Foto: Carolina Antunes/PR
por Stanley Burburinho, no Facebook
A minha opinião sobre o que está acontecendo.
PSDB, DEM, PPS, etc, preferem que Dilma volte para sangrar o PT até as eleições de 2018.
Precisam de um inimigo para atacar. Não podem atacar Temer. A direita e a velha mídia não têm quem atacar. O PMDB tem maioria no Congresso. Poderá fazer um estrago enorme se atacarem Temer.
AINDA existe chance de Dilma retornar: se os recursos apresentados pelos PSDB, DEM, PPS, PSD, da base de Temer contra o fatiamento da votação do impeachment, que manteve o direito de Dilma assumir cargos públicos, forem aceitos, o STF pode pedir um novo julgamento e, depois de 180 dias, Dilma voltaria imediatamente ao cargo.
Isto é: a lei diz que o julgamento final de um presidente terá que acontecer em, no máximo, 180 dias. Se o STF propor novo julgamento, esse prazo expiraria, teria que haver novo julgamento e Dilma voltaria ao cargo.
O mesmo fatiamento, que permite Dilma manter seus direitos políticos, poderá favorecer Cunha que sofreria somente uma suspensão, podendo depois retornar à Câmara que é tudo o que a velha mídia, PSDB, PPS, DEM, etc, não querem: Cunha de novo na Câmara que ele controla mais de 2/3 dos 513 deputados, além de alguns no Senado.
Acredito que haverá um racha enorme porque, um dos que querem livrar Cunha é o Rodrigo Maia, presidente da Câmara, atual vice presidente, e aliado de Cunha no RJ.