[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa
Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho
Boa tarde.
Há uma unanimidade entre os veículos da grande imprensa em relação ao caráter duvidoso do presidente do Senado, Renan Calheiros. Todavia, o olhar crítico sobre as reformas em pauta, como PEC do Teto e Previdência, parece não ter o mesmo vigor, se é que há algum. Como bem definiu colunista do Estadão, a ‘orgia entre os poderes’, além de relativizar o STF, deixa de lado as demandas sociais. O prazer é todo deles!
Até amanhã.
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura extra para dar de presente aos amigos! Clique aqui.[/s2If]
[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
- JN
Por 6 votos a 3, Supremo decide que Renan fica na presidência do Senado
Tempo da matéria: 11:39 min
Embora longa, matéria concentrou-se em mostrar apenas a votação dos ministros do STF. Detalhou como cada ministro votou e seus argumentos. Do ponto de vista técnico, o único fato ressaltado por boa parte deles é se o não cumprimento do Senado em manter Renan afastado constituiu crime. A absolvição de Renan convém ao governo, uma vez que é no Senado o lugar onde as propostas de Temer e companhia deverão ser votadas.
Renan Calheiros marca sessões no Senado para quinta-feira
Tempo da matéria: 2:00 min
Matéria exibiu nota de Renan emitida após decisão de sua permanência na presidência do Senado. O senador disse que a democracia brasileira cumpriu nova etapa e restabeleceu harmonia. Jornal exibiu fala da oposição dizendo que não é hora, dado o momento crítico, de encaminhar propostas para votação.
Mulher de Cabral recebia até R$ 300 mil de propina por semana, diz MPF
Tempo da matéria: 1:33 min
Matéria mostrou bancada de procuradores explicando o caráter das acusações contra Adriana Ancelmo, mulher de Cabral. A compra de jóias absurdamente caras é considerada prova de ocultação de bens e lavagem de dinheiro. Jornal exibiu foto dela sendo fichada pela polícia.
Procurador-geral da República volta a defender medidas contra corrupção
Tempo da matéria: 1:35 min
O destaque útil da matéria é a intenção do senador do PV, Alvaro Dias, em restabelecer o texto da proposta à sua formatação original. Mostrou fala de Rodrigo Janot reiterando a relevância das medidas anticorrupção.
Relator diz que dará parecer favorável à reforma da Previdência na CCJ
Tempo da matéria: 4:26 min
Essa ilustração tem sido usada sempre que a matéria é sobre Reforma da Previdência. É uma forma de manipular números e convencer a população de que é a única saída.
Os números dizem respeito ao que o JN chama de rombo.
- TV UOL
Renan teve postura grotesca, diz Marco Aure?lio
“Virar as costas a oficial de Justiça é dar costas ao Judiciário”. E virar as costas para o clamor social, é o quê?
Humor – Zé Simão – Buemba! Mulher de Cabral compra algema que é uma joia!
Editorial Band: Deixem o país trabalhar
- Folha de São Paulo
Capa – Observem a matéria indicada pela seta vermelha.
Fernando Canzian – Em vídeo, Lula mostra ser só a sombra do que já foi
Colunista chama atenção para a fala de Lula gravada durante evento. Usa algumas frases do ex-presidente para afirmar que seus argumentos a respeito da atual conjuntura são fracos e irrelevantes, uma sombra comparado ao que Lula foi como chefe de Estado.
Editorial – Reforma Necessária
Como a matéria pertence ao editorial da Folha, me vem à mente a participação do jornal na entrevista ao presidente Temer no programa Roda Viva, da TV Cultura. E por que lembrei disso? Porque fica claro que embora o editorial procure refletir sobre a proposta de Reforma, apresentando um contraponto aqui, outro ali, todos muito superficiais, está, na verdade, ajudando o governo a propagar suas ideias. O problema é que o teor da Reforma da Previdência, além de ser inverídica suas razões, prejudicará profundamente a classe trabalhadora e os pobres. Tempos difíceis.
Janio de Freitas – O carnaval institucional está muito perto de capítulos dramáticos
Janio chama o momento político de ‘orgia entre os poderes’. A coluna de hoje reflete sobre as deliberações do STF tomando o caso de Renan Calheiros como exemplo. O texto é rebuscado, confesso que não compreendi todas as referências usadas pelo colunista, mas em essência, o que está se dizendo, é que a briga entre poderes só evidencia o quanto as causas sociais estão à margem da política institucional brasileira neste momento. Na orgia entre os poderes, coitado é o povo!
- Estadão
Acordo para manter Renan foi para ‘baixar poeira’
Vera Magalhães – Análise: STF dilapidou a própria credibilidade
Vera é incisiva ao dizer que a decisão favorável à permanência de Renan Calheiros na presidência do Senado relativizou o STF e expôs contradições de seus ministros, sobretudo da presidente do Supremo, Carmén Lúcia. A colunista chama atenção para o fato de que a votação de ontem não condiz com a trajetória de boa parte dos ministros, e que foi uma saída política para um problema jurídico.
Sonia Racy – Ex-presidente do BC diz que governo Temer está perdido
Texto traz algumas razões pelas quais Gustavo Franco, ex-presidente do BC, considera governo Temer perdido. Suas críticas foram dirigidas aos homens próximos de Temer, como Henrique Meirelles e Romero Jucá. Disse que embora a equipe econômica detenha alta capacidade técnica, tem sido incompetente em ‘animar a torcida’, isto é, comunicar com clareza à população as propostas e diretrizes do governo em relação à economia.
- VEJA
Reinaldo Azevedo – Governo Temer ganha com votação no Supremo; PT perde e dá bronca
Azevedo, contrariando a maioria dos analistas políticos, diz que a decisão do STF não foi política, mas técnica. Ora, até o Estadão, em seu editorial classificou como saída política, arranjo. Mas Azevedo insiste: “Então, vá anotando: o governo Temer ganhou, o corte de gastos ganhou, a estabilidade ganhou. Os especuladores perderam”. Ele ainda diz que o PT está furioso por conta da atitude do Senador Jorge Viana, sucessor de Renan, que manifestou-se favorável ao presidente do Senado. Haja estômago!
- O Globo
Após vitória no STF, Renan comanda sessão do Senado para discutir PEC do teto de gastos
Muito obrigado STF por esse presente!
Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura extra para dar de presente aos amigos! Clique aqui.
Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com
Dê uma nota para o post de hoje (avaliação anônima).[ratings]
[/s2If]