Filme brasileiro é indicado ao Independent Spirit, o Oscar do cinema independente norte americano. História retrata a vida de Clara (Sonia Braga), viúva de 65 anos e última moradora de um edifício na orla da praia de Boa Viagem, no Recife. O longa-metragem permeia o universo da passagem do tempo e das memórias, e desta forma discute a vida e a sexualidade de uma mulher na terceira idade.
No Brasilpost
‘Aquarius’ é indicado ao Independent Spirit, principal prêmio de cinema independente dos EUA
Por Caio Decolli
Aquarius, o filme brasileiro do ano, continua a construir uma forte carreira para si fora do País.
Nesta terça-feira (22), o drama dirigido e escrito pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho foi indicado ao prêmio Independent Spirit, o principal do cinema independente dos Estados Unidos, na categoria de melhor filme estrangeiro.
O longa protagonizado por Sonia Braga compete com Três Lembranças da Minha Juventude (França), Sob a Sombra (Jordânia/Qatar/Reino Unido), Chevalier (Grécia) e Toni Erdmann (Alemanha/Áustria).
Entre os principais indicados deste ano estão American Honey, dirigido por Andrea Arnold, e Moonlight, de Barry Jenkins.
Ambos os dramas receberam seis indicações cada. O primeiro, em categorias como melhor filme, direção e atriz (Sasha Lane). O segundo, em melhor filme, direção e roteiro.
O Independent Spirit Awards acontece anualmente desde 1985, organizado pela Film Independent, ONG que atua junto aos profissionais do cinema indie dos EUA.