Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho
Em entrevista à Folha de São Paulo, em meio ao linchamento brutal do PT e de Lula pela Lava Jato em parceria com a mídia, Tarso Genro faz declarações serviçais no estilo que a mídia quer ouvir.
Repete sua atitude do início de março, quando dois dias após a condução coercitiva de Lula para depor no aeroporto de Congonhas, com a população democrática revoltada contra Sérgio Moro e a Lava Jato, deu entrevista também à Folha e afirmou que o “ciclo que levou PT ao governo está esgotado”.
Quando se espera que um político que teve sua história ligada ao PT, demonstre indignação e fúria, que ajude a levantar a resistência contra o golpe, Tarso Genro faz o teatro da moderação, pondera razões em avaliações medíocres, e dá uma versão dos fatos que só podem servir a disseminar prostração.
Hoje, ao ser perguntado como avalia a derrota e a rejeição ao PT nessas eleições, investe sem pudor na conciliação mais simplória, para, só ao fim, arranhar sem nenhuma vitalidade a verdadeira origem dos fatos. A derrota do PT, segundo ele,
“Representa, nesse sentido, o sucesso de um duplo movimento, patrocinado pela direita neoliberal e pelo oligopólio da mídia: de um lado, criminalizar a política, indicando que todos os políticos são iguais e que todos os políticos são corruptos, como forma de substituir os políticos pelos ‘técnicos do ajuste’. De outro, selecionando no ambiente político, como vítima especial desses ataques, o PT.” (negritos nossos)
Não é nada disso. O PT é o demônio para o qual converge toda a água benta e todas as cruzes e crucifixos que as elites têm em mãos. Essa é a terceira semana consecutiva de ataques intensivos e sanguinários, que se tornam ainda mais caluniosos na medida em que os outros partidos não são objeto desse bombardeio. Cadê as bombas contra o PSDB? Não existem. Então como falar que todos os políticos e todos os partidos estão sendo criminalizados?
Genro diz que tratam de “criminalizar a política, indicando que todos os políticos são iguais e que todos os políticos são corruptos”. Um absurdo essa frase. Primeiro, que o PT deveria ser medido pelo seu congênere, o PSDB. E o que acontece se fizermos essa comparação? Acontece que enquanto o PT é alvo de milhares e milhares de notícias negativas todas as semanas, sem falar das grandes operações e eventos espetaculares, o PSDB nada sofre.
Ao contrário. Toda mídia correu para exibir Aécio Neves – que coleciona denúncias – como o grande vencedor dessas eleições. Nenhuma palavra foi dita a respeito de qualquer investigação, de qualquer escândalo, e, muito menos, de qualquer calúnia, que o pudesse ter atingido.
A entrevista de Tarso Genro é uma declaração contundente, quase um documento, dos motivos pelos quais o PT chegou onde chegou, levado pelas mãos dos seus políticos de maior destaque. E de como, claro, no mesmo gesto em que avançaram pífias conquistas democráticas – no mesmo momento em que o país batia recorde na criação de bilionários – armaram os fundamentos (tal como o espírito policial criado com as UPPs), para a ascensão do fascismo que vivemos hoje.
Bolsonaro é um filho da UPP, não se pode ter dúvida quanto a isso. Em visita à UPP do Vidigal, em 2012, Genro pôde ouvir de Sérgio Cabral essas palavras de agradecimento e louvor:
“O governador Tarso Genro foi o grande precursor do apoio à nossa política de segurança. Como ministro da Justiça, apostou na nossa política de segurança. E a partir disso, a gente pôde realizar grandes parcerias com o Governo Federal. É um prazer trazê-lo aqui para mostrar um dos filhos dele, uma das UPPs que ele ajudou a construir – disse o governador Sérgio Cabral.” (Ver o VÍDEO no Youtube)
Esse homem, que ajudou a soltar sobre a população pobre do Rio de Janeiro – junto com Eike Batista, quem financiou parte do projeto das UPPs – a mais violenta repressão policial de todos os tempos, tudo aquilo que o PT condenou durante décadas, pergunta agora, em retórica agradável aos ouvidos da Folha, se o PT não se “envolveu em práticas que sempre condenou?” Não é curioso?
No momento em que era preciso denunciar com todas as forças a campanha massacrante contra o PT, visando prender Lula o mais rápido possível, não se poderia esperar desse ex-ministro da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça da Justiça, outra coisa que a apresentação dessa espécie de delação premiada voluntária.
De uma só vez ele apresenta um testimonium paupertatis e uma certidão de óbito intelectual, ao tentar – embora tenha sido um dos políticos que mais altos cargos ocupou nos dois governos Lula –, lavar as mãos e entregar o ex-presidente de bandeja aos leões da mídia e da Lava Jato.
Caro leitor, estamos criando em parceira com O Cafezinho a página MÁQUINA CRÍTICA. O convidamos para visitar e curtir a página. Abraços.
Antonio Paiva Filho
06/11/2016 - 09h44
Ora, por que Tarso Genro (de f.d.p.’s…) está “lavar as mãos e entregar o ex-presidente de bandeja aos leões da mídia e da Lava Jato”? Porque ele e sua tendência querem tomar o poder dentro do PT. Simples assim.
A direita, penhorada, agradece esta desunião interna dentro das esquerdas…
nelodecarvalho
05/11/2016 - 16h42
Já começo a pensar que o golpe não foi só um golpe, foi uma traição de quem sempre se acreditou e julgou-se ser de Esquerda. O Brasil merece os seus traidores!
Marcio
29/10/2016 - 22h50
Vocês mal conseguem disfarçar o petismo que os alimenta. Essa de dizer que o ataque da mídia contra o PT significa o ataque contra a esquerda só porque a direita enraivada pensa assim é uma grande tolice. Há muito tempo o PT é partido traidor da perspectiva dos trabalhadores, e dizer isso agora não diminui a verdade dos fatos, pois quando era dito no momento em que o PT estava por cima os sincofantas petistas fingiam que não era com eles. Agora aguenta, porque a crítica é honesta e o PT está esgotado.
Fujo
08/10/2016 - 10h46
Alguém conhece por aqui o que é o Plano Condor? Meudeus que limitação nos comentários
Fabio Libertario
07/10/2016 - 16h03
Os erros dos petistas devem ser avaliados entre os petistas. Primeiramente definir quais erros. Os que a mídia aponta ou aqueles de condução do próprio partido, que nunca são pautados, oncordo con a crítica do Cafezinjo até porque esse tipo de procedimento é dnunciado há muito por petistas e a direção e figuras de expressão fazem ouvidos de mercador.
Luís Felipe Avila Prado
07/10/2016 - 01h31
Há pelo menos um ano acompanho o site “ocafezinho”. No entanto, verifico neste artigo que a intolerância dentro do próprio PT atingiu níveis insuperáveis. Doravante, ninguém mais pode apontar erros cometidos pelos integrantes do partido, sem ser escrachado pelos próprios companheiros. Como se diz: Viva a democracia e a liberdade de expressão!!! Pensei que o meu partido tinha avançado um pouco, aliás, até demais, pois nossos governantes tiveram 14 anos para enfraquecer a mídia PIG, em especial a Rede Globo, e nada fizeram nesse sentido. E agora, como se observa neste artigo, não é dado a nenhum petista o direito de criticar os desastrosos erros de nossos companheiros que tiveram até pouco tempo nas linhas de frente do poder. Realmente, a refundação do PT já deveria ter ocorrido a 10 anos atrás…
Humberto Cotta Júnior
30/10/2016 - 16h58
Meu caro. Vamos prestar atenção no que lê. O próprio artigo também faz críticas ao PT, mas não apóia as críticas do Tarso, e explica porque. E há anos que muitos petistas vêm criticando as práticas do PT, mesmo nos anos de mais sucesso do governo Lula. Agora que está em crise não vai ser diferente. Tem até mais motivos. Convivo com petistas tempo o suficiente para saber disto, mesmo não participando do partido.
Rogério Maestri
06/10/2016 - 21h15
Não esqueçam o seguinte, a Prefeitura de Porto Alegre passo pelos seguintes prefeitos Alceu Collares PDT (1986-1988), Olívio Dutra PT (1989-1992), Tarso Genro PT (1993-1996), Raul Pont PT 1997-2000, Tarso Genro PT (2001-2002) deixando o cargo para o João Verle PT que era seu vice mas nem o PT o conhecia (2003-2004). Ou seja, devido a desistência de Tarso no meio do mandato para concorrer ao governo do Estado e perder para Germano Rigotto, o PT não se recuperou na cidade.
luis.a
06/10/2016 - 21h45
esse cara é meia boca faz tempo, tem vários como ele no partido.
caras como genoino, dirceu, lula, lind, pimenta, damous estão cada vez mais raros.
C.Poivre
06/10/2016 - 17h29
Será que com estas entrevistas à mídia tucana e golpista ele procura se autoconceder um Habeas Corpus” para não ser preso por ser filiado ao PT? O que o PT-RS está esperando para expulsar este réles traidor?
Dilma Coelho
06/10/2016 - 12h01
Esse verme desse tarso genro, oportunista, covarde, que nunca foi “petista”, é um traíra, hipócrita, golpista dissimulado, que se aproveitou da boa fé do LULA. Só abre a boca para denegrir o PT. Essa criatura, como a marina, ficarão no meio do caminho. Auto estima demais é um desequilíbrio mental, esta no DNA da família. Complexo de louro sulista, idiota. Esse tipo de gente não precisa estar no Brasil. Não sei como o LULA suporta tudo isso. Grande LULA, você ficará na história. Não sei para que isto serve mas é melhor do que os lixos traíras. É preciso ter estômago para acordar e aceitar o que está acontecendo no Brasil. Estamos cheios de covardes em todas as partes do governo e desgoverno. Fora tarso genro e leve o infeliz do golpista mor com você.
JRenato M de Barros
06/10/2016 - 11h38
Mais um medíocre que queria ser um “poste” do Cara. Marina e Marta tinham o mesmo recalque…O oportunismo é um dom da família:
Sua filha liderou o “fogo amigo” contra Dilma e o PT em 2013, com a mesma desenvoltura. E finalmente, fez o favor de rachar os votos da esquerda em Porto Alegre e entregar a prefeitura pro tal Marchezan jr.
Pedro Alcantara
06/10/2016 - 11h00
Mais um que está pulando do navio…
Fechando o caixão do PT
06/10/2016 - 10h56
Grande Tarso. ao ver a entrevista acho até que a tal esquerda tem ainda lguém que se salve. Cristovan, O Tardo agora. Bela visão. Tarso sabe que Lula em breve estará despachando da Papuda e melhor falar a verdade mesmo. Este Lixo chamado PT acabou faz tempos e quem correr atrás se auto sepulta.
cid elias
06/10/2016 - 11h39
fake corrupto de merda!
José Antonio Meira da Rocha
11/10/2016 - 21h08
O PT deve ser muito importante, pra ocupar lugar de honra na tua cabeça e mobilizar sentimentos fortíssimos como esse ódio patológico. Essa é a grande vingança: o PT está dentro da tua cabeça, ocupando milhões de sinapses, e jamais vai sair, não importa quanto tu espume de ódio.
ALGOPI
06/10/2016 - 10h20
Assino em baixo. Tarso Genro no afã de competir com outras lideranças petistas nacionais, sempre quiz se colocar acima dos companheiros, como portador de uma ética que o coloca acima do bem e do mal,mas que acaba lhe fornecendo o papel de sabujo de uma elite moralista e hipócrita. A lembrança da sua atuação pelo Pronasci quando Ministro da Justiça com a implantação das UPPs é muito boa para mostrar a sua hopocrisia ao condenar o PT por se envolver em práticas que sempre condenou. Aliás, fica a pergunta: se Tarso Genro e Olivio Dutra se juntam aos linchadores e condenam praticas petistas, por que no estado onde lideram e são referencias a votação e a credibilidade do PT sofrem o mesmo ou até maior desgaste que no resto do país?
label vargas
06/10/2016 - 15h05
Porque o RS é o estado dos coronéis brancos do Brasil.Quando se fala de que a classe média paulista é ignorante,é porque não se conhece a miséria política que habita na cabeça dos gaúchos(auto-intitulado o mais politizado do Brasil).
Povo ignorante que desmerece a vizinhança com os países do Rio da Prata,estes sim ,povos de luta.
Rodrigo Lima
06/10/2016 - 09h51
Não é ele o pai daquela moça, a Luciana Genro? Tá explicado!
Ricardo Oliveira
06/10/2016 - 09h36
Tarso é desagregador, narcisista e retórico, no governo de Olívio Dutra implodiu o PT nas prévias e colocou o governo nas mãos do PMDB, pra isto que ele serve, é um rabanete.
Maria Campos
06/10/2016 - 04h29
Deixa eu ver se entendi, a ideia era que ele deveria se omitir de dar opiniao? Ou mentir?
James Ferreira Gressler
06/10/2016 - 09h48
O determinismo aí expresso não cola. A mídia plutocrata e sionista ( ditabranda ) não pode ser mimada por alguém da Esquerda. Mas já faz tempo que Tarso falha, como no caso Batisti, e tem sido pouco contributivo.E Olívio que conseguiu perder pra toupeira do Lasier tá meio discursador demais, jogando pedras pra cima.
Maria Campos
06/10/2016 - 11h45
Então era para ele mentir ?
label vargas
06/10/2016 - 15h13
Desfazendo a arapuca de coxinha da sua pergunta.Esta hora é onde caem as máscaras,numa pretensa autocritica se expõe a sua fragilidade moral e ideológica.É ótimo do ponto de vista prático,saber com quem se pode contar nestas horas difíceis de luta.Não contem com o sul,a elite branca, racista e maçônica (vide trf4) é a que dá as cartas por aqui.
Maria Campos
06/10/2016 - 15h50
Entendi, mas ele deveria mentir então ?
9 dedos na bunda dos coxas
06/10/2016 - 00h02
Essa família genro é toda assim, oportunista. Não nos esqueçamos da Luciana que em varias ocasiões durante este calvário interminável que tem sofrido Lula e o PT tb deu entrevistas nessa linha de “cuspir no prato que já comeu”. Esse pessoal consegue ser mais entreguista (não fui eu, foi ele!!!) do que a direita rançosa.
Antonio Passos
05/10/2016 - 23h37
BRAVO ! Tarso é a cara da esquerda que entregou o país. A esquerda do Zé, do Mercadante e, porque não dizer, da Dilma, além de muitos outros.
Infelizmente este é o Brasil, um país tão grande e que sempre foi tão pequeno em sua história. Do tamanho dos seus homens, com raras exceções.
guilhermenagano .
05/10/2016 - 21h28
O Aecio como o grande ganhador dessas eleições??? Todos os jornais falando q o Governador Alckimin (o ex chuchu) é a grande personalidade da vitória e q o Aecio vai ter q disputar com ele pela candidatura do PSDB e autor dizendo q o Aecio é o vencedor?
Bajonas Teixeira
05/10/2016 - 22h05
Não sou eu quem diz. Quem disse foi a Globo. Ao exibir essa mensagem durante horas à fio na home do G1, a tornou um fato para milhões de brasileiro. Que significado tem isso? Que a Globo quer o Aécio e não o Alckmin? Talvez. Mas isso importa pouco aqui. Importa que a imagem está ai. Abraços.
https://uploads.disquscdn.com/images/d87bb3125d5ed9354de940e15f9f38039ea53c7c1f0821d39de78ee1d2117146.jpg
guilhermenagano .
05/10/2016 - 23h35
Citar vitória não significa ser o grande vencedor! O Governador de SP é visto pela grande maioria dos comentaristas/cientistas políticos como o maior ganhador nessa derrocada do PT!
C.Poivre
06/10/2016 - 17h32
Por falar em aécim de Furnas, não podemos deixar cair no esquecimento a LISTA DE FURNAS. Todo o alto tucanato está lá sujo de lama até o pescoço:
http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/os-nomes-e-valores-da-lista-de-furnas
Torres
05/10/2016 - 20h59
Genro não mentiu.
apenas não forçou o discurso.
o PT se desgastou e se desmoralizou.
Pedro Paulo Dionizio
05/10/2016 - 21h29
O tarso, como muitos outros é frouxo!
Des
05/10/2016 - 21h30
O cara comenta sem ler. Obvious troll is obvious.
Torres
05/10/2016 - 21h31
pode ser.
mas não mentiu.
9 dedos na bunda dos coxas
06/10/2016 - 00h07
Hora impropriada para dizer supostas verdades. Isto se chama covardia. Em algum momento ele disse algo sobre algum erro dele? Ele é igual a filha, oportunista, deve estar flertando com algum partido da direita agora que a casa da esquerda desmoronou por tempo indeterminado.
Torres
06/10/2016 - 10h58
todos são oportunistas.
Genro estava mais certo que o restante do PT.
ele defendeu uma autocrítica antes da situação se agravar.
feita agora, a tal autocrítica que tem sido feita soa mais como um arranjo de desculpas pelos erros do PT, sempre empurrando a responsabilidade aos outros.
igor
06/10/2016 - 15h24
“Errar é humano. Culpar outra pessoa é política.” Hubert H. Humphrey.
Afinal essa é a típica maneira de fazer política do PT.
marco
05/10/2016 - 20h40
Dessa turma,quase toda composta por PEQUENOS BURGUES ,ideologicamente, o PT,sobressai com grandes méritos, o ex.Senador EDUARDO SUPLICY,hoje vereador eleito em S.Paulo,que oriundo da aristocracia paulista,foi pra luta e defendeu seu povo.Bom seria que todos eles,os petistas,se inspirassem nele.
Pedro Paulo Dionizio
05/10/2016 - 21h30
Não seja cínico coxinha!
George Vidipo
05/10/2016 - 20h29
E quando chegar a vez dele, quem o defenderá?
label vargas
05/10/2016 - 20h25
Um traíra ,igual a sua filha.Esta na sua propaganda eleitoral para prefeita,exibia suas mãos dizendo”minhas mãos estão limpas”,mani puliti,o Moro agradece pela propaganda traíra !!!!!
Hasta la vitória, siempre!
05/10/2016 - 20h12
Tal pai tal filha
São tudo da mesma sopa estragada.
Ademar Campachi
05/10/2016 - 20h03
Devia ir para o psol esse boca aberta.
JOHN J.
05/10/2016 - 20h03
– FHC, COM 37 ANOS DE IDADE, APOSENTOU-SE NA USP, APÓS ALGUNS MESES COMO PROFESSOR..
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc13059805.htm
– AÉCIO NEVES: COM 19 ANOS ANOS DE IDADE ERA FUNCIONÁRIO FANTASMA EM BRASILIA NO GABINETE DO PAI
http://nailharga.blogspot.com.br/2014/10/prodigio-da-patifaria-aecio-foi-o-mais.html
http://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FPolitica%2FAecio-foi-CC-da-Camara-por-4-anos-enquanto-morava-no-Rio-%2F4%2F31977
– JOÃO DÓRIA – COM 30 ANOS DE IDADE FOI PRESIDENTE DA EMBRATUR E …
https://scontent.fcpq1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-0/s526x395/14469543_10154604255114184_8979799511056782825_n.jpg?oh=3a01d1156d62175f1e3c660f2d731625&oe=58AD127C