Por Tadeu Porto* (@tadeuporto), colunista do Cafezinho
O ministro comprador de votos, José Serra (PSDB-SP) utilizou seu Twitter para compartilhar uma foto na qual aparece triunfante ao lado de um deputado da oposição venezuelana, Luis Flodiro, clamando por um referendo no país vizinho.
Não sei se foi inspirado pelo nome do seu coleguinha latino, mas o ex-governador de São Paulo conseguiu produzir uma anedota incrível, que supera, de longe, o hilário jargão “não se misture com essa gentalha” da nossa querida Dona Florinda, personagem criada pelo genial Roberto Bolaños. Segue o tweet:
Reitero a preocupação do governo brasileiro com essa situação e nosso desejo de que seja realizado ainda neste ano o referendo revocatório.
O tucano, que é conhecido por sequer saber o nome do país onde mora, demonstra que não somente é um golpista de mão cheia em seu país, mas que também é um ser humano que se preocupa com os políticos venezuelanos “exilados” o que seria, segundo o próprio vampiro, uma prova irrefutável da falta de democracia no país governado por Maduro.
Oras, Serra, Snowden está exilado na Rússia há alguns anos, sabia? Ele foi responsável, entre outras coisas, por revelar uma mega operação de espionagem que os EUA tinham sobre a nossa maior empresa, a Petrobrás. Coisa feia, não?
O que nos leva, também, a Julian Assange, exilado numa embaixada do Equador em Londres. Aquele mesmo que, com o Wikileaks, revelou sua parceria com a Chevron e a Exxon para entregar o Pré-sal (Talvez por isso você não ache espionar a nossa estatal tão ruim).
E agora, José? Vamos denunciar as “ditaduras” americana, britânica e sueca? Ou vamos deixar o povo pensar que seu objetivo é pegar o petróleo latino americano e entregar, de mão beijada, para o Tio Sam?
Sei não, acho que pega muito mal essa fama, mesmo para um entreguista tão conhecido e aguerrido como você (o mais entusiasta da privatização da Vale). É um tipo de entreguismo que ultrapassa as barreiras nacionais e quer dar pitaco – aparentemente com a velha política de compra de votos do PSDB – em outros países.
E como Serra é uma figura engraçada por si só (trágico mesmo são as trapalhadas que ele arruma e temos que limpar), não podemos deixar de destacar o fato dele pedir um referendo na Venezuela com seus amiguinhos políticos por aqui rechaçando um plebiscito no Brasil para eleger um novo presidente. Ou seja, pro nosso vizinho chavista uma consulta popular é muito bem vista, democrática, enquanto no Brasil (um país cujo chefe de Estado interino tem “medinho” de alguns segundos de vaias) esse tipo de consulta é brincadeira de criança.
O tucanato consegue se superar e criar o entreguismo e o golpismo por exportação. Ultrapassando os limites territoriais para implementar as técnicas vira-latas de deixar os Estados Unidos dominar as riquezas da América do Sul.
É mole?
*Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense
Rogerio Andre
19/08/2016 - 21h23
Pois Venezuela não deveria nem fazer parte do Mercosul. “Mas os americanos mimimimi “. Um erro não justifica o outro. O referendo revogatório é CONSTITUCIONAL. Por autoritarismo típico de ditador da pior espécie, Maduro não faz o referendo… E a esquerda brasileira, que ama falar em democracia, ainda apoia esse ditador e esse tipo de atitude autoritária.
Maria Aparecida Lacerda Jubé
18/08/2016 - 18h49
Esse é tri golpista, como senador se vendeu para o golpe brasileiro, como ministro quis dar o golpe no Mercosul, não conseguindo, pois o Uruguai tem ministro honesto, que não vende seu país, quer criar um pretexto para dar um golpe na Venezuela, só se esqueceu que uns moleques do senado brasileiro, já tentaram e foram enxotados de lá, com as calças mais borradas do que fraldas de bebê com diarreia.
Jar Borah
18/08/2016 - 16h40
Nossa !!!!!Quanta gente protestando !!!!!! PARABÉNS !!!!! Vamos mudar o Brasil assim !!!
chega outubro e novembro, vai a caravana de abilolados da GLOBO e os macacos amestrados do João Santana e Monica Mouro revalidar poder de bandido digitando : ¨13¨ = ¨15 ¨ e ficam reclamando , ou digitam ¨45¨= cheirador de pó e ficam reclamando de governo dos ricos .
Brasil = energúmenos políticos .kkkkk
Paulo Guedes
18/08/2016 - 16h28
Cerra, o vampiro da Mooca, que fala grosso com a Bolívia ou Uruguai mas despe as calças e flexiona o tronco para que Tio Sam o faça feliz.
Guimarães Roberto
18/08/2016 - 15h13
A fala do senador JS é uma ingerência em assuntos internos de país vizinho e amigo. Destituí-lo do cargo não é o suficiente, seria preciso mandar prendê-lo antes que ele provoque algo pior.
Maria Thereza G. de Freitas
18/08/2016 - 11h48
ele deveria ter esclarecido qual governo quer referendo na Venezuela. Tinha que ter dito: o governo ilegítimo, golpista, usurpador do Brasil …
JOHN J.
18/08/2016 - 11h02
O que me deixa perplexo, é porque a JUSTIÇA brasileira, cheia de BANDIDOS DE TOGA impunes, e a Polícia Federal, cheia de corruptos impunes, até hoje , nunca se interessaram em investigar NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, a respeito do enriquecimento rápido de FHC e seus filhos, de JOSÉ SERRA E SUA FILHINHA QUE FICOU BILIONÁRIA, da noite para o dia, durante a PRIVATARIA TUCANA, que foi comandada pelo hoje interino chefe do ITAMARATI e que está destruindo as boas relações que o Brasil tinha com todos países do mundo.
ONDE ESTAVA O JUIZ SERGIO MORO, DURANTE O GOVERNO FHC?
SERÁ QUE TODAS ESSAS TRAIRAGENS, DESMANDOS E DESCUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO foram só criação do ministro tucano do FHC, Gilmar Mendes, pois como bem disse o Ministro Joaquim Barbosa, “”V. Excia está destruindo a justiça do Brasil””. https://www.youtube.com/watch?v=1XrgWgHMfNc
ENQUANDO NÃO HOUVER UMA LIMPEZA GERAL NA JUSTIÇA E NA POLÍCIA, PARA ELIMINAR DE UM VEZ POR TODAS, TODOS BANDIDOS DE TOGA, O BRASIL VAI SER SEMPRE A REPUBLIQUETA DAS BANANAS, ONDE O CRIME COMPENSA E AINDA TEM RECOMPENSA E A HONESTIDADE SERÁ SEMPRE PUNIDA.
****Onde está a Doutora Eliana Calmon?****
**** https://www.youtube.com/watch?v=wHKIErwmG-4
**** POR FAVOR DOUTORA, REAPAREÇA, VOLTE, SUA FALTA
ESTÁ DEIXANDO OS BANDIDOS DE TOGA ASSUMIREM O
PODER NO PAÍS E COM ISSO A CRIMINALIDADE ESTÁ
AUMENTANDO ASSUSTADORAMENTE.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1409199909.htm
Zenio Silva
19/08/2016 - 15h42
No governo FHC o Moro ‘tocava’ o escândalo do BANESTADO! Na banda tocavam tb o Santos Lima e o Youssef, o doleiro/delator do Moro… O procurador federal Celso Três sabe tudo desse caso…
Dilson Magno
18/08/2016 - 09h40
Ele é testa de ferro, regiamente pago, de grupo estrangeiro, CIA e seus aliados no Brasil, traidor da nossa pátria como Aécio, Caiado, Sampaio, Roberto Freire, etc. As renas amestradas não pensam, não raciocinam, apenas seguem a turba, cumprem ordens. E o Brasil já se encheu disso, pois 99% da população, com maior poder de entendimento, já compreendeu que, quem está à frente desse movimento aloprado, não quer o bem do Brasil, mas brigam para fazer parte do butim que sempre se segue à terra arrasada. São abutres, aves de rapina, piratas em busca de seu quinhão na pilhagem. Logo acaba isso!
Rafael Carvalho e Lima
18/08/2016 - 08h20
Quero ver como fica, em Temer nem Serra poderão pisar no G20. Pois poderá aumentar o descrédito do nosso país, podendo até ser uma antecipação da saída do BRICK`s, se isto acontecer: “CRISE”
Andrada
18/08/2016 - 08h39
Belíssimo artigo. José serra tem propina de 30 milhoes e nao dá em nada…. acreditar na justiça como?
Joao Luiz Pereira Tavares
18/08/2016 - 02h49
1.
EUA (Estados Unidos): 30 MEDALHAS DE OURO (apenas hoje). Total de medalhas: 93!!!
Estados Unidos é aquele país que o Petê (PT) odeia e detesta!
2.
Brasil: 3 míseras medalhas de Ouro. Brasil o país das Olimpíadas da “bosta” [é como o PT cuida da Natureza — nos 13 anos de Governo…].
James Ferreira Gressler
18/08/2016 - 21h36
A única bosta na OlimpíadA ( não OlimpíadaS-pois é só UMA) foi feito pelos boys gringos do “assalto”. E dignidade, (ou falta dela) de um povo não se mede em medalhas, mas em guerra civil racial, em fomento a golpes em todo o mundo,em falta de sistema de saúde público e universal,em pena de morte para inocentes,em espionagem de todo mundo,em tortura institucionalizada. Uruguai:zero em medalha e dez em dignidade. Se terminei ? Não, mas já abusei do espaço.
Joao Luiz Pereira Tavares
20/08/2016 - 02h41
DOCE & SUAVE [a PresidentA InocentA]:
Dilma querida é nossa Madrasta. A Madrasta dos Pobres. Doce e suave.
Esta mulher é um exemplo de honestidade, de pureza e VERDADE, nunca jamais cometeu crime, super feminina, nossa dulcíssima mãe!, uma administradora fantástica, elegante, a mãe do Brasil, bonita e linda, vítima de um GOLPE de seu próprio povo, os COXINHAS, esta querida Rainha breve voltará para colocar ordem na economia, na educação e na segurança, POLITICAMENTE CORRETA (nunca jamais fala mal de ninguém), sábia e inteligente, santa mãezinha dos brasileiros, sem ela este país não é nada. Com um PORTUGUÊS fabuloso cheio de figura de linguagem –, nossa mãe sempre articulando com criatividade período composto de uma oração principal e duas subordinadas. Sabemos que ela é a melhor aluna de nosso amado chefe, o maior brasileiro de todos os tempos, «O CARA» que acabou com a fome no País, deu casa própria e carro do ano ao pobre…..O país aguarda de joelhos seu retorno…. E com profundas lágrimas nos olhos entristecidos, por tudo que aconteceu de injusto com nossa mãezinha. Quanta dor guardamos em nossos corações injustiçados politicamente pelo golpe. Dulcíssima mulher política. Mãe também do PETROLÃO. Te amamos Mãe dos Pobres! Volta logo! VOLTA mamãe…
Volta logo! para nos INSTRUIR por 8 anos, representante máxima das mulheres & das fêmeas
… Gênia!