[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Estômago de Aço – Clipping diário da grande imprensa brasileira
Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho
Boa tarde.
A cassação de Eduardo Cunha ainda ocupa boa parte das notícias. A confissão de Léo Pinheiro a Moro, e a denúncia contra Lula na Lava-Jato são destaques.
Até amanhã!
[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]
[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
- JN
Cunha cassado!
A edição de ontem abriu com matéria sobre processo de cassação de Cunha, deflagrado na Câmara, na segunda (12).
Nela, Cunha foi retratado desde o início de sua vida pública como alguém que sempre esteve envolvido em denúncias ou escândalos.
O JN exibiu um trecho dele falando aos jornalistas sobre o peso político que a Globo representou para sua cassação.
Bonner defendeu a emissora com o argumento de que acusações como essa sempre vem à tona quando um parlamentar esta em apuros.
Ainda sobre Eduardo Cunha, explicou que a perda do foro privilegiado o coloca nas mãos de Moro.
Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, confessa ter pagado propina a Gim Argelo (PTB) e Vital do Rego (PMDB), respectivos vice-presidente e presidente da CPMI Petrobrás.
CCJ aprovou proposta de emenda constitucional que elimina partidos pequenos.
Pacote de concessões e privatizações não leva em conta o preço que o consumidor pagará pelos serviços. A empresa que pagar mais ao governo ganhará licitação.
- Jornal da Band
Cunha abandonado pelos aliados constitui perigo à Renan Calheiros e demais comparsas.
Câmara vê cassação como possível fim da crise política. Parlamentares devem votar novas propostas depois das eleições.
Privatizações e Concessões
Governo pretende atrair 35 bilhões em investimentos.
Com a desculpa de gerar empregos a partir das privatizações, governo parece não levar em conta as condições de trabalho oriundas daí, nem o aumento de preços que o consumidor enfrentará.
Presidente do STF, ministra Carmén Lúcia, se reuniu com governadores pra tentar apaziguar guerra fiscal entre Estados.
O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro confessou crimes ao juiz Sérgio Moro e disse que governo Dilma tentou abafar CPI da Petrobrás.
Perspectiva de aumento de consumo indica sinais de recuperação da crise econômica.
- SBT Brasil
Por 450 votos a 10, Cunha é cassado e terá seu processo tratado por Moro.
Trajetória de Cunha é exibida pelo jornal.
De Brasília, Kennedy Alencar diz que proposta de privatização do governo Temer é mais amigável a investidores quando comparada à que Dilma faria. O bolso do trabalhador será o primeiro a sentir a mão amiga do mercado.
- Jornal da Globo
Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, confessa ter pagado propina a a Gim Argelo (PTB) e Vital do Rego (PMDB) na CPI da Petrobrás. Marco Maia (PT) então relator da CPI também teria recebido dinheiro, segundo depoimento de Léo.
Pela primeira vez, Operação Lava-Jato emite denúncia contra empreiteiras por formação de cartel e fraude na licitação da Petrobrás.
Cunha começa a desocupar gabinete.
Pacote de concessões e privatizações teve tom positivo, destacando os pontos-chave, como melhorar serviços, gerar empregos, etc.
Pra subsidiar argumento das concessões, exibiu matéria falando da rodovia norte-sul, abandonada, construída pela estatal Valec com gastos excessivos e fraudes em licitações.
- Estadão
Articulação entre Centrão e Oposição
Jovair Arantes (PTB) será provável nome para disputar presidência da Câmara no início de 2017. Ele e Aguinaldo Ribeiro (PP) são os principais articuladores com os partidos da oposição PT,PDT e PCdoB, com vistas a fortalecer a disputa contra PSDB, DEM, PPS e PSB.
Lula orquestra arranjo da oposição
Os novos rumos do PT serão discutidos em reunião do Diretório Nacional do partido ainda nessa semana. O ex-presidente Lula disse que é preciso reaprender a fazer oposição. Para tanto, o partido deve fortalecer a atuação em meios de comunicação e intensificar combate no Congresso.
O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, contou para o juíz Sérgio Moro que a tática usada pra arrastar a CPI da Petrobrás, baseava-se num calendário de procrastinação que inviabilizava a conclusão do processo.
O programa de privatizações e concessões de Temer não contém spoilers
Fique tranquilo; o anúncio do pacote de concessões e privatizações não dá spoilers. Não revela enredo, nem trama. Só conta que será amigável ao mercado e que isso incorrerá em geração de empregos.
Jantar com candidatos à prefeitura de São Paulo custam até 7,5 mil
Numa forma de arrecadar fundos pra campanha, candidatos têm promovido jantares com preço por convidado de até 7,5 mil, como é o caso de Marta Suplicy (PMDB), o mais caro deles.
Merval destacou a troca de farpas através de metáforas entre Cunha e Calheiros depois da cassação. Chamou atenção para o fato de Calheiros ter feito acordos com judiciário, evitando o enfrentamento direto, coisa que Cunha não se preocupou em fazer.
- Blog do Camarotti
Em vídeo, Camarotti comentou depoimento de Léo Pinheiro a Moro dizendo que atitude sinaliza abertura de diálogo com poder judiciário federal.
- Blog do Noblat
Noblat colou estrelinha de bom aluno em Serra pela oposição feita à Venezuela na escolha pela presidência do Mercosul.
Agora que Cunha se foi, a oposição não terá o respaldo que precisava pra chamar o golpe de golpe.
- Blog do Fausto
Reforma do triplex
Procuradores da Lava-Jato acusarão Lula de ser dono do triplex supostamente reformado com dinheiro da empreiteira OAS. O juíz Sérgio Moro conduzirá o processo.
Preso pela primeira vez na Operação Juízo Final, sétima fase da Lava Jato, em novembro de 2014, o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro disse ao juíz Sérgio Moro em seu último depoimento que confessará todos os seus crimes independente de quem possa atingir.
- O Antagonista
A notícia da denúncia contra Lula na Lava-Jato, feita por procuradores, deu lugar para os posts a seguir.
Lula poderá estar preso em 2018
STF nega pedido a amigo de Lula
Quais foram os crimes de Lula?
Brasil acordou com a notícia do ex-presidente Lula sendo denunciado pela Lava-Jato
Triplex do Guarujá foi desconto do pagamento de propina devido ao PT
A denúncia contra Lula será entregue hoje à tarde
Sobre Haddad e Doria
Haddad participava de um encontro com artistas na Praça Roosevelt quando foi interrompido por gritos de “higienista”.
Doria é acusado pelo consultor de vinhos Elídio Lopes de ser mal administrador e caloteiro.
Blog Reinaldo Azevedo
Dentro do contexto de denúncia contra Lula feita pelo Ministério Público, possivelmente encaminhado à Lava-Jato ainda hoje, Azevedo chama atenção para as atividades políticas que o ex-presidente tem feito, como discursos em palanques e coisas do tipo.
[/s2If]