[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa
Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho
Boa tarde.
Os tons emitidos pela grande imprensa hoje nos dá a percepção de sermos meros espectadores do caos político e econômico em que nos encontramos. E isso não é à toa. A luta do povo trabalhador, organizada ou espontânea, é ocultada da população. A impressão que causa é a de que “ninguém tá fazendo nada”. Sabemos que não condiz com a realidade.
Até amanhã.
[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura extra para dar de presente aos amigos! Clique aqui.[/s2If]
[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
- JN
Ex-tesoureiro do PT admite que partido recebeu doações informais
Tempo da matéria: 1:01 min
Paulo Ferreira, ex-tesoureiro do PT, admitiu a Moro que todos os partidos recebem doações informais, inclusive o partido dos trabalhadores. Matéria pequena, só mostrou este trecho do depoimento de Paulo.
CCJ discute se projeto de reforma da previdência pode tramitar na Câmara
Tempo da matéria: 2:08 min
De Brasília, o correspondente da Globo exibiu reportagem sobre o caráter da discussão a respeito da reforma da previdência. Mostrou a tentativa da oposição de impedir a leitura do relatório. A comissão discutiu se é constitucional a proposta de reforma. Seu conteúdo, no entanto, não será alterado.
Governo vai enviar ao Congresso proposta para socorrer estados
Tempo da matéria: 3:00 min
Matéria exibiu reunião entre Temer e os governadores do RS, RJ e MG. Henrique Meirelles também esteve presente. O socorro que a União prestará aos Estados impõe uma série de regras, que se quebradas, entre outras coisas, poderá levar o governador à prisão. Detalhe: JN mostrou trecho da entrevista com o governador do RS e RJ, mas ocultou a de Fernando Pimentel (PT), de MG.
Senado aprova projeto para impedir pagamento de supersalários
Tempo da matéria: 32 seg
Teto atual é de R$ 33 mil. Projeto segue para votação na Câmara. Enquanto isso há 12 milhões de desempregados.
Fux manda Congresso votar medidas anticorrupção originais do MP
Tempo da matéria: 3:36 min
Matéria muito técnica, de difícil compreensão ao público geral. A correspondente em Brasília exibiu reportagem sobre discussão do assunto no Senado. O que ficou decidido por Renan, depois de pressionado por outros senadores, é que a votação das 10 medidas acontecerá ano que vem. Parece que há resquícios da queda de braço entre STF e Renan.
Citado em delação, assessor especial da Presidência pede demissão
Tempo da matéria: 2:36 min
A delação que derrubou o assessor especial da Presidência, e amigo de Temer, cita diretamente a Temer e Eliseu Padilha como solicitantes e arrecadadores de dinheiro de caixa 2 pago pela Odebrecht ao PMDB. O JN trata como se não fosse nada. Temer super blindado.
Dom Paulo vivia para os pobres, mas também fez da igreja uma trincheira
Temp da matéria: 4:44 min
Clássica matéria contendo trajetória histórica de personalidades. Não ocultaram o posicionamento político de Dom Paulo, mas é claro que sempre mostram o que lhes convém. Não esmiuçaram o caráter da luta política em que Dom Paulo militou, destacaram fatos como seu posicionamento contra a ditadura, como o famoso discurso sobre a morte de Herzog.
- TV UOL
Karnal: modernidade levou à ascensão do pensamento crítico
Enquanto isso na CCJ…
Deputados discutem durante sessão sobre PEC para eleições diretas
Acordo para a Reforma da Previdência se arrasta em Brasília
- Folha de São Paulo
Capa – “Guerra” entre poderes expõe conjuntura decadente.
Janio de Freitas – Gente do governo
Janio diz que em 7 meses governo Temer não fez absolutamente nada que pudesse combater a crise econômica do jeito certo. Ao contrário; o presidente e seu time contribuem para o desmonte do Estado. Lembra-nos Janio que a seletividade na escolha das delações envolvendo políticos do PSDB é escandalosa. Seus principais nomes, como FHC, Aécio, Serra e Alckmin, são poupados há 2 anos.
Matias Spektor – A elite econômica será obrigada a reformar a ‘sociedade do privilégio’
Matias oferece ao leitor a perspectiva da elite. Acredita que as tensões sociais diminuirão à medida que a elite souber reformar os próprios privilégios. Em outras palavras o que ele está dizendo é que os ricos precisam de sofisticação maior, comparado a tempos passados, para manterem-se no topo da pirâmide social, sem que os pobres se revoltem. Uau!
Sérgio Rodrigues – Discreta, mas onipresente, a palavra do ano no Brasil é ‘falência’
A falência a qual Sérgio refere-se é política, institucional e moral. Diz que nenhum dos lados, coxinhas e petralhas, tem razão diante desta conjuntura. O Estado ruiu. Os três poderes, teoricamente responsáveis pela solução desses problemas, está nas mãos dos antagonistas do povo trabalhador e pobre. Falência define 2016.
- O Globo
Cada um por si. Deus contra todos.
Miriam Leitão – Governo estuda distribuir aos trabalhadores parte do lucro do FGTS
Comentário de Miriam na CBN publicado em seu blog. É propaganda do governo, que anunciou lançar pacote de medidas econômicas para destravar economia. Uma das medidas estudadas é distribuir parte do lucro que o FGTS obtém aos trabalhadores. O governo quer passar imagem positiva à população, é disso que se trata esse pacote de medidas disfarçadas de desburocratização.
Editorial – Panaroma Político
Governo está com a pulga atrás da orelha por conta da veemência das críticas que o governo sofre da mídia. Também pela atitude do senador Ronaldo Caiado (DEM) em pedir renúncia de Temer. Cada vez mais o presidente cede espaço ao PSDB em troca de apoio. Enquanto isso, movimentos sociais prometem vigor contra a votação da reforma da previdência.
Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura extra para dar de presente aos amigos! Clique aqui.
Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com
Dê uma nota para o post de hoje (avaliação anônima).[ratings]
[/s2If]
Atreio
15/12/2016 - 17h17
faremos mais…
e muito mais!
A presidente segue eleita: sem crime, sem impeachement.
volta dilma!
diretas já pra todo legislativo!
bravos permanecem ao lado dos justos, aos canalhas restam apenas os covardes.
Armando
15/12/2016 - 15h03
O que esperar? a mídia faz parte do jogo. Os bandidos tomaram de assalto a república e a população parece resignada e ligada na rede globo. Não tem muita diferença para o Paraguai e Honduras.