Menu

Jean Wyllys prega o fim da unidade da esquerda no Rio de Janeiro

Por Theo Rodrigues, colunista do Cafezinho   “A esquerda só se une na prisão”. Eis aí uma frase que a sabedoria política conhece há algum tempo e que os partidos políticos da esquerda teimam em reafirmar com seus atos cotidianamente. No dia 3 de junho deste ano, os quatro principais partidos da esquerda carioca – […]

109 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Theo Rodrigues, colunista do Cafezinho

 

“A esquerda só se une na prisão”. Eis aí uma frase que a sabedoria política conhece há algum tempo e que os partidos políticos da esquerda teimam em reafirmar com seus atos cotidianamente.

No dia 3 de junho deste ano, os quatro principais partidos da esquerda carioca – leia-se PT, PcdoB, PSOL e REDE – reuniram-se em torno de um pacto até então inédito na história da cidade.

A partir da avaliação consensual de que as três candidaturas postas para a disputa da prefeitura em 2016 – Jandira Feghali, Marcelo Freixo e Alessandro Molon – eram legítimas, os partidos ali reunidos decidiram por um pacto de não agressão no primeiro turno, uma aliança em torno do candidato que fosse ao segundo turno e a construção permanente de um programa unificado para a cidade.

Infelizmente, o pacto parece não ter durado muito mais do que três meses.

Hoje, em sua conta no Facebook, o deputado federal do PSOL, Jean Wyllys, rompeu o acordo firmado entre as forças políticas e sociais da esquerda carioca.

Claro, sinais de que o rompimento poderia ocorrer já podiam ser observados em algumas brigas de militantes do movimento estudantil.

Contudo, um ataque partindo de um dirigente nacional do partido como Jean Wyllys não era esperado.

Descompromissado com a aliança da esquerda no Rio, o texto de Wyllys agride a líder comunista quando diz o seguinte:

“A verdade é que a candidatura da Jandira tem como única finalidade disputar parte do eleitorado de esquerda que vota no PSOL e ajudar Pedro Paulo, candidato do PMDB, a passar para o segundo turno”.

Ora, mas de onde Jean Willis tirou essa acusação?

Quem tem acompanhado a agenda de Jandira verá que a maior parte das suas atividades de campanha tem acontecido na zona oeste e na zona norte da cidade.

Aliás, o principal comício de sua campanha, que contará com a presença do presidente Lula, acontecerá na próxima segunda-feira, 26/08, em Bangu.

Ou seja, Jandira não está disputando o eleitorado de Freixo na zona sul da cidade, como Wyllys acusa.

Ao contrário do que Wyllys diz, Jandira tem sido a principal adversária da campanha do PMDB nas regiões populares do Rio.

Após o grave retrocesso democrático imposto pelo impeachment de Dilma Rousseff, o segundo turno para a eleição do Rio poderia significar um exemplo para o Brasil.

Um segundo turno onde movimentos sociais e partidos políticos de esquerda poderão se encontrar – seja com Jandira, Freixo ou Molon – e mostrar ao resto do Brasil que a unidade é possível.

Só nos cabe esperar que Jean Wyllys não tenha estragado tudo isso.

Apoie o Cafezinho

Theo Rodrigues

Theo Rodrigues é sociólogo e cientista político.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Renato Castelo

03/10/2016 - 20h24

Esquerda hoje não significa nada governa de acordo com suas conveniências em várias regiões eles estão aliados com os partidos que xingavam de golpistas

Joel PinGuim

29/09/2016 - 12h03

Jean Wyllys tá com ideia de desvencilhar o PSol da imagem do PT. De leve que é na contramão.

Joel PinGuim

29/09/2016 - 12h00

O que faz o partido ser direita ou esquerda não é registro em cartório, mas o tipo das ações praticadas.

Ari Silveira

27/09/2016 - 12h03

Rede é esquerda? O partido da golpista Marina, que apoiou Beócio no segundo turno?

Joel PinGuim

27/09/2016 - 10h40

Foram buscar reforço e olha quem chega: paulo joão.

paulo joão

26/09/2016 - 23h50

Assim é a Esquerda.Sempre pagando de pura e fingindo que nada aconteceu.

Alessandra Vieira

26/09/2016 - 11h57

PT, PCdoB e Rede esquerda? Que piada de mau gosto…

    Eleilson

    26/09/2016 - 18h09

    São de extrema-direita. Os Bolsonaros, por exemplo, adoram o PT e o PC do B. Constituem o grosso dos parlamentares da bancada ruralista e da bancada evangélica.

      paulo joão

      27/09/2016 - 01h49

      Extrema-Direita sempre são os outros.Para mim ofensa mesmo é ser de Esquerda(nem precisa se chamar de extrema).

        disqus_MEQj3gw7c1

        02/10/2016 - 14h14

        Voce é um PRECONCEITUOSO sem informação que rotula todo e qualquer socialismo de bolchevismo! Pra sua informação eu nao sou bolchevista, nao defendo o modelo empregado na URSS e copiado ao longo do sec XX! Socialismo nunca se resumiu a bolchevismo quiça ao stalinismo! Sou eco-socialista progressista: Eu defendo liberdade de expressao e de comportamento, defendo a ampliação geral dos direitos humanos!

        Mais uma vez a direita mostrou a que veio: ignorancia abraçada e preconceito naturalizado! Nao sei nem pq eu me dou ao trabalho de responder uns caras desses.. honestamente.

NegoRick E NegaMárcia

26/09/2016 - 09h30

Que o Jean Wyllys vive abrindo a boca para falar asneira, criar fogo amigo, atrapalhar os próprios companheiros de militância, seja ela qual for, é notório.

Mas desde quando ele é uma voz representativa da Esquerda, dos negros , dos gays, das mulheres?

Justamente por causa destas asneiras que ele não é.

    paulo joão

    26/09/2016 - 23h50

    Ele tem o selo BBB de qualidade.

Rogério Maestri

26/09/2016 - 04h18

Sem a unidade da esquerda, nos encontraremos todos nas masmorras da repressão.

    paulo joão

    27/09/2016 - 00h04

    Faz tempo que os Esqueristas não vão para a prisão todos juntos.Nem sei se é bom, pois quando fizeram isso, nasceu o Comando Vermelho.

Carlos A Scorpião

25/09/2016 - 23h45

Esse papo idiota que a imprensa conservadora e golpista de sempre forjou no linguajar militante, de vez em volta, mas só toca os folclóricos das redes! Muitos não se UNEM nem em casa. tem casal que nem se UNE no único lugar onde se encontram, e ficam bem próximos, na cama! As legendas de esquerda, ou tendentes, têm suas peculiaridades ideológicas, senão teoricamente seriam um´só, óbvio! E podem se juntar circunstancialmente, mas não é OBJETIVO celebrado nem com IMPRENSA, imaginem, ou com outros que não sejam seus “diversos” seguidores, que os aceitam nas suas versões! Pode vir a ser estratégico num determinado momento, porque depois, já era! Então essa baboseira só cola em juízo mole! A DIREITA não se une, se espalha em quadrilhas, só se juntam em GOLPES e partilhas de gatunagens, isso eu acredito e estou vendo. Golpistas canalhas, não passarão impunes!

    paulo joão

    26/09/2016 - 23h54

    Se a Esquerda é desunida e fez o que fez com o Brasil, imagina se resolverem se unir.Ladrão tem de todo tipo, mas só os Esquerdistas se acham diferentes dos outros.

Leo O

25/09/2016 - 21h11

O ideal para a esquerda era a Jandira abrir mão da candidatura e apoiar o Freixo, assim como a Erundina apoiar o Haddad em SP.

Está meio evidente a zebra que vai dar nas duas principais cidades brasileiras. Duas candidaturas conservadoras no segundo turno.

No Rio, Crivella e Pedro Paulo ou Crivella e Bolsonaro Júnior; em SP, Dória e Rossumanno ou Dória e Marta.

Depois as candidaturas progressistas vão chorar na cama ou encher a cara de cachaça.

Quanto ao bem comum, a esquerda mostra-se tão mesquinha quanto a direita.

    Carlos Dias

    25/09/2016 - 21h58

    Nada a ver… Por que não o contrário? Jandira tem muito mais estrada que Freixo….
    Por outro lado, qualquer candidatura deveria vir de prévias nos partidos.. Dúvido que os nobres psolipsista aceitariam….

      Leo O

      25/09/2016 - 22h24

      Porque seria uma contrapartida ao apoio do PSOl em SP, a única chance que o Haddad tem de chegar ao segundo turno.

      Sempre considerando as pesquisas que colocam o Freixo na frente, se são de fato verdadeiras.

      Nesse momento, seria importante ter candidaturas no segundo turno, mesmo se perdesse, para promover o debate e denunciar o governo Temer.

      E, num futuro próximo, no caso de derrota, dar a oportunidade do eleitor arrepender-se por escolher um conservador.

      Indo dois conservadores ao segundo turno, nem o ganho político do arrependimento a esquerda vai ter.

    paulo joão

    27/09/2016 - 01h52

    É que a mesquinhez é do ser humano.Apesar dos Esquerdistas se acharem iluminados.

Machado Jorge

25/09/2016 - 20h51

Ou a esquerda aprende a se unir e principalmente a ouvir ao invés de ficarem brigando para ver quem ganhar ou está fadada a perder de goleada para a direita que é mais organizada nesse sentido de conciliar os seus interesses.

    paulo joão

    27/09/2016 - 00h03

    Vai perder de goleada mesmo. Vocês não enganam mais ninguém.

Joel PinGuim

25/09/2016 - 20h39

Chamar o Rede de Marina de esquerda é afrontar os Setubal.

mbs

25/09/2016 - 19h35

Farina do mesmo saco esses dai se se eleger vai acabar com o Rio de Janeiro.Que os eleitores pensem em suas familias

mbs

25/09/2016 - 19h32

Esquerda to fora!

Tania Lóes

25/09/2016 - 16h36

Qual o propósito dessa declaração, além do grande desserviço à necessária união da esquerda? Estamos num momento delicado e tanto PSOL quanto PT têm a perder com esse tipo de atitude que faz o jogo da direita. Aguardo posicionamento do Freixo para esclarecer se ele fala em nome do PSOL.

    Nando Oldenburg

    25/09/2016 - 20h28

    Desde que Jean Wyllys se deixou seduzir pelos sionistas e viajou para ishra-hell para conhecer a panacéia dos direitos civis dos gays que o estado judeu lhes assegura naquele país versus “as monstruosidades” que os muçulmanos lhes infligem nos países vizinhos “não civilizados”, ele voltou cheio de contradições. Teria sido mordido pela mosca azul dos dólares israelenses e se tornado um agente duplo dentro da esquerda? Não duvido. Aquele país é um dos grandes interessados em desmontar o Brasil e torná-lo seu servo no mercado financeiro internacional.

      Osmar Gonçalves Pereira

      26/09/2016 - 21h51

      Uma esquerda para o capital.

      paulo joão

      26/09/2016 - 23h59

      Ele se seduziu pela democracia.Já você é um antissemita que defende a ideologia de um judeu barbudo do século passado e que culpa os judeus democráticos do outro lado do mundo pelos roubos da sua turma ideológica(esse sim vendidos até a alma, pois sempre foram bandidos).

        Nando Oldenburg

        27/09/2016 - 14h05

        Antissemita, eu? Eu defendo os verdadeiros semitas, OS PALESTINOS, não os ladrões khazarianos que sequer tem uma gota de sangue semita mas que se apropriaram da religião para dar ares de legitimidade aos seus crimes e serão estes mesmos que serão destruídos mais cedo ou mais tarde pela sua maldade. Os sionistas são uma praga e serão extintos mais cedo ou mais tarde e juntamente com eles todo o mito do povo perseguido, imolado e afligido. Por sorte, entre os verdadeiros judeus há os que combatem a indústria do holocausto , do estado genocida e ladrão de ishra-hell, das violações constantes e recorrentes das leis e tribunais internacionais que lhes condenam os crimes de lesa humanidade. Vc nem judeu é senão teria vergonha – a exemplo dos verdadeiros judeus que hj se envergonham dos crimes de israel e da máfia sionista. Para ser tão árduo defensor de tamanha barbárie deve ser somente um idiota subdesenvolvido convertido a uma seita de ruminantes descerebrados úteis à causa do sionismo à espera de um arrebatamento que jamais acontecerá porque vcs não foram eleitos prá porra nenhuma. São somente um bando de idiotas úteis e infiéis.

        disqus_MEQj3gw7c1

        02/10/2016 - 14h08

        Em plena revolução industrial tendo trabalho infantil, trabalhos semi-escravos, sem folgas, pessoas morriam nas fabricas sem direitos nenhum e afins… Hoje temos leis trabalhistas, leis que protegem os trabalhadores por justamente por organizações dos trabalhadores que pedia mais direitos.

        disqus_MEQj3gw7c1

        02/10/2016 - 14h09

        Onde em seus escritos ele era anti-semita, onde que ele pedia a morte de Judeus?

        disqus_MEQj3gw7c1

        02/10/2016 - 14h10

        Ele criticava o sionismo… De novo: Onde que ele pede a morte de Judeus?!

        Essa Frase atribuída a Marx de, ”holocausto revolucionário”… ”que as classes fracas demais” e afins… é uma mentira. E vc acaiu direitinho. http://consciencia.blog.br/2014/09/frase-falsa-atribuida-marx-menciona-holocausto-revolucionario-coloca-como-racista-inspirador-nazismo.html#.VhOfHflViko

        Rogério Maestri

        04/11/2016 - 22h20

        Sinto muito Paulo João, o nosso amigo tocou numa ferida aberta no Estado de Israel que nunca cicatriza. Israel é baseado numa ideologia racista, porém um racismo que alterna o religioso com o étnico, pois falam que somente é judeu quem for filho de mãe judia, isto é feito para garantir o “sangue”.
        Olhando a população dita “judaica” em cada país que há uma comunidade antiga acontece o seguinte, o judeu alemão tem cara de alemão, o polonês tem cara de polonês, o africano é africano e daí por diante, logo aquela história de sangue é uma imensa balela que os SIONISTAS inventaram, pois para os judeus religiosos ocidentais, judeu é aquele que segue as trocentas determinações da Torá!!!
        Logo se há semitas são uma meia dúzia de judeus que permaneceram na palestina durante séculos e os palestinos, o resto é propaganda.

    paulo joão

    27/09/2016 - 00h00

    Direita isso, direita aquilo.O partidinho sugou o dinheiro do povo até esgotar a fonte.Mas o culpada é tal da Direita malvada.O inferno são os outros.

      disqus_MEQj3gw7c1

      02/10/2016 - 14h12

      O estado Fascista de Hitler foi Capitalista…

Franco

25/09/2016 - 15h23

Só esqueceu de dizer o principal motivo: no texto, Jean Wyllis aponta com muita propriedade as alianças lamentáveis que Jandira e o PC do B fizeram com o PMDB.
Chega dessa velha política de conchavos que não ajudam em nada o povo, e só servem para perpetuar privilégios de políticos raposas velhas. Chega dessa mentirada que só atrasa a vida do povo.
Chega de alianças com a Direita.

    Torres

    25/09/2016 - 17h02

    mas o PMDB é de direita?

      Luis Felipe

      25/09/2016 - 18h44

      O “Ponte para o Futuro” deixe alguma duvida disso?

        Torres

        25/09/2016 - 23h13

        ponte para o futuro é um programa ocasional ou ideológico?

      Joel PinGuim

      25/09/2016 - 20h36

      O PMDB é o diabo vestindo a roupa que usava quando morava no céu. Tipo, Denorex. Aliás, tucanos e pemedebistas com todos os seus arranjos estão do lado do dinheiro público, fazendo este mudar de mãos.

        Torres

        25/09/2016 - 23h12

        o PT é aliado do PMDB.
        veja o caso de Haddad.

          Joel PinGuim

          26/09/2016 - 12h53

          No caso, tirando o vício dos crápulas, é PMDB aliado ao Haddad. Pra governar, simplesmente.

          Torres

          26/09/2016 - 12h58

          na verdade o PMDB é aliado para roubar.

          Joel PinGuim

          26/09/2016 - 13h30

          Se o PMDB fosse aliado ao PT no roubo estariam sendo perseguidos igualmente. Ou não?

          Torres

          26/09/2016 - 13h34

          deveriam.
          mas a gente sabe como funciona a justiça.
          ela sempre está do lado do poder.
          e o PT perdeu o poder e será usado como bode expiatório.
          o PT é culpado, claro, mas todos tb são.
          não sinto pena do PT, que me traiu.
          apenas vejo que a disputa de poder, um jogo que o PT jogou e apostou pesado, continua a mesma de sempre.
          na política vale tudo.
          o jogo é sujo.
          ou vc faz parte do esquema, ou não joga o jogo.

          Joel PinGuim

          26/09/2016 - 13h54

          Pena que, pela novas mudanças na educação, a gente já possa perceber que o bode expiatório seremos todos, coxinhas e mortadelas. Me encaixo, gloriosamente, neste último.

          Torres

          26/09/2016 - 14h08

          eu sou a favor da reforma na educação.
          não toda ela, mas grande parte.
          eu não me encaixo nem entre coxinhas e muito menos entre os mortadelas.
          de toda forma, na disputa de poder sempre seremos nós os perdedores.

          Joel PinGuim

          26/09/2016 - 14h38

          Sei, entendo, Você se encaixa dentro do grupo dos oportunistas. Ficou claro.

          Torres

          26/09/2016 - 14h43

          me encaixo no grupo dos niilistas.
          indignados com a política de forma geral.
          no meu caso, por experiência própria, já que fui filiado ao PC do B.

          Joel PinGuim

          26/09/2016 - 17h19

          Tipo Aloysio, Gabeira, Bobinho Freire, etc… Nada mal, hein? Puta que pariu deves ter um grande orgulho de tu mesmo.

          Joel PinGuim

          27/09/2016 - 15h55

          Niilista não é aquele troço que dá em veados que comem moita?

          Torres

          27/09/2016 - 15h56

          não.
          pesquise melhor sobre o que é niilismo.
          vc me parecia mais inteligente…

          Joel PinGuim

          28/09/2016 - 13h38

          Vc tá parece que já jantou a moita. Niilista, vc? Homemijanigentequá.

          Torres

          28/09/2016 - 13h40

          eu não caio nessas provocações bobinhas, Joel.
          relaxe.

          Joel PinGuim

          28/09/2016 - 19h11

          Fica de pé pra ver.

          Torres

          28/09/2016 - 21h26

          hehehe
          vc não serve para ser engraçado, Joel.
          muito fraco.

          Joel PinGuim

          28/09/2016 - 23h05

          Em se tratando de palhaço, perco feio pra você. Toma que os Oscar(ito) é seu.

          Torres

          28/09/2016 - 23h07

          obrigado.
          vc é muito gentil.

          paulo joão

          27/09/2016 - 02h05

          E você é o que ajuda os oportunistas a chegarem lá, certo?Vai uma mortadela, aí?

          paulo joão

          27/09/2016 - 02h04

          Não tem vergonha disso?

          paulo joão

          27/09/2016 - 02h03

          Azar o deles se caíram. É um a menos.

          paulo joão

          27/09/2016 - 02h03

          Pergunta para o Cunha.Aliás, isso não incomodou o PT na hora de derrubar o Collor.

        paulo joão

        27/09/2016 - 02h00

        Só eles?Ptezão tá bem pobre, não?

      Franco

      25/09/2016 - 21h50

      Quando é pra denunciar o golpe parlamentar que o PMDB executou no país, o PMDB é de direita, mas quando é pra denunciar os conchavos que o PC do B e Jandira fizeram com o PMDB, automaticamente ele deixa de ser direita?
      Por isso que estamos tão mal, uma turma que se diz de esquerda, nada mais é do que o pessoal que quer apenas chegar ao poder, mas sem nenhum apreço real pela democracia e pelo povo.

        paulo joão

        27/09/2016 - 02h00

        Chegar ao poder é o objetivo de toda politica, o resto é só conversa para enganar quem vai servir de escada.Um dia você vai perceber isso.

      paulo joão

      27/09/2016 - 01h58

      Esquerda.Se fosse Direita roubaria menos.

        Torres

        27/09/2016 - 02h01

        cuidado com o endeusamento da direita.
        na política o discurso é usado de acordo com interesses.

        disqus_MEQj3gw7c1

        29/09/2016 - 12h00

        Esquerda: muita leitura, estudo, sociologia, filosofia, epistemologia

        Direita: memes do facebook, Kim Kataguiri, imposto é roubo, fora petê.

        disqus_MEQj3gw7c1

        02/10/2016 - 13h59

        Fala mau da esquerda mas se não fosse ela e o Marx você seria escravo do Capitalismo trabalhando 24 horas por dia sem direitos trabalhistas como um escravo, foi o Marx que que com o seu manifesto encorajou os trabalhadores a lutarem por seus direitos e se hoje você tem decimo terceiro e aposentadoria agradeça ao Marx.

    Nando Oldenburg

    25/09/2016 - 20h29

    Só que não é a hora nem o momento de promover cizânia no pacto, isto é de uma burrice atroz quando se está em minoria.

    paulo joão

    27/09/2016 - 00h02

    Chega mesmo.Vamos começar jogando no lixo uma ideologia que já devia ter morrido em 1989 com a queda do muro.

marco

25/09/2016 - 14h20

Pois sr.Theo,eu não consegui até hoje saber,o que significa ESQUERDA.Acho ate que foi o que se chama DIREITA,ou os reacionários e retrógrados que lhes alcunharam assim.Eu os acho,no máximo,canhotos mas quando os assisto nas refregas político eleitorais, constato serem AMBIDESTROS.Gostaria de saber,porque não confessam o que são ou gostariam de ser,mas ESQUERDA?Quem sabe,SOCIALISTAS? Afinal,do que tem medo?OS BURGUESES NÃO GOSTAM DE QUEM OS CONTRARIAM,então vamos dar nome aos…

    paulo joão

    27/09/2016 - 02h07

    Ninguém sabe o que significa.Mas seus crimes são conhecidos desde os Jacobinos.Só produzem tragédia, sem a parte boa da burguesia.

Pedro Braga

25/09/2016 - 11h56

Veja bem, me parece que quem começou o ataque foi a Jandira á candidatura do Freixo e não o contrário. No ato com a Dilma semana passada ela passou mais tempo atacando a campanha do Freixo do que as campanhas da direita. Me parece que a fala do Jean Willis foi uma reação é que parte da base militante da campanha do Freixo já estava cobrando.

Hilario Muylaert

25/09/2016 - 11h12

Freixo declarou à TV Globo “que não se mistura”. Mal. Pegou mal.
Já vi esse filme, na década de 1980, PT x PDT. O Psol de hoje representando o PT de ontem. Chico Alencar, Miltom Temer eram expoentes do discurso antipedetista, e anti-Brizola, em aliança com a Globo.

    George Vidipo

    25/09/2016 - 12h30

    Gostaria de ver um puritano no governo. Como é possível governar com 4 vereadores.
    A esquerda, Psol, tem que entender que existe um legislativo, o poder está lá.
    Freixo terá que negociar, ou seja, ceder ou melhor misturar.

      Luis Felipe

      25/09/2016 - 18h50

      Um governo puritano a gente não sabe como será, mas um governo de negociatas sabemos muito bem na onde que dá: mensalão e petrolão pra garantir a governabilidade e na primeira oportunidade um golpe dado pelo lobo que vc acariciava achando ser o seu cachorrinho de estimação

Marcvs Antonivs

25/09/2016 - 09h27

Porra loca é o que não falta na Esquerda brasileira. Sempre foi assim e parece que vai continuar sendo. É por essa e outras que golpes no Brasil é coisa fácil.

    Franco

    25/09/2016 - 15h26

    Na verdade, PC do B e PT nem podem ser chamados de esquerda, desde sempre se aliam à direita, e é apenas por isso que golpes no Brasil ocorrem com frequência.
    A única forma de mudar isso, é manter-se íntegro e ao lado povo, como o PSOL o faz.

      Ruy Acquaviva

      25/09/2016 - 16h49

      “Esquerdismo. doença infantil do comunismo”, é uma pena mas Lenin está mais atual do que nunca. Não há nada que ajude mais a direita do que um esquerdista deslumbrado e patrulheiro. Os fascistas agradecem.

        Franco

        25/09/2016 - 21h42

        O problema é ser esquerdista, ou é ser esquerdista deslumbrado e patrulheiro? Se vai ser intelectualmente desonesto, pelo menos o seja em textos separados, no mesmo texto você apenas soa incoerente e burro.
        Mas o que esperar de petista fanático, senão incoerência, desonestidade e burrice?

          Terceira Onda ?

          26/09/2016 - 11h26

          O cara foi claríssimo Franco, leia sobre Lenin, e depois volte à esta postagem ¬¬”

          cid elias

          26/09/2016 - 11h43

          o que esperar dum tucano canalha, senão corrupção, privataria e pilantragem? seu bosta

          Ruy Acquaviva

          26/09/2016 - 11h46

          Sua resposta é igual a todos os seus demais posts, tosca. Acusa-me de desonestidade intelectual apenas como mais um chavão, dos muitos que você cita a esmo. Não argumenta sobre como seria essa suporta desonestidade intelectual minha nem porque citar “textos separados” se eu abordei um único assunto. Óbvio está que nem leu o texto que eu citei, nedm se deu ao trabalho de fazer uma breve pesquisa sobre o mesmo.
          Não há dicotomia entre o termo “esquerdismo” e os adjetivos “deslumbrado” e “patrulheiro” no contexto que eu citei, portanto não há como usar textos separados. Usar muletas retóricas e recuar-se a um mínimo de compreensão de um texto dá nisso, textos que desnudam um total despreparo intelectual em relação ao assunto abordado.
          Não tem problema nenhum ser ignorante, mas insistir em permanecer na ignorância, ser arrogante e utilizar de figuras retóricas sem saber seu significado é uma combinação que leva a um resultado patético, que é o seu caso.
          Não é à toa que esquerdistas do seu tipo passam com facilidade para a extrema direita. Agir com agressividade e má-fé é modus operandi da direita, não combina com a luta da classe trabalhadora. O oportunismo sempre vai gravitar para a direita porque é lá que está o poder estabelecido, portanto a oportunidade. O caminho da classe trabalhadora é sempre mais difícil.
          Jabor, Aloysio Nunes, Gabeira… A trajetória é sempre a mesma.

          Franco

          26/09/2016 - 19h49

          Hilário você citar “muletas retóricas” quando os teus comentários são tão somente cheios de: nada. Mas numa coisa concordo, Lenin realmente tinha razão: a velha esquerda é incoerente, baseia-se apenas em uma luta de classes doentia, mas deseja apenas trocar os papéis. É por isso que o petismo nunca funcionou, quando ele teve a chance, abraçou a direita e foi de mãos dadas ao pote de privilégios estendido por ela. Agora que a direita lhe tira os privilégios, ele está no chão de joelhos, tentando conseguir de volta o apoio daqueles que eles abandonaram: o povo.

          A nova esquerda, que luta principalmente pelos direitos humanos, jamais cairia nessa armadilha, pois tem seu pilar principal baseado no humanismo, não em destruir o outro para subtrair-lhe de suas riquezas, como a velha esquerda o faz.
          .
          Que interessante, todos os citados por você (Jabor, Aloysio, Gabeira) eram… petistas ou do PCB.
          A história mostrou que a velha esquerda rendeu-se facilmente ao facismo em diversas ocasiões, então, quem é mesmo que passa rapidamente para a extrema-direita, hein?
          Errar é humano, insistir em uma ideologia preconceituosa, doentia, homofóbica, racista e machista, é burrice.

          paulo joão

          27/09/2016 - 02h12

          Humanismo vindo de uma ideologia historicamente genocida é muito irônico.

          Ruy Acquaviva

          27/09/2016 - 10h11

          Muleta retórica é isso que você fez. Diz que meu comentário não tem nada e depois escreve diversos parágrafos respondendo os argumentos que eu coloquei no meu comentário.
          Se meu comentário não tem nada, você está respondendo o quê?
          Percebe como é ridículo usar esses chavões a esmo como você faz? Bom, talvez não perceba algo que deixou tão evidente. Ao desmoralizar a sí mesmo no seu próprio comentário demonstra não ser nada inteligente.
          E o que e essa “nova esquerda” que você fala? É merda nenhuma. Apenas os mesmos porras loucas sectários e patrulheiros que pulverizaram a esquerda e centenas de grupelhos brigando entre si nos anos 70, facilitando as coisas para a ditadura militar. Os reaças que eu citei fizeram parte desses grupos naquela época, falavam igualzinho a você, um moleque deslumbrado que se acha “novo” mas cuja prática sectária vem desde o século XIX com a turma do Bakunin atacando a Internacional Socialista. Esses nomes que eu citei são vocÊ amanhã. eles jogaram contra a formação do PT na década de 80 com os mesmos argumentos que você usa, que já eram antigos e se diziam “novos”, exatamente como você faz.
          Sua retórica é idêntica, palavra por palavra à retórica do jovem Demétrio Magnoli que na década de 90 fazia esse mesmíssimo discurso, para anos depois abraçar a extrema direita com a mesma virulência, sectarismo e fanatismo que usava nesse discursinho manjado de esquerdinha festiva que você está meramente reproduzindo.
          O fato é que os porra loucas patrulheiros como você não são novidade, são velhíssimos, dizem-se novos porque estão continuamente dividindo e dividindo a esquerda, fazendo o serviço sujo da direita como quinta colunas do atraso. E essa atitude nunca ajudou ninguém em nada. Nunca melhorou a vida de um único trabalhador, nunca enfrentou realmente preconceito algum. Vocês fazem o discurso fácil quando é fácil fazê-lo, gritam, fazem pose para sair na foto, mas na hora que tem que enfrentar a luta para valer vocês somem para depois reaparecer, cooptados sem o menor escrúpulo, pela direita.

          Franco

          27/09/2016 - 20h41

          Mais merda, baseada em achismos tresloucados, desonestidade intelectual e delírio alucinado.
          Quando o debate é pautado em racionalidade, verdade e sensatez, ainda vale a pena discutir, mas quando é com alguem fanático e reacionário, que repete o mesmo discurso de ódio, bem semelhante à postura da extrema-direita, nem perco meu tempo, há coisas bem melhores para se semear e colher.

          O bom é saber que vocês da velha esquerda mofada e apodrecida, são cada vez em menor número. Ao PT, e aos seus seguidores desonestos e hipócritas, hoje restam apenas as alianças espúrias e decadentes com os igualmente canalhas, PSDB e PMDB, demonstrando bem o caráter dessa estrela decaída.
          No mais, se quiser continuar espumando e babando feito cachorro louco, fique a vontade, o problema é todo teu. Passar bem.

          Ruy Acquaviva

          27/09/2016 - 22h35

          Um moleque porra louca, esquerdinha de boutique prontinho para virar fascistinha da moda, que faz parte de um grupelho com meia dúzia de gatos pingados falando que o PT, o maior partido de esquerda da América Latina, segundo maior partido do Brasil (e o maior em número de militantes), com 200 mil novos filiados só no ano passado, com 36 anos de História defendendo intransigentemente os interesses da classe trabalhadora e que tirou 36 milhões de pessoas da miséria, estaria decadente.
          Mais que ridículo, é patético.

          paulo joão

          27/09/2016 - 02h12

          A trajetória dos alienados em ideologias mofadas também sempre será a mesma.

          disqus_MEQj3gw7c1

          28/09/2016 - 07h48

          Isso talvez seja no seu mundo. No meu, países sérios possuem legendas Socialistas e são eleitos sem quebrarem os países.
          Como sempre, acreditamos q Socialismo seja comer criancinhas, ao invés da evolução do Capitalismo. Socialismo vem pra consertar aquilo que o Capitalismo não mudou desde 1700: 1% da população mundial detêm o futuro do planeta nas mãos. 90% da população mundial junta não possui a fortuna q esse 1% possui. Isso é certo? 7 bilhões de pessoas e bilhões de espécies animais reféns de 1 milhão de pessoas?
          Não confunda Socialismo com Lulismo, Bolivarianismo, Chavismo ou Stalinismo.
          Se ainda acha q o capital rox, desisto de tentar explicar algo.

          Rogério Maestri

          04/11/2016 - 22h24

          Pô Ruy Acquaviva, Jabor, Aloysio Nunes, Gabeira… foste ruim mesmo, podia chamar o cara de filho disto ou filho daquilo, porém este trio é um enorme desaforo.
          .
          Apesar de ser uma imensa ofensa ela cabe como uma luva, mas tem mais gente, se poderia fazer uma listinha.

Erica

25/09/2016 - 08h46

Nada de novo no front, a direita vibra e agradece

    Franco

    25/09/2016 - 15h34

    Na verdade, a direita vibra mesmo é quando o PC do B e o PT se aliam à ela, porque fica mais fácil roubar sem ninguem pra fazer oposição. O único problema é que os pseudo-esquerda do PC do B e do PT, vão com muita sede ao pote de privilégios fornecidos pela direita, e ficam muito chateados quando ela os tira, na hora em que for mais conveniente para ela.

      Terceira Onda ?

      26/09/2016 - 11h23

      PSOLista gosta mesmo é de discursos seus na mão da Direita, é engraçado, eu nunca vi um coxinha usar um discurso do Lula pra atacar a esquerda, já algumas lideranças do PSOL eu vejo direto na boca dos coxinhas ^^

        Victor Hugo

        31/10/2016 - 20h27

        como assim cara, tu usa um perfil do socialismo russo, e ainda se diz feminista de terceira onda? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Terceira Onda ?

          31/10/2016 - 21h22

          onde ta escrito isso, que eu me disse feminista?

Nilton Freire

25/09/2016 - 06h21

Tá certo que o blog vai puxar a sardinha para o lado de quem paga ele, o PT, mas é claro que a candidatura de Jandira não tenha nada haver no momento. Jandira entrou nessa para marcar território e pleitear algo maior em 2018, talvez vir como senadora, fazendo uma dobradinha com Lindemberg vindo a governador. O discurso de Jandira é ufanista nesse momento, prometendo passagem de graça a Deus e o mundo, sem ter como realizar. Está mais disposta a fazer um discurso nacional de golpe, fascistas, direitos que não cabem a um prefeito. Está tirando sim votos do Freixo, em uma campanha com autos custos e meios, onde mais uma vez ela, PCdoB e PT não dizem de onde vem o dinheiro. Depois aparece no Globo dizendo que recebeu grana da petrobrás e vai ficar indignada. P.S. Eu sou petista.

Maria Elisa Silva

25/09/2016 - 02h47

Gosto do Jean e não esperava por isso. Já komentei mais de uma vez na página dele, que ele saia deste PSOL se quer ser de oposição. O Psol é a oposição que a direita ama. Só existe pra atrapalhar eleições. Até que esse akordo de paz no Rio estava legal. Mas estou desanimada kom Jean

    Cesar Ricardo

    25/09/2016 - 12h12

    O PSOL se enquadra ao PT da época do Brizola, quando Darcy Ribeiro disse: ” A esquerda que a direita gosta…”

      George Vidipo

      25/09/2016 - 12h34

      A tática do PSOL é crescer eleição a eleição, para isso tem que destruir as esquerdas.
      Taticamente tem o mesmo discurso, da mídia, contra as forças populares. Sempre priorizando a moralidade e se incorruptível.
      O problema é que estamos vivenciando um momento de destruição dos poucos avanços sociais que tivemos. Esta aí o erro do PSOL!!!

Brinks

25/09/2016 - 02h13

O maior eleitorado do psol não é na zona sul, é na zona oeste. Só olhar os numeros do freixo pra deputado estadual nas eleições de 2014.

Carlito Nóbrega Araújo

25/09/2016 - 01h07

Jean Wyllys é o Bolsonaro da esquerda, um palhaço um ator tentando ser um político.

    Cazador de Estafadores

    25/09/2016 - 09h45

    Falou tudo!

    Franco

    25/09/2016 - 21h53

    Falou pouco, mas falou bost@

Jose X.

25/09/2016 - 00h59

PSOL

    Cazador de Estafadores

    25/09/2016 - 09h45

    PIÇOL,COMO DIZ O CAÇADOR DE PASSARINHOS.

Bruno P. Scheurer

25/09/2016 - 00h33

Esse é o PSOL, uma feira de vaidades sem compromisso algum com a população.


Leia mais

Recentes

Recentes