Menu

Dobre de finados da Lava Jato – E eles eram lindos

(Foto: José Cruz) Por Bajonas Teixeira de Brito Junior, correspondente de política do Cafezinho Gilmar Mendes ontem dominou o noticiário. Foram duas entrevistas na Globo, uma terceira para a Folha de São Paulo, na coluna da Mônica Bergamo, divulgada já cedo, seguida por uma quarta, que usou algumas declarações não aproveitadas na coluna.  Portanto, foram […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: José Cruz)

Por Bajonas Teixeira de Brito Junior, correspondente de política do Cafezinho

Gilmar Mendes ontem dominou o noticiário. Foram duas entrevistas na Globo, uma terceira para a Folha de São Paulo, na coluna da Mônica Bergamo, divulgada já cedo, seguida por uma quarta, que usou algumas declarações não aproveitadas na coluna.  Portanto, foram quatro pregos fincados no caixão da Lava Jato num só dia.

Ao que tudo indica, na verdade, Gilmar deu duas entrevistas que, para maior repercussão, a Globo e a Folha de São Paulo tomaram a coincidente decisão de duplicar.

Na Globo a entrevista dupla foi dada a Carolina Brígido. E na Folha foi concedida a Mônica Bergamo. O fato de a Globo e a Folha desdobrarem essas declarações é muito significativo, não deixando dúvidas do interesse comum em potencializar o efeito do seu poder de fogo.

Obviamente, e isso dispensa comentário porque o leitor percebeu claramente, essa veiculação, no mesmo dia, pelas duas mais importantes fontes de informação no país, sobretudo, as mais influentes, tem um significado óbvio: a passagem a ofensiva contra a Lava Jato.

Essa situação, ganha ainda mais relevo se vista sobre o pano de fundo das declarações dadas na semana passada por Gilmar contra a lei do Ficha Limpa.

Certamente essas declarações desagradaram a classe média golpista que pretende combater a corrupção quando meramente quer derrubar o PT e as políticas sociais, e se declara a favor das dez medidas do Ministério Público contra a corrupção. De fato é estranho que, para mostrar seu amor pelo Brasil, essa classe média que é ‘anticorrupção’, embora sonegue tanto quanto possa, vista a camisa amarela da CBF, cujo presidente, por acusações de corrupção, evita por os pés fora do Brasil para não ser preso.

Ao desagradar a classe média – da mesma forma que a desprezou quando, anos atrás, ela pedia insistentemente o “Fora Galvão” – , a Globo e a Folha deixam claro que só mobilizaram esse grupo social para objetivos muito determinados: derrubar o governo Dilma e marginalizar o PT.

Agora a palavra está com Gilmar. A palavra, ou os palavrões. De fato, uma coisa que chama atenção nas declarações dos últimos tempos é a sua truculência aberta. Primeiro, os autores da Ficha Limpa foram chamados de “bêbados”, agora, nas entrevistas de ontem, surgem expressões de uma violência verbal espantosa. Nada disso, claro, inibiu a Globo nem a Folha, o que é mais um sinal de que se trata de uma vontade comum.

As declarações de Gilmar incluem frases como as que seguem:

–  “Depois esses falsos heróis [procuradores e policiais federais] vão encher os cemitérios.”  Gilmar acusa procuradores da Lava-Jato de vazar delação da OAS.

 

– “Cada um faz seu pequeno assalto” (Não visando diretamente a Lava Jato, mas indiretamente, já que destinada a alvejar o Ministério Público).  ‘Cada um faz seu pequeno assalto’, diz Gilmar sobre vantagens de juízes.

 

– “Assim como alguém depende de drogas, vocês são dependentes de notícias.” (Dirigida, em tom de elevada moralidade, aos jornalistas que divulgam vazamentos). http://blogs.oglobo.globo.com/agora-no-brasil/post/gilmar-acusa-procuradores-da-lava-jato-de-vazar-delacao-da-oas.html

O que mais causou admiração, contudo, foi que Gilmar se permitiu só agora críticas à Lava Jato em relação a desvios que muitos já vem denunciando há muito tempo. Os vazamentos, a articulação dos vazamentos com a mídia, o uso de métodos especiais para colher delações, a indução de culpados, etc. Esta declaração, por exemplo, que está na coluna da Mônica Bergamo já foi repetida incontáveis vezes por outros:

“Não é de se excluir que isso esteja num contexto em que os próprios investigadores tentam induzir os delatores a darem a resposta desejada ou almejada contra pessoas que, no entendimento deles, estejam contrariando seus interesses”.

Tudo isso é estanho porque, não faz muito tempo, quando foi vazado contra Lula o áudio de sua conversa com Dilma Rousseff, Gilmar correu para dar declarações fulminantes e tomou decisões muito prejudiciais ao primeiro. E tudo com base em método idênticos aos que critica agora.

Então, o que terá motivado essa tomada de posição tão tardia e, ao mesmo tempo, com tamanhos ares de indignação à la Zola em J’Accuse? O que se viu repetido em vários blogs foi uma teoria muito simples e clara: Quando as delações atingiam Lula e o PT, Gilmar não via nada de errado. Agora que Aécio Neves e José Serra estão sendo envolvidos, aflorou a indignação à flor da pele do ministro.

Isso pode ser importante, sem dúvida. Mas o que parece decisivo é que suas palavras tiveram enorme destaque na mídia, em especial, nas duas forças decisivas para o avanço do golpe. Desse ponto de vista, se esses meios de comunicação que foram essenciais na divulgação de vazamentos ou na repercussão deles, agora estampam o discurso da legalidade, a conclusão que podemos tirar é certamente de que chegou a hora de dar um basta na Lava Jato.

E nada mais coerente que colocar os pregos no caixão da Lava Jato nas vésperas da cerimônia final de enterro do governo Dilma. É o que explica um procurador à Folha hoje:

“Éramos lindos até o impeachment se tornar irreversível. Agora que nos usaram para tirar quem queriam, desejam dizer chega”.

Só faltou que ele lembrasse, mas essa seria uma recordação muito incômoda, porque os poria em má companhia, que Eduardo Cunha também era lindo até finalizar o rito do impeachment na Câmara dos Deputados.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Augusto Flávio Roque

25/08/2016 - 16h41

bem… já que o Moro é amigo dos Marinho, poderia fazer-lhes uma visita para apurar o que está ocorrendo

Filipe

24/08/2016 - 19h51

Apesar de toda a hipocrisia, há de se concordar que as declarações dele foram corretas.Ou alguém concorda com os métodos do MP, as medidas malucas “anticorrupção” ou o salário dos juízes?

Ben Alvez

24/08/2016 - 17h57

Gilmar Mendes: “‘Cada um faz seu pequeno assalto’, diz ele.

Poderia continuar e dizer: “Eu, por exemplo, recebi 185 mil reais de propina da Lista de Furnas e não estou nem aí!”

cousinelizabeth

24/08/2016 - 17h40

Uma diversão, pelo menos, eu terei nos próximos dias e semanas: assistir de camarote ao desmonte desse esquadrão mosquito de curitiba. Acharam que seriam indestrutíveis e ganhariam um lugar lá no alto do Olimpo. Em vez disso, vão é ganhar berro do Gilmar e a cara de choro do Janot…hahaha. Outra diversão será observar a expressão do olhar dos coxinhas adoradores de pato da fiesp na hora que começarem a pagar o pato eles mesmos. E não vão ter sequer a alegriazinha de continuarem fingindo que são batalhadores contra a corrupção porque os mesmos que descerão o pau em seu lombo serão aqueles que sempre roubaram, roubam e continuarão roubando.

    Terceira Onda ?

    25/08/2016 - 09h45

    Ta rindo do que meu lindo, vão anular a Lava-Jato, Dilma já vai ter caído, quem vão rir são eles ¬¬”

Dilson Magno

24/08/2016 - 14h48

Alguém imagina como vai acabar a Lava Jato? vou dar uma dica…
Vão culpar os pobres…. E colocá-los na papuda…

João Ostral

24/08/2016 - 14h46

É evidente que querem (os golpistas) mostrar que tem força e meios para barrar a lava jato e salvar os senadores indecisos e enroscados em denuncias de corrupção. Votem pelo impeachment que salvamos vocês, do contrário vão assar nas brasas do STF.

Ocomentarista Tcomment

24/08/2016 - 14h39

É isso aí pessoal … foi tudo muito bom, mas o show acabou é hora de desmontar o circo lava-jato…

Jst

24/08/2016 - 13h59

“”Éramos lindos até o impeachment se tornar irreversível. Agora que nos usaram para tirar quem queriam, desejar dizer chega”.”
Vocês do MPF sempre foram uns FDP porque souberam desde o início que o objetivo era este: tirar Dilma e o PT do páreo e nunca demonstraram nenhum pudor em fazer o serviço sujo. Nada a ver com combate a corrupção. Os maiores corruptos do mundo estão no governo do Brasil AGORA. E a responsabilidade é de VOCÊS, MPF, PF e JÁ Not(golpista safado)
Esta conta vocês terão de pagar com a história. O desmonte do Brasil é responsabilidade ÚNICA de vocês.

Jst

24/08/2016 - 13h54

Depois de ler este post chego a conclusão de quem manda no Brasil não é a Globo e sim o Gilmar Mendes.
Porque temos de pagar salário para onze quando somente um resolve tudo?

    Nando Oldenburg

    24/08/2016 - 16h39

    Ele é o Maquiavel daquela enorme pirâmide moderna repleta de múmias vivas. Sempre disse e repito: no país só existe tanta sacanagem porque a justiça ENDOSSA OS PILANTRAS tornando legais todos os seus crimes enquanto banca a machorra com os pobretões e por trás deste poder prá lá de podre e corrompido está o cérebro político composto por pústulas como Gilmar Mendes, Renan Calheiros, Sarney, Cunha, Aécio e toda a bandidagem.

    Ben Alvez

    24/08/2016 - 18h01

    Gilmar é empregado da Globo.

    Quando Ayres Brito saiu do STF, ele foi imediatamente contratado pelo Instituto Innovare, pertencente às Organizações Globo.

    Pra quem esqueceu: Instituto Innovare, pertencente às Organizações Globo, concede todos os anos uma propina a juízes, ministros e desembargadores, disfaçada de uma pilha de cd.

    Veja aqui as imagens: https://goo.gl/dcLwLd


Leia mais

Recentes

Recentes