Menu

O dia em que Gilmar virou blogueiro sujo

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Arpeggio – Coluna política diária Por Miguel do Rosário, editor-chefe do Cafezinho A citação mais adequada, nos últimos tempos, para se referir à situação política brasileira é a frase de Tom Jobim. “O Brasil não é para principiantes!” Não é mesmo![/s2If] [s2If !current_user_can(access_s2member_level1)] *** Para continuar a ler, você precisa fazer seu […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Arpeggio – Coluna política diária

Por Miguel do Rosário, editor-chefe do Cafezinho

A citação mais adequada, nos últimos tempos, para se referir à situação política brasileira é a frase de Tom Jobim.

“O Brasil não é para principiantes!”

Não é mesmo![/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]

***

Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante: clique aqui ou procure o campo de login na coluna da direita ou no pé do blog).

Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho. Qualquer dúvida, entre em contato com a Thamyres, no assineocafezinho@gmail.com ou +5521967749911 (de preferência por zap, telegram ou torpedo). [/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

A bronca de Gilmar Mendes, ministro do STF, nos procuradores da Lava Jato e, por extensão, no juiz Sergio Moro, abre novos horizontes para as análises do golpe.

Ao mesmo tempo confirma quase tudo que temos observado até agora.

Em nota para a Mônica Bergamo, na Folha, Gilmar denuncia o “delírio absolutista” dos procuradores e lançan suspeitas gravíssimas de que eles estariam, no processo de interrogação, orientando os delatores a fazerem as denúncias que lhes interessam.

ScreenHunter_267 Aug. 23 13.35

É como se Gilmar Mendes tivesse se tornado, subitamente, num blogueiro sujo!

Para completar o surto democrático, sobram farpas para Sergio Moro e para as famigeradas 10 medidas contra a corrupção propostas pelo MPF.

Lembre-se que a sugestão de se validar provas ilícitas, “desde que obtidas de boa-fé”, foi de Sergio Moro, durante recente audiência dele em Brasília, na Câmara dos Deputados.

ScreenHunter_268 Aug. 23 13.43

Gilmar tem inúmeras razões para defender Toffoli: uma razão corporativa, para não enfraquecer o STF, instituição essencial em todo o processo de golpe, desde a Ação Penal 470 até hoje; uma razão política, porque Toffoli hoje é seu aliado, no STF e no TSE. E uma razão pessoal: para ampliar seu poder pessoal, tanto junto aos outros ministros do STF, para os quais exibe seus músculos midiáticos.

Entretanto, é evidente que a denúncia contra Toffoli é também uma forma de intimidar os outros ministros da STF, inclusive o próprio Toffoli. Se alguém ousar dar uma declaração que fuja do script, o seu destino já está selado.

Gilmar Mendes confirma seu lugar como um dos homens fortes do golpe, além de se firmar como a autoridade hoje mais poderosa do país. É o presidente virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), ou mais que isso: é o chefe político do STF. A covardia de Ricardo Lewandowski e de todos os outros ministros indicados pelo PT fizeram isso possível.

Mendes é também – nomeado pela mídia – o porta-voz oficial das castas burocráticas que deram o golpe. Ou talvez seja mais que isso: é o maestro das castas.

Num dia, Gilmar está incentivando o ódio político, sugerindo que o PT seria uma “organização criminosa”, que deveria ser cassado.

Em nenhum momento da nossa história, nem no auge da polarização política de 1954 ou 1964, um juiz ousou atacar dessa maneira um partido. O PTB, alvo constante do ódio das elites e da mídia, nunca foi tratado assim pelo judiciário.

Com esse tipo de declaração, Gilmar tem formado uma espécie de trio com a Lava Lato e a grande mídia.

No outro dia, Gilmar chama os procuradores da Lava Jato de absolutistas, delirantes, e, com isso, manda um recado muito claro à Lava Jato: o golpe se consuma esta semana; é hora de puxar o freio.

Em vários aspectos, a denúncia vazia da Veja contra Toffoli serve a objetivos estratégicos do golpe: ameaça ministros do STF ao mesmo tempo em que abre a oportunidade do STF controlar a Lava Jato – uma medida salutar no momento em que a operação ameaça espirrar delações contra membros do próprio golpe.

O golpe funciona como uma sinfonia apenas aparentemente cacofônica. Claro que há improvisações aqui e ali, porque não é possível controlar a dinâmica da política e das vaidades humanas. Mas desde que tenhamos um maestro, papel exercido brilhantemente por Gilmar Mendes, os desvios são raros e, quando acontecem, o maestro trata de incorporá-los à música.

O procurador geral da república, Rodrigo Janot, desde que farejou o poder migrando, em definitivo, para o lado do golpe, abraçou a causa com todas as suas forças. Sua decisão de suspender as delações de Leo Pinheiro e de outros executivos da OAS, por causa do vazamento, evidencia uma contradição chocante. Quase todas as outras delações importantes experimentaram vazamentos: esse tem sido o modus operandi principal da Lava Jato e um de seus principais instrumentos para controlar a agenda política do país.

Sergio Moro não vazou – confessadamente – áudios privados do ex-presidente Lula, envolvendo a presidenta da república? Não foi esse vazamento, exatamente, que deflagrou tumultos sociais e impediu a posse de Lula como ministro?

O ministro do STF, Marcelo Navarro Dantas, por exemplo, não apenas é vítima sistemática de vazamentos da Lava Jato, como foi há pouco objeto de um pedido do próprio Janot, aceito pelo STF, para ser investigado.

Ninguém veio defender Navarro Dantas, contudo, pois ele não é amiguinho de Gilmar, nem é um aliado do golpe.

A acusação contra Navarro Dantas, vinda do próprio Janot, é a de que ele teria sido nomeado por Dilma para impor limites à Lava Jato, ou seja, para fazer exatamente o que Gilmar Mendes e o próprio Janot estão fazendo abertamente – e corretamente, eu diria – agora, ao se insurgirem contra um vazamento e ao suspenderem a delação da OAS.

Por que a Veja deu esse passo em falso, de veicular uma denúncia tão vazia contra Toffoli? Simples: porque não foi um passo em falso.

Foi um jogo de cena de Veja, Gilmar Mendes, quiçá com a participação de outros membros do STF, inclusive o próprio Toffoli. Ou mesmo com a participação de alguns representantes mais maquiavélicos da própria Lava Jato, que após detonar o PT, produzir o clima de golpe, devastar setores econômicos inteiros, tentam encontrar uma maneira honrosa de tirar seu time de campo.

É a tática do empregado que força um pouco a barra no serviço, para ser demitido e ganhar o fundo de garantia.

Reitere-se que não devemos prestar atenção apenas em Gilmar. Outros agentes políticos já vem criticando duramente os arbítrios da Lava Jato e alertando para os perigos do autoritarismo crescente do ministério público.

Mas por que apenas agora a Folha veicula, pela boca de Gilmar, uma crítica à Lava Jato?

Ora, pelas mesmas razões de Gilmar. O consórcio golpista não dá ponto sem nó.

No domingo passado, a Globo vazou uma “delação” da Odebrecht contra o PT: ninguém se indignou com mais um vazamento seletivo, divulgado sem provas. Na própria matéria da Globo, informava-se que os executivos que haviam feito a declaração disseram que as provas foram “apagadas” do sistema.

Naquela ocasião, não valia a suspeita de Gilmar Mendes, de que os procuradores “tentam induzir os delatores darem a resposta desejada ou almejada” pelos procuradores?

Aliás, essa última delação da Odebrecht contra o PT cumpre uma agenda perfeitamente ajustada ao golpe, conforme a gente já havia previsto aqui no Cafezinho.

As denúncias contra Serra e Michel Temer eram apenas uma isca, para capitalizar a Lava Jato um pouco mais junto ao eleitorado anti-tucano, confundir o que ainda resta de força petista nas redes. E gastar os recursos simbólicos obtidos com mais vazamentos contra o PT – dias antes da votação final no senado.

Faltam apenas alguns dias para o Brasil consumar o mais desonesto golpe de sua história. O consórcio golpista não vai mais precisar de um ministério público independente, de uma polícia federal que investigue o próprio governo, nem interessará mais, às elites, ficarem vulneráveis aos arroubos justiceiros de algum juiz obscuro.

Os justiceiros agora precisarão andar na linha, ou seja, agindo como sempre agiram no país que tem uma das maiores taxas mundiais de homicídios perpetrados pela polícia, o judiciário mais bem pago do planeta e a terceira maior população carcerária do mundo: atacando exclusivamente pobres, pretos e petistas.[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Messias Franca de Macedo

24/08/2016 - 04h26

GILMAR IMPEDE CAÇA ÀS BRUXAS [as bruxas do DEMoTucanato]
Golpistas precisam ser poupados da OAS e da Odebrecht
“E Dom João VI cometeu uma obra-prima: criou a obra-prima da safadeza total, e se chama Brasil!” Por gênio Mino Carta

JOHN J.

23/08/2016 - 23h55

Sujo ele sempre foi, provavelmente desde que nasceu. Ele tem o DNA da sujeira moral e ética.
“Blogueiro Sujo” ele nunca será. Para isso ele teria que ter pelo menos uns 80% de honestidade, de ética, de moral, e essas palavras não foram gravadas no seu DNA. VAI MORRER PAGÃO.
ENQUANTO SÓ VAZAVA DOS PETISTAS TODOS DESSA CORJA DE MARAJÁS FICAVAM QUIETOS, APOIAVAM OS VAZAMENTOS E USAVAM PARA DESQUALIFICAR OS PETISTAS.
AGORA QUE VAZARAM UMA BOSTINHA DE NADA DE UM DELES, OS MARAJÁS E OS BANDIDOS DE TOGA COMEÇAM A FICAR NERVOSINHOS E COMEÇAM A VESTIR A CARAPUÇA DOS GOLPISTAS E DOS CORRUPTOS.
ELIANA CALMON DEFINIU MUITO BEM AS QUALIDADES DESSA CORJA:
https://www.youtube.com/watch?v=wHKIErwmG-4

Messias Franca de Macedo

23/08/2016 - 23h28

[BARRACO NO BAILE DO GOLPE!]

… O que deu na ‘veja’?
A ‘veja’ está mesmo “peitando o Janot &$ o Gilmar”?
E confirmando que as acusações contra “o supremo amigão do gilmar”, Dias Toffoli, são mais densas do que estão tentando camuflar?

***

Janot se enrola ao explicar suspensão da delação de Léo Pinheiro
Decisão é resposta às suspeitas de Gilmar Mendes, mas motivos carecem de lógica: se não há anexo contra Dias Toffoli

23/08/2016, 21h39 – Atualizado em 23/08/2016, 22h10

(…)
VEJA, naturalmente, conhece os bastidores do que se convencionou chamar de “vazamento”. Durante a apuração, a revista firmou o compromisso de manter suas fontes no anonimato — e vai manter o compromisso. A reportagem de VEJA teve acesso ao anexo da delação em que Léo Pinheiro mencionou o nome de Dias Toffoli. A expressão “ter acesso” significa que os repórteres de VEJA viram e leram o anexo. E apuraram que os termos do anexo estavam em discussão na proposta de delação de Léo Pinheiro. Por isso, VEJA mantém tudo o que foi publicado na edição que está nas bancas.
O dado mais intrigante na versão pública de Janot é sua decisão de cancelar as negociações com Léo Pinheiro. É intrigante não apenas porque é a primeira vez que o noticiário antecipando os termos de uma delação resulta em cancelamento das negociações. É intrigante, também, porque tem uma falha de lógica. Se nunca houve delação contra Dias Toffoli, se nunca houve anexo algum sobre o assunto, por que o procurador-geral cancelou as negociações? Por que não a manteve normalmente?
Em sua fala na reunião do conselho desta terça-feira, Janot dá uma pista das razões de sua decisão. Disse o seguinte: “Na minha humilde opinião, trata-se de um quase estelionato delacional, em que inventa-se um fato, divulga-se o fato para que haja pressão ao órgão do Ministério Público para aceitar desta ou daquela maneira eventual acordo de colaboração.” Com isso, fica claro que Janot acha que a divulgação da menção a Dias Toffoli é parte de uma conspiração — da qual VEJA participaria — para forçar que a delação seja aceita. Mas, se não passa de um “quase estelionato delacional”, volta-se à pergunta que não quer calar: por que cancelar a negociação? Não bastaria ao procurador aceitar a delação nos termos que bem entendesse – e desprezar o que a imprensa mentirosa e leviana noticia?

FONTE: http://veja.abril.com.br/politica/janot-se-enrola-para-explicar-suspensao-da-delacao-da-oas/

    Messias Franca de Macedo

    24/08/2016 - 04h07

    … Na verdade, o barraco tem outra conotação!
    Salvem-se Aécim &$ (S)erra na mais deslavada cara de pau midiático-jurídica!
    E as instituições que não se cansam de se ‘autodesMOROlizar-se’…
    “Tudo vale a pena porque as recompensas pelo golpe não são pequenas!”

    $$$$$$$$$$$$$$$$

    O Xadrez do empate vitorioso de Gilmar e Janot
    QUA, 24/08/2016 – 00:23

    (…)
    Hipótese 2 – Janot aproveitou o carnaval em torno do episódio para afastar de si o cálice da delação da OAS.
    Aposto fechado na segunda hipótese.
    Tem-se, enfim, um jogo em que Capablanca e Alekhine combinam a resultado final: Janot e Gilmar trocam tiros entre si, simulam um combate entre Darth Vader e Luke Skywalker e ambos conseguem chegar ao mesmo resultado: a anulação da delação da OAS salvando Serra, Aécio e, democraticamente, possivelmente algumas cabeças do PT.
    O jogo termina empatado com Gilmar e Janot vitoriosos. E, em um arremate elegante, Gilmar declara que a delação não deveria ser suspensa, para permitir a Janot a ultima movida do jogo.
    De fato, um clássico do xadrez político.

Dilson Magno

23/08/2016 - 18h47

É bom que esse pessoal parem com essa farsa, ao contrario não vai ficar uma loja sem ser queimada um prédio de luxo sem ser incendiado, o povo não vai assistir calado a isso tudo, e esses políticos que estão por trás desse movimento é bom se preparar para se mandar desse pais por que aqui eles não ficarão mais no poder, o limite da paz está com os seus dias contados… Quero saber onde todos esses golpistas irão se esconder? Pelo visto o canalha acha que não haverá reação e eles poderão sair pelas ruas livres, leves e soltos?

Cristiano

23/08/2016 - 18h18

Olha, se quisermos mesmo mudar o rumo que as coisas estão tomando no Brasil só há uma alternativa: criar uma revolta popular não só entre a população esclarecida mas também entre o povo em geral.Pra isso só tem uma forma, usar os mesmos meios que incitaram as Jornadas de Junho: levantar uma bandeira neutra, que ninguém será contra, mas que atinja em cheio o governo Temer.Por exemplo: “Não quero aposentar após a morte!!!”, ou “Não mate o SUS” ,”Estudantes unidos, não deixarão o Fies e Prouni acabar!!!” ou algo que o valha.Tentar criar uma manifestação que a mídia não consiga esconder, de preferência na Paulista ao meio dia ou outro lugar assim, nem precisa muita gente, só criar caos, fechando o transito frente ao Masp.Se a policia agir com truculência, melhor ainda, foi assim que o Movimento Passe Livre ganhou a simpatia da população. É notório que após tantos anos de massacre midiático, a esquerda está desmoralizada perante a população menos esclarecida, então o melhor a fazer é não ir de vermelho ou com bandeiras de esquerda, podemos ir de verde e amarelo mesmo, pois somos mais brasileiros que os coxinhas que se apropriaram de um símbolo nacional para espoliar nossa pátria.Se conseguirmos levar bonecos do Serra e do Temer com pacotes de dinheiro, melhor.Acredito que é preciso somente uma faisca para o caldeirão começar a ferver novamente e se em 2013 a confusão serviu para desestabilizar o governo do PT, dessa vez pode servir a um bom propósito que seria desestabilizar o governo Temer e se não impedir o golpe, pelo menos poderá servir para convocar um plebiscito.

    RENATO ANDRETTI

    23/08/2016 - 23h54

    O PT, pode participar, junto com a CUT.o MST e outros..
    O PSOL, e outros partidos de esquerda..também..


Leia mais

Recentes

Recentes