Comentário do blog: O Cafezinho, para registro histórico, reproduz os textos publicados hoje no blog do Planalto pelo governo interino.
É um pouco assustador pensar que o bando que tomou de assalto o governo agora tem, além da grande mídia que o pôs lá, a estrutura pública do Executivo.
Por outro lado, é mais uma lição para a esquerda: quantas centenas, quiçá milhares de vezes este blog não alertou, quase desesperadamente, para a necessidade de incrementar a interação política do governo com a população?
Mais tarde, teremos oportunidade para fazer as críticas necessárias para entender como chegamos até aqui. O blog não é adepto de nenhuma teoria do silêncio: na política do século XXI, as coisas devem ser feitas às claras, inclusive as críticas, que são essenciais não apenas para compreendermos o passado, mas sobretudo para estabelecer, desde já, novas diretrizes para o futuro.
E para isso não adianta fazer críticas apenas aos capas pretas de partidos e sindicatos: todos precisam participar das críticas, para que elas sejam filtradas e debatidas democraticamente com a população.
Adiante-se que a entrevista de Michel Temer está prenhe de mentiras, porque se a estrutura do Estado foi violentamente desmantelada, é claro que haverá impacto profundo sobre a educação e a saúde.
As entrevistas de Temer visam iludir a opinião pública e ganhar mais tempo para que o golpe não sofra mais arranhões no Senado.
Nem o governo de oposição mais radical faria algo parecido ao que fez Michel Temer, eliminando bruscamente ministérios, secretarias, departamentos inteiros, promovendo demissões em massa. É claro que uma atitude assim resultará numa enorme instabilidade na relação do Estado com a população.
As políticas sociais do governo não são impostas, como faz Temer, e sim fruto de um longo diálogo com as forças sociais. O jeito melífluo com que, nas entrevistas, Temer esconde isso, faz jus à fama de membro de seita satânica.
Não é surpresa nenhuma também que nenhum repórter faz as perguntas mais difíceis ao novo presidente. O pacto em prol do golpe é absolutamente hegemônico na grande imprensa.
***
Temer reafirma manutenção de recursos para Saúde e Educação em entrevista ao SBT
Em entrevista concedida ao canal de televisão SBT na noite de quinta-feira (2), o presidente interino Michel Temer reafirmou que, na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que o governo está enviando ao Congresso Nacional para limitar os gastos públicos, as despesas com Saúde e educação continuarão nos atuais patamares.
“Acho importante porque Saúde e Educação são pontos fundamentais, são 31% das despesas. Você tem 69% que pode ser modificado, pode ser restringido. Mas Saúde e Educação são importantes para o País. E, com isso, também eu tiro um discurso que equivocadamente se fez de que, na verdade, a minha intenção era reduzir o tratamento da Saúde e da Educação”, declarou.
A PEC faz parte de um pacote de medidas do novo governo para retomar o crescimento econômico do País, que conta ainda com uma reforma da Previdência, incentivos a investimentos e melhoria na governança de fundos de pensão das estatais, entre outras. O esforço, diz Temer, é para, no final do seu governo, entregar um País equilibrado na política e na economia.
“Um País nos trilhos, em que as pessoas possam dizer ‘agora vai’. Eu quero significar que uma coisa que nós temos de fazer neste momento é ter esperança, fazer renascer a confiança”.
O presidente falou sobre outras medidas que o governo vai tomar para movimentar a economia. Citou a necessidade de se criar incentivo para os investimentos privados, atuando assim para a redução do desemprego. E exemplificou com a contribuição que o programa Minha Casa Minha Vida pode trazer. “Reabrir realmente a construção civil pode dar muitos empregos e isso movimenta a economia. São medidas pontuais, mas que têm uma boa repercussão e uma boa compreensão popular”.
Previdência
Para Temer, uma reforma na Previdência é fundamental para dar segurança aos trabalhadores e saúde financeira ao governo. “Eu concordo com a seguinte ideia: ou você reformula a Previdência no País ou, daqui a alguns anos, mesmo os pensionistas, aqueles que recebem da Previdência Social, terão dificuldades. Isso é em benefício do próprio cidadão que, no futuro, vai se aposentar”, explicou.
O presidente defende que seja estabelecida uma idade mínima, em equilíbrio com o tempo de contribuição, e que haja faixa de transição. “Nós não queremos prejudicar aqueles que já estão no mercado de trabalho. Eu vejo que o ministro [da Fazenda, Henrique] Meirelles fala muitas vezes em regras de transição. Se for necessário, nós estipularemos regras de transição”.
Reajuste aos servidores
Respondendo sobre a aprovação, na madrugada da quinta-feira (2) na Câmara, de um conjunto de projetos que tratam do reajuste aos servidores nos três poderes, Temer destacou que a medida, de um lado, pacifica a relação do governo com as várias categorias de servidores durante os próximos anos. “É um aumento desejado há muito tempo”, lembrou.
E por outro lado contribui para o ajuste fiscal, necessário para a retomada do crescimento econômico, visto que os percentuais de correção estão adequados à nova regra de limitação dos gastos públicos proposta pelo governo. “É um aumento discreto, que quase não cobre a inflação. Está previsto no Orçamento, não há imprevisão orçamentária. E não vai causar nenhum distúrbio nem neste ano, nem nos próximos anos”.
Leonardo Santos
07/06/2016 - 14h35
Vagabundo sem vergonha! Mentiroso!
Quer desvincular as verbas da saúde e da educação pra gastar a MESMA COISA? Então… pra quê, cargas d´água, esse cretino quer desvincular as receitas?
#foraTemer
#guilhotinaJá!
Eliane Barroso
04/06/2016 - 15h34
Não tem jeito!!!! Impossível dar aval aos bandidos usurpadores de poder, a esse governo ilegítimo e no olho da corrupção!!!!
maria nadiê rodrigues
04/06/2016 - 09h28
A próxima entrevista será com qual empresa de comunicação mesmo? Deixe-me pensar um pouco…
Daniel
04/06/2016 - 03h56
Este jornalista do SBT, Mr. Alencar nao passa de um tucano enrustido.
Rachel
04/06/2016 - 02h36
OS golpistas vão cair, vão cair, vão cair.
Dia 10/06 todos nas ruas, nas ruas, nas ruas. Faixas, cartazes, bandeiras. rostos com pinturas
indígenas de guerra, latas, panelas e tudo o mas que nossa fértil imaginação produzir.
Mairton Barros
04/06/2016 - 02h35
O Silvião tinha “ordenado” que o SBT fosse tipo Pôncio Pilatos… Mas a Chantagem e s ameaças vieram rápido…
Ou entrevista o Zé Botox Tic Nervoso…ou sofrerá consequências nada agradáveis…
Luna Araujo
04/06/2016 - 00h21
Quando vejo temer o instinto é de vômito. Nunca imaginei que um dia nosso país tivesse uma aberração desse tipo na presidência da Republica.
Daniel
04/06/2016 - 04h06
Uma mumia, um zumbi das trevas da idade media, a cara de nossa direita. Ele esta na ficha suja, condenado sem poder concorrer para cargos publicos. Se ele esta nesta condicao, porque a lei permite ele continuar na Presidencia?
Wilma Lopes Ruas
04/06/2016 - 13h19
É o que me pergunto todos os dias, e a tal de ficha limpa? Não pode concorrer para cargos públicos, mas pode ser presidente do país.Só queria entender.
Ben Alvez
04/06/2016 - 00h19
Fora, Temer!
https://goo.gl/2Ktj1L
Fabiana
03/06/2016 - 22h58
Quando este sujeito se olha no espelho, ele sabe que ele é uma farsa. Ele sabe que não é o verdadeiro presidente do Brasil. Ele sabe que não é reconhecido nem aceito, por isso não fez sequer uma aparição em público. Ele sabe que não tem decência, que não é digno. Ele sabe que não está a altura de usar a faixa presidencial do Brasil, ele sabe que é medíocre.
Todos sabem que ele é um fiasco.
Daniel
04/06/2016 - 04h07
Um dracula, parasita covarde e traidor da patria. Um vassalo da elite sordida e atrasada. Nao podemos aceita-lo uma semana a mais, Fora Temer, Nao ha o que temer de Temer, VazaFacista,
Alexandre Moreira
03/06/2016 - 22h25
Peço desculpas à redação de ocafezinho mas só consegui ler metade da reportagem. Nada que vem do Temer pode dispertar algum sentimento positivo, é pura armação e más intenções. Cheguei na metade da reportagem e não consegui prosseguir estava me fazendo realmente muito mal.
Leonardo Santos
07/06/2016 - 14h37
Coragem, amigo… precisaremos de estômago forte pra resistir aos próximos anos…
Alexandre Moreira
07/06/2016 - 14h43
Você está certo Leonardo.
“Hay Que Endurecer, Pero Sin Perder La Ternura Jamás”
Maria Elisa Silva
03/06/2016 - 21h41
Melhorar imagem? Nem que nasça novamente! Nem com Pitangui em ação, nem que passemos todos por hipnose, nem que contrate o melhor marketeiro do planeta,nem, nem, nem, nem, nem…
Odara
03/06/2016 - 21h04
Mentiroso!
Marivane
03/06/2016 - 20h50
UMA ENTREVISTA QUE CHEIRA A NOJO. CHEIA DE MIMI
James Ferreira Gressler
03/06/2016 - 21h25
Esse mimi da mama parece não ter noção do ridículo, tem a veleidade de pensar que alguém acredita numa só palavra sua.Aquele riso sardônico permanente, nem mais nem menos, congelado, dá nojo.Golpista covarde, escondeu-se no jaburu por 4 anos conspirando..Em movimentos vermiculares pelas sombras traiu,de decorativo passou a estafeta do cunha..Cão.