[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa
Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho
Boa tarde.
Este clipping está um tantinho assim diferente dos outros dias. Hoje vos poupei (a mim também) dos top 5 blogs mais reaças da blogosfera brazuca. Ao invés disso eu incluí, como vinha fazendo, o El País e a BBC Brasil. A ideia é variar o conteúdo que oferecemos a vocês, pra não ficar enfadonho demais. Embora a coluna exiba clipping da mídia conservadora, pretendemos deixá-la flexível, tanto quanto possível, visando uma dinâmica maior.
Pois bem, as entrelinhas do post de hoje devem ser lidas como sugere o título: cadê a força do povo? Os massivos e constantes ataques que a democracia vem sofrendo desde o início do processo de impeachment da presidenta Dilma, só pode nos provocar com essa pergunta. Caberá respondê-la nas ruas!
Até amanhã.
[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]
[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
- JN
Eufemismos e distrações podem ser atribuídos às falas dos presidentes indiano e brasileiro.
Disse o indiano: “os dois países são ligados pelos valores da democracia e do estado de direito”; só não contaram pra ele que Temer deu uma machadada na democracia brasileira e que apenas por isso é presidente.
Foram fechados acordos nas áreas de facilitação de investimento e na pesquisa agropecuária.
Matéria mostrou a vantagem de 7 pontos percentuais de Hillary em relação a Trump.
Em Nova York, a correspondente da Globo foi até um palco de teatro falar sobre a postura “cênica” dos políticos. Usaram imagens de arquivo dos debates eleitorais, desde o primeiro em 1960, passando pelos principais.
TSE e TCU investigam doações de campanha
Mais da metade do dinheiro arrecadado nestas eleições municipais estão sob investigação. Boa parte dos “doadores” são beneficiários do Bolsa Família, ou seja, não teriam renda pra efetuar doações. Em alguns casos até pessoas mortas constam na lista dos que contribuíram para as campanhas.
Sem comentários!
Aécio Neves sendo investigado?
O ministro Gilmar Mendes autorizou que se investigue o envolvimento de Aécio numa suposta adulteração nos dados da CPI dos Correios.
A delação de Delcídio do Amaral levou até o tucano.
Será que vai pra frente???
José Dirceu foi perdoado pelos crimes do mensalão do PT
Matéria de 40 segundos expôs a decisão favorável a Dirceu. Ele continuará preso porque também é investigado na Lava Jato.
O tom usado por Bonner pode ser considerado tendencioso, por enfatizar determinadas palavras que induzem o telespectador ao antipetismo. Na notícia do Aécio, por exemplo, não dá pra identificar a mesma postura.
Matéria de quase 6 minutos.
A repórter usou a metáfora da escassez de água que as represas enfrentam pra explicar a “insuficiência” do atual sistema previdenciário.
Foi extremamente didática. Fica claro quando querem que a população realmente entenda algo. Nesse caso, no entanto, querem convencer o telespectador que a Reforma será vital!
Sinceramente acho doloroso essa forma de manipular o povo. É difícil até comentar.
Lastimável!
- Folha de São Paulo
Coluna Vanessa Grazziotin
Por que a pressa em aprovar a PEC 241?
A Vanessa é senadora pelo PC do B do Amazonas.
Essa parte do clipping é uma forma de alívio diante do conteúdo mega reacionário no restante do post.
Olha que trecho matador: “E para deixar mais clara ainda a integral subserviência desse governo ao “deus mercado”, a proposta não impõe qualquer limite aos gastos financeiros (rolagem, serviços e juros da dívida pública), que representam mais de 45% do orçamento da União. Ou seja, corta-se em saúde, educação, produção de alimentos, Bolsa Família, Prouni, cultura e segurança, para remunerar a elite rentista com os juros mais elevados do planeta”.
Bate cabeça da base aliada do governo
Na semana em que Temer está viajando pra fora do país, sua base aliada bateu cabeça com a equipe do governo. O motivo foi a articulação do líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), postulante à presidência da Casa.
O ministro Geddel Vieira Lima tratou pessoalmente do mal-estar criado.
Essa tensão toda tem a ver com a presidência da Câmara e com o apoio que o Planalto precisa pra aprovar a PEC 241 e demais reformas.
- El País
Mobilização contra PEC 241 nas ruas de São Paulo
Ato contou com 10 mil pessoas. Estimava-se 20 mil.
Tem um aspecto semelhante aos atos de junho de 2013; foi apartidário.
A matéria deu conta de explicar os detalhes da manifestação e perfil político dos participantes. Também acertou o enfoque mostrando o desastre que representa ao povo brasileiro.
- BBC Brasil: Eleições EUA
Trump vai perder. Trump vai ganhar.
Além de fornecer os dados percentuais dos dois candidatos, a matéria analisa o sentimento do eleitor norte americano. Nesse sentido, Trump conta com muitos apoiadores “envergonhados”, isto é, gente que as pesquisas não puderam discernir.
Hillary por sua vez é muito mais organizada que o candidato republicano, mas não empolga seus eleitores.
Segundo o repórter, esses são os motivos pelos quais as eleições estão abertas, ainda que Hillary apareça na frente até o momento.
Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com
[/s2If]