Menu

A dobradinha Globo, governo e Lava Jato para consolidar o golpe

Análise Diária de Conjuntura – 21/07/2016 Não subestimemos o golpe no Brasil. Ele é sofisticado. Aliás, devíamos ter orgulho disso. Países atrasados como a Turquia ainda sofrem golpes militares, conceitualmente toscos e por isso mesmo relativamente fáceis de serem vencidos. Nós, não. Nós somos um país avançado! Não creio que o governo da Turquia tenha […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Análise Diária de Conjuntura – 21/07/2016

Não subestimemos o golpe no Brasil. Ele é sofisticado. Aliás, devíamos ter orgulho disso. Países atrasados como a Turquia ainda sofrem golpes militares, conceitualmente toscos e por isso mesmo relativamente fáceis de serem vencidos. Nós, não. Nós somos um país avançado!

Não creio que o governo da Turquia tenha armado um golpe contra si mesmo, porque neste caso seria absurdo ele reprimir os golpistas que, em tese, seriam seus aliados. Mas ele pode ter estimulado os golpistas a tentarem a sorte, já imaginando a oportunidade de dar a volta por cima e se livrar de seus inimigos.

Por outro lado, como ele poderia prever que a população iria às ruas defendê-lo, e que mesmo os partidos de oposição cerrariam fileiras a seu lado, contra o golpe?

Enfim, o golpe na Turquia usou técnicas ultrapassadas. Um golpe moderno precisa seguir o modelo brasileiro: ser construído paulatinamente, para que se consolide de maneira hegemônica, antes, na opinião pública.

O golpe no Brasil simboliza uma nova era de golpes no mundo. Governantes que não forem palatáveis ao grande capital, serão destituídos por qualquer conspiraçãozinha vagabunda que consigam apoio dos parlamentos. E o apoio dos parlamentos, consegue-se com relativa facilidade quando se constrói uma boa campanha midiática.

Os parlamentares, à diferença de um presidente, não tem força individual para enfrentar a mídia.

Entretanto, o golpe no Brasil, mesmo sofisticado, tem seus defeitos e contradições. Justamente por ser tão sofisticado, ele precisa da mídia, por exemplo. Durante os primeiros dias de governo, a imprensa até tentou disfarçar, fazendo algumas críticas, derrubando alguns ministros. Era uma espécie de lua-de-mel às avessas.

Com Temer, a lua-de-mel não veio nos primeiros dias de governo e sim depois. De umas semanas para cá, temos testemunhado uma guinada impressionante da imprensa nacional.

A crise econômica acabou. Os jornalões agora estampam manchetes positivas e os colunistas econômicos destacam o retorno das boas expectativas.

A Lava Jato parece ter ameaçado o governo, nos primeiros dias, apenas porque ela notou que este alimentava a ilusão de impor um pouco de ordem ao golpismo judicial. Foi uma escaramuça entre golpistas. Já passou.

É um golpe sofisticado, mas depois de dois anos de Lava Jato, tudo se tornou bem previsível. Para amarrar a narrativa, as delações que envolvem tucanos são vazadas antes mesmo de acontecerem, num contexto bastante controlado. Assim a imprensa dá algumas manchetes: “fulano delatará Serra”, “sicrano delatará Aloysio Nunes”, “beltrano delatará Alckmin”. É divertido ver a imprensa sair do futuro do pretérito, quando abusava dos “fulano teria dito”, “sicrano teria relatado que viu um petista roubando uma velhinha cega”, para o uso do verbo no futuro. Com certeza, é uma evolução! Ela está mais confiante!

As delações da Lava Jato são como vírus contagiosos, que devem ser manipulados por uma equipe especializada, usando trajes especiais.

Hoje a equipe da Lava Jato comunicou à imprensa que tentará indiciar Lula por tentativa de obstrução da Lava Jato. A obsessão por Lula é algo impressionante. A Lava Jato vai atrás do sítio que Lula visitava, do apartamento que ele queria comprar, fica durante semanas vazando intimidades do ex-presidente, pratica todo o tipo de brutalidade contra ele e sua família, expondo telefonemas íntimos na grande imprensa, e quando o presidente tenta se defender, a Lava Jato tenta indiciá-lo por “obstrução de justiça”!

Que justiça, é importante se perguntar?

Não é preciso ser vidente para saber que as próximas semanas serão decisivas para Michel Temer.

A Lava Jato deve voltar a produzir conteúdo pró-golpe.

As torturas prisionais impostas à Marcelo Odebrecht, há mais de um ano preso na masmorra de Sergio Moro, e ao casal Santana (João e Mônica), devem ter sido intensificadas para que possam enfim produzir um ataque final – uma delação bombástica, mesmo que sem base em provas – antes da votação do impeachment.

(Atualização 22/07 10:35 AM: dito e feito! A tortura imposta não apenas a João Santana, mas sobretudo à sua esposa, já o fizeram admitir “caixa 2” na campanha de Dilma em 2010. São as manchetes de hoje. O golpe está garantido. )

Gilmar Mendes deve estar se movimentando, para oferecer também alguma carne às feras.

A Globo, enquanto isso, faz dobradinha com o ministro da Justiça sobre a prisão de “suspeitos de terrorismo”, em que meia dúzia de paspalhões cujo único crime foi acessar sites do Estado Islâmico, são oferecidos à mídia como bandidos perigosos.

Pior: o ministro da Justiça cita a deportação do professor de física da UFRJ e cientista Adlène Hicheur, um caso ridículo de falsa acusação, para afirmar à imprensa:

“Com a prisão deles e a deportação [do professor] nós afastamos os dois únicos focos, que já estavam sendo rastreados, de possibilidade ainda que remota de terrorismo das Olimpíadas”

ScreenHunter_227 Jul. 21 19.49

Ora, estamos diante de mais um factoide desonesto, uma dobradinha óbvia entre imprensa e governo para abafar qualquer debate político sobre as atrocidades em curso no Congresso contra direitos sociais e trabalhistas, por iniciativa do próprio Executivo

Em poucos meses, as violências contra indígenas e movimentos sociais cresceram de maneira apavorante, como sempre acontece após golpes de Estado como esse.

As perspectivas ambientais, por sua vez, são preocupantes, porque o governo tem substituído pessoal técnico, que milita na área há muitos anos, por velhas raposas da política partidária.

Tudo que a direita acusa a esquerda de fazer, como farra fiscal e aparelhamento, ela o faz numa magnitude inimaginável, até porque a esquerda, por ser estranha ao status quo, precisa estar sempre provando que é comportada. A direita não. A direita não precisa provar nada.

Daí que o governo Temer tem praticado uma farra de gastos inacreditável, e isso sem oferecer nenhum contraponto em termos de investimento em educação, em saúde, em infra-estrutura. A farra é toda para pagar a conta do golpe. O exemplo mais chocante é o reajuste de 41% para o judiciário, o setor do Estado cujos salários e benefícios já são completamente desproporcionais em relação ao resto do país e do próprio serviço público.

Compare a renda de um juiz, de um desembargador, com a de um professor universitário. Olha que eu disse universitário, porque se eu mencionasse um professor de ensino básico ou médio, a diferença seria ainda mais brutal, possivelmente a disparidade mais brutal do planeta.

Esse tipo de disparate não é debatido na imprensa, nem é mencionado pelo governo, de modo que o debate político parece ter sido sequestrado pelo consórcio golpista.

Não subestimemos também a hegemonia que eles construíram na opinião pública. Claro, eles se beneficiam de uma situação de estabilidade social que eles não ajudaram a criar.

As grandes cidadelas dos recursos públicos, que são as pensões previdenciárias e os gastos com saúde e educação, já começaram a ser saqueadas, mas talvez seja preciso alguns meses até que a população desperte para as violências de que está sendo vítima.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Roger Souza

22/02/2017 - 11h31

vc E louco e psicopata

odorico nilo

22/07/2016 - 08h55

Poder é para ser exercido. Temer, ao menos à Dilma, ministra uma verdadeira aula de como se governar.

Delano SS

22/07/2016 - 07h50

A comunicação de esquerda é muito fraca e a direita se aproveita ganhando espaço em vídeos e vlogs no YouTube, são os youtubers de direita. E a verdade é que o jovem não perde tempo lendo nada ele quer alguém falando tudo mastigado.
Miguel do Rosario e o Cafezinho deveria estar no YouTube gravando vídeos comentados, usando a criatividade para levar a informação para o maior número de pessoas, e não é difícil isso, nem custa um centavo. Basta criar um canal no YouTube , e pegar os texto e comentar sobre ele , um vídeo ali curto de 5, 10 minutos já seria suficiente, e no YouTube se inscrever em diversos canais de variados assuntos populares , fazendo um auto propaganda na caixa de comentários de canais populares dos outros , quem for comentar vai ver é terá curiosidade de clicar e assistir. Os blogueiros progressistas tem que ser mais espertos e usar da mesma arma que a direita vem usando ou perderá o debate e guerra para os fascistas de direita que a cada dia ganham mais adeptos por puro comodismo e atraso da esquerda.

    label vargas

    22/07/2016 - 10h17

    perfeito.
    Espero que este comentário apareça ,os outros dois que postei sumiram

Jose Carlos Silva

22/07/2016 - 07h10

Os verdadeiros “TERRORISTAS” estão em Brasília.

Donizetti

22/07/2016 - 04h33

Bom, se a chamada direita vem fazendo papel dela, agindo sem observar qualquer tipo de regra dita “legal” ou seja, agindo como qualquer bandido agiria para obter seu intento, pergunto: qual é o papel da esquerda numa situação destas? Ficar se lamentando e aguardando um surto complacente de consciência desta mesma direita ou deve agir como um grupo protagonista?

renato andretti

22/07/2016 - 00h59

vamos começar a escrever nos sitios nossos..
todo dia…
MUJICA EM CURITIBA.
MUDOU LUGAR, NÃO É MAS
APP.
Agora é no Circulo Militar…a procura
foi grande, por isto da mudança..
na quarta feira seguinte…
estaremos lá
E Dilma e LULA
na feira Agroecologica ….em Curitiba..

Messias Franca de Macedo

21/07/2016 - 23h37

ATENÇÃO NAÇÃO DO BEM

A prova de que o casal Santana foi ameaçado por prisão perpétua, confisco de bens e outras atrocidades!
Entenda

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

(…)
JÁ SEI DE TUDO
O casal gozava da intimidade de Dilma Rousseff e participou também das campanhas de Lula. Mas boa parte do que Mônica tem dito já seria de conhecimento dos investigadores e teria, para eles, pouco valor.
(…)
21/07/2016

CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]:http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2016/07/1793750-delacao-de-mulher-de-joao-santana-na-lava-jato-passa-por-momento-delicado.shtml

    Messias Franca de Macedo

    21/07/2016 - 23h38

    Imediatamente à leitura do texto, eu escrevi:

    Na fantástica (sic) Republiqueta Morina,
    a Lei da ‘Guantánamo do Paraná’ – para os(as) inimigos(as), por óbvio – é mais ou menos a seguinte:
    “A sua prisão perpétua somente seria revista [ainda assim, apenas revista!] caso você conte tudo o que sabe! E se o que tu sabes não for o suficiente para aquilo que nos interessa, trate de narrar o que não sabe, contanto que seja o que nós almejamos nas ‘nossas laboriosas e profícuas [Risos] investigações’”!
    Um exemplo da tradução fática:
    [Ah dileto(a) leitor(a), atente também para a, digamos, sutileza do ‘momento delicado’ “enxertado” no título da matéria!]
    Delação de mulher de João Santana na Lava Jato passa por momento delicado
    A delação de Mônica Moura, mulher do publicitário João Santana, passa por um momento difícil. De acordo com interlocutores do casal, ela simplesmente não teria mais o que entregar para os investigadores da Operação Lava Jato, que alimentavam grande expectativa sobre o que poderia vir de seu baú.

      Messias Franca de Macedo

      21/07/2016 - 23h53

      Temer sanciona reajuste de 41,5% para Judiciário sem vetos

      Postado em 21 de julho de 2016

      (…)

      FONTE LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/temer-sanciona-reajuste-de-415-para-judiciario-sem-vetos/

      LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

      … Enquanto isto os servidores públicos do estado da Bahia, entre outras unidades da federação, estão há quase três anos amargando reajuste de 0%.
      O reajuste de 41,5% para o IMUNDO ‘Judi$$$iário’ ‘braZ$&leiro’ somente não é mais um motivo para o impeachment do (A)moral LIBANÊS vice-presidente usurpador decorativo porque é golpe!
      E o golpe mais vagabundo &$ mais salafrário &$ mais descarado da história mundial!
      A cara também desta criminosa lesa-pátria ‘Câmara dos 400 [ou mais!] dePUTAdos(as) picaretas federais’!

    Messias Franca de Macedo

    21/07/2016 - 23h39

    Delação de mulher de João Santana na Lava Jato passa por momento delicado
    A delação de Mônica Moura, mulher do publicitário João Santana, passa por um momento difícil. De acordo com interlocutores do casal, ela simplesmente não teria mais o que entregar para os investigadores da Operação Lava Jato, que alimentavam grande expectativa sobre o que poderia vir de seu baú.
    JÁ SEI DE TUDO
    O casal gozava da intimidade de Dilma Rousseff e participou também das campanhas de Lula. Mas boa parte do que Mônica tem dito já seria de conhecimento dos investigadores e teria, para eles, pouco valor.
    (…)

label vargas

21/07/2016 - 23h44

Discordo do qualificativo de sofisticado dado ao golpe.Ele foi, se ao “trabalho” da mídia nos referimos,absolutamente grosseiro,ordinário,sem nenhuma sutileza.Mas por que ele teve tanto peso?…o povo.Fui testemunha na Argentina na década de 90 das tentativas golpistas dos carapintada e da certeza que as pessoas tinham da necessidade de manutenção da democracia.E conseguiram.
No Brasil temos uma grande parcela da sociedade sem conhecimento nem experiência de vida política ,somamos a isso as antigas mazelas da nossa sociedade,racismo,desprezo pelos pobres,ignorância,egoísmo, ingratidão.Ingratidão sim,quantos cidadãos deste país foram beneficiados com os governos do pt??a maioria.Acesso a educação.ao consumo,a casa própria,a uma melhoria geral na sua vida e quando chega a hora de defender o governo que proporcionou isso ,fica do outro lado???Sou dos que acreditam na responsabilidade individual,não adianta continuarmos a pensar em seres despossuídos de capacidade mental,vitimizando-los.São seres pensantes que devem assumir uma atitude crítica e para isso não é necessário escola, que falar daqueles que tiveram acesso a educação!
Conclusão a maioria do povo merece o que está acontecendo e o pior, …que ainda virá.

Maria Thereza G. de Freitas

21/07/2016 - 22h10

a sociedade não despertará. voltará ao status quo ante, de gado proto para o abate como foi por 500 anos quase ininterruptos. vai pensar que os 13 anos de governo à esquerda foram um sonho; que quase chegar a ter direitos de cidadania foi delírio; que poder pensar num futuro um pouco mais distante, além da próxima refeição, foi ilusão. Se o senado compactuar com esse golpe, não teremos a que nos agarrar por muitos e muitos anos.

Ricardo Oliveira

21/07/2016 - 21h56

População alienada, juventude consumista, elite vendida, empresários mamando nas benesses do governo, sonegação encoberta, estado trabalhando para o mercado financeiro, classe média sem ideais reais de sociedade, mídia fraudulenta e manipuladora, informação distorcida dia a dia, classe política totalmente desmoralizada, judiciário olhando para o umbigo e querendo mais grana, a esquerda apoiando a eleição do Rodrigo Maia, os partidos de esquerda sem rumo, nas universidades não há questionamentos só greves por salário, este país está entregue a própria sorte, espero que ainda haja tempo de acordar para não sermos escravos da globalização financeira sem termos um futuro como nação.

Denise Vírgula

21/07/2016 - 21h53

O fim o Ministério da Previdência foi motivo suficiente para parar o Brasil. E nada


Leia mais

Recentes

Recentes