[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Estômago de Aço – Clipping diário da grande imprensa brasileira
Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho
Bom dia.
A grande mídia continua com o foco sobre a Operação Lava-Jato. Destaque para o pronunciamento de Lula ocorrido ontem (15) e sua repercussão política.
Até amanhã!
[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]
[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
- JN
Defesa de Lula
Pra soar democrático, matéria do jornal sobre pronunciamento de Lula ocorrido ontem (15) na reunião do Diretório Nacional do PT, exibe trechos da fala do ex-presidente, mas grifa as acusações feitas pelo MPF.
A prisão de Bumlai é mostrada com intenção de, entre outras coisas, associá-lo a Lula, pelo fato de serem amigos.
Teori Zawasky envia ações contra Cunha a Tribunal Federal Regional – RJ e a Moro.
Fernando Pimentel, governador de Minas, foi indiciado pela PF por corrupção passiva no caso da Odebrecht.
- Jornal da Band
Planalto recebe empresários
Empresários espanhóis acenam investimentos em aeroportos, estradas e fornecimento de energia de acordo com o pacote de concessões e privatizações do governo.
Lula deixa claro que não está desanimado politicamente e pode ser candidato do PT em 2018.
Demais matérias tiveram mesmo conteúdo do JN.
- SBT Brasil
De Brasília, Kennedy Alencar destacou fala de Lula em que o ex-presidente chamou atenção para as políticas públicas para os mais pobres em seu governo, e o lucro do empresariado no mesmo período.
Temer almoçou com deputados do chamado “centrão” pra demonstrar que tem força no Congresso.
- Jornal da Globo
Usaram aspas de Lula na matéria sobre seu pronunciamento, com destaque para a frase “Provem uma corrupção minha que eu irei a pé para ser preso”.
Demais matérias tiveram mesmo conteúdo do JN.
- Estadão
O governador de Minas, Fernando Pimentel, foi indiciado pela PF na Operação Acrônimo por corrupção passiva. A acusação diz respeito ao recebimento de propina em favor da Odebrecht, através do BNDS.
Centrão (grupo formado por 13 partidos) declara apoio irrestrito a governo Temer e deve ser decisivo na aprovação das medidas de reforma, como a PEC que delimita teto para gastos públicos.
Feliciano será investigado pelo MPF e STF pela suspeita de abuso sexual à jornalista Patrícia Lélis. A abertura do inquérito foi feita pelo ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal.
- Coluna da Eliana Castanhêde
Ela diz que no pronunciamento de ontem (15) ocorrido durante reunião do Diretório Nacional do PT, Lula foi Lula.
Argumenta que o ex-presidente não respondeu às acusações apresentadas pelo MPF através de Dallagnol, mas que ao invés disso falou às mentes e corações dos militantes petistas num discurso político e emocional.
Destacou o poder da oratória do ex-presidente.
- Folha de São Paulo
Cada palestra do ex-presidente custava R$ 200.000,00 e era oferecida por sua empresa LILS. Segundo declaração de seu Imposto de Renda, de 2010 pra cá, seu patrimônio cresceu de 1,9 milhão para 8,8 milhões. O advogado de Lula emitiu nota dizendo que “as atividades da L.I.L.S são absolutamente lícitas, lastreadas em palestras devidamente documentadas e de conhecimento geral”.
Mensalão e Petrolão são a mesma coisa
O ex-deputado federal e presidente do (PP) Pedro Corrêa, agora delator, coloca Lula como figura central nos respectivos esquemas de compra de parlamentares para formação de apoio ao governo com dinheiro de propina paga por empresários em troca de contratos públicos.
Protestos contra governo Alckmin
Militantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto) se manifestaram ontem (15) contra repasses na área de moradia pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB) e em repúdio à violência policial nas manifestações contra o governo Michel Temer (PMDB).
Demais matérias tiveram mesmo conteúdo dos outros veículos.
- Blog do Camarotti
A escolha de se pronunciar um dia depois das acusações feitas pelo MPF demonstra cuidado e inteligência por parte do ex-presidente e dos que o assessoram. Também pelo fato da fala do ex-presidente ter sido política e não uma entrevista como esperava desejosamente a imprensa.
Prisão do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula, traz à tona assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel, morto em 2002. Jornalistas estimam que futuras delações de Bumlai fornecerão mais informações sobre esquema de corrupção do qual o PT é acusado.
- Blog do Noblat – O Globo
Em três de seus quatro posts publicados hoje, Noblat tenta desconstruir a defesa de Lula contra as acusações da Lava-Jato. Para ele, a narrativa contida no pronunciamento de ontem (15), só revelam o caráter fraudulento do ex-presidente.
Em outro post afirma peremptoriamente que Moro aceitará acusação no início da semana que vem, podendo até, se desejar, solicitar sua prisão.
- Blog do Fausto
Lula é quem mandava pagar propinas
O ex-deputado federal Pedro Corrêa, do PP, mencionou em sua delação o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa, dizendo: “fazia negócio com todo mundo (falando de Paulo Roberto), fazia conosco (PP) porque a gente apertava muito ele, mas a agente sabia que ele tava fazendo para os outros, mas ele dizia que era o Lula que mandava”.
- Blog O Antagonista
Justiça x Lula
O blog criou uma narrativa através dos posts de hoje, em que Lula é retratado como desqualificador do trabalho dos procuradores do MPF. Também destacou a nota emitida por Dallagnol em defesa da atuação do MPF.
- Blog do Reinaldo Azevedo
Em sua coluna na Folha, replicado no blog, Azevedo continua chamando atenção para o fato de que a defesa de Lula poderá se beneficiar da inconsistência contida na acusação feita pelo MPF.
Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com
[/s2If]