O Cafezinho denunciou ontem,14, a falta de ética do jornalista Ricardo Noblat, que sugeriu em rede social que o ex-presidente Lula poderia ser preso pelo juiz Sérgio Moro, apesar da ausência de provas.
Após ser instado por seguidores a revelar um “furo”, o Noblat publicou a seguinte declaração: “Moro condenará Lula no início do ano. Mas não mandará prendê-lo. Satisfeito?”.
Em publicação anterior, Noblat afirmou: Nine. É assim que Moro se refere a Lula quando está entre amigos”.
As declarações de Noblat tiveram grande repercussão e não foram bem recebidas pelo ex-presidente. Os Advogados de Lula protocolaram uma Interpelação Criminal, medida preparatória para uma eventual queixa-crime por delitos contra a honra.
A ação pede a Noblat para confirmar a autoria das declarações publicadas no Twitter e, ainda, para que explique se efetivamente as publicações se baseiam em juízo de valor do próprio jornalista – o que se afasta do conceito de “furo”- ou se houve contato com o juiz Federal Sergio Fernando Moro, da 13a. Vara Federal Criminal de Brasília ou com algum documento ou minuta por ele elaborada.
“Na condição de advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolamos na data de ontem (13/12/2016) Interpelação Criminal em face do jornalista Ricardo Noblat para que ele indique se reconhece a autoria e esclareça o teor de declarações publicadas na conta @BlogdoNoblat, no Twitter”.
Segue o documento dos advogados de Lula:
Torres
15/12/2016 - 13h02
Os advogados de Lula terão muito trabalho com a delação de Odebrechdt.
Renato Kern
15/12/2016 - 13h52
Nenhuma citação em 70 listas.
Torres
15/12/2016 - 14h31
Marcelo Odebrechdt.
Emilio Odebrechdt.
Edoar
15/12/2016 - 12h57
Presidente temer, como o senhor conheceu a marcela? E por aí vai…..
Renato Kern
15/12/2016 - 13h51
Comprou ela. Todos do PMDB paulista conhecem a história.