[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa
Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho
Boa tarde.
A falta de representatividade é o que pode ser lido nas entrelinhas das principais notícias veiculadas pela grande imprensa. Os mais pobres, a classe trabalhadora, os jovens, as minorias dispõe de pouquíssimas opções quando olha para a configuração do cenário político brasileiro.
Aliás, quando se fala ‘crise econômica’ é certo indagar: crise pra quem? Os bancos só aumentam seus lucros, ao passo que o trabalhador tem perdas significativas de direitos e benefícios, sendo encurralado em sub-empregos.
Até amanhã.
[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]
[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
- JN
Matéria mostrou comparativo do desempenho no ENEM entre alunos da rede pública e de escolas particulares.
Todos os dados apresentados pela matéria, como o número de apenas 3 escolas públicas entre as 100 melhores no exame, assim como a entrevista da secretária do MEC, convergiram para a constatação de que a reforma é indispensável.
Imprensa a serviço do povo governo.
Sicília resgatou 6 mil imigrantes que estavam à deriva no mediterrâneo. Eles vieram do norte da África em botes superlotados.
Essa atitude traz à tona o caráter excludente da política internacional praticada por países ricos.
Eleições presidenciais nos EUA
Hillary está 6 pontos a frente de Trump.
A candidata, que é do partido democrata, é a esperança que a América tem contra as maluquices de Donald Trump, candidato republicano.
A PF está investigando a campanha de 2014 do governador da Bahia, Rui Costa – PT.
A suspeita é que a campanha de Rui teria recebido dinheiro de caixa 2.
São 35 partidos políticos no Brasil, mas para a PF e para a Globo só existe 1.
O ex-senador Vital do Rêgo – PMDB foi citado na delação do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro.
Vital é ministro do TCU, ou seja, tem foro privilegiado e só poderá ser julgado pelo STF.
O PMDB recebeu propina!
Por 4 votos a 0, STF nega pedido da defesa de Lula de retirar das mãos de Moro 3 inquéritos contra o ex-presidente.
Matéria destacou fala do ministro do STF Teori Zawasky onde ele diz que o MPF (Dallagnol e cia.) promoveu espetáculo durante acusação pública contra Lula.
Moro defende prisão para condenados em segunda instância.
Matéria pequena (39 seg) terminou com trecho da fala do juiz Sérgio Moro defendendo prisão para condenados em segunda instância.
Pesquisa IBOPE – Aprovação do Governo Temer
Na mosca Todos os índices negativos levantados pela pesquisa aumentaram! Os índices positivos, ou se mantiveram ou caíram um pouco.
Impopular!
PEC que limita gastos públicos enfrenta resistência na Câmara
O governo está usando toda sua força pra tentar aprovar a PEC que limitará os gastos públicos pelos próximos 10 anos.
A oposição entende que benefícios sociais, como o Bolsa Família, ou investimentos na Saúde e Educação, sofreriam com o limite de gastos, uma vez que precarizaria o serviço.
- Estadão
Padrinho político do recém eleito prefeito de São Paulo, João Doria, o governador Geraldo Alckmin é o cara destas eleições.
A vitória de seu “afilhado” lhe permitirá alçar voo rumo às eleições presidenciais de 2018.
Essa ‘dupla dinâmica’ propiciará à gestão Doria fazer coisas como concessão de Interlagos e Anhembi, interrupção da expansão de ciclofaixas e engavetamento do projeto de construção do Parque Augusta.
Parabéns aos eleitores envolvidos!
- Folha de São Paulo
Coluna Delfim Neto
Índice de desemprego no Brasil atinge principalmente os mais jovens
Esse texto contém uma sutil mea culpa em nome do governo Temer. A sutileza reside na perspectiva escolhida para analisar a atual crise econômica.
Não que Temer possa ser responsabilizado pela política econômica do governo Dilma. Mas quando Delfim não revela ao leitor as implicações da política econômica do governo Temer, ao passo que aponta os erros da gestão Dilma, comete o mesmo pecado apontado por ele em relação à gestão da ex-presidenta: ocultar da população os desdobramentos da escolha dessa ou daquela política econômica.
Gerar sub-empregos e sub-salários resolve a crise pra quem?
Governo lança hoje campanha publicitária
“Vamos tirar o Brasil do vermelho para voltar a crescer”, esse é conceito da campanha que tem como um dos objetivos atribuir a crise econômica à gestão Dilma e ao PT.
O governo quer convencer à população que suas medidas visam ‘reequilibrar as contas públicas’.
Nós assistiremos a história se repetindo como farsa, é isso!
- Blog do Camarotti
Manobra do governo para aprovar PEC que limita gastos públicos demonstra ansiedade de Temer. Revela o desejo de mostrar força e governabilidade diante da Câmara.
Haverá um jantar no próximo domingo, no Palácio da Alvorada, com a base aliada do governo. Temer quer que os deputados votem com seriedade. Votação deve ocorrer na segunda-feira (10).
- Blog do Noblat
Noblat fez análise de discurso do ex-presidente Lula, ocorrido ontem (04) no Rio, no Congresso Internacional de Sindicalistas.
Segundo o jornalista, Lula pode ser comparado ao personagem Mr. Chance, do filme “Muito Além do Jardim”, 1979. No filme, Mr. Chance só vê TV e cuida do jardim, e se comunica através de clichês e lugares-comuns.
- Blog do Merval
As politicagens de Temer e Renan Calheiros
Para o jornalista, a escolha do deputado federal do PMDB de Alagoas Marx Beltrão para o ministério do Turismo, revela a politicagem envolvida na nomeação, e contribui para a desconfiança da população em relação à classe política.
Ele argumenta que se Renan e o PMDB não tivessem pressionado Temer, a nomeação não teria ocorrido, o que caracteriza a politicagem rechaçada por Merval.
Destaca ainda a impopularidade de Temer: 68% dos brasileiros não confiam no presidente, segundo pesquisa do IBOPE.
- Blog Reinaldo Azevedo
Respeitem a juristocracia, oras!
A respeito do caso da atriz e jornalista Mônica Iozzi contra o ministro do STF Gilmar Mendes, Azevedo posicionou-se a favor do ministro.
Ele usa o caso como exemplo, citando trecho do despacho do juiz que condenou Mônica a pagar R$ 30 mil a Gilmar.
Como é de seu feitio, Azevedo brada pela lisura das instituições e acredita vivermos numa Estado Democrático de Direito, por mais incoerente que isso pareça.
- Blog O Antagonista
Lula, Dilma e PT na berlinda
Dilma tem contas rejeitadas pelo relator José Múcio Monteiro.
Lula foi indiciado pela PF por corrupção no caso dos contratos de seu sobrinho de Angola.
Lula acabou, segundo o blog.
Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com
[/s2If]