Por Jeferson Miola, enviado por e-mail ao Cafezinho
Nos últimos dias a imprensa hegemônica do Brasil passou a divulgar as investigações do Departamento de Justiça dos EUA sobre a corrupção na Petrobrás. O que era apenas uma suspeita dos advogados do ex-presidente Lula, se confirmou como realidade cristalina.
Agora é possível entender porque Moro, muito zelosamente, sempre censurou as perguntas feitas pela defesa de Lula a delatores e testemunhas de acusação sobre a assinatura de acordos de colaboração com autoridades policiais e judiciais norte-americanas.
Com a mesma arbitrariedade com que livrou Temer das perguntas incriminadoras do Eduardo Cunha, Moro anulou todos os questionamentos formulados pela defesa do ex-presidente a respeito desses acordos [clandestinos] envolvendo funcionários de empreiteiras e da Petrobrás com o Departamento de Justiça dos EUA, com a interveniência da força-tarefa da Lava Jato.
Moro, que se notabiliza não como juiz, mas como acusador obsessivo-compulsivo com a condenação do Lula, em determinada audiência contrariou o pedido da defesa do ex-presidente sustentando que “essa linha de indagação, a relevância disso me escapa completamente”. Em outra audiência, ele foi explícito: “Não vou colocar em risco uma eventual tratativa que a testemunha tenha no exterior por um mero capricho da defesa” [sic].
O Poder Executivo é titular exclusivo da atribuição constitucional de assinar e colocar em prática acordos, entendimentos e protocolos com Estados estrangeiros; e não o ministério público, a polícia federal ou o judiciário. Estes acordos de colaboração com os EUA são, em razão disso, além de clandestinos, claramente ilegais e inconstitucionais.
Considerando o noticiado, é bastante significativa a intimidade de autoridades dos EUA com as investigações criminais da Lava Jato que correm no Brasil. O relatório publicado pelo Departamento de Justiça norte-americano é prodigioso nos detalhes e informações precisas, que são coincidentes com a narrativa processual que se conhece da Operação Lava Jato.
Em vista desta realidade, a força-tarefa da Lava Jato têm o dever funcional de esclarecer as seguintes questões:
– como as autoridades policiais e judiciais estadunidenses tiveram acesso às investigações e aos processos que tramitam na PF, MP e no judiciário do Brasil? Quem forneceu o acesso de estrangeiros aos procedimentos criminais internos do nosso país?;
– integrantes da força-tarefa abasteceram – ainda que extra-oficialmente – o Departamento de Justiça e agências dos EUA com as informações reveladas no relatório do Departamento de Justiça, ou o acesso a tais informações pode ser produto de espionagem?;
– caso tenha considerado a suspeita de espionagem, quais as providências a força-tarefa da Lava Jato adotou? Foram identificados eventuais espiões e interesses envolvidos?;
– como as autoridades estadunidenses tiveram acesso a funcionários de empresas privadas e estatais brasileiras que cometeram crimes no Brasil e não nos EUA? Quem intermediou tais contatos e a assinatura dos acordos com o Departamento de Justiça dos EUA?; e, finalmente:
– nas freqüentes viagens que Moro, Janot e outros integrantes da força-tarefa fizeram aos EUA nos últimos três anos, com quais autoridades se reuniram e quais foram as agendas de trabalho? Existem registros formais de tais encontros?
O Brasil precisa conhecer a verdade sobre esta grave situação que caracteriza a intromissão e a interferência de um Estado estrangeiro em assuntos internos, fato que fere a soberania nacional. Os funcionários públicos que eventualmente contribuíram para este fato, terão cometido crimes de lesa-pátria.
Sob o manto do combate à corrupção se escondem interesses poderosíssimos. Está sendo destruída a engenharia nacional que compete com os interesses das companhias norte-americanas no mundo inteiro, em especial nas Américas Central e do Sul, na África e no Oriente Médio.
De igual modo, está sendo devastado o setor energético do Brasil – além da Petrobrás, também a Eletrobrás e a estratégia brasileira de tecnologia nuclear – para facilitar a transferência de domínio dessas áreas essenciais a conglomerados transnacionais.
Não estivesse o Brasil vivendo um Estado de exceção, aqueles funcionários públicos que agem em associação com interesses externos e quebram a soberania nacional seriam severamente punidos.
Os integrantes da Lava Jato atuam como os antigos cônsules do Império Romano. Eles representam os interesses imperiais dos EUA no Brasil – alguns coitados por inocência e outros canalhas por consciência.
tadeunova
26/12/2016 - 10h03
Quando será que os brasileiros terão consciência do que está acontecendo no Brasil? Esses caras são traidores da Pátria!! e ninguém faz nada!? Imaginem senhores, o que aconteceria se esses indivíduos fossem americanos e a operação lava jato fosse nos EUA?? prisão perpétua!!!!!
Denise Espirito Santo
24/12/2016 - 16h40
Moro todos irão saber em breve, vende segredos da LJ para os escritórios Goldman Sachs e outros que estão a pilhar as nossas riquezas, é um traidor e por isso deveria ser defenestrado da vida publica, ah e bom natal aos cafezinhos que nos brindou com informação de grandeza neste ano trágico para Brasileiros
Marcelo
24/12/2016 - 13h20
Cadeia já!
Almir Bispo
23/12/2016 - 22h42
Brasil tem a direita mais vira lata do mundo.É nojenta não pelo mal caratismo (pois pessoa de mal carater que se assume,devemos ter pelo menos respeito),mas pelo cinismo.Tal cinismo pode ser visto na Lava tucano a jato
Márcio Alves de Almeida
23/12/2016 - 22h21
Nossa! Cheguei à
conclusão de que Lula é um Cristo, enquanto o Zé, Dilma, Paloci e
outros chegados são os apóstolos.
Que maldade acusar Lula e
seus comparsas por tanta desgraça causada à sociedade brasileira
durante longos 13 anos e 5 meses. Claro que as consequências talvez
se repercutam nuns 50 anos, afetando a vida de uma geração
inteira.
Imaginem só se Lula e seus asseclas foram os causadores
dessa depressão na qual o Brasil foi jogado pela competentíssima
administração lulopetista.
Que isso! É tudo coisa dos Estados
Unidos. “Usamericanu” querem botar as mãos em nosso
precioso petróleo e na Amazônia. Bando de safados não é
mesmo!?!?!
Então o negócio é o seguinte: Lula para Presidente
em 2018, e, depois, vamos beatificá-lo. Sim, claro, ele já fez
muitos milagres para o Brasil.
Des
23/12/2016 - 22h51
Não respondam, deixem o imbecil faltando sozinho. Bloqueado
Adma Viegas
24/12/2016 - 17h46
Bloqueado também. Esse vai ser o destino de todos os trolls.
Hilario Muylaert
23/12/2016 - 19h10
Só há dois caminhos para parar essa bandalheira de Moro, Globo, Janot, etc..
– STF ( que, sabemos, está “vendido” )
– parcela dos militares nacionalistas
Manoel Campos
23/12/2016 - 19h05
A sensação que eu tenho que o desconhecimento deve ser benéfico de algum jeito
Estas empresas possuem ações no mercado americano e por isto estão submetidas à aquela legislação.
Qual momento faltou soberania?
Quando pegou dinheiro deles ?
Ou quando se cometeu o crime?
Hilario Muylaert
23/12/2016 - 19h03
Exato !!!
Isso !!
A competência para Acordos desta natureza com países estrangeiros é do Poder Executivo – Ministério da Justiça (SCI-Secretaria Cooperação Internacional).
Onde nós estamos ???………brazil……Bananalândia……
Mannish Manalishi
23/12/2016 - 18h21
Como sempre foi no nosso país, dar a bunda pode, contanto que seja pros E.U.A..
Luis
23/12/2016 - 17h37
Podem trocar o cafezinho por uma cachacinha porque o PT acabou rapaziada , fim da arrogância e roubalheira , lula em Bernardes , logo em 2017 , e seus cupinchas , na papuda . Moro abriu o jogo com os americanos e os suíços porque a cooperação era imprescindível para cercar a Odebrecht , e logo logo a Interpol cola no lula Dae vai ficar igual o Maluf , se sair do Brasil tá preso fim
miudeza
23/12/2016 - 17h54
somos miles e miles mané!!!
Luis
23/12/2016 - 18h20
Nem merece resposta seria fracassada , aliás fracassada miúda é fracassado há né ? Kkkkkk
fausto
23/12/2016 - 17h54
E você acha que vai ser beneficiado com isso, animalesco terceiro-mundista?
Luis
23/12/2016 - 18h19
Eu não viso recompensas , eu sou profissional , tenho um bom trabalho , me garanto , minha recompensa é ver bandido na cadeia e idiotas chorando kkkk
fausto
24/12/2016 - 14h32
“Eu sou profissional”, “não viso recompensas”, “me garanto”.
Animal de terceiro mundo rsrs.
Adma Viegas
24/12/2016 - 17h52
Alguém acredita nisso? Kkkkk
Natty
23/12/2016 - 18h34
o rapaz tá apoiando o colonialismo sueco estadunidense aqui no brasil, quer ver empresas brasileiras destruídas, e vcs tão gastando saliva com ele? não percam tempo com palpiteiro entreguista, foquem na independência do país.
Luis
23/12/2016 - 22h11
Num mundo globalizado você está defendendo protecionismo barato de estatais que só servem para inchar a máquina pública e enriquecer políticos ladrões , vc que é entreguista , defende bandidos , Fracassada , vai ter que arranjar trabalho , emprego , serviço , agora que o PT vai ser extinto kkkkk acabou a moleza parasitas
Natty
23/12/2016 - 23h15
se todo o mundo pratica protecionismo (EUA, Inglaterra, China) pq o Brasil tem q ser capacho dos outros? ainda mais sendo um país primário exportador, q vende materia prima barata e compra tecnologia cara? seu raciocínio d taxar todo mundo q discorda do neoliberalismo, q por sinal destruiu a europa (desemprego e estagnação) e os proprios estates (vide crise d 2008, quem salvou os bancos? o “maldito” estado), como “bandido” ou “parasita” mostra o qto vc virou um fanático/fundamentalista q não aceita críticas à sua ideologia bipolar e mentirosa. enqto existir capitalismo (creio q sempre vá existir) haverá desigualdades d acesso aos recursos naturais e o estado será necessário pra garantir sobrevivência às pessoas. Moleza é o q os magnatas capitalistas tem: vivem d juros sem fazer porcaria nenhuma, nunca pegaram numa enxada, tem as maos lisas igual sabao. pare d se achar o dono da verdade, seja mais democrático e respeitoso.
Luis
24/12/2016 - 10h04
Nos isteitis tem dezenas de petroleiras , aqui só uma , dezenas de geradoras de energia aqui Eletrobrás e assim por diante , defender uma porcaria de estatização ou proteger essa droga que temos aqui é burrice
Adma Viegas
24/12/2016 - 17h51
Luis bloqueado.
Des
24/12/2016 - 19h05
2.
andre
23/12/2016 - 16h57
Qto mais ajuda americana melhor, la eles sabem punir os corruptos. Q momento em petista? Do top do mundo a 4 anos atras pra lula quase na cadeia kkkkk e so vai piorar pra vcs, pode chora
jusan
23/12/2016 - 17h13
quanta inocência deste demente. ele pensa que os gringos agem por boa fé para limpar o mundo. são o país mais corrupto do planeta. invadem e destróem outros países para conquistar, dominar e explorar, seu tonto.
andre
23/12/2016 - 17h25
Demente sao vcs q acreditam na inocencia do lula, estou a 15 anos na california, sou cidadao americano com mto orgulho, ser pobre aqui e melhor q ser rico no brasil, talvez agora com seu pt fora acoisa melhore ai, god bless america
miudeza
23/12/2016 - 17h50
é trabalhei lá porem foi duro demorei pois tem lugares que queriam que só trabalhe de frauda!!!
Marcus Padilha
23/12/2016 - 17h50
aproveita os isteits enquanto pode; vais levar um peh no rabo do trump logo, logo
fausto
23/12/2016 - 17h53
Aprenda a escrever, depois volte aqui.
andre
23/12/2016 - 18h01
Vc e intelente ne fausto, sabe escrever mto bem e acredita na q o bandido 9 dedos e inocente… eu adoro esse blog, diversao garantida kkkkkk, acho q vou ate fazer uma doacao pra ter certeza q ele continua, ja q acabou a mamata $ do governo
Natty
23/12/2016 - 18h31
continue por aí, sr. norte americano, não estamos sentindo sua falta, nem tampouco dos seus palpites. grata.
fausto
23/12/2016 - 19h59
Certamente não escrevo como você.
Disqus LAM Mod
23/12/2016 - 18h06
Lavando muito prato ai, mane?
Ou tah esvaziando os testiculos dos americanos com o esfincter?
andre
23/12/2016 - 19h10
Trabalho em casa, online business, tempo de sobra pra vim aqui ve a esquerda frouxa q disse tanto q nao ia ter golpe, q ia ter luta, kd a luta? A luta e escrever em blogs e facebook? Pelo menos na epoca da ditadura lutaram, hj so sobrou os frouxos da internet, perderam amigos, ja era
Disqus LAM Mod
23/12/2016 - 19h31
A luta ainda nao comecou. Quando comecar voce e seus clientes vao ficar assustados.
Volta pra sua sessao de masturbacao anal com vibradores e plugs.
Time is money…
Andre_Gotha
23/12/2016 - 18h18
Beaners….
Rutilene Rocha
23/12/2016 - 20h53
Tambem ta obssecado?
Hilario Muylaert
23/12/2016 - 19h08
Na realidade, não há inocência. Há é má-fé.
Adma Viegas
24/12/2016 - 17h47
É um troll. Bloqueie. Eu vou fazer o mesmo.
tadeunova
26/12/2016 - 10h06
Você esta no Site errado amigo!! vai pro da Veja, Estadão, Folha, O Globo,……
C.Poivre
23/12/2016 - 16h55
A minha pergunta é outra: quando será aplicada no país a lei que diz que é crime a traição ao país? Ou não é mais? Vejam a missão das Forças Armadas que poderia pedir à justiça o indiciamento dos traidores:
A MISSÃO DO MINISTÉRIO DA
DEFESA (Do portal=http://www.defesa.gov.br/):
“Coordenar o esforço integrado de defesa,
visando contribuir para a garantia da SOBERANIA, dos
poderes constitucionais,
da lei e da ordem, do PATRIMÔNIO NACIONAL, a SALVAGUARDA DOS
INTERESSES NACIONAIS e o incremento da inserção do Brasil no cenário
internacional.”
enio pires
23/12/2016 - 16h34
é não colo o golpe turco nem a preção na criméia pegaram os chefes na síria só sobrou américa latina pois as primaveras no norte da africa já foram porem não contavam com tramputim na fita!
Jose X.
23/12/2016 - 16h07
traidores, se os militares brasileiros fossem nacionalistas esse pessoal estaria sendo julgado por um tribunal militar
Mannish Manalishi
23/12/2016 - 18h17
Deram a mais alta comanda pro fala-fino, só de pirraça com o PT.
Jarbas Simonetti
23/12/2016 - 16h06
È crime de lesa-pátria. Os patriotas são só anticomunistas.
andre
23/12/2016 - 16h04
Agora q o Marcelo ordebrecht abriu a boca a casa caiu ne? Vao dizer o q? Q ele esta mestindo tb? Contagem regressiva pra lula ser preso, e a choradeira vai ser grande aqui no cafezinho