Menu

Se não por nós…

Não há mais palavras para descrever a situação do Brasil, milhões já foram escritas por articulistas, jornalistas, acadêmicos e outros mostrando surpresa e incredulidade, dando suas versões, explicações e perspectivas para o futuro. Nada é capaz de nos chocar mais e tudo está dentro dos planos da farsa que vivemos. Não nos abalam mais cálculos, […]

41 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Não há mais palavras para descrever a situação do Brasil, milhões já foram escritas por articulistas, jornalistas, acadêmicos e outros mostrando surpresa e incredulidade, dando suas versões, explicações e perspectivas para o futuro. Nada é capaz de nos chocar mais e tudo está dentro dos planos da farsa que vivemos.

Não nos abalam mais cálculos, vazamentos articulados que saem nas horas certas, veiculados em dias combinados para que seja tudo engolido pela parte da população que quer acreditar nessas maquinações, pois para quem quiser abrir os olhos, já está tudo escancaradamente explícito.

Já nem se importam mais em trazer – a isso que chamam de notícias – qualquer tipo de credibilidade, comparando os alegados R$2 milhões de favores feitos a Lula, com as dezenas e centenas de milhões (contabilizados em dólares) dos outros, cujas denúncias não ficam mais de meio dia nas páginas dos jornalões.

Fomos muito bem preparados: a acachapante lavagem cerebral começou no dia em que se descobriu o tal do mensalão – um fenômeno que a história virá, um dia, nos revelar o que foi. O que é certo, é que são mais de dez anos do PT como o “Partido Mais Corrupto da História do Brasil”.

Não é pouco tempo: uma geração toda se tornou adulta e não tem experiência de outra coisa que não os governos do PT e as imagens passadas da administração petista. Geração essa que não tem ideia do significado do passado recente. Meu sobrinho, por exemplo, muito politizado, não sabia da existência das greves do ABC. Em outras palavras, muitos não conhecem que Lula é mais do que o “Mais Corrupto Presidente que Este País Já Teve”.

Dez anos, não é pouco, cansa. Dez anos de GloboNews vomitando pessimismo, dez anos de capas escandalosas de Vejas e Istoés, dez anos de Folhas anunciando vazamentos, de Estadões martelando opiniões e – talvez mais importante – dez anos em que o noticiário policialesco-judicial tomou o lugar de reportagens sobre políticas públicas. Tenho certeza que mais pessoas sabem enumerar os 11 ministros do supremo do que conhecem os titulares das principais pastas do executivo, seja deste governo ilegítimo ou das gestões de Dilma ou Lula.

Não é à toa que os leitores e espectadores da nossa tão educada classe média já não veem a hora de tudo isso acabar para tocar suas vidas, já que não serão em nada afetados pelo desmantelamento das políticas sociais. Por isso não têm interesse em saber se o principal vilão não é o PT, e que os ‘Interinos’ têm até doutorado em vilania. Já não veem a hora do juízo final onde o bem vence o mal, e todos os nós se atam em apenas dois capítulos para, finalmente, passarmos à novela seguinte.

Por isso, o indiciamento do Lula vem junto com o julgamento final do impeachment e a conclusão da Lava-Jato: todos os nós serão atados nos dois últimos capítulos da novela, é claro.

Não é que a Globo e seus comparsas do cartel midiático queiram só controlar os caminhos do país, fazer fantoches e destruir heróis. Não, o objetivo é até mais simples: ‘novelizar’ a realidade política. Destruir a complexidade de ideias (pois o povo, coitado, tão burro, não seria capaz de entender) e interpretar os fatos em fofocas sobre quem disse o quê, para quem, estabelecendo relações promíscuas entre os personagens.

Porém, ainda assim, não está tudo perdido. Por alguma razão o PT se manteve no governo por mais de dez anos. Apesar de não divulgadas e debatidas, pelo menos algumas políticas públicas tiveram um grau de êxito e o Brasil não é mais o mesmo.

Uma nova geração surge aberta à política, sensíveis às questões de raça, gênero, sexualidade e até classe. Uma geração de negros que não mais aceita a posição de inferioridade na sociedade. Uma geração de mulheres que não se submete ao machismo passivamente e novas gerações LGBT que não têm vergonha de serem o que são e não querem passar a vida dentro do armário. Toda uma geração de indivíduos que acreditam na igualdade, no direito de ter e participar igualmente de uma sociedade ainda extremamente desigual.

Apesar de surtir efeitos práticos, o PT errou em sua narrativa e a consequência disso foi que, em termos de participação política, no seu auge, o PT só levou à apatia e ao descaso, não se preocupou em formar novos atores. Não trouxe novas concepções que não fosse a inserção e total submissão ao consumo. A ideia geral era incluir a população na sociedade como ela é, sem conscientizá-la ou alertá-la para os problemas inerentes da sociedade capitalista, que inevitavelmente acabam florescendo.

É verdade que a mobilização dos jovens começou antes das tramas do impeachment, já em 2013. Mas, graças aos golpistas e suas desprezíveis táticas, alimentaram ainda mais a nascente politização, e em vez de deixar a todos alienados e estonteados, conseguiram consolidar o interesse desta geração de jovens para a política. E isso, o governo Temer – e qualquer outro que nos seja imposto não-democraticamente depois do impeachment – não conseguirá extinguir.

Além de reacionário, em seus 100 dias, este governo se mostrou retrógrado e repressivo e, assim, só pode fomentar a reação de atores que não foram ‘criados’ para ser subservientes, como mostrou o filme ‘Que horas ela volta’ de Anna Muylaert.

Em outras palavras, misturando Sérgio Buarque de Holanda com Freyre, o homem cordial brasileiro, aquele que nasceu da miscigenação para se acomodar às situações e conseguir as coisas individualmente através da malandragem, é o fruto da cultura e não do caráter. Tem mais a ver com a educação do que com a genética. E as coisas estão mudando, mas cedo ou mais tarde, o povo brasileiro reagirá.

Está mais do que claro que o impeachment é inevitável – e este será o momento mais ignóbil de nossa história recente -, mas o Brasil de 2016 não é o mesmo de 1964 e por mais que tentem, a história não se repetirá. Temos uma sociedade civil infinitamente mais consciente e capaz.

A resistência inclusive pode ser definida em números. Algo em torno de 12%-25% da população, que não se rendeu aos abusos, às falsas retóricas da mídia. Pessoas críticas e inteligentes que sabem ler as entrelinhas, pessoas bem acompanhadas de artistas e acadêmicos. Pessoas que não se compram e não se vendem.

Porém, o que é realmente triste, o que me inspira mais do que nada a continuar lutando contra o desmoronamento de nossa democracia, o que traz urgência às ações, o que impele à negação de um também visível conformismo e a tristeza de ver muitos jogarem a toalha agora, é de não deixar que a outra geração – aquela que lutou em 66, em 76, e que impulsionou o renascimento da nossa democracia em 86 – não deixem esta Terra desolados ao ver o resultado concreto de toda uma vida e trajetória de luta jogado no lixo da história.

Podem ter sido poucos os que lutaram por nós nos anos 60 e 70, muito mais numerosos foram os que se juntaram à luta nos anos 80. Alguns já se foram, e não tiveram o desprazer de ver esta reviravolta da nossa democracia. Para alguns, a saúde os ajudará a ver dias novos, mas outros talvez não alcançarão ver um desfecho melhor para o Brasil.

Temo pelo retrocesso, pelos direitos que já estão ameaçados. Temo fazer permanente um Ministro da Saúde cujos interesses particulares estão pondo em perigo o ainda tão jovem SUS. Temo deixar a Educação nas mãos de alguém que não entende a diferença entre política e politicagem. Temo ter um Ministro da Justiça que acha que justiça se faz com armas.

Mas mais do que isso, me dói pensar que algumas daquelas pessoas – algumas conhecidas outras não – que lutaram e deram de tudo para a democracia do Brasil, aqueles que passaram a vida sonhando, planejando e participando para trazer mais justiça social ao nosso povo – possam não ver o ressurgimento do país após a pilhagem feita por Cunha, Temer, Serra e seus cúmplices. Por isso, mais do que por qualquer outra razão, a restituição da nossa democracia se faz urgente.

Julia Spatuzzi Felmanas é filósofa e tradutora e Mestre em Políticas Públicas

Apoie o Cafezinho

Mariana T Noviello

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

JOHN J.

29/08/2016 - 16h11

Quem é o garoto prodígio da patifaria na política brasileira?
http://nailharga.blogspot.com.br/2014/10/prodigio-da-patifaria-aecio-foi-o-mais.html
• Pai de Aécio: http://www.viomundo.com.br/denuncias/pco-apoiador-da-ditadura-pai-de-aecio-recebeu-da-cia.html
• DELATOR YOUSSEF DENUNCIA O TUCANO AÉCIO NEVES VÁRIAS VEZES:
https://www.youtube.com/watch?v=BCNwX-jnru8
https://www.youtube.com/watch?v=bQHk5evO9VE
• AÉCIO : desde os 19 anos foi ‘funcionário fantasma’ em Brasília morando no RJ.
http://nailharga.blogspot.com.br/2014/10/prodigio-da-patifaria-aecio-foi-o-mais.html
http://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FPolitica%2FAecio-foi-CC-da-Camara-por-4-anos-enquanto-morava-no-Rio-%2F4%2F31977
• AÉCIO: vergonha internacional: https://www.facebook.com/PlantaoBrasil.com.br/videos/323626201156036/
• AÉCIO ELOGIA ARRUDA, O LADRÃO DE BRASÍLIA: https://www.youtube.com/watch?v=83GSRNdvIcg
• AÉCIO ELOGIA CAPEZ O LADRÃO DE MERENDA ESCOLA DE SP: https://www.youtube.com/watch?v=tjw3RG9JvBE
• AÉCIO É O MAIOR BENEFICIÁRIO DE DOAÇÕES FEITAS ATRAVÉS DE CONTAS FANTASMAS DO HSBC ; https://www.facebook.com/Falandoverdadesbr2/videos/734878543294135/
https://www.youtube.com/watch?v=bdzCgv2MG3Y
http://www.viomundo.com.br/denuncias/policial-que-denunciou-aecio-e-encontrado-morto-a-versao-oficial-e-de-suicidio-mas-nao-se-descarta-retaliacao.html
• Policial Lucas Gomes denunciou Aécio Neves e apareceu morto: https://www.facebook.com/lucas.gomesarcanjo/videos/1149031345109955
• LISTA DE FURNAS – https://www.youtube.com/watch?v=13AS0HJDmWE
• MORTE DA MODELO MULA DE FURNAS. – http://www.midiaindependente.org/pt/red/2013/12/527556.shtml
• COM ESSES BANDIDOS NÃO SE PODE BRINCAR. JUSTIÇA NELES.
* MATARAM O POLICIAL QUE DENUNCIOU AÉCIO NEVES VÁRIAS VEZES.
ASSIM COMO MATARAM A MODELO MINEIRA QUE ERA A MULA QUE TRANSPORTAVA AS MALAS DE DINHEIRO DE FURNAS PARA OS ELEMENTOS DA QUADRILHA TUCANALHA.
LISTA DE FURNAS – https://www.youtube.com/watch?v=13AS0HJDmWE
– MORTE DA MODELO MULA DE FURNAS. – >>http://www.midiaindependente.org/pt/red/2013/12/527556.shtml
COM ESSES BANDIDOS NÃO SE PODE BRINCAR. JUSTIÇA NELES.
ELES TEM ATÉ MINISTRO DO STF COMO ELEMENTOS QUE GARANTEM SUAS AÇÕES.

JOHN J.

29/08/2016 - 16h05

*** Quem é o garoto prodígio da patifaria na política brasileira?
http://nailharga.blogspot.com.br/2014/10/prodigio-da-patifaria-aecio-foi-o-mais.html
• Pai de Aécio: http://www.viomundo.com.br/denuncias/pco-apoiador-da-ditadura-pai-de-aecio-recebeu-da-cia.html
• DELATOR YOUSSEF DENUNCIA O TUCANO AÉCIO NEVES VÁRIAS VEZES:
https://www.youtube.com/watch?v=BCNwX-jnru8
https://www.youtube.com/watch?v=bQHk5evO9VE
• AÉCIO : desde os 19 anos foi ‘funcionário fantasma’ em Brasília morando no RJ.
http://nailharga.blogspot.com.br/2014/10/prodigio-da-patifaria-aecio-foi-o-mais.html
http://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FPolitica%2FAecio-foi-CC-da-Camara-por-4-anos-enquanto-morava-no-Rio-%2F4%2F31977
• AÉCIO: vergonha internacional: https://www.facebook.com/PlantaoBrasil.com.br/videos/323626201156036/
• AÉCIO ELOGIA ARRUDA, O LADRÃO DE BRASÍLIA: https://www.youtube.com/watch?v=83GSRNdvIcg
• AÉCIO ELOGIA CAPEZ O LADRÃO DE MERENDA ESCOLA DE SP: https://www.youtube.com/watch?v=tjw3RG9JvBE
• AÉCIO É O MAIOR BENEFICIÁRIO DE DOAÇÕES FEITAS ATRAVÉS DE CONTAS FANTASMAS DO HSBC ; https://www.facebook.com/Falandoverdadesbr2/videos/734878543294135/
https://www.youtube.com/watch?v=bdzCgv2MG3Y
http://www.viomundo.com.br/denuncias/policial-que-denunciou-aecio-e-encontrado-morto-a-versao-oficial-e-de-suicidio-mas-nao-se-descarta-retaliacao.html
• Policial Lucas Gomes denunciou Aécio Neves e apareceu morto: https://www.facebook.com/lucas.gomesarcanjo/videos/1149031345109955
• LISTA DE FURNAS – https://www.youtube.com/watch?v=13AS0HJDmWE
• MORTE DA MODELO MULA DE FURNAS. – http://www.midiaindependente.org/pt/red/2013/12/527556.shtml
• COM ESSES BANDIDOS NÃO SE PODE BRINCAR. JUSTIÇA NELES.
* MATARAM O POLICIAL QUE DENUNCIOU AÉCIO NEVES VÁRIAS VEZES.
ASSIM COMO MATARAM A MODELO MINEIRA QUE ERA A MULA QUE TRANSPORTAVA AS MALAS DE DINHEIRO DE FURNAS PARA OS ELEMENTOS DA QUADRILHA TUCANALHA.
LISTA DE FURNAS – https://www.youtube.com/watch?v=13AS0HJDmWE
– MORTE DA MODELO MULA DE FURNAS. – >>http://www.midiaindependente.org/pt/red/2013/12/527556.shtml
COM ESSES BANDIDOS NÃO SE PODE BRINCAR. JUSTIÇA NELES.
ELES TEM ATÉ MINISTRO DO STF COMO ELEMENTOS QUE GARANTEM SUAS AÇÕES.

Marivane

28/08/2016 - 20h33

AÍ QUE TOQUEM NO LULA ! O POVO AVANÇA

Dilson Magno

28/08/2016 - 15h02

http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/jesse-pig-e-udn-psdb-se-articulam-no-golpe
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/jesse-a-radiografia-do-golpe
Na segunda da parte da entrevista à TV Afiada, o presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Aplicada), Jessé Souza, faz uma conexão entre os grandes pensadores brasileiros Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda com a Operação Lava Jato e a mídia. O objetivo é explicar a construção do discurso do liberalismo brasileiro em que o mal está sempre no Estado. Para ele, o que há hoje é a extensão da luta que vem desde Vargas entre um Brasil moderno e inclusivo ou exclusivo. “O Brasil moderno foi criado em 1930 com o Getúlio Vargas e, desde lá, temos duas opções para o Brasil: uma sociedade moderna inclusiva, nas soluções de Getúlio, ou exclusiva. A gente tem uma luta nisso. Tivemos um revés em 1954, com o suicídio de Vargas, quando havia todos os elementos de todos os Golpe. Você tem a mídia articulada com o discurso de que o mal e a corrupção estão sempre no Estado, e sempre um partido: lá atrás a UDN, hoje o PSDB.Para o Golpe, precisa criar um interesse geral a partir da manipulação”, define. Abaixo, outros trechos da entrevista. Gilberto Freyre, Sérgio Buarque, Lava Jato e PiG O nosso grande pensador é o Sérgio Buarque de Holanda, uma espécie de filho bastardo do Gilberto Freyre. O liberalismo é construído com uma imagem infantilizada do americano, como se não houvesse corrupção nos Estados Unidos, por exemplo. E se monta um complexo de vira-latas, como se outro fosse sempre superior e você é ruim. E o grande elemento disso é o tema da corrupção, porque é o aspecto moral. Daí, deu-se a articulação entre essa teoria sobre o Brasil com interesses econômicos e políticos e com o universo midiático. Os grandes poderes são econômico, político e midiático. Democracia assaltada O Brasil moderno foi criado em 1930 com o Getúlio Vargas e, desde lá, temos duas opções para o Brasil: uma sociedade moderna inclusiva, nas soluções de Getúlio, ou exclusiva. A gente tem uma luta nisso. Tivemos um revés em 1954, com o suicídio de Vargas, quando havia todos os elementos de todos os Golpe. Você tem a mídia articulada com o discurso de que o mal e a corrupção estão sempre no Estado, e sempre um partido: lá atrás a UDN, hoje o PSDB. Para o Golpe, precisa criar um interesse geral a partir da manipulação. FHC Eu reli com muito cuidado “A Teoria da Dependência”, com o Enzo Faletto. A política que ele põe é do passado, já está colocada. Ele não desenvolve nenhum conceito. E eu me pergunto por que ele é considerado o Principe da Sociologia. Ele não faz, nesse livro, o que promete fazer. PT x PiG Se alguém [do PT] pensou que a mídia segue sempre quem está no poder foi ingênuo. O que a mídia segue é o dinheiro. Ela posa de neutra. Não existe democracia real se não tem pluralidade midiática. Assista também à primeira parte da entrevista: Jessé Souza: Brasil precisa democratizar o capital cultural.

Dilma Coelho

28/08/2016 - 11h42

TODOS À BRASILIA!!!

MOBILIZAÇÃO TOTAL NESTE 29 DE AGOSTO
“O #FORATEMER É MAIS QUE UMA PALAVRA DE ORDEM,
É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA”.
A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF FARÁ PESSOALMENTE SUA DEFESA NO SENADO FEDERAL
CONTRA O PROCESSO ILEGÍTIMO DE IMPEACHMENT.
Grande caminhada até o Senado que contará com a participação dos movimentos sociais, da CTB e CUT, além da Frente Brasil Popular e Frente Povo sem Medo. Pelo Brasil, a CTB também programa atos nas capitais contra o golpe e em defesa dos direitos sociais e trabalhistas.
“Os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil e as entidades sociais e sindicais sabem o que está em jogo. Lutaremos contra o ataque à democracia, em defesa dos direitos sociais e trabalhistas e pelo #ForaTemer”.
O MOMENTO É DECISIVO E A UNIDADE DAS FORÇAS SOCIAIS E TRABALHISTAS SERÁ
FUNDAMENTAL NA ATUAL QUADRA.
AS MANIFESTAÇÕES COMEÇAM ÀS 8H DE SEGUNDA-FEIRA, COM RECEPÇÃO DE DILMA, EM
FRENTE AO SENADO, PELAS ENTIDADES.
“ESTAREMOS LÁ PARA REAFIRMAR A DENÚNCIA DO GOLPE E NOSSO APOIO À PRESIDENTA
ELEITA, DILMA ROUSSEFF”.
PROGRAMAÇÃO DO DIA 29
8h – Recepção da presidenta Dilma Rousseff em frente ao Senado
10h às 16h – Programação político-cultural no Acampamento em
Defesa da Democracia e dos Direitos, ao lado do Ginásio Nilson Nelson
(endereço: SRPN – Trecho 1- Brasília/DF)
18h – Ato político nacional em defesa da Democracia e dos Direitos em frente ao Senado Federal.

ari

28/08/2016 - 09h58

Na juventude, como militante da Ação Popular, dei minha modesta contribuição à luta contra a ditadura. Realmente não esperava mais testemunhar o que estou vendo hoje. A UDN e o Jânio já exploravam com maestria o discurso da ética, a virtude preferida da classe média. Hoje a história parece se repetir, com as pessoas acreditando que a corrupção é o grande problema do Brasil e que novas leis, sob a batuta de um juiz vai resolver o problema. Sugiro ver a entrevista de Jessé Souza que aborda com precisão a questão (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/jesse-a-radiografia-do-golpe).
A propósito, o volume sonegado anualmente no nosso país faz do petrolão um mero roubo de pirulito. Isto sim é corrupção da grossa, mas não envolve o PT, o Lula ou a Dilma e portanto, “não vem ao caso”.

Lúcia

28/08/2016 - 09h32

A classe média pensa que não será atingida pelo golpe, mas a terceirização ampla, geral e irrrestrita, a privatização dos serviços de saúde e de educação, o aumento da idade para aposentadoria, o fim da CLT, os aumentos dos impostos e dos serviços públicos, da gasolina, do gás afetará diretamente essa classe. No regime militar foram poupadas, com FHC a água bateu nas classes médias, gente que não votaria no Lula de maneira alguma votou porque sentiu o que foi o governo de FHC. Após o golpe consumado serão atingidas com total força, e não apenas os pobres com os quais
pouco se importam.

Leandro Torreal

27/08/2016 - 22h05

em uma democracia, 8 anos de governo nas mãos de um partido deveria ser o máximo.
exatamente pq acontece, naturalmente, um desgaste.
o PT optou por não seguir tal regra implícita, a da alternância de poder.
aí está o resultado.

    Sérgio Silveira

    27/08/2016 - 22h14

    E o que o asno tucano tem a dizer dos 20 ANOS de tucanos no estado de são paulo???????

      Leandro Torreal

      27/08/2016 - 22h18

      o asno tucano não sei o que pensa.
      eu acho uma merda 20 anos de governo do PSDB em São Paulo.

        Wilkens Lenon

        27/08/2016 - 23h27

        Leandro Torreal, entendi teu posicionamento e, mesmo achando simplista demais pelo fato de que o discurso da alternância não pode retirar do povo o direito a escolha de seus representantes. Mesmo mantendo a merda tucana no governo paulista. Ninguém retirar do povo esse direito.

        Quero, todavia, elogiar tua postura diante do ataque do Sérgio Silveira. Parabéns! Mesmo discordando do simplismo da tua afirmação.

          Leandro Torreal

          28/08/2016 - 01h43

          Wilkens, a crítica não é ao voto, mas a tudo que o PT fez para conseguir reeleger Dilma.
          petrolão, caixa 2, deficit orçamentário, pedaladas fiscais…
          foi um imenso esforço que acabou por destruir o próprio partido.
          se tivessem se submetido ás regras, talvez não tivessemos Dilma presidente.
          e assim, Lula teria sido eleito facilmente em 2014.
          sem crise ou desgaste por tantos anos no poder.

          Sara

          28/08/2016 - 12h45

          kkkkkk E vc também acredita no Papai Noel? kkkkkkkkk Como disse Wilkens vc é muito simplista, alias uma grande característica de um ouvinte da mídia brasileira, como te culpar não é?

          Torres

          28/08/2016 - 14h24

          acredito que não existe santo nessa história.
          nenhum.
          e a ganância seduziu o PT.
          o poder é assim, transforma os ideais e as pessoas.

Isso Mesmo

27/08/2016 - 20h50

Pois é. Estamos falando de 12% a 25% da população que não engoliu o golpe. Vamos ser mais realistas e pensar em 20%. Num pais de 200 milhões, eles seriam 20 milhões.

Então

Gente pra bater de frente existe. O que não existe ainda é uma forma de trazer a voz dessas pessoas. Numa cidade igual São Paulo, com cerca de 12 milhões, vamos jogar 15% que seriam 1,8 milhões. Desses 15%, vamos somar em um quarto que seriam 450.000 (3,75% do total da Grande São Paulo).

Vamos diminuir ainda mais. Vamos pensar em 2% da população total da Grande São Paulo que seria 240.000. Poxa, será que não dá pra juntar essa gente?

Se o trabalho for bem feito, dá sim. Basta informar e ser sincero. Mas será que os movimentos sociais querem encarar o desafio?

    Leandro Torreal

    27/08/2016 - 22h08

    esqueça, irmão.
    seria preciso força política.
    coisa que o PT perdeu até mesmo dentro do partido.
    ninguém quer defender uma corja de condenados por maracutaias.
    os rabos são presos, tanto quanto os de qualquer político dito tradicional.

      Isso Mesmo

      28/08/2016 - 13h18

      Por isso a necessidade de renovação. Mas o PT e a maioria dos movimentos de esquerda se fecharam pra si. Na maioria das vezes não existe espaço para novas ideias, novas lideranças ou novas perspectivas. As vezes beira o egoísmo e isso trava qualquer reação. Por exemplo, só aqui no Cafezinho eu não fui vitima de censura. Já tive comentário excluído no DCM, Tijolaço, e olha que eu sou equilibrado.

        Torres

        28/08/2016 - 14h28

        o PT e a esquerda perderam muito espaço pq perderam o discurso de ética.
        infelizmente o PT é apenas mais um partido como qualquer outro.
        eu cheguei a acreditar que eram diferentes…
        uma desilusão.

      Sara

      28/08/2016 - 13h18

      Pois é, mas vc esta esquecendo de um detalhe esta esquerda é muito mais forte e numerosa do que a de 64, e não vão demorar tanto tempo pra entender o que ocorreu aqui no país das bananas como em 64, até porque a mídia mundial já fala abertamente no golpe de 2016 o que não ocorria em 64.
      E lógico, a direita será a direita uma grande quadrilha que só esta unida pra tirar Lula e Dilma do caminho porque depois do golpe finalizado vão começar a se comer feito as cobras que são.
      Também não vamos esquecer que a direita vai afundar o país como de costume pois não sabe governar para o povo somente para a elite, será uma roubalheira como de costume como era por exemplo no governo do FHC o maior rombo da história do Brasil, mas devidamente arquivada, esperto foi FHC por colocar no governo aquela coisinha asquerosa do Gilmar Mendes um dos maiores safados da história do Brasil. E só pra constar os partido mais sujos desse país são PSDB, PMDB e DEM o que acontece é que propositalmente houve como ajuda ativa da mídia uma criminalização do PT, algo que daqui alguns anos também será esclarecido como parte do golpe, Jango, JK e Getúlio foram igualmente foram marginalizados.

        Isso Mesmo

        28/08/2016 - 13h49

        Por isso a necessidade de um plano para combate democrático ao PIG.

          Sara

          28/08/2016 - 15h13

          Pois é, agora é ter paciência pois o PT se ferrou porque não “castrou” esta mídia bandida, então agora é esperar o melhor momento.

        Torres

        28/08/2016 - 14h31

        infelizmente o PT cometeu muitos crimes, e isso deu motivos para sua marginalização.
        a esquerda está desmoralizada, descreditada.
        existe a militância, enorme, mas eles tb dependem de dinheiro, que perderam junto com o poder.
        o PT quebrou o país, sem expectativas de conserto.
        direita ou esquerda?
        a classe política é suja.
        vc acredita nos santos da esquerda.
        eu não.

          Sara

          28/08/2016 - 15h09

          O PT quebrou o país?kkkkkkkk Isto é o que o Willian Bonner te contou? kkkkkk O fato é que entes do Lula e o PT o Brasil era uma merda de um país localizado na América Latina, país pífio e sem expressão, Lula tirou o Brasil da lama.
          Meu caro sou uma pessoa extremamente consciente, não sou como um coxinha que acha que se a unha encravou a culpa é do PT (simplesmente porque sofre de alienação midiática).
          Logicamente dentro de todos os partidos existem bons e ruins, mas conheço(porque leio e estudo) muito bem a corja que é a direita com sua política neoliberal que não vale absolutamente nada, que só serve para ferrar como o povo, aumentar a desigualdade, quando esta direita esteve a frente desse país só ferrou com o povo bem diferente da postura da esquerda que visou a igualdade e deu oportunidades as minorias, colocou comida no prato do brasileiro.
          Por favor não venha me dizer que direita e esquerda são iguais porque estão anos luz de ser., Lula mostrou que a esquerda se importa com o povo, coisa que a direita nunca fez.
          Temer nem bem chegou e já esta metendo no c** do povo, acabei de ler que esta semana foi aprovado a retirada de milhões da educação e saúde e acabam de divulgar que o programa de contra o analfabetismo foi cancelado, que hospitais serão privatizados, a verba das universidades públicas teve corte de 65% como eu disse a direita já começa(e bem cedo) a ser a direita, quem paga a conta é o povo enquanto os ricos vão ficar rindo à toa porque o plano deu certo..
          Então não venha como este cinismo de coxinha desinformado me dizer que direita e esquerda são iguais porque não são nem nunca foram e quando a agua começar a bater na bunda assim como em 64 vcs vão todos se esconder.

          Torres

          28/08/2016 - 15h36

          a própria economia me mostra isso.
          Bonner nem precisava dizer.
          quanto a Temer, é o vice presidente.
          apenas um ex aliado.
          vc votou nele.

          Sara

          28/08/2016 - 17h48

          Engraçado, porque vcs acham que o Brasil foi fundado com o Lula e que antes disso não existia Brasil, acho que vc deveria ler mais.
          Todo mundo esta careca de saber que o Temer Vice decorativo era decorativo por uma só ração, o PT fez um lobby e colocou a ave de rapina pra que todos partidos ficassem contentes e a vida continuasse, e não se faça de hipócrita porque ninguém vota em vices.

          Torres

          28/08/2016 - 17h57

          eu sei bem.
          o PT se aliou aos canalhas.
          e se transformou em um partido canalha.
          que rouba.
          e sim, os votos são para presidente e para vice.
          assim como qualquer chapa.
          vc elegeu Temer como vice.

          Sara

          29/08/2016 - 11h41

          kkkkk Agora o discurso sem vergonha dos coxinhas golpistas é que votamos no Temer, kkkkkk esta não vai pegar simplesmente porque quem traiu a democracia foram os coxinha alienados não a Presidente honesta.
          Como eu disse vcs iram ficar bem escondidos, na verdade já estão se escondendo atrás do próprio cinismo, coxinhas com meio cérebro estão percebendo que a coisa vai ficar feia, acho que já perceberam que foram feitos de trouxas.
          Cristo que o diga, sabia que Judas o trairia e mesmo assim o escolheu como discípulo, o resultado foi traição.
          Creio que o PT não esperava que tudo isso iria acontecer mas sabia muito bem os tipos de trairas que existem na direita, mesmo assim arriscaram pra fazer um lobby com a direita, deu no que deu. Agora começou a derrocada do povo brasileiro graças aos golpistas.

          Torres

          29/08/2016 - 12h28

          nem é discurso, Sara.
          Temer era da chapa. vc votou em Dilma e Temer.
          quanto a FHC, muita coisa de positivo em meio as merdas, inclusive programas de distribuição de renda, lei de responsabilidade fiscal e certa estabilidade economica.
          não sou um fã de FHC, mas Lula continuou o que FHC começou, com as mesmas bases.
          e para mim, Lula fez certíssimo.

          Sara

          29/08/2016 - 12h48

          Referente ao FHC, cada um acredita na fabula que lhe convêm, mas não esqueça de fazer um comparativo entre os governos de Dilma e FHC.
          Apesar daquele congresso de ladrões não deixar como que ela governasse principalmente no segundo mandato, entre muitas coisas Dilma foi digna e nunca tentou vender o Brasil a preço de banana.

          Torres

          29/08/2016 - 12h58

          as privatizações foram feitas de forma errada.
          mas não as considero ruins.
          eu prefiro que o estado se atenha às sua funções básicas.
          as estatais eram cabides de empregos, ineficientes.
          muita coisa melhorou com a privatização das teles, por exemplo.
          a melhor comparação é pensarmos como FHC pegou o país, quebrado, e como Dilma pegou o país, contas estabilizadas.
          FHC não fez o governo que eu gostaria que fizesse.
          mas Dilma fez o contrário. fez o governo em que todos os analistas economicos previram a quebra.

          Torres

          29/08/2016 - 12h31

          quanto ao texto, entendo perfeitamente.
          o Brasil hoje é o paraíso da especulação, temos reservas e juros altíssimos.
          aqui se ganha mais dinheiro do que em qualquer lugar do mundo.
          o dolar bom para o país deveria estar na casa dos 3, 80 reais.
          infelizmente muita gente acha que dolar baixo é que é bom para o país…
          não entendem patavinas de economia.
          concordo plenamente que se está ajudando os rentistas e que o dinheiro especulativo deveria ser taxado, como disse Abilio Diniz dia desses.

          Torres

          28/08/2016 - 18h10

          ah, sim.
          sobre economia, adoro o assunto.
          e sei bem como foi o governo FHC, com pontos importantes mas uma merda, o governo Lula, de que gostei, e o governo Dilma, o mais desastrado de toda a história.
          Jornal Nacional nem tem uma pauta economica.
          mas eu leio de tudo, inclusive os sites progressistas.
          com todo o respeito, mas sigo a maioria dos analistas economicos, que já avisavam do desastre há tempos.
          o desastre se concretizou.

    Wilkens Lenon

    27/08/2016 - 23h30

    20% de 200 milhões é 40 MILHÕES…dá pra fazer um estrago GRANDE!

      Isso Mesmo

      28/08/2016 - 13h47

      Sim, com certeza. Os movimentos sociais e progressistas possuem gente e capacidade para aglutinar boa parte desse pessoal que, diga-se de passagem, é bem mais aguerrido. Um manifestante PROGRESSISTA vale por uns 20 camisa verde amarela. Em coragem, inteligência, noção política e diálogo. Somos superiores. O que falta é um plano de ação e vontade de fazer.

João Luiz Brandão Costa

27/08/2016 - 19h08

Miguel, tacaram zica ou chicuncunha no te site. A lentidão quase paralisia é irritante.

Messias Franca de Macedo

27/08/2016 - 18h53

A charge HISTÓRICA E SENSACIONAL não é de autoria do gênio Bessinha nem tampouco do gênio Laerte:
mas, foi publicada pelo The New York Times

http://www.brasil247.com/images/cache/1000×357/crop/images%7Ccms-image-000514101.jpg

    Messias Franca de Macedo

    27/08/2016 - 18h54

    JORNAL THE NEW YORK TIMES DESMORALIZA O GOLPE

    Periódico mais importante e influente do mundo publica charge que, segundo o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) expõe a ridicularização internacional do Brasil diante da farsa do impeachment da presidente Dilma Rousseff; imagem mostra a presidente acuada por uma ninhada de ratos, em alusão aos parlamentares, muitos deles respondendo a processos, que vão decidir pelo afastamento definitivo de uma mulher honesta e eleita democraticamente

    27 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 16:30

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/252056/Jornal-The-New-York-Times-desmoraliza-o-golpe.htm

Antonio Passos

27/08/2016 - 14h29

Não vejo motivos para algum otimismo. É inadmissível que não exista resistência a um golpe sem armas. Nossos grandes juristas, intelectuais, a elite democrática enfim, também aceitou de certa forma, a farsa, ao não entenderem que, com a constituição rasgada, a batalha passa a ser em outro campo que não o das palavras. A juventude está é inerte, em estado de choque, se esquivando de entender como foi enganada em 2013. A classe média é o lixo que sempre foi. É claro que uma hora isto tudo vai virar, mas aí será imprevisível a reação. Temo pelo pior.

    Sara

    28/08/2016 - 13h28

    Lembre-se que não vão demorar tanto tempo pra
    entender o que ocorreu aqui no país como em 64, até porque a
    mídia mundial já fala abertamente no golpe de 2016 o que não ocorria em
    64.
    E lógico, a direita será a direita uma grande quadrilha que só
    esta unida pra tirar Lula e Dilma do caminho porque depois do golpe
    finalizado vão começar a se comer feito as cobras que são.
    Também não vamos esquecer que a direita vai afundar o país como de costume pois não sabe governar para o povo somente para a elite, vão entregar o Brasil a preço de banana como de costume, será uma roubalheira como de costume e tudo será arquivado como de costume.
    E como disse o texto não estamos mais em 64, e a esquerda é muito maior hoje.

Dilson Magno

27/08/2016 - 14h10

Veja como são bandidos, o atual governo provisório, ao ser atacado logo aparecem os testas de ferro para protegê-los um deles o Moro libera mais acusações contra o Lula e sua esposa, como se isso o povo cai mais uma vez em seus golpes, só que desta vez enquanto esses bandidos não sair do governo e forem presos o povo não vai parar de lutar somente com a prisão de toda cúpula desse governo e mais toda a cúpula do PSDB/DEM/PMDB/PP/PR/PSC. É que voltará a normalidade, Fora Golpistas, a papuda os espera.


Leia mais

Recentes

Recentes