Menu

Macri acorda com EUA instalação de duas bases na Argentina. Seremos os próximos?

Charge: Ribs Macri abre Argentina para duas bases estratégicas dos EUA: Cone Sul em perigo? A visita do presidente Barack Obama a Buenos Aires selou um acordo com o chefe de Estado argentino Mauricio Macri para a instalação de duas bases dos EUA no país: uma em Ushuaia, na Terra do Fogo, e outra na […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Charge: Ribs

Macri abre Argentina para duas bases estratégicas dos EUA: Cone Sul em perigo?

A visita do presidente Barack Obama a Buenos Aires selou um acordo com o chefe de Estado argentino Mauricio Macri para a instalação de duas bases dos EUA no país: uma em Ushuaia, na Terra do Fogo, e outra na Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai. Estaria o Cone Sul ameaçado militarmente em sua soberania econômica e política?

no Sputnik Brasil

Segundo José Carlos de Assis, economista, doutor em Engenharia de Produção pela Coppe-UFRJ e professor de Economia Internacional da UEPB, a resposta é sim. Em texto publicado na terça-feira (24), enquanto Obama decolava de Buenos Aires sob uma enxurrada de protestos contra sua presença no país, Assis ressalta que “a base em Ushuaia é uma projeção próxima e direta sobre a Antártica, a maior reserva gelada de água doce do mundo, além de conter importantes minerais estratégicos”.

“A base na Tríplice Fronteira é uma projeção sobre o aquífero Guarani, a terceira maior reserva de água doce do mundo. Obviamente, os interesses ‘científicos’ dos EUA em instalar essas bases se efetiva na realidade no campo geopolítico. Eles correram para fazer o acordo com Macri tão logo tomou posse porque, assim como no caso brasileiro, não querem correr risco de recuo”, continua o professor.

A referência aos interesses “científicos” diz respeito ao argumento apresentado pelos governos Macri e Obama para justificar as bases dos EUA em pontos de interesse estratégico vital para as nações do Cone Sul.

“É espantoso que justamente um governo argentino tome essa iniciativa em favor da ingerência norte-americana no Cone Sul quando foram os EUA, na única guerra em que a Argentina se envolveu do século XX para cá, a Guerra das Malvinas, que colocaram toda a sua infraestrutura de informação a favor do inimigo que saiu vitoriosos, a Inglaterra. Talvez Macri, por ser relativamente jovem, tenha se esquecido disso. Duvido, porém, que o subconsciente coletivo do povo argentino também tenha se esquecido”, prossegue Assis, atribuindo ao atual governo argentino uma “combinação de ideologia subserviente com ilusão de ganhos econômicos”.

Na semana passada, uma matéria do diário argentino Integración Nacional já ventilava a mesma opinião, expressa em palavras de Elsa Bruzzone, especialista em geopolítica, estratégia e defesa nacional e integrante do Centro de Militantes para a Democracia Argentina (CEMIDA).

“Os EUA utilizam diversos pretextos, entre eles o de ‘ajuda humanitária’ e ‘apoio diante de catástrofes naturais’, para instalar bases militares disfarçadas de bases científicas. Estas bases encobertas eles sempre as instalam em zonas onde há recursos naturais altamente estratégicos: água, terra fértil para produção de alimentos, minerais, petróleo, biodiversidade”, afirmou a analista argentina, em entrevista ao jornal.

Segundo Bruzzone, os EUA querem “fechar o cerco sobre todos os recursos naturais” da América.

“As bases militares, cobertas e encobertas, que instalaram na América Central e no Caribe, somadas às que possuem na Colômbia, no Peru, no Chile e no Paraguai, junto com a base militar da OTAN nas Malvinas mais o destacamento britânico nas Ilhas Georgias fecham o cerco sobre todos nossos recursos naturais e reafirmam sua presença na Antártida”, acresentou.

Por último, a especialista assinalou ainda que a Antártida, além de ser a maior reserva de água doce congelada no mundo, contém “as maiores reservas de petróleo da região” e “minerais altamente estratégicos que são indispensáveis para a indústria militar e a aeroespacial”.

Neste contexto, cabe lembrar que o Brasil, que compartilha mais de 1.200 km de fronteira com a Argentina, possui dois aquíferos subterrâneos de enorme importância: o Guarani e o Alter do Chão. Este último, aliás, é considerado o maior depósito de água potável do mundo, com 86 mil km³ de água doce.

Segundo afirma o professor Assis, “o governo Macri nos expõe à presença militar norte-americana de uma forma que cria desconforto em todo o Cone Sul”.

“A Argentina deverá escolher entre sua aliança estratégica com o Brasil, que lhe tem garantido sobrevivência econômica, e a condição de subordinada aos interesses de Washington. Se colocar os pesos na balança, verá que a aliança com o Brasil interessa mais. A não ser que confunda Brasil com José Serra!”, conclui o texto.

O chanceler interino, aliás, já foi denunciado pelo Wikileaks por negociar com interesses norte-americanos para mudar o regime de partilha do pré-sal e abrir as portas do setor à exploração de corporações estrangeiras.

Coincidência?

https://www.facebook.com/LigueOsPontos/posts/1018819844864031:0

 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcos Gomes Marques

26/05/2016 - 00h37

https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g – Tá tudo aqui, inclusive o que ocorre no nosso Brasil.

Marcos Gomes Marques

25/05/2016 - 23h35

Tá tudo aqui, inclusive o que acontece atualmente no Brasil.

Michele Cruz

25/05/2016 - 23h01

O sonho americano é nos colocar de escravos na exploração do petróleo e das terras cultiváveis (que já querem entregar para eles) e assim garantir a independência dos EUA, quanto a petróleo, comida e água. Eles são mesmo a maior potência do mundo e nós os maiores idiotas do mundo. Viva o Cerra e a Chevron!!!

Marco Antonio Rodrigues

25/05/2016 - 22h19

Inacreditável: Enquanto os eeuuaa tem diversos poderes(executivo, judiciário, legislativo, cia, nsa, fbi, empresariado, ffaa, TODOS sem exceção buscam sem cessar o interesse dos eeuuaa. Como é que pode aqui na América Latina, ter estes malditos alienados que só pensam em favorecer os eeuuaa, e jamais o próprio país????? Será que vai ser sempre assim?

    Horkheimer Pfeifer

    25/05/2016 - 22h58

    Esses TODOS que voce se refere,aqui e lá, só defendem os interesses dos MAIS PODEROSOS.

Paulo Pausini

25/05/2016 - 20h21

Serra é homem da CIA aqui no Brasil, só pode!
Nunca vi o homem ser tão antipatriota.
Pqp

    Marcvs Antonivs

    25/05/2016 - 21h09

    Tinha que haver pena de morte para traidores da patria nesse país!

Fabiana

25/05/2016 - 19h55

Tem sempre uma nação querendo dominar o mundo, expandir seu “território” . O grupo do BRICS desperta muita cobiça.

Não foi à toa que o Papa Francisco , que é argentino, citou exemplos como Honduras, recebeu a Leticia Sabatele, e diz estar preocupado com a América Latina.

A população em geral, não enxerga o que está se passando. Acha normal a presença de militares dos EUA. Não vê que o que ocorre em outros países assolados por conflitos pode ocorrer aqui e muito em breve, para que uma “ajuda” internacional se faça necessária até que tudo esteja estável…

Não faltam filmes, inspirados em fatos reais ou mesmo ficção, contando este velho roteiro e todos os continentes.

O Brasil é muito mais rico e abençoado por Deus do imagina sua população, adestrada para incorporar uma baixa autoestima, para acreditar que nosso país é inferior.

O Brasil, tem muitas riquezas naturais e muitas delas são exclusivas. O Brasil não é sujeito a grandes catástrofes naturais, é uma terra muito privilegiada e fértil.

É preciso defender o nosso país de saqueadores internacionais.

Jonas Vaquer

25/05/2016 - 19h17

O QUE É QUE O SERRA FOI FAZER POR LÁ?

Mike Lee

25/05/2016 - 18h44

Danou-se!! Já era!

João Luiz Brandão Costa

25/05/2016 - 18h16

Estão brincando com fósforo em loja de fogos. Os argentinos não são “cordiais” como nós. Lá é no pau! E não vai tardar…

robertoAP

25/05/2016 - 18h12

Já somos os próximos.
Como dizem os franceses sobre esse governo golpista brasileiro,incluindo presidente,vice e ministros:
“C´est La Crème de La Crème,de La Merde”
Todos concordamos com eles, evidentemente,menos os coxinhas alienados e os abobados telespectadores da TV Glope.

meuipod

25/05/2016 - 18h08

Sempre quiseram por bases militares aqui no Brasil em troca liberarariam o visto para brasileiros.

johony

25/05/2016 - 18h03

A Argentina vai reagir


Leia mais

Recentes

Recentes