Menu

Aragão a Dallagnol: histeria moralista, NÃO!

Ex ministro da justiça condena discurso moralista de Deltan Dallagnol, Procurador da República e Coordenador da Força Tarefa do Ministério Público Federal na Lava Jato. Aragão chama Dallagnol de fascista! É um delírio pensar que se controla a corrupção com uma corporação descontrolada Por Eugênio Aragão É evidente que o Senhor Dallagnol, por melhor que […]

18 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Ex ministro da justiça condena discurso moralista de Deltan Dallagnol, Procurador da República e Coordenador da Força Tarefa do Ministério Público Federal na Lava Jato.

Aragão chama Dallagnol de fascista!

É um delírio pensar que se controla a corrupção com uma corporação descontrolada

Por Eugênio Aragão

É evidente que o Senhor Dallagnol, por melhor que se ache, por mais ungido que se sinta para erradicar a corrupção no Brasil, não pode pretender ter comando sobre o processo legislativo de um projeto que de iniciativa popular não tem nada senão a casca. Foi gestado in camera por um grupinho de procuradores justiceiros, que, tendo logrado criar no País um ambiente de obsessão pela agenda do “combate” à corrupção, não teve dificuldade de juntar 2 milhões de chamegões desavisados. Foram intensamente apoiados pela direita política que tinha só um objetivo: enlamear a esquerda representada pelo PT. E, para se cacifar, esse grupo fez o papel que se esperava dele, tendo o Senhor Dallagnol se prestado a apresentar um pífio PowerPoint em que Lula era representado como o próprio capeta, princípio e fim de todo o mal na terra. Agora, que seus parceiros de caminhada política veem-se na iminência de serem colhidos pelo monstrinho que cevaram, mostra indignação por aquilo que chama de “manobra” e quer a seu lado todos os brasileiros.

A mim ninguém perguntou se estou com Dallagnol e sua trupe de justiceiros. Mas, mesmo não perguntado, digo-lhe NÃO. HISTERIA FALSO-MORALISTA NÃO!

Já vimos ontem onde esse processo de inoculação de apoios obsessivos chegou. Fez ressurgirem em pleno século XXI fantasmas de um fascismo que se esperava superado.

Por fascismo entendo essa pratica politica oportunista que se aproveita das fobias coletivas para incutir ao público o ódio a um inimigo comum: o judeu, o índio, o corrupto, o político, o comunista… seja lá o que for. E, mobilizado esse ódio, busca, com a promessa populista de soluções não realizáveis, com argumentação simplória de autoridade, estabelecer seu domínio totalitário sobre a sociedade e o estado.
É isso que essa campanha pelo “combate” à corrupção está trazendo. O só uso do substantivo “combate” já diz a que essa campanha veio: a uma guerra, com inimigos a serem eliminados.

Foi assim que um pai dominado pela ira obsessiva matou seu filho único em Goiânia e depois se suicidou. Foi assim que ontem um grupelho de fascistas desvairados assaltou o plenário da Câmara dos Deputados para pedir a volta da ditadura militar. Foi assim que senadores resolveram jogar seu carro oficial sobre um grupo de estudantes que bloqueava o acesso ao Palácio da Alvorada.

O que mais estamos esperando? Mais mortes? Mais mártires? Um Horst Wessel?
Estamos jogando nossa democracia arduamente conquistada no lixo da história. E fazemo-lo mesmo sabendo que o preço a pagar será altíssimo para nossos filhos e nossos netos. Convertemo-nos numa república bananeira, onde resultados eleitorais são desrespeitados pelos perdedores sob os cândidos olhares do judiciário e do ministério público!

E agora essa: a pretensão de que a coleta de 2 milhões de chamegões desavisados bastam não só para apresentar a iniciativa popular fake (porque, na verdade, trata-se de iniciativa corporativa), mas também para comandar o parlamento! O sonho parece ser Deltan Dallagnol para presidente do Congresso, se é que o congresso para esses obsecados ainda faz sentido, já que sujeito a “manobras”.

Isso é puro fascismo, desrespeito profundo ao processo político, ao mandato e à soberania popular.

Não seremos reféns dessa corporação. O Congresso tem o direito e o dever de adequar esse projeto ao que é política e funcionalmente comportável pelo País e não pode ser levado a jogar a sociedade à aventura de aniquilar garantias processuais em nome de um”combate” em que sequer valem os costumes da guerra expressos nas convenções da Haia e de Genebra.

Pensar que corrupção se controla com uma corporação empoderada e descontrolada é um delírio.

Urge, isso sim, pacificar o País, ainda que para isso se calem os protagonistas da guerra do ódio e da violência estrutural e institucional.

Assina:
Ex-Ministro da Justiça Eugênio Aragão

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

17/11/2016 - 20h46

Loide e Torres têm problemas cognitivos. Não entendem muito além do fundamentalismo estampado m power point. Tentem, leiam de novo, talvez seja possível compreender que a falta de limite para “autoridades” um dia poderia custar as liberdades dos senhores, inclusive para escrever asneiras.

Loide

17/11/2016 - 19h26

Senhor Aragão, – não o chamo de meretíssimo, não merece – deveria se envergonhar de maquinar contra os brasileiros. O meretíssimo Delton Dallagnol têm todo respeito e admiração da grande maioria dos brasileiros. E é o orgulho de nós, paranaenses, assim como Sérgio Moro.

    Abner

    17/11/2016 - 21h20

    Orgulho seu, não de todos os paranaenses. De loucos como estes da Lava Jato o mundo inteiro conhece e sabe o que aconteceu quando resolverem combater a corrupção.

    Renata Lucas

    17/11/2016 - 21h29

    Aragão honra o Minsitério Público com sua visão lúcida da Lava-Jato, que não cede ao populismo penal e denuncia de forma clara os malefícios que a operação está causando e ainda causará ao Estado Democrático de Direito e à economia nacional. Bravo!

    Des

    17/11/2016 - 21h55

    “meretissimo” mesmo com autocorretor, direcionado a procuradores, e o nome loide.
    Obvious troll is obvious.

    Zenio Silva

    17/11/2016 - 22h34

    É isso aí Loide (sic!) o procurador do Paraná é mesmo um ‘meretíssimo’!
    O Aragão não, neste há mérito, naquele não há nenhum…

    Albert Fanon

    18/11/2016 - 12h29

    Quem se comporta como meretríssimo servindo interesses alheios é o bufo Deltan (não Delton!)

    Joao Luiz Pereira Tavares

    18/11/2016 - 16h25

    No Brasil o ponto fulcral — bem além da corrupção — é a Educação de base, que está aquém de tudo no universo.

    Hoje, tudo gira em torno da educação… No mundo inteiro… Japão… Coreia… Dinamarca… Egito.

    No Brasil o ponto fulcral é a Educação de base. Ruuuimmm!

    Essa é a questão primordial… A RAIZ. E não Aécio ou PMDB, ou Cabral, ou Lula etc. Ou a mulher-madame que confunde bandeira estilizada do Japão junto a do Brasil [simbolizando a longa amizade entre os 2 povos!] com símbolo comunista dando gafe para os blogs pró-petismo “montar em cima”.

    Bom… Além… Da saúde… A Educação!

    A EDUCAÇÃO, OH!, ¡ZERO! Nota zero! 13 anos de Petismo e enganação! As enganações em blogs aparelhados pela ideologia do Petismo, não-independentes, e de ideologia UNI-DIMENSIONAL…

    Bom…, e abonados por:

    Vá a casa de seus amigos professores da Universidade. Das HUMANAS. Encontre no restaurante seus colegas artistas, músicos moderninhos cancioneiros, amigas atrizinhas de teatro… Marque uma janta… Com os INTELECTUAIZINHOS… [Eis aí a roda da fortuna que move toda essas discussões que giram em torno de apenas a linguagem… Dicotomias linguísticas… Apreciadas por petistas espertos.].

    Você, com grande chance estará diante de in-te-li-gen-tinhos!!

    Eis:
    OS INTELIGENTINHOS do PE-TIS-MO, DA SOCIEDADE CIVIL — estudantes, professores universitários, jornalistas, cineastas, artistas, blogueiros, cantorzinhos tipo Chico BUARQUE etc.

    Nesse JANTAR DE INTELIGENTINHOS faça o seguinte:

    «Chegue num jantar de inteligentinhos e, por exemplo, defenda a LAVA-JATO ou o IMPEACHMENT. Haha. Você vai VER o que vai acontecer com você, né? Vão olhar TORTO pra você achando que, de repente, você é dono de um banco, alguém assim! E não alguém que trabalha duro para sobreviver e, por isso, SEMPRE desconfia de quem não o faz.»

    Outros inteligentinhos:

    Além de REQUIÃO:
    Haddad (intelectualzinho unidimensional uspiano);
    Coração Valente;
    João Santana;
    DINO, do Maranhão, PCdoB!
    Ciro Gomes, sem dúdida! Do PDT. Etc. etc. etc.

    Jose Carlos Machado da Silva

    19/11/2016 - 02h05

    Sergio Moro Tucano, aquele que nao convem prender tucano gordo, o mesmo que permitiu que fhc e sua turma saisse do brazil zil zil da rede roubo de televisao, com 490 bilhoes e prejuizo para uma cidade do Parana de 500 milhoes, o mesmo que permitiu que o doleiro yousef, tivesse direito a 3 delacoes premiadas , o mesmo que soltou os funcionarios da Mossac, quando percebeu que esta investigacao iria envolver a familia Marinho, dona do “triplex de Parati” , um juiz que e delegado, promotor e juiz. Em que lugar do mundo existe isso? So no brazil zil zil da globo e dos trouxinhas.

Torres

17/11/2016 - 16h04

Corrupção não existe no Brasil.
Acho que deveríamos deixar essa história de combate à corrupção pra lá.
Não tem jeito mesmo.
Combater a corrupção significa destruir o Brasil.

    Natty

    17/11/2016 - 21h39

    pra cada erro q vc cometeu vc teve q ser preso ou executado, ou vc aprendeu d outras formas para nao errar mais? A destruição nao eh o único caminho para corrigir alguma coisa.

      Torres

      17/11/2016 - 23h54

      Não se trata de erros.
      É crime.

        Natty

        18/11/2016 - 02h10

        antes d serem crimes, são erros. e sendo classificados como crime, devem ser repreendido dentro da lei e do processo, sem q outras pessoas usem d populismo barato para se promover às custas do criminoso, e usem disso pra esconder os verdadeiros problemas do país, q deixam d ser discutidos para q todos só falem em cadeia e prisão, prisão e cadeia.

          Torres

          18/11/2016 - 10h00

          Cadeia e prisão para os corruptos!

          Natty

          18/11/2016 - 19h45

          isso é obvio. até corruptos pensam assim.

          Torres

          18/11/2016 - 19h48

          Menos a esquerda.

          Natty

          18/11/2016 - 19h56

          ixi, estou falando com alguém q pensa q a bandeira do canadá e do japão são comunistas. esquece.

          Torres

          18/11/2016 - 20h06

          Não, vc está falando com alguém que foi filiado ao Pc do B.
          Alguém que conhece o discurso.


Leia mais

Recentes

Recentes