Em entrevista ao jornal argentino Página 12, o linguista e ativista político Noam Chomsky, um dos maiores intelectuais dos Estados Unidos, afirmou que “é justo considerar o que aconteceu no Brasil como um “golpe de Estado brando”, sem dúvida bem vindo em Washington, e com apoio dos Estados Unidos.
Abaixo, tradução do trecho da entrevista (que mereceu a manchete do Página 12) em que Chomsky aborda a política brasileira.
Página 12: Que reflexão merece a situação no Brasil, após a votação em favor do início do juízo político contra Dilma Rousseff?
Não há dúvidas que muitos delitos foram cometidos pelas elites políticas e econômicas, em todo o espectro. E por conseguinte, quem os cometeu devem ser castigados. Dilma é uma das poucas lideranças políticas que está aparentemente isenta da acusação de atuar em benefício próprio. As acusações contra ela são muito limitadas e não merecem um juízo político, seguramente não em mãos de um bando de ladrões, tal como já registrou inclusive a imprensa internacional. É justo considerar o que aconteceu no Brasil como um “golpe de Estado brando”, sem dúvida bem vindo em Washington, e com apoio dos Estados Unidos.”
Touché, mestre!
Aliás, leia resenha do Cafezinho sobre um excelente documentário, em cartaz no Netflix, com Noam Chomsky.