Primeiro desafiaram nossa consciência, nossa ética.
Não entendemos, nos calamos.
Afinal não era conosco.
Sem reação nossa, eles seguiram.
Assistimos atônitos à escalada de feitos que achávamos impossíveis.
Boquiabertos, hesitamos.
Mas eles continuaram. Desafiando nossa incredulidade.
Muito tarde, reagimos.
Saímos nas ruas, eles nos esconderam.
Nos manifestamos, protestamos.
Nos deletaram do presente virtual, das folhas dos jornais.
Gritamos, exclamamos, reclamamos, escrevemos, relatamos,
Choramos no vazio…
Encontramos novos meios de nos expressar,
Fizemos novos amigos,
Ocupamos escolas e ministérios,
Analizamos, mostramos provas.
Cantamos E, criativos, criamos.
Falávamos com nós mesmos?
A ousadia deles foi crescendo.
Ignoraram nossas vozes, nossos votos, nossas cores e nossos gêneros.
Rasgaram nossa Constituição.
Fizeram de nossas leis farelo.
Nos creem burros e sem memória.
Acham que não entendemos política e nem jurídica.
Inventaram pedaladas e decretos.
Votações adiantadas, escândalos desproporcionais
O desprezo deles por nós é grande,
Até pararam de fingir.
Proibiram atos de protesto perante o Mundo,
E na nossa cara, jogaram abertamente.
O brilho das Olimpíadas ofuscou os nossos olhos.
Embranquecidas nossas vistas, aconteceu.
Quase sem vermos,
Quase sem protestos,
Quase sem gritos,
Sem esperança.
O Golpe.
Quase consumado?
E nós?
Vamos aceitar?
O Golpe
Primeiro desafiaram nossa consciência, nossa ética. Não entendemos, nos calamos. Afinal não era conosco. Sem reação nossa, eles seguiram. Assistimos atônitos à escalada de feitos que achávamos impossíveis. Boquiabertos, hesitamos. Mas eles continuaram. Desafiando nossa incredulidade. Muito tarde, reagimos. Saímos nas ruas, eles nos esconderam. Nos manifestamos, protestamos. Nos deletaram do presente virtual, das folhas […]
Mariana T Noviello
Mais matérias deste colunista
Rosiane Oliveira
11/08/2016 - 17h41
Não aceito! Nunca! Jamais! Mas as ruas estão vazias…
Celso Junqueira
11/08/2016 - 13h54
Vamos aceitar sim. A Dilma, quando deixar a Presidência definitivamente, irá fazer omeletes na Ana M. Braga e dará entrevistas para o Jornal Nacional. Afinal, é preciso se comunicar com o eleitorado, não é mesmo?
Francisco Alves
11/08/2016 - 11h51
ENTENDA A CRISE NO BRASIL
O Brasil é um dos celeiros do mundo e todas as suas commodities, desde a crise de 2011, estão com preços em baixa. Por outro lado às empresas, comandadas pela CNI, não conseguem concorrer no mercado globalizado, conduzida pela China. Portando, os industriais mais as oligarquias com o apoio da “Grande Mídia” formam as elites do Brasil – são 5% da população e detém 60% da riqueza do Brasil – TODOS ESTAM FALINDO E JUNTOS SÃO OS COMANDANTES DO IMPEACHMENT. Generalizando eles vivem nas “Tetas do Estado”, comandam cartéis, monopólios, oligopólios, são sonegadores de impostos e sempre comandaram “lobbys” de deputados e senadores que brigam por seus interesses – O OBJETIVO ESTÁ BEM CLARO: QUEREM AS EMPRESAS PÚBLICAS (DE PREFERENCIAS DOADAS) PARA CONTINUAREM SENDO RICOS – ELES SE PROCLAMAM OS “DONOS DO BRASIL”. A “Grande Mídia”, que são de 6 famílias que dominam todas as notícias no Brasil: Globo, Veja, Folha, Estadão, SBT, etc utilizam, em seus jornais, táticas de lavagem cerebral para manipular a sociedade para os seus objetivos: mentem, distorcem, direcionam, subvertem e repetem dezenas de vezes as notícias a seu favor – SEUS JORNALISTAS HIPÓCRITAS DEFENDEM AS OPINIÕES DOS DONOS DA “GRANDE MÍDIA” – OS INTERESSES DELES SÃO MESQUINHOS, SEM QUALQUER COMPROMISSO COM A NAÇÃO.
O problema do Brasil, que é assaltado há muito tempo pelas elites e pelos políticos eleitos por eles, não é a corrupção, uma possível ameaça Bolivariana e nem o tríplex na praia cafona do Guarujá. Tal fato revela o oportunismo dos ricos, a falta de apreço por nossas leis, por nossas instituições e o escárnio da democracia – CONHEÇO MUITA GENTE QUE TIRA TODOS OS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O BRASIL DOS JORNAIS DA “GRANDE MÍDIA” – IREI COMPLETAR A FRASE DO PENSADOR BRITÂNICO SAMUEL JOHNSON. “O PATRIOTISMO É O ÚLTIMO REFÚGIO DO CANALHA” RICO, ANÓDINO E IGNÓBIL DO BRASIL.
Atreio
11/08/2016 - 08h01
nunca aceitaremos. senadores deverão absolve-la pois não houve crime – não há outra escolha possível.
do contrário haverá convulsão social forte. o justo é DILMA VOLTAR!
temer preso! jucá preso! aecio preso! padilha preso! serra preso!
o futuro é nosso, o país tb. até a vitória, sempre!
Renato Franceschini
11/08/2016 - 00h03
Não entendemos? Nos calamos? Quem não entendeu foi a Dilma! Não nos calamos, estamos avisando desde 2012, golpe à vista! Agora …
Naor Moraes Melo
11/08/2016 - 07h39
Me desculpe Renato Franceschini, mas não entendeste nada! Avisar só não basta, participe ativamente, simples assim; não cobre o tudo de poucos pois o ato de cobra é muito fácil e cômodo! Abraços e não me interprete mal!
Renato Franceschini
11/08/2016 - 22h38
Naor Moraes Melo, talvez vc seja igual a Dilma, e também não teve capacidade para entender que nesses momentos, quem está no comando, tem que ter aquela força natural de reação e mobilização. Como o Brizola teve, ou mesmo o Lula teria caso tivesse sido o candidato em 2014. Mas a Dilma não aceitou ceder, e deu no que deu!
Marcio Marconato
10/08/2016 - 23h50
República Federativa Bananeira do Brasil
Biana
10/08/2016 - 23h30
Realmente a ousadia tem sido grande, mas não foi em vão os protestos. Querem matar no cansaço, mas não adianta,pois se fosse assim um operário nordestino e uma mulher torturada nunca teria se tornado presidentes dessa nação. Esse povo não é frouxo, já demonstrou isso várias vezes, e agora não é diferente.
A ‘mídia’ tem tentado esconder o povo, mas isso é impossível, o mundo inteiro viu e está vendo, cada vez mais.
André Bacci
11/08/2016 - 00h49
Mi mi mi mi mi mi mi
Helton Santana
10/08/2016 - 23h28
JÁ ACEITAMOS!!!
Biana
10/08/2016 - 23h30
De jeito nenhum, não aqui na minha cidade.
Ivan Filho
10/08/2016 - 23h12
Infelizmente a maioria das pessoas não liga. Não sabe. Pensam que não vai fazer diferença na vida delas. Só querem sentar e assistir a novela
Rodrigo
11/08/2016 - 00h49
Correto, e agora, eu acho que eles vao adulterar os softwares do sistema das eleicoes eletronicas, E’ preciso urgente auditoria externa presente em nossas eleicoes, que nao seja consultoria americana, mas da Alemanha, France ou Suica por exemplo. Senao vao perpetuarem no poder como em SP por mais de 20 anos. E os donos dos Golpe sao, com certeza : Globo-PSDB-Wall Street
Naor Moraes Melo
11/08/2016 - 07h42
Excelente análise, eles querem impor o modelo de SP. A volta da velha locomotiva! Desistir jamais e Temer nunca!