(Imagem: Brenda Ismael @breendaismael)
Sobre a coletiva da “Operação Lava-Jato” e a operação Delenda Lula 2018
Por Rogerio Dultra dos Santos, colunista de política do Cafezinho
Como já se sabia desde meados de 2015, a “Operação Lava-Jato” tem como objetivo maior não somente a desarticulação das forças de esquerda no país, mas o sepultamento político de sua maior liderança histórica, Luiz Inácio “Lula” da Silva.
Nas redes sociais não é raro ver o pessoal alinhado com a esquerda postar memes ou colocar frases referentes ao “desaparecimento” da “Operação Lava-Jato”. Sempre acreditei que este tipo de manifestação é a legitimação de um processo jurídica e politicamente viciado.
Significa que a esquerda, de forma torta, atribui sentido jurídico a esse espetáculo que constrange os bons juristas e, não se engane, setores mais sóbrios do Judiciário – aqueles que prezam pela Constituição e pelo devido processo legal.
Pois aí está. A “Lava-Jato” não demorou a reaparecer.
Depois de um conjunto de eventos que demonstrou a politização da “Operação”, depois que denúncias de variados políticos que compõem o núcleo do regime golpista de Michel Temer desaparecerem sob a já icônica frase “não vem ao caso”, o atuar seletivo voltou às luzes da ribalta.
O Espetáculo de imolação de Lula, iniciado formalmente com a “condução coercitiva” de março deste ano, chega ao momento máximo.
Hoje à tarde, Procuradores do MPF do Paraná convocaram uma coletiva para explicar didaticamente, e através de gráficos de powerpoint, os capítulos do “maior esquema de corrupção” jamais visto no país.
“Não teremos aqui provas cabais de que Lula seria o proprietário formal do Triplex de Guarujá”, diz o procurador imberbe. Lula está sendo acusado pela “propriedade de fato” (???), “comprovada” por três conjuntos de atos de lavagem, divididos em cinco fases.
Entendeu? Não precisa. Nem vem ao caso que “propriedade de fato” não configure crime de coisa alguma.
Nem vem ao caso que o “maior esquema de corrupção” jamais visto se materialize num Triplex mixuruca no Guarujá, que Lula até pensou em adquirir, de forma parcelada, e depois desistiu. Mas aí aparece uma rasura no documento de aquisição do Triplex. Será que a rasura não demonstra um interesse de adquirir o apartamento? Será??? E as obras de reforma no apartamento? Não é estranho que uma construtora como a Odebrecht tenha sido responsável pela reforma – reforma e decoração feitas com “um toque de personalização”? Não é estranho?
Indícios, suspeições, ilações. Na coletiva, a imaginação narrativa dos Procuradores corre solta. Aquilo que qualquer estudante de Processo Penal sabe que não representa prova e, portanto, motivo para denúncia judicial, pode virar uma narrativa complexa, cheia de meandros que, repetida ad nauseam, conduz ao entendimento, por osmose, de que há alguma coisa errada ali. E, como numa mágica, o indício vira prova, a imaginação vira fato.
Pronto, já dá para fazer a denúncia.
A recapitulação de fatos requentados e não provados se recompõe numa narrativa estruturada. A consistência da acusação não é processual, portanto, é retórica. Pois é de retórica que se cria um processo midiático.
Se não bastasse um processo desta gravidade política ser transformado em espetáculo a-jurídico, os Procuradores fazem questão de deixar claro que a denúncia que apresentam hoje é uma cópia deslavada e mal-disfarçada da Ação Penal 470, do “mensalão”.
Dizem os Procuradores: – Nós invocamos o esquema do Mensalão como uma “peça probatória”, como mais um elemento deste quebra-cabeça. Depois do Mensalão, o Lula não pode mais dizer que não sabia de nada (???).
Enriquecimento ilícito através de “propinas disfarçadas”, um gigantesco esquema de corrupção para a tomada pelo poder, a reação do perseguido – interpretada como “obstrução da justiça” – e a sua responsabilidade histórica pelo “mensalão” tudo concorre como elementos “probatórios” para a criminalização do Ex-Presidente. Lula conspirou contra a “Operação”.
Assim, o vértice comum da “propinocracia”, do governo que se realizaria por corrupção, obviamente seria Lula, o dono “de fato” do Triplex.
Na apresentação em jogral do MPF, Lula é colocado como centro do esquema criminoso. Lula não só não tinha como não saber, como deveria ser o comandante do esquema. Coordenaria um “caixa geral” de propina que distribuía de acordo com necessidades políticas. Tudo refletindo um procedimento que os Procuradores aprenderam com as palavras de Alberto Yousseff e Paulo Roberto Costa, os ilibados delatores preferenciais da “Lava-Jato”.
Nesse sentido, como “prova” derradeira, as Estrelas D’Alvas que sempre facilitaram o trabalho do MPF, as “delações premiadas”. No lugar de um conjunto probatório documental sólido, confissões interessadas. No lugar de uma denúncia robusta, uma narrativa constituída como novela, anunciada em coletiva de imprensa, “vazada” desde ontem, pelo menos.
Mídia, novelização da denúncia, flexibilização do Processo Penal e das provas, inviabilização dos adversários políticos por via judicial. Este enredo já se sabe onde vai dar. A democracia manda lembranças.
RosLucc
15/09/2016 - 14h00
Como já falaram inúmeras vezes, isso parece ser coisa grande, de fora. A Dilma tinha que ser afastada obrigatoriamente antes das Olimpíadas, para ter boicote à Rússia. Ataque aos BRICS. Agora o homem da Índia está reclamando da pressão sobre o mar do Sul deles. O Lula tem que sumir até 2018, senão vai por areia em alguma coisa, deve ser algum conflito com a Venezuela usando o Brasil, ou petróleo ou base militar no Brasil, ou acabar com a rodovia transoceânica, ou qualquer outra coisa em esfera global. Esses poderes do Brasil estão todos pagos. Não tem jeito.
José Ruiz
15/09/2016 - 09h40
fico me perguntando porque esses caras foram para o sacrifício dessa forma.. eles não podem ser tão burros assim.. tem alguma coisa muito estranha.. tudo bem que a ignorância e o preconceito os tenham levado a uma sinuca de bico (atacaram uma das maiores lideranças do planeta, sem nenhuma justificativa), mas porque simplesmente não ficaram calados? O projeto do PSDB era eliminar o risco Lula (o PMDB não tem futuro político, se colocar um poste para disputar contra o Temer, o poste ganha, beleza?), até aí todo mundo sabe, mas porque os procuradores vestiriam essa camisa, a ponto de se expor dessa forma em público, pagar um mico histórico interplanetário desses, que até os netos, dos netos, dos netos deles vão saber? Isso não é apenas uma patetada.. tem alguém muito forte por trás.. e esse alguém está com muito medo.. ou não se arriscaria dessa forma..
Pedro Pedro
14/09/2016 - 21h58
Eles que se cuidem: o Aragão está chegando pra matar esse cobreiro a pau.
No mais, quem condenou sem provas (né, Rosa/Moro?), porque, agora, não pode condenar por ilações-mídio-idióticas: afinal, eles têm “convicção”… E essa “convicção”, para o Moro, é muito mais do que o “sem-provas” da dona Rosa… Pobre país de merda.
Gr K
14/09/2016 - 21h23
Vamos dizer assim: eles vão procurar pelo em ovo para incriminar.
a gerações as mesmas famílias detém a maiores riquezas, eles já roubaram agora chega!!!
Gr K
14/09/2016 - 21h19
Entendam quem será o empregado do rico se todos tiverem as mesmas oportunidades. É isso que eles não querem. O Brasil deu um pequeno passo nos últimos anos.
Gr K
14/09/2016 - 21h17
Está muito claro o esforco procurando o que for para tirar Lula da vida política. Porque será?
Como pode num jogo injusto da vida quem nasceu sem créditos ter ganhado o jogo e mudado para melhor a vida de milhões de excluídos.
Eles odeiam eles invejam eles tem medo de um homem abrir a mente de milhões de brasileiros.
A manipulação é forte.
Mannish Manalishi
14/09/2016 - 21h15
Em plena campanha eleitoral eles vêm com essa acusação espalhafatosa. Isso tinha que ser proibido por lei. O próprio código de conduta do funcionalismo público deve ter sido desrespeitado com esse comportamento politiqueiro e espalhafatoso.
Robinson Pimentel
14/09/2016 - 21h04
Eu, fosse participante no corpo de advogados de defesa de Lula, apresentaria, publicamente, por powerpoint também, a defesa dele!
Jar Borah
14/09/2016 - 20h21
Perfeito a apresentação do procurador! Colocou na imprensa o que todo mundo já sabe.
Heróis da esquerda, se estão convencidos de que tudo é armação, sugiro pegarem em armas e rumarem para Curitiba . Que tal ?
Mannish Manalishi
14/09/2016 - 21h17
Quem você pensa que é pra ter essa sugestão levada em consideração?
Vai bater sua panelinha.
Jar Borah
15/09/2016 - 21h37
Que tal você ir bater panelinha em Curitiba .
Que tal peitar a PF e o MPF olho no olho e chama-los de agentes políticos da direita.
Aqui na internet tu é macho que dói .
Na frente do Moro e dos procuradores vira frango .kkkk
quando vão providenciar a luta armada para livrar seus heróis presos políticos da cadeia?
To doido para assistir.
Mannish Manalishi
15/09/2016 - 22h17
Depois de perder 4 eleições vocês minorias ainda não entenderam que a maioria não precisa de luta armada? huahauahuahhauhua
Cognição de paneleiro…
Jar Borah
16/09/2016 - 18h44
Não fui candidato, nem voto em bandido. Não perdi eleição nenhuma.
Nem você que fica aÊ cacarejando : é gorpi ! é gorpi! Afinal, seu presidente Temer foi eleito com 54 milhões de votos . Apesar de usar dinheiro ROUBADO na campanha .
Meu querido amigo macaquinho amestrado de marketeiro, que sina hein ? Foi lá, tontão, digitou treze e tava lá o 15 do Temer . KKK burrão .
Ó! Corre lá que a Monica Moura e o Joao Santana tão com um saquinho de amendoin para te dar amestrado . kkkkk Pseudo esquerda !!!
Mannish Manalishi
17/09/2016 - 19h02
Eleição 2016 já está aí.
É vocês recebendo sanduíche do MBL/PMDB.
Jar Borah
19/09/2016 - 16h06
eleitor do PMDB querendo discutir política ….ai ai ai
Nossa !! a paulista tava cheia domingo hein ? acabou o lanche e os 30 reais ??
Mannish Manalishi
17/09/2016 - 18h59
De nada serviria porque ele está nos E.U.A. recebendo milhares de dólares por “palestras” como paga pelo golpe de estado do qual foi um dos protagonistas seguindo o roteiro dado em curso do departamento de estado de lá.
Esse é o teu incorruptível deus de barro, paneleiro.
Jar Borah
19/09/2016 - 16h09
Tem razão . O Moro é o único juiz federal que viaja para lá . Sua falta de informação ( ou desinformação ) é impressionante ..
Ele foi de jatinho ?? Temos um Juiz que dá palestra nos estados unidos. Motivo de orgulho !
Ou orgulho seria sociólogos chorando miséria na Venezuela ou em Cuba .
O incorruptível colocou o corruptível Dirceu em cana !! Sabe que é ? Aquele que vocês na rua gritaram que era guerreiro do povo brasileiro …Chupa !
Sérgio Silveira
14/09/2016 - 23h29
A hora do moro e seus capangas está chegando… E será quando voce menos esperar!
Jar Borah
15/09/2016 - 21h34
É mesmo? E como será? A luta armada..??
Corre para Curitiba libertar o seus presos políticos vai! Quero ver tu peitar a PF e o MP
Nem você acredita no que escreveu
Jar Borah
16/09/2016 - 18h44
Meu querido amigo macaquinho amestrado de marketeiro, que sina hein ? Foi lá, tontão, digitou treze e tava lá o 15 do Temer . KKK burrão .
Ó! Corre lá que a Monica Moura e o Joao Santana tão com um saquinho de amendoin para te dar amestrado . kkkkk
Leonardo Gama
14/09/2016 - 19h59
expressões como: “não existe outra conclusão possível”, “a corrupção no Brasil foi a maior que já se teve” e “não dá para o Lula dizer de novo que não sabia”, deixam claro o viés totalmente politico da denúncia.
Direito aí passou longe . . .
Leandro Rosendo Francisco
14/09/2016 - 20h04
Porque o barbudão nunca entrou com qualquer ação na justiça por danos morais?
Robinson Pimentel
14/09/2016 - 21h06
Ele vive fazendo isso, mas, tem hora, que não dá para entrar na Justiça com tudo. Quem conhece os meandros da Justiça, sabe que é desgastante.
Diego Rodriguez
14/09/2016 - 19h55
ocafezinho juntamente com a populacao apoia e confia nos procuradores da lava jato, denúncia muito Bem formulada, em breve Lula será preso
Sérgio Silveira
14/09/2016 - 23h30
E moro morto para o bem da nação
Diego Rodriguez
14/09/2016 - 19h52
a populacao apoia os procuradores da lava jato, em breve lula sera preso
Simone Gauche
15/09/2016 - 22h04
Repita 1000x, quem sabe vira verdade.
Omar Luz
14/09/2016 - 19h49
Os procuradores de curitiba merecem ganhar o prêmio Jabuti. São ficcionistas.
Ofendem à justiça e à inteligência das pessoas. Espero que respondam por sua arrogância.
Marcelo Dantas
14/09/2016 - 19h46
51
Replicante Andante
14/09/2016 - 19h36
MEXEU COM LULA MEXEU COMIGO! CADE DE INVESTIGAR AÉCIO, TEMER, SERRA?
Sério? Só o Serra foi delatado com 23 milhões e nem foram atrás! Aécio ganhava um terço e o Cunha na Suíça com R$ 450 Milhões e nem preso foi ainda? E quem vai investigar os R$ 10 milhões de Temer? BRASIL UM PAÍS SEM VERGONHA MESMO!
Leandro Rosendo Francisco
14/09/2016 - 19h59
Bocó… bem tipico de mongoloides ambulantes para falar “mexeu com lulla, mexeu comigo”. O barbudo ta pouco se fudendo com vc.
Simone Gauche
14/09/2016 - 21h28
Bocó…. sei….
Porque inteligente é você que, mesmo com sua exímia inteligência, acredita em qualquer engodo. Basta ser um desafeto que todo o senso crítico vai para o ralo.
Sem contar a classe do comentário. Gente finíssima!
Torres
14/09/2016 - 19h23
de certo Lula deve ser inocente.
mas eu me pergunto:
quem pagou as obras que a Odebrechdt fez no sítio?
Robinson Pimentel
14/09/2016 - 21h07
O sítio que não é dele?
Torres
14/09/2016 - 21h54
sim, quero saber quem pagou as obras da Odebrechdt no tal sítio que não é dele.
Robinson Pimentel
14/09/2016 - 22h06
Mas o que lhe interessa saber das particularidades das pessoas? Você não acha que temos as nossas privacidades e é direito nosso te-las respeitadas? Você não acha que está sendo enxerido demais?
Torres
14/09/2016 - 22h10
não.
acho que isso tem que ser esclarecido.
afinal faz parte da acusação de propina.
Robinson Pimentel
14/09/2016 - 22h40
Propina? Que propina? Sítio comprado e pago com cheque administrativo pelo comprador, que não é o Lula. Isso basta!
Torres
14/09/2016 - 22h44
quero saber da reforma, Robinson.
quem pagou a reforma feita pela Odebrechdt?
Robinson Pimentel
14/09/2016 - 22h48
Ei, thê! Nem a turma da Lava-Rato sabe, e você quer saber?
Torres
14/09/2016 - 22h49
sim, quero saber.
quero saber quem pagou as obras no sítio com especificações feitas por Lula e Marisa.
se os donos pagaram, tudo bem.
mas se não foram os donos, a coisa enrolou pro Lula.
Robinson Pimentel
14/09/2016 - 22h54
Meu Deus, que rapaz teimoso! Ta bão, ta bão… eu sei quem foi… mas não vou te falar! kkkk
Torres
14/09/2016 - 22h58
ah…
sim.
ninguém responde.
eu sei porque.
vc sabe porque tb.
mas seria impossível a alguém como vc responder tal questão.
Sérgio Silveira
14/09/2016 - 23h45
Panaca, a resposta já foi dada. Se não sabe, é porque tu é muito burro como todo coxinha cretino (são sinônimos) Basta procurar nos meios competentes que está tudo esclarecido. Eu tenho a resposta mas não vou ajudar cretino. Mesmo porque, mesmo dando a resposta correta, todo coxinha sempre vai duvidar e não acreditar. Quer apostar?
Já perguntou da cocaina do helicóptero do AMIGO do aécio? Não porque tú é cretino
Perguntou do porque o moro não concluiu nada no caso BANESTADO? Não porque tú é muito calhorda
Perguntou do mensalão tucano que até agora não deu em nada, mesmo tendo acontecido bem antes da farsa do “mentirão”? Não porque tú é hipócrita
Perguntou da Privataria, o MAIOR ASSALTO ao patrimônio do Brasil? Não porque tú é safado
Torres
14/09/2016 - 23h48
tenho procurado a resposta.
não achei.
faz parte do inquérito da PF.
mas nenhum militante da esquerda responde.
é sempre a mesma coisa.
quanto aos ladrões de outros partidos, são o que são, ladrões.
eu já votei no PT, mas no PSDB e no PMDB nunca.
que se fodam todos.
Simone Gauche
15/09/2016 - 08h18
Cacilda, Torres.
Vc diz que tem procurado a resposta e não achou.
E acha que aqui todo mundo tem obrigação de saber.
E, se não souber, que diga aquilo que vc quer ouvir.
Ou já teve sua resposta, mas não gostou dela e quer outra.
Pare de importunar os coleguinhas!
Está parecendo menino mimado! Procure um terapeuta, isso tem tratamento.
Torres
15/09/2016 - 08h28
não, Simone.
é apenas o debate.
me ignore, se preferir.
mas a pergunta que faço é difícil, eu sei.
ela desmascara muito.
Simone Gauche
15/09/2016 - 22h02
Sabe, fui educada para não ignorar as pessoas que precisam de atenção.
Só ressalto um ponto do que você disse: o MP acusa o Lula de ser o dono. Então, se acusa tem que provar.
Mas como não devemos esperar provas, só convicções, acho que a resposta para sua pergunta já foi dada.
A pergunta que você faz não é difícil não, Torres. Ás vezes a pessoa acha que está sendo genial mas está só repetindo o senso comum, acontece muito.
E realmente desmascara muita coisa: obsessões, perseguições políticas, exageros judiciários. E o tipo de caráter que tem a pessoa que acha isso normal, porque afinal de contas, quer que o Lula seja culpado antes mesmo de ser julgado.
Um forte abraço, amiguinho.
Torres
15/09/2016 - 22h08
isso da frase de convicções foi algo inventado.
ninguém disse isso.
mas tudo bem, Simone.
Lula é um santo.
apenas todo mundo ao seu lado o traiu, inclusive os filhos.
só ele é que não sabia dos rolos.
coitado, enganaram o Lula…
e agora ele vai pagar pelos crimes de seus aliados.
Simone Gauche
16/09/2016 - 08h59
Olha, a frase sobre a santidade do Lula é sua, não minha. Nunca achei Lula um santo, mas agora estou achando que ele é mais honesto do que eu pensava.
Depois de virarem a vida do homem e dos seus familiares do avesso, prisões para delações premiadas seletivas, quebra do sigilo entre advogado-cliente com grampos ilegais (embora autorizados pela justiça) no escritório de advocacia, tudo o que têm é isso?
E falam tanto do “eu não sabia”. Moro usou essa desculpa para justificar a autorização de grampo ilegal no escritório de advocacia, mas aí tudo bem?
A questão, estimado Torres, é a seguinte: Se as ilegalidades foram cometidas ou não, a pessoa só pode ser condenada se houver provas.
Se não conseguirem provar, tem sim que ser inocentado (tendo feito ou não). Caso contrário, um dia você pode ser preso por algo que não cometeu. Simples assim.
O que é muito debatido é sobre a seletividade e arbitrariedade da justiça – da qual um dia você também pode ser vítima. Digo isso porque já fui e não desejo a nenhum inimigo.
Tantos ilícitos comprovados que não recebem a mesma atenção. Você realmente acha isso normal? Responda-me com sinceridade.
Torres
16/09/2016 - 13h17
Simone, não to nem aí para a condenação ou não do Lula.
isso realmente não me importa.
o pensamento de que Lula é um santo, pode não ser o seu, mas é o de muitos, é o grande problema.
afinal, existem muitos na mesma situação, inocentes perante a legalidade.
mas sabemos, eu, vc e todos, que não são inocentes.
eu sei, e todos sabemos tb, isso pode ser dito, que Lula é o grande articulador do PT, ele sem dúvida alguma é um dos homens da organização do PT, tudo passa por ele, tudo tem o aval dele. tudo, Simone.
então, Lula mente sobre não saber de nada, e mente agora tb.
se Lula for condenado, será condenado de forma justa.
até por menos crimes do que cometeu.
quanto ao MP e Moro, sim, eles querem Lula. é como um troféu.
eles querem pegar o Lula, pois sabem o mesmo que eu e vc.
difícil provar tudo que sabemos.
por isso vão pegar ele pelos pequenos erros que cometeu, como receber obras no sítio, obras no apartamento, armazenamento das tralhas.
Lula é muito esperto, mas não conseguiu deixar de cometer esses pequenos erros.
e é aí que vai ser pego, onde deixou pontas soltas.
Robinson Pimentel
15/09/2016 - 00h41
Sabe? Óóóóóóóh…
Torres
15/09/2016 - 00h44
é.
a gente sabe.
vc sabe e eu sei.
mas vc nunca vai admitir.
afinal, Lula pode.
ele a gente tem que deixar.
coisa ridícula nos importarmos com uma reforminha feita pela Odebrechdt num sítio que nem do Lula é…
coitado do Lula.
um injustiçado.
Robinson Pimentel
15/09/2016 - 13h35
E é isso mesmo, injustiçado é a palavra certa! Mas, coitado, coitado mesmo, é o brasileiro não conseguir entender todo o contexto que está acontecendo no nosso país, no presente momento, como no passado, e defender posições contra ele próprio!
Torres
15/09/2016 - 13h43
injustiçado?
não.
se fossemos fazer justiça mesmo, o PT e todos os partidos do Brasil seriam extintos.
todas as desculpas podem ser dadas, se vc quiser.
mas a real é que Lula não é inocente.
quem pagou as obras da Odebrechdt no sítio?
Lula nem vai tocar no assunto?
isso daí já é o suficiente.
Odebrechdt, ou qualquer empresa, não dá nada de graça.
é sempre um favor em troca de outro.
Robinson Pimentel
15/09/2016 - 15h05
Coloque aí, na sua conta, todos os empresários e latifundiários que “compram” deputados e senadores e os elegem para defender seus escusos interesses (e não é do PT e nem dos Partidos de esquerda), em detrimento do bem de nosso país. Coloque aí, na sua conta, aqueles grandes empresários que sonegam impostos, rapelando esse dinheiro que não lhes é devido, e colocando em seus próprios bolsos (ou você acha que 500 bilhões ANUAIS de impostos sonegados é menor do que qualquer valor fruto da corrupção?). Coloque aí, na sua conta, aquela elite oligárquica que faz o que está fazendo na atualidade, e, através de mentiras, dá a transparecer como verdade que nossas riquezas, grandes por sinal, devem ser cuidadas por eles e nós ficamos somente com o restolho, enquanto dilapidam nosso patrimônio, praticando grande Lesa-Pátria, lesa-patrimônio. Quem você pensa que comanda esse País, e sempre comandou, para o buraco? Os dito políticos, cantado em versos terrorosos por você, são apenas uma parte pequena dos instrumentos nas mãos daqueles vagabundos, os verdadeiros mandantes e executantes de tão terrível situação de atraso em que o Brasil vai sendo encaminhado. A perseguição ao Lula é, exatamente, por ele ser ao contrário de tudo isso, e essa turma de MP, Judiciário e PF é mais uma pequena parte (você não enxerga que nenhum político vendido aos poderosos não é denunciado, nem perseguido e, quando o faz, é com muita delonga e má vontade?), como os políticos vendidos, instrumentária pela qual se serve essa elite terrivelmente exploradora para destruí-lo, porque ele ousou se preocupar, um poucochinho, com os pobres e transformar sua preocupação em ações positivas.
Torres
15/09/2016 - 15h08
isso dos empresários comprando e sendo comprados a gente vê no Petrolão, no BNDES.
não seja ingênuo, Lula, o PT e Dilma fizeram parte dessa equação.
Robinson Pimentel
15/09/2016 - 20h38
O que você faz, são ilações! Foi treinado para isso e não consegue perceber. O pior é que essa gente o coloca para “pensar” bem no ponto que ela quer que você pense escolhe o que você deve pensar e, ainda, põe você a pensar que pensa por si e para si. Ingênuo eu, hem? Tá bom…
Torres
15/09/2016 - 21h45
ilações?
o pessoal está delatando exatamente isso.
OAS, Odebrechdt.
bem, vamos ver…
JP Cunha, Delúbio, Genoíno, Dirceu, Guimarães da Cueca, Gleisi dos aposentados, Lindbergh de Nova Iguaçu, Vaccari, Silvinho, Delcídio, Bumlai, Schahin, Odebrechdt, Leo Pinheiro… Pimentel agora.
todos aliados e próximos a Lula. alguns muito próximos.
na cadeia, por corrupção.
Pedro Correa meteu o dedo, Leo Pinheiro meteu o Dedo, Delcidio meteu o dedo.
fora os aliados, Sarney, Collor, Renan, Jucá, Maluf…
vc acredita que tudo isso, todos eles traíram a confiança de Lula?
por favor, nos poupe da sua cegueira ideológica aguda e crônica.
depois de tudo isso vc ainda acha que Lula, o articulador mais importante do PT, não sabia de nada?
dai temos tb dois filhos de Lula.
um deles ganhou milhões fazendo copy/paste da wikipedia.
o outro tinha uma empresa que não valia nada num dia e no outro valia milhões, quando a OI, com dinheiro do BNDES, virou sócia.
Foram 78 milhões de reais.
e vc acha que Lula é inocente e eu estou fazendo ilações???
foi mal, Pimentel.
mas é demais querer dizer que o MP, AGU, PF, Justiça Federal, STF, mídia, classe média, Globo, Folha, Estadão, Veja e mais uns 60% da população fazem parte de uma grande conspiração para culpar o inocente Lula…
este senhor que não tem nada, é tudo dos amigos.
realmente, vc não é ingênuo.
muito pelo contrário.
vc é apenas um militante que vai defender o PT e Lula de tudo e de todos.
Robinson Pimentel
15/09/2016 - 23h30
A nossa conversa, anterior, ainda não acabou. Aliás, antes mesmo do seu término, você veio com uma multidão de provas, robustas, por sinal, a corroborar o que de si havia já dito. E, nesta sua interrupção, em que descreve com provas robustas o seu lixo alienatório, a sua pequenez visão não lhe permite enxergar que o rombo do seu fiofó vai muito além do que consegue ver – fiofó este arrobando por aqueles que o dispuseram a uma curta distância tal que consiga enxergar somente um fundo escuro. Fosse, de você para você, permitido uma chance de se afastar de seu próprio fiofó, conseguiria ver tão grande é a extensão circular das bordas de sua roseta. Talvez, dessa maneira, poder-se-ia permitir que aquela dor incômoda que lhe penetra e invade o seu “rectum” não é, de maneira nenhuma, causada por aqueles aos quais você acusa, e, muito pelo contrário, são os que mais lutam pelo seu direito de não ser introjetado. Mas, esta dor que lhe chucha o rabo e, cada vez mais grande, mais extensa, advém daqueles que lhe puseram tapa-olho asinino a fim de que se limitasse a “enxergar” somente o que a eles interessa e, o pior, adestraram lhe a zurrar tudo isso, bem alto, a fim de tentar contaminar os ouvidos e mentes sadias que não se permitem a tão vil e infame alienação. Portanto, tome essa sua sabedoria insensata, junte com esses seus informes ignaros, e lance-os nos lixos das propagandas midiáticas malfazejas.
Torres
15/09/2016 - 23h37
continue achando que o PT caiu em desgraça por culpa dos outros.
é o que fazem.
toda a culpa é dos outros.
o PT só faz o bem.
e acho engraçado, bastou estar no poder para usar a tática do medo, tão usada contra Lula.
catastrofismo, maniqueismo.
coisa de retardado.
vc é como qualquer militante, desconversa sobre as acusações dizendo que os outros são ladrãos, que os outros vão destruir o país.
mas se esquece que tivemos 14 anos de PT.
essa crise tá na conta da Dilma desde seu segundo ano do primeiro mandato.
Robinson Pimentel
16/09/2016 - 07h23
E quem disse que PT caiu em desgraça?
Oh, meliante, ladrões são os outros, sim, os mesmos que querem destruir o país só para tirar o PT do governo, e você está incluído!
Torres
16/09/2016 - 13h03
é, desculpe.
o PT está muito bem.
Simone Gauche
14/09/2016 - 23h19
Liga não, o rapazinho é meio obsessivo.
O pessoal não se toca o quanto é esdrúxula a situação: “essa casa é sua”. “Não, não é”. “Então prove que não é”.
Não dá para a pessoa provar que não é dono de algo – quem acusa que tem que provar que é!
Enfim… pensava que era óbvio, mas parece que não é.
Simone Gauche
14/09/2016 - 23h13
Certamente!
Assim como os 23 milhões do Serra, 10 milhões do Temer, o “terço” do Aécio, o FHC-Brasif, o helicoca, a sonegação milionária de impostos da Globo, os negócios da Verônica Serra, Paulo Henrique Cardoso, etc. etc.
Especificamente no caso do Lula, funcionaria assim: a propriedade pertence aos srs. Suassuna e Bittar. A turminha jura que é do Lula. Aí a PF tem que provar que (1) não pertence aos proprietários legais (2) pertence ao Lula.
Aí, quando digo “provas” tem que ser algo um pouco mais concreto do que o depoimento do primo de segundo grau do vizinho do caseiro. Ou alegar que a Dna. Marisa fez uma horta lá. Ou o palpite do Reinaldo Azevedo. Ou do Mainardi. E assim vai.
E só mais uma coisa. Quem acusa tem que provar. A pergunta tem que ser feita à PF e não ao Lula.
Belezinha?
Torres
14/09/2016 - 23h17
sim, a pergunta é a quem sabe.
a Odebrechdt tem que responder.
quanto aos outros corruptos, eles tem que responder suas próprias questões.
mas sabemos, são todos corruptos.
o MP acusa Lula de ter recebido as reformas por conta de propina vinda de contratos da Petrobras.
eu quero saber, se não foi propina, quem pagou as reformas.
Simone Gauche
14/09/2016 - 21h28
Bora perguntar para o dono?
Torres
14/09/2016 - 21h54
sim, tem que perguntar pro dono.
Simone Gauche
14/09/2016 - 22h55
Então, pergunta lá. Os nomes são: Francisco Bittar e Jonas Suassuna. Só não tenho os telefones, essa parte fica para você.
Obrigado. De nada.
Torres
14/09/2016 - 22h57
eles vão ter que responder ao judiciário.
eu apenas tenho essa dúvida.
quem diabos pagou essas reformas no tal sítio?
Simone Gauche
15/09/2016 - 08h13
Então não seja ansioso. Espere o resultado, não vai resolver nada ficar importunando aqui com uma pergunta descabida.
Tente encontrar o contato do povo dos vazamentos seletivos, talvez eles possam te ajudar a esclarecer a dúvida mais importante da sua vida.
Eu também tenho tantas dúvidas…. mas prefiro não listar.
Torres
15/09/2016 - 08h29
eu prefiro colocar a questão para debate, Simone.
nem é para achar a resposta, mas para o pessoal pensar sobre.
Simone Gauche
15/09/2016 - 21h48
Debate?
Você só repete insistentemente a mesma ladainha, não escuta, não acrescenta, não dá um passo adiante.
A resposta que você quer ouvir aparentemente não ocorrerá – já que não se deve esperar provas.
Nem é para achar a resposta? “É para o pessoal pensar sobre”?
Sim, porque se você não tivesse chamado a atenção para o assunto, ele seria totalmente ignorado, já que a mídia não deu cobertura nenhuma do fato.
Agradeço enormemente por ter chamado a atenção. Agora vamos debater sim, pode dormir tranquilo. Não precisa mais fazer o papel do chatinho que eu sei que você não é.
Tchau, amiguinho!
Torres
15/09/2016 - 21h57
Simone, me ignore se quiser.
mas eu ainda quero saber quem pagou as obras no tal sítio que não é do Lula.
e isso é coisa que alguns disseram ser só um presente, outros disseram que foram os donos do sítio, a Odebrechdt negou a principio depois teve que assumir participação, Lula negou conhecer o arquiteto mas depois teve foto com ele e mensagem do sujeito divulgando que tinha estado com Lula…
a PF afirma que a obra foi feita segundo especificações de Lula, os pedalinhos, a adega, a cozinha, a antena de celular.
tanta coisa, né?
hehehe
a história é muito mal explicada.
Roque Silva
14/09/2016 - 19h07
Colin Powell, em 2003 na ONU, também provou num POWERPOINT que Iraque tinha armas químicas, coincidência?
Panino, o Manino
14/09/2016 - 18h47
Maior esquema de corrupção da história (mais um)… o grande mentor teve prejuízo financeiro, os esquemas já funcionava antes mesmo do mentor sequer chegar perto das empresas e do governo, todos os doleiros trabalhavam junto com a oposição a décadas, todo o dinheiro comprovado desviado foi para rivais políticos…
É fantástico não?
Simone Gauche
14/09/2016 - 21h42
Ainda bem que as provas são sólidas, colhidas por pessoas de bem, isentas e sem nenhum viés partidário. A inteligência atuante é tão magnífica que conseguiram prender o maior gênio do crime dos últimos tempos.
Logo vão descobrir que o Perrela era só o laranja do Lula no caso do helicoca. O helicóptero era dele, assim como as terras nas quais foi construído o aeroporto dos Tolentino. A propriedade é do Lula, mas está no nome do tio do Aécio porque o mesmo foi inocentemente usado como laranja.
Também os nomes Serra, Aécio, Temer, Renan…. na verdade são codinomes de Lula usados para pedir propina.
Grandes coisas serão reveladas. E grandes mentes acreditarão.