    Regis

    10/01/2017 - 18h16

    corrupto para uns, herói para outros. depende de qual lado fa força você está. se for do lado da farça tarefa da lava jato, que petistas sem provas são condenados midiaticamente com acusações terrivelmente fajutas em comparação com as imputadas a tucanos e demonios, conduzida por um juiz que dá beijinhos no candidato derrotado à presidência e que é amiguinho homenageado por forte detrator de governo eleito (e não de um desgoverno golpista como o do Temerário presidente usurpador) e que diz que vai levar chocolates e cisne para um réu do juiz, na forma de presente, quando o réu for preso e estiver na cadeia, então incontestavelmente o militar citado é corrupto. Se você não engole a historinha do juizecuzinho serginho morolandro e seus dadalanhóis powerpointianos, então o militar não perdeu nenhuma de suas credenciais a herói nacional. e para todo o sempre, em nome de Maria Santissima, venerada pela Janaína Pastora Louca, amém!

      Regis

      10/01/2017 - 19h15

      escrevi errado, é farsa! ou na minha terivel grafia, um misto de força com farsa ;-)

Mara

23/12/2016 - 20h16

Francamente, acho uma tremenda idiotice um país sem eira nem beira como o Brasil, não só agora, mas desde sempre, gastar um centavo em armas para intimidar países estrangeiros. Potencial bélico? Faça-me rir. Só quem poderia ter pretensões sobre o litoral brasileiro são os EUA. E esses, sempre que tiveram interesse em violar o espaço brasileiro, agora com o pré-Sal, durante a segunda guerra, em 1964, etc., tiveram licença para fazer o que bem quiseram. Portanto, jogar bilhões foram em armamento ou pesquisas militares só serve para traficantes de armamentos. Péssimo par ao Brasil.

    EDUARDO MARANINCHI

    08/01/2017 - 04h23

    Sem eira nem beira é o seu raciocínio tosco…

Torres

23/12/2016 - 19h02

Se foi corrupto, não é um herói.

    Robin

    23/12/2016 - 19h53

    Você diz isto, porque não sabe como as forças armadas e serviços secretos dos EUA o puseram como eles, hoje, estão!

      Torres

      23/12/2016 - 20h01

      Jovem, vc mal sabe escrever.
      Se o serviço secreto americano pode ser criticado por vc, por tais práticas, então eles estão errados, não é?
      Assim como o caso do texto.

        Wilkens Lenon

        23/12/2016 - 22h27

        Qual a corrupção do Almirante Othon? Comprar o material para preparar o submarino nuclear brasileiro, ainda que em mercado negro? Ora, faz-me rir. O governo norte-americano faria qualquer coisa para paralisar o projeto nuclear brasileiro. Conseguiram não apenas isso. Com a colaboração submissa de um grupo de promotores e juízes entreguistas e políticos golpistas conseguiram muito mais. Conseguiram, sem bomba ou ataque bélico, acesso á nossa maior riqueza, o pré-sal…por enquanto.

          Torres

          23/12/2016 - 22h40

          Mercado negro pressupõe uma compra sem trâmites legais.
          Isso é vedado ao Estado.
          Dinheiro público precisa ser usado de forma transparente.

          boronov

          23/12/2016 - 23h07

          PITACO DO BORÔ: PERDOE-ME DESCORDAR, MAS O TEXTO DEIXA CLAROQUE SE HOUVESSE DIVULGAÇÃO, O BRASIL JAMAIS TERIA A CENTRIFUGA. AGORA SE O ALMIRANTE EMBOLSOU DINHEIRO DEVE IR PRO “PAPUDON”. POR OUTRO LADO, SE NÃO FOR O CASO, OS MILITARES BRASILEIROS DEVEM AGIR COM RIGOR, ENCARCERANDO TODOS OS GOLPISTAS E RESTABELECENDO A NOSSA DEMOCRACIA.

          Torres

          23/12/2016 - 23h28

          Não dá pra saber sequer quanto foi gasto.
          Operações assim são ilegais e a lei determina prisão.

          Robin

          24/12/2016 - 01h12

          Você está enganado! Há certas operações governamentais protegidas por lei, e, dentre elas, estão as militares, incluindo seus gastos, por ser segredos militares.

          Torres

          24/12/2016 - 06h30

          Nesse caso, nem isso.
          Foi totalmente fora desse parâmetro.

          Robin

          24/12/2016 - 10h29

          Você está enganado. É bom se aprofundar no assunto…

          Torres

          24/12/2016 - 10h54

          Não preciso saber mais do que sei.
          Na minha opinião, nada justifica.
          E não estou nem aí para submarino nuclear.

          Robin

          24/12/2016 - 15h09

          Por aí se vê como você se preocupa com um país melhor. Não sabe, também, que não se trata somente de um submarino nuclear. Para se chegar a isso, houve a necessidade de desenvolver e aprofundar muito a tecnologia de ponta. Somente como exemplo, a centrífuga aqui desenvolvida, não há igual, no mundo. Por isso o interesse, desde o princípio dos EUA fazer de tudo para descobrir e, por não haver conseguido, boicotar. Foi o que fizeram. Sugeriram qualquer coisa pro Moro Traíra Cara-Metade, e ele fez um favorzinho para os seus amos. E é por isso que prefiro um Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva do que dez Moro Cara-Metade. Aliás, a este, prefiro bem longe do Brasil! Só louvo juiz sério!

          A sua “opinião” o limita a expandir seu saber!

          Torres

          24/12/2016 - 16h11

          Eu não louvo nada disso.
          Nem almirante,nem juiz, nem tecnologia nuclear.
          Se fez errado, que pague.

          Robin

          24/12/2016 - 18h06

          Com certeza, com um mundinho tão limitado… vive num paraíso criado por sua mente. Acha que todos os que cometem erro, pagam. Mas a realidade é bem diferente do que pensa…

          Torres

          24/12/2016 - 18h33

          Pelo contrário.
          Quase ninguém paga.
          Muito raro é que alguém pague.

          Marivaldo

          26/12/2016 - 17h26

          Vc e um grande imbecil.

          Antonio Carlos Conceição

          26/12/2016 - 18h32

          Até parece que a turma de Curitiba se importa com leis…

          Torres

          26/12/2016 - 18h53

          Pelo jeito vc tb não se importa.

          Antonio Carlos Conceição

          26/12/2016 - 18h29

          Se ele embolsou algum dinheiro, mas fez algo de altíssima relevância e ainda é importante para alta tecnologia brasileira, ele deve receber indulto.
          Ao fim da segunda guerra mundial, os EUA prendiam os chamados criminosos de guerra e conforme a serventia eram enforcados ou recebiam um bom emprego nos EUA. Foi assim que eles fizeram com o criador das bombas V, Werner Von Braun, que virou a figura de proa do programa espacial dos EUA.

          Carrapa-VK

          11/01/2017 - 13h15

          Bororó, o que o Almirante fez foi a tal “JUSTIÇA COM AS PROPRIAS MÃOS”, que muitas pessoas defendem, quando se fala em direitos humanos.
          Os tais “cidadãos de bem”, que vão às missas, papam hóstias e dentro da maior HIPOCRISIA, posam de cidadãos ilibados (apesar de adorarem filmes pornôs, sobre tudo com “novinhas”), mas que na verdade são machistas, classistas e racistas, acham que “bandido bom é bandido morto” e são intansigentes no estupro da lei, para justificar QUALQUER ATO ILEGAL, PRATICADO CONTRA QUEM PENSA DIFERENTE. Mas agora, cercam-se da “lei”, convenientemente, sem imaginar que o Almirante Othon, QUIS DEFENDER A SOBERANIA MARINHA BRASILEIRA, A FIM DE QUE OS EUA PENSEM DUAS (OU MAIS) VEZES, ANTES DE PENSAR EM TIRAR O PRÉ-SAL, “NA MARRA”, COMO FIZERAM COM O IRAQUE. Moro é um DÉSPOTA, um SCRIPANTA.
          Agora você entendeu?

          Andre_Gotha

          25/12/2016 - 17h57

          Quem é muito bonzinho e faz tudo pela regrinha no mercado de armas atômicas, vira passivinha de gringo e toma no c#@%¨¨inho…

          Torres

          25/12/2016 - 18h38

          Quero saber se ele fez pelas regras do nosso governo.
          Foi condenado aqui.

          Antonio Carlos Conceição

          26/12/2016 - 18h27

          Até parece que o mundo é assim. Você acha que agentes da comunidade de inteligência de qualquer país do mundo age com transparência?
          Questões sensíveis e estratégicas não devem ser expostas. A CIA deve ser a instituição mais transparente do mundo…
          A CIA se financiava (e provavelmente ainda de financia) com o crime. Ninguém lá é punido por isso.

          Torres

          26/12/2016 - 18h57

          Não estamos falando de CIA.
          Vc concorda com os métodos da CIA?
          Concorda com a transparência da CIA?
          Então está justificando o modo como agem.

          Marivaldo

          26/12/2016 - 17h24

          Ão errou ao falar que não usaram bombas,afinal o São estes trairas moro temeroso cerra e outros mais?

        Robin

        24/12/2016 - 00h57

        E escrever mal importa, tanto assim, pra você? Se importa, então, vamos lá:
        “eles estão errados” se refere ao “serviço secreto americano”? Parece-me que sim – sabe me dizer onde está o erro?
        “Assim como o (caso) do texto”? Caso? Não fica meio sem sentido, não? Não achou uma palavra mais adequada, não?

        E você, o que acha? Eles estão errados?

          Torres

          24/12/2016 - 06h30

          Todos estão errados.

          Robin

          24/12/2016 - 10h28

          Todos quem? Eu e você?

          Tá sértu! Mas se você insistir nessa preocupação, posso reformular aquela frase…

          Torres

          24/12/2016 - 10h55

          Todos os envolvidos.
          Não estou nem aí para sua fixação por vírgulas.

          Robin

          24/12/2016 - 14h57

          Uai, então é assim? Se você acusa de algo que se acha melhor, tem que ser melhor! Mas eu falei alguma coisa de vírgula? Concordância nominal, pangaré, concordância nominal – o que é mais grave… era disso que eu estava falando… … … … … será que você entende mesmo de gramática?

          Torres

          24/12/2016 - 15h09

          Releia o que escreveu no primeiro comentário.
          Concordância é na frase.
          No texto é coerência.
          Abraço

          Robin

          24/12/2016 - 15h18

          E do que estou falando? E adiantou você manifestar isto, como se quisesse demonstrar saber algo? O substancial é que o erro está lá, na frase do seu texto…

          Torres

          24/12/2016 - 16h12

          Vc sequer consegue transmitir uma ideia com clareza.
          Lamentável.

          Robin

          24/12/2016 - 18h03

          Você sequer consegue entender uma ideia com clareza. Deplorável!
          Mas, já que você insiste em entende-la, aqui está:
          “Você diz isto porque não sabe de que maneira as forças armadas e o serviço secretos do EUA agiam, e ainda agem, inclusive ignorando a ética e a moral, e, por este motivo, destacando-os, sobremaneira, em vantagem e poder sobre os demais!”
          Sei que, ao elaborar um pouco mais a frase, você não vai entender. A sua limitação intelectual e cultural impede a tanto!

          Torres

          24/12/2016 - 18h34

          Nunca tratei dessa frase.
          A resposta é a mesma.
          Se eles, o serviço secreto, podem ser criticados por agirem fora da lei, o mesmo pode ser feito contra o almirante.

          Robin

          24/12/2016 - 19h01

          É, mas o almirante foi punido; lá, ninguém é punido, eles têm como atos de heroísmo

          Torres

          24/12/2016 - 19h15

          Não me importo com valores distorcidos.
          As coisas são assim.
          Infelizmente.

          Robin

          24/12/2016 - 23h22

          Mas, por falta de discernimento, apoia quem aplica a lei distorcidamente, não?

          Torres

          24/12/2016 - 23h41

          Não apoio ninguém.
          São todos sujos.
          Abandonei a política e me desfiliei do Pc do B.

          Robin

          25/12/2016 - 01h03

          Porque você não entendeu a verdadeira luta!

          Torres

          25/12/2016 - 02h43

          Pelo contrário.
          Entendi a luta e não concordo com os objetivos.

          Robin

          25/12/2016 - 12h26

          Mas você pode criar outros caminhos em que ficassem claros seus objetivos e com transparência ética, não?

          Torres

          25/12/2016 - 12h35

          Na disputa pelo poder e pelo dinheiro não existem caminhos éticos.
          É uma guerra, um jogo sujo.
          Somente quem aguenta a sujeira entra nesse jogo.

        Regis

        10/01/2017 - 18h34

        de fato. o serviço secreto é incriticável. haja vista que por razões diversas, golpistas ou anti-golpistas, o atual Presidente dos Estados Unidos da América se vale do serviço secreto para defender sua candidata derrotada no estranho sistema eleitoral americano. Daqui duas semanas, o mesmo serviço secreto aparesentará novas provas, agora provando que fraudou a si mesmo pois o ex-presidente mandou fraudar mas como ele foi trocado agora a fraude será desfeita e revelada. a fraude eleitoral americana existirá até a posse do Trump, conforme atesta o serviço secreto. até a posse do Trump.

    zazul

    24/12/2016 - 18h24

    É um herói porque trabalhou pelo bem do Brasil, a defesa de nosso país. Não transgrediu leis para proveito próprio, como os golpistas de hoje. A história mundial está repleta de heróis que burlam leis injustas em nome de um bem maior. Entendeu?

      Torres

      24/12/2016 - 18h33

      Qual foi a lei injusta que ele transgrediu?

        zazul

        25/12/2016 - 12h57

        Você leu a matéria?

          Torres

          25/12/2016 - 13h05

          Li.
          Mas não vi nenhuma lei injusta.
          Vi negócios escusos, ilegais.
          Qual foi, para você, a lei injusta que o almirante quebrou pelo bem do país?

          zazul

          26/12/2016 - 12h14

          Ô dificuldade, sem or! O militar está sendo punido pois comprou equipamentos e produtos para iniciar a centrífuga brasileira, Que são de importação proibida pela legislação dos EUA, pois lá eles protegem seus interesses, ao contrário de nós , que somos os únicos produtores mundiais de nióbio ,e o vendemos como se fosse areia. Outro militar, não lembro sua patente, de sobrenome Palheta, também roubou mudas de café , na Ásia, transformando-o numa das riquezas nacionais, assim como nossa seringueira foi levada para lá. A história está cheia desses exemplos. Homens que correm risco pessoal pelo bem do seu país. Os que querem puni-lo, estão destruindo as indústrias nacionais sem acabar com a corrupção, e entregando a preço de banana (ou nióbio) uma das maiores reservas de petróleo do planeta. Diferença entre heroísmo e traição.

          Torres

          26/12/2016 - 12h29

          O militar está sendo punido de acordo com a lei brasileira.
          Qual foi a injustiça dessa lei?
          Ao Estado é vedado fazer compras no mercado negro.
          Obviamente.

          zazul

          26/12/2016 - 15h15

          Para o entendimento é necessário boa vontade. Entenda como quiser. Estão punindo um homem que trouxe a tecnologia nuclear ao Brasil. Deixam pra lá o dono de um helicóptero com meia tonelada de coca. Deixam na presidência um homem comprovadamente corrupto. Leis tem pra tudo. Mas esse governo golpista que você defende pune os bons

          Torres

          26/12/2016 - 15h23

          Todos esses merecem punição.
          E eu não defendo governo algum.
          Pmdb?
          O pior partido do Brasil.
          Só bobos confiam.
          Ou corruptos como eles.

          zazul

          26/12/2016 - 15h24

          Até agora não entendi o que você defende. Mas sei bem o que você ataca.

          Torres

          26/12/2016 - 15h26

          Não tenho que defender nada.
          Ataco o Estado inchado que temos.
          Quero menos poder ao Estado.

          zazul

          27/12/2016 - 13h02

          você quer é casa grande & senzala pra sempre

          Torres

          27/12/2016 - 13h13

          O Estado faz parte da casa grande.
          Quero uma casa grande menos poderosa.

          zazul

          27/12/2016 - 17h00

          Sei bem o que você quer. Você é nota de três. Casa grande menos poderosa dando 100 bilhões de patrimônio público pro setor privado. Minha paciência pra cretinice e cinismo acabou.

          Torres

          27/12/2016 - 17h13

          Se fosse menos poderosa não teria 100 bilhões para dar ao setor privado.

          Torres

          27/12/2016 - 17h14

          Tipo quando Dilma deu 500 bilhões em isenção.

          Des

          27/12/2016 - 13h35

          Bloqueia e esquece. Cinismo de gente burra deve ser ignorado ou corrigido na vara.

          Des

          26/12/2016 - 20h10

          Ele tá bloqueado e eu sei o que diz.

          Se essa ideia fixa contra esse eterno inimigo justifica ao cidadão o gasto de energia mental, tempo útil em semana de trabalho, durante todos os meses que esta criatura habita aqui, esse tempo todo sem convencer ninguém e não aprender nada e ainda não é remunerada…

    Mário Gonçalves

    24/12/2016 - 22h06

    A frase é certeira, Se é corrupto não é herói. Temos que parar de ser maniqueistas. O Marechal Othon tem uma grande história, mas se corrompeu-se jogou a sua história no lixo. Não sei se é o caso e não confio no juízo do Moro, que parece só ter heróis na terra do tio Sam. Essa história ainda não chegou no fim.

      Torres

      24/12/2016 - 22h20

      A disputa pelo poder só envolve sujos.
      Não é algo limpo.


Leia mais

Recentes

Recentes