Deputado Rogério Rosso (PSD-DF) apresentou ao Congresso a PEC 298, cuja proposta é modificar a Constituição através de uma Assembléia Nacional Constituinte não eleita pelo povo. Para jornalista, “há um fedor de uma manobra parlamentarista em curso, provavelmente fadada ao desastre; desastre que será pior ainda se consumada, porque o povo brasileiro vai saber que elegerá, em 2018, um Presidente da República sem poderes”.
No Tijolaço
Golpistas querem Constituinte sem voto!
Por Fernando Britto
Na quarta-feira, sem muito estardalhaço, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), um dos líderes do “centrão”e derrotado por Rodrigo Maia, por artes de Michel Temer, na eleição para a presidência da Câmara apresentou um projeto, no mínimo, estranho. com outras assinaturas, entre elas a de Miro Teixeira (Rede-RJ).
É a Proposta de Emenda Constitucional 298/2016, que convoca – sem eleição – uma Assembléia Nacional Constituinte com poderes para modificar a Constituição em praticamente tudo, embora diga que, em tese, o tema será reforma política e eleitoral. Porque, no texto, excluiu-se de sua competência, expressamente, apenas o Estado Democrático de Direito, a separação dos Poderes, o voto direto, secreto, universal e periódico, a forma federativa de Estado, os direitos e garantias individuais e o pluralismo político.
Nada tem a ver com outra emenda proposta por Miro Teixeira que estabelece a eleição direta de Presidente em caso de vacância do cargo passados dois anos da eleição.
A justificação da PEC é vaguíssima. Diz apenas que “cabe ao Congresso Nacional chamar para si a responsabilidade que lhe confere a Lei Maior e adotar as medidas necessárias ao restabelecimento da normalidade e da pacificação institucional pela qual anseia a sociedade”.
192 deputados assinaram em apoio à PEC. Não quer dizer muito, pelo hábito parlamentar de assinar apenas para dar número para a apresentação. Mas chama a atenção que os parlamentares do PSDB e do DEM sejam muito poucos na lista.
Pode ser que eu esteja enganado, mas há um fedor de uma manobra parlamentarista em curso, provavelmente fadada ao desastre; desastre que será pior ainda se consumada, porque o povo brasileiro vai saber que elegerá, em 2018, um Presidente da República sem poderes.
Esta PEC tem cara de jabuti no galho e, todos sabem, ele não vai parar ali sozinho.
Anônimo
18/03/2017 - 18h39
verdade uma constituição ou lei ja merda q ñ vale de nada só mentira por q oque ñ se eé metira nosso brasil esta uma verdadeira merda vergonhoso falar sou brasileiro mas tenho orgulho de falar luto ate o fim sarei que esta merda um dia acaba; deveriam lutar pela diminuição do salario onde estão,os vivendo uma “crise” onde o pobre do idoso e pobre sempre sofre perdendo seus direito muita das vzs tenho vergonha de meu pais, tudo sendo vendido e para onde vai o dinheiro investimentos em QUE neles mesmo kkkkkkkkk lei bosta esta que temos.
Frederico Lnk
20/12/2016 - 15h48
Só existe uma forma de mudar tudo isso: MATÁ-LOS!!!!!
Uma a um até o respeito ao povo ser estabelecido.
migueldorosario
20/12/2016 - 20h59
Não fala besteira, pelo amor de Deus. Vá comentar no site do Estado Islâmico.
Frederico Lnk
22/12/2016 - 11h13
O povo precisa ser objetivo e parar com esses mimimi… que NÃO dão resultado nenhum.
Nossa classe política não respeita os direitos e anseios da sociedade.
A diferença deles para um bandido comum é que os políticos são hipócritas, mas o mal que causam no final é o mesmo.
Quantas pessoas boas morrem todos os dias neste país nos hospitais sucateados e a falta de segurança que temos, por causa destes vermes. Antes eles do que nós!!!
Claudia Abu Jamra
20/12/2016 - 15h08
Vão oficializar o COMUNISMO no Brasil!!!
migueldorosario
20/12/2016 - 21h00
Ah meu Deus, o Brasil virou um grande hospício.
Anastácia
20/12/2016 - 10h27
Alguém pode garantir que haverá eleições em 2018? Eu duvi- d-o dó!
Ivan Filho
19/12/2016 - 23h03
Eles querem Parlamentarismo mesmo, se o povo ficar do jeito que é, vai ser assim sim
Italo Rosa
19/12/2016 - 21h13
a direita exibe sua cara asquerosa sem pudor algum. constituinte sem voto popular? é o cúmulo do cinismo. na visão da classe dirigente (depois ninguém estranhe porque a revolução francesa foi violenta) vale tudo para afastar o povo. o povo não tem direito, não pode ter voz ativa. os do andar de cima sabem o que fazem, não é? a bem dos interesses imperialistas e salvaguardando seus próprios interesses pequenos, sua arrogância, autoritarismo e mesquinharia.
Midori Mayari
19/12/2016 - 20h18
Tem que se tomar muito cuidado com isso por conta do financiamento de campanhas por empresas.
A decisão do STF provavelmente barra a volta do financiamento de campanhas por empresas por meio de lei, mas uma emenda constitucional — ou uma constituinte — poderiam trazê-lo de volta. Uma emenda daria muito na cara, mas se fizer por meio de uma constituinte fica bem mais fácil de passar no meio do rolo.
Augusto Dos Anjos
19/12/2016 - 16h53
Perguntinha: esse Deputado Rogério Rosso (PSD-DF) é um dos 477 ‘sem voto’ ?
Octavio Filho
19/12/2016 - 20h55
Ele é um dos denunciados como recebedor de propina.
Spin Espelho
19/12/2016 - 16h32
O Centrão do Ronaldo Caiado perdeu todas na Assembleia Constituinte de 88 mas no momento ganha de goleada.,..Video imperdível: O exato momento em que a direita tomou para si as jornadas de junho, transformando-a num movimento de direita….tudo aconteceu no 5o ato do MPL, quando a turma do MBL surgiu em forma de trocadilho com a sigla MPL,,,dá prá ver que se trata do primeiro protesto permitido pela midia e pela policia…veja que a direita começa a rechaçar movimentos de esquerda,,,e o resultado disso foi a eleição de parlamentares dos verdadeiramente corruptos que deram o golpe de Estado…e agora sabemos, não foi pelos 20 centavos, não mesmo…as forças ocultas pegaram o embalo, foi quando o Brasil começou a degringolar, busque a estatiscas sobre a derrocada do pais…
Spin Espelho
19/12/2016 - 16h32
ah o video
http://www.vice.com/pt_br/video/os-protestos-de-sp-em-7-atos-parte2estos-de-sp-em-7-atos-parte2