Menu

A relação da 31ª fase da Lava Jato com a nova rodada de privatizações que vem aí

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho A semana começa com a 31ª (sim, trigésima primeira) fase da operação Lava Jato. Foram expedidos um mandado de prisão preventiva, quatro de prisões temporárias, sete de condução coercitiva e vinte e três de busca e apreensão. O único mandado de prisão preventiva é destinado ao ex-tesoureiro do PT Paulo […]

30 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

A semana começa com a 31ª (sim, trigésima primeira) fase da operação Lava Jato. Foram expedidos um mandado de prisão preventiva, quatro de prisões temporárias, sete de condução coercitiva e vinte e três de busca e apreensão. O único mandado de prisão preventiva é destinado ao ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira, que já havia sido preso no último dia 24, na operação Custo Brasil, “filial” da Lava Jato em São Paulo. Mandar prender preventivamente quem já está preso virou mais um padrão de autoritarismo made in Curitiba. A manchete envolvendo alguém do PT para figurar em destaque nos sites da mídia monopolizada está garantida. Sérgio Moro acumula as funções de juiz, herói coxinha e editor de portal.

A mais nova operação da Lava Jato foi batizada de “Abismo”. A PF explica: “Abismo é uma referência utilizada para a identificação desta nova fase da operação policial e remete, dentre outros aspectos, às tecnologias de exploração de gás e petróleo em águas profundas desenvolvidas no CENPES, mas também à localização das instalações (Ilha do Fundão) e a demonstração que esquemas como estes identificados levaram a empresa aos recantos mais profundos da corrupção e da malversação do dinheiro público”.

A parte do “recantos mais profundos da corrupção” é somente sensacionalismo rasteiro e ridículo. Mas a referência às tecnologias de exploração de gás e petróleo em águas profundas permite-nos uma boa reflexão. A Petrobras é referência mundial nesse tipo de exploração. Por meio da tecnologia de exploração em águas profundas desenvolvida pela estatal brasileira foi descoberto o pré-sal, maior reserva de petróleo encontrada no século XXI no planeta.

A PF batizar uma operação policial fazendo referência a um dos grandes méritos da Petrobras é simbólico da falta de responsabilidade de Moro, PF e MPF. Enquanto na Europa e nos EUA a punição a grandes empresas envoltas em corrupção se dá com todo o cuidado em relação aos possíveis efeitos sociais e na economia do país – por isso o foco é em multas e punição dos executivos -, a Lava Jato simplesmente tenta destruir as empresas investigadas. Boa parte da queda no PIB nacional e do aumento do desemprego foi causada pela operação. A sanha punitivista irresponsável é tanta que até a tecnologia de ponta desenvolvida pela Petrobras vira referência para nome de operação policial.

É apenas o mais recente capítulo da campanha de desmoralização da estatal empreendida há anos pelo conservadorismo brasileiro. Essa tentativa recorrente de diminuir o valor das instituições públicas perante a sociedade deve ser vista no contexto da estratégia clássica da direita tupiniquim: desmoralizar tudo que é público para vender a ideia de que a única solução possível é a privatização. O velho neoliberalismo, criticado até pelo FMI há poucos dias, não sai de moda no Brasil. Temer já avisou que vai privatizar tudo, “na medida do possível”. Caso o golpe seja consumado no Senado podemos esperar mais uma rodada de negociatas escusas e derretimento do patrimônio público. Bem-vindos aos anos 90.

 

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jó Ge

06/07/2016 - 02h59

A direita não sobrevive sem o Estado. Se privatizar “tudo” será obrigada a recriar ou inventar novas empresas estatais para ter de onde tirar o lucro. Esse papo de Estado Mínimo só vale para os pobres, ou seja, o que sobrar de Estado ficará reservado para os ricos.

Paulo Prado Queiroz Filho

04/07/2016 - 21h46

A babaquice e falta de escrúpulos de dimensões abissais.

JOHN J.

04/07/2016 - 22h03

DOUTOR MORO DA PF, QUEM É O GRIZZO, AMIGO DO TEMER E SEU VELHO CONHECIDO DE OUTROS PROCESSOS?
Moro, quem é o Grizzo, amigo do Temer?
http://www.conversaafiada.com.br/politica/moro-quem-e-o-grizzo-amigo-do-temer
http://www.tijolaco.com.br/blog/quem-e-o-grizzo-da-argeplan-e-do-michel-temer/
PROPINA DO GOLPISTA TEMER. JANOT, MORO: E O CORONEL LIMA?
Surgem imagens do processo que acusou Temer de receber propina em Santos.
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/propina-do-temer-janot-moro-e-o-cel-lima
http://jornalggn.com.br/noticia/processo-que-acusou-temer-de-receber-propina-em-santos-e-divulgado

C.Pimenta

04/07/2016 - 21h10

SANTAYANA: O STF E O IMPÉRIO DA LEI

http://www.maurosantayana.com/2016/07/o-stf-e-o-imperio-da-lei.html

Luiz

04/07/2016 - 19h31

quem sera o chefe do moro?…(alem dos Marinho)..

    Luiz Carlos

    04/07/2016 - 19h54

    Certamente começa com U, continua com S e termina com A. Fácil, lá onde ele fez seus cursos de aperfeiçoamento para detecção de … oportunidades.

    JOHN J.

    04/07/2016 - 21h06

    Quem é que manda no Moro. A quem ele deve respeito hierarquico e obedece cegamente?
    Será a um ministro do STF que é considerado politico do PSDB?

    Pinheiro CFC

    05/07/2016 - 10h08

    Olha a babaquice que voces estao falando, o cara fazendo um servico ao Brasil, correndo riscos de ser retaliado a vida inteira e ainda tem que aguentar zé manés como vocês. Uma coisa é defender o Lula, a Dilma(vai ententer)… outra coisa é acabar com um processo desse, o cara deu a cara a tapa.

Messias Franca de Macedo

04/07/2016 - 13h20

… O infame DEMoTucano militante “juiz” sérgio ‘mor(T)o’ sabe o que também sabe o libanês anão (A)moral sem pescoço usurpador decorativo dos nazigolpistas:
o golpe mais vagabundo &$ descarado da história mundial está dado!
E o *presidente da Comissão Inquisitorial do ‘golpeachment’ naquele antro/covil senatorial está literalmente ‘desMOROlizado’!
*E também presidente, pasme, da [suposta!] suprema corte do país!
Corte suprema o Caralho!

Entenda mais um pouco da bandalheira que somente não é trágica porque é golpe!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

TEMER PROMETE MEDIDAS IMPOPULARES NO PÓS-GOLPE

Em discurso a representantes do agronegócio nesta segunda-feira 4, o presidente interino anunciou que “a partir de certo momento começaremos com medidas impopulares”, sinalizando que, antes de se consumar o processo de impeachment, só haverá pacote de bondades, como já vem sendo feito; ele também indicou que já conta com a conclusão do afastamento da presidente Dilma Rousseff ao fazer planos para “depois de agosto”, quando deve ocorrer a votação no Senado; “Logo depois de agosto, eu pretendo viajar por vários países para incentivar investimento estrangeiro no Brasil”, disse

04 DE JULHO DE 2016 ÀS 12:08

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/241963/Temer-promete-medidas-impopulares-no-p%C3%B3s-golpe.htm

    Messias Franca de Macedo

    04/07/2016 - 15h43

    Mais um escândalo dentro do [mega]escândalo nazigolpista!
    E a “Justiça” da IMUNDA Casa Grande &$ da ecumênica plutocracia genocida cada vez mais ‘autodesMOROlizada’!

    $$$$$$$$$$$$$$$$

    (…)
    EM CASA
    Michel Temer foi homenageado com um jantar (terça-feira, 28), pelo ministro João Otávio de Noronha, do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Entre os convidados estavam os ministros do STF Gilmar Mendes e Dias Toffoli, o chanceler José Serra (PSDB/SP) e o senador Aécio Neves (PSDB/MG)
    (…)

    Por jornalista Mônica Bergamo
    em
    ‘Eduardo Cunha levava Funaro para encontros com milionários do PIB em São Paulo
    04/07/2016 02h00

    FONTE [IMUNDA!]: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2016/07/1787846-eduardo-cunha-levava-funaro-para-encontros-com-o-pib-em-sao-paulo.shtml

      Messias Franca de Macedo

      04/07/2016 - 16h10

      Doleiro diz ter vídeos que provam negociação de propinas para PMDB
      Preso, Lúcio Funaro diz que operava um esquema que recolheu 100 milhões de reais para o partido

      Por: Thiago Bronzatto e Daniel Pereira 01/07/2016 às 21:48

      Lúcio Bolonha Funaro diz que gravou imagens de tudo o que se passou em seu escritório nos últimos anos. Os vídeos mostrariam visitas de políticos do esquema do PMDB, cuja cúpula, da qual fazem parte Eduardo Cunha e Renan Calheiros, está na mira da Lava-Jato

      (…)

        Messias Franca de Macedo

        04/07/2016 - 16h10

        FONTE: um veículo do PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

Laucidio Rosa da Silva

04/07/2016 - 13h02

AFINAL SO TEM TESOUREIRO DO PT PARA SER PRESOS? E DO PMDB, DEM, PSDB, PPS, ETC?????

    Pinheiro CFC

    04/07/2016 - 17h48

    O governo atual é do PT/PMDB caso não saiba Laucidio. Quem tem o poder são eles, não que nao tenha corrupção em todos, mas quem se esbaudou foi o PT/PMDB

    Octavio Filho

    04/07/2016 - 20h49

    A extrema-direita é desonesta. Eles não são contra a corrupção. São contra pobres, negros e nordestinos. Todas as falcatruas dos partidos e políticos que eles defendem são ignorados pelo Judiciário. Realmente é cômico e trágico eles acharem normal que apenas os tesoureiros do PT sejam presos, quando o dinheiro arrecadado para eleição para todos os partidos vieram das mesmas empresas. Por isto que eu sempre digo e provo, que conversar com um coxinha é perda de tempo. Tem que avisar a estes imbecis que antes do governo do PT, o PSDB era governo federal e recebeu doação das empresas investigadas, que também delataram os políticos por crimes daquela época. Além disto, atualmente os governos estaduais (ressaltando o de São Paulo) contrataram as empresas investigadas. Realmente, para a pessoa votar num partido como o PSDB tem que ser muito ignorante ou mau caráter. E ainda ficam vomitando neste blog as suas tolices, que apenas um perfeito idiota igual a eles, poderá concordar.

Jorge Milan

04/07/2016 - 12h20

Com esse governo interino estamos ferrados, pois será vendido todo nosso patrimônio. Queria saber se esses coxinhas venderiam seu único ganha pão para conseguirem melhorar de vida. É isso que está para acontecer, pois uns dos grandes meios, se não o mais importante, são as empresas estatais. Elas é que possibilitam capitalizar um país, assim como as empresas nacionais, repito, EMPRESAS NACIONAIS, isto é, empresas brasileiras. Multinacionais não se preocupam com o país onde elas atuam.

Messias Franca de Macedo

04/07/2016 - 12h11

… Enquanto isto,
o usurpador idiota continua vendendo o Brasil a preço de parlamentares crimino$$$o$$$!
Entenda mais uma ação criminosa do irresponsável que se caga de medo de uma solitária numa penitenciária de segurança máxima!!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

TEMER MULTIPLICA POR 12 DISTRIBUIÇÃO DE EMENDAS PARLAMENTARES

Em junho deste ano, o interino Michel Temer destinou R$ 669 milhões ao pagamento de emendas parlamentares; para se ter uma ideia do que isso representa, no mesmo mês do ano passado, o valor foi de R$ 57 milhões; segundo analistas, os cofres foram abertos para que Temer consiga o apoio de parlamentares para consolidar o impeachment

04 DE JULHO DE 2016 ÀS 05:34

(…)

Rodrigo

04/07/2016 - 11h46

Para aqueles coxinhas entreguistas globobotizados que acham que privatizar é solução.
Vamos lá, Quem quebrou os sistema financeiro internacional em 2008? Uma Estatal? Quem causou aquele desastre de óleo na costa oeste do Mexico e USA? Uma estatal? O maior desastre ecologico do Brasil em Mariana-MG, foi causado por uma estatal? O rombo do trensalão, qual a empresa corruptora? Uma estatal? O Petrolao, quem foram os corruptores? Uma estatal? Quem socorre o sistema financeiro quando quebra? O Estado. Chega de falacias.
Eu conheço muitos coxinhas concursados que trabalham no governo Federal, nunca vão perder seus empregos, são em sua maioria a favor das privatizações. Veja o egoismo e a hipocrisia desta gente. Eles querem a terceirização para os outros, eles querem os baixos salários para os outros. Eles querem o fim do décimo-terceiro salário para os outros, eles querem a escravidão para os outros. E eles sempre ficarão nas tetas do erário. Que tal privatizar todo o serviço público? Típico coxinhas, para eles os brasileiros não são todos irmãos e não deveriam usufruir das riquezas de nossas reservas naturais. Bando de traidores facistas.

    Biana

    04/07/2016 - 23h05

    E quem disse que o serviço público não é repleto de terceirizados?
    A diferença é que os do serviço público vivem no paraíso da terceirização. As terceirizadas (o CNPJ) são substituídas nas licitações, mas as pessoas são vitalícias. São apadrinhadas que têm lugar garantido, e se a terceirizada não honrar seus direitos trabalhistas, não há problema, pois a contratante, por ser co-participante, arca com as despesas. Estes terceirizados de luxo, estão lá para garantir que sempre seja dado um jeitinho de solucionar qualquer pendência dos padrinhos. Estes terceirizados, ao contrário dos concursados, não tem restrições, podem ter outros empregos e até serem empresários, inclusive com conflito de interesses…. Estes terceirizados, não são explorados como a maioria, muito pelo contrário, ganham mais do que os concursados de nível superior. Quando são lançados os concursos, as vagas têm o perfil desenhado no molde dos terceirizados de luxo. Haverá a pontuação por tempo de experiência premiando quem a detiver especificamente no exercício da função no âmbito da administração pública…..e quem sairá na vantagem ? O terceirizado de luxo ou o comissionado.
    Este será o “concursado” que baterá panela, um autêntico coxinha, e não aquele que conseguiu a vaga com muito esforço e que teve a sorte milagrosa de ser chamado, para contrariar o “dono” da vaga.

    johony

    05/07/2016 - 08h35

    Para corroborar com vc, a VALE destruiu um rio que abastece 2 estados, e ela foi privatizada com um valor irrisório de mercado.

Pinheiro CFC

04/07/2016 - 11h20

Chega a ser vergonhosa a matéria, caro autor. Ao invés de criticar os verdadeiros responsáveis pelo rombo na empresa, criticam as pessoas erradas. Agora o culpado é o investigador e não o investigado. E outra, a Petrobras nunca foi “nossa”, ou eu posso chegar la e querer minha parte das ações ? Espero que um dia, caro autor, você possa nos trazer uma matéria criticando as ações dos BANDIDOS que ROUBARAM milhões da Petrobras e não de quem esta investigando estes roubos.

    Ulisses Silveira

    04/07/2016 - 11h52

    Vai interpretar texto vagabundo. Leia o que ele escreveu. “Enquanto na Europa e nos EUA a punição a grandes empresas envoltas em corrupção se dá com todo o cuidado em relação aos possíveis efeitos sociais e na economia do país – por isso o foco é em multas e punição dos executivos -, a Lava Jato simplesmente tenta destruir as empresas investigadas. Boa parte da queda no PIB nacional e do aumento do desemprego foi causada pela operação”. São por causa de canalhas como você que este pais vai voltar a ser bananal com era na década de 90. Mas espero que o castigo volte a cavalo. Você deve ter filhos e netos. E eles vão pagar o pato por um pais estúpido e idiota!

      Anderson Dutra

      04/07/2016 - 12h43

      Pois é, se for pensar fica louco, até as empresas que apoiaram o nazismo na segunda guerra continuaram no mercado devido o interesse nacional..

      Sem contar que nenhum país entrega reserva de petróleo, nenhum…

      Pinheiro CFC

      04/07/2016 - 17h46

      É Ulisses, infelizmente vocês não tem argumento e parte para o xingamento. Só pra deixar claro, não denegri a pessoa e sim a matéria em si. Você prefere que estas pessoas(Ladrões) fiquem impunes? Tem como fazer punição e não manchar a empresa? Não fale de EUA nem Europa(e olha que a coisa ta feia na Europa heim), com certeza voce só conhece de ouvir falar nestes paises, pois estes não são grandes parametros pra niguem viu. E falando em EUA, se fosse la, o PT inteiro e grande parte do PSDB ja estariam todos na cadeia e não teria militante VAGABUNDO defendendo, pois iriam passar vergonha tambem.

Maria Thereza G. de Freitas

04/07/2016 - 11h15

a fazenda já está contando com 30 bi da privatização da cef, irb, entre outros. o usurpador comprando o congresso, multiplica por 12 o valor das emendas parlamentares. sabe-se lá o que está prometendo com o $ da privataria 2 – agora é prá acabar mesmo. A MP 727/16 já tem comissão pra analisa-la. Se tudo isso for aprovado, no futuro imediato não teremos nem um farrapo pra recomeçar

    Biana

    04/07/2016 - 23h12

    Então, é o caso de sacar todo o dinheiro que houver na cef?

      Maria Thereza G. de Freitas

      05/07/2016 - 08h16

      agora é a caixa seguridade.

renato andretti

04/07/2016 - 10h26

O que LULA e DILMA falam sobre isto..
E Rui Falcão..

    Ulisses Silveira

    04/07/2016 - 11h54

    O que mais podem falar contra um judiciário e mídia corrupta? Tamos ferrados cara. Não adianta vir com logo de Che Guevara.


Leia mais

Recentes

Recentes