Menu

Delação premiada do pato da FIESP complica a situação de Lula

Por Bajonas Teixeira de Brito Junior   PATO E PATETAS Vazamento de áudios e trechos da delação premiada do Pato de Sete Bilhões, também conhecido como Pato da FIESP, desmontam a farsa do sítio de Atibaia.  Agora que o Pato abriu o bico, a situação do ex-presidente deve se complicar muito. Procuradores da Lava Jato […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Bajonas Teixeira de Brito Junior

 

PATO E PATETAS

Vazamento de áudios e trechos da delação premiada do Pato de Sete Bilhões, também conhecido como Pato da FIESP, desmontam a farsa do sítio de Atibaia.  Agora que o Pato abriu o bico, a situação do ex-presidente deve se complicar muito. Procuradores da Lava Jato reconhecem que a gravidade das revelações é maior devido à intimidade do Pato com grandes empresários.  A trinca de procuradores do MP de São Paulo, que ficou conhecida como “Os três patetas”, já estaria preparando um novo pedido de prisão preventiva, para repetir o espetáculo de competência dado em março.

O Procurador Geral da República declarou que, diferente do que aconteceu com a delação do presidente da OAS, que inocentava Lula, e que foi anulada depois do vazamento, o caso do vazamento do Pato não cancelará a delação premiada firmada com o MPF. Segundo ele deve prevalecer o princípio do domínio do fato: “Há claramente uma cadeia de comando e, por isso, a mais alta autoridade da República à época não poderia não saber dos desvios do Pato”.

A hipótese defendida pelo MPF é que Lula foi responsável conspirando com o Pato para enganar a FIESP no caso dos 7 bilhões revelados pelo UOL. Os procuradores da Lava Jato defendem que, embora não tenha prerrogativas de foro, prevalece a atratividade, como aliás já era o entendimento quando a delação premiada do Pato foi homologada pelo ministro responsável pela operação Lava Jato no STF.

 

TEORIA DO DOMÍNIO DO PATO

Juristas têm comentado que, com a prisão do Pato pelo juiz Sérgio Moro, e a homologação da delação, o Brasil está contribuindo para a cultura jurídica internacional, e que a “teoria do domínio do pato” já está sendo introduzida nos cursos de direito.

Polemico ministro do STF quer organizar outro seminário acadêmico internacional em Portugal, dessa vez dedicado exclusivamente à discussão da teoria do domínio do Pato. O ministro declarou que senadores tucanos já confirmaram presença, e que o interino prometeu que dessa vez não faltará.

 

QUÁ QUÁ QUÁ

O juiz Sérgio Moro esclareceu por meio de nota, que o Pato foi preso por desacato e desobediência à autoridade constituída, e pelo comportamento claramente destinado à obstruir a justiça quando, em seu primeiro depoimento, se limitou a gargalhar. O juiz divulgou, após o vazamento, parte desse depoimento que serviu de base à decretação da prisão preventiva:

Juiz: O Senhor conhecia o ex-presidente Lula?

Pato: Quá Quá Quá Quá Quá.

Juiz: Quantas vezes o senhor esteve no sítio de Atibaia?

Pato: Quá Quá Quá.

Juiz: Três vezes?

Pato: Quá?

Juiz: O senhor não entendeu a pergunta?

Pato:  Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá.

Na justificativa para a prisão, Sérgio Moro classificou o paciente como “pato cleptocrata que saqueou a FIESP”.  Depois de meses preso, e de ser condenado a uma pena de 200 anos, o Pato se tornou mais razoável e mudou a versão anterior do seu depoimento passando a incriminar o ex-presidente:

Juiz: O Senhor conhecida o ex-presidente Lula?

Pato: Quá Quá Quá Quá Quá.

Juiz: O Pato conhecia o ex-presidente e admite que frequentava o sítio. Quantas vezes o Senhor esteve com o ex-presidente Lula?

Pato: Quá Quá Quá.

Juiz: O Pato encontrou o ex-presidente três vezes no sítio. O senhor foi quem intermediou a compra do pedalinho pela dona Marisa Letícia?

Pato: Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá.

Juiz: O Pato admite que reuniu um consórcio de grandes empresas com interesses na Petrobras para a compra dos pedalinhos. Obrigado senhor Pato.

 

PATO E PEDALINHOS

A ex-primeira dama Marisa Letícia foi indiciada também, porque segundo os Procuradores as investigações mostraram que a compra dos pedalinhos do sítio foi intermediada pelo Pato.

O pato já havia vivido com outra identidade no exterior, e por isso, as autoridades brasileiras pediram ajuda a INTERPOL. O que já se sabe é que seria um estelionatário internacional com passagens por Amsterdã e Hong Kong, onde usava a identidade de Rubber Duck (Pato de borracha).

 

O OUTRO LADO

A prisão do Pato era desnecessária e contradiz a Constituição, segundo os advogados que entregaram ao juiz Sérgio Moro um laudo do Ibama favorável à libertação do Pato.

Já a defesa do ex-presidente Lula argumenta que,  à época em que foram feitas as fotos encontradas no celular do Pato, período da reforma do sítio de Atibaia em 2010, o Pato ainda nem prestava serviços para a FIESP e que, por isso, não poderia ter sido responsável pelo  desfalque de sete bilhões. Além disso, como nunca foi funcionário público, o pato não estaria sob a cadeia de comando do ex-presidente. Mas  isso é considerado irrelevante pela força tarefa.

A Operação que levou a prisão do Pato, Operação 22 se refere ao código “dois patinhos na lagoa”. Segundo fontes ouvidas pela reportagem os dois patos seriam Lula e ao Pato da FIESP. A Operação inteira, de acordo essas fontes, pode mudar de nome, sendo rebatizada como Operação Lava Pato.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lamparina

29/08/2016 - 10h15

A OPERAÇÃO LAVA PATO OU OPERAÇÃO FARSA A JATO É UM TAPA NA CARA DO POVO BRASILEIRO!
SE O JUDICIÁRIO NÃO RESPEITA AS LEIS, O POVO TAMBÉM NÃO TEM O DEVER DE RESPEITÁ-LAS!
COM A VOLTA OU NÃO DA DILMA, ESSE PAÍS ESTÁ ENTRANDO EM UM CAUS SOCIAL !!
OS TRÊS PODERES DE NADA SERVEM!
A ORDEM É A DESOBEDIÊNCIA SOCIAL!
NÃO SE BRINCA COM A DEMOCRACIA COMO A ELITE BRASILEIRA FEZ E FAZ!
O QUE VEREMOS APARTI DE HOJE , 30 DE AGOSTO DE 2016, UMA SEGUNDA-FEIRA, UM DIA HISTÓRICO PARA ESSE PAÍS! SERÁ O CAUS SOCIAL!

Wagner Ortiz

28/08/2016 - 21h41

Hahahaha. E nós pagaremos o pato! Do Skaf, do Temer, do Cunha.

Marta PRAGANA DANTAS

28/08/2016 - 20h15

Sensacional!
quá quá quá quá quá

revenger

28/08/2016 - 17h38

O pato que perde a pata ou fica aleijado ou fica viúvo!

Leopoldo Pereira

28/08/2016 - 16h31

O pato que não é pato de fato, é pato de borracha. Quaquaquaquá.

Maria Thereza G. de Freitas

28/08/2016 - 15h53

isso não deve ser sério. Afinal, os patos dos pedalinhos do sítio não foram chamados nem como informantes! E devem ter muito a dizer. E adorei a operação “lava pato”. Rindo até

Dilson Magno

28/08/2016 - 14h32

Brasil de 1930, quando Getúlio Vargas assumiu o poder. Como poderia Getúlio fazer o Brasil evoluir rapidamente, estando este ainda na fase da revolução industrial? Assim, não é por acaso que, nos dias de hoje, um empresário propõe uma jornada de trabalho de 80 horas por semana, bem próxima da jornada da época da revolução industrial, 16 horas por dia. Esta jornada gerou um grande número de mutilados devido a acidentes de trabalho. Dormia-se por estafa, durante o trabalho, esquecendo-se a mão embaixo da prensa, por exemplo. A partir daí, muitas das ações de Getúlio, até então inexplicáveis para mim, passam a ser entendidas. Enfim, Temer explicou-me o porquê de Getúlio ter agido com pulso, em muitos casos. O país estava entregue a bandidos. A oligarquia dominante à época, bandida, não se contentava unicamente com a exploração do povo. Estava disposta também a entregar riquezas do país a grupos estrangeiros. Assim, associava-se a grupos estrangeiros para ter pequenas participações nos assaltos ao patrimônio público. Getúlio tinha bem em mente, para felicidade nossa, um projeto de nação para o Brasil, que não permitia a participação subalterna do nosso Estado nacional e da sociedade brasileira. Não havia a possibilidade, naquele passado, de se explicar ao povo o que estava acontecendo. Havia dominação da comunicação de massa, aliás, não muito diferente de hoje. Como conseqüência, havia uma alienação induzida da grande massa, tal qual existe nos dias atuais. Retornando ao drama atual, Temer está trazendo para o país escuridão análoga ao período da revolução industrial. Trata-se de um obscurantista, incentivador de propostas de massacre da classe trabalhadora e do povo em geral. Conquistas sociais que custaram lutas de muitas gerações que nos antecederam estão sendo perdidas. Imaginem o constrangimento quando tivermos que dizer para nossos filhos e netos: “Pioramos a vida para vocês!” Plagiando JK, o slogan do governo Temer poderia ser: “50 anos (de retrocesso) em dois!”. E o orgulho de ser brasileiro? De possuir uma das empresas que mais descobre petróleo no mundo! De ser um dos países com uma matriz energética invejável pelo pouco uso de combustíveis fósseis! De ter mananciais de água gigantescos! De ser um país miscigenado sem conflitos raciais e religiosos. E mesmo quando levamos em conta o abissal desnível de classes, sem conflitos sociais maiores! Temer se esmera em destruir a nação brasileira, passando por destruir nossa auto-estima. Como na República Velha, o Brasil está ameaçado como nação. Querem nos subordinar à hegemonia externa, abolindo nossa soberania. Querem-nos só exportadores de minérios e grãos, e importadores de produtos industrializados para a grandeza do Império. Muito no passado, abrimos nossos portos a “nações amigas” e permitimos a remessa do nosso ouro, que acabou por abarrotar os cofres ingleses. Hoje, querem abrir nosso petróleo para “nações amigas” para acarretar o entupimento de cofres alheios. Precisamos, urgentemente, no Brasil de hoje, de um Getúlio, pois ele demonstrou saber soerguer o Brasil. Como a história não se repete, mas os dias atuais podem ter grande semelhança com situações do passado, quem poderia ser o novo Getúlio?

    RuydeLimaeSilva

    28/08/2016 - 20h20

    Sem dúvida, é exatamente isso.Precisamos de um novo Getúlio, que tinha lá os seus podres, sem dúvida, mas cujo saldo era francamente favorável, sobretudo comparado com os “neoliberais” d’Aujourd’hui.Que desgraça a semana nos reserva!

    Ade Silva

    29/08/2016 - 02h54

    O mesmo movimento INTEGRALISTA, que não deu certo em 1932,( Tinham a mesma ideologia,o mesmo controle de massas com mentiras, o mesmo fantasma ” comunista” as mesmas idéias escravocratas e a mesma ” coxinhada” de áureos tempos ) só que atualmente o golpe está sendo aplicado com sucesso.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_Integralista_Brasileira

Mario

28/08/2016 - 12h17

Quá quá quá quá quá qua´…

Rogério Bezerra

28/08/2016 - 12h10

De pato, ou melhor, de fato, somos nós trabalhadores os “patos” dos bilionários e assalariados da jostissa, cangresso e puliça..

Adriano

28/08/2016 - 11h55

Ahahahahah. Acho mesmo que o nome da operação tem que mudar para Operação Lava Pato. Só sendo muito otário como a classe média direitosa para cair nessa.

Dulce

28/08/2016 - 11h51

O pato vinha cantando alegremente, quém, quém
Quando um marreco sorridente pediu
Pra entrar também no samba, no samba, no samba

O ganso gostou da dupla e fez também quém, quém
Olhou pro cisne e disse assim “vem, vem”
Que o quarteto ficará bem, muito bom, muito bem

Na beira da lagoa foram ensaiar para começar
O tico-tico no fubá

A voz do pato era mesmo um desacato
Jogo de cena com o ganso era mato

Mas eu gostei do final
Quando caíram n’água
E ensaiando o vocal

quém, quém, quém, quém
quém, quém, quém, quém
quém,quém,quém

Itaguary Poranga

28/08/2016 - 11h28

Isso é sério?
Quá, quá, quá….

Priscila Susan

28/08/2016 - 11h27

Muito boa. Parece até notícia do Sensacionalista.

Luiz Antonio

28/08/2016 - 11h23

Muito bom!
Quase caí da cadeira, rindo…
E, a julgar pela mentalidade dos representantes do MP, Vara de Curitiba e STF, esta história me parece bem provável de acontecer.
Qua, qua, qua…

    RuydeLimaeSilva

    28/08/2016 - 20h21

    É, realmente muito engraçado.Acorda, putalhada!


Leia mais

Recentes

Recentes