[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa
Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho
Boa tarde.
O afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado é a notícia mais veiculada pela grande imprensa hoje. Os desdobramentos que isso terá para a o governo Temer é assunto presente nas editorias de diferentes mídias. Se o senador petista Jorge Viana assumir a presidência do Senado, que consequências terá para o Congresso e para o que sobrou da governabilidade de Temer? Veremos!
Até amanhã.
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura extra para dar de presente aos amigos! Clique aqui.[/s2If]
[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
- JN
Para jurista, decisão do Senado de manter Renan é ‘fato inédito’
Tempo da matéria: 3:26 min
Matéria ouviu 2 juristas, 1 advogado e 1 ex-ministro. A opinião deles a respeito do afastamento de Renan não foi unânime, mas a forma como o JN apropriou-se do tema fez com que o telespectador considerasse a decisão do Senado incorreta. Claramente o editorial do JN quer a cabeça de Renan.
Renan vai ao Planalto relatar os acontecimentos a Temer
Tempo da matéria: 3:17 min
O correspondente em Brasília comentou a movimentação de Renan e Jucá em torno de Temer. O conteúdo da conversa entre os políticos teve tom de preocupação sobre a agenda de votação da PEC do Teto, Reforma da Previdência, e demais medidas. Com o afastamento de Renan, a presidência do Senado será ocupada pelo senador petista Jorge Viana, que é contrário à PEC do Teto, por exemplo.
Com prisão decretada, mulher de Sérgio Cabral se entrega à Justiça
Tempo da matéria: 4:40 min
Matéria evidenciou protagonismo de Adriana Ancelmo na organização criminosa composta por mais 11 pessoas, incluindo seu marido, o ex-governador Sérgio Cabral. Seu escritório de advocacia, no centro do Rio, era usado nos esquemas de corrupção de grandes quantias de dinheiro, o que a possibilitou comprar jóias caríssimas.
Projeto de reforma da Previdência estabelece idade mínima de 65 anos
Tempo da matéria: 6:43 min
Essa matéria é propaganda do governo disfarçada de jornalismo. Usaram quase 7 minutos para convencer a população de que a Reforma da Previdência é essencial para o país. O argumento usado pelo JN (elaborado pelo governo) é de que o rombo que a Previdência causa só será interrompido com a Reforma. É uma clássica matéria com fins manipulativos.
Centrais sindicais criticam projeto de reforma previdenciária
Tempo da matéria: 4:21 min
Embora o título da matéria indique abordagem na perspectiva das Centrais dos trabalhadores, o que foi apresentado é o oposto. Deram míseros segundos para o presidente da CUT, por exemplo, ao passo que exibiram várias falas de “especialistas” favoráveis à Reforma. É uma piada triste e de mal gosto.
- TV UOL
Decisão do Senado não afronta Supremo, diz Jorge Viana
Habilidade política e apoio a presidentes. Relembre a carreira de Renan
“A democracia, mesmo no Brasil, não merece esse fim”, diz Renan
Servidores do Rio protestam contra medidas de ajuste fiscal do governo
- Folha de São Paulo
Capa – Palavrinha marota na manchete: desafia. Isso mostra o posicionamento favorável do jornal ao STF.
Delfim Neto – ‘Tempestade perfeita’ que estamos vivendo não é obra de improviso
Para Delfim “o retrato mais cruel dessa crise econômica é a situação da indústria nacional. Lembra que o PIB físico patina há sete anos, e que o excesso de cuidado com a política monetária elevou a taxa real de juros e valorizou o dólar, o que desestimula investimentos e exportações industriais, inviabilizando retomada do crescimento.
Vinicius Torres Freire – Casta na lama, mercado nas nuvens
Vinicius aponta as contradições da economia capitalista no contexto brasileiro. Revela ao leitor que, embora as instituições e economia estejam em crise, o mercado financeiro mantém seu vigor e funcionamento. Ao passo que os poderes se “comem” por aqui, os acionistas apresentam serenidade. O povo sofre.
Elio Gaspari – O Supremo socorreu o Congresso ao tirar Renan da presidência
Elio diz que em meio à grave crise política, o afastamento de Renan foi um “favor” a Temer. As ruas que exibiram cartazes como ‘Congresso corrupto’ e ‘ Fora, Renan’, insinuaram que o próximo alvo direto seria o presidente Temer. Mas a crise é muito grave, e o presidente talvez não resista. O que fazer? Eleições diretas? Quem se apresenta como alternativa real e relevante? Tempos péssimos!
- Estadão
Eliana Cantanhêde – Uma cajadada, três coelhos
Os três “coelhos” a qual se refere Eliana são: afastamento de Renan da presidência do Senado; decisão de julgar Renan ainda esse ano; ofuscamento do anúncio da Reforma da Previdência por conta da decisão em afastar o presidente do Senado, todas deliberações do ministro do supremo Marco Aurélio Mello. Que consequências terá na prática, considerando que o sucessor de Renan nesse caso é o senador petista Jorge Viana, contrário à PEC do Teto, por exemplo.
Editorial – Governo pressiona PT para votar PEC do Teto dos Gastos no Senado
Antes mesmo de concretizar a sucessão de Renan por Jorge Viana, o petista já está sendo pressionado para aprovar a PEC do Teto, peça essencial para assegurar o que sobrou da governabilidade de Temer. Jorge tem reputação de ser republicano, e é nisso que apostam tucanos e peemedebistas. Veremos!
- O Globo
Destaques na página inicial – De certo modo é a síntese do que foi veiculado pela grande imprensa hoje. Renan Calheiros é centro das atenções junto com a deliberação do STF a seu respeito. O conteúdo editorial do jornal já foi contemplado por outras mídias contidas neste clipping.
Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura extra para dar de presente aos amigos! Clique aqui.
Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com
Dê uma nota para o post de hoje (avaliação anônima).[ratings]
[/s2If]