Romero Jucá entregou Aécio: será que Gilmar Mendes, o recordista em arquivamentos e abafamentos de escândalos envolvendo tucanos, fará alguma coisa?
por Jeferson Miola
A conversa entre os delinqüentes Sérgio Machado e o ainda senador Romero Jucá é a revelação mais completa – até o momento, porque certamente surgirão outras revelações ainda mais elucidativas – sobre a conspiração montada para a perpetração do golpe de Estado no Brasil através da farsa do impeachment. De tão minuciosa e tão rica em detalhes, esta peça permite realizar uma profunda autópsia do golpe.
Aécio Neves, um campeão de menções em listas de corrupção e depoimentos de corruptos – e campeão de investigações abafadas e engavetadas – por óbvio não ficaria fora da conversa dos dois delinqüentes que hoje estão no PMDB, mas já pertenceram aos quadros do PSDB.
Comentando a inviabilidade eleitoral de Aécio devido ao envolvimento do presidente do PSDB em corrupção, Sérgio Machado disse: “O Aécio, rapaz… O Aécio não tem condição, a gente sabe disso. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB…”. Jucá responde, concordando: “É, a gente viveu tudo”.
De acordo com eles, todo mundo conhece “o esquema do Aécio”. Mas, incrivelmente, Gilmar Mendes age como se não conhecesse “o esquema do Aécio”.
É fato notório que as citações ao Aécio, a outros tucanos e ao PSDB em várias denúncias de corrupção raramente culminam na abertura de processos criminais na Polícia Federal, no Ministério Público e no Judiciário. E, quando por sorte são abertas, em quase 100% dos casos as investigações são arquivadas. Em março passado, por exemplo, o sortudo Aécio Neves ganhou o prêmio de arquivamento da denúncia do doleiro Alberto Youssef contra ele.
Gilmar Mendes é recordista em arquivamentos e abafamentos de escândalos envolvendo os tucanos e as pessoas, os empresários e políticos aliados do PSDB. Ele também tranca a votação de processos por mais de ano quando a matéria contraria interesses tucanos como, por exemplo, na ADIN que proibia o financiamento empresarial de eleições.
No curto intervalo de quatro dias, entretanto, este mesmo Gilmar agiu com uma rapidez incrível para favorecer Aécio. E fez isso em duas decisões: no dia 12 de maio, o juiz tucano do STF suspendeu a coleta de provas de uma investigação sobre “o esquema do Aécio” em Furnas e impediu os depoimentos do Aécio e de testemunhas do caso.
No dia 16 de maio, Gilmar devolveu o processo do Aécio à Procuradoria da República para reavaliar se caberia a denúncia; porque ele, Gilmar, considerou “não haver elementos novos que justificassem a continuação da investigação” [sic].
Se, como perguntam os delinqüentes “Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio?”, por que só Gilmar Mendes não conhece “o esquema do Aécio”? O que mais falta a Gilmar Mendes, além de decência e imparcialidade, para que ele passe, definitivamente, a conhecer “o esquema do Aécio”?
Jose Orlando Benitez
26/05/2016 - 12h57
Nem se trata de blindar o aécim. Gilmar
Mendes evitará até a morte qualquer investigação que leve ao mensalão
mineiro, mesmo que custe sua credibilidade, e o motivo é obvio, de acordo com publicação de carta capital, o
nome dele está no listão de furnas. Portanto é melhor perder a reputação à liberdade. E provavelmente os outros
ministros do supremo irão proteje-lo, pois se for preso mesmo, o resto
da reputação do STF vai para a lata do lixo.
Joao Carlos Santos
25/05/2016 - 13h55
O Gilmar Mendes e o Aécio Neves fazem parte da mesma lista de propinas de FURNAS,
são colegas de lista. Isso impede que Gilmar nem deveria ser Juiz, pior do Supremo Tribunal.
E ele nessa condição, ainda, julgar Aécio Neves, é escárnio puro.
Octavio Filho
25/05/2016 - 13h44
Vamos parar de ser ingênuos!!! O GM é só uma das peças. Todos no STF estão comprometidos!! Não adianta apelar para os membros desta instituição. Quando eles podem disfarçar, eles disfarçam. Disseram que foi “sorteio eletrônico” a remessa do processo contra o Aécio para o GM. Mas quando não dá para disfarçar, eles mostram na cara dura que são golpistas. O Celso de Melo passou a condução da lava jato para o GM. Por que? Eles estão entregando toda a sujeira explícita para o GM. E por que? Pois querem fingir que são isentos. Diram: “quem cometeu arbitrariedades foi o GM e não nós”. Como se eles não pudessem fazer nada. ESTAMOS NUMA DITADURA!!!!!!!!!
jeff beck
25/05/2016 - 13h44
QUEM DISSE QUE NÃO CONHECE? CLARO QUE CONHECE.. SÃO DA MESMA CEPA.. JÁ GOVERNADOR DE MINAS, O AÉCIO JÁ LIBERAVA O AVIÃO DO GOVERNO PARA O GILMAR PASSEAR.. SÃO CONFRADES DA MESMA CONFRARIA..
Alexandre Moreira
25/05/2016 - 13h40
O próprio Gilmar quer ser o primeiro a comer o Aécio. Quer dizer, já está comendo, devagarzinho, em parcelas.
maria nadiê rodrigues
25/05/2016 - 13h35
E agora, Ronaldo? Cadê você? Tá na Globo, lambendo a bunda dos Marinhos?
maria nadiê rodrigues
25/05/2016 - 13h31
Se o STF, todo, menos Gilmar, sair do armário, agora como diria Dilma: não sobrará pedra sobre pedra. E parece que não tarda esse dia chegar, porque tá ficando cada vez mais complicado o mundo olhar cá pra dentro e perceber que instituições até que funcionam, mas a um preço altíssimo para a nossa imagem, visto que o povo, e que dirá o povão, sem participar de nada, será jogado às traças como um trapo velho.
João Bosco
25/05/2016 - 11h57
Ele conhece. Conhece tanto, que vai deixar do jeito que está.