Menu

O vídeo da palestra de Lula em Angola desmoraliza a denúncia do MPF

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho Os delírios dos procuradores do MPF em sua alucinada perseguição a Lula ficam cada vez mais evidentes. A teoria da acusação é a de que as viagens do ex-presidente para ‘proferir palestras para empresários e agentes de governo estrangeiros, com o propósito de intensificar as relações comerciais/econômicas/empresariais entre […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

Os delírios dos procuradores do MPF em sua alucinada perseguição a Lula ficam cada vez mais evidentes.

A teoria da acusação é a de que as viagens do ex-presidente para ‘proferir palestras para empresários e agentes de governo estrangeiros, com o propósito de intensificar as relações comerciais/econômicas/empresariais entre o Brasil e tais países, tarefa que o próprio LULA, em declarações prestadas a este órgão, classificou como “natural” e “normal”, vez que assemelhadas a tarefas realizadas igualmente por outros ex-chefes de Estado do mundo inteiro’ seriam apenas um pretexto para arranjar negócios para a Odebrecht.

Para sustentar a teoria, o MPF diz que a Odebrecht disfarçava os pagamentos a Lula como remuneração por palestras. Leiam este outro trecho da denúncia (íntegra aqui):

Todavia, apesar de formalmente justificados os recursos recebidos a título de palestras proferidas no exterior, a suspeita, derivada inicialmente das notícias jornalísticas, era de que tais contratações e pagamentos, em verdade, prestavam-se tão somente a ocultar a real motivação da transferência de recursos da ODEBRECHT para o ex-Presidente LULA. As palestras, na realidade, seriam o meio utilizado pela empresa e pelo ex-Presidente para escamotear o mecanismo de “compra e venda” da influência exercida por LULA tanto em face dos órgãos de governo brasileiros (mercê de sua condição de ex-Presidente) quanto em face de governos estrangeiros com os quais o Brasil tivera e conservara boas relações (a exemplo de Angola, Cuba, Venezuela, etc), a fim de permitir à ODEBRECHT angariar contratos de obras de engenharia nesses países, mediante financiamentos a serem concedidos pelo BNDES, em decorrência de seu programa de financiamento à exportação de serviços a ente público estrangeiro.

É realmente incrível a simbiose entre a mídia corporativa e a Lava Jato: reparem que a suspeita é ‘derivada inicialmente das notícias jornalísticas’.

Uma mídia reacionária, manipuladora, golpista, lança uma suspeita qualquer através de seu jornalismo tosco e o MPF, a partir disso, produz uma denúncia delirante, mas que dá uma contribuição substancial para o clima de linchamento político de Lula que precisa ser produzido para que uma eventual prisão do ex-presidente possa ser sustentada.

A menção apenas a Cuba e Venezuela, quando a Odebrecht realizou obras em diversos outros países, dá uma pista das motivações ideológicas por trás de todo esse circo.

Em outros trechos da denúncia o MPF afirma que as palestras foram uma ‘cortina de fumaça para encobrir o real intento das viagens’ e que a Odebrecht não comprovou a efetiva realização das palestras. A denúncia fala ainda em ‘palestras supostamente proferidas em Angola’.

Na última sexta-feira, dia 14, a página de Lula no Facebook postou um vídeo de um trecho de uma das palestras ‘supostamente proferidas em Angola’, além do áudio completo, e ironizou: ‘Segundo o Ministério Público Federal, essa palestra que aconteceu em 7 de maio de 2014, em Luanda, Angola, não existe.’

Procurei na velha mídia a notícia da divulgação do vídeo por Lula, que evidentemente desmoraliza a denúncia do MPF, mas não encontrei ‘notícias jornalísticas’ sobre o fato fora dos sites e blogs progressistas.

Não vem ao caso, não é?

O circo tem que continuar pegando fogo.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

sal

04/04/2017 - 19h24

Amifo, quase um ano depois, cade o tal video?? ainda nao encontrou , sr cafezinho??

VILSON DA SILVA

16/01/2017 - 23h39

Tá mas, e o vídeo?

Maurício Reynaldo

20/10/2016 - 02h07

Vim aqui assistir o vídeo da palestra do Lula, não a achei-, deletaram ??? Rsrsrs.

DHG

19/10/2016 - 23h21

Isso mesmo Rosa, Luladrao na cadeia, e viva o Juiz Moro…..!!!

Paulo Zeka

18/10/2016 - 08h20

Ex presidente bocudo pode ter apto de 11 milhões de euros em Paris, dar pra cuidadora apto em Paris, trocar apto em Higienepolis por um mais luxuoso…usar e abusar da Lei Rouanet…fazer lobby, palestra (pra falar da m* que foi seu desgoverno?)…contratar genro pra cargo de alto escalão junto a Petrobras, afundar plataforma de petróleo mequetrefe construída por empresa de fundo de quintal, ter índice de 22% de desemprego em seu desgoverno, viver pedindo penico pro FMI…

Matthias

18/10/2016 - 02h11

Eu li Angola ? país o qual recebeu 30 milhões da OAS ?

Troll Dansa

17/10/2016 - 21h26

Acusam Lula e ao Lula cabe provar que é inocente. É a tal PROVA NEGATIVA que a Santa Inquisição decretou demoníaca. Vão ser escrotos na casa do capeta, filhos de mãe fulana.
Denúncia contra Aético “não vem ao caso”, pois é do PSDB. Cunha é inocente até provar que trustes na Suíça não são “contas”.

    Anônimo

    17/02/2017 - 19h31

    Tá, mas cadê o vídeo afinal? Acessei essa m**** de site para assistir e nada.

Torres

17/10/2016 - 19h37

Eu queria que Lula divulgasse todas as palestras.
Só uma?

    DHG

    19/10/2016 - 23h26

    Exatamente Torres…..! Luladrao engana somente os idiotas….!!!

Marcelo Mendes

17/10/2016 - 19h08

TA …………………………………………. manda mais , por que só essa …… nao da nao o valor recebido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

C.Pimenta

17/10/2016 - 17h07

Nunca vi em época alguma um MP tão medíocre e manipulado pela ´”grande” mídia-bandida. Meu pai era membro do MP e no tempo dele, há cerca de 30 anos, os procuradores eram mais sérios, honestos e comprometidos com o cumprimento da Lei. Os concurseiros de hoje em dia são de uma mediocridade ameaçadora para a nação.

    Rosa

    18/10/2016 - 09h18

    SALVE MORO SALVADOR DA PÁTRIA. LUGAR DE LADRÃO É NA PRISÃO. LULA DILMA E DEMAIS LESA PÁTRIA DEVEM SIM IR PRA CADEIA E DEVOLVER TUDO O QUE ROUBARAM DA NAÇÃO.
    98% DO POVO BRASILEIRO DEU RESPOSTA NAS URNAS….NÃO FOI O MP E/OU MORO QUE FEZ DO PARTIDO PT VIRAR ZUMBI. ADEUS…PT NUNCA MAIS. LULA O MAIOR LADRÃO DO PLANETA.

Maria Aparecida Lacerda Jubé

17/10/2016 - 13h59

É que, no Tribunal de Exceção criado pelo dono da justiça brasileira, o que vale para condenar petista, claro, é a convicção dos procuradores, o que importa se a palestra pode ser comprovada, os donos da justiça têm convicção que ela não existiu. O processo contra o Cunha está lotado de provas de seus crimes, mas os atuais donos da justiça têm a convicção que ele é um político ético, digno e honrado, portanto está livre, leve e solto, juntamente com sua família. É tudo uma questão de convicção, provas, não vêm ao caso.

Ocomentarista Tcomment

17/10/2016 - 13h00

Combate à corrupção o cara#&*!!O justiceiro, agente da cia foi treinado no U$A pra frear o avanço brasileiro e consequentemente os BRICS!

adelson lima

17/10/2016 - 12h44

E ainda tem blobalizado acreditando que o cara vai acabar com a corrupcao protegendo-os no poder. Valham-nos quem?

Jader Martins

17/10/2016 - 12h31

Quando o PT vai expulsar o Gabriel Guimarães ( PT-MG)? o cara exclui comentários desfavoráveis e se absteve na PEC 241!!! Entre no face dele e verá que nem tucano se comporta desta maneira !!!Vamos denunciar este deputado omisso !!! É um oportunista.

    Galvão

    17/10/2016 - 17h20

    Nem conheço o deputado mas qualquer um tem o direito de apagar comentários que não lhe agradem. Meus comentários no site Palácio do Planalto, são sistematicamente apagados pelos golpistas. Vários comentários que fiz no face do golpista Cristovam Buarque foram apagados, e varias ameaças de processo foram feitas. E daí?

      Jader Martins

      17/10/2016 - 17h38

      A questão não é somente de apagar comentários: acho um absurdo não aceitar o contraditório. Entre no face dele e verá que ele não está nem aí para o golpe . Parece que o cara é tucano!!

nelodecarvalho

17/10/2016 - 12h28

Uma mídia golpista e fascista pode tudo, só não pode mostrar a decência e a honestidade de um homem como Lula. A direita e os coxinhas gostam.

    Rodolfo Teixeira Martins

    17/10/2016 - 21h56

    “Decência e honestidade de um homem como Lula”
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Miguel Araujo de Matos

      18/10/2016 - 00h45

      Babaca bloqueado.

      DHG

      19/10/2016 - 23h22

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Lula na cadeia, aonde ele deveria estar a muito tempo….! A esquerda esquece, que sao os coxinhas que geram empregos e pagam impostos, para esse vagabundo do Lula e seu bando de ladroes roubarem, Luladrao na Cadeia e Viva o Juiz Moro…!


Leia mais

Recentes

Recentes